Arrecadação com o seguro chega a R$ 2,7 bilhões

Grupo de discussão geral sobre motos.
Valdicreidison Letisgô
Motociclista

Mensagem por Valdicreidison Letisgô »

Quarta-feira 27 de agosto de 2008 07:23
Fábio Fabrini - Estado de Minas

O excesso de acidentes fez com que o preço do Seguro Obrigatório (DPVAT) para motocicletas disparasse. Só este ano, o reajuste aplicado pela Superintendência de Seguros Privados (Susep) foi de 38% e o valor, com impostos, chegou a R$ 280. Não por acaso, a inadimplência já é comum a 40% dos proprietários de moto. O presidente da Seguradora Líder dos Consórcios do Seguro DPVAT, Ricardo Xavier, propõe um cálculo diferente, para evitar que o problema aumente nos próximos anos.

Segundo ele, as indenizações a vítimas de acidentes com motos não deveriam ser pagas somente pela categoria. “Ao se fazer o cálculo, deve-se considerar que os veículos de duas rodas não se acidentam sozinhos. Os demais têm co-responsabilidade. Por isso, é perfeitamente possível que absorvam parte dos custos”, afirma, acrescentando que o ideal seria apenas uma amortização, e não um rateio das despesas. Se a sugestão alivia os motociclistas, significa uma cobrança mais alta dos demais condutores.

Xavier adianta que, no ano que vem, não deve haver aumento significativo para as motos, pois o percentual aplicado este ano, ao menos até o momento, “equilibrou as contas do DPVAT”. A arrecadação bruta com o seguro, nos primeiros seis meses de 2008, foi de R$ 2,7 bilhões.
As sobras com o pagamento de indenizações – R$ 282,3 milhões – foram depositadas numa reserva, usada em caso de necessidade.
Verdade ou Felicidade.... Nunca os dois.
Dicktracy
Roda Presa

Re: Arrecadação com o seguro chega a R$ 2,7 bilhões

Mensagem por Dicktracy »

Valdicreidison Letisgô escreveu:
Xavier adianta que, no ano que vem, não deve haver aumento significativo para as motos,.

Mas aumento deve ter...

Do jeito que vai, daqui um tempo o emplacamento para motos de grandes cc vão chegar nos R$ 2.000,00

A cada dia que passa fica um pior negócio ter moto no Brasil.

Abraço :)
suae quisque fortuna faber est
b0fh
Bastard operat0r

Mensagem por b0fh »

se é tão foda de manter esse seguro, melhor acabar com ele, non?

eu agradeço. tenho seguro decente.
-
"The greatest trick the Devil ever pulled was convincing the world he didn't exist."
Valdicreidison Letisgô
Motociclista

Mensagem por Valdicreidison Letisgô »

Nesse topico http://www.debatemotos.com/phpBB2/viewt ... sc&start=0

diz:

"O seguro obrigatório DPVAT pagou, em benefícios por morte ou invalidez permanente e reembolsos de despesas médicas e hospitalares, R$ 773,6 milhões de janeiro a julho de 2008. Ao todo, foram 134 mil vítimas ou beneficiários."

E encima diz:

"o percentual aplicado este ano, ao menos até o momento, “equilibrou as contas do DPVAT”. A arrecadação bruta com o seguro, nos primeiros seis meses de 2008, foi de R$ 2,7 bilhões.As sobras com o pagamento de indenizações – R$ 282,3 milhões – foram depositadas numa reserva, usada em caso de necessidade. "

Se eles gastam 773 milhoes e arrecadam 2,7bihoes, como q sobra só 282 milhoes? Como equilibrou as contas?

Tem como explicar? hauhuhauha
Verdade ou Felicidade.... Nunca os dois.
Pretti
Dinossauro

Mensagem por Pretti »

P.Q.P. :x Eu estava pra postar a matéria justamente agora que cheguei em casa!

Esse lobby das seguradoras é incrível! :o :pqp:

Os caras aumentam vertiginosamente a taxa de um ano para o outro, ainda que sob uma chuvarada de acusações de desvio das verbas arrecadadas, ações cíveis e críticas da mídia e ainda plantam uma matéria vergonhos dessas, descabida, atribuindo às motos o desequilíbrio contábil do sistema.

Cambada de f.d.p! Olha o título da matéria:

MOTOS
Máquinas de matar
Relatório de empresas que administram o seguro obrigatório para veículos mostra crescimento assustador de vítimas de acidentes com motos. Ônus é alto para o SUS
Locke
Motoqueiro

Mensagem por Locke »

b0fh escreveu:se é tão foda de manter esse seguro, melhor acabar com ele, non?

cara, se isso parar, vai ter muita gente sem a teta pra mamar....

As seguradoras fazem cálculos estatísticos utilizando parâmetros absurdos como base. Alguém do governo aceita a tese e, por decreto, aumenta esse seguro ridículo.

Ano que vem deve chegar a 300... :-(
MAD
Dinossauro
Contato:

Mensagem por MAD »

Valdicreidison Letisgô escreveu:Se eles gastam 773 milhoes e arrecadam 2,7bihoes, como q sobra só 282 milhoes? Como equilibrou as contas?

Tem como explicar? hauhuhauha
Acontece que nem metade dessa grana é destinada às indenizações, tem muita gente mamando nessa teta! SUSEP, Denatran...
Viajaire é preciso...
A curva é a distância mais divertida entre dois pontos

"Os problemas do mundo não podem ser resolvidos por céticos ou cínicos, cujos horizontes se limitam às realidades evidentes. Precisamos de pessoas capazes de imaginar o que nunca existiu." John F. Kennedy
MAD
Dinossauro
Contato:

Mensagem por MAD »

Leiam essa...

*http://web.infomoney.com.br/templates/n ... s/seguros/[/web]

Vejam só esse trecho:
Especificamente para o cálculo atuarial relacionado ao prêmio correspondente à categoria 9 (motocicletas, motonetas, ciclomotores e similares), a Susep esclarece que foi considerada a evolução do número de bilhetes emitidos e não da frota total de motos, devido ao alto índice de inadimplência nessa categoria.
Ficou claro aqui que o aumento da frota não foi levado em conta, e sim a quantidade de licenciamentos. Culpam a inadimplência. Mas é óbvio! Da categoria 125cc pra baixo um gasto desses representa muito em relação ao preço da moto. O cara de 125 precisa rodar mil km para que a economia de combustível se iguale ao que ele gastou a mais que um carro no pagamento do DPVAT. Se fosse mais barato, muito mais gente pagaria. Aliás esse raciocínio vale para grande parte dos impostos, se não fossem tão altos, a maioria dos inadimplentes pagaria, pois não valeria a pena o risco de ser "ilegal".
"Além disso, deve-se considerar que, pela natureza do seguro, independentemente do pagamento do prêmio para determinada motocicleta, os sinistros gerados por ela são cobertos pelo Dpvat", afirma a entidade na nota.
Taí outro absurdo, o cara que não pagou o DPVAT não deveria ter direito à indenização. É como o saco sem fundo da previdência, que além de pagar inúmeras aposentadorias para quem nem contribuiu, ainda banca a saúde pública... aí não há cálculo atuarial que dê jeito.
Viajaire é preciso...
A curva é a distância mais divertida entre dois pontos

"Os problemas do mundo não podem ser resolvidos por céticos ou cínicos, cujos horizontes se limitam às realidades evidentes. Precisamos de pessoas capazes de imaginar o que nunca existiu." John F. Kennedy
Bira

Mensagem por Bira »

MAD, ainda tem mais um detalhe:

o DPVAT, ao contrário do IPVA, não é parcelado. Tem que ser pago em uma lapada só, junto com a primeira parcela do IPVA ainda por cima.

Se para nós que somos privilegiados no país já é uma despesa que pesa, agora imagina gastar 400 reais num mês (estou já imaginando o aumento para o próximo ano...), de uma vez só, para um motoboy que ganha 700 reais (quando muito) por mês com a moto como instrumento de trabalho, para daí tirar, além do dpvat de 400 mangos, a prestação da moto, o aluguel da casa onde mora, a comida da mulher e dos filhos, a gasolina que usa pra trabalhar...

parece que não pensam, se aumentar o seguro a inadimplência vai aumentar ainda mais. vira bola de neve.
Pretti
Dinossauro

Mensagem por Pretti »

Eu só vejo um caminho (que já vem sendo tentado) que é do Ação Civil Pública.

A p¨*@# do problema é que a ação fica "trancada" em Brasília porque nossas instituições financeiras "molham" com folga os bolsos dos Ministros julgadores. :pqp:
jabsb
Dinossauro

Mensagem por jabsb »

até parece que ia rolar isso...

:lol:

cadê o b0fh??? :rof:
b0fh escreveu:banânia
orgulho de ser CGzeiro!
Praet
Roda Presa

Mensagem por Praet »

b0fh escreveu:se é tão foda de manter esse seguro, melhor acabar com ele, non?

Ué, esqueceu da banânocracia?

Seguro OBRIGATÓRIOVc paga, pra quando um mané se estatelar, ele tem um atendimento médico pífio... e a quantos anos pagamos diversos outrso impostos, e nunca tivemos benefício nenhum?

Pra mim, o que deveria ser obrigatório(que é em muitos países) é o seguro contra terceiros.

Falando nisso, vou me estender um pouco ;p

Exemplo meu. Tenho um carrim ano 2000, que vale uns 23 conto. O seguro dele, por uma série de fatores, gira na casa dos 7-9 conto. Evidente que eu nunca fiz... Agora, um seguro contra terceiros, com cobertuda de 100 mil reais, eu consigo ele por 800 tão... A unica lógica nisso é o velho, 'nivelar por baixo'
b0fh
Bastard operat0r

Mensagem por b0fh »

ninguém deveria poder rodar de carro ou moto sem seguro contra terceiros. caso o mulambo fosse pego nessa situação, a carroça/motoca deveria ser devidamente enviada ao compactador de sucata sem choro nem vela.

andei 2 anos com uma elba 94 phodida e ela tinha seguro total, bem caro por sinal. é o mínimo.

[]x
-
"The greatest trick the Devil ever pulled was convincing the world he didn't exist."
jabsb
Dinossauro

Mensagem por jabsb »

b0fh escreveu:ninguém deveria poder rodar de carro ou moto sem seguro contra terceiros. caso o mulambo fosse pego nessa situação, a carroça/motoca deveria ser devidamente enviada ao compactador de sucata sem choro nem vela.

andei 2 anos com uma elba 94 phodida e ela tinha seguro total, bem caro por sinal. é o mínimo.

[]x
O seguro obrigatório deveria ser exatamente isso, e não esta porcaria ridícula que temos hoje. Mas sabemos bem para que serve o sistema atual.
orgulho de ser CGzeiro!
Pretti
Dinossauro

Mensagem por Pretti »

jabsb escreveu:
b0fh escreveu:ninguém deveria poder rodar de carro ou moto sem seguro contra terceiros. caso o mulambo fosse pego nessa situação, a carroça/motoca deveria ser devidamente enviada ao compactador de sucata sem choro nem vela.

[]x
O seguro obrigatório deveria ser exatamente isso, e não esta porcaria ridícula que temos hoje. Mas sabemos bem para que serve o sistema atual.
Alguém aqui tem parentes nos grupos financeiros?!? }:) :yeahrite:
jabsb
Dinossauro

Mensagem por jabsb »

Eu bem que gostaria. Te garanto que não teria uma Hunter 125. E a Tornado seria, na pior das hipóteses, a minha segunda, terceira moto. :twisted:
orgulho de ser CGzeiro!
Responder