Aditivo de arrefecimento - qual usar
Aditivo de arrefecimento - qual usar
Então povo, quero trocar o fluido de arrefecimento da monstra. Ja chegou na época e nao sei se o dono antigo trocou.
Dúvida: precisa usar aquele aditivo motul de 90 conto ou um Rad ou Paraflu sintético já serve?
Não tenho a menor idéia de como funciona isso.
Dúvida: precisa usar aquele aditivo motul de 90 conto ou um Rad ou Paraflu sintético já serve?
Não tenho a menor idéia de como funciona isso.
Fazer 250 '08 ---> Bandit N1200 '06 --->Ninja 250 '09 ---> Bandit 1250S '09 ---> Ulysses XB12X '08 ---> Shadow 750 '08 ---> GSX-R 1000 K8 `09 ---> Harley Davidson FXDF ´12
Macumunando coisas caóticas
Re: Aditivo de arrefecimento - qual usar
a "máquina" não tem livro de instruções? 
tem. Só fala pra usar aditivo na proporção de 50% água e 50% aditivo.
Mas não diz qual tipo de aditivo usar.
Mas não diz qual tipo de aditivo usar.
Fazer 250 '08 ---> Bandit N1200 '06 --->Ninja 250 '09 ---> Bandit 1250S '09 ---> Ulysses XB12X '08 ---> Shadow 750 '08 ---> GSX-R 1000 K8 `09 ---> Harley Davidson FXDF ´12
aditivo de radiador caraio... vende em qqr autopeças. recomendo comprar do que já vem diluído, teoricamente usam uma água melhor que de torneira... ou não.
-
"The greatest trick the Devil ever pulled was convincing the world he didn't exist."
"The greatest trick the Devil ever pulled was convincing the world he didn't exist."
- Saurus
- Mito
Pode usar o Paraflu que é de boa marca. Acho que há também o que já vem com a dosagem correta de água e etilenoglicol.
Nihil ego fecit. Sic erat cvm ego ad hic.
Ad corniger omnes poena parva est.
Timet farcimen canis icti per serpens.
Non posse avxilivm pertvrbare. Ad participandvm svmmvm est.
Nvllo desiderio qvi pictis zebra mirari reliqvvm tinxere.
Melivs est qvam contendere cooperandi
Havoline, Ipiranga, Motul, Wurth, Petrobras, Paraflu, .. Todos eles estão disponíveis em duas versões, concentrado e diluído (50% de aditivo / 50% de água deionizada). Compre o mais barato.
Eu uso uma mistura de 21% de oxigênio, 78% de nitrogênio e 1% de outros gases.
- rlriccardi
- Motociclista
Minha finada SRAD tinha incontinência urinária: quando esquentava muito, dava umas mijadinhas sem controle...
Depois que passei a usar o Motul Motocool Expert (não diluído), parou a mijadeira...
Pode ser coincidência, mas ela parou de mijar...
ps. reza a lenda que todas SRADs novas derramam um pouco do líquido quando desligadas quentes (não sei se é normal em todas motos)...
Abraço!
ps. já li no advrider.com que aditivos sem silicatos (sabe lá o que é isso) seriam melhores (ex. motul factory line).
Não sei o que é silicato, nem por que seria pior para a moto...repassando a info no melhor estilo "é melhor por que li na internet"!
Depois que passei a usar o Motul Motocool Expert (não diluído), parou a mijadeira...
ps. reza a lenda que todas SRADs novas derramam um pouco do líquido quando desligadas quentes (não sei se é normal em todas motos)...
Abraço!
ps. já li no advrider.com que aditivos sem silicatos (sabe lá o que é isso) seriam melhores (ex. motul factory line).
Não sei o que é silicato, nem por que seria pior para a moto...repassando a info no melhor estilo "é melhor por que li na internet"!
CB5 -> B65S -> GSXR750 -> F800GS -> XT1200Z Super Teneré + Burgman 400i
Meu SPOT: http://share.findmespot.com/shared/face ... qXXRC6IIGE
Meu SPOT: http://share.findmespot.com/shared/face ... qXXRC6IIGE
Informações retiradas no fórum das VRods:
Jayme escreveu:Marcelo,
cuidado que aditivos para radiador não são todos iguais. Vou aproveitar o post e colocar algumas informações que acho que vão ser úteis para quem tem VRod.
A maneira mais pratica é utilizar exatamente o que o manual orienta (não acredite em frentista, mecânico e mesmo em consultor técnico da concessionária) se está no manual é esse e pronto. Se o original não estiver disponível, segue um resumo que pode te ajudar:
- Óleo solúvel(o mais antigo e limitado).
Pros: Diminui a corrosão em radiadores de cobre e latão e em blocos e cabeçotes de ferro fundido;
Contra: Ataca as borrachas, ataca partes plásticas, não evita cavitação, não altera ponto de ebulição e congelamento;
Durabilidade: N/A;
Custo: Baixíssimo;
Cor típica: Branco (leitoso);
Proporção: 10%.
- Sem etilenoglicol
Pros: Evita a corrosão em radiadores de cobre e latão e em blocos e cabeçotes de ferro fundido e evita cavitação;
Contra: Não altera ponto de ebulição e congelamento, ataca ligas de alumínio;
Durabilidade: 1 ano ou 30.000 km;
Custo: Baixo;
Cor típica: Verde;
Proporção: 10% até 20%.
- Com etilenoglicol
Prós: Evita a corrosão em radiadores de cobre e latão e em blocos e cabeçotes de ferro fundido, evita cavitação, aumenta a temperatura de ebulição e baixa a de congelamento;
Contra: Ataca ligas de alumínio;
Durabilidade; 2 anos ou 50.000km;
Custo: Moderado;
Cor típica: Azul/Verde/Amarelo;
Proporção: 40% até 60%.
- Orgânico (com etilenoglicol)
Prós: Evita a corrosão em radiadores de alumínio e em blocos e cabeçotes de alumínio, evita cavitação, aumenta a temperatura de ebulição e baixa a de congelamento. Recomendado também para bombas de água plásticas;
Contra: Ataca ligas de cobre e latão, principalmente na solda dos radiadores.
Durabilidade: Até 10 anos ou 250.000 km;
Custo: Alto;
Cor típica: Vermelho/Laranja;
Observações importantes:
- Para identificar o tipo de aditivo, pode haver variação na cor de acordo com o fabricante, portanto consulte a embalagem.
- Alguns aditivos já vem pronto para uso e não devem ser diluídos (cheque na embalagem).
- Respeite a proporção, excesso de aditivo também prejudica.
- Alguns aditivos japoneses não são orgânicos, mas também podem ser utilizados em ligas de alumínio (não contém silicatos).
- Jamais misture aditivos com composições diferentes.
- Misturar aditivos iguais (de mesma composição), mas de marcas diferente até é aceitável, mas é melhor evitar.
- Em uma emergência use o que tiver ou até água pura, é melhor do que correr o risco de superaquecimento. Assim que possível corrija o defeito e volte à proporção e aditivo recomendado.
- De preferência para água desmineralizada (também chamada deionizada), destilada ou livre de cloro, nesta ordem. Evite água da rua (encanada) pois tem muito cloro.
Especificamente no caso das VRod, a dica do Mario de usar um aditivo de moto japonesa é excelente já que, assim como as VRod, elas também tem o cabeçote de alumínio. Na falta destes, vale buscar pelo aditivo original da Honda pois estes motores também usam blocos e cabeçotes de alumínio.
abs,
p.s.: água desmineralizada ou deionizada é a água de passa por um processo de purificação pelo contato com resinas de troca iônica que remove os sais dissolvidos normalmente presentes na água. O mesmo resultado pode ser obtido por destilação mas a destilação não produz uma água quimicamente tão pura quanto a deionizada, em compensação a água destilada é também esterilizada. A deionizada não já que o processo é feito a frio.
Na prática, para baterias ou radiadores, qualquer um dos 2 tipos é adequado (se o fornecedor for confiável). Para processos industriais (produção de vapor, p. ex.) , a deionizada é mais adequada, já para uso farmacêutico, tem que ser usada a destilada.
Mr Foggy escreveu:Boa noite amigos, tenho um XR e trabalho com bomba d'água para carros e caminhões, o que posso dizer,1- nunca use óleo solúvel, na bomba d'água existe o selo de vedação, alguns chamam de gaxeta, esse selo evita que a água vase pelo eixo, sua formação é borracha e grafite, as vezes pode ser borracha e cerâmica (modelos antigos ), o aditivo e a água fazem a refrigeração e lubrificação desse componente formando um filme d'água entre as partes, o óleo solúvel irá empregnar a borracha e formará um isolamento para a água, é a famosa formula que água e óleo não se misturam, não é porque ele é solúvel que se misturou a água, isso não acontece, podem fazer o teste, a água estará com aparência de engordurada, esse isolamento fará a borracha se fundir com a alta temperatura e o selo não vedará mais o eixo e você terá problemas e será obrigado a substituir a bomba d'água.
2 o aditivo não é apenas aticongelante, ele também permite em mudar a propriedade da água, que após misturado deixa de ser água e um liquido refrigerante, onde o ponto de ebulição da água muda, suportando trabalhar acima de 100C.
3 nunca use aditivo em excesso, alta concentração poderá ocorrer corrosões irreparáveis.
4 aditivo antecorrosivos, não são os mesmos de antecongelantes, o antecorrosivos serve para serem utilizados após a limpeza do sistema e por um curto prazo, não evita a ebulição e o congelamento. As pessoas se confundem porque o aditivo a base etilenoglicol tem tambem a função também de antecorrosivos pelo fato de que muda a propriedade da água.
5 utilize sempre a concentração do produto indicado pelo fabricante (montadora) do veiculo.
Um abraço

Marcus DT escreveu: No final, muito antes da moto, é isso que fica: a camaradagem.
- diegonunes
- Dinossauro
Existe uma diferença prática da porra entre um aditivo de qualidade e um peba, pelo menos é o que tenho visto na oficina do sogro. Os pebas deterioram antes do tempo e não dão a proteção anti-corrosiva que se espera. Vez ou outra aparece nego lá com problema sério graças a aditivo safado, alguns deles inclusive não passam na norma ABNT. Se você tem amor a sua moto a seu bolso, não use qualquer um e não compre em qualquer lugar!
Não precisa ser o mais caro, mas use qualquer um de boa procedência.
DIEGO NUNES | RECIFE-PE |Yamaha Ténéré 250
Fazer 250, New Fazer 250, XRE 300 ^
diegonunes escreveu:Existe uma diferença prática da porra entre um aditivo de qualidade e um peba, pelo menos é o que tenho visto na oficina do sogro. Os pebas deterioram antes do tempo e não dão a proteção anti-corrosiva que se espera. Vez ou outra aparece nego lá com problema sério graças a aditivo safado, alguns deles inclusive não passam na norma ABNT. Se você tem amor a sua moto a seu bolso, não use qualquer um e não compre em qualquer lugar!
Sugestões, grilo??
"Aqui a criança chora e a mãe vira de costas"
B12S
B12S
Russo escreveu:Mas é isso ai... no motociclismo há espaço para todos, para os que gostam de tecnologia, pros que curtem velharia e até para os babacas caras que não conseguem perceber isso, eheheheh ...
- Saurus
- Mito
Bom post, Tio Russo. Esclarecedor. 
Nihil ego fecit. Sic erat cvm ego ad hic.
- diegonunes
- Dinossauro
Grilo é? kkkkkk.
Rapaz, quem usa Paraflu (agora á Petronas) não erra. Tá na moda usar o orgânico, do jeito que tu gosta, rosinha.
Rapaz, quem usa Paraflu (agora á Petronas) não erra. Tá na moda usar o orgânico, do jeito que tu gosta, rosinha.
diegonunes escreveu:Grilo é? kkkkkk.
Já ouvi bons comentários do tal Radiex, tu sabe se é bom também??? Equipara-se ao Paraflu???
"Aqui a criança chora e a mãe vira de costas"
B12S
B12S
Russo escreveu:Mas é isso ai... no motociclismo há espaço para todos, para os que gostam de tecnologia, pros que curtem velharia e até para os babacas caras que não conseguem perceber isso, eheheheh ...
- diegonunes
- Dinossauro
Não conheço.
- Com etilenoglicol
Prós: Evita a corrosão em radiadores de cobre e latão e em blocos e cabeçotes de ferro fundido, evita cavitação, aumenta a temperatura de ebulição e baixa a de congelamento;
Contra: Ataca ligas de alumínio;
Durabilidade; 2 anos ou 50.000km;
Custo: Moderado;
Cor típica: Azul/Verde/Amarelo;
Engraçado que o manual da Honda CB1300 manda colocar o aditivo azul.
De qualquer maneira, me recomendaram passar em uma CC Honda para automóveis e comprar o líquido já diluido.
- Sir Camelot
- Motociclista
Uso esse na Versys, não precisa de água.

Bruno Camelo
Versatile System
Versatile System
rlriccardi escreveu:Minha finada SRAD tinha incontinência urinária: quando esquentava muito, dava umas mijadinhas sem controle...
Abraço!
Em condições mais extremas com motos de enduro e em subidas mais enroscadas e trilhas mais "travadas"... o Motul Motocool Expert faz diferença significativa, apesar de não ter nenhum embasamento técnico p/ comparar... é visível a olho nú a performance desse aditivo!
Claro que a tocada influencia muito, mas c/ o mesmo modelo de moto, uma chega "babando" e outra chega incólume!
Em relação ao silicato, segue citação do manual da CRF250X:
"Using coolant with silicate inhibitors may cause
premature wear of water seals or blockage of
radiator passages. Using tap water may cause
engine damage."
- SPEED RACER
- Mito
- diegonunes
- Dinossauro
Pois é Speed, duvido que o aditivo da BR, assim como os óleos, não seja minimamente competente.