querido diário das motocas, pergunta aos m@dianos

Grupo de discussão geral sobre motos.
Jota

Re: querido diário das motocas, pergunta aos m@dianos

Mensagem por Jota »

luiz, se eu voltar a ter uma dl, vou tacar um par de baús laterais desses.
Luiz Almeida
Mito

Mensagem por Luiz Almeida »

Jota escreveu:luiz, se eu voltar a ter uma dl, vou tacar um par de baús laterais desses.

São práticas e não fazem o barulhão que as de alumínio fazem.
Luiz Almeida
Fortaleza-Ce
R 1200 GS
DL 650 XT V-Strom
XTZ 250 Ténéré

http://www.historiasdemotocicleta.com.br

Bons tempos aqueles em que só andava de moto quem realmente gostava de motocicleta.
Marp
Motoqueiro

Mensagem por Marp »

Mr jota, não poderia deixar de dar meus parabéns.

Na minha opinião, vc agora, em termos de motorização, está no melhor dos mundos (comparando com monos, bi, tetras, em todas as configurações possíveis - em V, em linha, etc).

Não andei ainda na 800, mas fiz um test-drive relativamente longo na Explorer 1200. Engraçado, essa não me "abriu o apetite". Gostei da ergonomia dela, mas achei a potência "sem sal". Na ocasião, estava com a Tiger 1050, e desci de uma e subi na outra, o que me deu uma boa margem de comparação.

Coisas que me chamaram atenção na Explorer:

- câmbio igual ao da Tiger 1050. Não é manteiga, sendo meio duro, principalmente para ir do neutro para a 1a. Dá o mesmo tranco da 1050. Mesmo a Explorer sendo cardã.

Me diga como é o câmbio da 800 (pensando na sua sua concorrente direta, a F800GS, a qual tive por um ano, posso dizer que o câmbio da BM é uma verdadeira manteiga - bom, pelo menos na minha era). Espero que na 800 a Triumph tenha melhorado esse aspecto em relação a 1050 e a Explorer.

- achei a suspensão dianteira da Explorer meio dura, mesmo problema que achava na F800GS. OK, na Explorer tem regulagens, o que, talvez, possa ser melhorado em relação a que andei.

- achei a Explorer totalmente na mão, sendo fácil de ser conduzida no trânsito engarrafado (peguei um trecho assim). Apesar de ser grande, não é trambolhuda.

Por fim, posso estar errado, mas no conjunto da obra, essa 800, apesar de tudo indicar de ser excelente, não é a "sua moto". Acho que não demora muito e vc estará indo para a DL com ABS. Depois digo o pq acho isso.

Estou de olho na DL. Não gostei do novo visual, mas se manteve a ergonomia, maciez do motor e câmbio da geração anterior, é a moto que talvez me deixe um pouco menos inquieto (depois da Tiger, que vendi em janeiro, tive uma Tenere 660 - yes, voltei às monos - a qual acabei de trocar por uma Versys 2012 com ABS).

Bão, parabéns pelos 3 cilindros, e vai nos mantendo atualizados sobre as impressões sobre a motoca. ;-)
Jota

Mensagem por Jota »

marp, até hj foi o melhor motor que pilotei na vida.
delicioso, perfeito, vibração nula. não se sente nem aquela vibração de alta frequência das 4cc.
impressionante a elasticidade. lembra um pouco a tdm900, mas muito melhor, e dá pra andar de sexta a 1500rpm.

de fato não é meu número. suspa dianteira dura, talvez seja necessário esse calibre pra proposta mais off da moto. pra mim seria necessário haver ajustes. suspa traseira razoável (e tem ajustes, ufa!) mas não tem aquele "registro" que facilita mudança da pré-carga com uso de garupa. além disso, o escalonamento das marchas é errado, a primeira é absurdamente longa.

o abs dela, na minha opinião, é impecável. só entra lá no limite mesmo, logo antes de travar a roda. o banco é bastante bom, densidade da espuma correta, e a ergonomia excelente (parece a super, muita gente vai torcer o nariz pq vai ficar um pouquinho inclinado pra frente). e a estabilidade da moto é algo impressionante, não parece moto on-off, passa uma segurança incrível.

o câmbio da minha é bem bom. longe de ser 'manteiga', ele é firme, mas muito preciso. gostei bastante. não dá aquele 'clanck' forte quando engato primeira. não tem falsos neutros. embreagem macia e progressiva. o calor do motor ainda não incomodou, mas talvez seja pq quase não uso na cidade e o tempo está frio, rs. proteção aerodinâmica apenas razoável. tira o vento do peito, por isso não cansa os braços, mas é bem inferior à da dl.

ao final, resumindo, em relação à dl. ganha de goleada no motor, até na vibração, empata na iluminação, perde na maciez de rodagem e proteção.
Rodrigo - Ctba
Motoqueiro

Mensagem por Rodrigo - Ctba »

Dá pra tentar trocar o óleo da suspensão dianteira por um menos viscoso.
Jota

Mensagem por Jota »

Rodrigo - Ctba escreveu:Dá pra tentar trocar o óleo da suspensão dianteira por um menos viscoso.

sim, vou ver na concessionária se eles fazem isso. ;-)

vou saber tb se rola de trocar o pinhão de 16 por um de 15.
Jota

Mensagem por Jota »

levei a bela pra passear em mariana fds. na volta, abasteci. 20,6. um tiquinho mais econômica que a dl. mas tenho que levar em conta que estava limitado a 5krpm (122km/h), sozinho e sem carga. e adicionar o custo da cueca perdida, pq vazei um quebra-molas @100km/h. aí a foto da beldade, se exibindo no posto de gasolina, caminho de volta.

Imagem

antes de ir pra mariana, passei na motostreet pra ajudar meu amigo lula a escolher bota, capacete e jaqueta. comprou uma dl650 abs o safado. bom que depois compro usada dele. lá na motostreet até suspirei ao esbarrar nessa coroa...

Imagem
mamm777
Dinossauro

Mensagem por mamm777 »

Jota escreveu:vazei um quebra-molas @100km/h

Como é bom andar de bigtrail, não é mesmo?

Se não fosse uma bigtrail, poderia acontecer isto aqui:
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=_PAFtLtOX7k[/youtube]
Enjoy yourself, it's later than you think.

ImagemImagem -> seis cilindros boxer gerando 350hp, tracionando cinco rodas e bebendo pra caramba.
mov
Motoqueiro

Mensagem por mov »

Jota escreveu:levei a bela pra passear em mariana fds. na volta, abasteci. 20,6. um tiquinho mais econômica que a dl. mas tenho que levar em conta que estava limitado a 5krpm (122km/h), sozinho e sem carga. e adicionar o custo da cueca perdida, pq vazei um quebra-molas @100km/h. aí a foto da beldade, se exibindo no posto de gasolina, caminho de volta.

Imagem

a moto deve ter vergonha do teu capacete. francamente! :rof:
chalbuque
Dinossauro

Mensagem por chalbuque »

mov escreveu:
Jota escreveu:levei a bela pra passear em mariana fds. na volta, abasteci. 20,6. um tiquinho mais econômica que a dl. mas tenho que levar em conta que estava limitado a 5krpm (122km/h), sozinho e sem carga. e adicionar o custo da cueca perdida, pq vazei um quebra-molas @100km/h. aí a foto da beldade, se exibindo no posto de gasolina, caminho de volta.

Imagem

a moto deve ter vergonha do teu capacete. francamente! :rof:

Foi exatamente o que me chamou a atenção na foto, :-? :-?

Além do fotografo ter comido torresmo de novo antes de tirar a foto :pow:

Abs
CBR 450sr-século passado
NX400 Falcon-07/08, B65S-08/09
Já é passado.......Zoiúda: F800gs 12/13.
Atual........ V-Strom 1000, 2015
Jota

Mensagem por Jota »

qual o problema com o fodástico shark race r ?

tudo bem que a câmera do cebolar é um lixo, já vem com filtro de lente cláudia ohana style de fábrica...

Imagem

mas ele é muito bom, além de esteticamente agradável e visível para os demais veículos. :D

Imagem
chalbuque
Dinossauro

Mensagem por chalbuque »

Verdade,

É bem bacana esse capa.

Tenho um S900 que tb é bem bacana, mas muito barulhento!!

Na foto parecia um capa daqueles que a dna Ronda dah de graça quando tu compras uma moto deles.

Que o defensor mor não nos ouça. :-XX

bas
CBR 450sr-século passado
Jota

Mensagem por Jota »

chalbuque, a série r da shark é bem diferente da série s.
esse capacete é muito bem ventilado, leve e confortável.
de fato, não é muito silencioso, mas está longe de ser barulhento, e é muito aerodinâmico (aquele efeito quilha, que parece cortar bem o vento).

achei que a zoação tinha a ver com a moto ser britânica e as cores do casco serem as da itália, rs.
chalbuque
Dinossauro

Mensagem por chalbuque »

achei que a zoação tinha a ver com a moto ser britânica e as cores do casco serem as da itália, rs.

Na primeira foto eu não percebi isso.

Conheço esse capa......um amigo daqui tem um.

Gostei dele tb,

Bem diferente do meu. ;-)

Edit:Pergunta; Que pneu vem nela?

Viu os Pirelli se desmanchando no tópico dos pneus trails? :shock:

Abs
CBR 450sr-século passado
OMEGAred
Dinossauro

Mensagem por OMEGAred »

Jota escreveu:levei a bela pra passear em mariana fds. na volta, abasteci. 20,6. um tiquinho mais econômica que a dl. mas tenho que levar em conta que estava limitado a 5krpm (122km/h),...

Considerando a DL nessa mesma velocidade?
OMEGAred
NO milhas - YES MOTO!
Antes que o fórum acabe

Imagem
DanielRJ
Dinossauro

Mensagem por DanielRJ »

A DL a 120km/h faz mais de 20km/l.
Jota

Mensagem por Jota »

OMEGAred escreveu:
Jota escreveu:levei a bela pra passear em mariana fds. na volta, abasteci. 20,6. um tiquinho mais econômica que a dl. mas tenho que levar em conta que estava limitado a 5krpm (122km/h),...

Considerando a DL nessa mesma velocidade?

minha dl nessa velo fazia 20 (com k&n e iridium)

-----------

chalbuque, não sei qual pneu vem nela, mas é pirelli.
mov
Motoqueiro

Mensagem por mov »

Jota escreveu:chalbuque, a série r da shark é bem diferente da série s.
de fato, não é muito silencioso, mas está longe de ser barulhento, e é muito aerodinâmico (aquele efeito quilha, que parece cortar bem o vento).

essa tampa, não tem a ver com nada, cum raio.
vê lá se aproveitas a vinda à europa para comprar um capacete decente.
MarceloW
Motociclista

Mensagem por MarceloW »

Gostou dela na estrada?
No fds rodei 200 Km de estrada (ida e volta, trecho urbano) embaixo de chuva.
Impressionante como mesmo na chuva a moto fica na mão.
Marcelo W- São Paulo - Capital - Morumbi
BMW Sertão 2012/2012
Jota

Mensagem por Jota »

mov escreveu:
Jota escreveu:chalbuque, a série r da shark é bem diferente da série s.

essa tampa, não tem a ver com nada, cum raio.
vê lá se aproveitas a vinda à europa para comprar um capacete decente.

pra mim esse capacete é bem decente. vc o achou obsceno pq?

de qualquer modo, tenho tb um shoei e um bell.
se por acaso vier ao brasil e formos andar de moto eu uso um dos outros dois pra não ferir sua sensibilidade. :lol:
Responder