UPzão! Das 500 para 1200cc!

Grupo de discussão geral sobre motos.
rods
Motoqueiro
Contato:

Re: UPzão! Das 500 para 1200cc!

Mensagem por rods »

Fiz semana passada mais uma viagem grande com a minha Buell Ulysses XB12X. Foram 1300km rodados em 3 dias, com garupa e bagagem, por diversas estradas, desde BRs grandes e duplicadas como a 040, até estradinhas regionais sem nem acostamento. Além dessa experiência, já tenho um pouco mais de 4 meses de uso da moto, mais ou menos uns 4000 km rodados. Acho que já deu para dar uma boa ideia do que é essa moto.

O que eu ressalto depois desse tempo e uso dessa moto, para quem se interesse por uma parecida?

- Pontos positivos:

1. Motor. O torque para ultrapassagens é viciante. É querer e passar. Você está a 140 na estrada, 5a marcha, enrola e vai, ainda tem muito torque. Mesmo garupado e com bauleto cheio. Claro que isso é exatamente o que se espera de um motor de 1200cc, mas ainda assim é delicioso. Bom, cabe uma ressalva - apesar da numerologia de torque e potência (11,6 / 103), colegas que têm mais experiência com outras motos afirmam que a B12 e a Z1000 parecem ter bem mais torque na experiência diária. Eu não experimentei essas outras mas acho o torque dessa minha moto mais que suficiente!

2. Ergonomia. Acho a posição de pilotagem muito confortável. Desde a posição do guidon, até o quanto as pernas ficam dobradas, tudo em torno disso me parece a melhor alternativa. Nessa última viagem estava com garupa, e ela também elogiou muito esse quesito. O banco é largo, tem suficiente espuma, as pedaleiras estão numa altura conveniente para o garupa também.

3. Beleza. Apesar de ser uma moto 2006, é engraçado como ainda chama atenção. Não tem vez que eu pare para abastecer e não receba perguntas a respeito, olhares curiosos e expressões de admiração. O design um tanto diferente e extremo ainda tem apelo, não envelheceu tanto.

4. Pilotagem. Essa moto foi feita para curvar, não há dúvidas. A segurança que se sente para inclinar ela nunca senti em outra moto (considere que eu não sou dos mais experientes com outras motos). Mas é uma delícia curvar com ela. Eu era um tanto cagão nos tempos de GS500, me percebi bem mais ousado com essa moto. Quando subo serra com a galera não tenho problema algum para acompanhar a gurizada mais experiente em curvas com a Buell. Com a GS eu ficava muito para trás. A aceleração na saída de curva também é um prazer inenarrável.

Pontos negativos:

1. Temperatura. Essa moto esquenta pra cacete. Andar com ela num engarrafamento deveria ser enquadrado na categoria de tortura, a gente podia até pensar em punir uns corruptos com isso... "você vai trabalhar como mototaxi em uma Buell em Niterói por 6 meses". Bom, acho que o cara vai ficar estéril depois desse tempo todo... é muito calor nas pernas e nos bagos!

2. Altura. Bom, aí o defeito é na verdade do tamanho das minhas pernas... mas não custava muito ter uma regulagem de altura como tantas outras motos hoje tem. Para mim que tenho 1,76 essa moto é alta pracas. Para manobrar ela estando sobre ela é bem complicado. Isso que troquei o banco alto original por um mais baixo que vinha de série nas 2007.

3. Zicas. Essa moto é um tanto melindrosa em alguns itens. Muitos já falados nesse tópico. Mas vou nominar alguns:

Rolamentos. Troquei todos semana passada... um dos da frente estava um lixo, travando. E tinha sido trocado por StvRacer um dia antes de eu comprar. Deve ter sido mal colocado, suponho. Os traseiros ainda estavam bons, mas na paranóia que se instala na gente quanto a estes itens, resolvi trocar todos antes da viagem. Ainda bem que são baratos (coloquei NSK na frente e atrás).

Elétrica. A minha não deu problema nesse quesito, mas a de um amigo daqui de Vila Velha está um inferno. Queimou farol, regulador, depois estator... Parece que qualquer tequinho num fio do chicote já provoca danos sistêmicos na elétrica. E ela é dada a ter tecos nos fios, por ser uma moto muito compacta os fios vão passando em espaços mínimos, por entre peças quentes ou cortantes, acaba dando uns problemas.

Injeção. Acho a injeção dessa moto muito primitiva. Falta sonda lambda no cilindro dianteiro, por exemplo. Pode uma moto que era vendida a 50 mil reais quando nova ter apenas sonda lambda em um dos cilindros? O mapa do cilindro dianteiro é todo "suposto" a partir do traseiro. Além disso, o mapa tem poucas colunas de RPM ao meu ver, poderia também ser mais sofisticado. Parece que o das 2008 acima é melhor. Bom, o resultado dessas coisas é uma moto trabalhosa de acertar, especialmente em baixa rotação. E dada a ter desarranjos, pipocos, engasgos.

Correia. Não tive problema com isso, mas tá cheio de donos que já tiveram, o Márcio-BSB é um. O que é prometido para durar "a vida toda" por vezes rebenta com 10, 20 mil km. B0fh deu uma solução aí uns posts atras (tensionador com mola), mas é uma solução bem carinha se for importar com impostos.

Pra fechar:

Eu falo brincando que essa moto é meu Marea turbo, é moto de mecânico. Uma excelente moto para quem além de andar, gosta e sabe mexer na moto. É meu playground duplo, quando não estou me divertindo sobre ela, estou me divertindo mexendo nela. Tenho aprendido toneladas sobre mecânica e injeção com ela. Mas dei sorte de encontrar aqui em Vila Velha um parceiro que sabe muito de mecânica, gosta de mexer e de ensinar, além de ter uma oficina em casa. Não fosse isso eu estaria muito ferrado, porque na única vez que levei a moto para uma oficina gastei uma bela grana para um serviço porco.

Agora, se mexer na moto não tem graça para você, não tenha essa moto. Se o seu lance é uma moto que seja "pegar e andar", não tenha essa moto. Pois se o cara tiver essa moto e depender de mecânico, tá muito, mas muito ferrado. Primeiro porque são poucos os que se dispõem a mexer nela com alguma propriedade, e segundo porque os caras vêem uma moto grande de marca "estranha" e cobram até para olhar. Um cara do BuellBR pagou 100 reais só para os carinhas da HD passarem um scanner... coisa que dá para fazer em casa com um notebook. Se o dono depender de mecânicos vai realmente gastar muito em besteira. Vão condenar peças que não precisa trocar, vão inventar soluções que não resolvem, vão cobrar muito por coisas bem fáceis de resolver.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Inscreva-se no Canal Rods na Garagem no Youtube
Tutoriais de manutenção, reviews, dicas e muito mais!
www.youtube.com/c/RodsnaGaragem
Marcio-Bsb
Dinossauro

Mensagem por Marcio-Bsb »

O problema que eu tive não foi com correia, foi com rolamento da roda traseira, eles estouraram e a roda ficou frouxa e isso que queibrou a correia.
Na minha uly 2006 anterior eu troquei a correia por paranoia quando ela estava com 27.000, coloquei a nova e guardei a velha para backup em caso de emergencia! Esta correia velha eu usei para tirar a uly nova do prego e é a correia que eu estou usando! foi colocada com a moto com 18.000 km, já esta com 25.000 ou seja minha correia esta com 34.000 km vamos ver ate quando dura, mas já comprei outra que esta guardada esperando esta velha ir pro saco!
Imagem
rods
Motoqueiro
Contato:

Mensagem por rods »

Meu brinquedinho depois de um banho muito caprichado.

Imagem

Imagem

Vai ser linda assim lá em casa, he he he!
Fender
Motociclista

Mensagem por Fender »

E é bonita mesmo.
Fiquei imaginando essas rodas pintadas de preto... Hum... eu faria isso, mas gosto é gosto.
Maquinão!!!
SPEED RACER
Mito

Mensagem por SPEED RACER »

Ta bonita heim Rodenilson!
Show de bola, limpinha é outra coisa.
B-King Of The Urban Jungle
b0fh
Bastard operat0r

Mensagem por b0fh »

véi... esse suporte de baú... sei não.
-
"The greatest trick the Devil ever pulled was convincing the world he didn't exist."
rods
Motoqueiro
Contato:

Mensagem por rods »

B0fh, o suporte foi feito artesanalmente, especificamente para ela. Eu e um amigo passamos um dia inteiro projetando e construindo ele em uma serralheria. Fizemos molde, dobramos os tubos, soldamos as travessas onde é presa a base. Um lance assim meio "American Chopper" style.

O suporte aproveita os pontos de fixação do triple tail original, ao qual foi substitui. Fizemos ele com um tubo mais grosso que o que costumeiramente usam para estes fins, e em nossos testes ficou muito resistente. Ao que avaliamos, está bem resistente, bem apoiado e fixado na moto. Na viagem a Tiradentes se comportou muito bem, sem vibrações.

Mas como o produto não teve "teste de engenharia", então não posso dizer muito mais que isso sobre ele. Vamos ver com o tempo como se comporta, e se precisar, a gente aperfeiçoa!
Editado pela última vez por rods em 07 Jul 2013, 08:38, em um total de 1 vez.
rods
Motoqueiro
Contato:

Mensagem por rods »

Buellando por aí! Essas são da viagem para o Encontro de Tiradentes, semana passada.

Já rodei 4000km com essa moto desde a compra, em março desse ano!

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Marcio-Bsb
Dinossauro

Mensagem por Marcio-Bsb »

Fender escreveu:Fiquei imaginando essas rodas pintadas de preto... Hum... eu faria isso, mas gosto é gosto.

:lol: :lol: :rof: }:)
Imagem
Responder