Quais as vantagens da embreagem hidráulica?
Quais as vantagens da embreagem hidráulica?
Quais as vantagens do acionamento da embreagem ser hidráulico?
Seria só despreocupação com manutenção? Despreocupação se o cabo vai ou não arrebentar? Há alguma outra vantagem?
O que reparo por aí é que as com acionamento por cabo são mais leves que as hidráulicas...
Seria só despreocupação com manutenção? Despreocupação se o cabo vai ou não arrebentar? Há alguma outra vantagem?
O que reparo por aí é que as com acionamento por cabo são mais leves que as hidráulicas...

Re: Quais as vantagens da embreagem hidráulica?
não precisa lubrificar o cabo
o cabo não quebra
o cabo não quebra
-
"The greatest trick the Devil ever pulled was convincing the world he didn't exist."
"The greatest trick the Devil ever pulled was convincing the world he didn't exist."
Será que é só isso mesmo? A um custo de maior esforço na mão? Será que não há alguma outra vantagem?
Editado pela última vez por Kuati em 14 Jun 2013, 14:36, em um total de 1 vez.

Cara, juro que não sinto este peso na minha. E gostei deste tipo de embreagem.
"Aqui a criança chora e a mãe vira de costas"
B12S
B12S
Russo escreveu:Mas é isso ai... no motociclismo há espaço para todos, para os que gostam de tecnologia, pros que curtem velharia e até para os babacas caras que não conseguem perceber isso, eheheheh ...
tu teve XX não? embreagem hidráulica e dura pra caraio.Kuati escreveu:Será que é só isso mesmo? Há um custo de maior esforço na mão? Será que não há alguma outra vantagem?
-
XX e uma Fireblade que meu irmão teve, acho que era 2005, ambas hidráulicas, extremamente pesadas, horrível pra usar em anda e pára. Achei que me acostumaria com o peso, com o tempo o anti-braço ficaria mais forte, sei lá, mas nunca acostumei, dava fadiga muscular.
Já a CB1300 era hidráulica tb, não era leve como da CBRF por cabo por exemplo, mas não era pesada.
Sei lá, se o peso de acionamento for alto, melhor fazer por cabo mesmo, mais barato.
[ ]'s
Já a CB1300 era hidráulica tb, não era leve como da CBRF por cabo por exemplo, mas não era pesada.
Sei lá, se o peso de acionamento for alto, melhor fazer por cabo mesmo, mais barato.
[ ]'s

Acho que as considerações são outras que não o "peso".
Tanto na "cabeada" quanto na hidráulica há maneiras de variar o peso. Na "cabeada", temos duas alavancas para trabalhar (a formada pelo manete e aquela outra que fica na ponta oposta do cabo, fixada ao pivô que adentra o bloco do motor) - alterando estas alavancas (durante o projeto), obviamente varia-se o "peso". Na hidráulica, assim como no freio, basta alterar o tamanho do pistão (também durante o projeto) para alterar o "peso".
Ou seja, o "peso" de uma embreagem é uma decisão de projeto, e não ditada somente pelo sistema utilizado.
O que percebo é que, quando o motor produz bastante torque, a embreagem tende a ser hidráulica.
Tanto na "cabeada" quanto na hidráulica há maneiras de variar o peso. Na "cabeada", temos duas alavancas para trabalhar (a formada pelo manete e aquela outra que fica na ponta oposta do cabo, fixada ao pivô que adentra o bloco do motor) - alterando estas alavancas (durante o projeto), obviamente varia-se o "peso". Na hidráulica, assim como no freio, basta alterar o tamanho do pistão (também durante o projeto) para alterar o "peso".
Ou seja, o "peso" de uma embreagem é uma decisão de projeto, e não ditada somente pelo sistema utilizado.
O que percebo é que, quando o motor produz bastante torque, a embreagem tende a ser hidráulica.
A maior vantagem da embreagem hidráulica é a PRECISÃO.
Vou na linha de pensamento do Mamm2, acho que nos motores mais torcudos a exigência da embreagem é maior, então optam pelo acionamento hidráulico justamente por ser mais macio.
Pelo menos nos carros, a embreagem hidráulica é mais leve..
Mas eu já tive dor de cabeça quando o acionador (acho que é esse o nome) deu problema, e o dito cujo fica dentro da caixa de cambio do carro, teve que descer o cambio, gastei uma nota..
Editando: Lembrei o nome; atuador de embreagem.
Mas eu já tive dor de cabeça quando o acionador (acho que é esse o nome) deu problema, e o dito cujo fica dentro da caixa de cambio do carro, teve que descer o cambio, gastei uma nota..
Editando: Lembrei o nome; atuador de embreagem.
Editado pela última vez por Lelo em 14 Jun 2013, 16:53, em um total de 1 vez.
-
Luiz Almeida
- Mito
Comparando as DL, a 1000 é hidrálica e dura. A 650 a cabo e leve.
Mas a GS1200 é hidráulica e é bem macia.
Mas a GS1200 é hidráulica e é bem macia.
Luiz Almeida
Fortaleza-Ce
R 1200 GS
DL 650 XT V-Strom
XTZ 250 Ténéré
http://www.historiasdemotocicleta.com.br
Bons tempos aqueles em que só andava de moto quem realmente gostava de motocicleta.
Fortaleza-Ce
R 1200 GS
DL 650 XT V-Strom
XTZ 250 Ténéré
http://www.historiasdemotocicleta.com.br
Bons tempos aqueles em que só andava de moto quem realmente gostava de motocicleta.
O lance é que a Fireblade teve seu torque aumentado e passou a ter embreagem a cabo (bem mais leve). Hoje em dia é cabo, mesmo em um motor mais torcudo, antes hidráulica.Joaquim escreveu:Vou na linha de pensamento do Mamm2, acho que nos motores mais torcudos a exigência da embreagem é maior, então optam pelo acionamento hidráulico justamente por ser mais macio.
Bom, tudo uma questão de projeto, mas a princípio me é estranho, a cabo deve ficar bem mais barato para o fabricante e mais leve para o consumidor.
Tem o lance da precisão que o Gelous falou, mas aí acho que é mais pra cabra que empina a moto.
[ ]'s

acho que depende mais do caminho que o cabo tem que fazer... se tiver muita curva/enrosco melhor botar hidráulica mesmo.
-
Eu também ACHO (puro achismo) que é só isso mesmo.b0fh escreveu:não precisa lubrificar o cabo
o cabo não quebra
A intruder era hidráulica e eu não via diferença nenhuma das outras motos que eram a cabo.
Ah, fala sério....Kuati escreveu: Achei que me acostumaria com o peso, com o tempo o anti-braço ficaria mais forte, sei lá, mas nunca acostumei, dava fadiga muscular.
[ ]'s
Que frescura do krlho é esta kuatanga????
GRUPO DE TROPEIROS - HERANÇA DE BRAVOS
-
Jota
esse papo que hidráulica é sempre mais pesada é boato.
na cb13 é leve, na dl1000 é pesada, na b12 é semi-pesada.
na cb13 é leve, na dl1000 é pesada, na b12 é semi-pesada.
Meu Harlão 1450 cc tem 10,3 kgf-m de torque e a embreagem, acionada à cabo, é super macia... uma verdadeira manteiga....
Não sei se é original ou se veio com o kit "easy clutch", que é um prolongador do braço de acionamento, que aumenta o efeito alavanca.

Qualquer hora dessas eu abro a tampinha prá investigar se a minha motoka tem ou não esse acessório...
Outro troço interessante nas Harleys é que a embreagem hidráulica é opcional e se o cara quiser, pode optar por uma da própria HD ou por uma paralela.
Tem à venda no eBayt por preços entre 500 e 600 doletas. e é possível instalar em casa, sem complicação.

Não sei se é original ou se veio com o kit "easy clutch", que é um prolongador do braço de acionamento, que aumenta o efeito alavanca.

Qualquer hora dessas eu abro a tampinha prá investigar se a minha motoka tem ou não esse acessório...
Outro troço interessante nas Harleys é que a embreagem hidráulica é opcional e se o cara quiser, pode optar por uma da própria HD ou por uma paralela.
Tem à venda no eBayt por preços entre 500 e 600 doletas. e é possível instalar em casa, sem complicação.

Marcus DT escreveu: No final, muito antes da moto, é isso que fica: a camaradagem.
-
Jota
putz, bem pior que uma brasília ou um tl.Russo escreveu:Meu Harlão 1450 cc tem 10,3 kgf-m de torque
Não entendi a piada...Jota escreveu:putz, bem pior que uma brasília ou um tl.Russo escreveu:Meu Harlão 1450 cc tem 10,3 kgf-m de torque

Marcus DT escreveu: No final, muito antes da moto, é isso que fica: a camaradagem.
Queria eu que fosse frescura, o nervo/músculo sei lá o que uma vez travou, não tinha mais força, tive de ir pro canto e dar um tempo pra continuar dando bandinha dentro da cidade cheio de pedestres onde o acionamento da embreagem era constante.Anzolim escreveu:Ah, fala sério....Kuati escreveu: Achei que me acostumaria com o peso, com o tempo o anti-braço ficaria mais forte, sei lá, mas nunca acostumei, dava fadiga muscular.
Que frescura do krlho é esta kuatanga????
Esse problema da embreagem pesadíssima nas Blackbirds foi resolvido nas 2000 ou 2001 salvo engano. A do Tartaruga tinha embreagem bem mais macia que a minha. Foi mudado formato da bolha, ficou menor e mais arrendondada, o guidão foi estreitado, a lanterna traseira aumentada e enfeiada, colocaram velas iridiun, painel, e a injeção que já existia na 2009 (a minha 2008 era carburada). Mas a mudança que realmente eu pagava pau era a embreagem bem mais leve.
[ ]'s

cuidado com easy-boy russo, outro dia abriram uma no narcose e o cabo comeu um bife cabuloso da tampa, mais um pouco ia o óleo embora 
-