Dirt Tracker, Café Racer e afins
Re: Dirt Tracker, Café Racer e afins
Essas cafe racer "trasformers", modernosas, cheias de contornos angulosos, são bacanas mas não fazem minha cabeça...
Gosto mais da velha escola, dos caras que pegam uma motoka japonesa "toda sem sal", como por exemplo a Yamaha XS 650 (*)...

...e as transformam em cafe racers ou em bobbers que são verdadeiras "joiazinhas", como essas:
XS 650 Cafe Racer:

XS 650 Bobber:

(*) primeira motoca 4 tempos da Yamaha, lançada em 1969, praticamente uma cópia fiel das BSA inglesas
Gosto mais da velha escola, dos caras que pegam uma motoka japonesa "toda sem sal", como por exemplo a Yamaha XS 650 (*)...

...e as transformam em cafe racers ou em bobbers que são verdadeiras "joiazinhas", como essas:
XS 650 Cafe Racer:

XS 650 Bobber:

(*) primeira motoca 4 tempos da Yamaha, lançada em 1969, praticamente uma cópia fiel das BSA inglesas

Marcus DT escreveu: No final, muito antes da moto, é isso que fica: a camaradagem.
Sem sal mais ou menos, Russo.
As motos japa da década de 70 é só depenar para virar café.
As motos japa da década de 70 é só depenar para virar café.
Bobber não me interessa em nada, não curto. Igual chopper, outra que para mim tá estragada. Meu lance mesmo são nakeds e cafes racers, é o que eu gosto.
Essa Yamaha aí perdeu até o filtro de ar, não? Dá para andar desse jeito ou é só exercício de design?
Essa Yamaha aí perdeu até o filtro de ar, não? Dá para andar desse jeito ou é só exercício de design?
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Inscreva-se no Canal Rods na Garagem no Youtube
Tutoriais de manutenção, reviews, dicas e muito mais!
www.youtube.com/c/RodsnaGaragem
Não, elas usam filtros de ar tipo "corneta" (air horn):rods escreveu:Essa Yamaha aí perdeu até o filtro de ar, não? Dá para andar desse jeito ou é só exercício de design?

Editado pela última vez por Russo em 13 Jun 2013, 23:37, em um total de 6 vezes.

Marcus DT escreveu: No final, muito antes da moto, é isso que fica: a camaradagem.
Guzzi: outra motoka que nasceu para ser cafeinada!

- gringo_killer
- Dinossauro
But this horn is a mug without base? Or it filter something?Russo escreveu:Não, elas usam filtros de ar tipo "corneta" (air horn):rods escreveu:Essa Yamaha aí perdeu até o filtro de ar, não? Dá para andar desse jeito ou é só exercício de design?
Se tu souber.. vai querer lá fazer TD e tomar café 0800...
by K'waszaK
Pois é....no meu tempo homem tinha pegada by m@gro
Pois é....no meu tempo homem tinha pegada by m@gro
Depende do modelo e do objetivo.gringo_killer escreveu: But this horn is a mug without base? Or it filter something?
Alguns desses filtros tem uma telinha no topo, outros na base e outros ainda nem tela tem, é diretão mesmo.
O objetivo desses air horn (cornetas de ar) é proporcionar um fluxo de ar de alta velocidade para o carburador, sistema de injeção ou turbina.

Ok, mas essa telinha que pode (ou não) ter na corneta filtra alguma coisa? Ou filtrar o ar deixou de ser importante? Tipo assim, partir para isso aí não seria ir muito para o lado do design prejudicando a funcionalidade ou durabilidade da moto?
- kbça
- Dinossauro
Essas motos são um projeto encabeçado pelo "King" Kenny Roberts, o KR não é de graça... Parece que o motor é derivado das pistas, mas não sei maiores detalhes...Eduardo escreveu:Blz gurizada
Essa com um motorzinho V5 já apareceu por aqui??
Feito!
Gentalha's Squad - Fudendo a paciência de meio mundo desde 29/8/2010 - Milão Club em 23/04/2014
E a CBérre virou história, lenda... lá vem a CBéFe!
Tudo perdeu pelo menos metade da graça em 30/03/2015...
Essas motos com esses bancos fininhos são confortáveis?
Existe algum fórum/site nacional que seja especializado em modificações?
Existe algum fórum/site nacional que seja especializado em modificações?
TDMotard 225
Acho que você anda lendo muito o que o Kuati escreve, eheheh... aquela biba bêbada é que é fissurada em design, eheheheh...rods escreveu:Ok, mas essa telinha que pode (ou não) ter na corneta filtra alguma coisa? Ou filtrar o ar deixou de ser importante? Tipo assim, partir para isso aí não seria ir muito para o lado do design prejudicando a funcionalidade ou durabilidade da moto?
Lembre-se que na "época de ouro" (do final dos anos 50 até o início dos 70), quando surgiram as Bobbers nos EUA e as Racer na Europa, não existiam motos "esportivas", como vemos hoje. O que havia era uma ou outra moto veloz, como as Vincent ou as Brought Superior, cujo preço era acessível somente a magnatas. Dessa forma, o pessoal que buscava desempenho tinha que partir de motos comuns. Também naquela época o uso de componentes plásticos na indústria automobilistica era extremamente raro, tudo era de metal: piscas, tampas laterais, paralamas, etc.
O conceito "cafe racer" não é (apenas) design, muito pelo contrário, pois o objetivo das cafe racer é a velocidade, que era obtida com redução de peso: descarta-se tudo o que não é indispensável e com preparo (veneno) do motor ( cabeçote, carburador, coletores, etc, tudo era retrabalhado). Prá você ter idéia, existia um "número" mágico que definia se uma moto era ou não uma cafe race: one hundred.
Ou seja, uma moto modificada só era vista (e respeitada) como uma autêntica cafe race se ela fosse capaz de atingir uma velocidade final de no mínimo 100 m.p.h. (one hundred milles per hour), ou seja, 160 km/h. De novo, lembre-se que na época as motos disponíveis male-mal chegavam aos 120 km/h. Com tudo isso, a menor preocupação dos caras era com a durabilidade do motor.
Veja as fotos abaixo, ambas de motores Ford Cosworth V8 utilizados em carros de Formula 1 em meados dos anos 70th, que utilizavam coletores de ar do tipo Air Horn. As equipes tinham a opção de utilizá-los "diretão" ou com tela para evitar a aspiração de detritos, tudo dependia das condições da pista.

Não. Quem quer conforto compra Bandit!tuty escreveu: Essas motos com esses bancos fininhos são confortáveis?
Que eu saiba, não...tuty escreveu: Existe algum fórum/site nacional que seja especializado em modificações?

kbça escreveu:Essas motos são um projeto encabeçado pelo "King" Kenny Roberts, o KR não é de graça... Parece que o motor é derivado das pistas, mas não sei maiores detalhes...Eduardo escreveu:Blz gurizada
Essa com um motorzinho V5 já apareceu por aqui??![]()
Feito!
Pode até ter o Kenny Roberts no projeto, mas continua feia prá caramba.
Russo, tô (um pouco) por dentro da história do movimento. Mas essa retomada atual não segue os mesmos motivos, por isso a pergunta sobre o design. Muito do que se faz hoje nesse sentido não tem grandes propósitos de desempenho ou pista. São mais para exercícios de design que para motos de competição.
Nós mesmos acho que vamos nesse sentido, né? Você não mirou no desempenho naquela CB400CR. Eu, quando me encanto com essas motos, tampouco. Até porque hoje tá cheio de motos com desempenho bem melhor que se pode atingir com isso, já de fábrica.
Claro que não vou querer conforto de uma Ulysses nessas coisinhas, mas tampouco vou querer um motor que quebre a cada vez que use. Essas cornetonas abertas para todo tipo de detrito aí acho muito arriscadas. Pelo menos aquele filtro cônico que apareceu em outras eu acho fundamental. Mesmo não entendendo como ele pode funcionar molhado de chuva.
Nós mesmos acho que vamos nesse sentido, né? Você não mirou no desempenho naquela CB400CR. Eu, quando me encanto com essas motos, tampouco. Até porque hoje tá cheio de motos com desempenho bem melhor que se pode atingir com isso, já de fábrica.
Claro que não vou querer conforto de uma Ulysses nessas coisinhas, mas tampouco vou querer um motor que quebre a cada vez que use. Essas cornetonas abertas para todo tipo de detrito aí acho muito arriscadas. Pelo menos aquele filtro cônico que apareceu em outras eu acho fundamental. Mesmo não entendendo como ele pode funcionar molhado de chuva.
Se a moto é prá pista, faz todo o sentido buscar desempenho em detrimento da durabilidade.rods escreveu: Essas cornetonas abertas para todo tipo de detrito aí acho muito arriscadas. Pelo menos aquele filtro cônico que apareceu em outras eu acho fundamental. Mesmo não entendendo como ele pode funcionar molhado de chuva.
Mas acho que numa café racer de alto desempenho é mais fácil o motor quebrar por causa do pistão atropelar as válvulas do que por causa de sujeira engolida pelo filtro de ar, eheheheh...
E, se é moto prá exposição, provavelmente não vai rodar muito, então ai é que não não há problemas usar esse tipo de filtro.

Já disse antes, ainda vou pegar uma CB e fazer uma café caprichada...

INTRUDER LC 1500 2000 La GoRdA
"Bebo, fumo, ando de Opala e de moto, não gosto de covardia e futilidade, sou reacionário pra caralho e meu ídolo de infância é Charles Bronson!!!
"Bebo, fumo, ando de Opala e de moto, não gosto de covardia e futilidade, sou reacionário pra caralho e meu ídolo de infância é Charles Bronson!!!
- kbça
- Dinossauro
Dipt escreveu:
Feito!
Gentalha's Squad - Fudendo a paciência de meio mundo desde 29/8/2010 - Milão Club em 23/04/2014
Um pouco mais de Guzzi cafeinada: