Quanto você sabe se virar?

Grupo de discussão geral sobre motos.
hawk
Roda Presa

Re: Quanto você sabe se virar?

Mensagem por hawk »

Toquei essa Suzuki 91 ida e volta, 1600km e fiquei decepcionado por ela não ter parado... :-(

Aliás, quem quase parou foi o piloto. O pescoço quase faleceu.

Porém, o importante é sempre deixar a manutenção preventiva em ordem. O problema da eletrônica embarcada é que ela é imprevisível, ao passo que um carburador ou sistema mecânico é mais previsível. Claro, se bem cuidados.

Hoje em dia eu tenho a impressão de que os automóveis tem sistemas eletrônicos bem mais confiáveis do que os das motos.
rods
Motoqueiro
Contato:

Mensagem por rods »

Eu adoro mexer nas minhas coisas. Tento uma porção de consertos, alguns já dou conta, mas ainda não tenho o conhecimento necessário para fazer tudo que gosto. Meu sonho é nunca levar a moto a mecânico algum, fazer tudo eu mesmo. Nenhum mecânico por aí jamais vai ter o mesmo cuidado que eu com as minhas coisas.

Pretendo fazer um curso de mecânica de motos. Encontrei um bem focado na prática aqui em Vitória, 120 hs. Vou ver se faço no 2o semestre. Outro plano mais para frente é ter todas as ferramentas necessárias e um espaço propício para isso. Uma oficina caseira, só para mexer nas minhas coisas. E daí quem sabe me divertir montando cafe-racers, como alguns parceiros daqui já fazem/fizeram.

É por hobby, não necessidade.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Inscreva-se no Canal Rods na Garagem no Youtube
Tutoriais de manutenção, reviews, dicas e muito mais!
www.youtube.com/c/RodsnaGaragem
SPEED RACER
Mito

Mensagem por SPEED RACER »

Rods, um curso é legal, com certeza.
Mas hoje em dia, com os manuais de serviço e boas ferramentas, voce consegue com calma, ir fazendo quase tudo em casa.
Comece com pequenos reparos e, com o tempo vc ja começa a se aventurar em coisas mais complexas.
O importante é não ter pressa de terminar o serviço, caso va fazer algo e não dê certo, deixe pro dia seguinte, com cabeça fria.
Eu tenho me virado bem assim, praticamente não preciso de mecânicos.
Agora, o fóda mesmo é a falta de tempo, no passado eu não tinha muito tempo e ainda por cima só tinha a moto pra rodar, aí serviços maiores eu era obrigado a mandar pro porcânico.
B-King Of The Urban Jungle
Saurus
Mito

Mensagem por Saurus »

SPEED RACER escreveu:Rods, um curso é legal, com certeza.
Mas hoje em dia, com os manuais de serviço e boas ferramentas, voce consegue com calma, ir fazendo quase tudo em casa.
Comece com pequenos reparos e, com o tempo vc ja começa a se aventurar em coisas mais complexas.
O importante é não ter pressa de terminar o serviço, caso va fazer algo e não dê certo, deixe pro dia seguinte, com cabeça fria.
Eu tenho me virado bem assim, praticamente não preciso de mecânicos.
Agora, o fóda mesmo é a falta de tempo, no passado eu não tinha muito tempo e ainda por cima só tinha a moto pra rodar, aí serviços maiores eu era obrigado a mandar pro porcânico.
Não subestime o que um bom curso de mecânica tem a oferecer em termos de conhecimento.
Nihil ego fecit. Sic erat cvm ego ad hic.
Ad corniger omnes poena parva est.
Timet farcimen canis icti per serpens.
Non posse avxilivm pertvrbare. Ad participandvm svmmvm est.
Nvllo desiderio qvi pictis zebra mirari reliqvvm tinxere.
Melivs est qvam contendere cooperandi
SPEED RACER
Mito

Leia o que eu disse, veja minha primeira frase.
Saurus
Mito

Mensagem por Saurus »

SPEED RACER escreveu:Leia o que eu disse, veja minha primeira frase.
Leia o que eu disse na minha frase. :lol:
SPEED RACER
Mito

Eu li, e quem disse que eu subestimei um curso de mecânica?
Eu disse que um curso é legal, com certeza.
E que com os manuais de serviços dava pra fazer quase tdo em casa até mesmo se o cara não quiser/puder fazer o curso de mecânica.
rods
Motoqueiro
Contato:

Mensagem por rods »

Speed, eu já tenho manuais de serviço, e já faço umas coisas e outras. Mas não acho as orientações dos manuais de serviço suficientes. Não é olhando foto que EU aprendo.

Tem muita coisa que tem que fazer para aprender, tem que ver alguém fazendo, tem que receber orientação, supervisão, ajuda. Coisas como abrir, desmontar e montar um motor inteiro, um câmbio, uma bengala de suspensão. Eu não vou fazer isso olhando manual, mas no curso são tarefas básicas.

Ao meu ver já estou perto do meu limite em termos do aprender sozinho, tá na hora de buscar algo mais. E esse algo mais virá de cursos específicos.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Inscreva-se no Canal Rods na Garagem no Youtube
Tutoriais de manutenção, reviews, dicas e muito mais!
www.youtube.com/c/RodsnaGaragem
Saurus
Mito

Mensagem por Saurus »

SPEED RACER escreveu:Eu li, e quem disse que eu subestimei um curso de mecânica?
E que com os manuais de serviços dava pra fazer quase tdo em casa até mesmo se o cara não quiser/puder fazer o curso de mecânica.
E ONDE FOI que eu discordei de você, sua anta? :rof:
Optimus Leo
Mito

Mensagem por Optimus Leo »

Eu aprendi muito mais olhando e ajudando amigos, tanto na oficina deles como nas suas casas, do que fazendo cursinhos.

Tive tambem a sorte um mecanico de motos, que ele fazia o servico aqui em casa, e eu ajudava ele. Me cobrava menos, e ainda por cima eu aprendia.
E melhor ser um corredor por 5 minutos, do que um espectador por toda uma vida.
Frizione a secco / Amici del bicilindrico
"Without RACING, there is no HONDA" Soichiro Honda
Nina escreveu: acho que deveria ser criado um outro FOL. os fãs do optimus leo.
Saurus
Mito

Mensagem por Saurus »

Rods, eu fui criado frequentando oficina mecânica. Meu avô era mecânico, começou com uma oficinazinha de 3x4m (3m de frente de loja por 4m de comprimento). Na época em que ele começou, macaco tipo jacaré era equipamento de alta sofisticação em oficinas de carros. Nos anos 60 e 70 ele chegou a ser sócio de 4 concessionárias Ford. Em todas as lojas ele era sócio-diretor e diretor técnico, ia a todo instante na oficina, de terno e gravata, verificar a qualidade dos serviços dos mecânicos. Antes de entregar cada carro reparado ou revisado, ele mesmo conferia a qualidade do serviço. Se fosse necessário, ele mesmo (re)fazia o serviço. Aprendi muuuuuiiiiito sobre mecânica (especialmente de automóveis) com ele.

Mesmo assim, fiz um curso básico de mecânica (geral de motores, suspensões, etc de veículos em geral) e um de mecânica e elétrica básica de motocicletas. Ambos ministrados pelo SENAI. Aprendi muiiiiito também nesses cursos. Para você ter uma idéia do nível, a prova final do curso de mecânica e elétrica básica de motos era montar uma Twister que estava TOTALMENTE desmontada no salão/oficina de aula, até o motor estava desmontado, aberto, pistões, anéis, virabrequim, engrenagens de câmbio, etc, tudo em fim, desmontado. A aprovação só vinha se a moto, depois de remontada, estiver pronta para sair para passear com segurança e desempenho conforme o de fábrica. A prova era feita em grupo. Cada um do grupo ficou responsável por uma parte da montagem. A mim, coube a montagem do motor e "caixa" de marchas. Tem muitos macetes, dicas, procedimentos, etc que só se aprende fazendo o curso, tem muitos detalhezinhos que é fácil esquecer na hora da montagem, mas que podem ter sérias consequências para o motor, a suspensão, os freios, em fim, o bom funcionamento e a segurança da motocicleta.

Vale a pena fazer o curso sim.

Apesar de ter algum conhecimento, estou há muito tempo sem efetivamente por mãos à obra, não investi em ferramentas, pois não tinha intenção de ser mecânico de motos, nem tinha tempo e nem espaço para ficar fazendo revisão e reparos nas minhas motos. Atualmente, sei muito bem diagnosticar um defeito, identificar quando uma peça deve ser trocada ou quando ela está por apresentar algum problema, coisas assim. Quando é somente uma troca de óleo, de filtro de óleo, bateria, vela, alguma coisa de elétrica e outras cositas pequenas, eu mesmo faço, mas trocar kit de relação, fluidos de bengalas, coisa que eu tenha que remover o tanque da moto para poder fazer o serviço, embreagem, estator/alternador, IEC, etc, eu prefiro levar no mecânico e acompanhar o trabalho dele. Discuto com ele os problemas. Assim, ele já sabe que não me engambela com facilidade.

Claro que nunca se consegue aprender tudo sobre mecânica (aliás, creio que sobre assunto nenhum), estamos sempre aprendendo. Para quem vive do riscado, o conhecimento adquirido, o aprendizado, tem que ser constante.
Ulisses Barros
Motoqueiro

Mensagem por Ulisses Barros »

Depois de 6 anos e 3 motos, este fds pela primeira vez eu regulei a corrente de uma moto; ja tinha desmontado a frente da Sahara uma vez pra trocar o CDI eu mesmo, coisa facil, mas é a vontade?
hawk
Roda Presa

Mensagem por hawk »

Esse Saurus deve ser um véio chato... Olha o tanto que discorda e escreve!

Brincadeira... :lol:
SPEED RACER
Mito

Saurus escreveu:
SPEED RACER escreveu:Eu li, e quem disse que eu subestimei um curso de mecânica?
E ONDE FOI que eu discordei de você, sua anta? :rof:
Acho legal qdo o cara quer consertar e começa a dar uma de louco :lol:
Deixa pra lá.
SPEED RACER
Mito

rods escreveu:Speed, eu já tenho manuais de serviço, e já faço umas coisas e outras. Mas não acho as orientações dos manuais de serviço suficientes. Não é olhando foto que EU aprendo.

Tem muita coisa que tem que fazer para aprender, tem que ver alguém fazendo, tem que receber orientação, supervisão, ajuda. Coisas como abrir, desmontar e montar um motor inteiro, um câmbio, uma bengala de suspensão. Eu não vou fazer isso olhando manual, mas no curso são tarefas básicas.

Ao meu ver já estou perto do meu limite em termos do aprender sozinho, tá na hora de buscar algo mais. E esse algo mais virá de cursos específicos.
Sim, sim!
Como eu disse, o curso é muito bem vindo ;-)
Nada como ter alguem pra mostrar na prática.
Jota

Mensagem por Jota »

hawk escreveu:Esse Saurus deve ser um véio chato...
engano seu.

velho ele era quando eu aprendi a ler. :roll:
rafaexpress
Motoqueiro

Mensagem por rafaexpress »

Eu não sei nem esticar a corrente auheuhaeauheauh preciso aprender kkkkkkkkkkkkk
Let's Ride

CB 450 Custom 1985
CBX 750F 1987
Hornet 2006 Xodó
R1 2010 LE
S1000 RR 2017
Saurus
Mito

Mensagem por Saurus »

Jota escreveu:
hawk escreveu:Esse Saurus deve ser um véio chato...
engano seu.

velho ele era quando eu aprendi a ler. :roll:
Para O 6 2:

Imagem
Responder