VIDEOS: KEITH CODE - "A BÍBLIA DAS CURVAS'
Re: VIDEOS: KEITH CODE - "A BÍBLIA DAS CURVAS'
Valeu!!! Muito grato!!! 
Agora deu certo! Valeu!
"O homem evoluiu de quadrúpede para bípede. Quatro rodas é regressão!"
Agradecido!

MSM, no momento.
Versys 650 2012, 15k km em quase três anos
Shadow 2007, 11k km em 15 meses (jul/2012-out/2013)
Versys 650 2012, 15k km em quase três anos
Shadow 2007, 11k km em 15 meses (jul/2012-out/2013)
- Saurus
- Mito
Hoje testei o contra-esterço com a atenção focada no comportamento da moto em curvas e mudanças de direção usando essa técnica.
Testei na XTE, na Lander e na FZ. Apesar de serem motos muuuuuiiiito diferentes entre si, fiquei espantado com a rapidez com que se muda de direção com a técnica. Um absurdo. Tem que tomar muito cuidado ao usar a técnica e treinar muito, pois a mudança é rápida, assustadoramente rápida, especialmente na FZ.
Porém, as curvas ficaram mais "redondas", com abertura antes da curva, fechamento gradual buscado o ápice (apex), ponto de tangência e abertura gradual com aceleração igualmente gradual, marcha alta (giro baixo-->médio). Impressionante como funciona!!!!
Testei na XTE, na Lander e na FZ. Apesar de serem motos muuuuuiiiito diferentes entre si, fiquei espantado com a rapidez com que se muda de direção com a técnica. Um absurdo. Tem que tomar muito cuidado ao usar a técnica e treinar muito, pois a mudança é rápida, assustadoramente rápida, especialmente na FZ.
Porém, as curvas ficaram mais "redondas", com abertura antes da curva, fechamento gradual buscado o ápice (apex), ponto de tangência e abertura gradual com aceleração igualmente gradual, marcha alta (giro baixo-->médio). Impressionante como funciona!!!!
Nihil ego fecit. Sic erat cvm ego ad hic.
Ad corniger omnes poena parva est.
Timet farcimen canis icti per serpens.
Non posse avxilivm pertvrbare. Ad participandvm svmmvm est.
Nvllo desiderio qvi pictis zebra mirari reliqvvm tinxere.
Melivs est qvam contendere cooperandi
- Gabriel Bruschi
- Motoqueiro
- Contato:
Se todos seguirem o controle do.acelerador, contra esterço e a tecnica dos dois passos rigorosamente, todas as currvas deixaram de ser.bichos de sete cabeças.
Esse material é muito bom, ja fui para pista 5 vezes e todas as vezes aplico a teoria do livro, ainda levo uma copia impressa para consultas de situaçoes que se repetem, no ultimo TD praticamente nem olhei mais o livro, eu estava fazendo algumas coisas erradas e consegui corrigir com a ajuda deste material de dos meus colegas que andam junto la comigo.
Esse material é muito bom, ja fui para pista 5 vezes e todas as vezes aplico a teoria do livro, ainda levo uma copia impressa para consultas de situaçoes que se repetem, no ultimo TD praticamente nem olhei mais o livro, eu estava fazendo algumas coisas erradas e consegui corrigir com a ajuda deste material de dos meus colegas que andam junto la comigo.
Triumph Daytona 675 2014
PSR TRACK DIVISION
PSR TRACK DIVISION
Assisti ao vídeo todo, mas não entendi muito bem a técnica dos dois passos.
O ápice é o ponto de inclinição máxima? Do ponto de entrada da curva até o ápice
deve-se manter a aceleração constante e após o ápice aumentar a aceleração
gradativamente? O aumento gradual da aceleração é que faz a moto voltar à
vertical e tangenciar a curva?
O ápice é o ponto de inclinição máxima? Do ponto de entrada da curva até o ápice
- Saurus
- Mito
Allan, o que fiz foi:allan_rj escreveu:Assisti ao vídeo todo, mas não entendi muito bem a técnica dos dois passos.
1) Aproximação/abordagem da curva já em velocidade de curvar e na parte de fora da curva, sempre sem invadir a pista contrária (curva para a direita) ou o acostamento (curva para a esquerda).
2) Ao atingir o ponto de entrada, iniciar o contra-esterço, ou seja, suavemente empurrar o lado interno à curva do guidon. Se a curva é para a direita, empurrar suavemente o lado direito do guidon (onde, geralamente fica o acelerador e o manicoto de freio dianteiro), se a curva é para a esquerda, empurrar suavemente o lado esquerdo do guidon (onde geralmente fica o manicoto de embreagem). Mas esse "empurrão" deve ser suave, sem muita força ou rapidez.
Ao fazer esse "empurrão" a moto imediatamente tende a tombar para o lado que você aplicou o empurrão, isso (o tombamento) acontece com uma rapidez impressionante, portanto, cuidado nas primeiras vezes que fizer o contra-esterço. Treine bastante até isso ficar "natural" para você.
3) Ao abordar a curva, mantive o acelerador na mesma posição, sem acelerar e nem desacelerar, como se quisesse apenas manter a velocidade da moto examente a mesma.
4) Fui fechando devagar a curva, suvemente, buscando a parte interna da curva exatamente no ponto de tangência, no ápice.
5) Assim que atingi o ponto de tangência/ápice, uma dei uma leve acelerada e a moto tendeu a começar a levantar, devagar e suavemente, tendendo a começar a abrir e fui deixando a moto ocupar mais pista, porém sempre com uma trajetória que não me levasse nem à pista contrária e nem ao acostamento.
6) Quando a moto já estava quase que totalmente de pé novamente, acelerei mais intensamente e ela "estilingou" na reta.
Sempre fazendo isso para abordagem de curvas.
Fiquei impressionado como funciona, como as curvas ficaram mais redondas, seguras, fáceis de fazer.
Tem que praticar até que a técnica fique no automático do cérebro.
Eu só estou conseguindo aplicar o contra-esterço em situações em que não seja preciso aplicar o controle do acelerador junto, como um S não muito pronunciado, que eu saiba que não vou precisar frear nem acelerar. Deixo ela passar um pouco da linha de centro da pista e esterço; ela volta pro meio do caminho instantaneamente.
Mas nas curvas da serrinha da BR não consigo me livrar do medo ainda. Então diminuo muito, baixo umas marchas e deixo ela meio "morta" ou neutra, sem acelerar nem frear ao longo da curva, sempre enquadrando um pouco o corpo para o lado de dentro.
Eu ainda não conheço bem a serrinha, pelo menos de moto. De carro não vale. E prefiro subi-la de moto do que descer, não sei porque.
Mas nas curvas da serrinha da BR não consigo me livrar do medo ainda. Então diminuo muito, baixo umas marchas e deixo ela meio "morta" ou neutra, sem acelerar nem frear ao longo da curva, sempre enquadrando um pouco o corpo para o lado de dentro.
Eu ainda não conheço bem a serrinha, pelo menos de moto. De carro não vale. E prefiro subi-la de moto do que descer, não sei porque.
Eu tinha entendido que a aceleração gradual durante a curva era o que estabilizava a moto, por manter a relação de peso entre as rodas e a área de contato com o solo conforme projetado para ela funcionar. Então seria a condição de maior aderência, estabilidade e maior faixa de funcionamento das suspensões.
Estou tentanto aplicar, mas muitas vezes me pego pensando/planejando a curva só muito em cima dela.
Estou tentanto aplicar, mas muitas vezes me pego pensando/planejando a curva só muito em cima dela.
- Saurus
- Mito
Seria ótimo termos a presença e os pitacos dos mais experientes no assunto neste tópico. Pretti, por exemplo.
Explicando em outras palavras: se voce puxar o guidão pra esquerda a moto vai pra direita, se voce puxar o guidão pra direita a moto vai pra esquerda, obviamente isso funciona em linha reta tambem. Mas pra isso ocorrer a contento tem que se estar pelo menos a uns 30km/h.Saurus escreveu:Allan, o que fiz foi:allan_rj escreveu:Assisti ao vídeo todo, mas não entendi muito bem a técnica dos dois passos.
2) Ao atingir o ponto de entrada, iniciar o contra-esterço, ou seja, suavemente empurrar o lado interno à curva do guidon. Se a curva é para a direita, empurrar suavemente o lado direito do guidon (onde, geralamente fica o acelerador e o manicoto de freio dianteiro), se a curva é para a esquerda, empurrar suavemente o lado esquerdo do guidon (onde geralmente fica o manicoto de embreagem). Mas esse "empurrão" deve ser suave, sem muita força ou rapidez.
Ao fazer esse "empurrão" a moto imediatamente tende a tombar para o lado que você aplicou o empurrão, isso (o tombamento) acontece com uma rapidez impressionante, portanto, cuidado nas primeiras vezes que fizer o contra-esterço. Treine bastante até isso ficar "natural" para você.
...Sempre fazendo isso para abordagem de curvas.
Fiquei impressionado como funciona, como as curvas ficaram mais redondas, seguras, fáceis de fazer.
Tem que praticar até que a técnica fique no automático do cérebro.
Ex Strada 2002, ex Tw 2005, ex XREabs 2010, ex ER6abs. Agora, coxinha.
Mas cuidado que é só um "empurrãozinho", e logo volta o guidão para o centro, senão vais "comprar terreno", como dizem.
Quanto mais rápido empurrar mais rápido ela deita. Tem que estar preparado para a mudança de direção.
Quanto mais rápido empurrar mais rápido ela deita. Tem que estar preparado para a mudança de direção.
Ah sim, bem lembrado. Não é pra virar tudo o guidon de uma vez, é apenas um leve empurrão.Alf escreveu:Mas cuidado que é só um "empurrãozinho", e logo volta o guidão para o centro, senão vais "comprar terreno", como dizem.
Ex Strada 2002, ex Tw 2005, ex XREabs 2010, ex ER6abs. Agora, coxinha.
Valeu, Saurus e demais colaboradores. Agora ficou mais claro. Quando eu tinha a Tornado e li sobre contra-esterço, apliquei a técnica e
fiquei impressionado como funciona. No vídeo ele diz que a virada deve ser rápida, mas tem que treinar a sensibilidade
para não esterçar muito e comprar chão como falaram.
fiquei impressionado como funciona. No vídeo ele diz que a virada deve ser rápida, mas tem que treinar a sensibilidade
para não esterçar muito e comprar chão como falaram.
- Gabriel Bruschi
- Motoqueiro
- Contato:
Alf escreveu:Eu tinha entendido que a aceleração gradual durante a curva era o que estabilizava a moto, por manter a relação de peso entre as rodas e a área de contato com o solo conforme projetado para ela funcionar. Então seria a condição de maior aderência, estabilidade e maior faixa de funcionamento das suspensões.
Exatamente isso, quando se entra no embalo em uma curva voce acaba sem a tração ideal e perde tempo com isso e é o que acontece com a maioria do pessoal que anda na rua, reduz antes, mantem a velocidade e no apice começa a acelerar, enquanto o certo é após terminar o esterço ja se começa a abrir o acelerador gradualmente, isso demora para se acostumar pois começa desencadear as tão faladas RS, mas depois das RS domadas, voce vai perceber que vai sair mais rapido das curvas, vai sair lançado mesmo muito mais rapido que o normal. Mas quando eu falo para começar a abrir o acelarador logo após o esterço não é para arrochar é simplesmente para abrir suavemente e depois sim arrochar logo quando passa do apice da curva.
Triumph Daytona 675 2014
PSR TRACK DIVISION
PSR TRACK DIVISION