Corredor (new flame war topic)

Grupo de discussão geral sobre motos.
Avatar do usuário
mantabodyboarder
Dinossauro
Mensagens: 9746
Registrado em: 25 Dez 2007, 10:47
Localização: Moncton - NB
Contato:

Re: Corredor (new flame war topic)

Mensagem por mantabodyboarder »

Pois é, citar ultrapassagem não vale pro casso, que é passagem, e eu uso a seta sim, principalmente no corredor com os maddogs babando logo atrás.

Segurança lateral é lenda em SP mesmo estando de carro no meio da faixa, a cidade abdicou disso faz tempo.

E oferecer perigo é tentar passar em local que não cabe, entre onibus, caminhões, madames ao celular... Mas se levar em conta, a madame também esta oferecendo perigo, o motorista de busao oferece perigo pq anda acima da velocidade, fura vermelho, simplesmente muda de faixa, etc.

Fora o asfalto das ruas de SP que por si só já são o maior perigo aos condutores.
NC750x

-- no donut for you! --
Avatar do usuário
CARLOS-BSB
Dinossauro
Mensagens: 5946
Registrado em: 25 Dez 2007, 19:08
Localização: Jardim Botânico/BRASÍLIA
Contato:

Re: Corredor (new flame war topic)

Mensagem por CARLOS-BSB »

mantabodyboarder escreveu:
belo escreveu:[quote="ewinters"

Não...
Passar é diferente de ultrapassar:


Ou seja, a alegação que é proibído o corredor por esse artigo também é nula, pois a moto não está ultrapassando, e sim passando o veículo, já que não saiu da faixa, ultrapassou e retornou à faixa, simpelsmente estava PASSANDO entre os carros...

Mais uma vez a alegação nula, qual vem agora? Distância lateral? Algumas ruas de SP seriam multa em massa, pois os carros quase tocam os retrovisores, e os SUVs ocupam 2 faixas, e oficialmenet não tem metragem regulamentada pra essa distância, existe apenas a distancia do veículo à frente. A tal distancia de 1,5m que citam a esmo é apenas de segurança para BICICLETAS..
DE ACORDO.
DEUS abeçoe a todos
Avatar do usuário
Kings
Roda Presa
Mensagens: 500
Registrado em: 29 Jun 2008, 20:01
Localização: Porto Alegre

Re: Corredor (new flame war topic)

Mensagem por Kings »

Ouvi dizer sobre um lance de ser permitido corredor em vias com 3 ou mais faixas. Necessariamente o corredor fica entre a 1a e a 2a faixa, da esquerda para a direita. Alguém sabe algo a respeito?
Tiger 800 XC Triple Purpose
Robson

Re: Corredor (new flame war topic)

Mensagem por Robson »

Vamos lá...



Artigo 56 do CTB: VETADO

"Art. 56. É proibida ao condutor de motocicletas, motonetas e ciclomotores a passagem entre veículos de filas adjacentes ou entre a calçada e veículos de fila adjacente a ela."

Razões do veto:

"Ao proibir o condutor de motocicletas e motonetas a passagem entre veículos de filas adjacentes, o dispositivo restringe sobre maneira a utilização desse tipo de veículo que, em todo o mundo, é largamente utilizado como forma de garantir maior agilidade de deslocamento. Ademais, a segurança dos motoristas está, em maior escala, relacionada aos quesitos de velocidade, de prudência e de utilização dos equipamentos de segurança obrigatórios, os quais encontram no Código limitações e padrões rígidos para todos os tipos de veículos motorizados. Importante também ressaltar que, pelo disposto no art. 57 do Código, a restrição fica mantida para os ciclomotores, uma vez que, em função de suas limitações de velocidade e de estrutura, poderiam estar expostos a maior risco de acidente nessas situações.'



Fonte: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Le ... 056-97.htm


Isso é o que vale no CTB hoje...

Portanto, não tem nada de ilegal andar de moto em corredores... e quem receber uma multa por causa disso é só recorrer.

Abraços
Avatar do usuário
Bira R34
Dinossauro
Mensagens: 7794
Registrado em: 20 Fev 2008, 00:29
Localização: Brasília

Re: Corredor (new flame war topic)

Mensagem por Bira R34 »

Povo, vou tentar ajudar na discussão sobre a legalidade ou não do corredor, até porque já trabalhei em casos de acidente de trânsito.

Você pode fazer diversas interpretações, seja valendo-se do art. 211 do CTB, seja valendo-se de outros artigos, para dizer que transitar no corredor é ilegal..... E NUNCA vai conseguir nenhuma válida, por um motivo muito simples:

Pelo princípio da reserva legal que rege o Direito Administrativo, é proibido à autoridade administrativa criar penalidade por meio de analogia. A interpretação, quando se trata de penalidade administrativa, deve ser a mais restritiva possível, para evitar arbitrariedades.

Você póde torcer a lei, virá-la do avesso, ou o que quiser. Não existe no direito brasileiro nenhuma proibição expressa a andar no corredor e não se pode criar esse tipo de proibição por analogia. Ponto final. Zèfini. Em Direito Administrativo é assim que funciona. Se a proibição não está EXPRESSAMENTE prevista, assim como a pena, então ela não existe.

E MAIS: o veto do art. 56 é bem claro. A intenção dos governantes e legisladores foi realmente permitir o trânsito da motocicleta no corredor. Isso se chama interpretação teleológica. Em tempos: Esse veto foi brilhante e super bem fundamentado.

Concluindo: As pessoas podem não gostar, podem ter ciúme, podem achar perigoso, mas transitar de moto no corredor não é ilegal. E esse é o entendimento dos tribunais hoje.

Se algumas autoridades de trânsito, de forma arbitrária e preconceituosa, tentam dizer que é proibido só porque eles querem que seja assim, a conversa é outra. Felizmente não é assim que funciona o Direito. Graças a deus, nós temos um sistema de garantias e princípios criado justamente com o objetivo de proibir esses entendimentos arbitrários. E é só por isso que a CET não aplica multa pros motociclistas a rodo, porque já tentaram 8499382450239808 vezes proibir o trânsito nos corredores e nunca conseguiram pelos motivos citados acima.

Sobre a questão da mudança de faixa: O condutor é OBRIGADO a sinalizar sua intenção de manobra e conferir se pode efetuar a mesma com segurança. Mesmo que o motociclista estivesse errado, isso não exime de culpa o motorista descuidado que deixa de dar seta, por exemplo. Não existe compensação de culpas. Além do mais, o condutor do veículo maior é responsável pela segurança dos veículos menores, e todos são responsáveis pela segurança do pedestre. Isso é preceito base do direito de trânsito.
Editado pela última vez por Bira R34 em 22 Ago 2008, 16:44, em um total de 2 vezes.
Fazer 250 '08 ---> Bandit N1200 '06 --->Ninja 250 '09 ---> Bandit 1250S '09 ---> Ulysses XB12X '08 ---> Shadow 750 '08 ---> GSX-R 1000 K8 `09 ---> Harley Davidson FXDF ´12

Macumunando coisas caóticas
Avatar do usuário
ewinters
Roda Presa
Mensagens: 236
Registrado em: 28 Dez 2007, 11:01
Localização: SP/SP

Re: Corredor (new flame war topic)

Mensagem por ewinters »

belo escreveu:
ewinters escreveu:
fernando-ric escreveu:A lei que proíbia especificamente o corredor foi vetada, mas esta aqui tá valendo:
IX - a ultrapassagem de outro veículo em movimento deverá ser feita pela esquerda, obedecida a sinalização regulamentar e as demais normas estabelecidas neste Código, exceto quando o veículo a ser ultrapassado estiver sinalizando o propósito de entrar à esquerda;
Ou seja, corredor é ilegal sim, apesar das autoridades fazerem vista grossa.
Ou seja, se a faixa à sua esquerda estiver andando mais devagar que a sua, vc tomará uma multa pra cada carro que ultrapassar... :roll:
Não...
Passar é diferente de ultrapassar

Vc não precisa diminuir se a faixa da esquerda está mais lenta, mas se vc mudar p a direita, passar o carro da frente e voltar p a esquerda, nesse caso é ultrapassagem (e multa)
Concordo, olha só a distância lateral:

Imagem
Fazer 250 LE
Imagem
Avatar do usuário
fernando-ric
Roda Presa
Mensagens: 491
Registrado em: 13 Ago 2008, 12:45
Localização: Valinhos - SP

Re: Corredor (new flame war topic)

Mensagem por fernando-ric »

Quando o motociclista entra no corredor ele não está ultrapassando ninguém. Está transitando.

Não concordo. Não existe a "faixa do meio". Logo, o motociclista precisa sair da faixa da esquerda ou da direita, para então ultrapassar os carros pelo corredor. Logo, está ultrapassando um carro pela esquerda e outro pela direita, o que é proibido, a não ser que esse carro esteja sinalizando que vai entrar à esquerda.

Tentar transformar o termo "ultrapassagem" em "eu esta apenas rodando por ali", é uma tentativa meio bizarra de burlar o código.

Mas repito, eu não fico parado lá trás, principalmente em semáforos. Com o trânsito parado, eu concordo que o termo "ultrapassagem" fica estranho.....
Só de carro
Ex: C100, CBX 200, NX 350, XLX 350R
Avatar do usuário
hira
Motoqueiro
Mensagens: 2397
Registrado em: 24 Dez 2007, 17:03
Localização: Brasilia-DF, Brazil

Re: Corredor (new flame war topic)

Mensagem por hira »

fernando-ric escreveu:
Quando o motociclista entra no corredor ele não está ultrapassando ninguém. Está transitando.

Não concordo. Não existe a "faixa do meio". Logo, o motociclista precisa sair da faixa da esquerda ou da direita, para então ultrapassar os carros pelo corredor. Logo, está ultrapassando um carro pela esquerda e outro pela direita, o que é proibido, a não ser que esse carro esteja sinalizando que vai entrar à esquerda.

Tentar transformar o termo "ultrapassagem" em "eu esta apenas rodando por ali", é uma tentativa meio bizarra de burlar o código.

Mas repito, eu não fico parado lá trás, principalmente em semáforos. Com o trânsito parado, eu concordo que o termo "ultrapassagem" fica estranho.....
O codigo tah ae em cima, bem explicado. Nao eh proibido andar no corredor, e zefini. ;)
HIRA®
Avatar do usuário
fernando-ric
Roda Presa
Mensagens: 491
Registrado em: 13 Ago 2008, 12:45
Localização: Valinhos - SP

Re: Corredor (new flame war topic)

Mensagem por fernando-ric »

Pela definição contida no Anexo I do Código de Trânsito, a ultrapassagem é o movimento de passar à frente de outro veículo que está no mesmo sentido e em velocidade menor, na mesma faixa, e retornando à faixa de origem após concluir a manobra. Transitar pelo acostamento seria praticamente transformá-lo numa outra faixa de trânsito.
Existe faixa do meio? Não, né? Então ou a moto veio pela faixa da esquerda, ou da direita.....
Só de carro
Ex: C100, CBX 200, NX 350, XLX 350R
Avatar do usuário
Gelous
Mito
Mensagens: 17371
Registrado em: 24 Dez 2007, 18:57
Localização: Brasilia/DF

Re: Corredor (new flame war topic)

Mensagem por Gelous »

Eu não uso o corredor... só ando na fila indiana, com muita calma e tranquilidade. Sou um anjo!
n3cr0n

Re: Corredor (new flame war topic)

Mensagem por n3cr0n »

eu ando em corredor e sou feliz
Robson

Re: Corredor (new flame war topic)

Mensagem por Robson »

Repetindo, pq acho que nego que é cego....



Robson escreveu:Vamos lá...



Artigo 56 do CTB: VETADO

"Art. 56. É proibida ao condutor de motocicletas, motonetas e ciclomotores a passagem entre veículos de filas adjacentes ou entre a calçada e veículos de fila adjacente a ela."

Razões do veto:

"Ao proibir o condutor de motocicletas e motonetas a passagem entre veículos de filas adjacentes, o dispositivo restringe sobre maneira a utilização desse tipo de veículo que, em todo o mundo, é largamente utilizado como forma de garantir maior agilidade de deslocamento. Ademais, a segurança dos motoristas está, em maior escala, relacionada aos quesitos de velocidade, de prudência e de utilização dos equipamentos de segurança obrigatórios, os quais encontram no Código limitações e padrões rígidos para todos os tipos de veículos motorizados. Importante também ressaltar que, pelo disposto no art. 57 do Código, a restrição fica mantida para os ciclomotores, uma vez que, em função de suas limitações de velocidade e de estrutura, poderiam estar expostos a maior risco de acidente nessas situações.'



Fonte: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Le ... 056-97.htm


Isso é o que vale no CTB hoje...

Portanto, não tem nada de ilegal andar de moto em corredores... e quem receber uma multa por causa disso é só recorrer.

Abraços
Avatar do usuário
OMEGAred
Dinossauro
Mensagens: 8551
Registrado em: 23 Dez 2007, 22:41
Localização: Brasília - DF

Re: Corredor (new flame war topic)

Mensagem por OMEGAred »

Robson escreveu:Repetindo, pq acho que nego que é cego....

Robson escreveu:Vamos lá...



Artigo 56 do CTB: VETADO

"Art. 56. É proibida ao condutor de motocicletas, motonetas e ciclomotores a passagem entre veículos de filas adjacentes ou entre a calçada e veículos de fila adjacente a ela."

Razões do veto:

"Ao proibir o condutor de motocicletas e motonetas a passagem entre veículos de filas adjacentes, o dispositivo restringe sobre maneira a utilização desse tipo de veículo que, em todo o mundo, é largamente utilizado como forma de garantir maior agilidade de deslocamento. Ademais, a segurança dos motoristas está, em maior escala, relacionada aos quesitos de velocidade, de prudência e de utilização dos equipamentos de segurança obrigatórios, os quais encontram no Código limitações e padrões rígidos para todos os tipos de veículos motorizados. Importante também ressaltar que, pelo disposto no art. 57 do Código, a restrição fica mantida para os ciclomotores, uma vez que, em função de suas limitações de velocidade e de estrutura, poderiam estar expostos a maior risco de acidente nessas situações.'



Fonte: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Le ... 056-97.htm


Isso é o que vale no CTB hoje...

Portanto, não tem nada de ilegal andar de moto em corredores... e quem receber uma multa por causa disso é só recorrer.

Abraços
cego nada... é muito texto... tem que desenhar :lol:
OMEGAred
NO milhas - YES MOTO!
Antes que o fórum acabe

Imagem
Avatar do usuário
MAD
Dinossauro
Mensagens: 5266
Registrado em: 29 Dez 2007, 01:40
Localização: Provincia de São Pedro
Contato:

Re: Corredor (new flame war topic)

Mensagem por MAD »

Ademais, a segurança dos motoristas está, em maior escala, relacionada aos quesitos de velocidade, de prudência e de utilização dos equipamentos de segurança obrigatórios, os quais encontram no Código limitações e padrões rígidos para todos os tipos de veículos motorizados.
Ainda bem que nesse caso o legislador teve um lapso de lucidez e evitou a criação de mais uma lei inútil. É impressionante como fervilham essas propostas ridículas, mania que temos no Brasil de achar que as coisas se resolvem editando leis, quando não se consegue nem garantir o cumprimento das mesmas.
Editado pela última vez por MAD em 22 Ago 2008, 17:18, em um total de 1 vez.
Viajaire é preciso...
A curva é a distância mais divertida entre dois pontos

"Os problemas do mundo não podem ser resolvidos por céticos ou cínicos, cujos horizontes se limitam às realidades evidentes. Precisamos de pessoas capazes de imaginar o que nunca existiu." John F. Kennedy
Avatar do usuário
mantabodyboarder
Dinossauro
Mensagens: 9746
Registrado em: 25 Dez 2007, 10:47
Localização: Moncton - NB
Contato:

Re: Corredor (new flame war topic)

Mensagem por mantabodyboarder »

fernando-ric escreveu:
Quando o motociclista entra no corredor ele não está ultrapassando ninguém. Está transitando.

Não concordo. Não existe a "faixa do meio". Logo, o motociclista precisa sair da faixa da esquerda ou da direita, para então ultrapassar os carros pelo corredor. Logo, está ultrapassando um carro pela esquerda e outro pela direita, o que é proibido, a não ser que esse carro esteja sinalizando que vai entrar à esquerda.

Tentar transformar o termo "ultrapassagem" em "eu esta apenas rodando por ali", é uma tentativa meio bizarra de burlar o código.

Mas repito, eu não fico parado lá trás, principalmente em semáforos. Com o trânsito parado, eu concordo que o termo "ultrapassagem" fica estranho.....

Eu pego a Paulista do Paraíso até a Consolação no corredor, começo a via no corredor (até mesmo pq a rua que dá acesso tá tudo parado, na paulista tudo parado, já entro na avenida na "faixa especial para motos"), termino ela lá na Consolação no corredor.

Ultrapassei, ou passei?


Artigo vetado, pelo grande FHC. Aleluia irmãos!
NC750x

-- no donut for you! --
Avatar do usuário
Gelous
Mito
Mensagens: 17371
Registrado em: 24 Dez 2007, 18:57
Localização: Brasilia/DF

Re: Corredor (new flame war topic)

Mensagem por Gelous »

MAD escreveu:[quoteAdemais, a segurança dos motoristas está, em maior escala, relacionada aos quesitos de velocidade, de prudência e de utilização dos equipamentos de segurança obrigatórios, os quais encontram no Código limitações e padrões rígidos para todos os tipos de veículos motorizados.
Ainda bem que nesse caso o legislador teve um lapso de lucidez e evitou a criação de mais uma lei inútil. É impressionante como fervilham essas propostas ridículas, mania que temos no Brasil de achar que as coisas se resolvem editando leis, quando não se consegue nem garantir o cumprimento das mesmas.[/quote]

Na verdade quem teve lucidez foi o FHC, pois ele vetou.
Avatar do usuário
Felipe Ghost Rider
Mito
Mensagens: 16809
Registrado em: 23 Dez 2007, 23:31
Localização: Brasília - DF

Re: Corredor (new flame war topic)

Mensagem por Felipe Ghost Rider »

Gelous escreveu:Eu não uso o corredor... só ando na fila indiana, com muita calma e tranquilidade. Sou um anjo!

Anjo nada, tú é chato mesmo. }:) }:) }:) }:)
Avatar do usuário
jabsb
Dinossauro
Mensagens: 5551
Registrado em: 28 Dez 2007, 08:14
Localização: Brasília-DF

Re: Corredor (new flame war topic)

Mensagem por jabsb »

MAD escreveu:
Ademais, a segurança dos motoristas está, em maior escala, relacionada aos quesitos de velocidade, de prudência e de utilização dos equipamentos de segurança obrigatórios, os quais encontram no Código limitações e padrões rígidos para todos os tipos de veículos motorizados.
Ainda bem que nesse caso o legislador teve um lapso de lucidez e evitou a criação de mais uma lei inútil. É impressionante como fervilham essas propostas ridículas, mania que temos no Brasil de achar que as coisas se resolvem editando leis, quando não se consegue nem garantir o cumprimento das mesmas.
Coisas do tempo em que o presidente tinha estudado um pouquinho, saca... :lol:

O ápice é quando ele afirma:

"Ao proibir o condutor de motocicletas e motonetas a passagem entre veículos de filas adjacentes, o dispositivo restringe sobre maneira a utilização desse tipo de veículo que, em todo o mundo, é largamente utilizado como forma de garantir maior agilidade de deslocamento."

Tão simples!
orgulho de ser CGzeiro!
Locke
Motoqueiro
Mensagens: 2324
Registrado em: 25 Dez 2007, 16:34

Re: Corredor (new flame war topic)

Mensagem por Locke »

Robson escreveu:Vamos lá...



Artigo 56 do CTB: VETADO

"Art. 56. É proibida ao condutor de motocicletas, motonetas e ciclomotores a passagem entre veículos de filas adjacentes ou entre a calçada e veículos de fila adjacente a ela."

Razões do veto:

"Ao proibir o condutor de motocicletas e motonetas a passagem entre veículos de filas adjacentes, o dispositivo restringe sobre maneira a utilização desse tipo de veículo que, em todo o mundo, é largamente utilizado como forma de garantir maior agilidade de deslocamento. Ademais, a segurança dos motoristas está, em maior escala, relacionada aos quesitos de velocidade, de prudência e de utilização dos equipamentos de segurança obrigatórios, os quais encontram no Código limitações e padrões rígidos para todos os tipos de veículos motorizados. Importante também ressaltar que, pelo disposto no art. 57 do Código, a restrição fica mantida para os ciclomotores, uma vez que, em função de suas limitações de velocidade e de estrutura, poderiam estar expostos a maior risco de acidente nessas situações.'



Fonte: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Le ... 056-97.htm


Isso é o que vale no CTB hoje...

Portanto, não tem nada de ilegal andar de moto em corredores... e quem receber uma multa por causa disso é só recorrer.

Abraços
E tem gente que ainda fala mal do FHC aqui no M@D. Temos que reverenciá-lo!!! Ele é o presidente dos "condutores de motos" :lol:


Diferente dessa equipe atual que tá querendo proibir corredor :-(


Eu ando em corredor, mas sem dar uma de jaspion, porque tb sou motorista e sei que num lance rápido não dá pra ver a moto em muitos casos...
Avatar do usuário
Roque
Motoqueiro
Mensagens: 2486
Registrado em: 26 Dez 2007, 10:45
Localização: São Paulo

Re: Corredor (new flame war topic)

Mensagem por Roque »

O corredor não é proibido e nem pode ser classificado como ultrapassagem, basta darmos uma lida no ANEXO 1, do CTB.

ANEXO I
DOS CONCEITOS E DEFINIÇÕES

Para efeito deste Código adotam-se as seguintes definições:

PASSAGEM POR OUTRO VEÍCULO - movimento de passagem à frente de outro veículo que se desloca no mesmo sentido, em menor velocidade, mas em faixas distintas da via.

ULTRAPASSAGEM - movimento de passar à frente de outro veículo que se desloca no mesmo sentido, em menor velocidade e na mesma faixa de tráfego, necessitando sair e retornar à faixa de origem.
Roque Engenharia
Projetos, construções e reformas
http://www.roqueengenharia.com.br
Responder