Baterias e carregadores...

Grupo de discussão geral sobre motos.
Castelo
Motoqueiro

Baterias e carregadores...

Mensagem por Castelo »

Às voltas com uma bateria descarregada, depois de ler este texto até botei fé que uma carga "inteligente" pode ressuscitar a dita cuja.

http://www.ebah.com.br/content/ABAAAAJQIAC/conhecendo-as-baterias

A XL ficou parada, e a bateria era nova...

Agora, 124 paus num carregador inteligente, vale?

http://www.deltronica.com.br/loja/produto-101683-1314-carregador_de_bateria_para_carros_e_motos_inteligente_hayonik_3a_12v
kalixto
Motoqueiro
Contato:

Re: Baterias e carregadores...

Mensagem por kalixto »

sei lá mas eu tenho um carregador que comprei acho que por 25/30 reais a muito tempo atras pra FALCON e um troço caseiro carga lenta deixa uma noite toda carrega numa boa.
essa minha uma pessoa fez um lote pra uma loja de motopeças.Deve ter ate esquema na internet como fazer um carregador deste.
Imagem
agora tem que ver se não tem nada errado na moto que não tá carregando, nenhuma bateria aguenta descarregar tudo e carregar de novo muitas vezes.
Editado pela última vez por kalixto em 14 Abr 2013, 22:38, em um total de 1 vez.
Xmax 250 2023
Himalayan 450 2026.
[
Luigi
Mito
Contato:

Mensagem por Luigi »

Existe este esquema que funciona bem legal

Ex's: XTZ 2004 - Fazer 2006 / RX125 (???) - Falcon 2001 - Virago 98 - YBR 2005 - GS500 2008 -  XTZ125 2006 - Lander 2007 - XT600 97 - Bandit 1200N 2006 - CB500X ABS 2015 - Tiger 800XR 2017 - NC700 2014 ABS
Atual: MSM :-?
Rauber
Mito

Mensagem por Rauber »

tinha/tenho esse carregador c/ lâmpada, uma bosta...
pelo menos pro carro teria que deixar dias e dias conectado...
testei lâmpadas diferentes e continuava a mesma merd**

salvo engano, o evandro indicou esse que funcionaria muito bem
podendo deixar ligado direto que a bateria está sempre 100%

saudações
Castelo
Motoqueiro

Mensagem por Castelo »

http://www.inventeaqui.com.br/invencao/carregador-para-baterias-automotivas

O lance é que esses de lampada podem não controlar a tensão e, acima de 14,4V o eletrólito ferve, acho que mesmo nas seladas, pode ser ruim para a durabilidade da bateria...

O texto tb coloca que o alternador de um carro não consegue por a bateria além de 70% da capacidade, moto não fala.

Tem gente que usa esses inteligentes direto, fazem adaptações para chegar na garagem e plugar direto, e parece ser muito bom qdo se deixa a moto parada muito tempo:

http://hondacbrbrasil.forumativo.com/t1768-carregador-de-baterias
Andrei
Motoqueiro

Mensagem por Andrei »

o eletrólito ferve por causa da alta corrente, não pela voltagem... tu pode ligar várias pilhas de 9 volts em série, até ter mais de 40 volts, numa bateria de 12v que não vai acontecer nada... mas se ligar um carregador de 12 volts com alta amperagem aí pode fritar a bateria...

flutuador só funciona se a bateria não estiver totalmente descarregada... é bom para MANTER a carga... só... se a bateria descarregar muito vc presisa de um carregador normal, que seja capaz de dar um "choque eletrolítico"... só isso é capaz de ressucitar uma bateria morta... significa uma carga de alta amperagem, coisa que um flutuador jamais será capaz de fazer...

esses carregadores custam em torno de 200 reais (considerando um de até 10 ampéres)... foi o preço que paguei no meu...

se tu nao usa carrega frequentemente, é melhor pagar uns 20 pilas numa auto-elétrica pra carregar a bateria pra vc...

regra pra carregar bateria é assim:
sempre use 10% de corrente da capacidade máxima da bateria... exemplo: bateria de 60 Ah deve carregar com 6 ampéres por 10 horas (considerando que está totalmente sem carga)... se a bateria tiver meia carga, deve carregar por 5 horas, e assim por diante...

vc até pode usar uma carga rápida, como dizem, e colocar 20% da capacidade ou um pouco mais, mas isso deve ser feito por pouco tempo e a temperatura do eletrólito tem que ser monitorada...

baterias de moto são complicadas... de motos pequenas, dificilmente passa de 10 ampéres... já tive amigo meu que colocou bateria de CG num carregador grande que temos na oficina... quando voltou pra buscar, estavam só os bornes da bateria no chão, em meio a uma poça... derreteu a carcaça e as placas... :-D
Andrei
R1200GORDA
kalixto
Motoqueiro
Contato:

Mensagem por kalixto »

putz não é mais facil usar a moto, a minha XT 600 que é partida eletrica procuro ligar toda semana do uma volta aqui perto pelo menos um fds pelo menos viajo com ela ate itapoa-sc pelo menos 130km ida e 130km volta.
ligo com a luz apagada(já que estas motos velhas permitem isso) , uma xl é no pedal nem usa a bateria pra partida que é o momento que mais puxa carga, sei lá pra mim comprar um super carregador é gastar vela boa em defunto meia boca.
A minha xlx 250 de trilha nem tem bateria e funciona do mesmo jeito o motor. a xl deve usar a bateria só pra pisca, farol e lanterna. tem coisa errada nessa moto ela não deve estar carregando a bateria, só levando num eletrecista que tenha paciência pra mexer com essa motos velhas.
Pode ser ate um fio desconectado, lembro que tinha um monza 1997 que uma vez começou enfraquecer a luz numa viagem era só um fio que desconectou por vibração do alternador ( se o cara fosse malandro desmontava e trocava as escovas e e tal).
Xmax 250 2023
Himalayan 450 2026.
[
Castelo
Motoqueiro

Mensagem por Castelo »

Andrei escreveu:quando voltou pra buscar, estavam só os bornes da bateria no chão, em meio a uma poça... derreteu a carcaça e as placas... :-D
:o

muito esclarecedor, valeu!

A bateria é de 3 Ah, então, seriam 0,3 A por 10 horas.

No texto o camarada fala que são três fases:
2.A operação de carga ideal se divide em 3 fases :

A.Primeira fase : corrente constante : a corrente é mantida constante enquanto a tensão sobe até o ponto quando acontece a decomposição do eletrólito ; ao final desta fase, a bateria acaba carregada entre 75 e 80% da sua capacidade nominal,

B.Segunda fase : tensão constante : a tensão fica a 14,4V enquanto a corrente diminui progressivamente até ~1% da capacidade nominal; nessa fase, a carga da bateria está completada até 100% ; é uma fase demorada, de 8 a 10 horas,

C.Terceira fase* : float : para manter a carga da bateria a 100% durante um tempo indefinido, a tensão do carregador tem que ser rebaixada para 13,8 V a fim de evitar todo risco de eletrólise.
Dei um giro grande, uns 20km e não pegou carga.

Estou achando que o tal "choque eletrolítico" pode salvar, pois a bateria mesmo tendo passado um ano parada era nova.

O duro é que não está fácil achar uma igual, coisa de moto véia :-D

Mas o bom é ir atrás de entender como funciona o lance...
Puma

Mensagem por Puma »

Rauber escreveu: salvo engano, o evandro indicou esse que funcionaria muito bem
podendo deixar ligado direto que a bateria está sempre 100%

Tenho um deste, recomendo tambem.

fui.............
Castelo
Motoqueiro

Mensagem por Castelo »

Investi num hayama, com o flutuador, saida de 0,8A.

0,8 é mais que os 0,3 (10% da amperagem da bateria - 3Ah), talvez seja o suficiente para reviver?
Senão, vai pelo menos carregar mais rápido, e se tem o flutuador, não há de fritar.

Se não rolar carga com ele, meu irmão diz que tem um onde ele trabalha, desses potentes.
Aí meto nos tais 10A para dar o choque, e cuido para depois baixar a amperagem antes de fritar a bicha.

O bom é que salvando ou não, o investimento vale, não pretendo por a XL no batente diário.
O flutuador ajudará muito a sustentar a carga, seja com essa bateria ou com outra.

A questão do choque, não pode ser uma questão tb só de tempo?
Tipo deixar "N" dias no flutuador, será que seria a mesma coisa?
Castelo
Motoqueiro

Mensagem por Castelo »

kalixto escreveu: A minha xlx 250 de trilha nem tem bateria e funciona do mesmo jeito o motor. a xl deve usar a bateria só pra pisca, farol e lanterna. tem coisa errada nessa moto ela não deve estar carregando a bateria, só levando num eletrecista que tenha paciência pra mexer com essa motos velhas.
.
Foi assim que andei, mas me pelando de medo.
Cidade não dá para ficar sem pisca e principalmente luz de freio.
O lance tb é que tenho que transferir, se na inspeção forem testar tudo, aí eu volto para a roça.
kalixto escreveu: tem coisa errada nessa moto ela não deve estar carregando a bateria, só levando num eletrecista que tenha paciência pra mexer com essa motos velhas.
.
Pode ser, mas só vou partir para isso depois de testar com bateria ao menos meia bomba.
Se não ficar 100%, vou deixar no carregador direto, sempre que estiver em casa, se salvar, salvou.
Se ela não tivesse morrido de vez, teria carregado na volta que dei, acho que ela zerou aí a moto não tem como carregar.
O texto é claro, não dá para carregar nem carro ao rodar, só se for por horas a fio, e ainda não vai dar os 70% da carga.
Castelo
Motoqueiro

Mensagem por Castelo »

Quando fui ver a bateria ontem, estava borbulhando...

Instalei, e a carga estava alta, lâmpadas beleza.

Aí, ao voltar para casa, ela descarregou.

Carreguei um tempo, ficou do mesmo jeito, mas não saí novamente, não tive tempo.

Quais seriam as formas empíricas e técnicas de saber se ela não está carregando ou se a bateria foi para o saco?
KDK
Novato

Mensagem por KDK »

Castelo, se depois de aplicada essa carga a bateria não manteve a tensão/corrente, agora só uma nova mesmo.
Se tiver um voltímetro, 12.6volts(ou maior) é a tensão de uma bateria boa.
Castelo
Motoqueiro

Mensagem por Castelo »

KDK escreveu:Castelo, se depois de aplicada essa carga a bateria não manteve a tensão/corrente, agora só uma nova mesmo.
Pois é, qdo disse que carreguei novamente e ela ficou do mesmo jeito, quis dizer que ficou do mesmo jeito de antes, como se estivesse carregada.

O site da hayama tem uma explicação bem provavel para o caso da bateria da XL:
Estado de carga da bateria

É comum a alegação de clientes de que o 'carregador não carrega a bateria'. Muitas vezes o problema se encontra na própria bateria, ou seja, ela está danificada. Ao se utilizar uma bateria chumbo-ácido de 12V, por exemplo, deve-se atentar aos limites de tensão que ela pode operar preservando sua vida útil, que estão em 10,5V para a tensão mínima e 14,8V para a tensão máxima. Ao se ultrapassar esses valores, a vida útil da bateria decai rapidamente. Uma bateria é construída para ter durante sua vida útil um determinado número de ciclos de carga e descarga.

Entretanto, ela é construída para suportar poucos ciclos de descarga profunda, isto é, abaixo dos 10,5V. Uma vez que a bateria tenha enfrentado esse tipo de condição, ela pode se tornar sulfatada e apresentar efeito de memória, isto é, indicar como carregada, mas perder sua carga rapidamente, pois não estava realmente carregada.
Mandei um e-mail para a hayama, sobre se não seria um defeito no dispositivo de flutuação. Ou se caso a bateria esteja condenada, se é normal ela borbulhar.

Fiquei receoso em manter um carregador indefinidamente plugado na bateria...

Troquei o que havia comprado por outro que tem uns leads de "bateria em curto", "carregando" e "carregado", na esperança de que quando acende o "carregado" ele pára de carregar, evitando esse borbulhamento.
Valdicreidison Letisgô
Motociclista

Mensagem por Valdicreidison Letisgô »

tenho desse

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... 38v-1a-_JM

2 baterias ligada nela direto
Verdade ou Felicidade.... Nunca os dois.
KDK
Novato

Mensagem por KDK »

Castelo escreveu:
KDK escreveu:Castelo, se depois de aplicada essa carga a bateria não manteve a tensão/corrente, agora só uma nova mesmo.
Pois é, qdo disse que carreguei novamente e ela ficou do mesmo jeito, quis dizer que ficou do mesmo jeito de antes, como se estivesse carregada.

O site da hayama tem uma explicação bem provavel para o caso da bateria da XL:
Estado de carga da bateria

É comum a alegação de clientes de que o 'carregador não carrega a bateria'. Muitas vezes o problema se encontra na própria bateria, ou seja, ela está danificada. Ao se utilizar uma bateria chumbo-ácido de 12V, por exemplo, deve-se atentar aos limites de tensão que ela pode operar preservando sua vida útil, que estão em 10,5V para a tensão mínima e 14,8V para a tensão máxima. Ao se ultrapassar esses valores, a vida útil da bateria decai rapidamente. Uma bateria é construída para ter durante sua vida útil um determinado número de ciclos de carga e descarga.

Entretanto, ela é construída para suportar poucos ciclos de descarga profunda, isto é, abaixo dos 10,5V. Uma vez que a bateria tenha enfrentado esse tipo de condição, ela pode se tornar sulfatada e apresentar efeito de memória, isto é, indicar como carregada, mas perder sua carga rapidamente, pois não estava realmente carregada.
Mandei um e-mail para a hayama, sobre se não seria um defeito no dispositivo de flutuação. Ou se caso a bateria esteja condenada, se é normal ela borbulhar.

Fiquei receoso em manter um carregador indefinidamente plugado na bateria...

Troquei o que havia comprado por outro que tem uns leads de "bateria em curto", "carregando" e "carregado", na esperança de que quando acende o "carregado" ele pára de carregar, evitando esse borbulhamento.
Castelo, para ter certeza do real estado da bateria, depois de uma carga plena, seria deixa-la desligada por algumas horas, e monitorar com um voltímetro, sua queda de tensão que não deve ser inferior a 12,6 volts.Uma outra coisa que pode estar acontecendo em sua moto, é ter algo consumindo energia(um alarme por exemplo)mesmo com a moto desligada.Agora, bateria "fervendo" durante a carga, é sintoma de carga rapida(não recomendada).Uma dica pra comprovar se todas as placas da bateria estão boas, é com ela em carga sem as tampas, observar se todos os compartimentos estão "fervendo" por igual.Caso um deles não esteja, é sinal que a bateria já era.
Castelo
Motoqueiro

Mensagem por Castelo »

Valdicreidison Letisgô escreveu:tenho desse

Eu sou um asno para comprar coisa pela internet, detesto comprar as coisas que não posso olhar, pegar, e ter a possibilidade de trocar no dia seguinte...
Nem aquelas coisas que vc pode comprar sem medo eu me arvoro a tentar...
KDK escreveu:Uma dica pra comprovar se todas as placas da bateria estão boas, é com ela em carga sem as tampas, observar se todos os compartimentos estão "fervendo" por igual.Caso um deles não esteja, é sinal que a bateria já era.
Hum, valeu a dica!

;-)

vou testar de novo a quantas anda a carga, e se puser no carregador novo hj, se ferver, verei se todas estão no balaio.
Castelo
Motoqueiro

Mensagem por Castelo »

O técnico da Hayama respondeu sobre o carregador, disse que não é normal borbulhar.
Que testasse a bateria e se houver defeito na flutuação, estando em garantia, seria sanado.

Mas não vou voltar para esse lance de flutuação.

O carregador que peguei carrega a bateria do zero em duas horas, coisa que não vou precisar mais.
Ele tem o led que diz que tá carregada, e o camarada não falou se ele para de carregar nesse caso.

Não vou testar isso, depois zica mais ainda a bateria...
O lance é só monitorar, ontem, em meia hora, deu carga completa.

Então dei uma rodada boa na moto, tentando evitar "desperdício".
Apesar da bateria estar realmente segurando pouca carga, não descarregou.

Agora senti firmeza para rodar no dia a dia!

:bnn:
Minoru
Novato

Mensagem por Minoru »

Saudações.
Aproveitei uma fonte de impressora HP, entrada 110 a 240V AC, saida 15V; 500mA; DC. Montei jacares nas pontas + e -.
Agora tenho um carregador com 10 horas na tomada e a bateria está ok.

Imagem

Valeu.
bkm_br
Dinossauro
Contato:

Mensagem por bkm_br »

Valdicreidison Letisgô escreveu:tenho desse

Também tenho um desses. Nunca me deu dor de cabeça.
Imagem
"Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros"
Responder