ESTATISTICA - FIDELIDADE A MARCA

Grupo de discussão geral sobre motos.
Valber Lessa
Roda Presa

ESTATISTICA - FIDELIDADE A MARCA

Mensagem por Valber Lessa »

Achei interessante a materia abaixo publicada no Site MundoMoto do Fausto Macieira. Tbm acho que no geral as japas acabam sendo mais interessantes... mas qdo o cabra bota na cuca que quer tal moto, não há estatística que resista...

Mundomoto Mercado – Fidelidade à marca. O coração no lugar da cabeça…
Publicado por Fausto Macieira em 04/09/2013 · 3 comentários

Que nós motociclistas escolhemos nossas montarias mais com o coração do que com a cabeça é algo muito claro. Mas além desta eleição com o coração, as estatísticas nos mostram que mais de uma vez tropeçamos na mesma pedra no mio do caminho, as coisas começam a escurecer.Vamos ver o que essas estatísticas nos dizem, mas vá em frente, estatística é como o umbigo, todo mundo tem um mas ninguém presta atenção nele…

De cara, as estatísticas publicadas pela Consumer Reports , de acordo com a conceituada página Asphalt & Rubber, mostram que um em cada quatro usuários de Harley Davidson tem um sério problema com a sua moto. Entre usuários de BMW o número sobe para um em cada três. Enquanto isso, entre os usuários da Yamaha essa proporção cai para um em dez. E entre as outras marcas japonesas a cifra é semelhante à da Yamaha. Parece que os japoneses conseguem minimizar ao máximo suas unidades defeituosas no mercado, enquanto os norte-americanos e alemães são mais “relaxados” quanto ao controle de qualidade.

Talvez a amostra colhida mais de 4.000 motociclistas não seja muito grande, mas nós vamos dar-lhes um crédito de confiança (Nota MM: e sob o aspecto da confiança a situação é ainda mais surpreendente). Neste levantamento, 75% dos proprietários de Harley Davidson disse que voltaria a comprar a mesma moto ou outra da mesma marca. Na BMW, o número é de 74% de reincidência, enquanto o número de possibilidade de reincidência na Honda é de 72%. Yamaha e Kawasaki se situam em 63% e 60%.

Mas quem para para pensar sobre a confiabilidade de uma determinada marca ao comprar uma moto? Se concordarmos que as motos são compradas mais com o coração do que com a cabeça, ninguém se importa muito quando lhe dizem que uma determinada marca tornou a vida miserável para um conhecido. (é sempre alguém conhecido, quase nunca na primeira pessoa) Você realmente acha que somos os únicos que tropeçaram duas vezes na mesma pedra?
diegonunes
Dinossauro

Re: ESTATISTICA - FIDELIDADE A MARCA

Mensagem por diegonunes »

Eita que vai dar pano pra manga, os ixpertos donos de europeias não vão gostar. }:)

Como eu digo, eu sou pobre, não posso me dar ao luxo de arcar com erros tão caros, rs.
DIEGO NUNES | RECIFE-PE |Yamaha Ténéré 250
Fazer 250, New Fazer 250, XRE 300 ^
Bonaparte
Motociclista

Mensagem por Bonaparte »

Pelo visto tem um aspecto importante: como o cliente é tratado quando o problema acontece.
Minhas impressões, que são poucas para ser considerada como verdade sobre as marcas. E algumas vezes a Concessionária é intermediária e a impressão que temos é dessa. Nunca tive nenhum problema crítico, mas a impressão que tenho das marcas quando solicitei são:
Tive Suzuki, Honda e Yamaha.
Na Suzuki se preocupam em conseguir as peças e fazer o serviço, mas o preço...
Honda, sempre houve interesse e todos meus contatos foram respondidos com muita atenção. Preços das peças são os menos absurdos.
Na Yamaha não está muito aí com à hora do dia. Se tem, ok, mas para pedir uma encomenda é tudo longe... difícil... e caro!
Abs
Bonaparte

Tornado e Vulcan 650
Ratão
Motoqueiro

Mensagem por Ratão »

Putz, eu estou entre aqueles que tem um problema grave com a motoca da rólideis.

Suspensão traseira maldita. Gambiarra do caralho.

Mas logo vou dar um jeito na fela.
Robson

Mensagem por Robson »

nunca fui fiel a marca nenhuma... hehe

Minhas motos, na sequencia:

1 - Yamaha RD125
2 - Honda XL125
3 - Yamaha Virago 250
4 - Honda Sahara 350
5 - Honda CB400
6 - Yamaha RD350
7 - Yamaha RD350R
8 - Yamaha XT600E
9 - Suzuki Intruder 800
10 - Kawasaki ZX11

Se bem que olhando a lista acima, tenho uma quedinha pela Yamaha.... :lol:
Russo
Mito

Mensagem por Russo »

Ratão escreveu:Putz, eu estou entre aqueles que tem um problema grave com a motoca da rólideis.

Vai fazer o quê? Comprar uma Softail?
:lol: :lol: :lol:
Imagem
Marcus DT escreveu: No final, muito antes da moto, é isso que fica: a camaradagem.
mamm777
Dinossauro

Mensagem por mamm777 »

Eu estou com um problemão com a alemoa: a cada 300Km tenho que parar para abastecer.
Enjoy yourself, it's later than you think.

ImagemImagem -> seis cilindros boxer gerando 350hp, tracionando cinco rodas e bebendo pra caramba.
mov
Motoqueiro

Mensagem por mov »

mamm2 escreveu:Eu estou com um problemão com a alemoa: a cada 300Km tenho que parar para abastecer.
quantos kms já tens no bicho?
Luiz Almeida
Mito

Mensagem por Luiz Almeida »

Passei três anos e meio com a DL650 e nenhum problema. Com duas semanas de R1200GS já tenho uma mensagem falsa no marcador de combustível...
Luiz Almeida
Fortaleza-Ce
R 1200 GS
DL 650 XT V-Strom
XTZ 250 Ténéré

http://www.historiasdemotocicleta.com.br

Bons tempos aqueles em que só andava de moto quem realmente gostava de motocicleta.
mamm777
Dinossauro

Mensagem por mamm777 »

mov escreveu:
mamm2 escreveu:Eu estou com um problemão com a alemoa: a cada 300Km tenho que parar para abastecer.
quantos kms já tens no bicho?
Pouquíssimos, este ano estou completamente sem tempo para viajar. Ultimamente meu uso da motoca tem sido só casa -> empresa -> casa. Infezlimente não cheguei nem nos 10mil ainda...
Enjoy yourself, it's later than you think.

ImagemImagem -> seis cilindros boxer gerando 350hp, tracionando cinco rodas e bebendo pra caramba.
Ulisses Barros
Motoqueiro

Mensagem por Ulisses Barros »

Tive Honda, Sahara 350 e XRE 300, e agora uma Suzuki Freewind; acho que as japas são + duraveis e com menos problemas cronicos. A Suzuki me agradou muito, possivelmente será minha proxima marca, mas a Kawasaki é uma outra forte concorrente. ( Versys)
MAD
Dinossauro
Contato:

Mensagem por MAD »

Robson escreveu:nunca fui fiel a marca nenhuma... hehe

Minhas motos, na sequencia:

1 - Yamaha RD125
2 - Honda XL125
3 - Yamaha Virago 250
4 - Honda Sahara 350
5 - Honda CB400
6 - Yamaha RD350
7 - Yamaha RD350R
8 - Yamaha XT600E
9 - Suzuki Intruder 800
10 - Kawasaki ZX11

Se bem que olhando a lista acima, tenho uma quedinha pela Yamaha.... :lol:
Robson, tu é o cara mais eclético que eu já vi em termos de moto. E não não é só questão de marca, é de estilo também: Street, trail, custom, esportiva, motard, sport touring... não consigo nem lembrar de alguma que falte pro currículo :-D

PS: lembrei! Scooter e assemelhados
Viajaire é preciso...
A curva é a distância mais divertida entre dois pontos

"Os problemas do mundo não podem ser resolvidos por céticos ou cínicos, cujos horizontes se limitam às realidades evidentes. Precisamos de pessoas capazes de imaginar o que nunca existiu." John F. Kennedy
Kuati
Mito

Mensagem por Kuati »

A questão é simples, Harley e BMW agregam status à suas marcas, isso fideliza o cliente, marketing puro.
Mas é normal torcemos por uma marca, hoje torço mais pra Kawasaki, mas isto pode mudar.
[ ]'s
Imagem
Ticano
Motoqueiro
Contato:

Mensagem por Ticano »

Kuati escreveu:A questão é simples, Harley e BMW agregam status à suas marcas, isso fideliza o cliente, marketing puro.
Mas é normal torcemos por uma marca, hoje torço mais pra Kawasaki, mas isto pode mudar.
[ ]'s
x2, juro que estou pensando na Z800...
Honda CB 450 preta café, a beiçuda arrojada.
BMW F800R, a zoiuda nervosa.
Narizudo
Motociclista

Mensagem por Narizudo »

Engraçado como o povo aqui do sítio, interior de SP é obcecado por honda. Chega a dar nojo :hg:
Sempre tive queda pela yamapaia, mas minha próxima moto não vai ser desta marca (só se trouxerem a fazer800). Tinha muita fé que a yamaha iria acordar, mas porou no tempo, vegetando :e131:
Imagem
Kuati
Mito

Mensagem por Kuati »

Narizudo, às vezes não é fanatismo, é simples conveniência. Aqui tinha CC Yamaha, atendimento de lixo, não conseguiam vender, fecharam. Abriu Suzuki, só preço de zona, fechou. Comprei minha Ninjinha em Maringá, perdia meio dia de serviço pra fazer revisão e não perder a garantia, cara que comprou minha Ninjinha não fez recall pq fica a 300 km da CC mais próxima...

Ou seja, penso até que a galera gostaria de comprar outras marcas, mas na maioria dos lugares é muito mais cômodo comprar Honda. Tanto é assim que em grandes centros a superioridade de venda de Honda fica só nas motos menores.

[ ]'s
Imagem
Ulisses Barros
Motoqueiro

Mensagem por Ulisses Barros »

Agora que o representante Suzuki nos EUA abriu o bico e a montadora teve que correr e botar ordem na casa, será que eles vão abrir o olho com o Tolete aqui ? Abre o zoio japa, ou a proxima casa pra botar ordem vai ser pouquinho + pro sul.
rogerio-sp
Roda Presa

Mensagem por rogerio-sp »

Olá,

A marca é importante pois pode indicar características relevantes como: mercado, disponibilidade de mão de obra e peças, pós venda, qualidade do produto , etc. Porém, ela continua sendo apenas uma entre as diversas variáveis que devem ser consideradas na hora da compra da moto. Variáveis importantes como o uso que será dado a moto, o custo de aquisição, seguro e manutenção, entre outras,devem também ser consideradas sempre vinculadas ao o perfil do motociclista.

No final de todas as ponderações sabemos que o coração ou eu prefiro dizer o Tesão é que irá ter um peso maior.

Um abraço a todos,

Rogério
"E aqueles que foram vistos dançando foram julgados insanos por aqueles que não podiam escutar a música".
Saurus
Mito

Mensagem por Saurus »

rogerio-sp escreveu:Olá,

A marca é importante pois pode indicar características relevantes como: mercado, disponibilidade de mão de obra e peças, pós venda, qualidade do produto , etc. Porém, ela continua sendo apenas uma entre as diversas variáveis que devem ser consideradas na hora da compra da moto. Variáveis importantes como o uso que será dado a moto, o custo de aquisição, seguro e manutenção, entre outras,devem também ser consideradas sempre vinculadas ao o perfil do motociclista.

No final de todas as ponderações sabemos que o coração ou eu prefiro dizer o Tesão é que irá ter um peso maior.

Um abraço a todos,

Rogério
Você é novo no M@D, não é mesmo?
Nihil ego fecit. Sic erat cvm ego ad hic.
Ad corniger omnes poena parva est.
Timet farcimen canis icti per serpens.
Non posse avxilivm pertvrbare. Ad participandvm svmmvm est.
Nvllo desiderio qvi pictis zebra mirari reliqvvm tinxere.
Melivs est qvam contendere cooperandi
Ratão
Motoqueiro

Mensagem por Ratão »

Russo escreveu:
Ratão escreveu:Putz, eu estou entre aqueles que tem um problema grave com a motoca da rólideis.

Vai fazer o quê? Comprar uma Softail?
:lol: :lol: :lol:
Se essa infeliz tivesse essa suspa, ia ser do caralho. Mas deixa ela comigo. Vou fazer umas gambis by ratones.
Responder