Comprei um eixo cardã... (Primeiras impressões)
Re: Comprei um eixo cardã... (Primeiras impressões)
Ah isso sim...Não digo que seja contrato, mas ficam tudo quieto quando dá problema, tem um forum dos riders não sei o que, uma espécie de Massons do motociclismoJota escreveu:E, pelo jeito, entre os proprietários de bmw, deve haver um contrato com a fabrica impondo um pacto de silencio sobre as inúmeras "características" dos modelos.
Mas como eu falo a anos, a popularização e a net derrubam mitos, espera pra ver as outras que pintam de fodonas, gs vai ser fichinha
.

Sou primo irmão do Mano Lima, genro do Xirú Missioneiro e sogro do Porca Véia, mas bah
Bagé@tchê.rs
Se Deus é grande, O MATO É MAIOR
Selamun Aleykun to all friends
- Saurus
- Mito
Grande verdade. É inevitável.Bagé escreveu:Ah isso sim...Não digo que seja contrato, mas ficam tudo quieto quando dá problema, tem um forum dos riders não sei o que, uma espécie de Massons do motociclismoJota escreveu:E, pelo jeito, entre os proprietários de bmw, deve haver um contrato com a fabrica impondo um pacto de silencio sobre as inúmeras "características" dos modelos.se tu falar alguma coisinha da moto tu é expulso
realmente eu não entendo esse tipo de comportamento...
Mas como eu falo a anos, a popularização e a net derrubam mitos, espera pra ver as outras que pintam de fodonas, gs vai ser fichinha
.
Nihil ego fecit. Sic erat cvm ego ad hic.
Ad corniger omnes poena parva est.
Timet farcimen canis icti per serpens.
Non posse avxilivm pertvrbare. Ad participandvm svmmvm est.
Nvllo desiderio qvi pictis zebra mirari reliqvvm tinxere.
Melivs est qvam contendere cooperandi
Com certeza, Luiz.Luiz Almeida escreveu:Sem dúvida que tenho um bom consultor. Mas nem tudo está ao alcance dele.
Daí volto naquele ponto em que num tópico fui taratado por retrógado por achar que há excesso de eletrônica embarcada nas moto de hoje, principalmente, penso eu, a famosa alemoa.
O Maurício certamente não tem acesso às literaturas da fábrica, talvez nem como aprofundar uma informação técnica mais específica sobre certos componentes, como pode ser o caso do medidor de combustível.
Mas qualquer bicho de orelha, sabendo onde é o problema, e dispondo o componente, pode se dispor a uma troca.
Ruim é a necessidade de diagnosticar os componentes com um scaner que talvez pelo preço seja inacessível aqui. O Maurício é "leigo" e tem um, e que tem inclusive interface bluetooth com notebook, celular... Ou seja, não é inacessível.
Querendo, o camarada tem todas as condições de pegar gosto e descobrir todo mundo novo da tecnologia.
Esse debate "tecnologia ou não tecnologia, eis a questão" é velho...
Tem coisas que já se aprimoraram a ponto de voltar atrás ser tolice, como injeção eletrônica, por exemplo.
Nas motos, o que falta é popularização de tecnologias mais aprimoradas, então a questão não é a escolha do PF é o interesse do PJ.
Um ford T ficava pronto em 93 minutos, moto é que algo tão mais simples que apostar em tecnologia é risco quando um concorrente se mantém obsoleto.
Então, todos eles tem que se mover nesse sentido. Tem que existir pressão do consumidor nesse sentido, ou interesse deles em torná-lo refém, ou nada feito.
A aura da "não-tecnologia" é justamente poder se manter à margem do sistema...
- gui dantas
- Motoqueiro
- Contato:
... e as vezes criam outros....Bagé escreveu:Mas como eu falo a anos, a popularização e a net derrubam mitos, espera pra ver as outras que pintam de fodonas, gs vai ser fichinha
.
-
Luiz Almeida
- Mito
Sou geralmente favorável às tecnologias, sem dúvida. O que me incomoda é o excesso e a total dependência dela.
Luiz Almeida
Fortaleza-Ce
R 1200 GS
DL 650 XT V-Strom
XTZ 250 Ténéré
http://www.historiasdemotocicleta.com.br
Bons tempos aqueles em que só andava de moto quem realmente gostava de motocicleta.
Fortaleza-Ce
R 1200 GS
DL 650 XT V-Strom
XTZ 250 Ténéré
Bons tempos aqueles em que só andava de moto quem realmente gostava de motocicleta.
- Saurus
- Mito
L.A. a evolução da espécie humana, segundo C.D., começa com o australopitecus, depois para o homem de cromagnon,..., neanderthal, homo-sapiens, homo-sapiens-sapiens....veio o homo-mecânicus, depois o homo-industrialis, depois o homo-motorizadus, depois o homo-eletricus.... hoje somos da espécie homo-eletrônicus-celularius-tabletius... em breve seremos outra espécie com a extinção do preconceito de opção sexual e, até lá, graças à Jota, já estarei morto, homo-sexuais....Luiz Almeida escreveu:Sou geralmente favorável às tecnologias, sem dúvida. O que me incomoda é o excesso e a total dependência dela.
- Saurus
- Mito
Eu estava observando uma R1200GSA (provavelmente 2011) parada aqui na porta do prédio em que trabalho e observei que o sistema de suspensão dianteira dela (para ou telelever (não sei bem a diferença entre os dois, patenteado pela BMW), tem um único elemento de amortecedor com mola e uma junta esférica (também conhecido pelo vulgo de "pino-bola") na balança dianteira.
Minhas perguntas são:
1) Essa junta esférica costuma apresentar danos com muita facilidade?
2) É comum o ajuste de pré-carga da mola desse elemento amortecedor/mola apresentar ferrugem?
3) É cumum os parafusos que prendem o conjunto da suspensão dianteira enferrujarem?
4) É comum os parafusos de motor (tampas e fixação do motor no quadro) enferrujarem?
Ou será que essa unidade está extremamente mal cuidada?
Minhas perguntas são:
2) É comum o ajuste de pré-carga da mola desse elemento amortecedor/mola apresentar ferrugem?
3) É cumum os parafusos que prendem o conjunto da suspensão dianteira enferrujarem?
4) É comum os parafusos de motor (tampas e fixação do motor no quadro) enferrujarem?
-
Luiz Almeida
- Mito
No geral os parafusos da minha moto estão em bom estado. Mas há alguns apresentando leve oxidação, sim.Saurus escreveu:Eu estava observando uma R1200GSA (provavelmente 2011) parada aqui na porta do prédio em que trabalho e observei que o sistema de suspensão dianteira dela (para ou telelever (não sei bem a diferença entre os dois, patenteado pela BMW), tem um único elemento de amortecedor com mola e uma junta esférica (também conhecido pelo vulgo de "pino-bola") na balança dianteira.
Minhas perguntas são:
Acho que a lavagem utilizando óleo diesel acelera ou provoca a oxidação.
Luiz Almeida
Fortaleza-Ce
R 1200 GS
DL 650 XT V-Strom
XTZ 250 Ténéré
Fortaleza-Ce
R 1200 GS
DL 650 XT V-Strom
XTZ 250 Ténéré
- Saurus
- Mito
Luiz, e a peça que mencionei na suspensão, o tal "pino-bola", junta esférica, como preferir chamar? Automóveis com suspensão tipo MacPhearson tem essa junta nas extremidades das balanças (ou braços oscilantes). Essa junta aí é da mesma medida que a de algum automóvel?
Na moto que vi, essa junta já estava em frangalhos e estranho o sujeito ainda não ter percebido a folga ou batidas na suspensão dianteira. Se aquela mherddda quebrar ele fica no sal.
Na moto que vi, essa junta já estava em frangalhos e estranho o sujeito ainda não ter percebido a folga ou batidas na suspensão dianteira. Se aquela mherddda quebrar ele fica no sal.
-
Luiz Almeida
- Mito
Na minha kombi tá tudo direitinho.
A frente é Telelever e atrás é Paralever.
Realmente, lembra uma MacPhearson. É fantástica. A moto não afunda nas freadas.
A frente é Telelever e atrás é Paralever.
Realmente, lembra uma MacPhearson. É fantástica. A moto não afunda nas freadas.
Luiz Almeida
Fortaleza-Ce
R 1200 GS
DL 650 XT V-Strom
XTZ 250 Ténéré
Fortaleza-Ce
R 1200 GS
DL 650 XT V-Strom
XTZ 250 Ténéré
Luiz, o Swaizer e o Demo sabem explicar o porque da oxidação (materiais diferentes + água + não sei o que = oxidação dos parafusos vagabas), que tem a ver com a qualidade do material empregado. Não foi o diesel que acelerou o processo.Luiz Almeida escreveu:Acho que a lavagem utilizando óleo diesel acelera ou provoca a oxidação.
"Aqui a criança chora e a mãe vira de costas"
B12S
B12S
Russo escreveu:Mas é isso ai... no motociclismo há espaço para todos, para os que gostam de tecnologia, pros que curtem velharia e até para os babacas caras que não conseguem perceber isso, eheheheh ...
-
Luiz Almeida
- Mito
É que o diesel brasileiro contém alto teor de enxôfre. Acho que sim, que o diesel acelera o processo de oxidação. Entre outros fatores, evidentemente.Smoker escreveu:Luiz, o Swaizer e o Demo sabem explicar o porque da oxidação (materiais diferentes + água + não sei o que = oxidação dos parafusos vagabas), que tem a ver com a qualidade do material empregado. Não foi o diesel que acelerou o processo.Luiz Almeida escreveu:Acho que a lavagem utilizando óleo diesel acelera ou provoca a oxidação.
Só uso querosene na lavagem das minha motocicletas.
Luiz Almeida
Fortaleza-Ce
R 1200 GS
DL 650 XT V-Strom
XTZ 250 Ténéré
Fortaleza-Ce
R 1200 GS
DL 650 XT V-Strom
XTZ 250 Ténéré
Luiz, a explicação que eles deram foi algo parecido com isso aqui:
1. Físico química Corrosão de metais Professora: Vanessa Mélo
2. Introdução O ferro está bastante presente em nosso dia-a-dia, isso pode ser notado ao nosso redor, nas latarias dos automóveis, nas cadeiras metálicas, nos portões e em outras superfícies metálicas desprotegidas.
3. Eletroquímica É um ramo da química que estuda reações químicas que ocorrem em uma solução envolvendo um condutor (um metal ou um semicondutor) e um condutor iônico (o eletrólito), envolvendo trocas de elétrons entre o eletrodo e o eletrólito.
4. Um método de proteção, que é bastante utilizado é a pintura. A tinta, no caso da pintura dos metais é uma película que fica entre a superfície do metais e o ambiente.
5. É possível evitar a corrosão de metais através da pintura?
6. Corrosão de metais A corrosão é a transformação de um material metálico ou liga metálica pela sua interação química ou eletroquímica num determinado meio de exposição, processo que resulta na formação de produtos de corrosão e na libertação de energia.
7. A corrosão de metais está associada à exposição do metal num meio no qual existe a presença de moléculas de água, juntamente com o gás oxigênio ou íons de hidrogênio, num meio condutor. Tal processo de dar através do processo de oxidação e redução.
8. Oxidação e Redução Oxidação é o processo químico em que uma substância perde elétrons, partículas elementares de sinal elétrico negativo. O mecanismo inverso, a redução, consiste no ganho de elétrons por um átomo, que os incorpora a sua estrutura interna.
9. Reação de oxirredução Na reação resultante, chamada oxi-redução ou redox, uma substância redutora cede alguns de seus elétrons e, consequentemente, se oxida, enquanto outra, oxidante, retém essas partículas e sofre assim um processo de redução. Ainda que os termos oxidação e redução se apliquem às moléculas em seu conjunto, é apenas um dos átomos integrantes dessas moléculas que se reduz ou se oxida.
10.
11. Tipos de corrosão Os aços comuns reagem com o meio ambiente, formando uma camada superficial de óxido de ferro. Essa camada é extremamente porosa e permite a contínua oxidação do aço, produzindo a corrosão, popularmente conhecida como “ferrugem” . A corrosão de metais é classificado em:
12. Corrosão em Frestas: Corrosão Localizada / Pite / Alveolar: Corrosão Galvânica: Corrosão Erosão:
13. Corrosão em Frestas: É um ataque localizado e ocorre em recessos, em cavidades, frestas e outros espaços onde se acumula um agente corrosivo. Adições de Cr, Mo e N (Nitrogênio) aumentam a resistência à corrosão.
14. Corrosão Localizada / Pite / Alveolar: É caracterizada por um ataque localizado em uma área limitada, apresentando uma perfuração importante, enquanto as regiões vizinhas permanecem inatacadas. Os casos mais comuns desse tipo de corrosão ocorre em peças metálicas imersas em água do mar. Adições de Cr, Mo e N aumentam a resistência à corrosão.
15. Corrosão Galvânica: Ocorre quando há o encontro de dois metais que apresentam diferentes potenciais elétricos. Esses contatos de diferentes metais deve ser evitado.
16. Corrosão Erosão: Ocorre quando o metal é submetido a um meio corrosivo e um processo de desgaste mecânico. Nesse caso, a película passiva se encontra continuamente sob efeito corrosivo e abrasivo simultaneamente. Os aços inoxidáveis Duplex são resistentes a esse tipo de corrosão.
1. Físico química Corrosão de metais Professora: Vanessa Mélo
2. Introdução O ferro está bastante presente em nosso dia-a-dia, isso pode ser notado ao nosso redor, nas latarias dos automóveis, nas cadeiras metálicas, nos portões e em outras superfícies metálicas desprotegidas.
3. Eletroquímica É um ramo da química que estuda reações químicas que ocorrem em uma solução envolvendo um condutor (um metal ou um semicondutor) e um condutor iônico (o eletrólito), envolvendo trocas de elétrons entre o eletrodo e o eletrólito.
4. Um método de proteção, que é bastante utilizado é a pintura. A tinta, no caso da pintura dos metais é uma película que fica entre a superfície do metais e o ambiente.
5. É possível evitar a corrosão de metais através da pintura?
6. Corrosão de metais A corrosão é a transformação de um material metálico ou liga metálica pela sua interação química ou eletroquímica num determinado meio de exposição, processo que resulta na formação de produtos de corrosão e na libertação de energia.
7. A corrosão de metais está associada à exposição do metal num meio no qual existe a presença de moléculas de água, juntamente com o gás oxigênio ou íons de hidrogênio, num meio condutor. Tal processo de dar através do processo de oxidação e redução.
8. Oxidação e Redução Oxidação é o processo químico em que uma substância perde elétrons, partículas elementares de sinal elétrico negativo. O mecanismo inverso, a redução, consiste no ganho de elétrons por um átomo, que os incorpora a sua estrutura interna.
9. Reação de oxirredução Na reação resultante, chamada oxi-redução ou redox, uma substância redutora cede alguns de seus elétrons e, consequentemente, se oxida, enquanto outra, oxidante, retém essas partículas e sofre assim um processo de redução. Ainda que os termos oxidação e redução se apliquem às moléculas em seu conjunto, é apenas um dos átomos integrantes dessas moléculas que se reduz ou se oxida.
10.
11. Tipos de corrosão Os aços comuns reagem com o meio ambiente, formando uma camada superficial de óxido de ferro. Essa camada é extremamente porosa e permite a contínua oxidação do aço, produzindo a corrosão, popularmente conhecida como “ferrugem” . A corrosão de metais é classificado em:
12. Corrosão em Frestas: Corrosão Localizada / Pite / Alveolar: Corrosão Galvânica: Corrosão Erosão:
13. Corrosão em Frestas: É um ataque localizado e ocorre em recessos, em cavidades, frestas e outros espaços onde se acumula um agente corrosivo. Adições de Cr, Mo e N (Nitrogênio) aumentam a resistência à corrosão.
14. Corrosão Localizada / Pite / Alveolar: É caracterizada por um ataque localizado em uma área limitada, apresentando uma perfuração importante, enquanto as regiões vizinhas permanecem inatacadas. Os casos mais comuns desse tipo de corrosão ocorre em peças metálicas imersas em água do mar. Adições de Cr, Mo e N aumentam a resistência à corrosão.
15. Corrosão Galvânica: Ocorre quando há o encontro de dois metais que apresentam diferentes potenciais elétricos. Esses contatos de diferentes metais deve ser evitado.
16. Corrosão Erosão: Ocorre quando o metal é submetido a um meio corrosivo e um processo de desgaste mecânico. Nesse caso, a película passiva se encontra continuamente sob efeito corrosivo e abrasivo simultaneamente. Os aços inoxidáveis Duplex são resistentes a esse tipo de corrosão.
"Aqui a criança chora e a mãe vira de costas"
B12S
B12S
Russo escreveu:Mas é isso ai... no motociclismo há espaço para todos, para os que gostam de tecnologia, pros que curtem velharia e até para os babacas caras que não conseguem perceber isso, eheheheh ...
- diegonunes
- Dinossauro
Caraca, a mulher entende de ferro.
DIEGO NUNES | RECIFE-PE |Yamaha Ténéré 250
Fazer 250, New Fazer 250, XRE 300 ^
Fazer 250, New Fazer 250, XRE 300 ^
- Saurus
- Mito
Vamos ver se entendi. Então a simples adição de pequenas quantidades de alguns dos metais de transição como o Cr, Mo, Nb, V, Ta Ti ou algum outro no momento da confecção do aço desses parafusos poderia evitar oxidação precoce?
Hoje encontrei com um cara no meio do transito numa jacá dessa, pra variar atrapalhando o corredor pro resto da galera, quando passei do cara vi que não teria uma moto dessa nem fodendo pra usar no dia a dia, é mamute demais, pior que a Strom.
R 1200 GS Adventure Rallye
No Limit Brasil MG (SS Iguatu - Ceará)
No Limit Brasil MG (SS Iguatu - Ceará)
-
Luiz Almeida
- Mito
Era eu????? Hehehehehehejsamuel escreveu:Hoje encontrei com um cara no meio do transito numa jacá dessa, pra variar atrapalhando o corredor pro resto da galera, quando passei do cara vi que não teria uma moto dessa nem fodendo pra usar no dia a dia, é mamute demais, pior que a Strom.
Sem dúvida que a Struminha é mais ágil no trânsito pesado. Mas tenho rodado sem dificuldades no meu roteiro cas/trabalho/casa. Um tanto mais prudente, é vero.
Luiz Almeida
Fortaleza-Ce
R 1200 GS
DL 650 XT V-Strom
XTZ 250 Ténéré
Fortaleza-Ce
R 1200 GS
DL 650 XT V-Strom
XTZ 250 Ténéré
- Saurus
- Mito
L.A. acho que o que mais atrapalha são os cabeçotes do motor. É impressão minha?Luiz Almeida escreveu:Era eu????? Hehehehehehejsamuel escreveu:Hoje encontrei com um cara no meio do transito numa jacá dessa, pra variar atrapalhando o corredor pro resto da galera, quando passei do cara vi que não teria uma moto dessa nem fodendo pra usar no dia a dia, é mamute demais, pior que a Strom.
Sem dúvida que a Struminha é mais ágil no trânsito pesado. Mas tenho rodado sem dificuldades no meu roteiro cas/trabalho/casa. Um tanto mais prudente, é vero.
-
Luiz Almeida
- Mito
Nem tanto. O guidon é mais largo que eles, mas não se deve descuidar dos cabeçotes. Passo quase nos mesmos corredores que passava com a DL, só que com mais cuidado.Saurus escreveu:L.A. acho que o que mais atrapalha são os cabeçotes do motor. É impressão minha?Luiz Almeida escreveu:Era eu????? Hehehehehehejsamuel escreveu:Hoje encontrei com um cara no meio do transito numa jacá dessa, pra variar atrapalhando o corredor pro resto da galera, quando passei do cara vi que não teria uma moto dessa nem fodendo pra usar no dia a dia, é mamute demais, pior que a Strom.
Luiz Almeida
Fortaleza-Ce
R 1200 GS
DL 650 XT V-Strom
XTZ 250 Ténéré
Fortaleza-Ce
R 1200 GS
DL 650 XT V-Strom
XTZ 250 Ténéré
- gui dantas
- Motoqueiro
- Contato:
Saurus, alguns proprietários da F800GS reclamam dos parafusos do bloco do motor enferrujados. Realmente é um problema da China! Mas na Bandit 1250S que tive (comprei zero km) o bloco do motor já apresentava ferrugem com um ano de uso, o que considero muito pior (e mais caro de trocar) do que parafusos. Outras moto que também foi descuido com cliente foi a XT660 que também comprei zero km e em 3 meses os raios já estavam enferrujados. Agora estou com uma BMW 2008 que não apresenta ponto algum de ferrugem mas ela veio de Curitiba o que provavelmente faz alguma diferença. Outra moto que fiquei impressionado com a qualidade foi a KTM 950 que era 2005 e quanto vendi ano passado não apresentava ponto algum de ferrugem.
To achando que o problema é a China!
To achando que o problema é a China!