Diário de mecânica - Com o que você sujou as mãos hoje?

Grupo de discussão geral sobre motos.
diegonunes
Dinossauro

Re: Diário de mecânica - Com o que você sujou as mãos hoje?

Mensagem por diegonunes »

Bem. Tenho cinco amigos que os usam, todos na Ténéré 250cc.

Aro muito bem feito, sem marca do solda alguma, anodizado e bem balanceado.

Se um dia decidir trocar os aros de lata de sardinha da minha, certamente será por ele.
DIEGO NUNES | RECIFE-PE |Yamaha Ténéré 250
Fazer 250, New Fazer 250, XRE 300 ^
zébuscapé
Motoqueiro

Mensagem por zébuscapé »

diegonunes escreveu:Da XRE eu lapidei na dremel e dei acabamento com uma lixa, trabalhinho chato da porra, tem que ficar medindo toda hora no micrômetro, ajeita aqui, ajeita ali... Pra ficar legal, é interessante desbastar a pastilha girando-a, pra não correr o risco de gastar mais em determinada posição.

Os mais calejados usam apenas lixas. Passei três dias com os dedos doendo depois do serviço, kkkkkkkkk.

Alguns profissionais não recomendam essa prática, indicam sempre a troca, alegando que no processo de desbaste vai embora o banho de cromo duro. Eu compartilho do mesmo conceito na teoria, mas na prática não vi problema alguma em usar pastilhas desbastadas.

Zé, na S Té, as pastilhas vão embaixo do copinho (tucho) ou ficam em cima, em contato direto com o came do comando?
vão em baixo, por dentro, em contato com a vlv e o copinho... ;-)

com certeza que se perde um pouco da dureza da pastilha, mesmo por que o lapidar aquece e ela fica mais macia, mas sabendo que a ST enforca vlv este "amolecimento" so ajudaria já que compensaria com seu possivel desgaste a redução da folga que a vlv , no caso da ST sofre..

Agora liguei a pouco para o Carbajal, ele disse que ta levando um laço para lapidar, tem um ferramenta que ele fez para isto com imã e tal, mas que era para twister, teve que adptar para a dimesão da ST, e que a pastilha da minha moto estava com 1,85 marcado nela, mas que a medida estava em 1,60 o que indica que já havia sofrido a lapidação em outra regulagem, provavelmente lá nos 40 mil km que é o período de revisão, o antigo dono disse que ela tinha sido revisada na motoryama, então é bem provável..., agora se em 20 mil km já enforcou pode ser que eu venha a ter que mexer nelas com mais antecedência que o que queria, fazer o que... :yeahrite:

Além disto pelo que li no manual de peças a menor medida da pastilha original é 1,20 e as minhas vão ficar pelos 1,30. O que me dá mais um único ajuste no futuro, ai so trocando vlvs e revisando cabeçote... <:(
Mas não vamos morrer de vesperá... é para daqui um tempo , no mínimo tenho 20 mil km para rodar com possibilidade deste ajuste e mais uns 20 mil antes de precisar mexer em vlvs... e na melhor das hipóteses tenho 40 mil km e depois mais 40 mil para rodar... então tem tempo.... ;-)
De supertenere 750 ano 1997
Ander
Motoqueiro

Mensagem por Ander »

Albert escreveu:Ontem percebi o pedal do freio traseiro dando umas pequenas vibradas quando acionado. Fui ver hoje, a pastilha que troquei 6 meses atrás (+-7500km rodados) estavam no osso. Mas como??? Descobri: o pistão "de fora" não está voltando. Tentei de todas as formas fazer aquele troço voltar, mas acho que vou ter que desmontar a pinça mesmo. Alguém tem alguma idéia de outra maneira a se fazer isso?
o pistão cromado ta muito pra fora? abre a tampa do reservatorio e coloca algum pano ao redor pra nao transbordar
solta a pinça da moto, pega uma chave de fenda e faz uma alavanca usando a propria pastilha gasta, forçando o pistão pra dentro, pode limpar ele antes(a parte pra fora), ou ainda usar um alicate e abrir ele usando as pastilhas como apoio, ou ainda pisar no pedal e fazer o pistao movimentar mais um pouco pra fora pra facilitar a volta
Albert
Dinossauro

Mensagem por Albert »

Ander escreveu:
Albert escreveu:Ontem percebi o pedal do freio traseiro dando umas pequenas vibradas quando acionado. Fui ver hoje, a pastilha que troquei 6 meses atrás (+-7500km rodados) estavam no osso. Mas como??? Descobri: o pistão "de fora" não está voltando. Tentei de todas as formas fazer aquele troço voltar, mas acho que vou ter que desmontar a pinça mesmo. Alguém tem alguma idéia de outra maneira a se fazer isso?
o pistão cromado ta muito pra fora? abre a tampa do reservatorio e coloca algum pano ao redor pra nao transbordar
solta a pinça da moto, pega uma chave de fenda e faz uma alavanca usando a propria pastilha gasta, forçando o pistão pra dentro, pode limpar ele antes(a parte pra fora), ou ainda usar um alicate e abrir ele usando as pastilhas como apoio, ou ainda pisar no pedal e fazer o pistao movimentar mais um pouco pra fora pra facilitar a volta
Aí é que tá... Além de não voltar (nem com a tampa do reservatório aberta), acho que ele não estava voltando durante as frenagens. A pastilha (fischer) foi-se com farinha.
Achei o tutorial do RAlves onde ele mexe na pinça da XT, não deve ter muita diferença (aliás, é até mais fácil, pois é um pistão só), amanhã vou correr na GO e comprar o reparo, vou desmontar o cilindro e ver o que dá. Pelo menos economizarei nas pastilhas, vou instalar o par de EBC que o Vainaiçaious me deu quando passou pelo Brazil.
A culpa é minha e eu coloco ela em quem eu quiser!

DT200 *09/2002 - †12/2004
GS500 *12/2004 - †08/2005
CBX200 *08/2005 - †04/2010
YS250 *05/2009 - †07/2012
GS500 *07/2012 ...

Link para o pombo gigante
Vinicius.
Motoqueiro

Mensagem por Vinicius. »

Cao, eu me fodia pra caramba com trocas de pastilha traseira da GS.

Eu acho que o melhor mesmo eh vc desmontar tudo, lixar com lixa bem fina onde tiver marca de corrosao, limpar bem, reparo novo e montar.

Que eu lembre eu conseguia tirar todo o sistema da moto (pinca, tubos flexiveis e reservatorio) de uma vez, assim facilita bastante pra trabalhar com tudo na bancada. Evita fazer caca com fluido tambem.
Marcio-Bsb
Dinossauro

Mensagem por Marcio-Bsb »

Querido diário, não pretendo sujar as mão de graxa, mas como minha moto queimou o regulador de voltagem estou projetando construir um seguindo este esquema:

Imagem

Problema é que o estator da buell ulysses 2008 gera uma corrente de 30 Amperes, e estou achando o TRIAC BTA26 muito fraquinho, estou pensando em usar o BTA41 ou o 70TPS, ponte eu já decidi que vou usar a KBPC5010 :yeahrite:
Imagem
dbsmsx
Motoqueiro

Mensagem por dbsmsx »

Uia! me interessei... acompanhando!
Suzuki Freewind 2003.
"Zoiúda"
Rodando rumo aos 200 mil km com ela!!!
Albert
Dinossauro

Mensagem por Albert »

Well... Não achei porra de reparo nenhum. VSF, J.Tolete...
Mesmo assim desmontei a pinça traseira, saquei o pistão, limpei com querosene, sangrei o freio (foi mais de 30 minutos bombando o pedal até começar a dar "pressão"). O freio ficou bom, mas saí da casa dos meus pais e fui pro ap, o disco chegou fervendo. Ou seja, continua enforcado. Bosta...

GS500 *07/2012 ...

zébuscapé
Motoqueiro

Mensagem por zébuscapé »

RAlves escreveu:Preciso fazer isso ai na minha, ze!

Mas como vai fazer? pegar as pastilhas e mandar tornear?

To pensando em fazer em casa mas esse trampo parece meio complexo.

Olha ai um tutorial para fazer a regulagem , no caso ele trocou as pastilhas que é o mais certo..

http://www.clubtenereitalia.it/document ... ST_2.0.pdf

Esse clube tenere da italia é um dos que mais tem tutoriais para a st... ainda to garimpando por lá..

té. ;-)
zébuscapé
Motoqueiro

Mensagem por zébuscapé »

moto é uma cachaça já estava com as mão trêmulas por ficar 4 dias sem andar...kk

peguei a moto...

Impressões...

Se eu achava que o giro subia rápido antes, agora então... :shock: sobe bem mais rápido, as respostas estão excelentes... o motor roda SOLTO...

Diminuiram as vibrações....

Até uma vibração chata que sinto nos 4.000 rpm reduziu bastante.....tem né, mas com menor frequência que antes... ficou bem melhor

Fui para a autopista :-D

Antes era difícil chegar na faixa vermelha, desta vez me descuidei e já tava lá... :shock: realmente esta muito solto o motor...

Antes chegava nos 190 km/h, mas demorava, agora chegou rápido e beliscou os 200 fácil, faltou foi pista, pois esta movimentada e eu não arrisco nestas velocidades e ainda estava sem as carenagens e com bau #-o

Em resumo, hoje de manhá com ela fria pegou antes de tirar o dedo do start... :D/

Valeu muito a revisão já que além de identificar vlvs enforcadas o que com o tempo poderiam queimar a sede das mesmas e o estrago ser grande, ainda corrigiu um mancal de deslizamento do eixo de comando de vlvs da admissão..., imagina isto no meio do nada..

Pronto para os próximos 20 mil km ou mais... :D/

Acabei de dar um passeio...

As impressões são as melhores possíveis, fui e voltei a tenda do Umbu aqui na BR 116 , fui e voltei tranquilo sem puxar, dia perfeito, temperatura, clima que eu agradeço quando tem [-o<

A sensação em relação ao motor é que eu ganhei uns CVs ... e ele esta respondendo mais rápido e tb esta mais elastico em alta, coisa boa...aquelas 5 vlvs por cilindro do motor genesis fazem uma boa diferença... e o melhor, além de andar mais e melhor ...

Fiz 154,2 km com 7,67 litros SIM,...e ainda tem uns 25 km de transito pesado, pois na volta a BR desde são leopoldo até Poa foi uma tranqueira so.... tanto na ida como na volta devido ao feriado tinha bastante transito na BR com alguns aceleradas para ultrapassagem..
Estava so, gasolina aditivada Vpower na sua maioria, ....

Sim fez 20,1 km/litro \:D/ \:D/

E antes que pensem eu sou daqueles que quando enche o tanque, espera o nível descer, balança para os lados a moto e enche novamente, enquanto o nível baixar eu continuo colocando combustível, depois coloco no pezinho lateral e confirmo antes de fechar que o nível ficou igual ao anterior...
Albert
Dinossauro

Mensagem por Albert »

Albert escreveu:Well... Não achei porra de reparo nenhum. VSF, J.Tolete...
Mesmo assim desmontei a pinça traseira, saquei o pistão, limpei com querosene, sangrei o freio (foi mais de 30 minutos bombando o pedal até começar a dar "pressão"). O freio ficou bom, mas saí da casa dos meus pais e fui pro ap, o disco chegou fervendo. Ou seja, continua enforcado. Bosta...
Hoje vim do trampo da muié pro meu igual que nem freira, evitando usar o freio traseiro (17km sendo uns 12 em via expressa), chegou aqui no trampo gelado e o dianteiro mais quente que o traseiro em outras ocasiões. Já não sei mais se está enforcando. Ah, e eu não ando com o pé direito apoiado no pedal...

Ah2, acho que vou precisar sangrar de novo... O pedal está mais baixo que antes.

GS500 *07/2012 ...

Puma

Mensagem por Puma »

Albert escreveu:Well... Não achei porra de reparo nenhum. VSF, J.Tolete....

Malandro senta e espera, da DR foi um parto achar, qual a medeida deles???

zébuscapé escreveu:Sim fez 20,1 km/litro

Maravilha!!!!

Bem bora falar de manoplas, a anos uso a Circuit Interlagos sem queixas um mes atras troquei por uma IMS.

http://imsracing.com.br/catalogo/wp-con ... IMS-03.jpg

Tremenda eca de manopla pouco mais de um mes tá se disolvento em pedaços.

fui..............
Albert
Dinossauro

Mensagem por Albert »

Puma escreveu:
Malandro senta e espera, da DR foi um parto achar, qual a medida deles???
Sinceramente, não medi (estava sem o paquímetro e nem me passou pela cabeça). Vou ver como vai se comportar, se continuar ruim, desmonto e desbasto um pouco mais. Se der merda, na pior das hipóteses desço uma pinça no ebay...

GS500 *07/2012 ...

Robson

Mensagem por Robson »

Albert escreveu:... sangrei o freio (foi mais de 30 minutos bombando o pedal até começar a dar "pressão").
Arrume uma seringa, grande, e uma mangueira transparente, fina.

ao invés de sangrar o freio, injete o fluido de freio pelo sangrador, com a tampa do reservatório aberta.

evita os 30 min de bombamento no pedal.... :roll:
Puma

Mensagem por Puma »

Albert escreveu:
Puma escreveu:
Malandro senta e espera, da DR foi um parto achar, qual a medida deles???
Sinceramente, não medi (estava sem o paquímetro e nem me passou pela cabeça). Vou ver como vai se comportar, se continuar ruim, desmonto e desbasto um pouco mais. Se der merda, na pior das hipóteses desço uma pinça no ebay...

Tá com sorte, no e-bay tupiniquim tem.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... aseira-_JM

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... -e-thl-_JM

fui............
Albert
Dinossauro

Mensagem por Albert »

Robson escreveu:
Albert escreveu:... sangrei o freio (foi mais de 30 minutos bombando o pedal até começar a dar "pressão").
Arrume uma seringa, grande, e uma mangueira transparente, fina.
ao invés de sangrar o freio, injete o fluido de freio pelo sangrador, com a tampa do reservatório aberta.
evita os 30 min de bombamento no pedal.... :roll:
Essa técnica eu conheço, mas não dispunha de material necessário.
Tks, Puma!

GS500 *07/2012 ...

Anubis
Motoqueiro

Mensagem por Anubis »

Ontem substitui na DR os milhas com lâmpadas de 55w cada um por um par que utliza LED, com 18W cada e melhorou um pouquinho :-D

Farol baixo:
Imagem

Farol Alto:
Imagem

Milhas:
Imagem

Ficaram assim instalados:
Imagem
Imagem

Como não são pequenos, penso em colocá-los na vertical, ficando assim mais protegidos em caso de queda.
SPEED RACER
Mito

Mensagem por SPEED RACER »

Será que, na vertical o faixo de luz não ficará prejudicado?
Essa bagaça alumia muito heim, taquipariu!
B-King Of The Urban Jungle
Robson

Mensagem por Robson »

dá para instalar um desses na balsa ?? rsrs

semana passada eu sofri na estrada, de noite, com a ZX11.

pqp, o farol original não alumia nada !!!!
NERO
Dinossauro

Mensagem por NERO »

Robson escreveu:dá para instalar um desses na balsa ?? rsrs

semana passada eu sofri na estrada, de noite, com a ZX11.

pqp, o farol original não alumia nada !!!!
Robson...experimenta colocar uma Osram Nightbreaker. Ou teu problema é o refletor e lente do farol opaca já?

T+
Não tem mais assinatura porque o Photobucket é uma bosta
Responder