[Dúvida] Direito do consumidor.

Grupo de discussão geral sobre motos.
SPEED RACER
Mito

[Dúvida] Direito do consumidor.

Mensagem por SPEED RACER »

Pessoal, no dia 27/12/12 comprei um escape motomano pra minha motoca.
Hoje na volta do trampo a ponta do escape derreteu e saiu voando pela Castelo Branco kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
A loja me deu 3 meses de garantia (até 27/03/13) porém eu joguei fóra a NF, mas paguei com cartão de crédito e tenho a fatura com a data da compra e o nome da loja.
Pergunto, a loja pode se recusar a me dar a garantia por eu não ter mais a NF?
Outra coisa, o escape éra cor de aluminio e eu pintei de preto fosco, isso me faz perder a garantia?

Amanhã cedinho eu vou dar uma esticada até a loja e vou tentar conversar com o vendedor.

Imagem
Editado pela última vez por SPEED RACER em 13 Fev 2013, 19:32, em um total de 1 vez.
B-King Of The Urban Jungle
Eudy
Motoqueiro

Re: Direito do consumidor

Mensagem por Eudy »

Speed, como você (no bom sentido) sou leigo e não conheço bem o CDC (Cód. Def Consumidor).
Acho que a NF seria importantíssima, mas não sei se é fundamental.
Acompanhando o desenrolar da história pra aprender ...

[ ]s
Editado pela última vez por Eudy em 13 Fev 2013, 19:31, em um total de 1 vez.
Curta a sua moto, mas não encurte a sua vida.

Imagem
SPEED RACER
Mito

Pois é Edy, (não come nada não rsrsrs) eu ACHO que por não ter a NF eles podem se negar, porém, se eu sou o logista eu vendo a fatura do cartão, com o valor exato do valor do escapamento, daria a garantia.
Mas não sei se todos pensam como eu e, tem tbm o lance de eu ter pintado a ponteira, obviamente que a pintura não fez o plastico derreter e sair voando, mas eu mexi.
Amanhã vou até la sem muitas esperanças, mas como eu tenho que ir até metade do caminho pra ir trabalhar, ja estico até lá.

Amanhã posto o resultado.

Abç
Joaquim
Mito

Mensagem por Joaquim »

obviamente que a pintura não fez o plastico derreter e sair voando
A ponteira é de plástico?
SPEED RACER
Mito

Re: [Dúvida] Direito do consumidor.

A capinha do final é.

Olha uma foto, a parte preta é de plástico :-?

Imagem
SPEED RACER
Mito

Acabei de ler varios relatos pela net que essa capa preta derrete, pqp!
Supondo que o cara me de garantia, vai derreter essa merda de novo e aí, como fica?
Tomei no rabo né kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Eudy
Motoqueiro

Mensagem por Eudy »

Não dá pra tentar trocar de produto ou (mais difícil) pegar a grana de volta?

[ ]s
Curta a sua moto, mas não encurte a sua vida.

Imagem
Joaquim
Mito

Mensagem por Joaquim »

Pois é, se trocar, derrete de novo.
Creio que você dançou.
Agro
Motoqueiro

Mensagem por Agro »

Comprar escape da pro tork é pedir pra tomar fumo, eles são descartáveis mesmo. :-?
Fender
Motociclista

Mensagem por Fender »

Comprei um Wacs da linha Mutante pra minha T250, já tem quase um ano.
Comprei direto da fábrica, saiu R$ 300,00 com o frete e até agora está blz.
Ele é de alumínio, a ponteira tbém é de alumínio e o ronco é bem grave (grosso).
No seu caso acho que vai depender do bom senso do lojista, mas é como vc disse, provavelmente um novo terá o mesmo problema.

Boa sorte aí!
Fabio_hornet
Motociclista

Mensagem por Fabio_hornet »

Speed, primeiramente vá e converse com o vendedor da loja.

Sobre a nota fiscal, em termos de PROCON e processo judicial, sim ela é extremamente importante, porém com os outros comprovantes que você tem é possível fazer uma reclamação e até mesmo pedir uma 2 via da nota à loja.

Sobre a garantia, a fábrica ou o lojista tem algum termo definindo que pode ou não fazer modificações? Provavelmente pode ser um argumento do lojista e fabricante em um processo, porém eles tem de provar que a simples pintura ocasionou o dano a ponteira... Penso ser complicado produzir uma prova dessa já que são componentes distintos da peça.

Qualquer coisa, se precisar entrar com reclamação no PROCON ou processo te dou uma ajuda, me escreve no e-mail fabio_unisal@yahoo.com.br

Abraço
GSXR 1000
XTZ 150 Crosser
A moto é um veículo desequilibrado para pessoas equilibradas.
SPEED RACER
Mito

por Eudy » Qua Fev 13, 2013 7:51 pm
Não dá pra tentar trocar de produto ou (mais difícil) pegar a grana de volta?
Acho que isso seria pedir demais, se trocarem por outro igual eu ja fico feliz e anuncio no ML rsrs

por Joaquim » Qua Fev 13, 2013 7:52 pm
Pois é, se trocar, derrete de novo.
Creio que você dançou.
Tbm acho :cry:

por superagro » Qua Fev 13, 2013 7:57 pm
Comprar escape da pro tork é pedir pra tomar fumo, eles são descartáveis mesmo.
Usei um 788 na H6 esmerilhando a moto por quase 1 ano e sem problemas.
Esse não durou 300km :lol:

por Fender » Qua Fev 13, 2013 8:23 pm

Comprei um Wacs da linha Mutante pra minha T250, já tem quase um ano.
Comprei direto da fábrica, saiu R$ 300,00 com o frete e até agora está blz.
Ele é de alumínio, a ponteira tbém é de alumínio e o ronco é bem grave (grosso).
No seu caso acho que vai depender do bom senso do lojista, mas é como vc disse, provavelmente um novo terá o mesmo problema.

Boa sorte aí!
WACS é WACS, conheço o dono desde 1988.
Qdo fiquei em 3º lugar num campeonatinho de inverno em Interlagos em 1989, usava escape Wacs feito sob medida pra minha moto, o dono (Sérgio Mileo) fazia meus motores ná época.

por Fabio_hornet » Qua Fev 13, 2013 8:34 pm

Speed, primeiramente vá e converse com o vendedor da loja.

Sobre a nota fiscal, em termos de PROCON e processo judicial, sim ela é extremamente importante, porém com os outros comprovantes que você tem é possível fazer uma reclamação e até mesmo pedir uma 2 via da nota à loja.

Sobre a garantia, a fábrica ou o lojista tem algum termo definindo que pode ou não fazer modificações? Provavelmente pode ser um argumento do lojista e fabricante em um processo, porém eles tem de provar que a simples pintura ocasionou o dano a ponteira... Penso ser complicado produzir uma prova dessa já que são componentes distintos da peça.

Qualquer coisa, se precisar entrar com reclamação no PROCON ou processo te dou uma ajuda, me escreve no e-mail fabio_unisal@yahoo.com.br

Abraço
Fabião, valeu!
(sumiu cara, como ta perna/joelho, operou?)
Acho que não vou precisar mexer com isso, mas se precisar te peço ajuda sim ;-)

Abç
Fabio_hornet
Motociclista

Mensagem por Fabio_hornet »

Ando sem tempo de ficar na net, mas entro sempre que posso aqui e no ssriders, apesar de não postar.

Operei cara, melhorou mas... É dor todo santo dia :-D

Mas vamo que vamo! Qualquer coisa só entrar em contato.

Abraço
GSXR 1000
XTZ 150 Crosser
A moto é um veículo desequilibrado para pessoas equilibradas.
SPEED RACER
Mito

Poutz, tomara que as dores sumam de vez ;-)

Valeu!
mantabodyboarder
Dinossauro
Contato:

Mensagem por mantabodyboarder »

speed, vc pediu nota fiscal paulista ou paulistana?
NC750x

-- no donut for you! --
SPEED RACER
Mito

Manta, na verdade só peguei aquele ticket da impressora fiscal (num sei se é paulista ou paulistana ou se vc ta me zuando kakakakak) mas joguei fora, nunca imaginei que a porcaria iria derreter!
helano
Roda Presa
Contato:

Mensagem por helano »

Bem...

Vamos lá, tentar ajudar... já trabalhei algum tempo em Juizado de Defesa do Consumidor, acho que dá para comentar algumas coisas.

Em relação à Nota Fiscal, para ter direito à garantia, a obrigação do consumidor é de comprovar documentalmente aquela relação de consumo. Ou seja, ele tem que provar quem foi o responsável pela venda, quando foi adquirido e qual foi o produto adquirido. Ou seja, neste caso, uma fatura de cartão de crédito que não deixe nenhuma dúvida de quem foi o vendedor, qual foi o produto adquirido e em qual data, atende perfeitamente.

Já em relação à alteração no produto, isto é uma questão bastante controversa, seria necessário averiguar se o termo de garantia, que normalmente acompanha o produto, faz alguma alusão a isto. Se não houver nada escrito, a tendência é que o fabricante se negue a fornecer a garantia e o entendimento da questão acaba ficando por conta da cabecinha "iluminada" de cada magistrado. Normalmente, se a alteração feita não alterar significativamente as características originais do produto, é preservada a garantia, o que eu acredito que seja o seu caso, já que foi apenas uma pintura.

Sobre reclamar esta garantia, há sim a opção de ir ao PROCON, porém tenha em mente que este é um órgão meramente administrativo, não tendo o poder de coerção, não podendo portanto obrigar a loja e/ou o fabricante a fazer absolutamente nada. Como o PROCON costuma ser bem mais rápido do que o judiciário, vale a pena tentar. Por outro lado, em um Juizado de Defesa do Consumidor, com certeza o processo irá demorar bastante, mas pelo menos um juiz poderá decidir "a parada" e se você estiver devidamente respaldado com provas, a tendência é que a decisão seja favorável a você. Não esqueça de acionar todas as partes envolvidas, ou seja, a Loja que te vendeu e também o Fabricante do produto, pois o CDC deixa claro que a responsabilidade destes é solidária.

Abraço e boa sorte!!
"Intenção SEM ação é ILUSÃO. Ouse FAZER e o PODER lhe será dado." (Lair Ribeiro)
SPEED RACER
Mito

Valeu helano!
Tenho impressão de que a loja não se negará a dar uma garantia, até pq eu ja li alguns relatos na internet de que aconteceu a mesma coisa com outras pessoas, a loja certamete sabe disso, pois não é uma loja pequena.
Vou propor pagar uma diferença e pegar um escapamento de melhor qualidade, caso não seja possível, pego um igual e passo pra frente.
fellipão
Dinossauro

Mensagem por fellipão »

Speed, concordo com o que foi dito ai pra cima..

So acho que vc cagou no pau em pintar o escape, pois certamente alegarao que. Foi a pintura q fudeu td.....
Vai na boa, e pede a troca/reparo. Eles tem 30 dias pra arrumar. Se nao fizerem vc pode pedir a grana de voltaou outro escape..
Fellipe
(ex) Bandit 650N -08/09 - Valentina
(ex) GS 500 - 97/97 - Suzy rebeca
(ex) YBR -00 - Jéssica
SPEED RACER
Mito

Bom, fui até a loja hoje (Motocompany).
À princípio, o vendedor começou a falar que devido a pintura eu ja tinha perdido a garantia.
Ai expliquei que a pintura não foi a causa do problema e que inclusive o fabricante tinha ponteiras pretas tbm.
Com bastante calma e conversa, o convenci a fazer a troca, mas infelizmente não tinha outro pronta entrega.
Então ficou combinado que em 15 dias ele me liga pra buscar um novo, me deixou um vale carimbado pela loja.
Achei bacana a atitude deles, até tentaram se livrar, mas com pouca conversa se renderam.
Agora é aguardar o final do mes pra ver se realmente cumprem.
Responder