Quanto custa manter uma "moto grande"?
Quanto custa manter uma "moto grande"?
Pesquisei bastante e não encontrei nada neste sentido. Caso exista, fiquem à vontade pra deletar o tópico, ok?
Bom, de tempos em tempos, sempre aparece alguém perguntando quanto custa manter uma "moto grande", geralmente "four".
Eu, metódico que sou, tenho o costume de colocar tudo na ponta do lápis, medir, calcular, etc.
Depois de rodar uns 90.000 km com duas Bandits 1200/1250, concluí: R$ 0,40/ km rodado. E pode ser ainda mais que isso, dependendo do tipo de tocada. Eu não "como" a moto...
Neste cálculo, considerei: gasolina, lubrificantes, filtros, fluído de bengala, pneus, pastilhas de freio e relação...e a mão de obra pra tudo isso. Foram os itens utilizados e/ou substituídos durante os 45.000 km que rodei com cada moto.
Ainda tem que se considerar: impostos, seguro, revisões, etc.
Ou seja: é caro, meu amigo!! Até desanima ter ciência deste custo.
Pra ser mais direto: se vc saiu e rodou 300km....sim, vc "gastou" R$ 120,00, em média. Ou melhor: no mínimo!
Lógica do cálculo, usando como exemplos:
- um pneu traseiro que custa R$ 800,00 e dura 10.000 km = R$ 0,08/km rodado;
- gasolina à R$ 2,80 o litro, consumindo 15 km/l = R$ 0,19/km rodado.
Mais alguém já fez este cálculo? Confere?
Bom, de tempos em tempos, sempre aparece alguém perguntando quanto custa manter uma "moto grande", geralmente "four".
Eu, metódico que sou, tenho o costume de colocar tudo na ponta do lápis, medir, calcular, etc.
Depois de rodar uns 90.000 km com duas Bandits 1200/1250, concluí: R$ 0,40/ km rodado. E pode ser ainda mais que isso, dependendo do tipo de tocada. Eu não "como" a moto...
Neste cálculo, considerei: gasolina, lubrificantes, filtros, fluído de bengala, pneus, pastilhas de freio e relação...e a mão de obra pra tudo isso. Foram os itens utilizados e/ou substituídos durante os 45.000 km que rodei com cada moto.
Ainda tem que se considerar: impostos, seguro, revisões, etc.
Ou seja: é caro, meu amigo!! Até desanima ter ciência deste custo.
Pra ser mais direto: se vc saiu e rodou 300km....sim, vc "gastou" R$ 120,00, em média. Ou melhor: no mínimo!
Lógica do cálculo, usando como exemplos:
- um pneu traseiro que custa R$ 800,00 e dura 10.000 km = R$ 0,08/km rodado;
- gasolina à R$ 2,80 o litro, consumindo 15 km/l = R$ 0,19/km rodado.
Mais alguém já fez este cálculo? Confere?
Caio
-
Ulisses Barros
- Motoqueiro
Re: Quanto custa manter uma "moto grande"?
Eu aprendi uma coisa, quando vou procurar uma moto ou carro, se esta pergunta estiver rondando minha mente é sinal que nao tenho $ suficiente pra manter, simples assim.
Padumi, tem que colocar preço de revisões, seguro, impostos, desvalorização, dinheiro perdido com juros se a grana da compra da moto estivesse na poupança... o certo é colocar até gasto com capacete, acessórios pra moto, vestimenta, até uma viseira escura que custe barato deveria ser colocada, lavagem da moto... A conta é complexa, e alta, muito alta!
O que mais me dói é pneu. Eita troço caro! E os meus geralmente vão rápidos, os originais da CBRF estão com 4500 km e já estão pedindo troca. Se eu fizesse seguro provavelmente o vilão da conta seria ele.
Assustador seria ver uma planilha onde o cara colocasse tudo, mas tudo mesmo, relacionado à motos. Ou seja, o que o cara deixaria de gastar se não tivesse moto alguma.
Comprou uma joelheira, bota lá, slider, bota lá, óleo pra lubrificar a corrente... tudo. Aí depois de um ano quanto pagou na moto e quanto a moto vale hoje além da grana da moto que deixou de ganhar com alguma aplicação. Dá medo.
[ ]'s
O que mais me dói é pneu. Eita troço caro! E os meus geralmente vão rápidos, os originais da CBRF estão com 4500 km e já estão pedindo troca. Se eu fizesse seguro provavelmente o vilão da conta seria ele.
Assustador seria ver uma planilha onde o cara colocasse tudo, mas tudo mesmo, relacionado à motos. Ou seja, o que o cara deixaria de gastar se não tivesse moto alguma.
Comprou uma joelheira, bota lá, slider, bota lá, óleo pra lubrificar a corrente... tudo. Aí depois de um ano quanto pagou na moto e quanto a moto vale hoje além da grana da moto que deixou de ganhar com alguma aplicação. Dá medo.
[ ]'s
Editado pela última vez por Kuati em 30 Jan 2013, 12:25, em um total de 1 vez.

Revisão
Seguro
Pneu
Com certeza são as coisas mais caras.
Tem que colocar os impostos todo ano também(IPVA,Licenciamento,DPVAT).
Já falaram uma vez aí que não se deve ter moto grande sem ter um mecânico de confiança eu concordo totalmente, além de ser roubado, você vai gastar muito mais em revisões.
Seguro
Pneu
Com certeza são as coisas mais caras.
Tem que colocar os impostos todo ano também(IPVA,Licenciamento,DPVAT).
Já falaram uma vez aí que não se deve ter moto grande sem ter um mecânico de confiança eu concordo totalmente, além de ser roubado, você vai gastar muito mais em revisões.
R 1200 GS Adventure Rallye
No Limit Brasil MG (SS Iguatu - Ceará)
No Limit Brasil MG (SS Iguatu - Ceará)
Não coloquei seguro e impostos, pois daí o custo/km rodado vai variar muito, de acordo com a utilização de cada pessoa.
Calcular depreciação, comparar com poupança e etc....é complexo e a intenção não é comparar com investimento, pois não é o caso.
E realmente, pneu é de doer! Cheguei a conclusão que gasto uns R$ 300/ mês só de pneu. É muita coisa... desanima pensar nisso! rsrsr Imagino vc, então. Durando só uns 5 mil km...rs
Revisão é uma coisa que eu só faço de tempos em tempos, quando a moto "pede" e em mecânico de confiança. Tenho pra mim que não vale a pena fazer as revisões programadas pra ter a garantia de fábrica. A gente acaba pagando, e muito caro, pela garantia que, na maioria dos casos, não será utilizada. Com a grana economizada, SE rolar algum problema mecânico, dá pra pagar à parte e ainda sobra grana.
É ou ñ é?
Abs
Calcular depreciação, comparar com poupança e etc....é complexo e a intenção não é comparar com investimento, pois não é o caso.
E realmente, pneu é de doer! Cheguei a conclusão que gasto uns R$ 300/ mês só de pneu. É muita coisa... desanima pensar nisso! rsrsr Imagino vc, então. Durando só uns 5 mil km...rs
Revisão é uma coisa que eu só faço de tempos em tempos, quando a moto "pede" e em mecânico de confiança. Tenho pra mim que não vale a pena fazer as revisões programadas pra ter a garantia de fábrica. A gente acaba pagando, e muito caro, pela garantia que, na maioria dos casos, não será utilizada. Com a grana economizada, SE rolar algum problema mecânico, dá pra pagar à parte e ainda sobra grana.
É ou ñ é?
Abs
Caio
Uso um app no cel para controlar os gastos com a moto e ele faz essa média. Como acabei de pegá-la e estou usando o app a apenas 13 dias, me custou até agora 1,99 por km rodado... Acho que a média vai ficar realista daqui a um ano mais ou menos.
Estou registrando absolutamente tudo.
Estou registrando absolutamente tudo.
Editado pela última vez por stcowboy em 30 Jan 2013, 12:35, em um total de 1 vez.
Fazer 250 2008 - 2012
Bandit 650S 2012 - 2013
Tenere 250 2014 - 2016
MSM - 2016 - 2017
Traxx Joto 125 - 2017 - 2020
CB 500F 2024…
Bandit 650S 2012 - 2013
Tenere 250 2014 - 2016
MSM - 2016 - 2017
Traxx Joto 125 - 2017 - 2020
CB 500F 2024…
- SPEED RACER
- Mito
Poutz, pra mim então o custo passa de R$ 1,00/km 
B-King Of The Urban Jungle
-
Jota
Caio SP Padumi, vc é mototaxista?
Cara, não costumo passar de 15kkm por ano. Abandonei o uso urbano, salvo poucas exceções, mas mesmo quando andava no dia a dia não costumava passar dos 20kkm. vc roda demais!
Cara, não costumo passar de 15kkm por ano. Abandonei o uso urbano, salvo poucas exceções, mas mesmo quando andava no dia a dia não costumava passar dos 20kkm. vc roda demais!
- Optimus Leo
- Mito
Eu aprendi que se for tomar em conta todos os custos de ter carro/moto, perde grande parte da graca de ter um.
Se quizer bancar de judeu, melhor fica a vida inteira de 125 e seja feliz. Se quizer disfrutar da vida, manda bala numa moto maior e que se foda o gasto por km...
Eu na epoca de faculdade tive 2 motos grandes ao mesmo tempo, era foda as vezes que nem tinha dinheiro para manter elas, ademais que eu andava sempre no modo jaspion, tambem em pista, ai o gasto de pneu era brutal...mesmo assim, a experiencia e diversao dessas duas motos foram demais. Nao teria feito de outra forma se pudesse voltar ao passado.
Se quizer bancar de judeu, melhor fica a vida inteira de 125 e seja feliz. Se quizer disfrutar da vida, manda bala numa moto maior e que se foda o gasto por km...
Eu na epoca de faculdade tive 2 motos grandes ao mesmo tempo, era foda as vezes que nem tinha dinheiro para manter elas, ademais que eu andava sempre no modo jaspion, tambem em pista, ai o gasto de pneu era brutal...mesmo assim, a experiencia e diversao dessas duas motos foram demais. Nao teria feito de outra forma se pudesse voltar ao passado.
E mais ou menos aquilo de "Se voce tem que perguntar, e porque nao pode pagar"...Ulisses Barros escreveu:Eu aprendi uma coisa, quando vou procurar uma moto ou carro, se esta pergunta estiver rondando minha mente é sinal que nao tenho $ suficiente pra manter, simples assim.
E melhor ser um corredor por 5 minutos, do que um espectador por toda uma vida.
Frizione a secco / Amici del bicilindrico
"Without RACING, there is no HONDA" Soichiro Honda
Frizione a secco / Amici del bicilindrico
"Without RACING, there is no HONDA" Soichiro Honda
Nina escreveu: acho que deveria ser criado um outro FOL. os fãs do optimus leo.
-
Ulisses Barros
- Motoqueiro
Tai outra coisa, ter uma moto maior do que 400cc (falcon) pra usar todo dia, trabalhar e viajar, nao vale a pena, ter uma 600 ou + e uma 250 pra cidade, acho o ideal. O que se gasta a mais com ipva, dpvat, licenciamento anual da 250, nao custa + que 1 pneu de uma moto grande.
Jota, eu só tenho a moto. Então uso pra tudo, trabalho, lazer, faça chuva, faça sol....rs
Eu gosto de saber quanto estou gastando, onde e de que maneira. Mania, paranóia, sei lá...rs
Abs
Eu gosto de saber quanto estou gastando, onde e de que maneira. Mania, paranóia, sei lá...rs
Abs
Caio
-
Jota
tb acho legal saber quanto a gente gasta.
só não é bom ficar lembrando toda hora.
só não é bom ficar lembrando toda hora.
- wcarlete
- Motoqueiro
PQP quero nem ler mais nada...vou vender as motos e vou compra uma bike.Kuati escreveu:Padumi, tem que colocar preço de revisões, seguro, impostos, desvalorização, dinheiro perdido com juros se a grana da compra da moto estivesse na poupança... o certo é colocar até gasto com capacete, acessórios pra moto, vestimenta, até uma viseira escura que custe barato deveria ser colocada, lavagem da moto... A conta é complexa, e alta, muito alta!
[ ]'s
Saudades: Biz 100 - CG 125 - CG150 Sport - Twister - ER-6 10/10 :(
Hoje: YBR 06/06
Hoje: YBR 06/06
Jota, com certeza! rs...
Prefiro esquecer e pensar que gastaria mais com carro, estacionamento, pedágios, flanelinhas, analista, etc...rs
Abs
Prefiro esquecer e pensar que gastaria mais com carro, estacionamento, pedágios, flanelinhas, analista, etc...rs
Abs
Caio
-
Jota
pra mim o que inviabiliza o uso do carro é algo que não tem preço:
saúde mental
saúde mental
Exato! Eu desisti de andar de carro em SP faz uns 10 anos.
Qdo raramente preciso de um, alugo e pronto.
Abs
Qdo raramente preciso de um, alugo e pronto.
Abs
Caio
-
Puma
Optimus Leo escreveu:Eu aprendi que se for tomar em conta todos os custos de ter carro/moto, perde grande parte da graca de ter um.
Vou ter que concordar com Optimus, penso da mesma forma.
fui......
-
Ulisses Barros
- Motoqueiro
Na minha opinião em SP nao compensa ter carro, uma moto media cc e taxi e voce acaba ganhando tempo e $. O ideal seria se o preço da corrida de taxi em SP fosse igual a do RJ, fazendo contas simples, IPVA, Seguro, Manutençao, Estacionamento, Flanelinha, Zona Azul, Licenciamento ambiental, DPVAT, desgaste prematuro de pneus e supençao devido a pessima qualidade das ruas e avs. paulistas, pedagios extremamente caros, estacionamento com preços abusivos, não compensa ter carro. Eu ainda tenho, mais tenho vontade de vender, so uso uma vez por mes para fazer compras grandes, ou quando esta chovendo muito, vou com ele até uma estaçao de metrô e volto pra casa.
Fazer conta detalhada é de deixar louco mesmo, não faço nem a pau, mas às vezes me questiono se não seria melhor andar de Biz e gastar o que sobrar com cachaça e prima.
[ ]'s
[ ]'s

-
Puma
Kuati escreveu:Fazer conta detalhada é de deixar louco mesmo, não faço nem a pau, mas às vezes me questiono se não seria melhor andar de Biz e gastar o que sobrar com cachaça e prima.![]()
[ ]'s
fui..............