XRE 300 x Ténéré 250 ou Tornado?
- diegonunes
- Dinossauro
Re: XRE 300 x Ténéré 250 ou Tornado?
Dei outra volta numa hoje, moto test drive de uma CC aqui, já já faço minhas considerações. 
DIEGO NUNES | RECIFE-PE |Yamaha Ténéré 250
Fazer 250, New Fazer 250, XRE 300 ^
- diegonunes
- Dinossauro
Bom, vejam bem...
O que me fez passar a XRE pra frente, todo mundo deve saber, foi o cabeçote. Apesar de não ter ocorrido o pior (trinca), foi necessário regular as folgas de válvulas 2x. Felizmente, em nenhum dos 30 mil quilômetros que a moto rodou, fiquei na mão (será que foi sorte??? kkkkkk). A questão toda é a inexistência de robustez nesse seguimento do motor. A Honda não assume nada, não emite nota técnica e só tenho visto as reclamações crescerem. Tudo isso me emputeceu e dei fim.
Por outro lado, não tenho plena certeza de uma moto da mesma categoria que possa substitui-la completamente. Sou fã da bicuda, gosto do comportamento que a moto desenvolve, se encaixou perfeitamente no que eu esperava, não encontrei ainda isso em outra. E pra vender, putz, só o filé.
A TNR 250cc é a que tem se aproximado mais, mas tb teus seus pecados.
- Motor: Muito mais confiável e muito mais manco e barulhento, rs. Quem disser que a diferença é ínfima, faça o teste. Submeta a duas motos em questão de força e veja a bicuda tomar seu rumo, se não quebrar o cabeçote, kkkkkk. Um detalhe que chamou a atenção em relação ao motor da TNR, é uma vibração estranha em baixa rotação, eu não lembro de sentir isso nas Fazers que tive. Não atrapalha, só é estranho e meio manco. A moto só fica lisinha lá na casa dos 4 mil rpm.
- Freios: Não quero comentar, alias, a TNR não chega ao chulé da XRE.
- Suspensão: O conforto da XRE é indiscutivelmente melhor. Isso é promovido pelas suspensões mais macias e entre eixo maior. A TNR parece ter sim uma suspensão mais ajustadinha, copia o terreno melhor, apesar de ser mais durinha. Me pareceu ser mais maneável.
No geral as motos se equivalem, mas cada motociclista tem um aval diferente.
Continuo com muita dúvida, não sei se aguardo os reviews da xre 2013 ou se encaro a TNR.
A TNR cogito usada. Não sei qual foi a louca da Yamaha, não encontrei TNR 12/13 por menos de R$ 13.600,00, enquanto a XRE R$ 12.500,00
O que me fez passar a XRE pra frente, todo mundo deve saber, foi o cabeçote. Apesar de não ter ocorrido o pior (trinca), foi necessário regular as folgas de válvulas 2x. Felizmente, em nenhum dos 30 mil quilômetros que a moto rodou, fiquei na mão (será que foi sorte??? kkkkkk). A questão toda é a inexistência de robustez nesse seguimento do motor. A Honda não assume nada, não emite nota técnica e só tenho visto as reclamações crescerem. Tudo isso me emputeceu e dei fim.
Por outro lado, não tenho plena certeza de uma moto da mesma categoria que possa substitui-la completamente. Sou fã da bicuda, gosto do comportamento que a moto desenvolve, se encaixou perfeitamente no que eu esperava, não encontrei ainda isso em outra. E pra vender, putz, só o filé.
A TNR 250cc é a que tem se aproximado mais, mas tb teus seus pecados.
- Motor: Muito mais confiável e muito mais manco e barulhento, rs. Quem disser que a diferença é ínfima, faça o teste. Submeta a duas motos em questão de força e veja a bicuda tomar seu rumo, se não quebrar o cabeçote, kkkkkk. Um detalhe que chamou a atenção em relação ao motor da TNR, é uma vibração estranha em baixa rotação, eu não lembro de sentir isso nas Fazers que tive. Não atrapalha, só é estranho e meio manco. A moto só fica lisinha lá na casa dos 4 mil rpm.
- Freios: Não quero comentar, alias, a TNR não chega ao chulé da XRE.
- Suspensão: O conforto da XRE é indiscutivelmente melhor. Isso é promovido pelas suspensões mais macias e entre eixo maior. A TNR parece ter sim uma suspensão mais ajustadinha, copia o terreno melhor, apesar de ser mais durinha. Me pareceu ser mais maneável.
No geral as motos se equivalem, mas cada motociclista tem um aval diferente.
Continuo com muita dúvida, não sei se aguardo os reviews da xre 2013 ou se encaro a TNR.
A TNR cogito usada. Não sei qual foi a louca da Yamaha, não encontrei TNR 12/13 por menos de R$ 13.600,00, enquanto a XRE R$ 12.500,00
Caramba ta caro a tenere ai e baratissimo a 300! a xre por aqui nao acho por menos de 13500 e a tenere fica por 12500...
- diegonunes
- Dinossauro
Deu a loka nestes fdp então, rs.
Tô na segunda XRE, a primeira ajustei as tais válvulas, mas também viajava com ela com punho colado o tempo todo, não deu outra, regulagem de válvula antecipada, mas nunca fiquei na estrada...
Agora tenho uma 2012, tô respeitando, 100zinho, chego nos 120 pra ultrapassar e volto pro 100zinho, tá com 6mil e cacetada, tá zeradinha, se der essas merdas de trincas nos cabeçotes, daí eu atiro essa bosta pras cobras, mas por enquanto, XRE com c-abs é tudibom para grandes centros, andei na tnr 250 e achei muito chinfrin, titiquinha de galinha
.
Agora tenho uma 2012, tô respeitando, 100zinho, chego nos 120 pra ultrapassar e volto pro 100zinho, tá com 6mil e cacetada, tá zeradinha, se der essas merdas de trincas nos cabeçotes, daí eu atiro essa bosta pras cobras, mas por enquanto, XRE com c-abs é tudibom para grandes centros, andei na tnr 250 e achei muito chinfrin, titiquinha de galinha
.

Sou primo irmão do Mano Lima, genro do Xirú Missioneiro e sogro do Porca Véia, mas bah
Bagé@tchê.rs
Se Deus é grande, O MATO É MAIOR
Selamun Aleykun to all friends
- diegonunes
- Dinossauro
isso que é foda. O cara não pode sentar o cacete que a moto peida? De todo o mal, a linha 250cc da Yamaha aceita qualquer desaforo, pode botar pra arrombar que o motorzin não abre o bico, ou melhor, as sedes de válvulas, kkkkkkkk.Bagé escreveu:Agora tenho uma 2012, tô respeitando, 100zinho, chego nos 120 pra ultrapassar e volto pro 100zinho, tá com 6mil e cacetada, tá zeradinha, se der essas merdas de trincas nos cabeçotes, daí eu atiro essa bosta pras cobras, mas por enquanto, XRE com c-abs é tudibom para grandes centros, andei na tnr 250 e achei muito chinfrin, titiquinha de galinha![]()
.
Não é.....Então anda com ela o tempo todo a quase 100% da rpm pra tu vê se não abre o bico....O erro da XRE pra mim tá na relação, as cb300 apresentaram o problema mas é muito menos, e pq? pra mim é por causa da relação, na cb não fica tão acelerado tu andar 120, na xr tá no talo da rpm.....diegonunes escreveu:isso que é foda. O cara não pode sentar o cacete que a moto peida? De todo o mal, a linha 250cc da Yamaha aceita qualquer desaforo, pode botar pra arrombar que o motorzin não abre o bico, ou melhor, as sedes de válvulas, kkkkkkkk.Bagé escreveu:Agora tenho uma 2012, tô respeitando, 100zinho, chego nos 120 pra ultrapassar e volto pro 100zinho, tá com 6mil e cacetada, tá zeradinha, se der essas merdas de trincas nos cabeçotes, daí eu atiro essa bosta pras cobras, mas por enquanto, XRE com c-abs é tudibom para grandes centros, andei na tnr 250 e achei muito chinfrin, titiquinha de galinha![]()
.
A outra que tive, fiz uma viagem eu eo magro, fui a Rivera e voltei a 130, deu mais de 1000km, pra te falar a verdade, achei o motor bom
.

Sou primo irmão do Mano Lima, genro do Xirú Missioneiro e sogro do Porca Véia, mas bah
Bagé@tchê.rs
- diegonunes
- Dinossauro
Tive duas Fazers e o chinaf já passou dos 100.000 km com a dele. O motor não abre o bico bicho.
Fui pra chapada diamantina em setembro, tinha moto de gente conhecida que só anda no talo. Gente de PE, AL, SP e MG, por exemplo. Muitos deles rodaram mais de 4 mil km, no pau. As que foram daqui de Recife comigo, 4, até hoje não precisou regular válvulas.
Fui pra chapada diamantina em setembro, tinha moto de gente conhecida que só anda no talo. Gente de PE, AL, SP e MG, por exemplo. Muitos deles rodaram mais de 4 mil km, no pau. As que foram daqui de Recife comigo, 4, até hoje não precisou regular válvulas.
Falando nisso, tu andou na tnr, andando a 120 nela, em quanto fica a rpm e qual é o máximo?diegonunes escreveu:Tive duas Fazers e o chinaf já passou dos 100.000 km com a dele. O motor não abre o bico bicho.
.

Bagé@tchê.rs
- diegonunes
- Dinossauro
Não lembro exatamente Bagé, mas a moto trabalha mais esgoelada que a bicuda. A TNR corta em 10 mil e vai no painel até 11 mil. A XRE corta em 9 mil e vai no painel até 10 mil.
Viram no site da Yamaha que as TNR e Lander desceram a potência de 21cv pra 20,7cv? Acho que é mais ajuste de informação do que qualquer alteração nas motos. Essa declaração não chega a compelir 1,5% de perda de potência.
Viram no site da Yamaha que as TNR e Lander desceram a potência de 21cv pra 20,7cv? Acho que é mais ajuste de informação do que qualquer alteração nas motos. Essa declaração não chega a compelir 1,5% de perda de potência.
A tenere a 100km/h ta a 6500rpm.
Diego, essa mudanca de 21 pra 20,7 cv faz tempo, foi quando colocaram catalizador em 2009.
Ah sim e a tenere corta em 9500rpm e contagiros ate 10000rpm.
Diego, essa mudanca de 21 pra 20,7 cv faz tempo, foi quando colocaram catalizador em 2009.
Ah sim e a tenere corta em 9500rpm e contagiros ate 10000rpm.
- Fredericow
- Motoqueiro
eu considero a xre um projeto mais elaborado do que a teneré, porém o produto final deixa muito a desejar por conta desses problemas. na cb300 que eu tive sofri com o mesmo problema de válvulas que tive na xre.
a teneré aguenta viajar @ 120km/h, enquanto a xre empurra até uns 130 km/h com maior facilidade. Isso com meu tamanho e peso.
A questão de barulho do motor da yamaha pode ser falta de costume ou particularidade da moto. Eu mesmo entranhei quando tinha uma T250 2011 com 8 mil km rodados e andei numa com 1000 km rodados. A única diferença sem ser a quilometragem era uma vela iridium na minha.
a teneré aguenta viajar @ 120km/h, enquanto a xre empurra até uns 130 km/h com maior facilidade. Isso com meu tamanho e peso.
A questão de barulho do motor da yamaha pode ser falta de costume ou particularidade da moto. Eu mesmo entranhei quando tinha uma T250 2011 com 8 mil km rodados e andei numa com 1000 km rodados. A única diferença sem ser a quilometragem era uma vela iridium na minha.
honda sh150i
- diegonunes
- Dinossauro
RAlves, tem certeza?

Pois é Fred, vc teve a duas motos pra comparar né. Tô tendo essa oportunidade tb.

Pois é Fred, vc teve a duas motos pra comparar né. Tô tendo essa oportunidade tb.
Como eu disse, pra mim o erro tá na relação adotada pela xre, a te a 120 tá sobrando, tá longe do máximo
.
.

Bagé@tchê.rs
Diego, tenta fazer o contagiros chegar nos 11k rpm... vai la... rs.
a maior rotacao que cosnegui na tenere no contagiros nao chegou nos 10k rpm. ela cota antes.
a maior rotacao que cosnegui na tenere no contagiros nao chegou nos 10k rpm. ela cota antes.
- diegonunes
- Dinossauro
E uma Falcon 2008? 
kkkk....diegonunes escreveu:E uma Falcon 2008?
Eu andei na NEW FALCON
Na XRE a 6000rpm a moto tá a 100km.h, na NEW FALCON a 6000rpm a moto está a 120, sendo que o corte é se não me engano em 8500...
Não sou mexânico, mas o motor da Falcon não é com essas merdas de sede de válvulas
.

Bagé@tchê.rs
- diegonunes
- Dinossauro
A new não quero nem saber, não vou assinar o atestado de brasileiro fdp, rs.
O que relatam do motor da Falcon é o tal do descompressor de válvulas, assim como nas Saharas. Informam também que a bichinha gosta de tomar uma e outras, rs.
O que relatam do motor da Falcon é o tal do descompressor de válvulas, assim como nas Saharas. Informam também que a bichinha gosta de tomar uma e outras, rs.
- Fredericow
- Motoqueiro
a teneré chega aos 150km/h no painel em longas descidas, já viajei de Vitória até SP acelerando tudo, fui na faixa de 130km/h no painel e fazendo entre 20 e 25 km/l. O sofrimento foi na volta, entre Campos-RJ e Cachoeiro do Itapemirim tinha muito vento contra e não conseguia manter 100km/h.
Olha o que falam para o consumidor:
Olha o que falam para o consumidor:
xxxxxx escreveu:Sobre a vela de iridium, eu usei, usava sem me preocupar... mas depois da trinca do cabeçote, to pensando...
o mecanico que fez o serviço falou pra nao usar(bem como o chefe da oficina na honda) porque ela queima mais vezes, lampeja mais vezes, isso gera uma queima melhor, mas segundo eles, por queimar mais, aumenta a temperatura tambem.. na duvida, tirei, to com a original e nao tinha feito muita diferença pra mim mesmo em consumo e tals.. a diferença era um melhor funcioonamento em baixas rotaçoes.. mas nao ando em baixas rotações... enfim, acho que cada um deve buscar o melhor desempenho pra sua moto e sua tocada, bem como evitar problemas, no meu caso, pra evitar temperaturas maiores eu tiro a vela de iridium
honda sh150i
- diegonunes
- Dinossauro
lampeja mais vezes é? a vela? kkkkkkkkkkk.
Até parece que a vela é quem altera o tempo de ignição, rs. O segredo está na eficiência da faísca, e só!
Tinha que ser alguém de uma CC mesmo.
Até parece que a vela é quem altera o tempo de ignição, rs. O segredo está na eficiência da faísca, e só!
Tinha que ser alguém de uma CC mesmo.