X Tranqueira não tem final
- froesdamotta
- Motoqueiro
Re: X Tranqueira não tem final
Mas estes fatores que influenciam a velocidade final, não são muito diferentes entre uma Falcon e uma XT; ambas são motos trail, aro 21 na dianteira, alturas e áreas frontais semelhantes.Saurus escreveu: Marmota, não é bem assim. Se não houvesse outros fatores influindo (aerodinâmica, atrito, etc) seu raciocínio estaria quase correto. Mas o fato é que, para aumentar a velocidade final em 10 km/h, você precisa de quase o dobro de potência. A aerodinâmica das trail/dual-purpose também não ajuda nisso.
.
Agostinho
Suzuki GSX 8S
ex-DL 650 ABS, ex-Xmax 250
Suzuki GSX 8S
ex-DL 650 ABS, ex-Xmax 250
Eu creio que sim, pois são duas motos distintas, apesar de ser mesmo segmento.froesdamotta escreveu:Mas estes fatores que influenciam a velocidade final, não são muito diferentes entre uma Falcon e uma XT; ambas são motos trail, aro 21 na dianteira, alturas e áreas frontais semelhantes.Saurus escreveu: Marmota, não é bem assim. Se não houvesse outros fatores influindo (aerodinâmica, atrito, etc) seu raciocínio estaria quase correto. Mas o fato é que, para aumentar a velocidade final em 10 km/h, você precisa de quase o dobro de potência. A aerodinâmica das trail/dual-purpose também não ajuda nisso.
.
Além do fato de que não há proporcionalidade entre as duas, isto é, se uma tem 50% de potência a mais que a outra, não quer dizer que sua velocidade final seja equivalente.
E além de tudo tem o fc (Fator Cagasso), isto é limitam as motos em determinada faixa para que aguente mais tempo os cupins de ferro!
Tenere 250 - 2589 km
Potência maior não significa velocidade maior...
Velocidade depende da relação de marchas, câmbio e transmissão, que são pensados com base no torque que o motor deve ter nas diversas rotações.
Velocidade depende da relação de marchas, câmbio e transmissão, que são pensados com base no torque que o motor deve ter nas diversas rotações.
- Adelson_AL
- Roda Presa
Boa! Matou a pauhawk escreveu:Potência maior não significa velocidade maior...
Um abração,
Adelson...
"O motociclista não precisa procurar pela felicidade: ele a encontra no caminho...".

Adelson...
"O motociclista não precisa procurar pela felicidade: ele a encontra no caminho...".
Perfeito... até pq se o contrário fosse verdade, grandes caminhões bateriam facilmente 300km/h.hawk escreveu:Potência maior não significa velocidade maior...
Mas o que eu achei interessante neste tópico é que ficou evidente que a XT não anda tanto mais que a falcon, coisa que seus proprietários e adoradores não costumam admitir em embates Falcon vs XT. Isso eu já sabia. Então não procede a reclamação geral de que a falcon é manca, e sim que ela tem desempenho compatível com a cilindrada.
Mas é fato tb que o torque da XT faz ela ter arrancada, retomada, e desempenho com vento contra, peso extra e blablabla... muito melhores.
- Adelson_AL
- Roda Presa
Companheiro lhe digo uma coisa: Acompanhar XT ou Tenere de Falcon ou Sahara o sujeito sofre pra caralho! rsrsrsrs Palavra de quem já passou por isso várias vezes.Felicio escreveu:Perfeito... até pq se o contrário fosse verdade, grandes caminhões bateriam facilmente 300km/h.hawk escreveu:Potência maior não significa velocidade maior...
Mas o que eu achei interessante neste tópico é que ficou evidente que a XT não anda tanto mais que a falcon, coisa que seus proprietários e adoradores não costumam admitir em embates Falcon vs XT. Isso eu já sabia. Então não procede a reclamação geral de que a falcon é manca, e sim que ela tem desempenho compatível com a cilindrada.![]()
Mas é fato tb que o torque da XT faz ela ter arrancada, retomada, e desempenho com vento contra, peso extra e blablabla... muito melhores.
Um abração,
Adelson...

Adelson...
JaZz escreveu:apelidou seus braços de terceiros?
Não.....
Honda CBX 250 Twister 2008 (2008/2012) - 46K
Kawasaki Ninja 250 2011 - (2012/2015) - 27K
Honda NC 700 ABS 2013 - (2015/2016) RIP - 20K
Honda NC 750 ABS 2015 - (2016/2017) - 18K
Honda PCX 150 2015 - Atual meio de transporte....
Kawasaki Ninja 250 2011 - (2012/2015) - 27K
Honda NC 700 ABS 2013 - (2015/2016) RIP - 20K
Honda NC 750 ABS 2015 - (2016/2017) - 18K
Honda PCX 150 2015 - Atual meio de transporte....
Como não ganho nada da Yamaha para defender as XTs, vou ficar quieto que é melhor. Mas Kalixto, chegou a fazer o teste que eu postei? Se puder postar os resultados eu tento ajudar de novo, talvez o pessoal lembre de mais alguma coisa pendente.
Felicio, já andei de Falcon e já viajei com várias, não acompanha a XT JAMAIS. Pergunte ao bonde que foi pro churrastiba comigo esse ano (V-Strom 650, B12 e FZ6S) a velocidade de cruzeiro ao longo dos 1800 kms rodados na XT... A Falcon acompanha sim, a XT a 120 km/h... Titan também.
Felicio, já andei de Falcon e já viajei com várias, não acompanha a XT JAMAIS. Pergunte ao bonde que foi pro churrastiba comigo esse ano (V-Strom 650, B12 e FZ6S) a velocidade de cruzeiro ao longo dos 1800 kms rodados na XT... A Falcon acompanha sim, a XT a 120 km/h... Titan também.
Bom, depois de 8 paginas, vou dar um pitaco.
Tive uma idêntica, 2002, por 3,5 anos, rodei +- uns 65k com a moto, vendi com 90, está com um amigo e batendo os 100k, corrente de comando, embreagem, e demais peças originais. Tudo certinho.
Fui e voltei do chile (uns 8k km rodados em uns 12 dias), e o único susto foi um vazamento, que constatado na mangueira do respiro do motor para a caixa do filtro de ar. Só.
A XTE anda menos que as antigas Teneres, fato constatado por mim, pois tive as duas. As XT´s até 96, motor 3TB, salvo engano, andam mais que os motores 4MW (ou WM, não lembro). A XT do DT andava bem mais que a minha, mesmo garupado.
A XTE não e moto de velocidade, se quer andar a 140 km/h, compra pelo menos uma GS 500, a XTE é para viajar com pseudo conforto até uns 110 km/h. A XTE (pelo menos a que tive) vai bem rápido até os 120 km/h, depois começa a sofrer para subir a velocidade, ou seja, para atingir os 140 km/h leva um certo tempo. Já disseram , considere a massa que a moto vai estar levando.
Outro detalhe, o Marquim DT jurou na ida ao Churrastiba que o velocímetro não passou dos 120 km/h, mas por diversas vezes o velocímetro da Bandit marcou 140 km/h, e assim manteu durante bom tempo. Então, uma aferição no verlocímetro seria uma boa, ou talvez o primeiro passo. Já disse que XTE não é para correr???
Tive uma idêntica, 2002, por 3,5 anos, rodei +- uns 65k com a moto, vendi com 90, está com um amigo e batendo os 100k, corrente de comando, embreagem, e demais peças originais. Tudo certinho.
Fui e voltei do chile (uns 8k km rodados em uns 12 dias), e o único susto foi um vazamento, que constatado na mangueira do respiro do motor para a caixa do filtro de ar. Só.
A XTE anda menos que as antigas Teneres, fato constatado por mim, pois tive as duas. As XT´s até 96, motor 3TB, salvo engano, andam mais que os motores 4MW (ou WM, não lembro). A XT do DT andava bem mais que a minha, mesmo garupado.
A XTE não e moto de velocidade, se quer andar a 140 km/h, compra pelo menos uma GS 500, a XTE é para viajar com pseudo conforto até uns 110 km/h. A XTE (pelo menos a que tive) vai bem rápido até os 120 km/h, depois começa a sofrer para subir a velocidade, ou seja, para atingir os 140 km/h leva um certo tempo. Já disseram , considere a massa que a moto vai estar levando.
Outro detalhe, o Marquim DT jurou na ida ao Churrastiba que o velocímetro não passou dos 120 km/h, mas por diversas vezes o velocímetro da Bandit marcou 140 km/h, e assim manteu durante bom tempo. Então, uma aferição no verlocímetro seria uma boa, ou talvez o primeiro passo. Já disse que XTE não é para correr???
"Aqui a criança chora e a mãe vira de costas"
B12S
B12S
Russo escreveu:Mas é isso ai... no motociclismo há espaço para todos, para os que gostam de tecnologia, pros que curtem velharia e até para os babacas caras que não conseguem perceber isso, eheheheh ...
Fato .. minha moto marcava 140 e a do Marquín congelou nos 125. Andamos centenas de km assim, até ele perceber que não tava a 125. Pensa no sorriso que ele abriu quando descobriu que a véia XT passa dos 125 .. heheh
- diegonunes
- Dinossauro
Sabendo disso e levando em consideração que não me importa um torque maior que uma 250/300cc gera, qual seria o motivo para eu deixar de comprar uma Tenere 250 ou uma XRE (acreditando que a 2013 venha prestandoSmoker escreveu:
Sem pescaria, tô perguntando sério. E outra, ainda não consegui tirar a XRE da cabeça, a moto me agradou muito.
DIEGO NUNES | RECIFE-PE |Yamaha Ténéré 250
Fazer 250, New Fazer 250, XRE 300 ^
Bom, já disseram aí que e porque torque é diferente de velocidade final.diegonunes escreveu:Sabendo disso e levando em consideração que não me importa um torque maior que uma 250/300cc gera, qual seria o motivo para eu deixar de comprar uma Tenere 250 ou uma XRE (acreditando que a 2013 venha prestandoSmoker escreveu:
A XTE não e moto de velocidade, se quer andar a 140 km/h, compra pelo menos uma GS 500, a XTE é para viajar com pseudo conforto até uns 110 km/h. A XTE (pelo menos a que tive) vai bem rápido até os 120 km/h, depois começa a sofrer para subir a velocidade, ou seja, para atingir os 140 km/h leva um certo tempo. Já disseram , considere a massa que a moto vai estar levando.)?
"Aqui a criança chora e a mãe vira de costas"
B12S
B12S
Russo escreveu:Mas é isso ai... no motociclismo há espaço para todos, para os que gostam de tecnologia, pros que curtem velharia e até para os babacas caras que não conseguem perceber isso, eheheheh ...
- diegonunes
- Dinossauro
Acho que minha pergunta não ficou clara.
Porque eu deixaria de comprar uma Tenere 250/XRE 300, se o torque que a XTE gera, pouco importa pra mim? Pra viajar nos 110 km/h, as duas motos citadas fazem isso com menos desconforto que a XTE, ou estou enganado?
Parece que não existe vantagens em se optar pela XTE, desde que o motociclista não se importe com o torque baixo das 250/300cc.
É só uma dúvida.
Porque eu deixaria de comprar uma Tenere 250/XRE 300, se o torque que a XTE gera, pouco importa pra mim? Pra viajar nos 110 km/h, as duas motos citadas fazem isso com menos desconforto que a XTE, ou estou enganado?
Parece que não existe vantagens em se optar pela XTE, desde que o motociclista não se importe com o torque baixo das 250/300cc.
É só uma dúvida.
Diego, pergunte ao Albert (Fazer 250) que tentou acompanhar o bonde do RJ na volta do Churrastiba que ele saberá lhe explicar em detalhes a diferença. Basicamente é que a uma 250/300 chega nos 120~130 km/h? Sim. Ela ANDA nessa velocidade por 900 kms? Não, nem com reza brava.
Sinceramente, comparar uma 250/300 com uma XT600 vocês estão brincando né? Eu sai da DT200R para a XT600 e em se tratando de viagens não me arrependo nem um pouco. Torque significa manter uma velocidade constante com muito menos esforço, seja em subida, ultrapassagens, andando carregado, etc. Quanto mais perto do limite da moto está se andando, mais cansativa se torna a viagem, simples assim.
Para MANTER os 110 km/h em uma 250/300, carregado, em subida só baixando umas 2 marchas e moendo até o talo. Imagine fazer uma ultrapassagem de um caminhão que está a 110 km/h? É por aí. Mas para viajar a 110 km/h, sem subidas, sem garupa, sem ultrapassagens, sem emoçao, etc... eu iria de CG150!
Sinceramente, comparar uma 250/300 com uma XT600 vocês estão brincando né? Eu sai da DT200R para a XT600 e em se tratando de viagens não me arrependo nem um pouco. Torque significa manter uma velocidade constante com muito menos esforço, seja em subida, ultrapassagens, andando carregado, etc. Quanto mais perto do limite da moto está se andando, mais cansativa se torna a viagem, simples assim.
Para MANTER os 110 km/h em uma 250/300, carregado, em subida só baixando umas 2 marchas e moendo até o talo. Imagine fazer uma ultrapassagem de um caminhão que está a 110 km/h? É por aí. Mas para viajar a 110 km/h, sem subidas, sem garupa, sem ultrapassagens, sem emoçao, etc... eu iria de CG150!
- Adelson_AL
- Roda Presa
Smoker escreveu:Bom, depois de 8 paginas, vou dar um pitaco.
Ótimo Pitaco Smoker!
É bem por esse caminho mesmo!
Tive duas Teneres e hoje estou com uma XT e PQP como é bom andar de Tenere..... sem dúvida alguma a moto tem um desenvolvimento um pouco melhor que a XT é uma pena que não tenha encontrado uma em bom estado ace$$ível .
Um abração,
Adelson...

Adelson...
Bom ...vou ter que perguntar...afinal quero aprender...
A XT anda menos que uma Falcon ou ...ainda ..menos que uma Lander X como a minha???? Porque numa viagem a praia que fizemos uma vez eu tentava acompanhar o Rauber ( GS 500) e na minha moto marcava vel de 130 140 km... .não entendi ....
A XT anda menos que uma Falcon ou ...ainda ..menos que uma Lander X como a minha???? Porque numa viagem a praia que fizemos uma vez eu tentava acompanhar o Rauber ( GS 500) e na minha moto marcava vel de 130 140 km... .não entendi ....
- Tio Frei
- Mito
é que o velocimetro da DL mente pra caralho, o meu a 140 no GPS tá 126. 10 %DanielRJ escreveu:Fato .. minha moto marcava 140 e a do Marquín congelou nos 125. Andamos centenas de km assim, até ele perceber que não tava a 125. Pensa no sorriso que ele abriu quando descobriu que a véia XT passa dos 125 .. heheh
kamerad, provavelmente você ainda não descobriu o que é torque, eheheh...diegonunes escreveu:Acho que minha pergunta não ficou clara.
É só uma dúvida.
Eu sempre costumo rodar na estrada na casa dos 100 a 120 km/h.
Não vou falar nem da Harley com seus quase 11 kg de torque, vou me ater apenas a três motokas com velocidades finais praticamente identicas, na casa dos 140 km/h porém com torques diferentes. São elas:
- a ex-Savage: 650 cc, 31 CV e 4,6 kgf de torque
- a ex Tenere: 250 cc, 21 CV e 2,1 kgf de torque
a atual Mirage:250 cc, 28 CV e 2,2 kgf de torque
Se colocar qualquer uma das três motos na minha frente e mandar escolher uma delas para viajar, a minha escolha, sem sombra de dúvidas, será a de maior torque, ou seja, cerveja e calabreza, a Savage.
Motivos: na faixa dos 100 a 120 km/h ela roda mais solta, motor menos esgoelado, tem melhores aceleração e retomada, não exige que se fique reduzindo marcha a tres por quatro e consome menos.
Editado pela última vez por Russo em 22 Nov 2012, 18:20, em um total de 1 vez.

Marcus DT escreveu: No final, muito antes da moto, é isso que fica: a camaradagem.
- diegonunes
- Dinossauro
Não estou de brincadeira. É por não saber de certas informações práticas que estou aqui perguntando.
Concordo plenamente em que manter velocidade de cruzeiro além dos 110 km/h numa 250/300 é complicado, mas a XRE não piava pra manter 110 km/h, com garupa e com subidas, mas é óbvio que não passava daquilo, subindo. Acho que o Allem tem a mesma experiência.
Dentre algumas viagens que fiz, a maior delas Recife <-> Chapada Diamantina, passei por perrengues por falta de torque e velocidade final, com a XRE.
Portanto, dentro do meu uso, não vejo justificativa em deixar de comprar uma moto nova e mais econômica em todos os termos, pra comprar uma moto "antiga" e beberrona.
Quero me certificar se realmente é por ai.

Concordo plenamente em que manter velocidade de cruzeiro além dos 110 km/h numa 250/300 é complicado, mas a XRE não piava pra manter 110 km/h, com garupa e com subidas, mas é óbvio que não passava daquilo, subindo. Acho que o Allem tem a mesma experiência.
Dentre algumas viagens que fiz, a maior delas Recife <-> Chapada Diamantina, passei por perrengues por falta de torque e velocidade final, com a XRE.
Portanto, dentro do meu uso, não vejo justificativa em deixar de comprar uma moto nova e mais econômica em todos os termos, pra comprar uma moto "antiga" e beberrona.
Quero me certificar se realmente é por ai.
- diegonunes
- Dinossauro
Acredite, 15,8 kgfm me fez descobrir o que realmente é torque numa moto, rs.Russo escreveu: kamerad, provavelmente você ainda não descobriu o que é torque, eheheh...