Como suspensoes funcionam.
Re: Suspensoes
ow, este tóxico podia ir pro pérolas. é froids ficar caçando ele na lista do principal, que é o maior sobe-e-desce...
De degrau em degrau, vamos descendo até o grunhido.Jota escreveu:pra quem está habituado a ver uma foto com uma frase de efeito, 3 parágrafos é um himalaia.
José Saramago
No Firefox e Opera: Control + F...
- Vinicius.
- Motoqueiro
Explorer tb.
Nina, gostaria que ele ficasse no principal, pelo menos ate uns tempos depois que terminarmos de discutir o assunto, caso isso aconteca!
Nina, gostaria que ele ficasse no principal, pelo menos ate uns tempos depois que terminarmos de discutir o assunto, caso isso aconteca!
ah, então tá.
De degrau em degrau, vamos descendo até o grunhido.Jota escreveu:pra quem está habituado a ver uma foto com uma frase de efeito, 3 parágrafos é um himalaia.
José Saramago
- Vinicius.
- Motoqueiro
Um pouco mais atualizado... acho que amanha da pra eu escrever mais.
Perguntas por favor!
Perguntas por favor!
- Vinicius.
- Motoqueiro
E ai pessoas.. ta tudo claro ate aqui? Alguem quer que clarifique alguma coisa?
- Tio Frei
- Mito
Quero é ouvir do link.
Grande modificador da relação de movimento...hehe
Quando um baixinho coloca um link maior pra moto ficar mais baixa, isso modifica a relação de movimento?
Grande modificador da relação de movimento...hehe
Quando um baixinho coloca um link maior pra moto ficar mais baixa, isso modifica a relação de movimento?
Vinicius, posso postar conteúdo de terceiros?
Puta aula, muito bem ilustrada, de motorbike suspension 101: http://www.carbibles.com/suspension_bible_bikes.html
Puta aula, muito bem ilustrada, de motorbike suspension 101: http://www.carbibles.com/suspension_bible_bikes.html
- Vinicius.
- Motoqueiro
Chama o Baje Pangare entao..Tio Frei escreveu:Quero é ouvir do link.
Depende do projeto Tiu. Como o que se muda pra deixar a moto mais baixa ou alta eh so o link que conecta a balanca ao balancim, o resultado eh que a RM vai passar a trabalhar em outra posicao.. efetivamente numa parte do grafico onde a suspensao ja esteja parte comprimida. No caso do exemplo com suspensao progressiva, eh provavel que a suspensao fique mais "dura" qdo o peaozinho estiver sentado em cima da moto.Tio Frei escreveu:Grande modificador da relação de movimento...hehe
O que determina o RM numa suspensao com link eh a distancia entre o pivot do balancim e as extremidades onde a mola vai conectada e onde o link que vai pra balanca eh conectado + o que vimos anteriormente.
Pra baixar a moto e continuar com a suspensao no mesmo ponto de RM, o balancim teria que ser modificado de acordo.
Resumo, mudando so o link que vai pro balacim muda so o ponto de RM no grafico onde a moto esta em equilibrio, a curva do Kroda continua a mesma.
- Vinicius.
- Motoqueiro
mamm2 escreveu:Vinicius, posso postar conteúdo de terceiros?
Até aqui, aparentemente tranqüilo.

Todo dia procuro esse tópico...
quero aprender a regular o retorno do amortecedor... mexi várias vezes, andei em diferentes terrenos, mas não consigo perceber diferença significante...
Andrei
R1200GORDA
R1200GORDA
- Vinicius.
- Motoqueiro
Voce nao vai perceber Andrei.
A regulagem desses amortecedores de producao em massa sao minimos.
Essa regulagem eh so pra baixa velocidade, isso eh, so pra mergulho ou squat, nao pra buracos. A regulagem de rotorno traseira vai dar mais diferenca no mergulho da frente, o oposto eh verdadeiro. Isso supondo que as regulagens do amortecedor nao variam muito os ajustes de amortecimento de velocidade alta, o que nao eh certo em amortecedores de producao em massa, mas dever ser suposto na avaliacao.
Pessoas.. desisti de escrever esse topico. Ver tanto topico bosta se manter na pagina 1, e esse, com varias coisas tecnicas, ter que ser cassado cacado (?) (cedilha) la pela pagina 3 ou 4 mostra o quao o pessoal do MAD eh interessado em assuntos tecnicos. Desculpem mas nao vou perder meu tempo.
Se tiverem duvida, perguntem, caso contrario.. aquele abraco!
A regulagem desses amortecedores de producao em massa sao minimos.
Essa regulagem eh so pra baixa velocidade, isso eh, so pra mergulho ou squat, nao pra buracos. A regulagem de rotorno traseira vai dar mais diferenca no mergulho da frente, o oposto eh verdadeiro. Isso supondo que as regulagens do amortecedor nao variam muito os ajustes de amortecimento de velocidade alta, o que nao eh certo em amortecedores de producao em massa, mas dever ser suposto na avaliacao.
Pessoas.. desisti de escrever esse topico. Ver tanto topico bosta se manter na pagina 1, e esse, com varias coisas tecnicas, ter que ser cassado cacado (?) (cedilha) la pela pagina 3 ou 4 mostra o quao o pessoal do MAD eh interessado em assuntos tecnicos. Desculpem mas nao vou perder meu tempo.
Se tiverem duvida, perguntem, caso contrario.. aquele abraco!
Vinicius, é normal que nego prefira falar de amenidades do que discutir algo mais técnico. Isso com certeza não representa a posição de todos no M@D !
Espero que reveja a sua posição, este tópico é o mais técnico em anos que vejo no M@D!
abs
Espero que reveja a sua posição, este tópico é o mais técnico em anos que vejo no M@D!
abs
A pedido daquele que tudo vê, retirado o banner ! :-P
Intruder 125 - 01/09 -> 01/10.
Fazer 250 - 01/10 -> 11/10.
Suzuki GSX 750 F - 10/10 -> 13?.
Neo - 16/? -> 21/?.
Hymalian - 23/05 -> Atual
Intruder 125 - 01/09 -> 01/10.
Fazer 250 - 01/10 -> 11/10.
Suzuki GSX 750 F - 10/10 -> 13?.
Neo - 16/? -> 21/?.
Hymalian - 23/05 -> Atual
Este tópico deve mesmo ir para o Pérolas. Muito obrigado pelas explicações Vinicius, e aos complementos dos demais @migos.
Para os puristas: Ke = ∝Km, ∝RM2
Caro Vinícius, sem querer sair da / atrapalhar sua linha de raciocínio, mas já saindo e a atrapalhando, eu diria que a suspensão atua como se fosse uma alavanca inter-resistente quando comprimida, e como uma alavanca inter-potente quando se expande, daí a necessidade de uma boa relação entre Ke e RM. Que acha? No aguardo para ouvi-lo falar de oscilação amortecida sub-crítica, crítica e super-crítica.
Lembrando o já explicado: o K da mola influencia linearmente, mas a relação de movimento RM influencia exponencialmente. Ou, em outras palavras, o K efetivo é proporcional ao K da mola, e proporcional a RM2. RM tem "maior peso", por assim dizer, no cômputo geral.Vinicius. escreveu:Nao necessariamente, vc pode ter uma mola dura pra caramba, mas uma relacao de movimento que faca o conjunto ser bem mole...Joaquim escreveu:...porém quanto mais macia a suspa, mais "mole" é a mola (K menor), correto?
Para os puristas: Ke = ∝Km, ∝RM2
Caro Vinícius, sem querer sair da / atrapalhar sua linha de raciocínio, mas já saindo e a atrapalhando, eu diria que a suspensão atua como se fosse uma alavanca inter-resistente quando comprimida, e como uma alavanca inter-potente quando se expande, daí a necessidade de uma boa relação entre Ke e RM. Que acha? No aguardo para ouvi-lo falar de oscilação amortecida sub-crítica, crítica e super-crítica.
----—▲≡≡≡
Flying over mirrors - and intact!
"Todos esses que aí estão, atravancando o meu caminho, eles passarão... Eu passarinho!" (Mário Quintana)
"Todos esses que aí estão, atravancando o meu caminho, eles passarão... Eu passarinho!" (Mário Quintana)
Rad escreveu:...só cuidado,, vc é vc,, sua moto é sua moto,, não se projetem nelas ou por elas
Caro Vínicius, ratifico o comentário do Gusmano.
Se eu puder sugeri, não esquente com isso. Continue a escrever, se lhe for possível.
No meu caso, o tópico está nos meus "Favoritos", então não houve até o momento necessidade de procurá-lo pelo fórum.
Abraço,
JH
Se eu puder sugeri, não esquente com isso. Continue a escrever, se lhe for possível.
No meu caso, o tópico está nos meus "Favoritos", então não houve até o momento necessidade de procurá-lo pelo fórum.
Abraço,
JH
----—▲≡≡≡
Rad escreveu:...só cuidado,, vc é vc,, sua moto é sua moto,, não se projetem nelas ou por elas
- Vinicius.
- Motoqueiro
Johnny, vc sabe do que ta falando entao acredito em vc, mas nao faco ideia do que eh o vermelho acima. Deve ser termo tecnico que eu nunca vi antes.. language barrier da minha parte talvez.Johnny Hu escreveu:eu diria que a suspensão atua como se fosse uma alavanca inter-resistente quando comprimida, e como uma alavanca inter-potente quando se expande, daí a necessidade de uma boa relação entre Ke e RM. Que acha? No aguardo para ouvi-lo falar de oscilação amortecida sub-crítica, crítica e super-crítica.
Depois de explicar frequencia natural eu iria chegar ai. Johnny e MAD, se vcs tiverem pique, mandem bala.. postem suas opnioes sobre o assunto, eu perdi o drive.. mas eh certo que se mais gente postar sobre isso eu me interesso de novo!Johnny Hu escreveu: No aguardo para ouvi-lo falar de oscilação amortecida sub-crítica, crítica e super-crítica.
Negativo! Eu também posso errar. Portanto, não acredite em nada do que escrevo, a priori.
Dê uma checada na informação, primeiro.
A propósito, te mandei uma explicação em PVT porque, como disse, não quero atrapalhar seu excelente tópico. Se possível, continue com as explicações.
Abraço,
JH
A propósito, te mandei uma explicação em PVT porque, como disse, não quero atrapalhar seu excelente tópico. Se possível, continue com as explicações.
Abraço,
JH
----—▲≡≡≡