Tiger 800XC divulgado preço
Re: Tiger 800XC divulgado preço
Eu não afirmaria isso com tanta segurança assim, pois o tal do link é apenas mais um componente do projeto que pode, teoricamente, dar alguma vantagem à motoka que o utilize, desde que elas sejam equivalente no resto (uquadro, ciclistica, rodas, elasticidade de motor, etc, etc... e olhe lá.Bagé escreveu:IssoRusso escreveu: Na grande maioria dos casos, as pessoas não irão utilizar essas Big Trails em competição esportiva, aliás, a grande maioria não vai sequer utilizar a motoka fora do asfalto, pois se utilizarem, arrisca a fazer fiasco.....Mas no caso das duas motos, é seguro afirmar que na mesma categoria, uma que possui link, já leva vantagem em cima da que não possui...
Ou seja, cerveja, já que tá lá, deixe que ´´láteja´´![]()
.

Marcus DT escreveu: No final, muito antes da moto, é isso que fica: a camaradagem.
- Tio Frei
- Mito
a minha tem link,Bagé escreveu:Tu acha então que toda aquela geringonça é só para substituir o amortecedor maior por um menor?Tio Frei escreveu:Com link da pra usar amortecedor mais furreca, nao?
Sem link, pra ter um corso bom, tem que usar amortecedor enorme...
Nao tem a ver com reação. Tem a ver que o movimento de alabanca(como diria o tio tonho) permite um amortecedor menor, esmo com um curso na ponta da suspensão relativamente grande.![]()
Tu que é suzukeiro, não lembra que a suzuki andou usando um amortecedor cheio dos furinhos que ao longo do curso iam modificando a resposta do amortecedor? Se não me engano para tentar substituir o link, agora já estou recorrendo a memória que tá fraca![]()
Nas esportivas, o uso do link, devido as reações, a principal vantagem é que a roda fique sempre ´´grudada´´ no chão
.
mas explica que reação é essa Bagé, eu to curioso mesmo, sem besteira
Tem KTM de Cross que não usa... essas não prestam então... as KTM e Husaberg de Enduro nenhuma tem... tem uma Husaberg que é fabricada desde 1989, acho que é a 501, que nunca teve link, mas usa amortecedor Ohlins dos mais caros... iriam economizar nuns bracinhos de alumínio pra gastar a maior grana em mola progressiva e amortecedor sueco caríssimo... são uns burros mesmo...Bagé escreveu:Algumas não, cross que preste todas tem......E motos de enduro, também tem, essa sim algumas não tem e pq, questão de escolha da fábrica, mas que é melhor, isso é, pq não usam, sei lá, talvez por preço, já perguntei lá atrás pra ti, eu não sei pq uma ktm não usa essa suspensão, já que no uso profissional ela usa...Talvez por custo, talvez royalties? Seria?Andrei escreveu: explica aí por que as motos de enduro nao tem e as de cross tem (algumas)
.
mas voltando ao assunto do tópico então... a Tiger é melhor no off road porque tem link e a F800 não tem ? é isso que tu quer dizer ?
achei alguns textos legais sobre o assunto... gringos... olha esse, sobre a KTM colocar links em algumas motos que não tinham:
Motocross Action May 2010 page 109 - good article about rising rate linkages. Quoted from there: 'Don't be fooled into thinking that KTM is moving to a rising rate linkage on the 2011 KTM 350SXF because they don't believe in the no link concept. They do. What the don't believe in is the ability of the American public to understand that no link suspension is a rising rate system'
aqui tem um artigo interessante :
Do I Need To Buy A New Linkage Bike?
Linkage is newer so it must be better, right?
Here is one of those questions that I wish I had a nickel for every time someone asked about it. Which is better? I would now have a pile of nickels, at least enough to buy a gallon of gas. Nevertheless, it is a great question.
I think I have a handle on the issue, but another rider, in different terrain might come up with something different from I do. KTM doesn’t help the matter much, because no matter how much they try to tell people what is best for a certain type of riding, their pro riders are often doing something completely different.
KTM says that linkage is best for motocross and PDS is the choice for off road riding. In general, the SX and XC lines get linkage while the XCW and EXC retain the PDS system. KTM North America does not race XCW or EXC models, but in Europe, they only race those models.
US riders, particularly the GNCC guys, want the lightest, fastest bike they can get. For the most part, it is so they have the most potent package on the starting line, but part of this is also just image, motocross bikes look more badass than ones with headlights. Therefore, nearly every US racer, east or west, is on a linkage bike. As I write this, the race team is playing musical bikes, trying to get the Dungey replica developed for off road competition. So it is a little hard to keep up with just who is on what bike. Mullins has gone back to the “old” twin cam 450sxf for the time being.
The exception to this is the Husaberg. All Husaberg models are PDS, so Lafferty and Fahringer are link less. I talked with Lafferty about the choices some last fall. He said that he had tested the KTM link bikes and did not feel they were the best choice for enduro. You might have noticed that Mike Brown rode a PDS bike in the Endurocross series last year also. His teammate Taddy used the 350SXF with linkage.
I have been lucky enough to ride and race both, so here are some of my impressions.
Linkage
The new linkage bikes excel at hitting things way too hard. The first time I hit a big road crossing in the desert on the 350xcf, the bike didn’t even move. That was impressive.
Harsher on smaller hits.
Sort of dead feeling, not as much positive feedback,
Very good at absorbing sharp hits, like square edges, on both the track and trail.
PDS
The newest PDS shocks have a far plusher ride.
Keeps the rear tire on the ground better, even over roller whoops,
With the tire on the ground getting traction, it drives the bike forward better.
Still suffers some on the bigger hits.
Just last week I rode the 500xcw on the track alongside the 450sxf. This was on a large natural terrain GP style course. For the most part, the two bikes were very similar. Lap times were nearly identical also. The 500 was less tiring to ride, partly due to the motor, but also because it was a much smoother ride.
There was one section of whoops on the track. On the SXF, I would just hit them straight on in third gear, no problem. If I did the same on the XCW, the rear would get out of shape. What I had to do on the 500 was wheelie into the whoops and then double out over the last two. Basically, I had to ride in a manner that let the rear wheel stay on the ground.
This was indicative of what I found on the 350XCF that I raced last year. You never have to think about how to approach an obstacle, just hit it. This is particularly true on the motocross track. For me the real revelation was square edge holes on a jump face, the linkage bike acts as if they are not even there. That is something the PDS bikes still cannot quite match.
Talking with one of the KTM test riders, he tells me he can dial the PDS in to nearly any situation, but it is much more sensitive to changes in conditions. For example, what works in the morning when the track conditions are moist and smooth, does not work in the afternoon when things dry out and get rough. The linkage is far less sensitive to changing conditions.
The PDS has come quite a ways in the last few years. Last fall I raced my 2007 450xc in a desert race and it was clear how far things have come. The RFS is never as planted feeling and the steering is not as accurate because the bike is moving around so much.
When talking about the positive traits of the linkage, I am talking about riding at full race pace. For anything short of race speed, the PDS wins nearly every time. The strong feedback gives the rider a much better understanding of what is going on out back.
So for the most part, KTM is right about the way they portray the two systems. Linkage is best for moto and cross-country racing where high speed hits are common. PDS is better for most other riding for its smooth ride and ability to handle low speed impacts.
The “high/low” speed refers to shock piston speed, not necessarily bike speed. The faster the shock needs to respond, the better the linkage works because it assists the shock. For low speed sensitivity, the PDS is better because it is controlled strictly by the shock dampening without interference from the progressive link.
For maintenance and durability, I think they are about even. The linkage shock is kind of a pain to get out of the bike, the top subframe bolts need to come out. Also, the exhaust mid pipe will not come out until the shock is loose. The PDS is cool because the shock comes out in seconds. The link arrangement seems to be holding up well. It looks vulnerable to damage, but I have not had any issues and that is with a 200lb rider on the smallish 350. When servicing the PDS it is important to understand how to bleed air out of the system, it takes lots of pressure and not every shop is really set up to do it properly.
For me, the PDS is probably the best choice, but it is almost a push. On the 2012 500xcw, it works very well. I still get a few hits that upset the bike, like big road crossings in the desert. However, I am riding it stock with just a heavier spring. I think that with a little valving help and more set up time it could be almost perfect.
fonte:
http://www.enduro360.com/2012/03/21/mot ... s-linkage/
Andrei
R1200GORDA
R1200GORDA
Andrei, excelente texto, porém concordei contigo já na primeira mensagem que tu postou: se me colocar em uma moto com e outra sem link 99% de certeza que eu não vou saber distinguir qual é qual. E depois de ler esse texto ficou claro que as diferenças são mínimas no comportamento da moto em uso não competitivo, sendo poucos os pilotos que conseguem sentir as diferenças da moto com ou sem link.
E sobre o offroad "puro", ainda acho que a F800GS se sai melhor que a 800XC na mão de quem sabe o que está fazendo. Mas ainda to pra ver alguém fazendo isso... são 43k!!
Jamais diria que uma moto é melhor do que a outra porque tem (ou não) link, seria superficial demais a análise. Principalmente se formos comparar motos semelhantes como a KTM 500xcw e a 450sxf (citadas no artigo). Existem centenas de outros itens da suspensão que fazem mais diferença que o link (molas, cartuchos, óleo, válvulas, etc). E a julgar pela conclusão do autor do artigo, como as midtrails tipo as F800GS e a 800XC estão muito mais para o enduro do que para o motocross, seria melhor a adoção do sistema PDS (s/ link) do que os convencionais links. Mas, na pratica, como já concordamos, não dá para se avaliar uma moto dessas pelo fato de ter ou não link... não dá para tirar conclusão nenhuma julgando isso.Andrei escreveu:mas voltando ao assunto do tópico então... a Tiger é melhor no off road porque tem link e a F800 não tem ? é isso que tu quer dizer ?
E sobre o offroad "puro", ainda acho que a F800GS se sai melhor que a 800XC na mão de quem sabe o que está fazendo. Mas ainda to pra ver alguém fazendo isso... são 43k!!
Marcus... depois desse teu esclarecimento aí, putz... dizer o quê mais...
é exatamente isso que todo mundo tá tentado dizer ao teimoso do Bagé... até parece que é Alemão esse óme...
ele fica aí com essa tal de "pescaria" falando abobrinha pra desmerecer a marca X ou Y pra ver o que os outros falam... o problema é que ele às vezes se enrola na linha dele mesmo... e daí fica feio...
mas fico feliz que, ao contrário de tantos outros posts, onde essa tal de pescaria só acaba em briga e não agrega nada, nesse aqui a pescaria do Bagé se traduziu em esclarecimentos a respeito do sistema de link e sem link... o lugar pra isso seria o excelente tópico do Vinícius, mas não dá nada... tenho certeza que ele vai desossar o assunto por lá...
é exatamente isso que todo mundo tá tentado dizer ao teimoso do Bagé... até parece que é Alemão esse óme...
ele fica aí com essa tal de "pescaria" falando abobrinha pra desmerecer a marca X ou Y pra ver o que os outros falam... o problema é que ele às vezes se enrola na linha dele mesmo... e daí fica feio...
mas fico feliz que, ao contrário de tantos outros posts, onde essa tal de pescaria só acaba em briga e não agrega nada, nesse aqui a pescaria do Bagé se traduziu em esclarecimentos a respeito do sistema de link e sem link... o lugar pra isso seria o excelente tópico do Vinícius, mas não dá nada... tenho certeza que ele vai desossar o assunto por lá...
Andrei
R1200GORDA
R1200GORDA

Com link ou sem link, Big Trail no Brasil é tudo de bom, inclusive mais seguras, queria experimentar um trem desses numa viagem longa só pra encarar essas paradinhas aí sem o risco de destruir a moto.
[ ]'s

- gui dantas
- Motoqueiro
- Contato:
Marcus DT escreveu:E sobre o offroad "puro", ainda acho que a F800GS se sai melhor que a 800XC na mão de quem sabe o que está fazendo. Mas ainda to pra ver alguém fazendo isso... são 43k!!
- Vinicius.
- Motoqueiro
Andrei escreveu: tenho certeza que ele vai tentah expricah desossar o assunto por lá...
Eh perfeito falar sobre isso agora que chegamos em relacao de movimento.
So preciso parar de encher o saco do Pangare e fazer uns slides.
Andrei escreveu: ele fica aí com essa tal de "pescaria" falando abobrinha pra desmerecer a marca X ou Y pra ver o que os outros falam... o problema é que ele às vezes se enrola na linha dele mesmo... e daí fica feio...![]()
![]()
Se o povo que tem interesse em falar de moto, que tem algum conhecimento, participar mais, essa prática vai morrendo aos poucos.
Sobre a Tiger, que se dane, eu queria uma speed triple... Mesmo a Buell sendo muito melhor!
Exatamente. Isto seria equivalente a dizer que um ABS é melhor/pior que outro porque usa/não usa servo. Considerar apenas um aspecto do projeto e tirar alguma conclusão é algo, digamos assim, pouco inteligente. Fazer afirmações incontestáveis sobre algo de que não se entende direito é arrogante.Marcus DT escreveu:Jamais diria que uma moto é melhor do que a outra porque tem (ou não) link, seria superficial demais a análise.
Obrigado ao povo que posta sabendo do que está falando (porque estudou - estudo de verdade, não google - ou porque sentou a bunda na motoca e experimentou).
- Metal Command
- Motociclista
Ele tem uma pequena fricao interna. Vc consegue virar o acelerador na mao mesmo estando "travado". Tocou no freio dianteiro ele solta o acelerador e o cabo desenrola.Vinicius. escreveu:Eh. Em frenagem de emergencia ja eh facil vc enrolar o acelerador quando pressiona o freio, com esse equipamento essa possibilidade aumenta.dnunes escreveu:Eu sei que esse que o Metal Command postou solta no freio, mas como ele vai "estar acelerado", quando você apertar a manete de freio o cabo não vai desenrolar. Diferente dos eletrônicos, que acionariam o freio motor junto com o freio, já que o cabo vai estar solto.
Logicamente que o eletronico e' melhor e mais seguro. Essa trava de acelerador e' simplesmente para vc descansar a mao por uns minutinhos enquanto esta na estrada, onde a chance de alguma coisa errada acontecer e' bem menor. Mesmo que vc queira andar por muito tempo com ele nao e' muito conveniente porque ele nao mantem a velocidade e sim a posicao do manete. Se vc pegar uma descida a moto acelera, e numa subida ela diminui a velocidade, diferente dos controles eletronicos que fazem toda a regulagem para manter uma certa velocidade.
- froesdamotta
- Motoqueiro
Ao pessoal "linkado" e "deslinkado", que tal deixar o tópico voltar ao assunto 'girinal, para voltarmos à conversa sobre as novas Triumph
?
Agostinho
Suzuki GSX 8S
ex-DL 650 ABS, ex-Xmax 250
Suzuki GSX 8S
ex-DL 650 ABS, ex-Xmax 250
-
Luiz Almeida
- Mito
Tirando as ofensas e labaredas de vaidade, estou gostanto do tópico.
Gostei da XC e, se daqui para o final de 2013 houver concessionária por aqui, é bem possível que seja minha próxima moto.
Gostei da XC e, se daqui para o final de 2013 houver concessionária por aqui, é bem possível que seja minha próxima moto.
Luiz Almeida
Fortaleza-Ce
R 1200 GS
DL 650 XT V-Strom
XTZ 250 Ténéré
http://www.historiasdemotocicleta.com.br
Bons tempos aqueles em que só andava de moto quem realmente gostava de motocicleta.
Fortaleza-Ce
R 1200 GS
DL 650 XT V-Strom
XTZ 250 Ténéré
http://www.historiasdemotocicleta.com.br
Bons tempos aqueles em que só andava de moto quem realmente gostava de motocicleta.
eu gostei dos vídeos aí de cima.
e pensar que não subo sequer um meio-fio de xt...
#vergonha
#inveja
e pensar que não subo sequer um meio-fio de xt...
#vergonha
#inveja
De degrau em degrau, vamos descendo até o grunhido.Jota escreveu:pra quem está habituado a ver uma foto com uma frase de efeito, 3 parágrafos é um himalaia.
José Saramago
Pára Nina, não sobe meio-fio mas faz 2.000 km num final de semana.
Eu prefiro a segunda façanha.
sinceramente, eu tb, mas o froids é que depois de 2kkm não aparece um cristão pra empurrar a moto pra trás ou pra frente pra vc, nem se oferece pra subir uma rampinha...eclinck escreveu:Pára Nina, não sobe meio-fio mas faz 2.000 km num final de semana.
o que mais ouço agora é 'sejE hômi!'
De degrau em degrau, vamos descendo até o grunhido.Jota escreveu:pra quem está habituado a ver uma foto com uma frase de efeito, 3 parágrafos é um himalaia.
José Saramago
Essa é a diferença de ter um gaúcho educado num encontro.
- Tio Frei
- Mito
Pra mim tu não pediu Nina.
eclinck escreveu:Essa é a diferença de ter um gaúcho educado num encontro.
ow, rapazes, explico-me: aqui em brasólias não subo rampa pra boteco de motoqueiro, não subo meio-fio pra boteco de motoqueiro, já precisei trocentas vezes de ajuda até pra tirar de debaixo do bloco. mas o povo daqui - sabe aquela história de que de galinha de casa não se corre atrás? pois é - já não me aguenta mais, ninguém faz gentileza mais pra mim...Tio Frei escreveu:Pra mim tu não pediu Nina.
ocês são jóia!
ps: que o careca, o baeta e o zeidan não me leiam, senão toufu!
José Saramago
Gui, irado os vídeos!! Sem desmerecer a habilidade dos pilotos, mas fazer graça pagando 12k dollar na moto é mole.... foda é pra gente
!!
Nina, se você não se sente confortável de subir meio fio e/ou descer rampas sozinha por conta da altura da XT, treine fazer fora da moto. Não to de sacanagem, é pq é foda depender dos outros né. Tocando fora da moto dá pra fazer tudo isso e sem risco de tombar por falta de perna né. Só treine primeiro com meio fio pequeno pq não tem nada mais ridículo que tombar FORA da moto, empurrando com a ajuda do motor (geralmente se cai por cima da moto, pro "outro" lado)
!!
Nina, se você não se sente confortável de subir meio fio e/ou descer rampas sozinha por conta da altura da XT, treine fazer fora da moto. Não to de sacanagem, é pq é foda depender dos outros né. Tocando fora da moto dá pra fazer tudo isso e sem risco de tombar por falta de perna né. Só treine primeiro com meio fio pequeno pq não tem nada mais ridículo que tombar FORA da moto, empurrando com a ajuda do motor (geralmente se cai por cima da moto, pro "outro" lado)
X2Luiz Almeida escreveu:Gostei da XC e, se daqui para o final de 2013 houver concessionária por aqui, é bem possível que seja minha próxima moto.