Como suspensoes funcionam.
-
Helder.soares
- Dinossauro
Re: Suspensoes
ah... Entao soh serve para reduzir o curso? Se for isso, entendi!
"É fazendo merdas que adubamos a história de nossa existência"
já fui jaspion, já fui kamikaze...hoje me considero um sobrevivente!
- Vinicius.
- Motoqueiro
Nao. Leia abaixo:Helder.soares escreveu:ah... Entao soh serve para reduzir o curso? Se for isso, entendi!
Olha a figura abaixo, o que controla o curso da suspensao eh o amortecedor, nao a mola.Vinicius. escreveu:Nao Russo, a pre-carga serve apenas pra manter a suspensao com um curso decente tanto em compressao quanto em expansao, evita que chegue no fim do curso tanto pra um lado quanto pro outro. Ou como o Robs disse no diario, ajusta o sag.
Suponha que vc ande solo, a moto pese 200Kg e vc 70Kg. A distribuicao de peso eh 50% - 50%. Entao a suspensao traseira vai estar carregando 135Kg (270Kg/2), com esse peso o amortecedor trabalha no meio do caminho, deixando o mesmo curso pra compressao e pra expansao.
Agora suponha que a patroa suba na moto, ela pesa 70Kg tambem, pra facilitar vamos supor que o peso extra dala vai distribuir o peso na frente e atras por igual, entao agora temos um total de 170Kg na traseira, isso vai fazer a traseira baixar mais e o amortecedor vai estar trabalhando com um curso maior em expansao do que compressao.
Isso eh perigoso pois no caso de vc estar em uma curva, passar em um desnivel e a suspensao chegar no limite, a forca que o pneu "ve" vai aumentar de uma vez e, por conta disso, perder aderencia.
Entao por isso vc tem ajuste de sag, vc consegue manter o mesmo nivel de curso em compressao e expansao independente do peso em cima da moto ajustando a pre-carga.

Suponha que andando sozinho o amortecedor esta em uma posicao que tenha metade do curso pra compressao e metade do curso pra expansao, 50mm cada. Quando um passageiro subir na moto, a mola vai comprir de acordo com o peso do passageiro e o seu K. O amortecedor tambem comprime e sua posicao agora so da um curso de so 25mm pra compressao. Entao pra compensar o peso extra do passageiro e manter o curso da suspensao como esperado, voce da pre-carga na mola e, mesmo com o peso extra do passageiro, o amortecedore tem o mesmo curso como quando andando sozinho na moto.
Andar com um curso menor do que a moto foi desenvolvida eh perigoso por varios motivos, mas o mais importante eh que caso a suspensao de fim de curso, como por exemplo em uma curva, o pneu perde atrito de uma vez.
Consegui ixpricah mioh agora?
- Vinicius.
- Motoqueiro
Atualizado com explicacao do ultimo slide.
Nao vou continuar enquanto o pessoal nao dizer que entendeu essa parte.
Mandem bala nas perguntas!
Nao vou continuar enquanto o pessoal nao dizer que entendeu essa parte.
Mandem bala nas perguntas!
-
Helder.soares
- Dinossauro
entendi perfeitamente vinicius!
Serve para ajustar o sag...
Parabens pela paciencia! Rsrsrsrsr
valew...
No aguardo da proxima aula!rsrsrsr
edit: li a atualizaçao... Entendi... Soh que nao sou nerd(e nem trabalho com isso) portanto dispenso essa formulas...na verdade... Para entender as formulas, eu teria que colocar numeros, exemplos, etc... O que me ocuparia por algumas horas! Rsrsrs
valew...
No aguardo da proxima aula!rsrsrsr
edit: li a atualizaçao... Entendi... Soh que nao sou nerd(e nem trabalho com isso) portanto dispenso essa formulas...na verdade... Para entender as formulas, eu teria que colocar numeros, exemplos, etc... O que me ocuparia por algumas horas! Rsrsrs
Editado pela última vez por Helder.soares em 03 Nov 2012, 13:37, em um total de 1 vez.
"É fazendo merdas que adubamos a história de nossa existência"
- Vinicius.
- Motoqueiro
Helder.soares escreveu:entendi perfeitamente vinicius!
valew...
No agurado da proxima aula!rsrsrsr
Ja tem coisa nova no primeiro post.. mas agora eh meio chato de entender, eh sobre relacao de movimento.
Nao da pra continuar enquanto o pessoal nao entender sobre esse assunto... to esperando preeeeguntas!
Acho que até agora entendi.
Curti o tópico!! Parabéns aí pela paciência e vontade de explicar!! Já dei uma lida rápida, mas outra hora leio melhor e com mais atenção!
"O homem evoluiu de quadrúpede para bípede. Quatro rodas é regressão!"
- MAD
- Dinossauro
- Contato:
Quer dizer que até mesmo um ajuste para corrigir a folga na corrente poderia afetar a dureza da suspensão. Essa folga se não me engano fica em torno de 10 a 20mm, mas imagino que faça muito pouca diferença para ser notada na prática.
Parece que houve uma pequena inversão nessa parte da explicação:
Parece que houve uma pequena inversão nessa parte da explicação:
Acho que o certo seria:F/d’=Fmola*(a’/b’)/c’*(b’/a’), mas Fmola/c’ eh igual a Kmola e (b’/a’)/(a’/b’) eh igual a (b’/a’)*(b’/a’) que eh igual a (b’/a’)^2, ou relacao de movimento ao quadrado.
F/d’=Fmola*(a’/b’)/c’*(b’/a’), mas Fmola/c’ eh igual a Kmola e (a’/b’)/(b’/a’) eh igual a (a’/b’)*(a’/b’) que eh igual a (a’/b’)^2, ou relacao de movimento ao quadrado.
Viajaire é preciso...
A curva é a distância mais divertida entre dois pontos
"Os problemas do mundo não podem ser resolvidos por céticos ou cínicos, cujos horizontes se limitam às realidades evidentes. Precisamos de pessoas capazes de imaginar o que nunca existiu." John F. Kennedy
"Os problemas do mundo não podem ser resolvidos por céticos ou cínicos, cujos horizontes se limitam às realidades evidentes. Precisamos de pessoas capazes de imaginar o que nunca existiu." John F. Kennedy
-
Jota
li, reli, e acho que consegui entender pra que serve o ajuste de pré-carga. na linguagem que eu entendo, é pra deixar o amortecedor no meio do curso, metade pra comprimir, metade pra extensão.
vinicius, obrigado aí pela disposição. acho que não só eu mas a maiorias das pessoas achava que diminuir a pré-carga deixava a mola menos comprimida, portanto mais macia, tornando a suspa mais mole, e isso é pura viagem, rs.
valeu! vou ver se consigo continuar frequentando as aulas aqui.
vinicius, obrigado aí pela disposição. acho que não só eu mas a maiorias das pessoas achava que diminuir a pré-carga deixava a mola menos comprimida, portanto mais macia, tornando a suspa mais mole, e isso é pura viagem, rs.
- Vinicius.
- Motoqueiro
Nao necessariamente MAD. A relacao de movimento pode ser constante durante todo o curso da suspensao, assim como nos exemplos que dei.MAD escreveu:Quer dizer que até mesmo um ajuste para corrigir a folga na corrente poderia afetar a dureza da suspensão. Essa folga se não me engano fica em torno de 10 a 20mm, mas imagino que faça muito pouca diferença para ser notada na prática.
Apesar da distancia percorrida pela mola ser menor que a percorrida pela roda, essa relacao (a/b) eh constante durante todo o curso da suspensao no exemplo que dei.
Essa relacao pode nao ser linear durante todo o curso da suspensao, quem ta desenvolvendo uma suspensao precisa decidir se vai fazer esse parametro ser fixo durante todo o movimento, se vai variar pra baixo conforme a suspensao comprime ou se vai variar pra cima conforme a suspensao comprime. Aumentando a relacao de movimento durante a compressao, efetivamente faz com que o K da mola na roda aumente tambem, isto eh, a suspensao se torna "mais dura" (na verdade aumenta a frequencia) confrome se comprime. Suspensoes com links normalmente trabalham assim.
Boa MAD! Orbigado, ja corrji.MAD escreveu:Parece que houve uma pequena inversão nessa parte da explicação:Acho que o certo seria:F/d’=Fmola*(a’/b’)/c’*(b’/a’), mas Fmola/c’ eh igual a Kmola e (b’/a’)/(a’/b’) eh igual a (b’/a’)*(b’/a’) que eh igual a (b’/a’)^2, ou relacao de movimento ao quadrado.F/d’=Fmola*(a’/b’)/c’*(b’/a’), mas Fmola/c’ eh igual a Kmola e (a’/b’)/(b’/a’) eh igual a (a’/b’)*(a’/b’) que eh igual a (a’/b’)^2, ou relacao de movimento ao quadrado.
- Vinicius.
- Motoqueiro
Exato!Jota escreveu:li, reli, e acho que consegui entender pra que serve o ajuste de pré-carga. na linguagem que eu entendo, é pra deixar o amortecedor no meio do curso, metade pra comprimir, metade pra extensão.
Jota escreveu:vinicius, obrigado aí pela disposição. acho que não só eu mas a maiorias das pessoas achava que diminuir a pré-carga deixava a mola menos comprimida, portanto mais macia, tornando a suspa mais mole, e isso é pura viagem, rs.
Xota, leia a outra parte sobre relacao de movimento, se nao entender me fala que tento explicar de formas diferentes. Nao vale a pena continuar se o pessoal nao entender essa parte, e, a unica coisa que vai ajudar nisso, sera membros do forum se mostrarem interessados e fazerem perguntas.
- minholi
- Dinossauro
- Contato:
Sossegado, até agora 100% compreendido. 
Dubito ergo cogito; cogito ergo sum
GSF-1250S Bandit & FLHTK 114 Ultra Limited & Super Meteor 650
GSF-1250S Bandit & FLHTK 114 Ultra Limited & Super Meteor 650
- Saurus
- Mito
Vinicius, ainda careço de digerir um pouco mais as informações até aqui, mas creio que o assunto ode ir avançando, de forma gradual, mas avançando. Também recomeindu que, daqui a algum tempo, o tópico seja alocado no "Pérolas". 
Nihil ego fecit. Sic erat cvm ego ad hic.
Ad corniger omnes poena parva est.
Timet farcimen canis icti per serpens.
Non posse avxilivm pertvrbare. Ad participandvm svmmvm est.
Nvllo desiderio qvi pictis zebra mirari reliqvvm tinxere.
Melivs est qvam contendere cooperandi
Ad corniger omnes poena parva est.
Timet farcimen canis icti per serpens.
Non posse avxilivm pertvrbare. Ad participandvm svmmvm est.
Nvllo desiderio qvi pictis zebra mirari reliqvvm tinxere.
Melivs est qvam contendere cooperandi
-
Jota
Vinicius. escreveu:Xota, leia a outra parte sobre relacao de movimento, se nao entender me fala que tento explicar de formas diferentes.
só li uma única vez. como é algo totalmente estranho à minha forma de pensar (à minha área habitual de estudo) ainda me pareceu um tanto confuso, mas acredito que, após uma segunda leitura mais cuidadosa, vou conseguir entender. se isso acontecer, tento fazer aquele resumo infantil, como fiz em relação à pré-carga.
mais uma vez agradeço a boa vontade.
tópico excelente!!!

A pedido daquele que tudo vê, retirado o banner ! :-P
Intruder 125 - 01/09 -> 01/10.
Fazer 250 - 01/10 -> 11/10.
Suzuki GSX 750 F - 10/10 -> 13?.
Neo - 16/? -> 21/?.
Hymalian - 23/05 -> Atual
Intruder 125 - 01/09 -> 01/10.
Fazer 250 - 01/10 -> 11/10.
Suzuki GSX 750 F - 10/10 -> 13?.
Neo - 16/? -> 21/?.
Hymalian - 23/05 -> Atual
Continua, Vinicius.! 
-
Puma
Continua Vinicius.
fui.......
fui.......
- MAD
- Dinossauro
- Contato:
Blz Vinicius, entendi sobre a suspensão com links. Sobre a folga na corrente, eu estava especulando em cima do modelo com a mola fixada diretamente na balança. É que quando uma corrente é nova, o eixo fica numa posição, e a medida que a corrente vai folgando, o eixo vai sendo ajustado mais para a ponta da balança, aumentando a alavanca, o que vai alterar o K "resultante" ou "aparente". Talvez seja desprezível para nós, mas talvez ao ajustar uma moto de corrida, essa diferença possa ser considerada dentro dos vários ajustes.Vinicius. escreveu:Nao necessariamente MAD. A relacao de movimento pode ser constante durante todo o curso da suspensao, assim como nos exemplos que dei.MAD escreveu:Quer dizer que até mesmo um ajuste para corrigir a folga na corrente poderia afetar a dureza da suspensão. Essa folga se não me engano fica em torno de 10 a 20mm, mas imagino que faça muito pouca diferença para ser notada na prática.
Apesar da distancia percorrida pela mola ser menor que a percorrida pela roda, essa relacao (a/b) eh constante durante todo o curso da suspensao no exemplo que dei.
Essa relacao pode nao ser linear durante todo o curso da suspensao, quem ta desenvolvendo uma suspensao precisa decidir se vai fazer esse parametro ser fixo durante todo o movimento, se vai variar pra baixo conforme a suspensao comprime ou se vai variar pra cima conforme a suspensao comprime. Aumentando a relacao de movimento durante a compressao, efetivamente faz com que o K da mola na roda aumente tambem, isto eh, a suspensao se torna "mais dura" (na verdade aumenta a frequencia) confrome se comprime. Suspensoes com links normalmente trabalham assim.
Viajaire é preciso...
- Vinicius.
- Motoqueiro
Sim MAD, vc tem razao, nao tinha pensado por esse lado. Acredito que a mudanca seja minima quanto a relacao de movimento. Acho que uma mudanca no entre eixos afeta muito mais a dinamica ou o handling do que a dureza da suspensao, porem isso eh uma "educated guess".
Nao continuo!
Facam preguntas ate entenderem relacao de movimento.. reparem que no topico sobre molas e pre-carga a maioria das pessoas nao etendeu minha explicacao inicial, so ficou claro depois que um monte de gente fez perguntas e mais um monte de gente ajudou a explicar de outras formas!
Legal o pessoal ter curtido o topico!
Nao continuo!
Facam preguntas ate entenderem relacao de movimento.. reparem que no topico sobre molas e pre-carga a maioria das pessoas nao etendeu minha explicacao inicial, so ficou claro depois que um monte de gente fez perguntas e mais um monte de gente ajudou a explicar de outras formas!
Legal o pessoal ter curtido o topico!
Por um acaso, esta segunda parte diz que, pelo fato de ter a alavanca da balança,
1- A força da mola e dureza do amortecedor devem ser maiores, para se obter um mesmo resultado na roda, conforme se aproximam do pivô da balança.
2- O curso da mola e amortecedor diminuem conforme se aproximam do pivô da balança.
Então neste caso o amortecedor e mola são muito mais fortes e se movimentam bem menos (curso menor).
Agora me explica a segunda parte denovo que acho que não entendi nada.
1- A força da mola e dureza do amortecedor devem ser maiores, para se obter um mesmo resultado na roda, conforme se aproximam do pivô da balança.
2- O curso da mola e amortecedor diminuem conforme se aproximam do pivô da balança.
Então neste caso o amortecedor e mola são muito mais fortes e se movimentam bem menos (curso menor).
Agora me explica a segunda parte denovo que acho que não entendi nada.
Kawasaki ZX10RR 2018 Preta
Yamaha Fazer 150 SED 2014 Branca
Ex.
Kawasaki ZX6R 2012 Verde
Suzuki Yes 125 2009 Azul
Yamaha RD350R 1991 Marlboro
Honda NX 150 1990 Vermelha
Yamaha Fazer 150 SED 2014 Branca
Ex.
Kawasaki ZX6R 2012 Verde
Suzuki Yes 125 2009 Azul
Yamaha RD350R 1991 Marlboro