Como suspensoes funcionam.
-
Helder.soares
- Dinossauro
Re: Suspensoes
vinicius, parabens pelo topico e pelo grau de conhecimento! Estou tendo uma puta aula aqui... Valew!
Entao eh o seguinte, se estou sozinho, devo aumentar a pre-carga, com garupa o oposto... E assim, evitar que a mola atinja seu "limite" tao facilmente, conhecido como "dar final de curso"....entendi certo?
Entao eh o seguinte, se estou sozinho, devo aumentar a pre-carga, com garupa o oposto... E assim, evitar que a mola atinja seu "limite" tao facilmente, conhecido como "dar final de curso"....entendi certo?
"É fazendo merdas que adubamos a história de nossa existência"
já fui jaspion, já fui kamikaze...hoje me considero um sobrevivente!
aqui explica direitinho como fazer o SAG
http://www.accassola.com.br/dicas/manut ... -moto.html
BIZ - TITAN - TWISTER - GS500 - BANDIT 650N - HAYABUSA - ZX10R
Talvez eu tenha escrito de forma muito simples, mas, eu sei que dá diferença, para a galera entender tem que ser por pedaços.Vinicius. escreveu:Correto.KleberGT escreveu:A função da pré carga é fazer a suspensão funcionar na altura prevista, mesmo ao mudar o peso do piloto.
Errado, por favor leia o texto.KleberGT escreveu:Ela endurece um pouco a suspensão na ação e reação da mola. Se eu a aperto com determinada força, ela empurra de volta com a mesma força, de acôrdo com o seu coeficiente. O que regula efetivamente a suspensão é a parte hidraulica. Na mola voce regula a moto para o seu peso, tanto na roda traseira quanto na dianteira.
Um abraço,
Kleber
PS: Não esqueça de mencionar que alguns erros de projeto com mola muito macia, para não bater no fim do curso, eles colocam uma quantidade de óleo para dar um calço hidraulico antes do fim do curso. As fábricas erram nos projetos, só veêm depois de tudo quase pronto e aí, não tem jeito, paliativo até o próximo projeto.
A vida é maravilhosa, curta e interminável, a única certeza é a de que ninguém sai dela com vida.
In The End There Can Be Only One!
The Highlander.
In The End There Can Be Only One!
The Highlander.
-
Puma
Vinicius. escreveu:Puma escreveu: Boa Vinicius.
fui.......![]()
Entendeu sobre o K ou quer que desenhe o ralho junto?![]()
Falando serio, me diz se vc entendeu a bagaca!
Bixo, entendi tudo mais ou menos.
Suspenssão sempre foi algo complicado para mim, demoro muito para acertar, talvez por não fazer direito sei lá.
Na "Paleolitica" abaixei a mesa em 25mm melhorou mas não ficou ao contento, subi 5 e deixei com 20mm ai acertei.
A traseira é um saco, todo dia venho com uma regulagem diferente até encontrar a que mais me agrade e ai faço uma marca, tem momentos que esta mole demais, outros duro demais.
Suspa é isso ao menos para mim, trabalho......retrabalho......trabalho.....retrabalho.
Um saco!!!
fui.........
- Vinicius.
- Motoqueiro
Helder.soares escreveu:vinicius, parabens pelo topico e pelo grau de conhecimento! Estou tendo uma puta aula aqui... Valew!
Helder, na uni aprendi que a melhor forma de aprender ou fixar a teoria na cabeca eh dividindo o conhecimento!
Com garupa, aumente a pre-carga.
- Vinicius.
- Motoqueiro
O cara copiou a maior parte desse texto de sites em ingles.EDU escreveu:aqui explica direitinho como fazer o SAG
Bom exemplo de alguem que nao conhece do assunto e tenta complementar a informacao, quando ele comeca a especificar numeros como 30mm de SAG e 1 segundo pra suspensao subir de volta, fica claro que ele nao tem conhecimento do assunto.
Infelizmente vai ser dificil achar esse tipo de informacao de boa qualidade em sites em Portugues.
Eh inutil alguem tentar passar a informacao especifica de como ajustar sua moto. Quem esta querendo ensinar sobre esse assunto tem que concentrar em explicar como as coisas funcionam e nao passar receitas de como fazer. Os valores dos ajustes em especifico ficam por conta de muito teste, gosto pessoal e, se for na pista, por conta do que o cronometro ta dizendo.
- Vinicius.
- Motoqueiro
Caraio.. le o topico Puma!Puma escreveu:tem momentos que esta mole demais, outros duro demais.
- Vinicius.
- Motoqueiro
KleberGT escreveu:Talvez eu tenha escrito de forma muito simples, mas, eu sei que dá diferença, para a galera entender tem que ser por pedaços.
Essa eh nova pra mim. Como eles dao calco hidraulico no amortecedor colocando "uma quantidade de oleo"?KleberGT escreveu:PS: Não esqueça de mencionar que alguns erros de projeto com mola muito macia, para não bater no fim do curso, eles colocam uma quantidade de óleo para dar um calço hidraulico antes do fim do curso. As fábricas erram nos projetos, só veêm depois de tudo quase pronto e aí, não tem jeito, paliativo até o próximo projeto.
-
Helder.soares
- Dinossauro
isso, isso, isso... confundi na hora de escrever...Vinicius. escreveu:Helder.soares escreveu:vinicius, parabens pelo topico e pelo grau de conhecimento! Estou tendo uma puta aula aqui... Valew!
Entao eh o seguinte, se estou sozinho, devo aumentar a pre-carga, com garupa o oposto... E assim, evitar que a mola atinja seu "limite" tao facilmente, conhecido como "dar final de curso"....entendi certo?![]()
Helder, na uni aprendi que a melhor forma de aprender ou fixar a teoria na cabeca eh dividindo o conhecimento!
Com garupa, aumente a pre-carga.
- minholi
- Dinossauro
- Contato:
As molas da Bandit 1250 são progressivas. Vi as bengalas desmontadas nas ocasiões em que foi necessário desmontar por causa dos problemas com os retentores.Vinicius. escreveu:Voce ja desmontou o sistema? As molas tinham os elos mais proximos em alguma parte das molas?
Dubito ergo cogito; cogito ergo sum
GSF-1250S Bandit & FLHTK 114 Ultra Limited & Super Meteor 650
GSF-1250S Bandit & FLHTK 114 Ultra Limited & Super Meteor 650
-
Puma
Vinicius. escreveu:Caraio.. le o topico Puma!Puma escreveu:tem momentos que esta mole demais, outros duro demais.
Eu li pó!!!!
Mas a DR pesa 300 quilos mas 100 do piloto não é facil acertar não, um voltinha a mais ou a menos fode tudo.
fui..............
- Vinicius.
- Motoqueiro
Puma, quando eu disse leia o topico, eh porque ate agora, o intuito da explicacao foi mostrar que nao tem jeito de vc deixar a suspensao mais dura ou mole. Por isso ainda quotei aquela parte do seu post.
- Vinicius.
- Motoqueiro
Atualizado, comecei a escrever sobre relacao de movimento.
Até aqui estou conseguindo acompanhar a aula, valeu Vinicius.
Quero ver a hora que chegar nos high-speed compression, low-speed compression, rebound...espero que sobrem neurônios para eu entender.
Quero ver a hora que chegar nos high-speed compression, low-speed compression, rebound...espero que sobrem neurônios para eu entender.
Sergio
Vinicius. escreveu:Atualizado, comecei a escrever sobre relacao de movimento.

To esperando...
Kawasaki ZX10RR 2018 Preta
Yamaha Fazer 150 SED 2014 Branca
Ex.
Kawasaki ZX6R 2012 Verde
Suzuki Yes 125 2009 Azul
Yamaha RD350R 1991 Marlboro
Honda NX 150 1990 Vermelha
Yamaha Fazer 150 SED 2014 Branca
Ex.
Kawasaki ZX6R 2012 Verde
Suzuki Yes 125 2009 Azul
Yamaha RD350R 1991 Marlboro
Honda NX 150 1990 Vermelha
- Vinicius.
- Motoqueiro
Continuando entao.marquinho escreveu: To esperando...
Isso quer dizer que Kroda = Ks * MR^2, entendeu?
- Vinicius.
- Motoqueiro
Nada Sergio, a teoria nao eh complicada nao... fica por ai que vc vai ver!Sergio escreveu:Até aqui estou conseguindo acompanhar a aula, valeu Vinicius.
-
Helder.soares
- Dinossauro
vinicius... se o k não se altera com a pré-carga e se ela estiver normal ou com pré-carga de 50% e receber um impacto, ela vai encolher do mesmo jeito, para que mexer nisso???
cara.. não sei se estou cansado, mas me perdi na explicação de novo... valew!!
Pode explicar melhor isso:
o quadrado que você se refere é o desenho?o peso necessario pra equilibrar a alavanca vai ser igual ao peso do quadrado
- Vinicius.
- Motoqueiro
Helder, a pre carga so serve pra manter o curso da suspensao adequado independente de quanto peso a moto esta carregando. Leia os posts proximo da pargunta do Russo que la eu e mais alguem explicou isso de outra forma.Helder.soares escreveu:vinicius... se o k não se altera com a pré-carga e se ela estiver normal ou com pré-carga de 50% e receber um impacto, ela vai encolher do mesmo jeito, para que mexer nisso???
Me diz se mesmo assim nao entender que tento de outra forma!
Sim Joaquim, me referi ao quadrado do desenho.. essa explicacao nao ficou muito boa mas vai ficar assim.Joaquim escreveu:Pode explicar melhor isso:o quadrado que você se refere é o desenho?o peso necessario pra equilibrar a alavanca vai ser igual ao peso do quadrado