Diário de mecânica - Com o que você sujou as mãos hoje?

Grupo de discussão geral sobre motos.
Tio Frei
Mito

Re: Diário de mecânica - Com o que você sujou as mãos hoje?

Mensagem por Tio Frei »

pode agradecer a mim a média de 18 que fez.
Smoker
Mito

Mensagem por Smoker »

Tio Frei escreveu:pode agradecer a mim a média de 18 que fez.
:lol: :lol: :lol: :lol:

;-) ;-) ;-) ;-)

Se tudo der certo, ano que vem desço para ir contigo a Canoas. ;-)
"Aqui a criança chora e a mãe vira de costas"

B12S

Russo escreveu:Mas é isso ai... no motociclismo há espaço para todos, para os que gostam de tecnologia, pros que curtem velharia e até para os babacas caras que não conseguem perceber isso, eheheheh ...
Baeta
Mito

Mensagem por Baeta »

mais um que pensa assim. Mas depois da cagada do mecânico, meio que perdi o tesão pela moto. A carburaçao da bandit é original ainda (60k km). Quando mandei regular válvulas, foi em "vão", pois todas dentro das especificações.
Smoker
Mito

Mensagem por Smoker »

Baeta, como a moto ficou??? Arrumou, está esperando peça?? Conta aí. ;-)

Aos 37k a minha estava com todas as válvulas nas medidas certas. ;-)

B12S

Russo escreveu:Mas é isso ai... no motociclismo há espaço para todos, para os que gostam de tecnologia, pros que curtem velharia e até para os babacas caras que não conseguem perceber isso, eheheheh ...
Puma

Mensagem por Puma »

Robson escreveu: fazendo 16 km/l a 150 km/h) eu desisto de trocá-la....
Smoker escreveu: tenho conseguido fazer en regra 15/16 km/l

:cry: :cry: :cry: :cry: :cry:

Consumo me deixa muito deprimido.

fui..............
Baeta
Mito

Mensagem por Baeta »

Smoker escreveu:Baeta, como a moto ficou??? Arrumou, está esperando peça?? Conta aí. ;-)

Aos 37k a minha estava com todas as válvulas nas medidas certas. ;-)

fumça, semana passada ela rodou. Aparentemente sem problemas sérios. A embreagem que patinou. Comprei os discos, mas fiquei grilado com as molas. Comprei na MATRIZ MOTOS em Jundiaí. Aqui nas cc pedido de peças são de 10 a 15 dias. Pedi lá na sexta retrasada. Segundo eles são 3 dias para chegar da "fábrica". Chegou hoje, mas deveria ter chegado na sexta passada. Uma peça tinha ficado para trás. Devo montar hoje ou amanhã.
Tio Frei
Mito

Mensagem por Tio Frei »

Que houve na bandida?
gusmano
Motoqueiro

Mensagem por gusmano »

Esta ai para trás... parece que o Baeta colocou a cana no moedor em sentido contrário, ai acabou moendo a embragem. :-D :dce:

abs
A pedido daquele que tudo vê, retirado o banner ! :-P

Intruder 125 - 01/09 -> 01/10.
Fazer 250 - 01/10 -> 11/10.
Suzuki GSX 750 F - 10/10 -> 13?.
Neo - 16/? -> 21/?.
Hymalian - 23/05 -> Atual
Anzolim
Dinossauro

Mensagem por Anzolim »

Dei umas voltas, esquentei o motor da motoca, esperei os 10 minutos, conferi o nível de óleo e desta vez estava certinho.
Acabou a paranóia com o nível de óleo. :-D
GRUPO DE TROPEIROS - HERANÇA DE BRAVOS
Baeta
Mito

Mensagem por Baeta »

Tio Frei escreveu:Que houve na bandida?

http://www.debatemotos.com/phpBB3/viewt ... start=1800

cagada do mecanico.

Acabei de montar a moto, mas está chovendo :-(
Tio Frei
Mito

Mensagem por Tio Frei »

Baeta escreveu:
Tio Frei escreveu:Que houve na bandida?

http://www.debatemotos.com/phpBB3/viewt ... start=1800

cagada do mecanico.

Acabei de montar a moto, mas está chovendo :-(
Que merda, por isso que ainda serei meu próprio mecânico, e de quem mais aqui do m@d quiser...

Conferi agora, o pinhão ta a caminho do saco de lixo mesmo, mas ainda nao me entra na mente so fazer ruido quente.

Abraço
Vinicius.
Motoqueiro

Mensagem por Vinicius. »

Tio Frei escreveu: o que tá achando do aparelinho??

eu não fico mais sem, acho que até quando eu tiver uma BMW com cardan vou deixar um scottoiler lá só pra lambusar. A roda da moto fica uma nhaca, e a minha tem roda prateada, então imagina.

Tem um lance que tá me encucando demais na DL, ela anda com uns ruidos muito estranhos, muito mesmo.

quem ouve a primeira vez acha que é ruido de pinhão gasto, estala muito e só com ela engrenada e tracionando, até aí ok, só que o pinhão tá bom, e o pior só faz com a moto quente, até esquentar na faz. Não consigo achar o maldito do ruido.

semana que vem tem churrastácio, vou meter na estrada e que se foda, se não achar o que é até lá, que quebre na estrada, aí descubro.
Tiu, ate agora minhas impressoes com apreinho nao sao otimas. Por enquanto vi vantagen so pelo fato da Versys nao tem um cavalete central, entao nao tenho que fazer gambiarra pra dar spray na corrente toda semana. Eu suspeito que a degradacao da corrente ta no mesmo "rate" que dando spray. O problema eh que o sistema que eu tenho so pinga oleo de um lado do elo, entao desconfio que nao ajuda muito. Como falei eu tava bem puto por nao conseguir encher o reservatorio direito, mas agora descobri que era burrice minha mesmo.

Qual desses trecos vc tem na motoca?

Ruido estranho esse mesmo, mas, quando vc diz moto quente, vc quer dizer motor aquecido ou depois de ter andado um pouco com a moto?

Pergunto pois eu acho (chute dus bao aqui..) que a corrente nao esquenta o suficiente pra expansao dos elos de metais darem alguma diferenca, mas e os aneis de borracha? Sera que a temperatura eh sificiente para os aneis de borracha expandirem e ai da alguma diferenca na falga da corrente?
RAlves
Motoqueiro

Mensagem por RAlves »

Frei,

a corrente nao esta "travada" nao?
Yamaha XTZ250 Lander 2008

http://rodasebotas.blogspot.com.br/
Baeta
Mito

Mensagem por Baeta »

Acabei de chegar. Andei uns 15 minutos aqui perto da oficina, na hora que a chuva parou. Antes de sair, deixei esquentar bem. Tem duas subidas aqui perto, uma curta porém bem ingrime e outra média, de uns 500m ou mais. O tempo todo, a uns 20km/h de 2ª ou 3ª, o giro lá em baixo e virando a mão de uma vez só até os 7k rpm. Em momento algum patinou... aliás, patinou, mas era o pneu :bnn: . Antes, em qualquer marcha e giro, patinava. Amanha se der, vou andar na br aqui perto.

Agora, a embreagem ficou bem leve. Acredito que seja por conta das molas novas. Assim, que chegou as novas, medi e a altura bateu com as velhas. Vai saber.

Tio, eu sempre fiz/faço manutenção nas minhas motos. Vacilei porque na época estava apertado de serviço, daí mandei mexer fora. Mas depois dessa, só se for algo muito difícil. Aliás, a única coisa, na bandit, que não consigo fazer aqui, é equalizar carburadores. Fora isso, fiz/faço tudo.

O bom, é que esses dias contratamos um torneiro. Temos torno e fresa, mas não tinha quem operava. No máximo eu ou meu pai para lixar, cortar alguma coisa. Acabou fazendo uma ferramenta para desmontar a embreagem. Achei esse "T" na sucata aqui e soldei de qualquer jeito. Ficou da hora ;-)

Imagem
Smoker
Mito

Mensagem por Smoker »

Legal, Baeta, depois que rodar bastane com o rex diz se ficou bom. Sorte aí. ;-)

B12S

Tio Frei
Mito

Mensagem por Tio Frei »

Vinicius. escreveu:
Tio Frei escreveu: o que tá achando do aparelinho??

eu não fico mais sem, acho que até quando eu tiver uma BMW com cardan vou deixar um scottoiler lá só pra lambusar. A roda da moto fica uma nhaca, e a minha tem roda prateada, então imagina.

Tem um lance que tá me encucando demais na DL, ela anda com uns ruidos muito estranhos, muito mesmo.

quem ouve a primeira vez acha que é ruido de pinhão gasto, estala muito e só com ela engrenada e tracionando, até aí ok, só que o pinhão tá bom, e o pior só faz com a moto quente, até esquentar na faz. Não consigo achar o maldito do ruido.

semana que vem tem churrastácio, vou meter na estrada e que se foda, se não achar o que é até lá, que quebre na estrada, aí descubro.
Tiu, ate agora minhas impressoes com apreinho nao sao otimas. Por enquanto vi vantagen so pelo fato da Versys nao tem um cavalete central, entao nao tenho que fazer gambiarra pra dar spray na corrente toda semana. Eu suspeito que a degradacao da corrente ta no mesmo "rate" que dando spray. O problema eh que o sistema que eu tenho so pinga oleo de um lado do elo, entao desconfio que nao ajuda muito. Como falei eu tava bem puto por nao conseguir encher o reservatorio direito, mas agora descobri que era burrice minha mesmo.

Qual desses trecos vc tem na motoca?

Ruido estranho esse mesmo, mas, quando vc diz moto quente, vc quer dizer motor aquecido ou depois de ter andado um pouco com a moto?

Pergunto pois eu acho (chute dus bao aqui..) que a corrente nao esquenta o suficiente pra expansao dos elos de metais darem alguma diferenca, mas e os aneis de borracha? Sera que a temperatura eh sificiente para os aneis de borracha expandirem e ai da alguma diferenca na falga da corrente?
Enato meu caro, o meu tambem é esse de um lado so, mas eu sou engenheiro de materiais e tenho que confiar na forca da capilaridade, se nao o diproma vai pro lixo.

Mas eu concordo, tendo a acreditar que a durabilidade da corrente vai ficar na mesma, talvez um pouco mais, mas veja, aos 27 mil o pinhão ja ta pedindo arrego, até acredito que rodaria mais uns 3 ou 5 mil, mas sou meio cagado com corrente e tenho medo de pular fora e foder o motor e cárter todo por uma pecinha de cem pila.

O que vale mesmo do Scott é a praticidade, o meu ta num lugar fácil de acessar mesmo com a moto andando, e se começa a chover eu vou la e aumento o fluxo on the fly mesmo, isso é muito bom. Outra coisa é que rodei quase dez mil em viagem e apenas carreguei a parada umas 6 vezes e nao tem incomodacao, nao precisei esticar a corrente durante a viagem, e olha que viagem carregado. Quanto ao cavalete, sempre viajo com um pedaço de pau de uns 35cm no baú que serve pra erguer as duas rodas caso precise...Hehehe
Vinicius.
Motoqueiro

Mensagem por Vinicius. »

Legal Tiu, o meu ta em baixo do banco, uma oxta pra regular ou encher. Deixo ele sempre no maximo.

Outra vantagem que pensei agora, eh que esse oleo da scotoiler nao deixa a sujeira grudar na corrente tanto qto os sprays que eu ja usei, talvez ate isso seja responsavel por parte de a corrente durar um pouco mais.

Eu li sobre capilaridade no site da scotoiler mas achei q esse termo era so marketing deles, vc pode explicar um pouco sobre isso, por favor?
Tio Frei
Mito

Mensagem por Tio Frei »

Eita

Vou ter que buscar os livros de metalurgia....

Pra começar, encosta a ponta de um papel higiênico na água, quanto tempo leva pra ele ficar todo molhado...?

Agora suponha que um papel higiênico comprido é encostado na água.. Até que altura vc acha que a água subira?? Substitua o papel por um tubo fino, um capilar. O efeito é o mesmo

O tanto que a água vai subir depende de um monte de coisa, molhabilidade do liquido/solido, gramatura do papel, densidade, viscosidade, e gravidade se nao me engano.

Depois tenho que buscar a formula, mas o fato é, a capilaridade é uma forca que nao pode ser desprezada. Quanto mais fino for um tubo qquer ou mais fina a gramatura então mais alto a água deve ir, na corrente quem faz esse papel é a rugosidade do metal, os espaços entre as pecas moveis da corrente.

Em tempo, só há efeito capilar se houver molhabilidade entre os dois materiais.

Amanha busco algo menos informal
Vinicius.
Motoqueiro

Mensagem por Vinicius. »

Muito legal Tiu, obrigado!

Opa, se achar umas formulas eu agradeco.
froesdamotta
Motoqueiro

Mensagem por froesdamotta »

Smoker escreveu: Pelos relatos que já li por aqui, a diferença de desempenho é pequena entre a injetada e a Sacs. Vou ficando com a bruta. ;-)
Sem contar que a B12 tem MUTO menos coisa pra dar problema ;-) ;-) : não tem bomba d'água, bomba de combustível, mangueiras de água. So a carburação d um pouco de mão-de-obra, sendo mais intensa nas motos que rodam pouco´. Quem roda muito, e usa gasolina aditivada, não precisa mexer em carburação com frequência.
Agostinho
Suzuki GSX 8S
ex-DL 650 ABS, ex-Xmax 250
Responder