Como suspensoes funcionam.
- MAD
- Dinossauro
- Contato:
Re: Suspensoes
Vinicius, eu tenho um livro chamado Sportbike Suspension Tuning, do Andrew Trevitt, já li quase todo.
Essa parte referente às molas é talvez a que mais confunde a cabeça. Não sei se estou me adiantando em algo que tu pretendia falar depois, mas vamos lá.
Embora a compressão da mola não mude sua constante de deformação, o fato de estar pré-comprimida vai mudar a maneira como ela vai se comportar perante uma nova carga exercida sobre ela.
Por exemplo, na penúltima figura, antes da figura da lombada, onde o topo da mola está fixo. A mola estava pré-comprimida em 50mm e teve seu movimento de extensão limitado, como num batente. Porém a mola permanecerá exercendo uma força de 5000N sobre esse batente. Ela pode ser mais comprimida que isso, mas sua extensão está limitada.
Considerando isso, para comprimi-la mais 10mm, não basta aplicar apenas 1000N de força, você precisa aplicar uma força além dos 5000N para que ela comece a comprimir mais do que já está comprimida, pois naquela posição ela estará empurrando de volta com uma força de 5000N. Então o total da força necessária para comprimi-la até os 400mm seria de 6000N.
Agora vamos imaginar uma lombada que exerça uma força de 5000N de compressão sobre a suspensão, e que a mola tenha a mesma constante. Se a pré-carga estiver comprimindo a mola em 200mm, a mola estará comprimida mediante uma força de 2000N, mesma força que ela exerce no seu batente atual. Quando passar pela lombada, a força necessária para iniciar o movimento da mola será de 2000N, e ainda haverá 3000N para comprimir a mola além do que estava, então ela comprimirá mais 300mm.
Agora se a mesma mola estivesse com uma pré-carga de 4000N, dos 5000N exercidos pela lombada, apenas os 1000N excedentes comprimirão mais a mola. Mas agora a compressão será de apenas mais 100mm.
Se a lombada exercesse uma força de 4000N e a pré-carga estivesse nos mesmos 4000N, a mola não comprimiria mais do que já estava, e a sensação para quem estivesse numa moto assim seria de uma pancada seca.
Devido a isso é que a regulagem da pré-carga também pode influenciar nas sensações que entendemos como conforto ou desconforto. Não é que a mola fique mais dura ou mais mole, é o quanto ela vai reagir a uma determinada força exercida sobre ela, considerando sua pré-carga, ou pré-compressão.
EDIT: claro que na prática a pré-carga deverá ser sempre menor que a própria força exercida pelo peso do piloto, então, a mola não estará no batente, mas sim já comprimida até um ponto de equilíbrio (do SAG). Daí, qualquer força além do peso, exercida sobre a mola, como uma lombada ou buraco, vai deformar a mola de acordo com a constante dela, como você falou. A pré-carga vai determinar em que ponto do curso isso vai ocorrer.
Essa parte referente às molas é talvez a que mais confunde a cabeça. Não sei se estou me adiantando em algo que tu pretendia falar depois, mas vamos lá.
Embora a compressão da mola não mude sua constante de deformação, o fato de estar pré-comprimida vai mudar a maneira como ela vai se comportar perante uma nova carga exercida sobre ela.
Por exemplo, na penúltima figura, antes da figura da lombada, onde o topo da mola está fixo. A mola estava pré-comprimida em 50mm e teve seu movimento de extensão limitado, como num batente. Porém a mola permanecerá exercendo uma força de 5000N sobre esse batente. Ela pode ser mais comprimida que isso, mas sua extensão está limitada.
Considerando isso, para comprimi-la mais 10mm, não basta aplicar apenas 1000N de força, você precisa aplicar uma força além dos 5000N para que ela comece a comprimir mais do que já está comprimida, pois naquela posição ela estará empurrando de volta com uma força de 5000N. Então o total da força necessária para comprimi-la até os 400mm seria de 6000N.
Agora vamos imaginar uma lombada que exerça uma força de 5000N de compressão sobre a suspensão, e que a mola tenha a mesma constante. Se a pré-carga estiver comprimindo a mola em 200mm, a mola estará comprimida mediante uma força de 2000N, mesma força que ela exerce no seu batente atual. Quando passar pela lombada, a força necessária para iniciar o movimento da mola será de 2000N, e ainda haverá 3000N para comprimir a mola além do que estava, então ela comprimirá mais 300mm.
Agora se a mesma mola estivesse com uma pré-carga de 4000N, dos 5000N exercidos pela lombada, apenas os 1000N excedentes comprimirão mais a mola. Mas agora a compressão será de apenas mais 100mm.
Se a lombada exercesse uma força de 4000N e a pré-carga estivesse nos mesmos 4000N, a mola não comprimiria mais do que já estava, e a sensação para quem estivesse numa moto assim seria de uma pancada seca.
Devido a isso é que a regulagem da pré-carga também pode influenciar nas sensações que entendemos como conforto ou desconforto. Não é que a mola fique mais dura ou mais mole, é o quanto ela vai reagir a uma determinada força exercida sobre ela, considerando sua pré-carga, ou pré-compressão.
EDIT: claro que na prática a pré-carga deverá ser sempre menor que a própria força exercida pelo peso do piloto, então, a mola não estará no batente, mas sim já comprimida até um ponto de equilíbrio (do SAG). Daí, qualquer força além do peso, exercida sobre a mola, como uma lombada ou buraco, vai deformar a mola de acordo com a constante dela, como você falou. A pré-carga vai determinar em que ponto do curso isso vai ocorrer.
Editado pela última vez por MAD em 28 Out 2012, 13:14, em um total de 1 vez.
Viajaire é preciso...
A curva é a distância mais divertida entre dois pontos
"Os problemas do mundo não podem ser resolvidos por céticos ou cínicos, cujos horizontes se limitam às realidades evidentes. Precisamos de pessoas capazes de imaginar o que nunca existiu." John F. Kennedy
A curva é a distância mais divertida entre dois pontos
"Os problemas do mundo não podem ser resolvidos por céticos ou cínicos, cujos horizontes se limitam às realidades evidentes. Precisamos de pessoas capazes de imaginar o que nunca existiu." John F. Kennedy
- Vinicius.
- Motoqueiro
Confusao normal Sirangelo. Existem molas assim, mas so vou falar sobre elas mais pra frente quando o basico estiver entendido.sirangelo escreveu:Sempre achei que a mola precisasse de uma carga com progressão geométrica para percorrer o seu curso, tipo 1000N para os primeiros 10 mm,
2000N para os próximos 10 mm e assim por diante.
- Vinicius.
- Motoqueiro
MAD escreveu:Vinicius, eu tenho um livro chamado Sportbike Suspension Tuning, do Andrew Trevitt, já li quase todo.
Nunca li, mas legal, de seus pitacos e poste partes do livro se achar que deva!
MAD, acho que eu nao expliquie direito que os 50mm iniciais em que a mola esta comprimida eh a porcentagem do peso da moto + porcentagem do peso do piloto + pre-carga.MAD escreveu:Essa parte referente às molas é talvez a que mais confunde a cabeça. Não sei se estou me adiantando em algo que tu pretendia falar depois, mas vamos lá.
Se a mola comprime mais 10mm devido a lombada, so mais 1000N sao necessarios pra fazer ela comprimir.
O problema eh que agente tende a pensar em molas quando nos tentamos comprimi-las com a mao.. temos que esquecer isso pra entender como molas funcionam.
- Vinicius.
- Motoqueiro
Matou a pau! A pre-carga so muda a altura da moto, nao o quao dura a moto fica.MAD escreveu: EDIT: claro que na prática a pré-carga deverá ser sempre menor que a própria força exercida pelo peso do piloto, então, a mola não estará no batente, mas sim já comprimida até um ponto de equilíbrio (do SAG). Daí, qualquer força além do peso, exercida sobre a mola, como uma lombada ou buraco, vai deformar a mola de acordo com a constante dela, como você falou. A pré-carga vai determinar em que ponto do curso isso vai ocorrer.
- Vinicius.
- Motoqueiro
minholi escreveu:Ok Vinicius, mas pelo menos o vídeo mostra como ajustar as regulagens. Se achar que devo retirar daqui é só avisar.
Nao tira nao, assim o pessoal ve quanta bosta tem na internet.
Eu to assumindo que quem ta interessado nesse assunto tem o minimo de conhecimento pra ajustar a pre-carga das molas.
Mano, não sou expert em suspensão.
A pré-carga eu regulei para acertar o sag. SRAD 1000 2002.
A compressão e retorno eu não lembro as regulagens.
Mas como eu andei em trecho liso, não precisava ficar com retornos rápidos. Mesma coisa para a traseira.
Prefiro a moto mais firme.
Fora a calibragem que eu sempre deixo com 5 libras a menos que a pressão máxima recomendada pelo pneu com carga alta.
A pré-carga eu regulei para acertar o sag. SRAD 1000 2002.
A compressão e retorno eu não lembro as regulagens.
Mas como eu andei em trecho liso, não precisava ficar com retornos rápidos. Mesma coisa para a traseira.
Prefiro a moto mais firme.
Fora a calibragem que eu sempre deixo com 5 libras a menos que a pressão máxima recomendada pelo pneu com carga alta.
- Eudy
- Motoqueiro
Legal Vinícius.
É preciso lembrar que algumas molas de suspensão têm taxa de compressão variável.
Não conheço a designação técnica, mas acho que seriam as molas progressivas.
Imagino (A Ser Confirmado) que a maioria das moto não tem molas desse tipo.
Então, sim, como regra geral, a pré-carga da mola não endurece nem amolece a suspensão.
Apenas ajusta a sua "posição inicial". O que vai acabar definindo o quanto sobra
de curso até ela bater no fundo e o quanto sobra de curso ate ela abrir toda e bater "em cima".
Tem muita info na Internet pra garimpar, filtrar, compilar e depois postar e debater.
Pra mim, o Google retorna quase 1 milhão de hits para "motorcycle suspension setup".
De cara, a 1a ocorrência é bem interessante:
http://www.gostar-racing.com/informatio ... set-up.htm
Aliás, o site da Racetech tem uma opção "Spring Rate Search" bem interessante também.
[ ]s
É preciso lembrar que algumas molas de suspensão têm taxa de compressão variável.
Então, sim, como regra geral, a pré-carga da mola não endurece nem amolece a suspensão.
Apenas ajusta a sua "posição inicial". O que vai acabar definindo o quanto sobra
de curso até ela bater no fundo e o quanto sobra de curso ate ela abrir toda e bater "em cima".
Tem muita info na Internet pra garimpar, filtrar, compilar e depois postar e debater.
Pra mim, o Google retorna quase 1 milhão de hits para "motorcycle suspension setup".
De cara, a 1a ocorrência é bem interessante:
http://www.gostar-racing.com/informatio ... set-up.htm
Aliás, o site da Racetech tem uma opção "Spring Rate Search" bem interessante também.
[ ]s
- Vinicius.
- Motoqueiro
Eudy escreveu:Legal Vinícius.![]()
Sim, vou falar sobre elas tambem mais pra frente, eh o que comentei aqui:
Vinicius. escreveu:Confusao normal Sirangelo. Existem molas assim, mas so vou falar sobre elas mais pra frente quando o basico estiver entendido.sirangelo escreveu:Sempre achei que a mola precisasse de uma carga com progressão geométrica para percorrer o seu curso, tipo 1000N para os primeiros 10 mm,
2000N para os próximos 10 mm e assim por diante.
- Eudy
- Motoqueiro
Beleza então.
Olha, no final desse tópico, tem de haver um "how to for dummies":
dicas passo a passo pra se regular as suspas, passando pela pré-carga,
compressão, retorno e o que mais houver.
E o principal: enriquecido com dicas de como diagnosticar que ajuste precisa ser mexido e
como deve ser mexido pra eliminar um comportanmento indesejado da moto devido
a más configurações das suspas. Eu quero aprender "the cat's jump"
Tô acompanhando.
[ ]s
Olha, no final desse tópico, tem de haver um "how to for dummies":
dicas passo a passo pra se regular as suspas, passando pela pré-carga,
compressão, retorno e o que mais houver.
E o principal: enriquecido com dicas de como diagnosticar que ajuste precisa ser mexido e
como deve ser mexido pra eliminar um comportanmento indesejado da moto devido
a más configurações das suspas. Eu quero aprender "the cat's jump"
Tô acompanhando.
[ ]s
- Vinicius.
- Motoqueiro
Eudy, eu nao acho que eu tenha conhecimento ou experiencia pra fazer um how to. Vou tentar ficar so no que sei mesmo, mas acho que o pessoal deve pesquisar sobre o assunto e postar o que achar relevante.
Se estivessemos falando sobre suspensoes de carros de pista, especificamente amortecedores, eu arriscaria dar uns pitacos mas mesmo assim iria consultar o pessoal mais experiente no meu trabalho.
O que to escrevendo/vou escrever aqui, molas, relacao de movimento, amortecedores e como tudo se integra eh o basico sobre suspensoes. Quando entramos em set up e como consertar ou alterar comportamento do veiculo, o buraco eh bem mais em baixo e demanda muita experiencia. Demanda tambem equipamentos pra medir o que esta acontecendo e verificar a teoria, vc ficaria surpreso com alguns resultados de testes que fazemos no trabalho que so posso comentar numa mesa de bar. Muita coisa "counter intuitive"!
Se estivessemos falando sobre suspensoes de carros de pista, especificamente amortecedores, eu arriscaria dar uns pitacos mas mesmo assim iria consultar o pessoal mais experiente no meu trabalho.
O que to escrevendo/vou escrever aqui, molas, relacao de movimento, amortecedores e como tudo se integra eh o basico sobre suspensoes. Quando entramos em set up e como consertar ou alterar comportamento do veiculo, o buraco eh bem mais em baixo e demanda muita experiencia. Demanda tambem equipamentos pra medir o que esta acontecendo e verificar a teoria, vc ficaria surpreso com alguns resultados de testes que fazemos no trabalho que so posso comentar numa mesa de bar. Muita coisa "counter intuitive"!

Vinicius, só mexi naquele parafuso vermelho ali, retorno, muito fácil de regular, se o cara tiver unha grande, dá pra ser com a unha mesmo.
Nessa foto aí mesmo, aparentemente uma bengala está com regulagem diferente da outra, e foi foto tirada de um teste da Quatro Rodas Motos ainda...
O ajuste padrão da Honda é 2 voltas a partir do mais macio, mas a moto fica com a frente mole, em frenagens mais bruscas a frente abaixa muito, em velocidades acima de 200 passar por "morrinhos" de asfalto (imperfeições) faz a moto shimmar mais facilmente. Encontrei o ideal com 3 voltas, mas pra quem anda na cidade ou mais devagar pode ficar com 2 voltas mesmo.
Mas é impressionante o que só o retorno muda! É coisa de louco, achei um troço MUITO perigoso mesmo, apenas aquele parafusinho ali de merda quase me fez ir reto na primeira curvinha mais fechada dentro da cidade!
O correto é ir mexendo bem aos poucos e ir tentando encontrar o ideal, confesso que não tenho muito saco pra isso.
Quando trocar de moto, procurarei setups prontos de gente que goste de fuçar, tenha mais ou menos o mesmo peso que eu e ande em rodovias brasileiras (cheias de imperfeições). O JAL tinha passado um setup pra usar na Fireblade salvo engano, pra rodar em rodovia. Se for pra autódromo já muda tudo...
[ ]'s

A função da pré carga é fazer a suspensão funcionar na altura prevista, mesmo ao mudar o peso do piloto.
Ela endurece um pouco a suspensão na ação e reação da mola. Se eu a aperto com determinada força, ela empurra de volta com a mesma força, de acôrdo com o seu coeficiente. O que regula efetivamente a suspensão é a parte hidraulica. Na mola voce regula a moto para o seu peso, tanto na roda traseira quanto na dianteira.
Nas motos de rua ainda é recente tal conceito, mas, de motocross já se fala nisto há muito tempo.
De que adianta uma suspensão com 200 mm de curso se ao sentar nela, automaticamente perdemos a metade do curso da suspensão? O pior é que se passar num buraco, ela bate no fundo e abre até mais do que deveria, pois, o curso está prejudicado no inicio, aí, a moto balança direto e voce fica doido no hidraulico, onde ainda tem regulagem para compressão e retorno e em velocidade alta e baixa(mão é da moto, é da suspensão).
Outra coisa que influencia e a galera não entende, mudança de pneu muda os angulos e a suspensão tem que ser verificada, pois, ela foi projetada para funcionar em deteminados angulos e com isto, mais desequilibrio gera.
São poucos os que tem sensibilidade para acertar, mas, existem técnicas para isto.
É quase como regular uma 2T, a sensibilidade ajuda bastante.
Um abraço,
Kleber
Ela endurece um pouco a suspensão na ação e reação da mola. Se eu a aperto com determinada força, ela empurra de volta com a mesma força, de acôrdo com o seu coeficiente. O que regula efetivamente a suspensão é a parte hidraulica. Na mola voce regula a moto para o seu peso, tanto na roda traseira quanto na dianteira.
Nas motos de rua ainda é recente tal conceito, mas, de motocross já se fala nisto há muito tempo.
De que adianta uma suspensão com 200 mm de curso se ao sentar nela, automaticamente perdemos a metade do curso da suspensão? O pior é que se passar num buraco, ela bate no fundo e abre até mais do que deveria, pois, o curso está prejudicado no inicio, aí, a moto balança direto e voce fica doido no hidraulico, onde ainda tem regulagem para compressão e retorno e em velocidade alta e baixa(mão é da moto, é da suspensão).
Outra coisa que influencia e a galera não entende, mudança de pneu muda os angulos e a suspensão tem que ser verificada, pois, ela foi projetada para funcionar em deteminados angulos e com isto, mais desequilibrio gera.
São poucos os que tem sensibilidade para acertar, mas, existem técnicas para isto.
É quase como regular uma 2T, a sensibilidade ajuda bastante.
Um abraço,
Kleber
A vida é maravilhosa, curta e interminável, a única certeza é a de que ninguém sai dela com vida.
In The End There Can Be Only One!
The Highlander.
In The End There Can Be Only One!
The Highlander.
- Vinicius.
- Motoqueiro
Legal Kuati.Kuati escreveu:
Vinicius, só mexi naquele parafuso vermelho ali, retorno, muito fácil de regular, se o cara tiver unha grande, dá pra ser com a unha mesmo.
Nessa foto aí mesmo, aparentemente uma bengala está com regulagem diferente da outra, e foi foto tirada de um teste da Quatro Rodas Motos ainda...
O ajuste padrão da Honda é 2 voltas a partir do mais macio, mas a moto fica com a frente mole, em frenagens mais bruscas a frente abaixa muito, em velocidades acima de 200 passar por "morrinhos" de asfalto (imperfeições) faz a moto shimmar mais facilmente. Encontrei o ideal com 3 voltas, mas pra quem anda na cidade ou mais devagar pode ficar com 2 voltas mesmo.
Mas é impressionante o que só o retorno muda! É coisa de louco, achei um troço MUITO perigoso mesmo, apenas aquele parafusinho ali de merda quase me fez ir reto na primeira curvinha mais fechada dentro da cidade!
O correto é ir mexendo bem aos poucos e ir tentando encontrar o ideal, confesso que não tenho muito saco pra isso.
Quando trocar de moto, procurarei setups prontos de gente que goste de fuçar, tenha mais ou menos o mesmo peso que eu e ande em rodovias brasileiras (cheias de imperfeições). O JAL tinha passado um setup pra usar na Fireblade salvo engano, pra rodar em rodovia. Se for pra autódromo já muda tudo...
[ ]'s
Mas ajuste no retorno nao era pra dar nenhum dos resultados que vc mensiona, isso se estivessemos falando de um amortecedor de ponta. O retorno na dianteira nao ajuda a moto a mergulhar menos, o retorno da traseira, sim, teoricamente ajuda. Esse ajuste nao eh pra dar muita diferenca no comportamento da moto em "morrinhos" de asfalto, isso eh papel das valvulas de alta velocidade que vao la dentro da bengala e normalmente trabalham com shims.. aquela arruelas finas. Mas nesse tipo de amortecedor de producao em massa, imprecisao e comportamento diferente do ajuste eh esperado.
Esses ajustes disponiveis de retorno e compressao sao normalmente uma agulha entrando em um buraco que faz o fluido passar pro uma area menor. Esse tipo de ajuste eh dificil de fabricar e a precisao eh limitada. Recomendo voce acertar esse tipo de ajuste partindo do totalmente fechado, pois pelo menos vc tem uma referencia. Dificil explicar so compalavras, mas quando eu chegar nesse assunto vou tentar melhor com ibagens.
Nao use a posicao dos parafusos pra determinar se estao no mesmo ajuste como vc comenta no teste da 4 rodas, use os clicks partindo do tudo fechado ou voltas se nao tiver clicks.
- Vinicius.
- Motoqueiro
Correto.KleberGT escreveu:A função da pré carga é fazer a suspensão funcionar na altura prevista, mesmo ao mudar o peso do piloto.
Errado, por favor leia o texto.KleberGT escreveu:Ela endurece um pouco a suspensão na ação e reação da mola. Se eu a aperto com determinada força, ela empurra de volta com a mesma força, de acôrdo com o seu coeficiente. O que regula efetivamente a suspensão é a parte hidraulica. Na mola voce regula a moto para o seu peso, tanto na roda traseira quanto na dianteira.
Pois é Vinicius, mas muda véi, é a diferença entre dar final de curso com pancada seca simplesmente ao frear antes de um quebra-molas ou nem chegar perto disso. Como vc disse, pode ser um troço mais tosco, feito pra ser mais barato na CBR600F que tem menos regulagens que as esportivas de verdade, mas no caso dela aquela merdinha de parafuso ali muda demais. Meu parâmetro é limitado, na CB1300 só mexi pra ver se uma bengala estava igual a outra e nunca mais mexi, devia ter fuçado mais para ter mais experiência.
Acompanhando o tópico para aprender.
[ ]'s
[ ]'s

- Vinicius.
- Motoqueiro
Kuati escreveu:Pois é Vinicius, mas muda véi, é a diferença entre dar final de curso com pancada seca simplesmente ao frear antes de um quebra-molas ou nem chegar perto disso. Como vc disse, pode ser um troço mais tosco, feito pra ser mais barato na CBR600F que tem menos regulagens que as esportivas de verdade, mas no caso dela aquela merdinha de parafuso ali muda demais. Meu parâmetro é limitado, na CB1300 só mexi pra ver se uma bengala estava igual a outra e nunca mais mexi, devia ter fuçado mais para ter mais experiência.
[ ]'s
Kuatanga.. fiz um teste em um amortecedor de um concorrente uns tempos atras, troco razoavelmente caro, $8K a unidade. So carro muito top que usa, tipo GT3, Lemans etc.. nem tudos os resultados no dyno eram esperados! Pre vc ver, nem mesmo coisa de alto nivel as vezes retorna o esperado, imagina uma suspensao dessas motocas que no talo, mas no talo mesmo, custam uns $500 por moto pras fabricantes. Nao tem como fabricar algo decente.
Voce so vai sentir algo de muito diferente em suspensao se estiver bem acostumado com a moto e souber andar no limite, caso contrario, eh mais o psicologico brincando com agente. Como falei no diario, o meu brinca comigo direto.
Agora quer ver uma coisa.. vai pra uma pista, de algumas voltas no seu ritmo, dai pede pra alguem mudar o set up da suspensao sem vc ver.. na ridiculo, ajustes amenos pra nao ser inseguro. Dai sai com a moto de novo e de seu veredito no que foi alterado. Improvavel que vc va acertar o novo set up. Isso nao tem nada a ver com sua habilidade em cima da moto.. eh muito phoda mesmo vc notar as diferencas a nao ser que vc tenha horas em cima da moto andando no limite de forma controlada.
Bom acho que o pessoal ta acompanhando, entao durante essa semana vou tentar escrever sobre motion ratio ou relacao de movimento.
Vinicius, o que você falou faz todo sentido, mas tem uma coisa que eu ainda não entendi. Sempre que fucei um pouco as regulagens da suspensão e mexi na pré-carga eu percebia a moto mais firme ou mais macia, dependendo se eu estava apertando ou soltando a pré-carga. Por que?Vinicius. escreveu:Nao Russo, a pre-carga serve apenas pra manter a suspensao com um curso decente tanto em compressao quanto em expansao, evita que chegue no fim do curso tanto pra um lado quanto pro outro. Ou como o Robs disse no diario, ajusta o sag.
Suponha que vc ande solo, a moto pese 200Kg e vc 70Kg. A distribuicao de peso eh 50% - 50%. Entao a suspensao traseira vai estar carregando 135Kg (270Kg/2), com esse peso o amortecedor trabalha no meio do caminho, deixando o mesmo curso pra compressao e pra expansao.
Agora suponha que a patroa suba na moto, ela pesa 70Kg tambem, pra facilitar vamos supor que o peso extra dala vai distribuir o peso na frente e atras por igual, entao agora temos um total de 170Kg na traseira, isso vai fazer a traseira baixar mais e o amortecedor vai estar trabalhando com um curso maior em expansao do que compressao.
Isso eh perigoso pois no caso de vc estar em uma curva, passar em um desnivel e a suspensao chegar no limite, a forca que o pneu "ve" vai aumentar de uma vez e, por conta disso, perder aderencia.
Entao por isso vc tem ajuste de sag, vc consegue manter o mesmo nivel de curso em compressao e expansao independente do peso em cima da moto ajustando a pre-carga.
Mas o quanto a suspensao eh dura ou mole, vc nao muda. Voce muda a frequencia natural da suspensao, que se o pessoal se interessar o bastante eu explico.
Sergio
- Vinicius.
- Motoqueiro
Sergio, se sua moto tem molas convencionais, como as que usei pra explicar no texto, eh seu psicologico bricncando com vc, mas talvez as Sreds tenham saido com molas progressivas na frente, o que muda um pouco as coisas. Voce ja desmontou o sistema? As molas tinham os elos mais proximos em alguma parte das molas?
Depois que eu falar sobre relacao de movimento eu explico sobre esse tipo de mola.
Depois que eu falar sobre relacao de movimento eu explico sobre esse tipo de mola.
Vinicius, a pré carga é para ajustar o curso de acordo com o peso que a moto carrega, até aí entendi.
Mas ao apertar a pré carga, não diminuimos o curso?
Não é um batente que levanta no final da mola deixando ela mais comprimida?
Se for isso, o final de curso chegará mais cedo! não adiantaria nada. até pioraria.
Acho que não entendi.
Mas ao apertar a pré carga, não diminuimos o curso?
Não é um batente que levanta no final da mola deixando ela mais comprimida?
Se for isso, o final de curso chegará mais cedo! não adiantaria nada. até pioraria.
Acho que não entendi.
Kawasaki ZX10RR 2018 Preta
Yamaha Fazer 150 SED 2014 Branca
Ex.
Kawasaki ZX6R 2012 Verde
Suzuki Yes 125 2009 Azul
Yamaha RD350R 1991 Marlboro
Honda NX 150 1990 Vermelha
Yamaha Fazer 150 SED 2014 Branca
Ex.
Kawasaki ZX6R 2012 Verde
Suzuki Yes 125 2009 Azul
Yamaha RD350R 1991 Marlboro
Honda NX 150 1990 Vermelha
Vinicius, parabéns pela iniciativa.
Eu não entendo nada de motos, motores, e muito menos ainda de suspensões. Eu, como todos (sem trocadilhos), achava que a pré-carga endurecia a suspensão. Agora entendi que não acontece isso.
Um amigo meu é preparador de suspensões. Fez um curso da Race Tech. Mas, sei lá se o curso é tão tech assim! rsrsrs
Sei que ele era bem enjoado! rsrs E ele dizia que os ajustes de compressão e retorno (esses que fazemos em "clicks) não correspondiam a mais de 10% do funcionamento da suspensão. Dizia que são ajustes finos, que ajustes maiores são feitos internamente (vávulas, tipo de fluido, etc). Não sei se é verdade, mas sempre que vejo alguém dizendo que ajustou não sei o que no retorno e não sei o que na compressão e que a moto virou outra já fico cabreiro! rsrsrs
Isso porque já tive muitas motos de cross, que tenho certeza que tem a suspensão infinitamente melhor do que 99% das motos de rua, e não sentia graaannnndeeesss diferenças quando fazia tais ajustes.
Bem, querido diário da suspensão, é isso! rsrsrs
Estou acompanhando pra ver se entendo um pouco.
Eu não entendo nada de motos, motores, e muito menos ainda de suspensões. Eu, como todos (sem trocadilhos), achava que a pré-carga endurecia a suspensão. Agora entendi que não acontece isso.
Um amigo meu é preparador de suspensões. Fez um curso da Race Tech. Mas, sei lá se o curso é tão tech assim! rsrsrs
Sei que ele era bem enjoado! rsrs E ele dizia que os ajustes de compressão e retorno (esses que fazemos em "clicks) não correspondiam a mais de 10% do funcionamento da suspensão. Dizia que são ajustes finos, que ajustes maiores são feitos internamente (vávulas, tipo de fluido, etc). Não sei se é verdade, mas sempre que vejo alguém dizendo que ajustou não sei o que no retorno e não sei o que na compressão e que a moto virou outra já fico cabreiro! rsrsrs
Isso porque já tive muitas motos de cross, que tenho certeza que tem a suspensão infinitamente melhor do que 99% das motos de rua, e não sentia graaannnndeeesss diferenças quando fazia tais ajustes.
Bem, querido diário da suspensão, é isso! rsrsrs
Estou acompanhando pra ver se entendo um pouco.