Superlativa: Kawasaki ZX-14R 2013

Grupo de discussão geral sobre motos.
eclinck
Mito

Re: Superlativa: Kawasaki ZX-14R 2013

Mensagem por eclinck »

Janu é tão chato quanto o Bagé.
Thiago Gil
Roda Presa

Mensagem por Thiago Gil »

Blz! Kuati!! Pode deixar...vejo que esse receio que tive antes de comprar a haya e que estou tendo antes de andar é até recorrente... eu também ando de boa e estou achando que vou gostar da moto porque os relatos que vejo, como o seu, vão todos na mesma direção. Um amigo fala exatamente o que seu amigo relatou... que eu posso estranhar no início o peso... mas depois de me acostumar, não vou querer mais voltar para as menores... Espero que sim! Assim que tiver dados suficientes, com certeza vou postar aqui! Valeu!!!
ex-CBR 1000RR Fireblade HRC
XR 200R
GSX-R Hayabusa
eclinck
Mito

Mensagem por eclinck »

Thiago, relaxa que a Haya é boa demais. Assim que conseguir vender a B-King vou comprar uma de novo. :pope:
Thiago Gil
Roda Presa

eclinck escreveu:Thiago, relaxa que a Haya é boa demais. Assim que conseguir vender a B-King vou comprar uma de novo. :pope:
Ok! eclinck, tenho certeza que é! Valeu! ;-) ;-)

Quanto à venda de sua moto, não sei em sua região, mas aqui passei muito tempo pra vender a CBR...boa sorte aí! ;-)
XR 200R
GSX-R Hayabusa
Alf
Motoqueiro

Mensagem por Alf »

Villa escreveu:Concluindo, a Kawasaki ZX-14R é uma moto superlativa. Em tudo. Inclusive na diversão que proporciona! É impossível passar ileso por um contato com essa brilhante motocicleta.
Muito obrigado pelo excelente relato! Também estou considerando esta moto para voltar a curtir a vida sobre duas rodas. Valeu! ;-)
Alf
Motoqueiro

Mensagem por Alf »

Janu
Motoqueiro

Mensagem por Janu »

Kuati escreveu:
Marp escreveu:Concordo com vc, Kuati. Deveria ser proibido de postar bêbado. }:)

Apesar que essa estória de "escrevi pq tava bêbado" me parece desculpinha da pré-adolescência para dizer o que realmente acha mas tem medo da recepção da audiência. }:)

Quanto a ZX 14, acho essa frente muito feia. Mas...tem gosto para tudo...
Basicamente eu era um texto grande onde eu dizia que as leves litronas eram muito melhores que as mamutes, que as mamutes só eram boas mesmo quando vc considera a garupa, que eram motos só pra americano arrancador de reta.
Ou seja, coisas que não acho de verdade, eu gosto pra caramba das mamutes e seus torques descomunais, e suas suspensões melhores para as rodovias, suas garupas decentes... o post todo era um mimimi desgraçado inconsciente da raiva que eu tenho das mamutes por gostar delas mas não ter o tamanho adequado para as próprias :-D.

Não tem nada a ver com o que eu penso, e muitos últimos posts bêbados estão vindo sem noção mesmo. Dias atrás chamei o Janu de chato, e não acho isso, gosto pra caramba dos posts dele apesar da xiitagem pró Kawasaki.

Ou seja, melhor deletar mesmo, eu conseguiria brigar comigo mesmo se houvesse um login pro bêbado e um pro sóbrio.

---

Thiago Gil, um cara aqui do sítio tinha uma Gixxer 1000, acho que +- da mesma altura sua, comprou uma Hayabusa tb por causa da garupa, estranhou o peso no início, agora está curtindo.
Falou que o lance é curtir a retomada, o motor sempre muito pronto e esquecer o resto.
Diga-se de passagem, o cara não é maluco, costuma andar de boa, acho que o estilo de condução manda muito neste caso.

Fico no aguardo do seu relato comparando sua ex-litro com sua nova Hayabusa.

[ ]'s
Agora que eu ví, Kuati. Quando lí aquele post, percebi na hora que você tava mamado! :lol: :lol:
Janu
Motoqueiro

Mensagem por Janu »

eclinck escreveu:Janu é tão chato quanto o Bagé.

Ôxi, o Bagé é mais. :-D
Thiago Gil
Roda Presa

Kuati escreveu: Thiago Gil, um cara aqui do sítio tinha uma Gixxer 1000, acho que +- da mesma altura sua, comprou uma Hayabusa tb por causa da garupa, estranhou o peso no início, agora está curtindo.
Falou que o lance é curtir a retomada, o motor sempre muito pronto e esquecer o resto.
Diga-se de passagem, o cara não é maluco, costuma andar de boa, acho que o estilo de condução manda muito neste caso.

Fico no aguardo do seu relato comparando sua ex-litro com sua nova Hayabusa.

[ ]'s
Kuati, já estou há alguns dias com a hayabusa e rodei cerca de 700km em duas viagens, uma de 470 e outra de 200. Rodei pouco na cidade. De qualquer forma, acho que já dá para dizer alguma coisa sobre a moto, comparando com a CBR 1000 (modelo 2007), que tinha antes. Como o eclinck falou, a haya é boa demais. Na verdade, para meus propósitos e para o meu tipo de tocada, a moto é espetacular. Estou 100% satisfeito, não poderia ter feito melhor escolha, agora afirmo com total certeza! Comprei a moto em Mossoró-RN, distante de onde moro cerca de 470 Km. Então, depois dos primeiros 4 km, da CC Suzuki para a casa onde estava hospedado, já peguei estrada para viajar. A "impressão de trambolho" desaparece imediatamente nos primeiros km, dando lugar a uma sensação de conforto (comparando com a CBR) e de uma estúpida potência, especialmente, nas retomadas.
A moto é 10x mais macia do que a CBR, o que notei assim que saí da casa e peguei um trecho de calçamento. Não existe aquela tremedeira que logo fazia os antebraços adormecerem mesmo em trechos curtos nesse tipo de piso. A passagem nos remendos no asfalto, muito comuns nas estradas por aqui, que na CBR era quase o mesmo que passar em buracos, é praticamente imperceptível. Isso foi uma das coisas que mais reparei, porque era a principal reclamação de minha mulher e razão de eu ter desistido das 1000. E realmente o problema foi resolvido.
Sobre a pilotagem em si, tinha a impressão que ia perder agilidade. Não sou de correr muito, nem de fazer curvas em alta velocidade raspando joelhos, mas achava que teria que diminuir mais o ritmo das viagens e ainda mais a velocidade nas curvas. Não perdi NADA, nem precisei diminuir NADA. Logo nas primeiras curvas, esqueci que estava na hayabusa. Na verdade, para o meu tipo de tocada, fiz foi ganhar, pois as retomadas na moto são impressionantes. Obviamente, o que estou falando sobre não haver diferença nas curvas para a CBR diz respeito, ESPECIFICAMENTE, à MINHA maneira de pilotar. Não estou afirmando que não existem diferenças entre uma hayabusa e uma 1000.

A segunda viagem que fiz foi com minha esposa, para que ela experimentasse a moto. Ela falou que não dá nem para comparar. A moto é mais do que ela imaginava em termos de conforto, não só pela largura e espessura do banco em relação ao da CBR, como também pela maciez mesmo da moto. Dessa maneira, como até já falei, a principal finalidade da troca foi atendida. Eu complemento dizendo que a moto não é só mais confortável para a garupa, é também muito mais confortável para o piloto. Os braços ficam realmente mais esticados, mas, mesmo com minha estatura mediana (1,76m), me sinto muito bem na moto. Sem falar da proteção aerodinâmica, para mim muito melhor.
Os pontos negativos: um deles era esperado, o grande peso e dimensões da moto dificultam o manejo para estacionar, posicionar na garagem etc. Espero me acostumar. Outro deles, a que não tinha me advertido, embora seja meio lógico, já que são 340 cilindradas a mais, é o fato de a moto esquentar demais, em relação à CBR, no trânsito da cidade, o que a torna muito desconfortável em trânsito mesmo não muito pesado. Em trânsito pesado de cidade grande, o uso da hayabusa provavelmente é inviável, talvez mais por isso do que pelas dimensões da moto. Um terceiro ponto negativo, em relação à CBR, diz respeito ao fato de eu ter sentido a frente da moto, em maiores velocidades, mais "leve". Talvez aqui não seja algo relativo à Hayabusa em si, mas a qualquer uma que não tenha o amortecedor eletrônico da CBR, quero dizer, talvez não seja um problema da hayabusa, mas uma vantagem da CBR. Já vi discussões aqui no fórum sobre esse amortecedor de direção da Honda e, pelo que estou percebendo da Haya, digo que ele é muito bom sim.

Em resumo, se alguém tiver um estilo de tocada mais tranquilo, viajar com garupa e não quiser abrir mão de ter moto esportiva, a hayabusa é a moto ideal ( e acho a ZX 14 tb). Já vi alguns colegas aqui mesmo do fórum com dúvidas muito semelhantes às minhas, se deveriam ou não trocar, por exemplo, uma 1000 por uma hayabusa. Se seu estilo e suas intenções forem parecidos com os meus, que tentei descrever, pode trocar tranquilo. Não vai se arrepender. ;-) ;-)
XR 200R
GSX-R Hayabusa
Kuati
Mito

Mensagem por Kuati »

Show Thiago!

Que bom que se adaptou muitíssimo bem. Penso que a única característica da Haya que seja realmente ruim é o lance de esquentar como um vulcão mesmo, reclamação recorrente dos donos, mas como a maioria das vezes Haya é usada em rodovia, dane-se isso.

Acho que ficou tão bem adaptado que o problema agora vai ser quando for trocar de moto, provavelmente terá de pegar uma ZX14 ou outra Haya...

[ ]'s
Imagem
Joaquim
Mito

Mensagem por Joaquim »

Valeu Tiago, ótimo parecer sobre a moto, me tirou muitas dúvidas.
eclinck
Mito

Mensagem por eclinck »

Haya e ZX14 são AS motos, ponto!

Parabéns Tiago, excelente escolha!
Thiago Gil
Roda Presa

Valeu pessoal! Agradeço a opinião e os comentários de vcs! Eles ajudaram muito na escolha certa da moto. Kuati e eclinck, realmente, não vou deixar de ter uma moto como a hayabusa ou ZX 14. Gosto muito das 1000, muito mesmo. Mas não são as motos certas para mim. Se um dia eu tivesse condição (quem dera!), poderia comprar outra moto para ficar com as duas, mas voltar só para uma 1000, não vai rolar.

Joaquim é muito bom ter ajudado! Mas é só o retorno da ajuda que obtive aqui. ;-)

Valeu pessoal!! ;-) ;-)
XR 200R
GSX-R Hayabusa
Sergio
Roda Presa

Mensagem por Sergio »

Legal o relato Thiago, bom que você está curtindo.

Eu fiz o caminho inverso, e a conclusão é que não existe moto perfeita - existe a moto que combina mais com a sua tocada e se encaixa melhor no tipo de rolê que você quer dar. Para o tipo de rolê que você descreve, com certeza as haya/zx-14 são infinitamente melhores.

Eu tenho MUITA curiosidade para experimentar essa ZX-14 nova...
Sergio
Thiago Gil
Roda Presa

Sérgio, pois é, cara! Também fiquei muito curioso em relação à ZX-14. Pensei muito nessa moto, principalmente, tendo em vista a eletrônica agregada, que eu aprecio muito. Entretanto, o critério decisivo foi a estética. Gosto mais da hayabusa. Acho o estilo da ZX-14 meio retrô e pelo menos, para mim, da a impressão de ser mais "trambolhão". Pode até nem ser, estou falando mesmo de impressão estética. Outro fator que também pesou foi a facilidade de compra e depois de manutenção e venda. Embora a Suzuki por aqui não seja lá grande coisa, é muito melhor que a Kawa, que só tem uma CC aqui no CE e mais duas no resto do Nordeste. Para você ter uma ideia, não tinha nem como ver a moto ao vivo, pois a CC não tinha nem previsão de trazer uma delas. Só por encomenda mesmo. Mas acho que a ZX 14 deve ser uma moto maravilhosa! Talvez se eu morasse em outra região, minha escolha pudesse ter sido diferente. ;-)
XR 200R
GSX-R Hayabusa
Responder