TRUQUES EFICIENTES PARA ABASTECER SEU CARRO OU SUA MOTO

Grupo de discussão geral sobre motos.
Caboclo_Nails
Motociclista

Re: TRUQUES EFICIENTES PARA ABASTECER SEU CARRO OU SUA MOTO

Mensagem por Caboclo_Nails »

Nossa mais voces seriam felices aqui na Venezuela com gasolina mais barata do que agua
Voce podia comprar uma teneré, encher o tanque e vender os 3.000 litros gasolina aqui em são paulo.

Ia faturar bem eim.
Gung Ho!
lchicralla
Dinossauro

Mensagem por lchicralla »

Quanto ao 3º truque, se eu for segui-lo com a LC, vou ficar rodando o quarteirão apenas. Quando chegar à casa, já está com 1/2 tanque... :lol:

(LC - Capacidade total do tanque de 16l e consumo urbano por volta dos 9km/l = :cry: )

Mas é isso aí. Valeu por lembrar de tentar ajudar!!! Isso é que importa...
CBX750INDY/94 - 02 a 03
CBR1100XX/99 (Tereza) - 04 a 05
INTRUDER LC1500/01 - 05 a 09
BMW R1200GS Adventure/09 (Daniela) - jun/09...
CRF230/08 - jun/10 a out/11
CBX750Indy/94 (Gabriela) - dez/10...
DRZ400/08 – Nov/11..
LUBIG
Roda Presa

Mensagem por LUBIG »

exactamente

Pela grafia do texto e o modo como foi escrito, percebe-se que o autor é de PORTUGAL. Falar mais o que..... eh!eh!eh!
Medeiros Neto
Dinossauro

Mensagem por Medeiros Neto »

É cada coisa que aparece, idéias muito loucas essas.

:lol: :lol: :lol:
Abraços Gente Boa !!! :beer:

XTZ 150 Crosser ED 2017
GoGoBoy
Mito

Mensagem por GoGoBoy »

esse texto me lembra aquelas paradas do Reader´s Digest
- Quem é ele?
- Ele é o mercador da morte...

qual é o negócio, he-man?
zébuscapé
Motoqueiro

Mensagem por zébuscapé »

Eu sugiro uma Biz....ou andar... este último não gasta nada de gasolina, mas para queimar o alcool é muito bom....hehheheheh

Tb acho que a maior economia esta num carburador regulado e limpo, ou uma injeção ajustada mais o punho... a minha ténéré tem 24 litros par ao tq... acho que perco um pouco por evaporação, acho normal isto. A diferença esta na forma de pilotar ... se querer andar de uma forma mais divertida ela vai para 16 a 17 na cidade... isto toda reguladinha... se quero andar de Tio... vai para 18,5 a 19 na cidae... esta sim é uma bela diferença... se fosse so pensar em economia a melhor custo benefíco, ao meu ver, tem sido a fazer 250, por que eu com mais de 100 kg numa 125 nunca consegui mais de 30 na cidade.....hehheheh
De supertenere 750 ano 1997
edgard joaquim de sant an
Novato

Mensagem por edgard joaquim de sant an »

economiza mesmo se empurrarmos a moto até o posto, encher o tanque e empurrar de volta até a garagem de casa. quer economizar anda de biz, bicicleta e ou a pé.
ltadeu
Motoqueiro

Mensagem por ltadeu »

mais um texto, não quer dizer que concordo com o detergente

QUE GASOLINA COLOCO NA MOTO?

Volta e meia escutamos esta dúvida, pois atualmente as opções são tantas que realmente confundem o consumidor. “Uso sempre a premium!”, diz um. “Eu só uso a comum!”, diz outro. E assim vai por todas as outras marcas e tipos de gasolina disponíveis. Conversando com os amigos, às vezes surgem até receitas milagrosas: “mistura 50% dessa com 45% da outra, mais 5% de aditivo tal! A moto vai ficar um foguete!”. Então, fiz um levantamento das informações sobre as gasolinas da Petrobrás, Ipiranga, Texaco e Shell, o qual repasso aqui para os amigos.

TIPOS: temos a comum, a aditivada, e a premium. A gasolina comum é praticamente igual para todas, pois vem da mesma fonte: Petrobrás. A diferenciação começa na gasolina aditivada, onde cada distribuidora usa uma receita “secreta” de aditivos. E finalmente a tipo premium é uma gasolina mais forte, de maior potência (veremos isso ali na octanagem). É bom lembrar também que TODAS tem adição de álcool conforme obrigatório por lei aqui no Brasil.

ADITIVOS: Basicamente identifiquei dois tipos de aditivo: os xampus limpantes, que limpam os resíduos da explosão, descarbonizando velas e válvulas. Deixam as “artérias do coração” da moto limpas!. E há os redutores de atrito, que são os aditivos que dão um jeito para que o cilindro/pistão escorreguem melhor. E redução de atrito significa melhor rendimento do motor, menor consumo! Agora, tem que prestar atenção pois nem toda aditivada tem os dois aditivos. Comparando as marcas, a maioria das aditivadas oferece apenas o xampu limpante.

OCTANAGEM: uma palavra bem complicadinha de explicar. Octana é uma medida da resistência à detonação. Ou seja, quanto a gasolina agüenta de pressão antes de explodir. As nossas gasolinas já foram mais fracas, mas atualmente as informações dizem que não devem nada ao resto do mundo. No Brasil estão disponíveis gasolinas com 87 octanas (comum e aditivada), e as premium de 92 e 95 octanas. Um dos fabricantes informa que esta de 95 “é a mais forte do mundo!”.

Quadro comparativo das gasolinas pesquisadas.
(anexar a tabela do excell)

GASOLINA OCTANAGEM ADITIVO PETROBRAS TEXACO SHELL IPIRANGA
COMUM 87 nenhum TIPO A COMUM não oferece COMUM ORIGINAL
ADITIVADA 87 xampus limpantes TIPO A ADITIVADA ESPECIAL C COM TECHRON não oferece ORIGINAL ADITIVADA
SUPERADITIVADA 87 xampus limpantes + redutores de atrito não oferece PLUS COM TECHRON V-POWER não oferece
PREMIUM 92 xampus limpantes + redutores de atrito TIPO A PREMIUM PREMIUM COM TECHRON PREMIUM V-POWER ORIGINAL PREMIUM
PREMIUM 95 xampus limpantes + redutores de atrito PODIUM

Comparando as informações técnicas, vemos claramente uma vantagem das aditivadas da Shell e da Texaco sobre as outras marcas, pois elas possuem os dois aditivos. Isso bate com os relatos de melhoria do consumo obtidas com o uso dessas gasolinas. Em todos os distribuidores, as tipo premium foram recomendadas somente para “veículos importados de alta performance”. Essa gasolina mostra toda sua força em motores com taxa de compressão acima de 10 pra 1. Assim, utilizá-la em motos “normais” parece ter mais efeito psicológico do que prático. E ainda machuca o bolso, pois é mais cara. Na dúvida, leia o manual da sua moto e procure saber qual a taxa de compressão do motor.

Conclusão: Premium só pra gastar dinheiro, pois é mais cara, não te traz potência, e faz o mesmo trabalho da aditivada. A gasolina aditivada é a melhor escolha, já que muitas vezes tem o mesmo preço da comum e ainda limpa o motor. Comum só em emergências na estrada, e mesmo assim cuidado com a “cara” do posto, pois infelizmente a gasolina adulterada é uma realidade. Controle sempre o consumo a cada abastecimento, pegue o cupom ou nota fiscal e em caso de desvio muito grande, denuncie para a ANP com vontade! Última dica: se você está usando a comum há muito tempo, não troque para aditivada rapidamente, sob pena de soltar um monte de sujeira e entupir carburador ou outra parte do circuito de alimentação. Quando for abastecer, coloque 80% de comum e 20% de aditivada, e vá usando. No próximo abastecimento, aumente a dose de aditivada, e vá controlando.

Fonte de pesquisa: sites da Petrobrás, Ipiranga, Shell e Texaco

vai qui ô vô tá lá. by fernanda

1 2 3 e agora
kalixto
Motoqueiro
Contato:

Mensagem por kalixto »

Luiz Almeida escreveu:Tenho um bom truque ao abastecer a moto. Digo ao frentista: Se vazar gasolina no tanque eu não pago.
Nunca mais tive problemas com vazamento de gasolina sobre o tanque da moto.
Inté
Eu tenho outro truque "põe deizão nem que derrame" nunca enche o tanque. :-D :-D :-D
Xmax 250 2023
Himalayan 450 2026.
[
Labar
Motoqueiro

Mensagem por Labar »

kalixto escreveu:Eu tenho outro truque "põe deizão nem que derrame" nunca enche o tanque. :-D :-D :-D
:rof: :rof:

No meu caso aqui deizão já lotou até a boca! 11 só com vaselina ao inves de aditivo na gasosa!
Imagem
Kmikz
Roda Presa

Mensagem por Kmikz »

:lol: :lol: :lol: :lol: Tive de ir mijar :lol: :lol: :lol: :lol: . Só um detalhe quanto ao primeiro post: O tanque não é o único destino, se notarem a ponta da pistola de abastecimento vão notar um outro tubo paralelo por dentro da pistola. Este tubo "suga" os gases da evaporação do comb. evitando a concentração dos mesmos no ambiente, ele é responsável tmb pelo "desarme" do gatilho quando enche o tanque. Estes gases retornam ao depósito do posto. menor temp=maior densidade=menor volume ;-)
Não adianta lavar cabeça de burro com Shampoo!!!!!!
Kmikz, Yes 125 (sem shimmy). Moto zero é tudibom...Cumeçando a perder uns parafusos hehehe...
Lelo
Motoqueiro
Contato:

Mensagem por Lelo »

Outra dica: nos semáforos desligue o seu veículo e ligue somente quando o sinal ficar verde ;-)

Francamente...mão de vaca total, depois tem que gastar com bateria auhauhaua

Palito de fosforo: Use um estilete e corte-o ao meio, irá se transformar em 2! :lol:
ArDiZZoN
Motoqueiro

Mensagem por ArDiZZoN »

Pult'z!!!
"Mão-de-vaca detect"
Imagem
Imagem
Beat the machine that works in your head...
Marcio-Bsb
Dinossauro

Mensagem por Marcio-Bsb »

ltadeu escreveu:TIPOS: temos a comum, a aditivada, e a premium.
e tambem a batizada.... }:) }:)

Sem saber o porque ja gostava da super adtivada da texaco...
Agora eu sei valeu tadeu pela dica tecnica!
Imagem
Responder