Lavagem de capacete
-
anderson666
- Motociclista
Lavagem de capacete
Pessoal, tenho um Bieffe B12, que parei de usar depois que comprei o HJC. Só que antes usava a moto praticamente só aos fins de semana, agora to usando todo dia, mesmo q seja pouco, e vo voltar a usar o Bieffe. Só que preciso dar uma lavada nele, alguém me da alguma dica? Qual produto usar, como lavar e tal. Outra coisa, ele é de 2002, além dos adesivos que tenho q colocar nele, precisa de mais alguma coisa?
- gustavogpe
- Motociclista
Re: Lavagem de capacete
Pode usar um shampoo mesmo que tá ótimo, fica bem limpo e cheiroso... melhor do que lavar com sabão em pó 
RE Interceptor 650 2020 - Bora rodar enquanto dá pra rodar
- Optimus Leo
- Mito
Sim. Jogar no lixo ou colocar na prateleira.anderson666 escreveu:ele é de 2002, além dos adesivos que tenho q colocar nele, precisa de mais alguma coisa?
E recomendado trocar os capacetes no maximo 5 anos depois da data de fabricacao. Voce esta correndo risco usando esse capacete cara.
E melhor ser um corredor por 5 minutos, do que um espectador por toda uma vida.
Frizione a secco / Amici del bicilindrico
"Without RACING, there is no HONDA" Soichiro Honda
Nina escreveu: acho que deveria ser criado um outro FOL. os fãs do optimus leo.
Bom, na minha opinião, depende de quão severo foi o uso do capacete. Todo dia? 2 vezes por semana? Coxinha mode=1 vez por mês?Optimus Leo escreveu:Sim. Jogar no lixo ou colocar na prateleira.anderson666 escreveu:ele é de 2002, além dos adesivos que tenho q colocar nele, precisa de mais alguma coisa?
E recomendado trocar os capacetes no maximo 5 anos depois da data de fabricacao. Voce esta correndo risco usando esse capacete cara.
O capacete da patroa (que na verdade, é da mãe da patroa, e está "vencido" desde 97) foi usado apenas aos finais de semana, quando o sogrão pegava as bagagens e se atirava pro litoral de Santa Catarina (mais ou menos a 2xx/H, devia chegar em 2hs).
Ah propósito, como é dia dos pais, acho que eu vou com a Pequena e pretendo fazer o mesmo percurso em no máximo, 4hs.
http://www.debatemotos.com/phpBB2/viewt ... 595#132595
- Optimus Leo
- Mito
Realmente, pode ter ficado 5 anos guardado na caixa, nao e recomendavel.braniak escreveu:
Bom, na minha opinião, depende de quão severo foi o uso do capacete. Todo dia? 2 vezes por semana? Coxinha mode=1 vez por mês?![]()
Mais bom, e sua cabeca e nao a minha.
Bom, acho que não foi esse ano que vc comprou sua vestimenta pra moto, certo? Nela tem uma data de validade?Optimus Leo escreveu:Realmente, pode ter ficado 5 anos guardado na caixa, nao e recomendavel.braniak escreveu:
Bom, na minha opinião, depende de quão severo foi o uso do capacete. Todo dia? 2 vezes por semana? Coxinha mode=1 vez por mês?![]()
Mais bom, e sua cabeca e nao a minha.
Se tiver, vc vai jogar fora, ou guardar e comprar uma nova, após o vencimento?
Bom, é vc e não eu.
Sei lá, até que tenha um estudo comprovando o deterioramento/ano dos materiais usados no CMS da patroa ou no meu LEM, não deixarei de usá-los.
Ah propósito, alguém conhece algum artigo/estudo sobre isso?
- Optimus Leo
- Mito
A roupa geralmente nao dura mais de ums 5 anos de uso antes de comecar a falhar. As luvas, usadas diariamente podem ate durar so 2 anos.
Eu prefiro gastar e trocar, do que depois ter que gastar mais...seja em hospital ou funeraria.
Eu prefiro gastar e trocar, do que depois ter que gastar mais...seja em hospital ou funeraria.
e pq não continua usando o HJC mesmo no dia a dia??? vai deixar de enfeite na prateleira?? rsssss
pra lavar é só desmontar toda a forração e lavar com sabão mesmo.
pra lavar é só desmontar toda a forração e lavar com sabão mesmo.
Luvas e Jaquetas eu até entendo pois os materiais são flexiveis e vão perdendo a sua estrutura ...Optimus Leo escreveu:A roupa geralmente nao dura mais de ums 5 anos de uso antes de comecar a falhar. As luvas, usadas diariamente podem ate durar so 2 anos.
Mas o capacete é de termo plastico, fibra .... kevlar ... essas coisas duram pra sempre ...
Se fosse assim meu Buggy ja teria vencido ! huahuaahu !
- mantabodyboarder
- Dinossauro
- Contato:
Sim, mas e no modo coxinha, onde a pessoal usa 1 ou 2 vezes no mês, voce jogaria fora?Optimus Leo escreveu:As luvas, usadas diariamente podem ate durar so 2 anos.
O material do capacete não é perecivel, se guardado em local apropriado, não expondo a umidade demais ou ficar largado direto no sol, não vejo problema nenhum.
SE usasse direto, aí sim poderia ter comprometimento da parte interna do capacoco, mas no ano o cara usa menos que um mês do exemplo da luva...
NC750x
-- no donut for you! --
-- no donut for you! --
Se estragasse não existiria nenhum Corvette antigo rodando e eu teria que jogar meu Gurgel X12 no lixo.
Para lavar é só desmontar e mandar ver na água e sabão, deixar secar bem e montar de novo.
Para lavar é só desmontar e mandar ver na água e sabão, deixar secar bem e montar de novo.
-
Puma
Optimus Leo escreveu: E recomendado trocar os capacetes no maximo 5 anos depois da data de fabricacao. Voce esta correndo risco usando esse capacete cara.
Um capacete é de fibra de vidro não tem validade de deformação estrutural de material, podendo durar mais de 30 anos exposto as intempéries.
Os injetados em PS/PE ou resinas termoplásticas têm validade maior ainda.
Sem contar os de Kevlar, Nomex e tantas outras fibras que potencializa a qualidade e durabilidade de um capacete.
Um casco de um barco confeccionado em fibra+poliéster ou fibra+epóxi dura mais de 40 anos exposto as duras condições no mar.
Valeu!!!
Fui................
Galera,
eu sou meio leigo no assunto, más e o isopor do capacete?
Dura pra sempre tb?
Não tem tempo de validade?
Dura pra sempre tb?

pelo que eu sei o prazo de validade do capacete é devido à tendência a ele lacear e ficar folgado.
Eder, isopor é um dos materiais que mais demoram pra degradar. Coisa de séculos mesmo.
Eder, isopor é um dos materiais que mais demoram pra degradar. Coisa de séculos mesmo.
Editado pela última vez por Bira R34 em 07 Ago 2008, 10:21, em um total de 1 vez.
Fazer 250 '08 ---> Bandit N1200 '06 --->Ninja 250 '09 ---> Bandit 1250S '09 ---> Ulysses XB12X '08 ---> Shadow 750 '08 ---> GSX-R 1000 K8 `09 ---> Harley Davidson FXDF ´12
Macumunando coisas caóticas
Macumunando coisas caóticas
- rafaeladvogado
- Roda Presa
- Contato:
EXATAMENTE... já que o plástico, segundo dizem... leva uns 400 anos pra se decompor... e o cabacete que tu tem é de plástico abs...PriesT escreveu:pelo que eu sei o prazo de validade do capacete é devido à tendência a ele lacear e ficar folgado.
se ele não está laceado e nunca sofreu queda... não vejo necessidade de jogar ele fora...
eu uso um HJC que comprei em 2003... (mas sou coxinha..hehehe
-
Puma
eder_bsb escreveu:Galera,
Dura pra sempre tb?
Para sempre é algo muito distante mas a durabilidade não é conhecida o limite de idade do isopor (poliestireno expandido), no entanto, as propriedades do isopor e a sua correta aplicação garante um desempenho adequado ao longo do tempo
PriesT escreveu:pelo que eu sei o prazo de validade do capacete é devido à tendência a ele lacear e ficar folgado.
Ai sim é hora de trocar o capacete, a final um capacete folgado não terá uma proteção 100% satisfatoria.
Valeu!!!
fui...................
Sobre a limpeza...
Eu lavo é na garagem com a mangueira e com sabão neutro, já que o meu não sai o forro, o ruim é que tem ficar no sol uns 2 dias.... :(
Como foi dito, se o casco de barco aguenta, imagina então o capacete então que está longe da "vida" no mar!
Falows
Eu lavo é na garagem com a mangueira e com sabão neutro, já que o meu não sai o forro, o ruim é que tem ficar no sol uns 2 dias.... :(
Como foi dito, se o casco de barco aguenta, imagina então o capacete então que está longe da "vida" no mar!
Falows
- Marcio-Bsb
- Dinossauro
Recomenda-se que, após alguma pancada forte em seu capacete, ele seja trocado por outro. Por causa do impacto o material do casco pode perder a resistência. . Nao se sabe o dano causado pela pacanda e nao tem como avaliar sem a total destruicao do capacete!
Caso contrario nao vejo necessidade da troca do capacete por prazo de validade... O que acontece as vezes pelo tempo de uso é laciar as espumas, que dependendo do modelo e do valor do capa, vale a pena mandar trocar, caso nao tenha sofrido pancadas!
Quanto a lavar, acho que o bieffe as espumas sao removiveis... lava como voce lava qualquer roupa e pronto...
Caso contrario nao vejo necessidade da troca do capacete por prazo de validade... O que acontece as vezes pelo tempo de uso é laciar as espumas, que dependendo do modelo e do valor do capa, vale a pena mandar trocar, caso nao tenha sofrido pancadas!
Quanto a lavar, acho que o bieffe as espumas sao removiveis... lava como voce lava qualquer roupa e pronto...

- Optimus Leo
- Mito
Puxa eu achava que o pessoal ia estar mais informado...mais parece que o "pao durismo mode: ON" impera aqui
O problema NAO e o plastico, policarbonato, fibra de carbono, etc, etc, etc...NAO e o "casco" do capacete.
O problema e o chamado EPS liner, que realmente é o que te salva num impacto. Ele com o pasar do tempo e ficar exposto aos elementos, ao suor, etc, ele vai degradando. Por isso os fabricantes recomendan trocar NO MAXIMO cada 5 anos.
Porque voces acham que as lojas vendem mais barato os capacetes que ja tem 1, 2 anos na prateleira sem vender?
Como eu disse, e melhor prevenir que lamentar...
O problema NAO e o plastico, policarbonato, fibra de carbono, etc, etc, etc...NAO e o "casco" do capacete.
O problema e o chamado EPS liner, que realmente é o que te salva num impacto. Ele com o pasar do tempo e ficar exposto aos elementos, ao suor, etc, ele vai degradando. Por isso os fabricantes recomendan trocar NO MAXIMO cada 5 anos.
Porque voces acham que as lojas vendem mais barato os capacetes que ja tem 1, 2 anos na prateleira sem vender?
Como eu disse, e melhor prevenir que lamentar...
-
Euclides
Optimus Leo escreveu: O problema e o chamado EPS liner, que realmente é o que te salva num impacto..
E o que é isso, mais exatamente?