Diário de manutenção da CB1300 [iridium, K&N e ensaio p.14]
Re: Minha primeira 4 canecos - upgrade! [coletor polido p. 1
Caraca Marcus, nem sabia que tú estava com esse maquinão!! Parabéns velhinho, vc merece!!
Quanto à pilotagem, já vi que vc pegou o vírus da velocidade hahahaha
Tô longe de saber muito sobre pilotagem, mas certamente é um prazer dividir o pouco que sei com vcs.
Primeiro vamos falar do pêndulo, que é sempre um assunto polêmico.
Ratificando o que o Villa falou acima, o pêndulo serve unicamente para vc deitar menos a moto. A medida que vc desloca o centro de gravidade do conjunto moto / piloto para dentro da curva, é necessário menos inclinação para a mesma velocidade de curva. E isto se aplica a todas as motos, independente do estilo (O Pretti vai arrancar os últimos cabelos que lhe restam hahahahah). Obviamente na rua é mais confortável vc se manter posicionado de forma "tradicional" na moto, contando mais com o contra-esterço (que é feito em todas as curvas com uma certa velocidade, conscientemente ou não) do que com a transferência de massa para dentro da curva. Para o modo tiozão, a posição tradicional sobre a moto é mais do que suficiente e segura, mas a medida que vc começar a imprimir maiores velocidades em curva e atingir o limite da moto, raspando pedaleiras ou escapamento, vai sentir necessidade do pêndulo para uma pilotagem sem sustos.
Mais uma vez, vou na linha do Villa, para pendular. Posicione o quadril ANTES de entrar na curva. Iniciar uma curva e ao mesmo tempo deslocar o corpo para o lado é input demais na moto, o que causa instabilidade. Posicione o quadril antes da curva, mantenha os joelhos ancorados no tanque durante a frenagem para aliviar a carga nos braços e uma vez finalizada a frenagem, direcione a perna e a parte superior do corpo para o centro da curva. A posição dita mais ideal do tronco é como se vc fosse beijar o retrovisor do lado de dentro da curva, o que faz sua cabeça ficar alinhada com o quadril.
Os pés têm que ser posicionados com as "bolas" na pedaleira, liberando espaço para deitar sem que toquem no chão.
Vc deve tb prestar atenção aos seus braços, que devem estar sempre relaxados para que a frente da moto trabalhe livremente. De uma forma geral é isso, mas recomendo fortemente que vc leia bastante e um ótimo começo são os livros The Twidt of the Wrist I e II e vá aplicando as técnicas gradativamente.
Quanto aos trackdays, não tenha dúvidas que quanto mais cedo e mais vezes fizer, melhor será. Lá vc pode praticar o que quiser e o fato de não ter que se preocupar com obstáculos externos (carros, cachorro na pista, linha de pipa no alto, radar, etc...) te dá espaço na sua "memória ram" para se concentrar na sua pilotagem e criar uma intimidade muito grande com sua moto. Se vc puder, vá em todos os bikedays que restam em Jacarepaguá (se precisar de equipamentos, tenho tudo aqui).
Espero que tenha algum para a gente poder rodar juntos lá dentro!
Mais uma vez, parabéns pela máquina!
PS: Tô na fila pro test ride...
Quanto à pilotagem, já vi que vc pegou o vírus da velocidade hahahaha
Tô longe de saber muito sobre pilotagem, mas certamente é um prazer dividir o pouco que sei com vcs.
Primeiro vamos falar do pêndulo, que é sempre um assunto polêmico.
Ratificando o que o Villa falou acima, o pêndulo serve unicamente para vc deitar menos a moto. A medida que vc desloca o centro de gravidade do conjunto moto / piloto para dentro da curva, é necessário menos inclinação para a mesma velocidade de curva. E isto se aplica a todas as motos, independente do estilo (O Pretti vai arrancar os últimos cabelos que lhe restam hahahahah). Obviamente na rua é mais confortável vc se manter posicionado de forma "tradicional" na moto, contando mais com o contra-esterço (que é feito em todas as curvas com uma certa velocidade, conscientemente ou não) do que com a transferência de massa para dentro da curva. Para o modo tiozão, a posição tradicional sobre a moto é mais do que suficiente e segura, mas a medida que vc começar a imprimir maiores velocidades em curva e atingir o limite da moto, raspando pedaleiras ou escapamento, vai sentir necessidade do pêndulo para uma pilotagem sem sustos.
Mais uma vez, vou na linha do Villa, para pendular. Posicione o quadril ANTES de entrar na curva. Iniciar uma curva e ao mesmo tempo deslocar o corpo para o lado é input demais na moto, o que causa instabilidade. Posicione o quadril antes da curva, mantenha os joelhos ancorados no tanque durante a frenagem para aliviar a carga nos braços e uma vez finalizada a frenagem, direcione a perna e a parte superior do corpo para o centro da curva. A posição dita mais ideal do tronco é como se vc fosse beijar o retrovisor do lado de dentro da curva, o que faz sua cabeça ficar alinhada com o quadril.
Os pés têm que ser posicionados com as "bolas" na pedaleira, liberando espaço para deitar sem que toquem no chão.
Vc deve tb prestar atenção aos seus braços, que devem estar sempre relaxados para que a frente da moto trabalhe livremente. De uma forma geral é isso, mas recomendo fortemente que vc leia bastante e um ótimo começo são os livros The Twidt of the Wrist I e II e vá aplicando as técnicas gradativamente.
Quanto aos trackdays, não tenha dúvidas que quanto mais cedo e mais vezes fizer, melhor será. Lá vc pode praticar o que quiser e o fato de não ter que se preocupar com obstáculos externos (carros, cachorro na pista, linha de pipa no alto, radar, etc...) te dá espaço na sua "memória ram" para se concentrar na sua pilotagem e criar uma intimidade muito grande com sua moto. Se vc puder, vá em todos os bikedays que restam em Jacarepaguá (se precisar de equipamentos, tenho tudo aqui).
Espero que tenha algum para a gente poder rodar juntos lá dentro!
Mais uma vez, parabéns pela máquina!
PS: Tô na fila pro test ride...
Honda CB 500 de pista
BMW F 800GS
Suzuki GSX-R 1000
BMW F 800GS
Suzuki GSX-R 1000
Fala Marchon, bom te "ver" por aqui ..Marchon escreveu:PS: Tô na fila pro test ride...
Mas entra na fila, porque o tarado aí não tá liberando a moto pra ninguém ..
- froesdamotta
- Motoqueiro
Re: Minha primeira 4 canecos - upgrade! [+ impressões p. 7]
Meu pai, embora não andasse de moto, também tinha esta forma de tratar quando eu comecei acom as motos, mesmo tendo ganhado minha primeira moto (e somente esta) dele, quando passei no vestibular. Minha mão sempre foi mais combativa (contra), e tentava me proibir de viajar.Marcus DT escreveu:froesdamotta, nem tinha visto tua msg anterior, foi mal. Rodar com meu velho está sendo muito bacana, ainda espero fazer muitas viagens com ele. Mas isto é uma coisa nova para mim, pois apesar do meu pai ser motociclista de longa data, até os meus 25 anos (tenho 26) ele nunca havia me incentivado a ter moto, pelo contrário, sempre me proibiu e desestimulou. Isso era extremamente frustrante para mim, fiquei chateado com ele várias vezes por conta disso. Tanto é que ao comprar minha primeira moto aos 16 anos (DT180, 1983, de trilha) nem fiz questão de contar pra ele. Meu avô era (e ainda é) o meu maior incentivador sobre duas rodas. Minha primeira moto de rua foi uma DT200R que comprei quando fiz 18 anos, a essa altura meu pai já sabia que eu tinha moto de trilha, mas como ele sempre fazia um discurso negativo eu novamente decidi não contar pra ele que havia comprado uma moto de asfalto. Em 2005, já com 19 anos fiz a viagem pro Sul (5.000 kms) com a DT200R, ele só veio a saber dessa viagem anos depois. Somente em 2007, quando comprei a XT600 e fui ao Moto Capital, fui na casa dele em Brasília de surpresa e foi aquele choque pra ele. Mas funcionou, depois disso ele passou a confiar em mim e embora NUNCA tenha me emprestado NENHUMA moto (ele diz que moto, mulher e escova de dentes não se empresta), passou a curtir ter um filho motociclista. Em 2010, após uns 10 anos sem moto, meu velho voltou a andar de moto (nessa CB que hoje é minha) e foi natural começarmos a viajar juntos, quanto possível.
Abs,
Marcus DT
Hoje sou pai e entendo um pouco melhor estas atitudes; é puro instinto de preservação das crias, afinal sempre seremos "as crianças" de nossos pais, e eles nos vêem crescer, mas não nos vêem crescidos. Tenho certeza que hoje ele (seu Pai) se orgulha de você ter se tornado um motociclista, e deve ter curtido a viagem tanto quanto você.
Aproveite a possibilidade de estar com seu pai nestes momentos tão especiais, que são viagens e passeios de motos. E não esqueça que o tempo passa (cada vez mais) rápido, à medida que ficamos mais velhos.
Agostinho
Suzuki GSX 8S
ex-DL 650 ABS, ex-Xmax 250
Suzuki GSX 8S
-
Jota
seria muito bom se aos 20 anos a gente pudesse ter essa compreensão. normalmente a alcançamos tarde demais.froesdamotta escreveu:Meu pai, embora não andasse de moto, também tinha esta forma de tratar quando eu comecei acom as motos, mesmo tendo ganhado minha primeira moto (e somente esta) dele, quando passei no vestibular. Minha mão sempre foi mais combativa (contra), e tentava me proibir de viajar.
Hoje sou pai e entendo um pouco melhor estas atitudes; é puro instinto de preservação das crias, afinal sempre seremos "as crianças" de nossos pais, e eles nos vêem crescer, mas não nos vêem crescidos. Tenho certeza que hoje ele (seu Pai) se orgulha de você ter se tornado um motociclista, e deve ter curtido a viagem tanto quanto você.
Aproveite a possibilidade de estar com seu pai nestes momentos tão especiais, que são viagens e passeios de motos. E não esqueça que o tempo passa (cada vez mais) rápido, à medida que ficamos mais velhos.
- froesdamotta
- Motoqueiro
Mas eu aos meus 20 anos ja tenho esta compreensão.......Jota escreveu:seria muito bom se aos 20 anos a gente pudesse ter essa compreensão. normalmente a alcançamos tarde demais.
de formatura....... e uns anos a mais que issso
Agostinho
Suzuki GSX 8S
Suzuki GSX 8S
- minholi
- Dinossauro
- Contato:
Dá muita diferença na forma de pilotar uma 600~650 e uma 1200~1300.Marcus DT escreveu:O ideal para responder a tua dúvida seria o Minholi que já teve a XJ6 e a B12,5 seguidamente. Vamos aguardar o veredito!!
Só pra ter uma idéia:
Hornet e Bandit 650 - 6a. marcha
100km/h @ 5300RPM
FZ6 e XJ6 - 6a. marcha
100km/h @ 5500RPM
Bandit 1250 - 6a. marcha
100km/h @ 3300RPM
CB1300 - 5a. marcha
100km/h @ 3600RPM
Agora note que o torque máximo e a potência máxima dessas motos funciona mais ou menos assim:
600~650: Torque máximo próximo dos 9000RPM e potência máxima próxima dos 10000RPM
1200~1300: Torque máximo próximo dos 4000RPM e potência máxima próxima dos 8000RPM
Pra ter o motor trabalhando com saúde/vigor nas 600~650 tem que andar sempre com o ponteiro lá no fim do conta-giros (geralmente exigindo baixar 1 ou 2 marchas), já nas 1200~1300 o motor está sempre cheio e por ter mais que o dobro de torque das 600~650 a aceleração é bem mais forte (sobe giro bem mais rápido, o que as vezes dá impressão do câmbio ser mais curto do que é na realidade).
Pra quem gosta de sair de casa pra acelerar as 600~650 dão um pouco mais de emoção, porque dão a impressão de se estar andando forte o tempo todo, exigindo trocas de marcha e com o motor berrando a maior parte do tempo, mas na realidade, uma 1200~1300, na maior parte do tempo, rodando com o conta-giros 2000 ou 3000RPM abaixo está fazendo o serviço com até mais competência, exigindo menos trabalho do piloto e sobrando pra entregar ainda mais quando solicitada. O ruim é que você anda rápido sem perceber, igual quando se dirige um carro "de motor grande" que não transmite a sensação de velocidade que um carro "de motor pequeno" transmite.
Outra coisa que colabora bastante pra fazer a diferença entre uma 600~650 e uma 1200~1300 é o peso e a ciclistica. A Bandit (tanto a 600~650 quanto a 1200~1250) e a CB1300 são mais estáveis, tem uma tendência maior de manter a trajetória, o que faz elas serem mais confortáveis porém menos ágeis em curvas. Nas outras 600 é o contrário, são mais ágeis em curvas mas não são muito estáveis, exigem que se corrija a trajetória o tempo todo.
Linda moto!Marcus DT escreveu: Ah, instalei o monorack e a base, e ainda dei uma polida nos coletores (haja braço e paciência):
![]()
Dubito ergo cogito; cogito ergo sum
GSF-1250S Bandit & FLHTK 114 Ultra Limited & Super Meteor 650
- Chedid
- Motoqueiro
- Contato:
Valeu pelas dicas Marcus e Minholi, é exatamente isto mesmo que sinto na minha moto Minholi, mas pra mim tem mais motor do que preciso, mesmo com a minha moto é muito difícil algum carro acompanhar. Quando eu tiver dinheiro saindo pelas orelhas aí posso até pensar nessa possibilidade, até lá, fico muito feliz com a minha auhauhhauhaua...
Tá lindaça mesmo a motoca heim Marcus!
Tá lindaça mesmo a motoca heim Marcus!
Viajar é bom, de moto não tem explicação!
Ex: Tchau 50cc, Twister 250cc, YBR 125cc, Fazer 250cc, Teneré 250, GSX650F.
Agora só com a Biz 125cc da muié...
- minholi
- Dinossauro
- Contato:
Chedid, não se trata de correr mais. É só questão de ter desempenho "mais a mão". Pra ser sincero eu ando mais devagar com a 1250 do que andava com a 600, a grande vantagem quanto ao desempenho foi só nas retomadas e acelerações e no geral eu diria que em conforto.
Dubito ergo cogito; cogito ergo sum
- Chedid
- Motoqueiro
- Contato:
Saquei Minholi, é mais ou menos comparar a minha Fazer 250 com a GSX650F, devidas as proporções, claro...
Certamente que qto "maior" o motor, maior a felicidade huahuuhaua, mas nunca passei sufoco algum com a GSX650F até o momento, agora com a Fazer...
Certamente que qto "maior" o motor, maior a felicidade huahuuhaua, mas nunca passei sufoco algum com a GSX650F até o momento, agora com a Fazer...
Viajar é bom, de moto não tem explicação!
Minholi, seus dois ultimos posts eu assino em baixo, vc foi muito feliz na explicação....

Tudo que me desejares, que recebas em dobro...
O homem só envelhece quando os lamentos substituem seus sonhos. Provérbio chinês
http://eDeMoto.blogspot.com
O homem só envelhece quando os lamentos substituem seus sonhos. Provérbio chinês
http://eDeMoto.blogspot.com
Lindona a moto Marcus.
4 canecos fazem a diferença.
E o resto é o resto
Sdds
4 canecos fazem a diferença.
E o resto é o resto
Sdds
CBR 450sr-século passado
NX400 Falcon-07/08, B65S-08/09
Já é passado.......Zoiúda: F800gs 12/13.
Atual........ V-Strom 1000, 2015
NX400 Falcon-07/08, B65S-08/09
Já é passado.......Zoiúda: F800gs 12/13.
Atual........ V-Strom 1000, 2015
Não concordo que a B12,5 seja mais estável que uma Fz6, pelo menos no meu caso não, pois acho a FZ6 melhor em quase tudo do que a B12,5, excluindo somente o motor, mas a ciclística seja na reta ou curva, não tem comparação, a Fz6 está a anos luz da B12,5.
Linda a Cbzona, parabéns.
CBX 200 Strada / CBR 450 SR / XT 600 E / Bandit 600 N / Bandit 1200 S / FZ6 S/ Bandit 1250 ie/ GSX-R 1000 K9/ CBR 600F/ Ninja 1000 / Tiger 800,TEX 1200, Tiger Explorer XR 1200.
Parabens!! motão
Villa, dependendo do preço, arrisco ir no TD sim! Colo com alguém que saiba andar direitinho e fico andando atrás pra pegar o jeito da pista/moto.
Joao, primeiro água+sabão+esponja scotch brite. Depois algodão + meguiars all metal polish. Por fim, cera gran prix + pano (haja braço, uma meia velha ajuda para ficar fazendo os movimentos mais rápido).
Marchon, vou tentar baixar esses livros e os vídeos. Me mantenha informado sobre os bike days, dependendo do preço até animo ir lá. Mas a princípio se tu for fazer algum bate-volta me chama, acho que só de andar contigo e ouvir tuas dicas já aprenderei muito!! Só com as dicas do tópico já estou me sentindo muito "menos errado" do que antes, ehehe....
Froesdamota e Jota, acho que só quem é pai pra saber como deve ser ver um filho sobre duas rodas. Quando eu for pai acredito que não incentivarei meu filho a andar de moto, mas tenho consciência de quem nem tudo é controlável. Eu mesmo crescendo longe do meu velho já era apaixonado por moto desde muito cedo (5, 6 anos), sei lá se foi genético ou o que, mas ele deveria ter percebido um pouco antes que seria em vão tentar me desestimular a ter moto. Sinceramente, se fosse possível fazer alguém desistir de ser motociclista minha mãe já teria conseguido faz tempo.... a coitada sofre horrores, eu sinto uma pena danada, mas até ela já desistiu de tentar... só lamenta e pede para eu tomar cuidado (o que faço sempre, além de mandar SMS a cada 300 km, kkkk).
Abs,
Marcus DT
Joao, primeiro água+sabão+esponja scotch brite. Depois algodão + meguiars all metal polish. Por fim, cera gran prix + pano (haja braço, uma meia velha ajuda para ficar fazendo os movimentos mais rápido).
Marchon, vou tentar baixar esses livros e os vídeos. Me mantenha informado sobre os bike days, dependendo do preço até animo ir lá. Mas a princípio se tu for fazer algum bate-volta me chama, acho que só de andar contigo e ouvir tuas dicas já aprenderei muito!! Só com as dicas do tópico já estou me sentindo muito "menos errado" do que antes, ehehe....
Froesdamota e Jota, acho que só quem é pai pra saber como deve ser ver um filho sobre duas rodas. Quando eu for pai acredito que não incentivarei meu filho a andar de moto, mas tenho consciência de quem nem tudo é controlável. Eu mesmo crescendo longe do meu velho já era apaixonado por moto desde muito cedo (5, 6 anos), sei lá se foi genético ou o que, mas ele deveria ter percebido um pouco antes que seria em vão tentar me desestimular a ter moto. Sinceramente, se fosse possível fazer alguém desistir de ser motociclista minha mãe já teria conseguido faz tempo.... a coitada sofre horrores, eu sinto uma pena danada, mas até ela já desistiu de tentar... só lamenta e pede para eu tomar cuidado (o que faço sempre, além de mandar SMS a cada 300 km, kkkk).
Abs,
Marcus DT
- Saurus
- Mito
Marcus DT escreveu:... Sinceramente, se fosse possível fazer alguém desistir de ser motociclista minha mãe já teria conseguido faz tempo.... a coitada sofre horrores, eu sinto uma pena danada, mas até ela já desistiu de tentar... só lamenta e pede para eu tomar cuidado (o que faço sempre, além de mandar SMS a cada 300 km, kkkk)...
Marquinho, tu é realmente cuidadoso pacas.
Nihil ego fecit. Sic erat cvm ego ad hic.
Ad corniger omnes poena parva est.
Timet farcimen canis icti per serpens.
Non posse avxilivm pertvrbare. Ad participandvm svmmvm est.
Nvllo desiderio qvi pictis zebra mirari reliqvvm tinxere.
Melivs est qvam contendere cooperandi
Ad corniger omnes poena parva est.
Timet farcimen canis icti per serpens.
Non posse avxilivm pertvrbare. Ad participandvm svmmvm est.
Nvllo desiderio qvi pictis zebra mirari reliqvvm tinxere.
Melivs est qvam contendere cooperandi
A unica diferença entre a FZ6 e B12 é o peso, de resto não vejo diferença nenhuma nesse lance de "ciclistica".ByronJack escreveu:Não concordo que a B12,5 seja mais estável que uma Fz6, pelo menos no meu caso não, pois acho a FZ6 melhor em quase tudo do que a B12,5, excluindo somente o motor, mas a ciclística seja na reta ou curva, não tem comparação, a Fz6 está a anos luz da B12,5.
R 1200 GS Adventure Rallye
No Limit Brasil MG (SS Iguatu - Ceará)
Pô cara para de postar foto dessa moto, me atiça as lombrigas e to sem dinheiro

Além do quadro torcer mais na B12,5, o peso maior influencia na distância de frenagem. Pela torção, velocidade de entrada na curva tbm deve ser ligeiramente menor na b12,5.jsamuel escreveu: A unica diferença entre a FZ6 e B12 é o peso, de resto não vejo diferença nenhuma nesse lance de "ciclistica".
Na estrada e para meros mortais como eu não deve dar diferença mesmo, mas na pista dá uma beeeela diferença.
==============================================================================================
Guilherme B. Alves
Yamaha FZ6 N - 08/09
Curitiba/PR
Guilherme B. Alves
Yamaha FZ6 N - 08/09
Curitiba/PR
- SPEED RACER
- Mito
Motão! Parabéns!!!
B-King Of The Urban Jungle
Você disse tudo. E toda essa dificuldade se deriva do peso maior.Barata escreveu:Além do quadro torcer mais na B12,5, o peso maior influencia na distância de frenagem. Pela torção, velocidade de entrada na curva tbm deve ser ligeiramente menor na b12,5.jsamuel escreveu: A unica diferença entre a FZ6 e B12 é o peso, de resto não vejo diferença nenhuma nesse lance de "ciclistica".
Na estrada e para meros mortais como eu não deve dar diferença mesmo, mas na pista dá uma beeeela diferença.
R 1200 GS Adventure Rallye