Diário de manutenção da CB1300 [iridium, K&N e ensaio p.14]

Grupo de discussão geral sobre motos.
Kuati
Mito

Re: Minha primeira 4 canecos - upgrade! [+ impressões p. 7]

Mensagem por Kuati »

Salvo engano o Baeta faz o mesmo Gelous, não faz pendulo e dá couro em uma porção de SS com cara arrastando o joelho em autódromo.

Eu tb acho meio ridículo esse lance de pêndulo, mas o meu problema é que caí em curva, ficou um trauma dos infernos, o pêndulo me força a fechar a curva, é bem mais seguro tb numa curva cega caso precise "fechar" mais a curva em caso de emergência.

[ ]'s
Imagem
JAL
Dinossauro

Mensagem por JAL »

O problema não é o pendulo, o ridiculo é bancar o poser utilizando o pendulo.

O correto.
Imagem

O poser que provavelmente vai levar coro do Baeta.
Imagem
minholi
Dinossauro
Contato:

Mensagem por minholi »

minholi escreveu:Você deve ficar ancorado na moto pelas pernas e deve transferir o minimo possível de feedback no guidom, essa é a regra pra qualquer naked/esportiva. Não precisa fazer pendulo, é só projetar o tronco e a cabeça fazendo uma linha que aponta para a tangencia da curva. Se quiser fazer algo melhor que isso procure descarregar peso na pedaleira do lado externo da curva que com isso você vai forçar naturalmente o tanque com o joelho para dentro da curva e com isso vai estar fazendo alavanca (principio básico do pivot steering).

Falando parece meio complicado, mas acaba ficando automático com um pouco de prática. ;-)
Principalmente rodando em rodovia. Em autodromo eu sei lá, a condição é mais extrema, as curvas exigem muito mais do conjunto, etc. (chute, porque nunca andei)
Dubito ergo cogito; cogito ergo sum
GSF-1250S Bandit & FLHTK 114 Ultra Limited & Super Meteor 650
Kuati
Mito

Mensagem por Kuati »

minholi escreveu:
minholi escreveu:Não precisa fazer pendulo
Principalmente rodando em rodovia.
Eu preciso, se não fizer, o trauma me manda reto comer pasto :-D.
Mas quem é normal, não precisa mesmo.
[ ]'s
Editado pela última vez por Kuati em 21 Ago 2012, 11:24, em um total de 1 vez.
Imagem
froesdamotta
Motoqueiro

Re: Minha primeira 4 canecos - upgrade!

Mensagem por froesdamotta »

Max escreveu:Parabéns pela moto e por ter a oportunidade de rodar ao lado do velho!!!!
X2 ;-) ;-) ;-) ..... poucos têm esta oprotunidade e este prazer. Deve ser muito legal ter um pai motociclista, e que incentiva e acompanha os filhos na vida motociclística.
E parabéns pela moto; é quase uma Bandit }:) }:) !!
Agostinho
Suzuki GSX 8S
ex-DL 650 ABS, ex-Xmax 250
Marcus DT
Dinossauro

Mensagem por Marcus DT »

Minholi, valeu pelas dicas, bem parecido com as do vídeo que o Kuati colocou ;-) ! Essa do posicionamento dos braços eu senti na prática, realmente se colocar muita "pressão", quando pega um ondulação acaba atrapalhando a estabilidade da moto... ótima dica, vou ter mais atenção com isso. E sobre utilizar as pernas isso até que eu faço direitinho, também usamos essa técnica pra comprimir um pouco a suspensão nas trails... passa muito mais segurança.

Daniel / Smoker, relaxa, to longe de sair por aí acelerando sem responsabilidade. A questão é que a transição das trails para street está sendo um pouco mais complexo do que eu pensava, parece que as streets exigem um pouco mais do posicionamento. De resto sugiro falarmos com o Marchon para ele ministrar um curso de pilotagem pra gente, o cara tem muita bagagem, com certeza tem MUITO a acrescentar. Não estou falando de virarmos jaspions ehehe, mas de aprender a pilotar com mais técnica e segurança.

Fredericow, esse vídeo, somado ao do Kuati e as dicas do Minholi esclareceram grande parte das minhas dúvidas. Excelente ;-) !

Eudy, quando sobrar tempo vou assistir!

Gelous, também nunca fiz pêndulo na vida, mas alguma coisa deve ajudar né? Antes de começar a tentar pêndular vou me atentar as dicas já dadas (posicionamento dos braços/cotovelos, pés na pedaleira e distribuição do peso nas freiadas/acelerações). Só acertando isso acho que já ficarei muito mais seguro nas curvas com a CB.

Abs,
Marcus DT
Villa
Roda Presa

Mensagem por Villa »

Po JAL, tirando o cotovelo poser nem achei a posicao desse cara tao exagerada assim... A perna dele ta ate meio fechada e a moto tá deitadassa!

Marcus, a grande vantagem do pendulo é que com ele voce acaba inclinando MENOS a moto. Entao se vc começar a pendular e manter as mesmas velocidades vai comer menos pneu e não mais. Mas pra essas velocidades aí que vc andou em curva acho que nem é o caso de pendular. Vai ser cansativo e nao vai trazer grandes benefícios a nao ser que voce aumente as velocidades e realmente precise alterar o centro de gravidade da moto. Vc veio num ritmo bem gostoso principalmente pras curvas de JF-Pedro do Rio que sao mais fechadas do que PdR-Bingen.

Como já falaram, sair demais também atrapalha. No autódromo onde dá pra abusar mais eu consigo perceber isso claramente. Sair até um determinado limite ajuda demais e dá muita velocidade de contorno. Sair além do necessário desequilibra a moto, faz ela esfregar de frente e na pratica vc anda mais devagar. Mas é o tipo de coisa que vc só vai ter como testar na pista mesmo. Na estrada acho desnecessariamente perigoso.

Outro detalhe é que para pendular voce tem que tirar o quadril do banco ANTES da curva. Já vem sentado de lado na reta durante a frenagem com a moto reta, aí pra entrar na curva é só fazer o contra-esterço, abrir a perna e ao mesmo tempo descer o tronco e a cabeça como se estivesse mergulhando na direção da tangente. O joelho na minha opiniao eh um fusível, quando vc está intimo da moto consegue saber se está na velocidade certa ou acima dela pela forma com o joelho "conversa" com o chão.

Entrar na curva e sair do banco ao mesmo tempo é uma cagada completa, essa variacao do centro de gravidade desequilibra a moto e a curva fica quadrada e inaceitavelmente perigosa.

Acho que a melhor coisa que você tem a fazer é ir a um bikeday. Aproveita que ainda não foderam tudo em JPA e até o fim do ano ainda deve rolar algum. Pra melhorar mais ainda a coisa, antes de ir assiste (e treina na rua sem velocidade) o Twist of the Wrist e o MotoVodu. A cereja do bolo vai ser levar algum amigo bom de fotografia pra tirar fotos suas nas curvas e assim voce vai poder analisar o seu posicionamento.

Depois de um bikeday a sua visão da rua/estrada vai ser totalmente diferente. Muito mais segura e confiante sem dúvida.

Boa sorte!
JAL
Dinossauro

Mensagem por JAL »

Villa escreveu:Po JAL, tirando o cotovelo poser nem achei a posicao desse cara tao exagerada assim... A perna dele ta ate meio fechada e a moto tá deitadassa!
:-D
Olha o angulo da roda dianteira!! Ou o cara ta tomando uma vaca(desgarrando de frente), ou então está lento na curva. Pode até ser o caso de uma desgarrada de frente em que ele tenha inclinado mais pra recuperar a moto... não da pra saber, é apenas uma foto. Mas pelo angulo da roda dianteira, não está rapido na curva.
Compara com uma foto de algum piloto que esteja contornando a curva bem rápido e perceberá que a roda dianteira aponta pra fora da curva(contraesterço).
Mas foi apenas um exemplo. ;-)
Villa
Roda Presa

Mensagem por Villa »

Tem razão, não tinha prestado atenção na roda dianteira!

Só vi mesmo o cara até bem alinhado com a moto, a perna relativamente fechada mas o cotovelo muito aberto e o pedal de freio quase raspando no chão.

Será que foi a última foto antes do cccccccrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr?????
Rod
Boss

Mensagem por Rod »

Acho inclusive que o cara tá parado e com a moto deitada em cima dele! rs
CB 1300 SF - casei SEPAREI...esposa nova HD FATBOY LO foda mal dada... Piranha nova - Ducati Diavel MSM
‎"As pessoas que reclamam da vida, é porque estão bem...
As que relmente estão mal, cerram os dentes e seguem em frente!"
JAL
Dinossauro

Mensagem por JAL »

:-D
Chedid
Motoqueiro
Contato:

Mensagem por Chedid »

E aí Marcus, primeiro, meus parabéns pela aquisição.
Não estou com mtu tempo ultimamente de acessar o M@D, mas este relato teu queria ler, e ví um pouco do que eu passei no teu relato de felicidade em cima de uma 4 canecos. Eu tbm nunca havia podido viajar com uma e depois que comprei a minha, minha noção de moto mudou drasticamente!
Este fim de semana que passou peguei uma Transalp para fazer um TD, a moto é boa, não posso dizer que não, mas fica aquela pulga atrás de orelha "falta alguma coisa", quero dar uma banda em uma NC700 e tbm na Versys mais por curiosidade do que por qualquer outro motivo, pq sei que vou ficar sentido que falta algo hehehehe...

Queria saber de ti, se tu já havia viajado antes com alguma 4cil ou se foi tua primeira viagem?
Peço isso pois tenho a curiosidade de saber se faz tanta diferença viajar com uma 4cil pequena (600, 700cc) e uma das grandes como a tua, pois vejo que rodando com a minha moto, são raras as vezes que utilizo todo o motor que ela tem, que tu me diz?...
Viajar é bom, de moto não tem explicação!

Ex: Tchau 50cc, Twister 250cc, YBR 125cc, Fazer 250cc, Teneré 250, GSX650F.
Agora só com a Biz 125cc da muié...
Marcus DT
Dinossauro

Mensagem por Marcus DT »

froesdamotta, nem tinha visto tua msg anterior, foi mal. Rodar com meu velho está sendo muito bacana, ainda espero fazer muitas viagens com ele. Mas isto é uma coisa nova para mim, pois apesar do meu pai ser motociclista de longa data, até os meus 25 anos (tenho 26) ele nunca havia me incentivado a ter moto, pelo contrário, sempre me proibiu e desestimulou. Isso era extremamente frustrante para mim, fiquei chateado com ele várias vezes por conta disso. Tanto é que ao comprar minha primeira moto aos 16 anos (DT180, 1983, de trilha) nem fiz questão de contar pra ele. Meu avô era (e ainda é) o meu maior incentivador sobre duas rodas. Minha primeira moto de rua foi uma DT200R que comprei quando fiz 18 anos, a essa altura meu pai já sabia que eu tinha moto de trilha, mas como ele sempre fazia um discurso negativo eu novamente decidi não contar pra ele que havia comprado uma moto de asfalto. Em 2005, já com 19 anos fiz a viagem pro Sul (5.000 kms) com a DT200R, ele só veio a saber dessa viagem anos depois. Somente em 2007, quando comprei a XT600 e fui ao Moto Capital, fui na casa dele em Brasília de surpresa e foi aquele choque pra ele. Mas funcionou, depois disso ele passou a confiar em mim e embora NUNCA tenha me emprestado NENHUMA moto (ele diz que moto, mulher e escova de dentes não se empresta :lol:), passou a curtir ter um filho motociclista. Em 2010, após uns 10 anos sem moto, meu velho voltou a andar de moto (nessa CB que hoje é minha) e foi natural começarmos a viajar juntos, quanto possível.

Villa, gostaria muito de participar de um Bike Day, mas ainda acho que tenho muito a desenvolver antes. Certamente com essas tuas recomendações (vídeos + fotos) e acompanhado por alguém mais experiente já dá pra corrigir bastante a pilotagem. Feito isso e depois de rodar mais uns 5.000 kms pra pegar a mão 100% da moto, aí sim parto para um Bike Day ;-) !

Chedid, que eu lembre, só havia andando em 4 quatro canecos antes: FZ6S,GSX750F, Hornet e CBR600RR. Mas em todas foram voltinhas de quarteirão, nunca mais que uns 5km, ou seja, praticamente nula minha experiência. A respeito da sobra de motor, meu pai já havia me dito isso e hoje eu concordo plenamente: quanto maior a sobra de motor, mais segurança você tem. Viajando a 140 km/h raramente você é ultrapassado (você faz a sua segurança), as ultrapassagens são feitas com muito mais segurança, o cansaço gerado pela viagem é muito menor, etc. Mas acho que a tua dúvida é a respeito da comparação das "touring" 1200/1300 x 600/750, certo? Minha experiência é pouca, mas vamos lá!

A faixa vermelha na CB começa em 8.500 RPM e a 140 km/h ela está a exatos 5.000 RPM. Olhando assim - antes de ter a moto - eu diria que a moto é "manca" e com relação curta demais pro motor. Pois bem, segundo esse vídeo a 7.900 RPM ela estaria próximo dos 215 km/h:
Imagem

Isto é, de 5.000 RPM a 7.900 RPM (quinta marcha) a CB foi de 150 km/h a 215 km/h e ainda faltam 600 RPM (não sei quando ela corta, mas arrisco dizer que é acima dos 8.500 RPM). O que significa que para fazer o mesmo com uma B6/H6/Z750 o cabra precisaria "andar" (to chutando) uns 7.000 RPM, enquanto na CB, apenas 2.900 RPM. Na pratica isto significa menos trocas de marcha, maior torque em qualquer regime de rotação e que para uma 600 andar junto com uma 1300 ou o piloto da CB não baixa marcha e/ou o piloto da 600 tá trocando no corte o tempo todo.

Já pude andar junto do Passoka (FZ6S), enquanto eu na CB garupado baixava uma marcha e levava o giro até uns 7.500, ele baixava 2 ou 3 e esticava acredito eu até bem próximo da faixa vermelha (pelo ronco). As motos tavam passeando juntas, mas enquanto um motor está sobrando 90% do tempo, o outro está sobrando só uns 50%, ehehe :lol: !!!

O ideal para responder a tua dúvida seria o Minholi que já teve a XJ6 e a B12,5 seguidamente. Vamos aguardar o veredito ;-) !!

Ah, instalei o monorack e a base, e ainda dei uma polida nos coletores (haja braço e paciência):

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Abs,
Marcus DT
Villa
Roda Presa

Mensagem por Villa »

Marcus DT escreveu:Villa, gostaria muito de participar de um Bike Day, mas ainda acho que tenho muito a desenvolver antes. Certamente com essas tuas recomendações (vídeos + fotos) e acompanhado por alguém mais experiente já dá pra corrigir bastante a pilotagem. Feito isso e depois de rodar mais uns 5.000 kms pra pegar a mão 100% da moto, aí sim parto para um Bike Day ;-) !
Besteira!

Olha o meu exemplo...

Eu comprei a minha moto em março do ano passado sem saber andar (mesmo). Rodei 600km dentro de condomínio fechado na Barra treinando o básico até a carteira sair no meio de maio. No início de junho, com 1900km de moto na vida, meti a motoquinha no Bikeday. Se tiver sem fazer nada entra em www.youtube.com/racefilming que tem bastante material lá. Um trackday bem utilizado vale mais do que anos de estrada "as cegas". Não enrola, os malditos ladrões de palácio vão destruir o que resta de Jacarepaguá muito em breve. Vamos ficar anos, talvez pra sempre sem bikeday no Rio. Corra enquanto é tempo.

Mudando de assunto, a moto ficou maravilhosa com esse trato que vc deu. Meus parabéns. A moto está incrível!
Smoker
Mito

Re: Minha primeira 4 canecos - upgrade! [coletor polido p. 1

Mensagem por Smoker »

Villa, conhecer a pista já te ajudou demais. ;-)
"Aqui a criança chora e a mãe vira de costas"

B12S

Russo escreveu:Mas é isso ai... no motociclismo há espaço para todos, para os que gostam de tecnologia, pros que curtem velharia e até para os babacas caras que não conseguem perceber isso, eheheheh ...
Villa
Roda Presa

Mensagem por Villa »

Smoker, me ajudou a virar tempo mais baixo com pouca km de pista, sem dúvida. Nunca neguei isso!

Mas te garanto que eu aprendi a andar de moto lá dentro. Não tô falando de bikeday pro Marcus tentar bater o recorde mundial de CB1300 e sim para poder ganhar intimidade com a própria moto num ambiente seguro e controlado! Esse é o espírito! A estrada é perigosa demais pra isso... Minha opinião!

No meu primeiro fds com cnh eu fui pra Itaipava com amigos no sábado e pra JF sozinho no domingo... Inclusive o meu primeiro post aqui foi relatando isso, tomei pedrada até não poder mais. Dei final na motoquinha, fiz esse trecho Pedro do Rio-JF na mesmíssima tocada que o Marcus fez... Curvas a 140, retas a um pouco mais (pouco mesmo né, eu tinha 33hp). Tocada boa, segura, divertida, foi ótimo. Aí alguns dias depois fiz o bikeday e vi o tanto que coisa que eu não sabia e nem sabia que não sabia hehehe...

Entendo que eu sou completamente viciado por autódromo, entusiasta demais e as vezes parece que eu quero que todo mundo vire piloto mas não é isso... Eu vivo esse ambiente de bike/trackday a quase 15 anos, já vi essa "iluminação de conhecimento" acontecer com dezenas e dezenas de pessoas... Por isso defendo tanto essa filosofia de auto-conhecimento e diversão. Fico extremamente feliz quando vejo alguém que tem o seu primeiro contato com a pista e sai de lá extasiado, com um sorriso gigante que fica pregado na cara por mais de uma semana... E não precisa ser Valentino Rossi nem Ayrton Senna pra acontecer isso. Pode ser o cara mais lento do dia, não importa. A brincadeira é consigo mesmo!!
Joao Neis
Motociclista

Mensagem por Joao Neis »

Marcus, o que vc usou para limpar os coletores?
En realidad, prefiero la ciencia a la religión. Si me dan a escoger entre Dios y el aire acondicionado, me quedo con el aire.
Woody Allen
Joaquim
Mito

Mensagem por Joaquim »

Joao Neis escreveu:Marcus, o que vc usou para limpar os coletores?
X2.

Rapaz, tu gastou cera na CBzuda, hein? :lol: :lol: :lol: :lol:
DanielRJ
Dinossauro

Mensagem por DanielRJ »

Villa escreveu:... E não precisa ser Valentino Rossi nem Ayrton Senna pra acontecer isso. Pode ser o cara mais lento do dia, não importa. A brincadeira é consigo mesmo!!
;-)
JAL
Dinossauro

Mensagem por JAL »

Joaquim escreveu:
Joao Neis escreveu:Marcus, o que vc usou para limpar os coletores?
X2.

Rapaz, tu gastou cera na CBzuda, hein? :lol: :lol: :lol: :lol:
Eu sempre usei isso aqui.
Imagem

Fica zero... da um trabalho danado e em 15 dias ta amarelo novamente.
Usei muito na primeira CB13, ja na segunda perdi a paciencia e não limpei mais. :-D
Responder