Diário de manutenção da CB1300 [iridium, K&N e ensaio p.14]
Re: Minha primeira 4 canecos - upgrade!
1) PARABÉNS com letras maiúsculas! Motão demais! PQP! Sonho de consumo!
2) A cor mais bonita que saiu nas CB1300!
3) Com ABS!!!!
4) Vai tomar no teu cu! Vem a Brasília e nem paga uma breja!

2) A cor mais bonita que saiu nas CB1300!
3) Com ABS!!!!
4) Vai tomar no teu cu! Vem a Brasília e nem paga uma breja!
Marquinhos, se nao me engano liga com 103 ou 105... e pode desligar, a ventoinha fica ligada mesmo sem a chave.
Gelous, engraçado... tu falou a mesma coisa da cor da minha moto!
Gelous, engraçado... tu falou a mesma coisa da cor da minha moto!
CB 1300 SF - casei SEPAREI...esposa nova HD FATBOY LO foda mal dada... Piranha nova - Ducati Diavel MSM
"As pessoas que reclamam da vida, é porque estão bem...
As que relmente estão mal, cerram os dentes e seguem em frente!"
hUAHAUAHAUARod escreveu:Gelous, engraçado... tu falou a mesma coisa da cor da minha moto!
As duas são as mais bonitas cores que já sairam, juntamente com a branca/vermelha!
É que a moto é muito fodástica!
Quer vender a sua?
Se não me engano a ventoinha liga nos 107ºC e se desligar a moto a ventoinha desliga junto.... (tb acho estranho isso...)
Fabio Guido
A pé
A pé
Essa e a unica que ainda atica minhas lombrigas!
Parabens!
Parabens!
Fazer 250 '08 ---> Bandit N1200 '06 --->Ninja 250 '09 ---> Bandit 1250S '09 ---> Ulysses XB12X '08 ---> Shadow 750 '08 ---> GSX-R 1000 K8 `09 ---> Harley Davidson FXDF ´12
Macumunando coisas caóticas
Macumunando coisas caóticas
- minholi
- Dinossauro
- Contato:
Pode desligar a moto normalmente, não precisa esperar a ventoinha desarmar. Se quiser reduzir a temperatura procure trocar o fluído, ele tem validade e nas revisões que a moto já fez, dependendo da quilometragem, ele não foi trocado ainda.Marcus DT escreveu:Pra quem já teve (ou tem) o CBzão, a ventoinha arma com quantos graus? Se eu chegar na garagem e a moto estiver marcando 110 graus, posso desligá-la de imediato ou devo esperar a temperatura abaixar? Pergunto isso porque essa é minha primeira moto com ventoinha e reparei que se desligar a moto a ventoinha desarma, não sei se isso faz bem... se o ideal é sempre esperar ela desarmar antes de desligar a moto. Precisa?
Eu tenho uma tendência de organizar essas coisas pra não esquecer, então estabeleci um prazo pra troca de fluídos de freio e arrefecimento de 1 ano para a moto, pra evitar problemas. Se achar válido faça também, é só comprar os fluídos especificados e fazer a troca em casa ou levar pro mexânico fazer quando for trocar óleo/filtro (eu troco a cada 5000km).
Editado pela última vez por minholi em 07 Ago 2012, 13:29, em um total de 1 vez.
Dubito ergo cogito; cogito ergo sum
GSF-1250S Bandit & FLHTK 114 Ultra Limited & Super Meteor 650
GSF-1250S Bandit & FLHTK 114 Ultra Limited & Super Meteor 650
Estranho porque? Se desliga a moto, o motor não vai esquentar mais, pra quê a ventoinha? rsrsrsrsfaguido escreveu:Se não me engano a ventoinha liga nos 107ºC e se desligar a moto a ventoinha desliga junto.... (tb acho estranho isso...)
-
Jota
a super, se eu desligava o motor com a ventoinha ligada, ela permanecia ligada por um tempo.Gelous escreveu:Estranho porque? Se desliga a moto, o motor não vai esquentar mais, pra quê a ventoinha? rsrsrsrsfaguido escreveu:Se não me engano a ventoinha liga nos 107ºC e se desligar a moto a ventoinha desliga junto.... (tb acho estranho isso...)
mas a super manda, né?
-
Robson
A ZX11 idem, tb fica com a ventoinha ligada por um tempo, mesmo com o motor apagado.Jota escreveu:a super, se eu desligava o motor com a ventoinha ligada, ela permanecia ligada por um tempo.Gelous escreveu:Estranho porque? Se desliga a moto, o motor não vai esquentar mais, pra quê a ventoinha? rsrsrsrsfaguido escreveu:Se não me engano a ventoinha liga nos 107ºC e se desligar a moto a ventoinha desliga junto.... (tb acho estranho isso...)
Em um motor refrigerado à agua, qdo se desliga o motor a água para de circular pelo bloco, o que pode causar um ligeiro aumento de temperatura por alguns instantes...
Hum, interessante!
Acho que manter a ventoinha ligada é um sinal de modernidade! rsrsrs
Zueira!
Robson, mas quando se desliga a moto, a ventoinha está mantendo o motor a uma temperatura normal de funcionamento, certo? 102-105 graus. Quando se desliga, o máximo que pode acontecer é manter essa temperatura, afinal para de circular a água, mas a fonte de calor (atrito) também cessa. Ou estou falando besteira?
Acho que manter a ventoinha ligada é um sinal de modernidade! rsrsrs
Zueira!
Robson, mas quando se desliga a moto, a ventoinha está mantendo o motor a uma temperatura normal de funcionamento, certo? 102-105 graus. Quando se desliga, o máximo que pode acontecer é manter essa temperatura, afinal para de circular a água, mas a fonte de calor (atrito) também cessa. Ou estou falando besteira?
-
Robson
Gelous, nao tah falando besteira nao....
Mas ha o fato de q dentro do motor ha pecas muito quentes que passam calor excedente para o bloco qdo o motor eh desligado, por isso o aumento de temperatura do conjunto todo.... Isso acaba mantendo a ventoinha ligada por uns instantes ateh a temperatura baixar para o setpoint de desligamento da ventoinha...
Mas ha o fato de q dentro do motor ha pecas muito quentes que passam calor excedente para o bloco qdo o motor eh desligado, por isso o aumento de temperatura do conjunto todo.... Isso acaba mantendo a ventoinha ligada por uns instantes ateh a temperatura baixar para o setpoint de desligamento da ventoinha...
Minha CBzuda funciona normal entre 84 e 84 graus C rodando.
Se parar a temperatura começa a subir e a ventarola arma em 109 graus, funcionando até baixar para 102 graus.
Quando desliga a moto na chave , a ventoinha desliga também.
Se parar a temperatura começa a subir e a ventarola arma em 109 graus, funcionando até baixar para 102 graus.
Quando desliga a moto na chave , a ventoinha desliga também.
Com o motor desligado a bomba de água também para e a circulação ocorre apenas por efeito termo-sifão. A idéia da ventoinha permanecer funcionando é para baixar um pouco a temperatura da água no radiador e incrementar esse efeito mas é uma melhora discreta, apenas.
Sem dúvida, a partir do momento em que você desliga o motor, para de gerar calor. Vai esquentar um pouco água do bloco (que parou de circular), criando o gradiente que permite o efeito termo-sifão e vai auxiliando no lento resfriamento do motor. Estando tudo OK não há motivos para o motor ser danificado nesse processo afinal a fonte de calor cessou e você não vai ter mais calor do que o que já está acumulado (e se dissipando) ali.
Parabéns pelo upgrade! Sem dúvida uma bela máquina que você comprou e a viagem deve ter sido inesquecível. Muito legal!
Sem dúvida, a partir do momento em que você desliga o motor, para de gerar calor. Vai esquentar um pouco água do bloco (que parou de circular), criando o gradiente que permite o efeito termo-sifão e vai auxiliando no lento resfriamento do motor. Estando tudo OK não há motivos para o motor ser danificado nesse processo afinal a fonte de calor cessou e você não vai ter mais calor do que o que já está acumulado (e se dissipando) ali.
Parabéns pelo upgrade! Sem dúvida uma bela máquina que você comprou e a viagem deve ter sido inesquecível. Muito legal!
Po Gelous, foi uma passagem relâmpago, nem avisei antes pra não ter que furar na hora, ehehe! Mas talvez no final do ano eu vá aí, marcamos alguma coisa com a galera do M@D-Bsb.
Joaquim, a minha rodando tb fica na casa dos 84 graus, mas qq pedágio já é suficiente para ir la pros 100~105 graus. E quando eu chego na garagem e a moto está na casa dos 108~110 graus, procuro deixar funcionando um tempinho na lenta até abaixar pra uns 103 graus e só aí desligo. Mas não sei se é realmente necessário ou frescura minha. No manual fala que a temperatura crítica é acima dos 122 graus e nada mais a respeito. BTW, acho que nunca vi o ponteiro passar dos 109 graus...
Amigos, mais uma vez, obrigado pelos parabéns!
Joaquim, a minha rodando tb fica na casa dos 84 graus, mas qq pedágio já é suficiente para ir la pros 100~105 graus. E quando eu chego na garagem e a moto está na casa dos 108~110 graus, procuro deixar funcionando um tempinho na lenta até abaixar pra uns 103 graus e só aí desligo. Mas não sei se é realmente necessário ou frescura minha. No manual fala que a temperatura crítica é acima dos 122 graus e nada mais a respeito. BTW, acho que nunca vi o ponteiro passar dos 109 graus...
Amigos, mais uma vez, obrigado pelos parabéns!
As minhas CBs rodavam em 77/78 graus... normal chegar a 100/104.
- Saurus
- Mito
A minha FZ, em movimento de trânsito livre, fica na casa dos 75º, em engarrafamentos e trânsito travado vai para faixa do 87~90º. A ventoinha arma na faixa dos 100º. Em tráfego rodoviário, trabalha na faixa dos 72º. Na ida para o Churrastiba houve trechos em que a temperatura esteve na faixa dos 67º (chuva e frio).
Nihil ego fecit. Sic erat cvm ego ad hic.
Ad corniger omnes poena parva est.
Timet farcimen canis icti per serpens.
Non posse avxilivm pertvrbare. Ad participandvm svmmvm est.
Nvllo desiderio qvi pictis zebra mirari reliqvvm tinxere.
Melivs est qvam contendere cooperandi
Ad corniger omnes poena parva est.
Timet farcimen canis icti per serpens.
Non posse avxilivm pertvrbare. Ad participandvm svmmvm est.
Nvllo desiderio qvi pictis zebra mirari reliqvvm tinxere.
Melivs est qvam contendere cooperandi
Atualizando as impressões sobre a Fininha, meu velho chegou na quinta-feira passada ao RJ com mais dois amigos e ontem voltou pra Bsb. Fiz a escolta dois 3 até JF. Saímos às 5:50 da manhã pois eles iam direto até Brásilia, ou seja, chegamos em JF umas 7:40 e por volta das 8h peguei a 040 de volta pro RJ. Foi meu primeiro rolé sozinho e sem garupa, estrada vazia e um dia perfeito para curtir a máquina. A tocada? Vim passeando na casa dos 130~160 km/h com alguns tiros até 190, de JF até o Brazão curti cada metro pilotado.
Acho que ainda não consegui me achar na posição street, preciso andar com alguém que saque de posicionamento pra pegar umas dicas (ou no M@D). Não sei se sento colado no tanque ou mais pro meio? Os pés ainda ficam meio perdidos também, não sei se apoio só a pontinha do pé na pedaleira ou o centro do pé? A verdade é que o bico da bota está raspando mais do que o normal (leia-se em uma trail) e eu acredito que ainda estou bem longe do limite da moto. Outra coisa é o pêdulo, nunca fiz isso no meu passado trail, to tentando aprender agora. A intenção ao sair um pouco do banco é poder deitar menos a moto e fazer a curva com mais segurança e velocidade? Alguma dica?
Enfim, com todas as minha deficiências em moto de asfalto, vim "pilotando" a CB dentro do meu limite de segurança. Nas curvas de "baixa" (120~130 km/h) da 040 fiz de terceira e dava pra ouvir o motor falando (só fala acima dos 7.000 com a ponteira original), nas de média fiz de quarta e só passava a quinta acima dos 150 km/h. A moto nessas condições transmite muita segurança, se errar um pouquinho é só tirar a mão que o freio motor dá conta e a saída de curva é bem gostosa, não são 180cv como nas litrona, mas pra quem vem de XT600 é pura diversão
!!
Acredito que tá sobrando muita moto pois poucas foram as freadas fortes. Dentro do meu limite quando muito vinha a uns 180 km/h e bem antes da curva já tirava a mão e baixava uma ou duas e uma leve cutucada no freio dianteiro. O traseiro só usava dentro da curva quando entrava um pouco acima do meu limite de segurança. Ainda preciso aprender muito pra andar nos 220~230 km/h e deixar pra freiar lá dentro, isso é só pra quem sabe...
JAL e demais pilotos de street, podem acrescentar algumas dicas/críticas? Olhando o pneu tá faltando na casa de 0,5cm pra acabar a lateral, mas não porque estou curvando muito, acho que é porque estou curvando errado (sem pêndulo). A CB antes de tocar a pedaleira raspa alguma coisa (cavalete, ponteira)? Como faço para saber se estou próximo do limite?
Na base do relato do Zeidan, segue o meu:

Mais duas do rolé:

Abs,
Marcus DT
Acho que ainda não consegui me achar na posição street, preciso andar com alguém que saque de posicionamento pra pegar umas dicas (ou no M@D). Não sei se sento colado no tanque ou mais pro meio? Os pés ainda ficam meio perdidos também, não sei se apoio só a pontinha do pé na pedaleira ou o centro do pé? A verdade é que o bico da bota está raspando mais do que o normal (leia-se em uma trail) e eu acredito que ainda estou bem longe do limite da moto. Outra coisa é o pêdulo, nunca fiz isso no meu passado trail, to tentando aprender agora. A intenção ao sair um pouco do banco é poder deitar menos a moto e fazer a curva com mais segurança e velocidade? Alguma dica?
Enfim, com todas as minha deficiências em moto de asfalto, vim "pilotando" a CB dentro do meu limite de segurança. Nas curvas de "baixa" (120~130 km/h) da 040 fiz de terceira e dava pra ouvir o motor falando (só fala acima dos 7.000 com a ponteira original), nas de média fiz de quarta e só passava a quinta acima dos 150 km/h. A moto nessas condições transmite muita segurança, se errar um pouquinho é só tirar a mão que o freio motor dá conta e a saída de curva é bem gostosa, não são 180cv como nas litrona, mas pra quem vem de XT600 é pura diversão
Acredito que tá sobrando muita moto pois poucas foram as freadas fortes. Dentro do meu limite quando muito vinha a uns 180 km/h e bem antes da curva já tirava a mão e baixava uma ou duas e uma leve cutucada no freio dianteiro. O traseiro só usava dentro da curva quando entrava um pouco acima do meu limite de segurança. Ainda preciso aprender muito pra andar nos 220~230 km/h e deixar pra freiar lá dentro, isso é só pra quem sabe...
JAL e demais pilotos de street, podem acrescentar algumas dicas/críticas? Olhando o pneu tá faltando na casa de 0,5cm pra acabar a lateral, mas não porque estou curvando muito, acho que é porque estou curvando errado (sem pêndulo). A CB antes de tocar a pedaleira raspa alguma coisa (cavalete, ponteira)? Como faço para saber se estou próximo do limite?
Na base do relato do Zeidan, segue o meu:
Ah, chegou o Monorack e a Base, ambos Givi:-Painel: Iluminação excelente (azul), velocidade e RPM analógicos (facílima leitura), 2 odômetros parciais, temperatura ambiente, temperatura do líquido do radiador, luzes extremamente visíveis, indicador de combustível e nível da reserva (quando entra), impecável.
- Retrovisores: Estéticamente falando tem quem não goste (são grandes e cromados), mas funcionalmente são totalmente visíveis (o ombro não atrapalha), não vibram e cumprem com maestria o que propõe.
-Conforto/Ergonomia: O banco é um espetáculo, largo e com gel, dois andares. As pedaleiras parecem muito recuadas, mas meu corpo se adaptou bem, nunca senti dores. O guidon ainda to me acostumando, quando com garupa a posição acaba deixando meus pulsos um pouco desconfortáveis. Estou treinando travar o joelho no tanque.
-Suspensões: Ainda necessitam de regulagens. Andando com garupa a moto fica uma delícia, macia e firme nas curvas de alta. Andando sozinho a moto fica dura, conforto comprometido, mas pra andar forte tá excelente. Preciso achar um meio termo!
-Garupa: A única crítica da patroa é que ela se achou muito alta, no início tinha medo de cair "lá de cima"! Mas com poucos rolés se acostumou, prova disso é que ela voltou a andar de moto comigo (na XT fazia mais de ano que ela não andava "de verdade", mesmo com banco ere). A patroa não é baixa e mesmo assim aprovou a posição das pedaleiras (não é uma GSA, mas agradou).
-Ronco: Com escape original a moto é um doce, não dá nem pra avaliar o ronco pois é MUITO silenciosa. O único momento que escuto a moto é quando ligo dentro da garagem, com os ouvidos ainda "virgem". Não existe nada mais lindo que uma 4 canecos ligando às 7h da matina, pronta pro rolé. A lenta é uma música clássica!
-Manobrabilidade / estacionar a moto: Apesar de ser bem mais pesada que minhas motos anteriores acho que por ser a primeira street o peso meio que compensou com a baixa altura da moto. Em pé parece bem leve, movimento pra onde quero... mas se tombar um pouco pro lado acho que não dá pra segurar não!!
-Peso da embreagem e câmbio: Impecáveis, mais leve que uma CG125.
- Curvas (facilidade ao curvar, comportamento...): Curvas de baixa (<900 km/h) eu ainda me sinto mais seguro na XT600, mas acima dos 100 km/h e com asfalto bom é só não atrapalhar a moto que ela faz sozinha. Acredito que acima de uns 180 km/h ela já comece a mostrar sinais de "sou uma moto pra curtir, não sou uma SS". Mas é só suposição minha, ainda não deitei tudo nessa velocidade não, ehehe...
-Efeito celebridade (qual chama mais a atenção, mulherada olha...): A garotada (>40) nem olha, já o pessoal mais velho (inclusive as mulheres) todos elogiam, sem excessão. Não ligo muito para chamar a atenção, acredito que o maior prazer que a moto dá nesse sentido é a exclusividade, vejo poucas rodando... a maioria tá parada não mão de coxinha.
-Freios: Não consigo avaliar, meu parâmetro sempre foram as motos "sem freio" (DT, XT, CRF, etc). Digamos assim, hoje tenho uma moto que freia!! Ah, sobre o ABS, ainda não testei... nem pretendo.
- Desempenho na estrada: Bancão, motorzão, uma maravilha. Com garupa então, parece que fica mais gostosa ainda de tocar. É moto para viajar ali nos 140~160 km/h com sobra de motor e sem ter que abaixar marcha (a não ser nas curvas, para ela ficar mais na mão).
- Consumo: Na casa dos 140~150 km/h faz 14.5 km/l.... se afrouxar (120~130 km/l) faz quase 17 km/l. A 100~110 ainda não tive paciência de andar assim!
- Faróis/Iluminação: Assim com os freios, digamos que é minha primeira moto que ilumina... mas não tenho parâmetro para comparar.
- Conclusão: To feliz demais com a moto, voltei a ter prazer de fazer bate-volta só pra queimar gasolina. E agora digo, dá pra rodar mais de 1000 num dia com tranquilidade se a estrada for boa. Ou seja, QUERO ESTRADA!!

Mais duas do rolé:

Abs,
Marcus DT
Marcus... minhas dicas.
- Tocada confortável nela é de 140 km/h... no meu caso ando sem bolha.
- Junta o joelho/coxas no tanque, que fica melhor.
- Os pés eu apoio as pontas na pedaleira. Vez ou outra a planta pra descansar.
- Pendular, no meu caso uso só o tronco. Só a barriga já dá uma boa pendulada. Pode deitar sem dó. Raspei uma vez o cavalete central, numa lombada de viaduto em curva com garupa.
- Tocada confortável nela é de 140 km/h... no meu caso ando sem bolha.
- Junta o joelho/coxas no tanque, que fica melhor.
- Os pés eu apoio as pontas na pedaleira. Vez ou outra a planta pra descansar.
- Pendular, no meu caso uso só o tronco. Só a barriga já dá uma boa pendulada. Pode deitar sem dó. Raspei uma vez o cavalete central, numa lombada de viaduto em curva com garupa.
CB 1300 SF - casei SEPAREI...esposa nova HD FATBOY LO foda mal dada... Piranha nova - Ducati Diavel MSM
Re: Minha primeira 4 canecos - upgrade! [+ impressões p. 7]
Bacana Marcus, ja ta andando bem forte...
O Rod disse tudo aí. Ponta dos pés na pedaleira...
Regrinha basicona:
- Vai frear e entrar em curva(pendulando), desloque o peso pra frente da moto... sem "subir" no tanque pra não carregar muito a roda dianteira e perder aderencia.
- Vai sair de curva acelerando? Peso na roda traseira, bunda na parte de tras do banco, e peito colado no tanque.
Cuidado nas aceleradas em saidas de curva... a 3 na CB é forte, a 4 é manca... se acelerar com vontade de 3, vai ficar sentado na estrada.
No mais, tenta fazer um curso ou então da uma fuçada na internet sobre posicionamento pra pendular.
Sair totalmente da moto e tentar arrastar o joelho é coisa de mané. O macete é pendular para dar equilibrio ao conjunto, evitando inclinar muito a moto.
Outra dica. Nunca, jamais, mude a aceleração no meio de uma curva. Freia e entra em velo constante até a saida da curva... se entrar forte demais e precisar desacelerar, não carregue muito o peso na roda dianteira, pois isso é chão.

O Rod disse tudo aí. Ponta dos pés na pedaleira...
Regrinha basicona:
- Vai frear e entrar em curva(pendulando), desloque o peso pra frente da moto... sem "subir" no tanque pra não carregar muito a roda dianteira e perder aderencia.
- Vai sair de curva acelerando? Peso na roda traseira, bunda na parte de tras do banco, e peito colado no tanque.
Cuidado nas aceleradas em saidas de curva... a 3 na CB é forte, a 4 é manca... se acelerar com vontade de 3, vai ficar sentado na estrada.
No mais, tenta fazer um curso ou então da uma fuçada na internet sobre posicionamento pra pendular.
Sair totalmente da moto e tentar arrastar o joelho é coisa de mané. O macete é pendular para dar equilibrio ao conjunto, evitando inclinar muito a moto.
Outra dica. Nunca, jamais, mude a aceleração no meio de uma curva. Freia e entra em velo constante até a saida da curva... se entrar forte demais e precisar desacelerar, não carregue muito o peso na roda dianteira, pois isso é chão.
Re: Minha primeira 4 canecos - upgrade! [+ impressões p. 7]
Putz...tenho que anunciar os acessórios...tenho dois monoracks da CBzona, um zero e outro que foi soldado....
Vou ver o que tenho e anunciar....
Vou ver o que tenho e anunciar....