Carburacao GS500

Grupo de discussão geral sobre motos.
fiel
Motociclista

Re: Carburacao GS500

Mensagem por fiel »

Xi, com tantos pitacos de alto nível, espero não falar besteira, mas na minha GS 2002, com K&N e escape esportivo, os engasgos ocorriam devido a sujeira do carburador e as agulhas/batentes que estavam estragados. As agulhas com batentes são carinhas...
Abraços,

Fiel
Vinicius.
Motoqueiro

Mensagem por Vinicius. »

Abri o carburador, dei uma boa olhada em todas as membranas, diafragmas e vedacoes, todos parecem estar bons apesar de que inspecao viasual no diafragma nao ajuda muito.

Limpei tudo e fechei. Fui dar uma volta com bastante esperaca mas esta tudo igual.. embolando entre 3 ou 4k e 8k e cortando a aceleracao completamente temporariamente se mudo o acelerador de todo aberto pra meio aberto, dai volta a acelerar o esperado pra meio acelerador.

To achando que o proximo passo vai ser levar pra um mecanico.. alguem tem mais algum pitaco? Sera que vale a pena trocar os diafragmas mesmo sem ter certeza que sejam eles?
Evandrop
Novato

Mensagem por Evandrop »

A altura das bóias nas cubas está correta? Verificou se não emperra?
Como estão os difusores? A pegaso usa os mesmos carburadores da gs 500, eu tinha um problema parecido com o seu no retorno porém em baixa também. No meu caso eram os difusores veja a foto comparativa entre os novos e os velhos e perceba o desgaste interno nos velhos...
Imagem
Imagem

Para conferir a altura das bóias uso essa gambiarra:

Imagem
Imagem
diegonunes
Dinossauro

Mensagem por diegonunes »

Pois é, a inspeção visual nem sempre resolve. É preciso simular.

A propósito, o bura em questão é esse: http://www.sr500-owners.de/tech/partsdb/data/bst34.html ?
DIEGO NUNES | RECIFE-PE |Yamaha Ténéré 250
Fazer 250, New Fazer 250, XRE 300 ^
Vinicius.
Motoqueiro

Mensagem por Vinicius. »

Valeu Evandro! Nao manjo de carburador entao ai vao algumas perguntas por favor:

Onde vao os difusores?

Qual a altura que a boia tem que ta? Onde acho esse tipo de info?

Muito boa sua gambiarra, vou copiar.

As duas boias estao movimentando livres.

Diego, pode ser que seja esse carburador, mas em outra versao, a tampa do diafragma eh diferente no meu.

Obrigado pela ajuda!
Evandrop
Novato

Mensagem por Evandrop »

Os difusore s atravessam os carburadores de baixo acima. Em suas extremidades superiores entram as agulhas dos pistonetes. Nas inferiores, nas cubas, é parafusado o giclê de alta...

Abaixo o link de um tutorial de desmontagem de um BST 40 (acho que de uma KTM) que é bem parecido em seus componentes:

http://www.advrider.com/forums/showthread.php?t=347184

Quanto à altura das bóias: Vc verá nessa fotos que a parte reta lateral da bóia tem que ficar paralela à flange e a parte superior a uma altura de 14, 5 mm
Imagem
Vc tem que obter essa medida no momento que aquela chapinha da bóia apenas toca a cabeça da agulha, sem pressionar sua mola interna. Pode fazê-lo com o carburador deitado pois o simples peso da boia já pressiona a mola da agulha..

Para fazer aquele gambi-teste , vc acopla as mangueiras transparentes aos drenos das cubas e vai abastecendo o carburador pela entrada dele até que a boia faça o corte.
Segundo esse tutorial (e pra mim deu certo) é interessante que o combustível seja cortado um pouquinho abaixo da altura das flanges das cubas, onde vão as juntas como vc pode ver na foto do gambi-teste).
Caso precise regular, no tutorial explica como. É um exercício de paciência ... se precisar de ajuda, avise.
Vinicius.
Motoqueiro

Mensagem por Vinicius. »

Obrigado Evandro! Fim de semana que vem acho que vou abrir de novo pra dar uma olhada em tudo isso.
Tbarros
Roda Presa

Mensagem por Tbarros »

cara, faz um teste simples, só por desencargo:

Coloque a torneirinha na poSição "PRI" da uma esticada e veja se persiste...depois volta o resultado aqui...

Abraços.
Vinicius.
Motoqueiro

Mensagem por Vinicius. »

Ja leu o topico todo? }:)

Obrigado de qualquer forma!
Vinicius.
Motoqueiro

Mensagem por Vinicius. »

Bom vamos la com o proximo capitulo da novela!

Primeiro eu mudei a posicao da agulha duas vezes ja que nao precisa tirar o carburador do lugar. Uma vez mudei pra mais rica e outra pra mais pobre.. quase nao deu diferenca na moto entao resolvi voltar pra original.

Depois disso medi a altura das boias e notei que o nivel esta acima da junta. Achei melhor abrir tudo e ver qual a alturas delas. Achei que estariam fora de posicao, mas estao paralelas com o corpo do carburador como mostra no tutorial, entao nao mexi.

Conferi os difusores e estao pefeitos.

Montei tudo de volta e fui dar uma volta, percebi que tinha entrada de ar falsa entre a cx do filtro de ar e o carbura pelo barulho. Fui ate o posto com ela assim mesmo e notei que os sintomas tinham melhorado!

Voltei pra casa, montei a cx do filtro direito mas tirei o filtro de ar pra dar uma volta.

Bingo.. sem o filtro ela nao da o problema de cortar quando passo de acelerador todo aberto pra meio, mas entre 4 e 8kRPM ela nao ta acertada.

Coloquei o filtro de volta e pregunto.. qual meu proximo passo? Mexo no parafuso de mistura? Tento abrir o filtro de alguma forma pra dar mais fluxo? O que vcs indicam?

Obrigado!

Abraco.
diegonunes
Dinossauro

Mensagem por diegonunes »

O que você chama de não acertada? embolando? faltando?

Estranho que essa rotação é muito ampla e regime de trabalho normal.

Eu não mexeria na vazão do filtro, é melhor ter a certeza de apenas o carburador está fora do parâmetro.
DIEGO NUNES | RECIFE-PE |Yamaha Ténéré 250
Fazer 250, New Fazer 250, XRE 300 ^
Andrei
Motoqueiro

Mensagem por Andrei »

Vinícius, outra coisa que tem que estar perfeita é a vedação da tampa plástica que cobre os diafragmas... não pode ter entrada de ar falsa por ali...

vc pode testar isso em casa também... com o motor, numa aceleração de uns 2000 rpm, molhe com água na parte da jutna, usando uma magueira dessas de jardim... pouca água, só pra ver se o motor apresenta alguma mudança no funcionamento... se mudar, tem entrada de ar onde vc molhou... só use bem pouca água, nada de lavar tudo...

pode usar óleo spray também, mas vai ter que lavar depois porque meleca tudo...

veja se também não entra ar pelo duto que liga o cabeçote do motor aos carburadores.... não lembro se tem braçadeiras por ali... faça o mesmo teste da água ou óleo ali...
Andrei
R1200GORDA
Vinicius.
Motoqueiro

Mensagem por Vinicius. »

Blz, valeu Andrei! Vou fazer o teste e volto aqui.

Diego, ela nao ta puxando como deveria nessa rotacao. Eh nitida a falta de potencia.

Abraco.
Vinicius.
Motoqueiro

Mensagem por Vinicius. »

Update, ontem esqueci de montar as mangueiras de respiro da caixa de ar, a gs tem um q vai pro pair e outro q fica em baixo da moto.

A moto tava bem boa sem esses respiros. Cheguei em casa e tirei as duas mangueiras da moto, dei uma boa limpada nales e parece que praticamentr resolveu o problema, a moto nao hesita mais entre 4 e 8rpm mas ainda corta um pouco a aceleracao se muda o acelerador de uma vez.

Vou fazer o teste da agua no fim de semana. Se nao der nada vou deixar assim mesmo.

Obrigado a todos pela ajuda!
NERO
Dinossauro

Mensagem por NERO »

Não li todo o tópico, e não sei como é que as peças se acoplam na GS...mas vou dar um palpite mesmo assim.
Já conferiu se os coletores, aquelas peças de borracha que acoplam o carburador ou no cilindro, ou na caixa de ar do filtro não estão rachadas?
Quando você citou que sem filtro funciona bem, talvez seja porque sem o filtro haja menos restrição à entrada de ar, e aí as rachaduras que possam existir não "funcionam"
Às vezes é difícil de detectar isso, pois a borracha pode ter apenas aquela aparência ressecada....
Isso era muito comum em viraguinhos...
T+
Não tem mais assinatura porque o Photobucket é uma bosta
Albert
Dinossauro

Mensagem por Albert »

Vinicius. escreveu:Update, ontem esqueci de montar as mangueiras de respiro da caixa de ar, a gs tem um q vai pro pair e outro q fica em baixo da moto.

A moto tava bem boa sem esses respiros. Cheguei em casa e tirei as duas mangueiras da moto, dei uma boa limpada nales e parece que praticamentr resolveu o problema, a moto nao hesita mais entre 4 e 8rpm mas ainda corta um pouco a aceleracao se muda o acelerador de uma vez.

Vou fazer o teste da agua no fim de semana. Se nao der nada vou deixar assim mesmo.

Obrigado a todos pela ajuda!
Lendo isso me lembrei de uma coisa...
Domingo fui pro Guarujá e dei umas estilingadas. Certo momento estava com o acelerador 100% virado e fui diminuir a velocidade, fui fechando devagar... A moto diminuiu, conforme esperado, mas quando estava nuns 75% de acelerador aberto, a moto voltou a acelerar. No susto, soltei o acelerador e foi baixando o giro, dessa vez como deveria ser.

Primeira questão: Sei que preciso limpar o filtro de ar (K&N), mas será que é só isso?
Segunda questão: Alguém já limpou K&N e sabe a melhor maneira de fazê-lo?
A culpa é minha e eu coloco ela em quem eu quiser!

DT200 *09/2002 - †12/2004
GS500 *12/2004 - †08/2005
CBX200 *08/2005 - †04/2010
YS250 *05/2009 - †07/2012
GS500 *07/2012 ...

Link para o pombo gigante
Andrei
Motoqueiro

Mensagem por Andrei »

Trabalhei com motores grandes de carros de combate que possuíam filtros laváveis... a melhor forma de limpá-los era com água morna e bastante detergente, desses de cozinha mesmo... depois deixava um dia secando e pronto, ficava novinho...
Andrei
R1200GORDA
Responder