Primeira Moto - Impossível uma 1000 cc?

Grupo de discussão geral sobre motos.
Optimus Leo
Mito

Re: Primeira Moto - Impossível uma 1000 cc?

Mensagem por Optimus Leo »

Especialmente se voce esta desejando competir, fazer trackdays ou a conducao esportiva, nada melhor do que comecar numa 250 e ir afinando as habilidades.

As motos sempre vao estar ai esperando por voce cuando estiver pronto para elas. Nao tem pressa. ;-)
E melhor ser um corredor por 5 minutos, do que um espectador por toda uma vida.
Frizione a secco / Amici del bicilindrico
"Without RACING, there is no HONDA" Soichiro Honda
Nina escreveu: acho que deveria ser criado um outro FOL. os fãs do optimus leo.
decoZ
Mito

Mensagem por decoZ »

Kuati escreveu:
E vou falar novamente, ambas essas 600 andam como uma CB500. Tanto as 600 como a 500 se esgoelar, vão andar bastante, vai do piloto ter a cabeça no lugar e reconhecer limites.

[ ]'s
Puts Kuati, este tópico não é besteirol, me diga agora qual phoderosa CB 500 anda perto das 600? Nem da Hornet, quissá de CBR...

Se for assim, por tabela anda junto com a sua poderosa, pois de arrancada não deixa longe nem a Hornet, diferença de décimos de segundos até 100 km/h, e é menor ainda de zero a 200 km/h... >:-P
MAD
Dinossauro
Contato:

Mensagem por MAD »

bbslopes, se está a fim de se divertir em track days sem grandes custos e riscos, comece com a 250 mesmo. A 750 vai ser muito pra ti andar forte no início, e um tombo numa moto dessas pode acabar com teu sonho, seja pelos custos, seja pelos riscos maiores pra ti.

Eu já participei de track days com a Fazer 250, e em Santa Cruz do Sul conseguia acompanhar alguns pilotos com motos bem maiores no miolo, dá pra se divertir com certeza.

O Felipe24bit também começou em track days com uma Fazer, depois foi pra Hornet e fez um curso de pilotagem. Agora comprou uma CBR600RR, mas ele pensa em preparar uma 250 de pista, justamente para reduzir custos e riscos.

Muitos subestimam o que uma 250 é capaz de fazer numa pista com um bom piloto, é só ver os tempos de volta do campeonato brasileiro, os melhores da categoria fazem a pista de SCS em 1'42", que é o tempo que o nosso camarada Q do forum faz na sua 600RR.

No teu caso, recomendo com certeza que tu faça um curso de pilotagem (eu ainda não fiz, mas com certeza vou fazer), logo logo alguém te dá uma dica de um curso bom, porém mais barato. Mas enquanto não fizer, é muito válido também ler alguns livros sobre técnicas de pilotagem, como o Twist of the Wrist, o Total Control, e há outros. Me ajudaram muito, não só nas pistas, mas nas estradas também. A técnica me ajudou muito a aprender a fazer curvas, a cometer menos erros no meu aprendizado, e me ajudou a ter a atitude correta nas situações limite. Um pouco de teoria aplicada não faz mal pra ninguém. ;-)

Depois que você pegar a manha e sentir que já pode partir pra uma moto maior, uma coisa que tu pode fazer é não vender a 250 e prepará-la pra pista. Com certeza carenagens, pneus e peças que eventualmente estraguem serão muito mais baratas.

Não esqueça que para andar em pista é importante investir em um bom conjunto de couro com proteções, bota, luvas e um capacete decente. E só nisso já vai uma grana. Eu caí no último track day que fui, e estava com roupa de cordura. Não recomendo pois apesar de ela também proteger, numa queda tu inutiliza ela, já o couro aguenta melhor o atrito com o asfalto.

Cara, boa sorte no teu início no mundo do motociclismo!!! ;-)
Viajaire é preciso...
A curva é a distância mais divertida entre dois pontos

"Os problemas do mundo não podem ser resolvidos por céticos ou cínicos, cujos horizontes se limitam às realidades evidentes. Precisamos de pessoas capazes de imaginar o que nunca existiu." John F. Kennedy
Pretti
Dinossauro

Mensagem por Pretti »

bbslopes escreveu:Pretti,

Fui eu que dei origem a este tópico , pois estou na dúvida sobre qual moto comprar.

Com carro gosto de pisar um pouco, não sei como será de moto, mas estava a procura de uma SS exatamente para poder brincar com uma aceleração e final que jamais poderia em um carro, com os recursos financeiros que disponho.

Pelo que estou lendo acho que é melhor eu começar com uma 250cc mesmo porque não me vejo tendo tanto auto controle. É fato que quero fazer diversos cursos de pilotagem para aprimorar a técnica enquanto ganho experiência e aí sim evoluir para uma 1000cc. Quanto a 600cc, até é até possível se andar a 5000rpm numa boa,mas é impossível, não abusar de vez em quando e testar o limite da máquina e nessas horas q dá merda. Comprar uma 600cc, 750cc ou 1000cc para andar a 70km/h não tem muito sentido na minha humilde e inexperiente opinião.

Uma coisa que vi nos classificados, inclusive a SRAD que vc comentou, foi o baixo custo de motos sem documentos para competição, e aí pode ser uma saída legal. Poderia ter uma Twister 250cc ou XR 200 (aproveito e faço trilhas leves) para a rua e a SRAD 750cc (R$17.500) para pista, então te pergunto (pode responder em MP se preferir):

- Você disse "investir R$1000 em um bom curso". Olhei em um site da Motoschool em Interlagos e lá tá R$2.500 mais R$500 se usar a moto deles. Que curso é esse de R$1.000?
- Os custos mensal para brincar nas pistas é muito elevado? Ex: Inscrição nos eventos, manutenção da moto (pneus, reparos, etc), equipe envolvida. Se puder me passar uma idéia dos custos.
- É necessário tirar carteira de piloto na Confederação?
- É necessária muita experiência. Digo para brincar, sem pretensões de ser realmente competitivo.
- Como novato, em que categoria deveria me inscrever e que tipo de moto comprar? Essa SRAD 750cc seria muita areia pro meu caminhão?
- Tem como correr em pistas sem carenagem pq no começo vou cair bastante e a 200km/h o estrago na carenagem deve ser total. Não to afim de morrer em R$10.000 só de carenagem. Atrapalha a performance a retirada da carenagem?
- Em pista, cair a 200km/h, mas como macacão, protetor de coluna, bom capacete etc é tranquilo? Morte x Fratura x Ileso.

Me dê o caminho das pedras, porque não quero me matar, mas gosto bastante de moto e velocidade.

Um abraço
Colega

Acho pouco a 250, iria para uma CB 500 de uma vez - muito dócil e um capetinha acima de 8.500 rpm

Te recomendaria tb uma Hornet para pista arrematada em leilão por uns 12 mil + uns "trocados" pra deixá-la no jeito.
A Srad é un tanto encapetada pra vc, por enquanto.

cursos de R$ 900 a R$ 1.000 reais são o da Pablo, Voigt e o meu.

Brincar na pista sai aqui em BH a R$ 70/dia inteiro ( com ambulância );
Pneus de CB 500 suportam bem mais o martírio que os radiais das SS;
Há carenagens na faixa de 1.000 reais no mercado para pista preservando a sua original mais cara;
Risco de cair existe, fratura, etc. Risco mínimo em pista usando bom equipamentos de couro, etc. Faça um seguro de vida específico ( já tem alguns no mercado).

Tô meio atrasado.

Até mais! :wink:
Bira R34
Dinossauro

Mensagem por Bira R34 »

"INSTRUÇÃO ADEQUADA É EFICAZ NA PREVENÇÃO DE ACIDENTES. Agora pense bem, se isso é verdade, isso quer dizer que só a experiência, sem teoria, também não prepara adequadamente
Falácia da afirmação do consequente.
Fazer 250 '08 ---> Bandit N1200 '06 --->Ninja 250 '09 ---> Bandit 1250S '09 ---> Ulysses XB12X '08 ---> Shadow 750 '08 ---> GSX-R 1000 K8 `09 ---> Harley Davidson FXDF ´12

Macumunando coisas caóticas
MAD
Dinossauro
Contato:

Mensagem por MAD »

PriesT escreveu:
"INSTRUÇÃO ADEQUADA É EFICAZ NA PREVENÇÃO DE ACIDENTES. Agora pense bem, se isso é verdade, isso quer dizer que só a experiência, sem teoria, também não prepara adequadamente
Falácia da afirmação do consequente.
Por que? :?

Leu todo o contexto? Leu a pesquisa estatística? Provavelmente não, pois senão veria que a segunda afirmação é só uma outra maneira de dizer o que a conclusão número 22 apontou. E a primeira afirmação é uma dedução lógica tirada diretamente da tabela estatística. Ambas estão interligadas, pois a tabala forneceu os dados, e o texto concluiu a informação.
Viajaire é preciso...

"Os problemas do mundo não podem ser resolvidos por céticos ou cínicos, cujos horizontes se limitam às realidades evidentes. Precisamos de pessoas capazes de imaginar o que nunca existiu." John F. Kennedy
Robson

Mensagem por Robson »

MAD escreveu:
Robson escreveu:
SE O CARA TIVER PRUDÊNCIA e paciência, pode começar com uma moto grande sem problemas....

Abraços
Tu quis invalidar o raciocínio baseado no SE. O "SE" não é um problema em si. Se fosse assim, os "if" dos códigos de programações não funcionariam }:)

MAD, o pior debatedor é aquele que tenta desqualificar a opinião do outro através de artimanhas que não se enquadram no contexto da discussão.

o "SE" é um problema pq é uma hipotese. E uma hipótese pode ser verdade ou não....

Em programação é assim que funciona TAMBÉM.

O IF na programação nada mais é que uma escolha entre duas hipóteses, ou duas verdades que não são concorrentes.

MAD escreveu: No caso, se a condição for verdadeira, a lógica funciona. Baseei a condição num resultado estatístico confiável. Mas se tu continua preferindo basear tua condição numa suposição inválida... tua lógica pode dar "crash", com trocadilho e tudo... :-D
Sua estatística é válida mas é imcompleta, pq faltam dados para se tirar conclusões mais refinadas.

E é VOCÊ que acha minha suposição é inválida, eu não, pq eu me baseio na experiência da vida real para afirmar que qualquer um pode começar em uma SS grande... desde que tenha prudência e paciência.
MAD
Dinossauro
Contato:

Mensagem por MAD »

Robson escreveu:MAD, o pior debatedor é aquele que tenta desqualificar a opinião do outro através de artimanhas que não se enquadram no contexto da discussão.
Concordo Robson!!! Bom ver que tu tem autocrítica. }:)
Robson escreveu:o "SE" é um problema pq é uma hipotese. E uma hipótese pode ser verdade ou não....

Em programação é assim que funciona TAMBÉM.

O IF na programação nada mais é que uma escolha entre duas hipóteses, ou duas verdades que não são concorrentes.
Tá isso nós dois sabemos, não acrescentou nada e não invalidou o que eu disse.
Robson escreveu:
MAD escreveu: No caso, se a condição for verdadeira, a lógica funciona. Baseei a condição num resultado estatístico confiável. Mas se tu continua preferindo basear tua condição numa suposição inválida... tua lógica pode dar "crash", com trocadilho e tudo... :-D
Sua estatística é válida mas é imcompleta, pq faltam dados para se tirar conclusões mais refinadas.

E é VOCÊ que acha minha suposição é inválida, eu não, pq eu me baseio na experiência da vida real para afirmar que qualquer um pode começar em uma SS grande... desde que tenha prudência e paciência.
Robson, o que tu tá chamando de "minha" estatística é uma pesquisa confiável, com amostragem tirada num universo muitas vezes maior, feita por profissionais da área. E obviamente também baseada na vida real, ou tu acha que os dados não foram coletados em Liliput ?

Se eu me basear só nas minhas experiências pessoais como tu tá fazendo, aí sim a estatística será incompleta, e não atenderá os padrões exigidos para uma estatística séria ter valor.

Quanto à leitura desses dados e às conclusões, estão bastante claras na minha opinião.
Viajaire é preciso...

Gelous
Mito

Mensagem por Gelous »

Esse chat tá foda!

É a típica discussão em que ninguém vai ceder, mas insistem em figar debatendo (em tese, pois não há nenhuma intenção de nenhum dos dois de abandonar seu ponto de vista, suas "estatísticas", suas percepções - equivocadas ou não).

Aí um vem, escreve trezentos argumentos... o outro vem, "pinça" dois ou três desses argumentos e retruca com mais trezentos contrários... o outro vem, novamente, pinça mais uns dois ou três argumentos e tome novos argumentos, estatísticas, experiências, e afins.

Não lêem mais nenhum dos argumentos dos outros, agora virou pessoal! Huahauahauahaua

Enfim, uma chaticee, he, he, he

Obs: até o Pretti conseguiu ser mais objetivo e prático do que o MAD e o Robson! Huahauaha
Robson

Mensagem por Robson »

Gelous escreveu:Obs: até o Pretti conseguiu ser mais objetivo e prático do que o MAD e o Robson! Huahauaha
Ué Gelous...

E eu não fui objetivo ???

Meu raciocínio é simples.

Dá para começar com qualquer moto grande, desde que se tenha PRUDÊNCIA e PACIÊNCIA para controlar a mão direita...

Já foi repetido diversas vezes, moto não tem vontade própria, só responde aos impulsos do condutor...

Pra resumir tudo o que o MAD disse, não existe motociclista novato que vá controlar seus impulsos em cima de uma SS... o resto é baboseira estatística e a percepção de quem começou a andar de moto muito tarde....

Agora... o dono do tópico já disse que não vai controlar os impulsos em cima de uma moto potente, então é melhor começar com uma menor mesmo...

Só não acho que tenha que ser uma 125 ou 250, dá para começar com uma 500 perfeitamente.

Abraços
Gelous
Mito

Mensagem por Gelous »

Robson escreveu:
Gelous escreveu:Obs: até o Pretti conseguiu ser mais objetivo e prático do que o MAD e o Robson! Huahauaha
Ué Gelous...

Dá para começar com qualquer moto grande, desde que se tenha PRUDÊNCIA e PACIÊNCIA para controlar a mão direita...

Já foi repetido diversas vezes, moto não tem vontade própria, só responde aos impulsos do condutor...

Pra resumir tudo o que o MAD disse, não existe motociclista novato que vá controlar seus impulsos em cima de uma SS... o resto é baboseira estatística e a percepção de quem começou a andar de moto muito tarde....

Agora... o dono do tópico já disse que não vai controlar os impulsos em cima de uma moto potente, então é melhor começar com uma menor mesmo...

Só não acho que tenha que ser uma 125 ou 250, dá para começar com uma 500 perfeitamente.

Abraços
Gostei do "quote"! :lol: Clássico! :lol:

Foi objetivo sim. Eu é que me empolguei! Huahauahauahauah

Só acho que vcs estão falando a mesma coisa... vc diz: "É possível começar com uma 1000, pois o que manda é a prudência"..... o MAD tá dizendo "não é possível começar com uma 1000, pois a moto não tolera excessos dos novatos", ou seja, se o novato não se exceder, não tem problema. O problema está no excesso, ou seja, na falta de prudência.

E concordo novamente quando diz que o dono do tópico não é o típico prudente, he, he, he! Ele quer uma moto pra superar os limites do carro, em que ele corre muito e já está limitando sua imprudência! }:) Ou seja, tem que começar de POP 100, se possível.
m_pires01

Mensagem por m_pires01 »

Robson escreveu:
Ué Gelous...

Abraços

Concordo. E posso servir de exemplo...

Comprei minha F há uns 4 meses. Tirei carta de moto há 5 meses. Minha moto já está com 2 mil KM, não caí e não passei por nenhum susto até agora.

Segredo? Se controlar e manerar na hora de torcer o cabo. Já dei tirinhos pouco mais de 200 km/h na estrada o que hj já não me assusta mais.

Tudo bem, está longe de ser uma SS, mas para quem tinha experiencia 0, ela tem motor pra cacete. A primeira vez que arranquei forte com ela, devia ter uns 1000km e achei um "demonio" tendo em vista a minha inexperiencia. Hj , ja acho ela amarrada.

O aumento de velocidade com ela é gradativo, e estou longe de "querer" fazer curvas deitadas, sei que vai ser chão na certa...pelo menos por enquanto. Prefiro fazer um curso primeiro, aprender a tecnica, e se cair, cair na pista e evitar ser atropelado... :wink:

Se eu soubesse que não me controlaria, não teria comprado.
Kuati
Mito

Mensagem por Kuati »

decoh6 escreveu:
Kuati escreveu:
E vou falar novamente, ambas essas 600 andam como uma CB500. Tanto as 600 como a 500 se esgoelar, vão andar bastante, vai do piloto ter a cabeça no lugar e reconhecer limites.

[ ]'s
Puts Kuati, este tópico não é besteirol, me diga agora qual phoderosa CB 500 anda perto das 600? Nem da Hornet, quissá de CBR...

Se for assim, por tabela anda junto com a sua poderosa, pois de arrancada não deixa longe nem a Hornet, diferença de décimos de segundos até 100 km/h, e é menor ainda de zero a 200 km/h... >:-P
Eita peida, estamos a discutir o quê no tópico? Segurança bicho! Em matéria de segurança pra um iniciante, uma CB500 é tão ou mais perigosa que uma Hornet. É isso que eu acho. Uma CB500 esgoelada bate 180 km/h no velocímetro bem rápido, se o iniciante não tiver a cabeça no lugar, vai se matar de CB500 ou de H6 ou CBR600. As vantagens das 600 já mencionei.

CB13 não é moto de iniciante pelo torque e peso, não perdoa nem de perto erros como uma 600.

[ ]'s
Imagem
gustavogpe
Motociclista

Mensagem por gustavogpe »

m_pires01 escreveu: Se eu soubesse que não me controlaria, não teria comprado.
Pires, chegou no ponto. Será que uma pessoa que nunca teve uma moto na vida vai conseguir ter esse controle sabendo que tem uma máquina que facilmente chega a 150, 200km/h?

Acho que vai muito da consciência mesmo. Particularmente eu não pegaria pois não me acho maduro nem kilometricamente capacitado (só 15k com a CG desde 2006, dentre viagens e 7548 tombos) pra pegar uma kombi dessas. Até porque conheço meus limites e sei que se estivesse numa 1000cc teria ido pro vinagre.

;-)
RE Interceptor 650 2020 - Bora rodar enquanto dá pra rodar
MAD
Dinossauro
Contato:

Mensagem por MAD »

Gelous, o Pretti praticamente não entrou na discussão, pois os tópicos dele foram no sentido de mostrar que as 600cc são gatos mansinhos. :-D
Robson escreveu:Pra resumir tudo o que o MAD disse, não existe motociclista novato que vá controlar seus impulsos em cima de uma SS... o resto é baboseira estatística e a percepção de quem começou a andar de moto muito tarde....
Robson, depois de tudo que discutimos, é triste ler isso. Isso não resume o que eu venho dizendo, não é só questão de controlar impulsos. Mesmo o cara tendo cabeça, a inexperiência tende a colocá-lo em riscos que ele mesmo desconhece dependendo da moto. Foi dito também que experiência, sem técnica também é um fator que aumenta a chance de acidentes.

Eu NUNCA disse que é impossível, como podemos ver pelos exemplos citados, mas as estatísticas dizem que na maioria das vezes não é assim. E ler que "o resto é baboseira estatística" me faz lembrar que o Brasil é um país muito fraco em pesquisas estatísticas, pelo jeito brasileiro não acredita nisso, e esse é um dos fatores porque esse país é a merda que é, as leis são feitas com critérios pouco confiáveis e nada técnicos. Todos nós só conhecemos as estatísticas ruins, e todo mundo acha absurdo a carnificina do trânsito, mas ninguém dá bola pras estatísticas que, se observadas, poderiam reduzir "a outra estatística".

"Percepção de quem começou a andar de moto muito tarde", também é uma maneira de subestimar minha capacidade de raciocínio e avaliação da realidade.

Posso sim ter começado de forma mais cautelosa, tanto pela minha índole quanto pela minha idade, e ainda considero a hipótese de que em geral quem começa tarde tem mais dificuldade.

Mas já mostrei antes que não estou usando minha experiência pessoal para defender minhas opiniões.

Abraços.
Viajaire é preciso...

Gelous
Mito

Mensagem por Gelous »

Robson, passou a bola pra vc... "quota" um pedaço do texto dele e manda ver! rsrsrsr

Acho que a parte que ele diz que não está usando "só" a experiência dele é uma boa parte pra vc citar... dá pra falar muita coisa em cima disso, já que, a contrario sensu, vc está usando "só" a sua experiência. rsrsrsrsrs
Jota

Mensagem por Jota »

Eita povo que gosta de discutir.

Qual o problema de começar com uma 250, passar pra uma 500 e seguir adiante, se assim o quiser?
eclinck
Mito

Mensagem por eclinck »

Caraio, eu tinha parado de ler este tópico na página 5 ou 6, tá na 11 e a lenga lenga está igualzinha.

É a tal da "dou um boi pra não entrar e uma boiada pra não sair"?

:roll:
m_pires01

Mensagem por m_pires01 »

:-D
gustavogpe escreveu:
m_pires01 escreveu: Se eu soubesse que não me controlaria, não teria comprado.
Pires, chegou no ponto. Será que uma pessoa que nunca teve uma moto na vida vai conseguir ter esse controle sabendo que tem uma máquina que facilmente chega a 150, 200km/h?

Acho que vai muito da consciência mesmo. Particularmente eu não pegaria pois não me acho maduro nem kilometricamente capacitado (só 15k com a CG desde 2006, dentre viagens e 7548 tombos) pra pegar uma kombi dessas. Até porque conheço meus limites e sei que se estivesse numa 1000cc teria ido pro vinagre.

;-)
Amigo,

Então não acho que não vou cair nunca, pois um dia, o "chão" chega :-D . Só não quero dar "sorte" para o "azar" tão cedo :wink:
Controlar-se é muito difícl, passo muita vontade de acelerar, mas quando lembro que meu parachoque é minha testa e minha lataria é minha pele...a coisa muda...
O velocimetro marca até 260km/h...mas já cansei de ouvir nego falando que chega a 240km/h tranquilo. Sou louco para "ver pessoalmente" isso, mas na boa, com 4 meses de habilitacao de moto, tenho grandes chance de virar "estatística", até porque sei, que qualquer imprevisto a 240km/h vou assustar, não tenho experiencia com esta velocidade e no reflexo, vou enfiar a mão no freio, daí pode vir a merda...e grande... :wink:

Então a questão: Porque tenho que começar com uma 250cc se minha moto me permite andar e permanecer em velocidades de 250cc? Entendeu? ;-)
Vc pode ter uma "barca" destas sim, até porque vc ja tem experiencia de trânsito e de tombos :-D :-D :-D :-D . Mas tem que se controlar e acelerar dentro do seu limite... ;-)
MAD
Dinossauro
Contato:

Mensagem por MAD »

evandro escreveu:É a tal da "dou um boi pra não entrar e uma boiada pra não sair"?

:roll:
Eu sou assim e com certeza o Robson também é. :-D

Mas no início ele dizia que podia começar tranquilamente nas 1000cc, depois baixou pras 600cc e no último posts já sugeriu 500 pro novato.

To satisfeito, poderia render mais 100 páginas e ele não baixaria disso. :-D
Viajaire é preciso...

Responder