Modernidades

Grupo de discussão geral sobre motos.
Juca
Roda Presa

Re: Modernidades

Mensagem por Juca »

piccoli escreveu:Fui piloto de Flight Simulator, versão para Windows 95! :lol:

Não sou piloto, só me interesso um pouco por aviação, leio algumas coisas a respeito. E como comentei, como leigo fico apavorado quando falam nesses painéis modernosos de aviões e no fato de um computador controlar (quase) tudo. Eu trabalho com informática e sei o quanto é complicado quando a máquina "interpreta" errado algumas situações e começa a fazer aquilo para o qual ela foi programada. Só que está fazendo errado porque computador é obediente cego, ele faz o que você manda, não o que você quer.

No caso de aviões muita modernidade é realmente discutível, nenhum piloto deve correr o risco de virar passageiro dentro de um avião super-ultra-mega computadorizado, por conta da tal modernidade e tecnologia de última geração.
A maior parte dos acidentes na aviação ocorrem por erro humano, ou falha humana na interpretação de problema eletrônico ou ainda porque o ser humano confia mais no seu achômetro do que no que está lendo na tela.
GS500/Dragstar/Fazer250/Tornado/XB9SX/Lander/Midnight/G650GS/Tiger800Road/Vulcan900SEClassic/NewLander/Roadster1200/Vulcan650/StreetTriple765/Shotgun650
diegonunes
Dinossauro

Mensagem por diegonunes »

Projeto mal feito é uma coisa, tecnologia é outra. Pra mim, uma coisa nova que precisa ser robusta e não é, não é tecnologia, é uma farsa comercial.

Tecnologia deve ser empregada onde se faz necessário, só isso. Um camponês não precisa de um GPS instalado na crina da sua mula, mas um banco precisa dum complexo sistema computacional.

Pra que um sensor desse numa moto? Concordo que é fílula. Já o ABS, apesar de não ser vital, é uma tecnologia importante. As vezes, a técnica não é suficiente pra vencer as leis da física, então, porque não usar uma tecnologia que só soma?

Espero que ninguém aqui desenvolva um câncer, mas se isso ocorrer, vão se tratar com folhinhas naturais ou na igreja, não procurem a biotecnologia.

Cada um no seu quadrado, ou não?

;-)
DIEGO NUNES | RECIFE-PE |Yamaha Ténéré 250
Fazer 250, New Fazer 250, XRE 300 ^
Saurus
Mito

Mensagem por Saurus »

dbsmsx escreveu:
Saurus escreveu: I won't read all that fuckin' stuff, dude. :lol:
VISH! Agora a porra ficou séria. Saurus escreveu "fuckin", e não "phucking". Saurus falou palavrão no m@d!!! RunToTheHills!!!!! :shock: :shock: :shock:
Smoker escreveu:O Saurus, não é mais o mesmo. Homem sabemos que nunca foi, freira, foi ir ao primeiro Churrastiba que se transformou (não em bicha, pois isso já era), passou dos 150 km/h, andou pelo acostamento, ultrapassou diversas vezes pela direita e entre carretas na curva, subiu a serra do cafezal mais rápido que F-16, e ainda xingou alguns motoristas. :lol: :lol: :lol:
Eu estou aqui pensando, refletindo....

Mando ou não mando essas bibas irem siphu...?
Nihil ego fecit. Sic erat cvm ego ad hic.
Ad corniger omnes poena parva est.
Timet farcimen canis icti per serpens.
Non posse avxilivm pertvrbare. Ad participandvm svmmvm est.
Nvllo desiderio qvi pictis zebra mirari reliqvvm tinxere.
Melivs est qvam contendere cooperandi
mov
Motoqueiro

Mensagem por mov »

atira a moeda ao ar
minholi
Dinossauro
Contato:

Mensagem por minholi »

Saurus escreveu:Vou meter o meu pitaco sério agora. Não sou reacionário ou avesso à inovação, á tecnologia, etc, mas o fato que me deixa cabreiro é o de que se uma único sensor queimar, ele te deixa no sal com vinagre. Penso que o sensor é útil, etc et al, porém ele não deveria ser o fator "stopable" do veículo. Se fosse um sensor de posição do virabrequim alguma coisa nesse naipe, tudo bem, pois se o motor continuar a funcionar sem esse senso, pode ocorrer um dano maior ao motor e ao conjunto da moto. Mas um sensor de qual marcha está engatada???? Phorrra, a ECU pode passar a utilizar o sensor de frequência do motor para calcular o tempo de injeção, fazendo um by-pass pelo de qual marcha está engatada e sem parar a motocicleta, sem deixar o motoqueirociclista no sal com vinagre.
Você está certo, e é assim mesmo que deve funcionar:

Sensor de Posição da Borboleta da Admissão de Ar
Sensor de Temperatura de Ar da Admissão
Sensor de Pressão de Ar da Admissão
Sensor de Temperatura da Água (em motores com refrigeração liquida)
Sensor de Altitude
Sensor de Oxigênio (Lambda)
Sensor de Marcha
Sensor de Pré-ignição
etc.

Nem todos os veículos tem todos esses aí, mas se tem eles tem (ou deveriam ter) algum tipo de "Plano B" no sistema da ECU para o caso de falharem, permitindo que a moto seja conduzida mesmo sem eles.

Sensor de Inclinação
Sensor do Cavalete Lateral
Sensor de posição da alavanca de embreagem (esse é da Suzuki e é checado na hora de dar a partida)
etc.

Esses sim não deixam (ou não deveriam deixar) a moto andar e precisam ser colocados em loop caso falhem em uma situação de emergência pra chegar até um local onde possam ser arrumados ou substituídos.

E também tem atuadores que precisam estar Ok para não ficar com erro no painel ou a moto deixar de funcionar. Ex.: Bomba de gasolina, servo-motor das borboletas secundárias, servo-motor do escapamento (em algumas esportivas), ABS (sensores e atuadores), Controle de tração (sensores e atuadores), etc.
Dubito ergo cogito; cogito ergo sum
GSF-1250S Bandit & FLHTK 114 Ultra Limited & Super Meteor 650
Smoker
Mito

Mensagem por Smoker »

Putz, depois do post do Minholi, acho que vou parar no tempo mesmo.
"Aqui a criança chora e a mãe vira de costas"

B12S

Russo escreveu:Mas é isso ai... no motociclismo há espaço para todos, para os que gostam de tecnologia, pros que curtem velharia e até para os babacas caras que não conseguem perceber isso, eheheheh ...
Kings
Roda Presa

Mensagem por Kings »

A confiabilidade na máquina nem sempre caminha no mesmo ritmo da evolução tecnológica, infelizmente.

Ouvi uma vez uma história que dizia que a Engesa ganhou uma licitação enorme de venda de tanques para não sei qual país lá do oriente médio. O critério para ganhar era baseado principalmente na facilidade de operação, facilidade para ensinar um novato (soldado) a operar o equipamento, confiabilidade do equipamento e claro, poder de fogo. No entanto, o lobby americano prevaleceu, venderam seu próprio tanque (será que era controlado por video game?) e posteriormente este tratou de quebrar a empresa brasileira.

Infelizmente não podemos dizer que uma moto da atualidade seja imensamente mais confiável para cruzar um continente, a exemplo de um Dakar ou mesmo de uma aventura como a de Che Guevara pela América a bordo de uma Norton. Com toda evolução tecnológica dos últimos anos, mesmo essas tal de Bê-ême-não-sei-o-que, auto-intituladas de unstoppable, podem quebrar e te deixar na mão.

É fato que a confiabilidade de qualquer coisa tem compromisso (trade-off) com outros aspectos. Vc gostaria de ter uma moto mais confiável, mas que, por isso, fosse mais pesada, mais cara, mais lenta, mais gastona, mais poluidora? (não estou falando de Hargley Dayvison hein) As fabricante tentam encontrar um meio termo para isso, mas claro, pensando com CNPJ, afinal, o objetivo final delas é sempre ter lucro e, para isso, tem que entregar o que o mercado pede.
Tiger 800 XC Triple Purpose
diegonunes
Dinossauro

Mensagem por diegonunes »

Rapaz, tu tem uma Mirage 250 mesmo? }:)

:wsh:
DIEGO NUNES | RECIFE-PE |Yamaha Ténéré 250
Fazer 250, New Fazer 250, XRE 300 ^
Smoker
Mito

Mensagem por Smoker »

Kings escreveu:...mesmo essas tal de Bê-ême-não-sei-o-que, auto-intituladas de unstoppable, podem quebrar e te deixar na mão....

Podem??? Agora eu ri.... :lol:
"Aqui a criança chora e a mãe vira de costas"

B12S

Russo escreveu:Mas é isso ai... no motociclismo há espaço para todos, para os que gostam de tecnologia, pros que curtem velharia e até para os babacas caras que não conseguem perceber isso, eheheheh ...
Joaquim
Mito

Mensagem por Joaquim »

Kings escreveu:a Engesa ganhou uma licitação... o lobby americano prevaleceu... e posteriormente este tratou de quebrar a empresa brasileira.
Não é do tópico, mas...
A Engesa quebrou por má administração e superfaturamentos, o que deixava seus produtos com preços estratosféricos.
Tanto que só vendiam para o Exército e para órgãos públicos.
OMEGAred
Dinossauro

Mensagem por OMEGAred »

Muito mimimi de eletrônica da moto dos outros... ninguém fala do sensor que deixa muita gente presa em casa, pagando de fodão no fórum...

Sensor de proximidade da Dona Encrenca :bnnd:
OMEGAred
NO milhas - YES MOTO!
Antes que o fórum acabe

Imagem
Tio Frei
Mito

Mensagem por Tio Frei »

Minha moto queimou o sensor de pressão da admissão, voltei do Chile com ela assim, meio capenga mas veio. Depois descobri que era só desligar o sensor e ela entrava em looping e roda tranqüila.

Eu gosto das modernidades.
Custom
Motoqueiro

Mensagem por Custom »

Euclides escreveu:
Luiz Almeida escreveu: E, GPS para quê. Sei muito bem ler um mapa.
Sei. :-XX

Aliás, mapa é modernidade, vc deveria se guiar pelas estrelas.
Caraca... :D
Custom
Motoqueiro

Mensagem por Custom »

aquele aquecedor de manopla da bm...

prá virar viado é um pulinho, basta pular o meio-fio
JAL
Dinossauro

Mensagem por JAL »

Custom escreveu:aquele aquecedor de manopla da bm...

prá virar viado é um pulinho, basta pular o meio-fio
Tb achava isso, até o dia em que pilotei com temperaturas perto de zero grau.
Deve ter muito macho com mão gelada e alguns viados com as mãos quentinhas. :lol:
minholi
Dinossauro
Contato:

Mensagem por minholi »

Kings escreveu:Infelizmente não podemos dizer que uma moto da atualidade seja imensamente mais confiável para cruzar um continente, a exemplo de um Dakar ou mesmo de uma aventura como a de Che Guevara pela América a bordo de uma Norton. Com toda evolução tecnológica dos últimos anos, mesmo essas tal de Bê-ême-não-sei-o-que, auto-intituladas de unstoppable, podem quebrar e te deixar na mão.
Não é bem assim. Antigamente o sujeito que cruzava as américas numa moto era quase um super-heroi, hoje em dia qualquer bebedor de cerveja sedentário vai pros andes, atravessa o deserto e volta sem nem ter que encostar uma fenda no parafuso da regulagem da mistura, inclusive eu que tô querendo ir no fim do ano. :lol:
Dubito ergo cogito; cogito ergo sum
GSF-1250S Bandit & FLHTK 114 Ultra Limited & Super Meteor 650
alan-sc
Motoqueiro
Contato:

Mensagem por alan-sc »

tenho um primo q tanto falava que qdo pegasse uma moto sport teria abs,

nao comprou minha hornet pq nao tinha abs e nao tinha injeçao..

resultado.. tombo na primeira volta mesmo com a moto injetada e abs, e varios outros sustos, que se nao fosse pelo abs qm sabe teria ate se matado.. realmente esse acessorio so vem a somar e ajudar os iniciantes ...

eu nao preciso disso.. gosto de pilotar sentido a moto em todos seus detalhes.. sou da escola airton senna..

e foda-se qm nao gosta disso.. foda-se a modernidade..
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

gosto é de velharia.. de motos de verdade..

[]'s
Sem Moto...
Espero aguentar até ano que vem!
alan-sc
Motoqueiro
Contato:

Mensagem por alan-sc »

meu sonho de consumo:

Imagem

reformar todinha..

modernidade pra que? dexa de ser afrescalhado! dizem por essas areas daqui....

kkkkkkkkkkkkkkkkk
Sem Moto...
Espero aguentar até ano que vem!
Custom
Motoqueiro

Mensagem por Custom »

minholi escreveu:Antigamente o sujeito que cruzava as américas numa moto era quase um super-heroi, hoje em dia qualquer bebedor de cerveja sedentário vai pros andes, atravessa o deserto e volta sem nem ter que encostar uma fenda no parafuso da regulagem da mistura, ...
:wsh: :wsh: :wsh: :wsh:
Cleber T.
Motoqueiro

Mensagem por Cleber T. »

acho o seguinte, é UMA vez que o ABS ou mesmo o controle de tração te salva, ou salva alguém, todo esse blablabla mimimi deste tópico vai pro espaço.
honda biz ks
Honda CRF450R
BMW S1000RR
BMW ///M3 frozen black f80
BMW 528i e39 turbo
Responder