Modernidades
-
Luiz Almeida
- Mito
Modernidades
Outro dia vi uma GS 1200 parada. Perguntei qual o problema:
- É que o sensor que mostra as marchas no painel deu defeito, responderam-me.
- E por que a moto está parada por conta disso? continuei.
- É que sem este sensor o motos não funciona... explicaram-me.
Ah, o tal sensor custa 750 contos. E se desse defeito numa viagem? (...)
Sei qual a marcha minha moto está sem precisar que porra de sensor nenhum me indique isso.
Sei freiar sem necessitar de ABS para me corrigir.
Sei dosar aceleração sem precisar que um sensor misterioso me controle a tração.
Na verdade, o que os fabricantes estão fazendo são motocicletas para quem não sabe pilotar motocicletas.
Estamos perdendo a liberdade de viajar de motocicleta dependendo dos nossos próprios meios, conhecimentos, habilidades e instintos. Dependendo mais da sorte, da grana que levamos conosco e do telefone dos reboques, oficinas e seguros.
Lembro-me muito bem ainda dos tantos Enduros/Ralys que participei, como Cerápió e Piócerá, onde não dependíamos da eletrônica e desses recursos para terminar as etapas, e sim de determinação, criatividade e “mão-na-massa”!
Inté
- É que o sensor que mostra as marchas no painel deu defeito, responderam-me.
- E por que a moto está parada por conta disso? continuei.
- É que sem este sensor o motos não funciona... explicaram-me.
Ah, o tal sensor custa 750 contos. E se desse defeito numa viagem? (...)
Sei qual a marcha minha moto está sem precisar que porra de sensor nenhum me indique isso.
Sei freiar sem necessitar de ABS para me corrigir.
Sei dosar aceleração sem precisar que um sensor misterioso me controle a tração.
Na verdade, o que os fabricantes estão fazendo são motocicletas para quem não sabe pilotar motocicletas.
Estamos perdendo a liberdade de viajar de motocicleta dependendo dos nossos próprios meios, conhecimentos, habilidades e instintos. Dependendo mais da sorte, da grana que levamos conosco e do telefone dos reboques, oficinas e seguros.
Lembro-me muito bem ainda dos tantos Enduros/Ralys que participei, como Cerápió e Piócerá, onde não dependíamos da eletrônica e desses recursos para terminar as etapas, e sim de determinação, criatividade e “mão-na-massa”!
Inté
Luiz Almeida
Fortaleza-Ce
R 1200 GS
DL 650 XT V-Strom
XTZ 250 Ténéré
http://www.historiasdemotocicleta.com.br
Bons tempos aqueles em que só andava de moto quem realmente gostava de motocicleta.
Fortaleza-Ce
R 1200 GS
DL 650 XT V-Strom
XTZ 250 Ténéré
Bons tempos aqueles em que só andava de moto quem realmente gostava de motocicleta.
Re: Modernidades
Vixe, vai ter dono de moto "muderninha" xxxxiando. 
"Aqui a criança chora e a mãe vira de costas"
B12S
B12S
Russo escreveu:Mas é isso ai... no motociclismo há espaço para todos, para os que gostam de tecnologia, pros que curtem velharia e até para os babacas caras que não conseguem perceber isso, eheheheh ...
O nome disso é emburrecimento progressivo. Viva o GPS também. :-)
- Osama B Laden
- Dinossauro
X2, Luiz.
Tbm penso assim.
E carro então, sensor crepuscular é de doer a artéria de qualquer um.
GPS é outra coisa, é útil e não compromete o conjunto.
Tbm penso assim.
De acordo! Não vale a pena generalizar. Alguns, porém, não tem o mínimo senso de direção.Osama B Laden escreveu:X2, Luiz.
Tbm penso assim.
Quanto à simplicidade mecânica/elétrica, eu sou adepto. Rodo com uma moto 91, carburada e com motor a ar e tensor de corrente de comando manual. Não tem muita coisa pra dar problema... e de fato nunca fiquei na mão.
Luiz, quando precisas, por algum problema de saúde, enxergar o teu eu interior em detalhes, tu preferes uma tomografia/ressonância ou te contentas com a boa e velha radiografia? Ou os rose-tinted glasses só servem pra moto?
A velhice é uma merda. Deveria vender a moto e andar no lombo de uma mulla.
"Ruim é tanger gente, mas onde há força não se carece de jeito"
Euclides escreveu:A velhice é uma merda. Deveria vender a moto e andar no lombo de uma mulla.
Pois é, todas estas modernidades aí de motor a combustão, pneu de borracha, etc. Macho que é macho anda de mula!
- CARLOS-BSB
- Dinossauro
- Contato:
São dispensáveis o tal do sistema anti travamento dos freios, a marcação de marcha no painel e principalmente controle de tração desde que não interfiram no funcionamento geral da moto. Imagina ficar parado no meio do nada porque o marcador de marcha não está mais indicando qual está engatada e faz parar o MOTOR!!!
É de cair o cú da bunda como dizem por aquí!
Firulinhas que servem pra dar defeito e encher as oficinas e o bolso das concessionárias.
.
Firulinhas que servem pra dar defeito e encher as oficinas e o bolso das concessionárias.
.
DEUS abeçoe a todos
mamm2 escreveu:Euclides escreveu:A velhice é uma merda. Deveria vender a moto e andar no lombo de uma mulla.![]()
Pois é, todas estas modernidades aí de motor a combustão, pneu de borracha, etc. Macho que é macho anda de mula!
Na verdade, além de velhice, é busca de justificativa pra não ter a moto.
-
Luiz Almeida
- Mito
Prefiro um bom médico que auscute, toque, pressione, ouça o paciente e tudo mais. Só depois disso, se realmente necessário, partir para as modernidades de diagnósticos.mamm2 escreveu:Luiz, quando precisas, por algum problema de saúde, enxergar o teu eu interior em detalhes, tu preferes uma tomografia/ressonância ou te contentas com a boa e velha radiografia? Ou os rose-tinted glasses só servem pra moto?
E, GPS para quê. Sei muito bem ler um mapa. Quem não sabe disso como fica quando acaba a bateria da geringonça?
Luiz Almeida
Fortaleza-Ce
R 1200 GS
DL 650 XT V-Strom
XTZ 250 Ténéré
Fortaleza-Ce
R 1200 GS
DL 650 XT V-Strom
XTZ 250 Ténéré
-
Luiz Almeida
- Mito
Comequié, Cridão?Euclides escreveu:Na verdade, além de velhice, é busca de justificativa pra não ter a moto.
Que eu saiba, não tenho uma motoca competindo com uma samambaia para enfeitar o jardim...
Luiz Almeida
Fortaleza-Ce
R 1200 GS
DL 650 XT V-Strom
XTZ 250 Ténéré
Fortaleza-Ce
R 1200 GS
DL 650 XT V-Strom
XTZ 250 Ténéré
Luiz Almeida escreveu:Prefiro um bom médico que auscute, toque, pressione, ouça o paciente e tudo mais. Só depois disso, se realmente necessário, partir para as modernidades de diagnósticos.mamm2 escreveu:Luiz, quando precisas, por algum problema de saúde, enxergar o teu eu interior em detalhes, tu preferes uma tomografia/ressonância ou te contentas com a boa e velha radiografia? Ou os rose-tinted glasses só servem pra moto?
E, GPS para quê. Sei muito bem ler um mapa. Quem não sabe disso como fica quando acaba a bateria da geringonça?
Se perde um cadim mais até achar um lugar com tomada ou pilha pra vender (dependendo do modelo).
STRESS = espaço de tempo entre duas viagens de moto
Mas se não gosto de andar nessas bostas, ela só serve pra isso mesmo.Luiz Almeida escreveu:Comequié, Cridão?Euclides escreveu:Na verdade, além de velhice, é busca de justificativa pra não ter a moto.
Que eu saiba, não tenho uma motoca competindo com uma samambaia para enfeitar o jardim...
Exatamente o que penso.
A gente era feliz e não sabia.
A gente era feliz e não sabia.
-
Luiz Almeida
- Mito
A sorte é que em quase toda cidade pequena há um técnico em TV para consertar essas moto de vídeo game...
Né não?
Né não?
Luiz Almeida
Fortaleza-Ce
R 1200 GS
DL 650 XT V-Strom
XTZ 250 Ténéré
Fortaleza-Ce
R 1200 GS
DL 650 XT V-Strom
XTZ 250 Ténéré
Sei.Luiz Almeida escreveu: E, GPS para quê. Sei muito bem ler um mapa.
Aliás, mapa é modernidade, vc deveria se guiar pelas estrelas.
Concordo plenamente com o Luiz.
Por isso q minha frota hoje tá assim:

E não é zoação.
Acho q modernidade, tecnologia, às vezes ajuda, como por exemplo na questão da saúde, q já citaram aí.
No caso de carro/moto, etc., sou da opinião q qto mais simples, melhor.
Principalmente pra mim, q moro na roça.
O mecânico dos meus carros é meu sobrinho, cuja oficina é exclusiva de trator e caminhão.
Zero de preocupação.
,
Mas claro q eu não ia deixar passar batido....

Por isso q minha frota hoje tá assim:

E não é zoação.
Acho q modernidade, tecnologia, às vezes ajuda, como por exemplo na questão da saúde, q já citaram aí.
No caso de carro/moto, etc., sou da opinião q qto mais simples, melhor.
Principalmente pra mim, q moro na roça.
O mecânico dos meus carros é meu sobrinho, cuja oficina é exclusiva de trator e caminhão.
Zero de preocupação.
Não fui eu q falei...mamm2 escreveu: Macho que é macho anda de mula!
Mas claro q eu não ia deixar passar batido....

GRUPO DE TROPEIROS - HERANÇA DE BRAVOS
Aproveita e manda uma pro careca. Pede o troco em lagosta.
- Saurus
- Mito
Nem tanto ao mar e nem tanto à terra. Tecnologia tem seus pontos forte e seus pontos fracos.
MAS MOTO MESMO AINDA SÃO AS XT600 (E e Z)!!!!
Nihil ego fecit. Sic erat cvm ego ad hic.
Ad corniger omnes poena parva est.
Timet farcimen canis icti per serpens.
Non posse avxilivm pertvrbare. Ad participandvm svmmvm est.
Nvllo desiderio qvi pictis zebra mirari reliqvvm tinxere.
Melivs est qvam contendere cooperandi
Ad corniger omnes poena parva est.
Timet farcimen canis icti per serpens.
Non posse avxilivm pertvrbare. Ad participandvm svmmvm est.
Nvllo desiderio qvi pictis zebra mirari reliqvvm tinxere.
Melivs est qvam contendere cooperandi