Primeira Moto - Impossível uma 1000 cc?

Grupo de discussão geral sobre motos.
Pretti
Dinossauro

Re: Primeira Moto - Impossível uma 1000 cc?

Mensagem por Pretti »

Robson escreveu:
MAD escreveu:
Jota escreveu:Força = torque.
Nesse sentido são motos facilmente domesticáveis sim, se vc andar até 5000rpm numa 600 vc estará andando em uma GS 500, no máximo, quiçá numa twister.
Bebeu J???? Mesmo que até 5000rpm ela não seja tão forte, não dá pra comparar, muito menos a uma Twister.
MAD, reforço o que o Jota escreveu, uma 600cc é mansa demais da conta...
Vc tá impressionado demais... 8)
Orgulhos pessoais à parte (muito naturais, diga-se de passagem), continuo achando fantástico participar do M@D quando prevalece o debate! ;-) O debate engrandece quando aprendemos com o diferente.

Tem tanta informação somada às experiências particulares que o resultado torna-se muito rico! :D

Sobre as 600 - Bagé, "meu preferido" }:), e MAD - são motos que podem entregar muitos cavalos mas sempre de forma muito previsível e apenas nos altíssimos giros, numa faixa miúda de utilização de torque e potência. Algumas 600, mais do que outras são muito previsiveis e lineares. Parecem mais um motorzinho elétrico forte e esperto. Um cara tem "apenas" que esmerilhar a pobre coitada para extrair um bom rendimento dela. Porém poderá fazê-lo com boa margem de controle sobre a moto.
Foi uns quinze dias atrás, Bagé, que pilotei várias voltas numa Hornet de pista e uma CBR 600/08 no tracking day em BH. Uma belezinha de moto pra fazer tempo de volta, curvas muito rápidas, porém sem sustos. :wink:
Tentar isso numa 1.000 cc é uma estória completamente distinta. Nada a ver. :roll: Ali, pilotos de qualquer nível podem ser surpreendidos e errar, "sem entender".

Sinceramente, não há essa imprevisibilidade :no: que o Optimus Leo menciona, a não ser em situações muito excepcionais.
É difícil imaginar um aluno num curso de pilotagem, por exemplo, tomar um chão dando muito acelerador numa 600. Como tudo se dá de forma gradual e a recomendação no aprendizado é essencialmente essa, não há o que temer de uma 600cc.

É tal com se dá no motocross. Não se vai à pista inicialmente com uma 250 cc de mais de 50 HP e meros 100 kg. Numa rampa de entrada de um duplo ou de uma mesa o aluno arrisca-se a perder "a medida do acelerador" com alguma facilidade e tomar um chão feio :|. Portanto, o cara deve pegar uma 125 ( uma CBR 600 }:) :-D ) pra começar a interagir com ela e extrair aos poucos sua cavalaria em alta. Os erros nessa moto não repercutem muito pois o torque é baixo e em decorrência a reação é diminuída, facilmente corrigível.
Optimus Leo
Mito

Mensagem por Optimus Leo »

Robson escreveu: Se vc acha isso de uma 600cc acho melhor vc continuar com sua 400cc por um bom tempo ainda... ;-)
Como eu te disse, so vou pegar uma 600 cuando puder pegar uma motinho ou scooter para diario. Ademais de que cuando comprar uma 600, e para levar ela para pista ou serra todo FDS, nao para ficar tirando onda no local de moda da cidade junto ao resto dos squids (Como o 90% dos que compram uma esportiva) ;-)
E melhor ser um corredor por 5 minutos, do que um espectador por toda uma vida.
Frizione a secco / Amici del bicilindrico
"Without RACING, there is no HONDA" Soichiro Honda
Nina escreveu: acho que deveria ser criado um outro FOL. os fãs do optimus leo.
MAD
Dinossauro
Contato:

Mensagem por MAD »

Robson escreveu:
MAD escreveu:Mas sinceramente não sei qual o sentido de citar esse exemplo, se era para provar que eu não sou apto a pegar uma moto de 170cv (no que eu parcialmente concordo, posso ser apto a conduzir uma 1000 sem me arrebentar, mas não sou apto ainda a domar toda essa cavalaria), imagina alguém que só andou em garupa.
Então vou te explicar, já que vc quer ser tão contra o que eu penso que não te deixa entender certas coisas...

Eu citei seu exemplo pq apesar de vc andar de moto, e pilotar a sua 500cc em autódromo, isso não te capacita para pilotar uma 1000cc em condiçõe semelhantes....

É outra moto, as reações são completamente diferentes, tanto de acelerador qto de freio, curvas, etc, e vc (assim como muitos que se acham experientes) não podem abusar nem em um primeiro nem em um décimo momento com uma moto dessas...

Então, partindo do princípio de que um piloto que tenha a cabeça no lugar seja tão inexperiente qto vc com motos grandes, a chance de dar merda são até parecidas...
Tudo que tu disse nesse trecho acima é totalmente contrário ao que tu queria provar. Tu tá dizendo que mesmo um cara como eu, com 2 anos de moto e alguma experiência em pista, corre riscos grandes ao pilotar uma superbike. Então se ela é perigosa para um cara com a minha experiência, imagine para um novato.

Robson, entenda uma coisa: não é que eu não queira ser contra teu pensamento, o problema é que eu não consigo concordar com os teus argumentos. Quando alguém consegue me convencer de algo, eu reconheço na hora, sem problema algum, mas tentar convencer os outros com silogismos sem consistência e exemplos baseados em excessões e estatísticas com amostragens de 2 é subestimar a inteligência das pessoas. Alguns até caem nessas armadilhas e joguinhos lógicos, mas não todos. :lala:

Robson escreveu: Se prestar mais atenção no que eu escrevo, talvez veja que não enrolo nada e sigo uma linha de raciocínio, que é simples e se baseia em CONSCIÊNCIA DE SEUS LIMITES.

Tendo CONSCIÊNCIA DE SEUS LIMITES qualquer um pilota qualquer moto.
Se toda a linha do teu raciocínio está baseada nisso, então vamos dar uma atenção especial a esse conceito.

Te pergunto uma coisa: COMO TU FOI DETERMINANDO TEUS PRÓPRIOS LIMITES AO LONGO DO TEMPO? Pense bem nessa pergunta.

Consciência dos seus limites não é só um conceito abstrato na cabeça. Em qualquer área, consciência dos seus limites é um produto baseado essencialmente na EXPERIENCIA, a qual processamos de diferentes formas, dependendo da atitude pessoal. Essa experiência, no caso das motos, é adquirida da nossa interação com a máquina, uma mistura das nossas capacidades, reflexos, coordenação, percepção dinâmica, combinadas com as reações percebidas a partir da moto pilotada e das condições do ambiente.

Então COMO ALGUÉM SEM EXPERIÊNCIA PRÁTICA ALGUMA PODE TER CONSCIENCIA DOS SEUS LIMITES???

Consiência dos limites no caso de uma pessoa que nunca andou de moto, não passa de um conceito teórico e abstrato, praticamente vazio, que apenas te diz que tu não sabe nada, e que cada simples ação, como acelerar, frear, debrear, sentir o motor, o equilíbrio, a aderência, as potências e as inércias, tudo isso será aprendido aos poucos, a medida que se vai vivenciando isso na PRÁTICA, e só assim os limites começam a ser delimitados e avaliados, e ter alguma validade, e com o tempo vamos expandindo essa percepção do que somos capazes, do que queremos de uma moto, e do que queremos como atitude. Antes disso, qualquer idéia de consciência de limite é mais volátil que um flato.

Todo mundo que começa comete vários pequenos erros e passa por situações novas, alguns sustos, experiências essas com os quais vamos aprendendo cada aspécto e segredo da pilotagem. Nos meus primeiros contatos com a moto aconteceram coisas como quase tombar numa esquina simplesmente porque a inclinação foi maior do que a velocidade exigia. Até que enfim os comandos e o equilíbrio vão se tornando automáticos. A partir daí os erros e desafios são outros, erra-se uma tangência de curva, dosagem de frenagem no seco e molhado, como reagir quando sente que a moto reagiu de modo inexperado, à uma escorregada de traseira, à deformações no asfalto, percepção das distâncias necessárias para frear em cada velocidade, desviar rapidamente de obstáculos, buracos, contra-esterço etc etc... mesmo quem já pilota há muitos anos, puxe pela memória e lembre de quantas vezes esses eventos e erros ocorreram e se repetiram. Agora imaginem-se passando por todos os sustos e erros cometidos no seu aprendizado, só que em vez uma moto pequena de 20cv, passando por essa fase no lombo de uma superbike com quase 10 vezes mais cavalos, capaz de surpreender até os pilotos mais experiêntes. Será que é tão difícil imaginar que para a maioria esmagadora das pessoas isso é pedir pra dar merda?

Portanto, esse negócio de "é só ter consciência que dá pra começar com qualquer moto", DEFINITIVAMENTE NÃO COLA.
Robson escreveu:
MAD escreveu: E segue firme o desafio! Duvido que alguém aqui daria o mesmo conselho pro próprio filho. É fácil quando o cú é do outro...
Ainda bem que não tem gente que pensa assim:

http://www.motovelocidadesp.com.br/

"Categoria RD Novatos , os pilotos mostraram muita vontade e garra, tivemos mais de 15 pilotos no grid e promessa de na próxima chegar nos 25 pilotos. Destaquepara o jovem piloto Lucas Braga Teodoro, ele que tem somente 11 anos e mesmo assim deixou muitos marmanjos comendo poeira."

Vc acha que esse moleque vai chegar aos 16 anos pilotando que tipo de moto ?

Como vc acha que nasce um Rossi ?

Começando a pilotar com 20, 25 anos de idade ?

Abraços
Outro exemplo aplicado equivocadamente, simplesmente não se aplica, pois esses garotos, quando pegarem uma superbike, mesmo com 14 ou 15 anos, já terão uma grande experiência com outras motos menos potentes. A questão nunca foi a idade Robson, mas a experiência. O desafio continua... 8)

Abraço.
Viajaire é preciso...
A curva é a distância mais divertida entre dois pontos

"Os problemas do mundo não podem ser resolvidos por céticos ou cínicos, cujos horizontes se limitam às realidades evidentes. Precisamos de pessoas capazes de imaginar o que nunca existiu." John F. Kennedy
decoZ
Mito

Mensagem por decoZ »

Nem vou entrar no mérito da discussão, pois já faz alguns dias que havia postado aqui, mas acho sim que MAD foi bem na explicação. Se todos nós já fizemos merda, tipo acelerar demais numa curva, freiar errado, querer passar com a moto pelos cantinhos de quebra-molas, puts são tantos que não dá nem para falar, e alguns destes erros nos levaram ao chão, a maioria das vezes sem conseqüencias mais graves pois a velocidade nem era tanta devido às motos serem de baixa cilindrada, imaginem a pessoa que nunca pilotou já sair de cara com uma mil esportiva?!!!!!
Gente, até quem está defendendo que dá para ter uma mil como primeira moto, tem plena consciência, lá no fundo dos pensamentos QUE NÃO DÁ. NÃO VAMOS DAR CONSELHOS QUE PODEM ATÉ LEVAR UMA PESSOA PARA A MORTE, ISTO É COISA SÉRIA MUITO SÉRIA, e até quem está dizendo que uma 600 cc é cgzinha, claro, é óbvio que não é uma 1.000 cc, mas estas cgzinhas chegam aí pelos seus 230 km/h(isto nas naked), 0 a 100 km/h em menos de quatro segundos e outra coisa, até pela sua experiência Pretti, voce pode dizer que as reações são previsíveis, mas quanto voce demorou em cima de duas rodas para ter este parâmetro? É exatamente o que expos aqui e muito bem o MAD. Até porque uma CBR atual está quase no nível de potência das 1.000 cc de poucos anos atrás.
1.000 cc PRIMEIRA MOTO + PESSOA INEXPERIENTE = MERDA (digamos que as probabilidades sejam mais de 90%)
Pretti
Dinossauro

Mensagem por Pretti »

decoh6 escreveu:..... e até quem está dizendo que uma 600 cc é cgzinha, claro, é óbvio que não é uma 1.000 cc, mas estas cgzinhas chegam aí pelos seus 230 km/h(isto nas naked), 0 a 100 km/h em menos de quatro segundos e outra coisa, até pela sua experiência Pretti, voce pode dizer que as reações são previsíveis, mas quanto voce demorou em cima de duas rodas para ter este parâmetro? É exatamente o que expos aqui e muito bem o MAD. Até porque uma CBR atual está quase no nível de potência das 1.000 cc de poucos anos atrás.
1.000 cc PRIMEIRA MOTO + PESSOA INEXPERIENTE = MERDA (digamos que as probabilidades sejam mais de 90%)
Decoh

As 600 são previsíveis, motos porta de entrada na Europa pra vc ter idéia. Representam para eles o conceito de moto racional (papel ocupado pela CB500 e a GS 500 no Brasil). 8)

Só para por um pouco mais de pimenta na discussão alguém aqui já comparou a Hornet a uma CBR?? Não. Pois é, um bom exemplo veio do Leandro Mello na pista de PIracicaba e nas estradas. Vejam na revista eletrônica dele e se surpreendam (eu fiz o mesmo na pista de BH e assino embaixo ).

A naked que te leva ao trabalho tranquilamente pela manhã é capaz, praticamente de fazer o que faz uma CBR.
A CBR tem perfil distinto ( racing ), e uma série de predicados pra melhor adequá-la a esse espaço ( freio com pinça radial, suspensõs complexas e melhores, maior rendimento em altíssimo giros, menor peso, etc. ). ENTRETANTO, com uma Hornet é possível fazer praticamente o que se faz numa CBR, sendo que a Hornet tem até mais fôlego/torque pra chegar até os 200 km/h. Depois é que o "plus" da CBR aparece. Ainda assim, de forma discreta na prática.

Vc disse: "Até porque uma CBR atual está quase no nível de potência das 1.000 cc de poucos anos atrás."
Não é bem isso o que ocorre, Decoh. As antigas RF900R, GSXR1100, CBR 900, Kawasaki ZX9, Yamaha FJR fariam picadinho de uma 600 em potência real.

O tempo que se leva para controlar uma moto é o tempo necessário de respeito e conhecimento a respeito dela que vc precisa ter. E esse tempo é pequeno muma CBR 600 ou motos de menor cilindrada.
Utilizar o pleno potencial dela é para uns 0,01% aqui. Sendo asim, quaisquer outros 99,9 % dos cabras pode pegar tranquilamente uma CBR e ir para seu trabalho, dar um rolé no final de semana, etc.

O melhor será sempre que o cara se submeta a um curso pra sair fora das situações surpresa relacionadas à dinâmica da moto ( frenagem urgente, aproximação e saída de curva, etc. ) mas não de "questões relacionadas ao acelerador" :-D . Pra esse basta a mão direita e a consciência.
Pra corrigir as potenciais cagadas o melhor é pagar R$ 900 paus num bom curso de pilotagem. :wink:
Robson

Mensagem por Robson »

MAD escreveu:Tu tá dizendo que mesmo um cara como eu, com 2 anos de moto e alguma experiência em pista, corre riscos grandes ao pilotar uma superbike. Então se ela é perigosa para um cara com a minha experiência, imagine para um novato.
Caramba bitcho, tá dificil..... :-D

O que eu disse que não adianta ter muita experiência com moto pequena qdo se pega um petardo de 180CV. E não que essa moto é perigosa para um cara com sua experiência.

Ou seja, baliza-se toda a experiência por baixo, tanto do cara que anda de moto a 10 anos qto a do cara que está começando.

Riscos grandes vc corre de 125, de 250, de 500, de 600, de 1000....

Mas o que pode te afastar desse risco é PRUDÊNCIA.

Não confunda prudência com o fato de falta de experiência poder trazer grandes riscos.

MAD escreveu: Então COMO ALGUÉM SEM EXPERIÊNCIA PRÁTICA ALGUMA PODE TER CONSCIENCIA DOS SEUS LIMITES???
Indo devagar e sempre.

MAD, até eu pegar a 1a RD350 eu não tinha sequer noção de como pilotar uma moto esportiva 2T.

Não é como andar de 500cc, muito menos como andar em uma Sahara, minha moto anterior.

Fui aprendendo aos poucos, sentindo a moto até ter domínio do que eu queria fazer com ela....

Fiz algumas bobagens durante o aprendizado, mas sem me colocar muito em risco....

Isso é ter consciência de seus limites....

MAD escreveu:
Robson escreveu:
MAD escreveu: E segue firme o desafio! Duvido que alguém aqui daria o mesmo conselho pro próprio filho. É fácil quando o cú é do outro...
Ainda bem que não tem gente que pensa assim:

http://www.motovelocidadesp.com.br/

"Categoria RD Novatos , os pilotos mostraram muita vontade e garra, tivemos mais de 15 pilotos no grid e promessa de na próxima chegar nos 25 pilotos. Destaquepara o jovem piloto Lucas Braga Teodoro, ele que tem somente 11 anos e mesmo assim deixou muitos marmanjos comendo poeira."

Vc acha que esse moleque vai chegar aos 16 anos pilotando que tipo de moto ?

Como vc acha que nasce um Rossi ?

Começando a pilotar com 20, 25 anos de idade ?

Abraços
Outro exemplo aplicado equivocadamente, simplesmente não se aplica, pois esses garotos, quando pegarem uma superbike, mesmo com 14 ou 15 anos, já terão uma grande experiência com outras motos menos potentes. A questão nunca foi a idade Robson, mas a experiência. O desafio continua... 8)

Abraço.
Exemplo equivocado ??

Vc daria uma moto de 30 CV e que alcança 150 km/h na mão de seu filho de 11 anos para pilotar em corridas oficiais ?

Já imaginou com que idade esse moleque começou ???

hehehehe....

11 anos... 150 km/h.....

hehehehe

Sim MAD, se me filho quiser comprar uma moto grande com pouca idade e experiência e eu o achar responsável para isto, eu darei total apoio a ele.

Abraços
MAD
Dinossauro
Contato:

Mensagem por MAD »

ROBSON, vamos resumir a história. Tudo que tu diz, sempre vai de encontro a idéia de que NÃO É IMPOSSÍVEL. Todos os teus argumentos na verdade só provam isso.

Até aí eu não discordo de ti, mas a minha posição é que começar com uma superbike NÃO É NEM UM P0UCO RECOMENDÁVEL, pois com todo cuidado e consciência que o cara tenha, são motos cujos valores de potência e aceleração absurdas podem facilmente colocar a grande maioria dos novatos em perigo, e assustar até pilotos experientes.

Outro dia mesmo andou rolando um vídeo que mostrava um carinha inexperiente experimentando uma esportiva numa rua, e se esborrachando no chão antes dos primeiros 10m.

Sobre tu deixar teu filho pegar uma mil sem experiência, veremos meu caro, veremos... :wink:

PRETTI, tuas colocações já são no sentido de provar que as 600cc são mansas. Mas fica nítido que tu tá falando segundo teus parâmetros, que não se aplicam a grande maioria.

Tu citou que as 600cc são categoria de entrada na Europa. Não é bem assim em todos os países. Alguns tem limite mínimo de tempo de carteira para certas categorias, alguns tem testes diferenciados para motos maiores, e alguns tem até limite absoluto de potência (106bhp) etc. Veja nesse link a proposta atual para a Europa Unificada, não sei em quais países isso está valendo, pois pelo que diz essa proposta unificada não é de aplicação obrigatória pelos países. Mas enfim, mostra qual é o consenso em termos de legislação aplicado em países desenvolvidos sobre o assunto:

http://www.timberwoof.com/motorcycle/faq/europe.html
*http://www.timberwoof.com/motorcycle/faq/europe.html[/web]

Abraços.
Editado pela última vez por MAD em 04 Ago 2008, 11:07, em um total de 1 vez.
Viajaire é preciso...

"Os problemas do mundo não podem ser resolvidos por céticos ou cínicos, cujos horizontes se limitam às realidades evidentes. Precisamos de pessoas capazes de imaginar o que nunca existiu." John F. Kennedy
Bagé
Mito

Mensagem por Bagé »

Aí Pretti, dizer que uma 600 tem falsa impressão de força (desempenho) eu só posso concluir que tu não soube tocar a 600, ela tem que ter giro, no mínimo 8000 pra cima, teu problema é que tu sempre compara com a 1000, seria como dizer que as 1000 ou a tua amada busa dão falsa impressão de força se minha comparação for um Drag

Me diz uma coisa: Uma máquina que é capaz de acelerar de 0 a 100 em cerca de 3s, talvez uns 5 carros de linha conseguem isso, e atingir 270 de final, tu acha mesmo ´´falsa impressão´´ Pretti?..

.
Imagem

Sou primo irmão do Mano Lima, genro do Xirú Missioneiro e sogro do Porca Véia, mas bah

Bagé@tchê.rs

Se Deus é grande, O MATO É MAIOR

Selamun Aleykun to all friends
decoZ
Mito

Mensagem por decoZ »

pretti escreveu: As 600 são previsíveis, motos porta de entrada na Europa pra vc ter idéia. Representam para eles o conceito de moto racional (papel ocupado pela CB500 e a GS 500 no Brasil). 8)

O tempo que se leva para controlar uma moto é o tempo necessário de respeito e conhecimento a respeito dela que vc precisa ter. E esse tempo é pequeno muma CBR 600 ou motos de menor cilindrada.
Utilizar o pleno potencial dela é para uns 0,01% aqui. Sendo asim, quaisquer outros 99,9 % dos cabras pode pegar tranquilamente uma CBR e ir para seu trabalho, dar um rolé no final de semana, etc.
Pretti, não concordo com a primeira afirmação, europeu para andar de moto com mais de cem cavalos, em alguns países nem é permitido potência acima desta como disse MAD, eles por lá começam é com 125 cc mesmo, agora não são estas porcarias que temos por aqui no Brasil. Voce sabia que a Twister é uma das motos mais vendidas na Espanha??? Sim, elas eram exportadas para lá e vendiam muito...

Quanto à sua segunda afirmação, tambem acho que voce está esquecendo dos tempos em que estava ainda aprendendo, uma coisa é já ser experiente em reações de motocicleta, normalmente experiência esta obtida com motos de pequena cilindrada, outra seria aprender em uma moto com mais de 100 cv estas mesmas experiências, é claro, tem melhor quadro, freios e tudo mais, mas também tem um motor que em segundos te leva aos 200 km/h, isto nas mãos de alguém completamente sem experiência, ninguém me convence de que não é perigoso, para a própia pessoa, como para outras pessoas que estejam pelas ruas a mercê de alguém que não tem a capacidade para estar naquele veículo. ;-)
KSA
Motociclista

Mensagem por KSA »

Optimus Leo escreveu:
Robson escreveu: Se vc acha isso de uma 600cc acho melhor vc continuar com sua 400cc por um bom tempo ainda... ;-)
Como eu te disse, so vou pegar uma 600 cuando puder pegar uma motinho ou scooter para diario. Ademais de que cuando comprar uma 600, e para levar ela para pista ou serra todo FDS, nao para ficar tirando onda no local de moda da cidade junto ao resto dos squids (Como o 90% dos que compram uma esportiva) ;-)
Se a gasolina daqui fosse a preço de Venezuela, acho que já estaria de 600cc e não precisaria de motinha menor não ;-) .
Infelizmente aqui temos que fazer isto, ou então, deixar a mimosa em casa e ir trabalhar de carroça popular (carro) :-( .
Jota

Mensagem por Jota »

Bagé escreveu:Aí Pretti, dizer que uma 600 tem falsa impressão de força (desempenho) eu só posso concluir que tu não soube tocar a 600, ela tem que ter giro, no mínimo 8000 pra cima, teu problema é que tu sempre compara com a 1000, seria como dizer que as 1000 ou a tua amada busa dão falsa impressão de força se minha comparação for um Drag

Me diz uma coisa: Uma máquina que é capaz de acelerar de 0 a 100 em cerca de 3s, talvez uns 5 carros de linha conseguem isso, e atingir 270 de final, tu acha mesmo ´´falsa impressão´´ Pretti?..

.
Essa é muito fácil de responder, né, Bagé.
Ande na CBR600/R6 até 5000rpm e vc terá uma twister. 8)
Veja a curva de torque/potência até essa rotação e vc verá se não estou certo.
Bagé
Mito

Mensagem por Bagé »

Jota escreveu:
Bagé escreveu:Aí Pretti, dizer que uma 600 tem falsa impressão de força (desempenho) eu só posso concluir que tu não soube tocar a 600, ela tem que ter giro, no mínimo 8000 pra cima, teu problema é que tu sempre compara com a 1000, seria como dizer que as 1000 ou a tua amada busa dão falsa impressão de força se minha comparação for um Drag

.
Aí Jota, torque não quer dizer desempenho, se fosse assim um trator batia todas as motos hehehehe

.
Imagem

Sou primo irmão do Mano Lima, genro do Xirú Missioneiro e sogro do Porca Véia, mas bah

Bagé@tchê.rs

Robson

Mensagem por Robson »

Bagé, esquece o desempenho...

Se concentra no comportamento da moto, que é isso que interessa....

Eu, Jota e Pretti sabemos o que uma 600cc é capaz de fazer.

Mas responda, vc precisa acelerar de 0-100 em 3s a cada semáforo que abre ??

Não né.

A curva de torque das 600cc proporciona uma tocada bem mansa, se o piloto assim quiser.

Do jeito que falam até parece que moto tem vontade própria.....

Abraços
Bagé
Mito

Mensagem por Bagé »

Robson escreveu:Bagé, esquece o desempenho...

Não né.

A curva de torque das 600cc proporciona uma tocada bem mansa, se o piloto assim quiser.

Abraços
Concordo, só que o Pretti inclusive citou uso em pista, daí é inevitável comparar com o desempenho

.
Imagem

Bagé@tchê.rs

Pretti
Dinossauro

Mensagem por Pretti »

Bagé escreveu:
Jota escreveu:

Aí Jota, torque não quer dizer desempenho, se fosse assim um trator batia todas as motos hehehehe
Jota, o Bagé é gaúcho e .....chato. }:) :-D Natural.

Ô disgrama! E o que eu já falei exaustivamente em outros posts aí atrás sobre o bom desempenho das 600!? Isso não a torna uma monster bike. Apenas uma fun bike das pistas.

O que eu quero dizer na realidade é que as 600RR não são "arm stretching" - pra ficar chique no ingrêis. :-D Isto é, pode cutucar a danada nos 13.000 giros que ainda assim vc tem uma moto apenas bravinha. :-D

Comparando novamente ( já que estava dizendo ao MAD que as 600 não mordem, mas as 1000 são pit bull :lol: ), crava 13.000 mil giros na Srad 1000 em qualquer marcha e me conta depois quantas cuecas trocou. :-D }:)

A questão vai depender ao final do circuito escolhido: na maioria do calendário mundial iria de 1000. Em Sachschenring e SC do Sul ( talvez ) iria de 750cc.
600?? Talvez numa pista de SM. :lol: :kkk:
Pretti
Dinossauro

Mensagem por Pretti »

Robson escreveu:Bagé, esquece o desempenho...
Não né.
Abraços
Aleluia, Santo Inácio de Loyola!!! :roll: :emo176:
m_pires01

Mensagem por m_pires01 »

pretti escreveu:
Bagé escreveu:
Jota escreveu:

Jota, o Bagé é gaúcho e .....chato. }:) :-D Natural.

Ô disgrama! E o que eu já falei exaustivamente em outros posts aí atrás sobre o bom desempenho das 600!? Isso não a torna uma monster bike. Apenas uma fun bike das pistas.

O que eu quero dizer na realidade é que as 600RR não são "arm stretching" - pra ficar chique no ingrêis. :-D Isto é, pode cutucar a danada nos 13.000 giros que ainda assim vc tem uma moto apenas bravinha. :-D

Comparando novamente ( já que estava dizendo ao MAD que as 600 não mordem, mas as 1000 são pit bull :lol: ), crava 13.000 mil giros na Srad 1000 em qualquer marcha e me conta depois quantas cuecas trocou. :-D }:)

A questão vai depender ao final do circuito escolhido: na maioria do calendário mundial iria de 1000. Em Sachschenring e SC do Sul ( talvez ) iria de 750cc.
600?? Talvez numa pista de SM. :lol: :kkk:

Pretty,

Entre a SRAD 750 e a SRAD 1000, a diferença de desempenho passa a ser brutal, em uma pista de alta?
Jota

Mensagem por Jota »

Bagé escreveu:Aí Jota, torque não quer dizer desempenho, se fosse assim um trator batia todas as motos hehehehe.
Pois é, Bagé, mas a 600 não tem só torque de twister, até 5000rpm tem POTÊNCIA de twister, então dá pra andar facim facim sem sustos. Moto boa pra começar.
MAD
Dinossauro
Contato:

Mensagem por MAD »

Jota escreveu:Ande na CBR600/R6 até 5000rpm e vc terá uma twister. 8)
1. Andar numa CBR até 5mil rpm, isso non ecziste!
2. Em 6ª marcha, qualquer retomada na CBR já despacha qualquer 250 brincando (pelo menos a Twister, a Fazer acomapanha }:) )
Viajaire é preciso...

Robson

Mensagem por Robson »

Ae MAD, eu ando na RF600R do meu irmão, o Wandic, a 5 mil rpm na boa.

Não é uma CeBeÉrrrrrrre, mas é uma moto de 100CV que corta em 13 mil giros.

A 5 mil giros na estrada ela está a 100 km/h... geralmente piloto a RF entre 120 e 150 km/h, dependendo da estrada...

Já acompanhei amigos de SS em serras, não tenho intimidade nenhuma com a moto, e qdo eles querem ver o oco, vão sozinhos na frente, e eu brincando mais pra trás, dentro do que eu sei fazer...

De novo, do jeito que falam até parece que moto tem vontade própria...

A CBR600 só anda acima de 5 mil giros SE e SOMENTE SE o piloto quiser.

Abraços
Responder