Diário de mecânica - Com o que você sujou as mãos hoje?
-
Criamangostas
- Mito
Re: Diário de mecânica - Com o que você sujou as mãos hoje?
Danoninho, como você anda muito em estrada talvez seria adequado trocar o óleo com mais frequência 

Apenas a título de curiosidade. O mamute ficou pronto. Pedi para equalizar os buras e regular as válvulas. O terceiro carburador estava dando excesso de mixolina. Segundo ele, ficou zero agora. Já as válvulas, resolvi mexer a contra gosto. Outro mecanico que conheço, talvez um dos melhores da região, havia me desaconselhado a mexer nas válvulas. Falou que na bandit era bobeira
. Daí o mecânico que está mexendo, segundo ele, as folgas não estavam iguais em todos cilindros, porém TODOS dentro das especificações. Isso a moto com 57k km. Mamute é foda 
Mas, não é na CIDADE o uso mais severo? Que eu saiba na estrada o trabalho da máquina é muito mais light...Criamangostas escreveu:Danoninho, como você anda muito em estrada talvez seria adequado trocar o óleo com mais frequência
Cursino, no caso de máquinas grandes, agora numa CG, estrada acaba forçando muito mais!
Ex's: XTZ 2004 - Fazer 2006 / RX125 (???) - Falcon 2001 - Virago 98 - YBR 2005 - GS500 2008 - XTZ125 2006 - Lander 2007 - XT600 97 - Bandit 1200N 2006 - CB500X ABS 2015 - Tiger 800XR 2017 - NC700 2014 ABS
Atual: MSM
Atual: MSM
Então, eu entendo que o que afeta a vida util do óleo é temperatura e poeira.
Acho que na cidade realmente deve aquecer mais, pois a velocidade é baixa e logo a refrigeração (que é a ar) é menor e tem um esforço maior, pois é um anda e para, bem como tem mais fuligem...
Olha sobre a troca, o manual diz 3.000 kms, eu troco entre 2,5 e 3.000, mas vou começar a trocar com 2,5mil kms mesmo.
Historia de troca de oleo de minhas motos:
Titan125-2002 (tirei zero km) colocava 1 litro, tirava 800ml do oleo na troca
YBR 04 (tirei zero km) colocava 1 litro, tirava 1 litro exatamente na troca.
Fazer250 07 (comprei seminova) colocava 1.350ml, tirava 1.100 na troca.
Titan150 09 (comprei seminova) coloco 1litro, tiro 700ml na troca, é a que mais queima óleo, e também a mais sensivel ao óleo velho.
Acho que na cidade realmente deve aquecer mais, pois a velocidade é baixa e logo a refrigeração (que é a ar) é menor e tem um esforço maior, pois é um anda e para, bem como tem mais fuligem...
Olha sobre a troca, o manual diz 3.000 kms, eu troco entre 2,5 e 3.000, mas vou começar a trocar com 2,5mil kms mesmo.
Historia de troca de oleo de minhas motos:
Titan125-2002 (tirei zero km) colocava 1 litro, tirava 800ml do oleo na troca
YBR 04 (tirei zero km) colocava 1 litro, tirava 1 litro exatamente na troca.
Fazer250 07 (comprei seminova) colocava 1.350ml, tirava 1.100 na troca.
Titan150 09 (comprei seminova) coloco 1litro, tiro 700ml na troca, é a que mais queima óleo, e também a mais sensivel ao óleo velho.
32.000kms + 24.000kms + 21.000kms + 46.127kms + 4.637kms + 63.820kms + 4.951kms + 6.170kms kms
Psn: Daninean
Verdade....motos que só andam em trânsito urbano ou que somente fazem curtos percursos é que tem que trocar o óleo com mais frequência...Cursino escreveu:Mas, não é na CIDADE o uso mais severo? Que eu saiba na estrada o trabalho da máquina é muito mais light...Criamangostas escreveu:Danoninho, como você anda muito em estrada talvez seria adequado trocar o óleo com mais frequência
São as conhecidas "condições severas de utilização" que constam da maioria dos manuais...
" Deus construiu no céu a melhor pista, com as melhores retas e curvas, e veio buscar meu filho para ser seu piloto. "
Tenho pensado em colocar um relógio para controlar a temperatura do óleo na DR, mas tá difícil achar algo discreto. A maioria é relógios redondos e o menor de é de 52mmm. Seria muito bom para monitar melhor o motor
Anubis, tenta um digital.
- diegonunes
- Dinossauro
Além da poeira, temperatura, uso severo em geral... outro item que detona absurdamente o óleo é o combustível. Lembrem-se que a borra resultante da queima tem sua quantidade relacionada com a qualidade da gasolina que usamos.
Associando isso ao uso cotidiano da moto no trânsito, é importante sim antecipar a troca do óleo, ainda mais quando a moto não tem refrigeração líquida. Salvo engano, pra completar a desgraça, a Titan não tem filtro de óleo né?
Sugiro que troque com 2k.
Associando isso ao uso cotidiano da moto no trânsito, é importante sim antecipar a troca do óleo, ainda mais quando a moto não tem refrigeração líquida. Salvo engano, pra completar a desgraça, a Titan não tem filtro de óleo né?
Sugiro que troque com 2k.
DIEGO NUNES | RECIFE-PE |Yamaha Ténéré 250
Fazer 250, New Fazer 250, XRE 300 ^
Motoboy qye e motoboy troca oleo de titan com 800km... hehehe...
Pra mim e desperdicio. Na tenere troco de 5000km em 5000km. O bolso e o meio ambiente agradecem.
Pra mim e desperdicio. Na tenere troco de 5000km em 5000km. O bolso e o meio ambiente agradecem.
E usa Mobil Preto!RAlves escreveu:Motoboy qye e motoboy troca oleo de titan com 800km... hehehe...
Não tem filtro não....acho que deveria ter, coisa basica e barata.... mas tudo bem...
2 mil kms.... ainda confio no manual nesse sentido rsrs (Quando é pra usar no máximo sigo o manual, quando é pra ser preventivo,
ignoro o manual
2 mil kms.... ainda confio no manual nesse sentido rsrs (Quando é pra usar no máximo sigo o manual, quando é pra ser preventivo,
ignoro o manual

32.000kms + 24.000kms + 21.000kms + 46.127kms + 4.637kms + 63.820kms + 4.951kms + 6.170kms kms
E cinco minutos depois da troca já está dando estouros por aiJoaquim escreveu:E usa Mobil Preto!RAlves escreveu:Motoboy qye e motoboy troca oleo de titan com 800km... hehehe...![]()
Conversando com um amigo que tem uma xre, me falou que troca de mil em mil. Segundo ele, povo da CC que indicou
. Falei que estava jogando dinheiro fora. Que poderia trocar de 3 em 3k km.
Se o câmbio começa a ficar duro, ficando difícil achar neutro...troco óleo. Pode ser com 1000Km ou 3000Km.
Suzuki Freewind 2003.
"Zoiúda"
Rodando rumo aos 200 mil km com ela!!!
"Zoiúda"
Rodando rumo aos 200 mil km com ela!!!
Com a Fazer que era 5 mil, sempre trocava com quase 5mil, nunca tive problemas.....nem o cambio mudava..... só o baruho do motor que fazia barulho de valvulas quando bem quente
- diegonunes
- Dinossauro
Cara, fiz a clássica pergunta numa CC Honda pra testar o quão são ladrões. O cara disse, - aqui, recomendamos trocar a cada 1k, eu ri alto e debochei. Entrei com argumento técnico e disse que isso é roubo, o cara rapidinho mudou de direção. Alegou que isso era pra evitar bater o motor, porque tem cliente que não olha o nível de óleo e talz.. mais uma vez se fudeu. A moto não baixa óleo consideravelmente com 1k rodados. Enfim, disse que era putaria da CC e que iria denunciar no SAC da Honda (grande merda). É lorota pra roubar o cliente incauto.Baeta escreveu:Conversando com um amigo que tem uma xre, me falou que troca de mil em mil. Segundo ele, povo da CC que indicou. Falei que estava jogando dinheiro fora. Que poderia trocar de 3 em 3k km.
Eu sou dos que costuma trocar o óleo nas quilometragens indicadas pelo fabricante, mas dou um desconto quando passo um bom período usando a moto somente em trânsito fechado, percursos curtos...
Hoje, graças ao trânsito caótico em Recife e qualidade duvidosa da gasolina, tenho eleito a cada 3k.
- diegonunes
- Dinossauro
Engraçado, nas duas Fazers que eu tive, chegando nos 4k o câmbio começava a ficar diferente, mais áspero. Foda foi na primeira troca de óleo, com 1k (peguei as duas zero km). Chegava nos 700-800km o câmbio ficava muito ruim.Daninean escreveu:Com a Fazer que era 5 mil, sempre trocava com quase 5mil, nunca tive problemas.....nem o cambio mudava..... só o baruho do motor que fazia barulho de valvulas quando bem quente
- diegonunes
- Dinossauro
O nome Electrolux, é conhecido de muitos por aqui né? Pois bem.
Temos um aspirador da marca, modelo Hidrovac Turbo, aspira pó e líquidos. Há um anos, mais ou menos, o danado foi encostado porque quando ligava fazia um barulho muito forte, parecia um avião turbinado decolando. Na época, liguei na assistência e perguntei o que era preciso pra reparar o problema. De cara, a atendente disse que era um problema no motor, ocasionado por sujeira. Valor, R$ 130,00.
Desse dia pra cá, fiquei com a pulga atrás da orelha.
Hoje, deu a doideira na cabeça e desmontei o danado. Antes disso, liguei na assistência novamente e o discurso foi o mesmo. Meti a chave philips pra cima e o desmanchei. Como já tava puto por estar todo sujo do pó do desgraçado, não tive paciência de tirar fotos.
Analisei o motor e não existia um defeito sequer, rolamentos inteiros, sem roncar, escovas em ordem, enfim, motor não era. Desci pra parte da turbina, ahá!!! Achei o problema.

Realmente era sujeira e empeno da turbina. Vendo a foto a cima, não sei se da pra perceber que existem umas aletas internas. As aletas estavam repletas de sujeira, resíduos estes que se tornaram praticamente pedras. Isso causou desbalanceamento e empeno.
Limpei direitinho e fui desempenando com a mão e uma chave de fenda. Montei tudo certinho e pimba, ficou novo zerado!
Descobri mais uma empresa filha da puta. Além de raramente ter peças de reposição (filtros internos, mangueiras, bicos...) fazem essa sacanagem com o cliente sem astúcia, rs.
Electrolux,
Temos um aspirador da marca, modelo Hidrovac Turbo, aspira pó e líquidos. Há um anos, mais ou menos, o danado foi encostado porque quando ligava fazia um barulho muito forte, parecia um avião turbinado decolando. Na época, liguei na assistência e perguntei o que era preciso pra reparar o problema. De cara, a atendente disse que era um problema no motor, ocasionado por sujeira. Valor, R$ 130,00.
Desse dia pra cá, fiquei com a pulga atrás da orelha.
Hoje, deu a doideira na cabeça e desmontei o danado. Antes disso, liguei na assistência novamente e o discurso foi o mesmo. Meti a chave philips pra cima e o desmanchei. Como já tava puto por estar todo sujo do pó do desgraçado, não tive paciência de tirar fotos.
Analisei o motor e não existia um defeito sequer, rolamentos inteiros, sem roncar, escovas em ordem, enfim, motor não era. Desci pra parte da turbina, ahá!!! Achei o problema.

Realmente era sujeira e empeno da turbina. Vendo a foto a cima, não sei se da pra perceber que existem umas aletas internas. As aletas estavam repletas de sujeira, resíduos estes que se tornaram praticamente pedras. Isso causou desbalanceamento e empeno.
Limpei direitinho e fui desempenando com a mão e uma chave de fenda. Montei tudo certinho e pimba, ficou novo zerado!
Descobri mais uma empresa filha da puta. Além de raramente ter peças de reposição (filtros internos, mangueiras, bicos...) fazem essa sacanagem com o cliente sem astúcia, rs.
Electrolux,
zeradona novamente! pau nela! que belezaBaeta escreveu:Isso a moto com 57k km. Mamute é foda
saudações