Primeira Moto - Impossível uma 1000 cc?
-
m_pires01
Re: Primeira Moto - Impossível uma 1000 cc?
HardMan,hardmen escreveu:Dependendo do camarada montado na moto, pode dar até uma CB 500 que ele vai sematar da mesma forma... ...motoboys morrem com 125cc pq é conveniente ser motoboy com moto pequena...m_pires01 escreveu: Bruno,
Na boa, ta afim de comprar uma 1000cc, vai firme. Todo dia tem motoboy que se mata com 125cc.![]()
Um exemplo profissional que mostra que as coisas "não são bem assim" chama-se Jorge Lorenzo... ...o moleque tava acostumado à esmerilhar a 250 bo mundial, subiu pra MotoGPe foi até arrojado no primeiro trimestre... ...andou tomando uns tombos feios e agora mudou de opinião quanto ao próprio arrojo (não me lembro a fonte da notícia)m_pires01 escreveu:Diferente do que o pessoal cita, eu acho que vc pode começar com uma 1000 cc sim, desde que não queira sair acelerando como louco. Compre a 1000, vá com calma no inicio.
Cursos ensinam como lidar com a máquina nas condições de pista... ...mas somente o dia-à-dia vai ensinar o cara a conhecer determinadas características da moto em condições adversas (chuvas, óleo, poeira, neblina, asfalto enrugado...)m_pires01 escreveu:Depois de perder o medo, faça um curso de pilotagem...quer correr? Pôe na pista, compre macacão , etc...
Um amigo meu (de novo) tinha a "experiência" de 6000Km rodados em uma Comet 650 (piloto de reta) comprou uma SRAD 750 "zerada" e nos 1000Km, foi pra pista, num vacilo em uma curva, raspou o "raspador" da bota no solo, se assustou e perdeu o controle (90Km/h), detonou o macacão novo, detonou uma das luvas e a moto... ...bem, A MOTO...![]()
Tenho uma 125cc e digo por mim, com os tombos que já tomei (todos com equipamento apropriado), as chuvas e o sufoco às vezes nas estradas onde "quadrupedes não respeitam mesmo as pequenas", os torós e os játos d´água na cara não me fizeram desistir de continuar andando de moto (ando e moto à 1 ano e 2 meses)... ...posso dizer (por mim) que tudo o que tenho passado montado em uma pequena, me anima à comprar uma maior mas jamais desmerecer as situações (boas ou ruins) montado na pequena![]()
Abraços...
Entre nosso amigo que quer uma 1000cc e Jorge Lorenzo, vc fez uma comparação que não entendi. Um quer andar aos finais de semana. O outro extrair o máximo da moto. Não se pode usar como parâmetro.
Os cursos ensinam a lidar com a maquina em condições de pista, que na minha opinião, continuam sendo o local apropriado para começar a explorar e conhecer bem ,as maquinas como uma srad 1000. Pelo que vc falou, seu amigo teria caido do mesmo jeito com a comet, já que se assustou com o "raspador da bota"(?) ao tocar o solo.
Tenho uma scooter 125cc que uso para o dia a dia, e que posso me matar do mesmo jeito do que com minha F, aliás acho que até mais fácil de scooter em SP pois os carros não respeitam. Agora desmerecer moto pequena, não entendi porque vc citou. Só acho que não é necessário ter que começar a aprender com uma pequena cilindrada.
Editado pela última vez por m_pires01 em 03 Ago 2008, 11:47, em um total de 1 vez.
-
Robson
MAD, reforço o que o Jota escreveu, uma 600cc é mansa demais da conta...MAD escreveu:Bebeu J???? Mesmo que até 5000rpm ela não seja tão forte, não dá pra comparar, muito menos a uma Twister.Jota escreveu:Força = torque.
Nesse sentido são motos facilmente domesticáveis sim, se vc andar até 5000rpm numa 600 vc estará andando em uma GS 500, no máximo, quiçá numa twister.
Vc tá impressionado demais... 8)
Há algum tempo atrás peguei a SRAD 750 de um amigo, andei com meu filho de 9 anos na garupa, fiquei impressionado com a docilidade da moto, andando em baixo giro. É uma moto muito leve, dá para tocar tranquilamente a 60, 70 km/h... e se quiser ver o oco, tem motor mais que suficiente pra isso.
Tudo depende da mão direita.
Abraços
-
m_pires01
Cara concordo com vc, depende realmente da mão do cara. Se o problema fosse a máquina motoboys não se matavam todo dia de 125cc.Robson escreveu:MAD, reforço o que o Jota escreveu, uma 600cc é mansa demais da conta...MAD escreveu:Bebeu J???? Mesmo que até 5000rpm ela não seja tão forte, não dá pra comparar, muito menos a uma Twister.Jota escreveu:Força = torque.
Nesse sentido são motos facilmente domesticáveis sim, se vc andar até 5000rpm numa 600 vc estará andando em uma GS 500, no máximo, quiçá numa twister.
Vc tá impressionado demais... 8)
Há algum tempo atrás peguei a SRAD 750 de um amigo, andei com meu filho de 9 anos na garupa, fiquei impressionado com a docilidade da moto, andando em baixo giro. É uma moto muito leve, dá para tocar tranquilamente a 60, 70 km/h... e se quiser ver o oco, tem motor mais que suficiente pra isso.
Tudo depende da mão direita.
Abraços
- MAD
- Dinossauro
- Contato:
Robson, só porque eu disse que as 600 andam muito, não quer dizer que eu tenha medo. Eu dei a entender isso? Eu disse que peguei ela numa estrada de serra e acelerei sem problemas, não foi? Mas que ela anda ela anda, talvez não para os parâmetros de poucos aqui que dominam os limites de uma 1000cc. E quando eu disse que ela anda muito, foi muito mais pensando na situação de um novato pilotando uma. Se eu nunca tivesse pilotado uma moto antes, com toda certeza eu teria medo.Robson escreveu:MAD, não tem incoerencia nenhuma, é simples.
Vc tem medo, o cara pode não ter.
Outra coisa é que você está partindo do princípio de que ele não tem medo. Pra começar ter medo não é ruim, é essencial para a sobrevivência, ser dominado pelo medo sim é ruim. Quem não tem medo nem perguntaria o que os outros acham, simplesmente compraria sem perguntar pra ninguém. Se ele fez a pergunta, é porque tinha receio de estar tomando uma decisão insensata.
Depende da 600cc, uma naked sim, mas uma SS sempre estará longe de ser chamada de ideal pra cidade.Robson escreveu:Uma 600cc eu acho a moto ideal para brincar em cidade e estrada...
Pois é Robson, releia a última frase. Na teoria é fácil, mas na prática a história é outra by RobsonRobson escreveu:Não, não anda muito... é claro que estou falando de parâmetros que talvez vc não tenha ainda, apesar de seus 2 anos de experiência.
Cara, eu lembro de qdo vc comprou a Fazer, fez alguma bobagem com ela, nego aqui meteu o pau e eu fui um dos que te defenderam...
Começar com moto grande ou não vai da responsabilidade de cada um.
Eu não tenho experiência nenhuma de pilotagem, não sei pendular, não sei frear esportivamente, não sei fazer uma tomada de curva, isso com quase 18 anos que ando de moto, e já peguei motos muito potentes na estrada e cidade e não me matei. Tive 2 RD350, moto que todo mundo acha um perigo, e não morri.
Depende da cabeça de cada, generalizar e dizer que toda moto grande é perigosa pq é potente, é bobagem.
É só controlar a mão direita que não se terá problemas.
Foi oportuno tu falar na minha queda, eu fiz bobagem na primeira semana com a Fazer, e se fosse com uma 1000 dá pra imaginar que a merda seria bem maior. Como eu muitos aqui caíram no período de aprendizado, e não adianta, a regra natural é essa, a gente engatinha, depois se equilibra nos dois pés (eventualmente cai), caminha e depois corre.
Tu usou o argumento de ter tido duas RD350, mesmo sem ter tido uma técnica aprimorada, e não ter morrido. Mas em primeiro lugar, tu não teve as RD logo de cara, então isso não se aplica na situação. E mesmo já tendo anos de moto, não esqueça que graças ao protetor de coluna tu não teve ferimentos graves ou sequelas daquele tombo de RD.
Sim, vamos falar sério, tu exagerou aqui, convenhamos...Robson escreveu: Vamos falar sério...
Eu acho motos 125cc perigosas....
Os pneus são ruins, a maioria tem freio a tambor na frente, são motos leves, com falta de potência mas que atingem velocidades elevadas para o tamanho e peso da moto.
Então, se o cara fizer bobagem tb é forte candidato a morrer em cima de uma 125. Como acontece aos montes todo dia.
Os pneus não são ruins para a proposta da moto, existem várias opções com freio a disco, e as velocidades que elas atingem (cerca de 110 reais) são compatíveis com a estrutura delas. Para a cidade elas não são perigosas, e para a estrada, sempre recomendo pelo menos uma 250. Essas bobagens que tem matado pilotos de 125 (e de outras categorias) aos montes tem nome: imprudência. Só que as 125 são 90% da frota e são usadas em moto-frete.
Isso que acontece com quem abusa de SS em lugar impróprio faz parte de outro problema Robson, nossas ruas e estradas não foram preparadas para se tirar tudo de uma SS. E é verdade! As SS podem surpreender até os mais experientes... só falta tu me dizer que quanto menos experiente menor a chance do cara se acidentar numa SS.Robson escreveu: Essa é a regra... qto mais experiente, mais abusado, maior a exposição a acidentes.
Semana passada um amigo jaspion daqui da região foi a um enterro de outro amigo, experiente, que abusou e se acidentou.
Foi o segundo esse ano.
Robson, tu acha um perigo pegar qualquer veículo de 2 rodas depois das fracas aulas da moto-escola, mas não vê problema algum em alguém pegar uma SS sem experiência alguma. Não soa ilógico isso?Robson escreveu:A falha na nossa legislação é deixar o cabra pegar qualquer veículo de 2 rodas depois de algumas aulas teóricas e 1/2 duzia de voltas circulando cones em um pátio fechado...MAD escreveu: É praticamente consenso que uma das grandes falhas da nossa legislação é justamente permitir isso, que qualquer pessoa possa tirar carteira num dia e comprar uma superbike de 180cv no outro. Mas agora aqui no forum tá virando crime falar coisas "politicamente corretas". Repito aqui o desafio: duvido que alguém aqui daria o mesmo conselho pro próprio filho. Mas como o cu é do outro...
Concordo que as moto-escolas não ensinam muito, mas dos males o pior, se a nossa realidade é essa, que pelo menos se comece com uma moto menor. Outros países tem testes de habilitação muito mais exigentes, e dentre esses, em alguns o cara não pode pegar uma moto de alta cilindrada logo de cara.
Mas enquanto não temos leis decentes, dependemos do bom senso nosso e dos outros, e o bbslopes já tem bastante opiniões pra ele mesmo tomar sua decisão. Cada um é livre pra achar o que quiser, "posso não concordar com uma palavra do que dizeis, mas defenderei até a morte vosso direito de dizê-lo" by Voltaire, e se ele concordar com a opinião de quem não vê problema, então "Faça o que tu queres pois é tudo da lei" by Raulzito
Abraços.
Viajaire é preciso...
A curva é a distância mais divertida entre dois pontos
"Os problemas do mundo não podem ser resolvidos por céticos ou cínicos, cujos horizontes se limitam às realidades evidentes. Precisamos de pessoas capazes de imaginar o que nunca existiu." John F. Kennedy
A curva é a distância mais divertida entre dois pontos
"Os problemas do mundo não podem ser resolvidos por céticos ou cínicos, cujos horizontes se limitam às realidades evidentes. Precisamos de pessoas capazes de imaginar o que nunca existiu." John F. Kennedy
Para mim a melhor moto-escola são as pequenas motonetas: mobiletes, vespas, neos e cubs. E aprender aos 15-16 anos.
Infelizmente, no Brasil, isso nâo é permitido.
Moto é um veículo simples, mesmo quando potente. Não é um carro com ar condicionado, direção hidraúlica ou vidro elétrico. Tem que se gostar de andar. Nisso uma mobilete, uma 250 ou uma 1000 são parecidas.
Porquê começar em uma mil? Poder, dinheiro, querer aparecer, ou desconhecimento do prazer de andar de moto, independentemente da cilindrada.
Não tenho nada contra o poder e o dinheiro conquistados honestamente, nessas condições é possivel iniciar em uma 1000 - quem pode, vá em frente.
Ainda prefiro imaginar as grandes motos como conquistas prazeirosas após conhecer o mundo motociclismo.
Infelizmente, no Brasil, isso nâo é permitido.
Moto é um veículo simples, mesmo quando potente. Não é um carro com ar condicionado, direção hidraúlica ou vidro elétrico. Tem que se gostar de andar. Nisso uma mobilete, uma 250 ou uma 1000 são parecidas.
Porquê começar em uma mil? Poder, dinheiro, querer aparecer, ou desconhecimento do prazer de andar de moto, independentemente da cilindrada.
Não tenho nada contra o poder e o dinheiro conquistados honestamente, nessas condições é possivel iniciar em uma 1000 - quem pode, vá em frente.
Ainda prefiro imaginar as grandes motos como conquistas prazeirosas após conhecer o mundo motociclismo.
- Optimus Leo
- Mito
Putz mais quanta ignorancia tem aqui neste topico
E simples: andar de moto nao e algo natural para o ser humano. E um processo aprendido e que a experiencia conta muito.
Cual e o problema mais comun en cualquer moto? Falha do atuador do guidao.
Uma 125 e melhor escola do que uma 1000. A mil faz curva melhor, acelera mais rapido, freia muito melhor e responde ao pe da letra a cualquer estimulo que o piloto faz, mais para un piloto novato, tudo isso e contraproducente.
Faz curva muito melhor: De repente a moto deita muito e o cara se asusta e entao freia, solta o acelerador ou acelera mais (Muito comun em um novato) e entao arrebenta a moto
Acelera mais rapido: Poder corrompe (E so ver os politicos). Um pode dizer que tem bom senso, que e maduro, que nao vai viver enrolando o cabo. MENTIRA. Sempre vai chegar un momento que voce acha que domina a moto, e tua mao direita vai girar um pouco mais...so que depois acelera tanto, que voce pode se desesperar (Porque nao tem a experiencia) e vai cometer cagada. Nas belas vias sulamericanas que parecen a superficie lunar cheia de buracos, voce pode estar rodando na sua 600 "tranquilamente" a 5000 RPM...e de repente, cai num buraco e tua mao sem querer gira ums 5 milimetros...e a moto passa de ser uma "Twister bombada" a girar numas 7000 RPM e vira num foguete que ja esta empinando rumo ao ceu. Tudo isso numa fraccao de segundo, e voce nao vai saber reaccionar.
Freia melhor: So um carro de Formula 1 tem maior poder de freiagem que uma moto esportiva. Imagina que voce vai rodando a 120 km/h na rodovia, e de repente, um carro fecha voce na tua frente. Como voce nao tem experiencia, pode acontecer duas coisas:
1) Aperta tao forte o freio, a traseira levanta, voce se asusta e qualquer coisa pode acontecer (Bater no carro, levar chao, sair atropelado, etc)
2) Aperta ele forte, trava a roda e chao na certa.
Responde melhor a cualquer estimulo ou input do piloto: Que a moto faca o que o piloto manda ela fazer e algo excelente, mais NAO para um piloto novato que NAO sabe o que esta fazendo. Uma moto pequena perdoa e MUITO os erros de pilotagem, uma moto esportiva nao.
Comecar em moto grande e besteira. Se voce nao se pode divertir numa moto pequena e lenta, entao busque outro hobby que nao ponha em risco a outras pessoas, e que nao requira tanta dedicacao, disciplina e paciencia.
E simples: andar de moto nao e algo natural para o ser humano. E um processo aprendido e que a experiencia conta muito.
Cual e o problema mais comun en cualquer moto? Falha do atuador do guidao.
Uma 125 e melhor escola do que uma 1000. A mil faz curva melhor, acelera mais rapido, freia muito melhor e responde ao pe da letra a cualquer estimulo que o piloto faz, mais para un piloto novato, tudo isso e contraproducente.
Faz curva muito melhor: De repente a moto deita muito e o cara se asusta e entao freia, solta o acelerador ou acelera mais (Muito comun em um novato) e entao arrebenta a moto
Acelera mais rapido: Poder corrompe (E so ver os politicos). Um pode dizer que tem bom senso, que e maduro, que nao vai viver enrolando o cabo. MENTIRA. Sempre vai chegar un momento que voce acha que domina a moto, e tua mao direita vai girar um pouco mais...so que depois acelera tanto, que voce pode se desesperar (Porque nao tem a experiencia) e vai cometer cagada. Nas belas vias sulamericanas que parecen a superficie lunar cheia de buracos, voce pode estar rodando na sua 600 "tranquilamente" a 5000 RPM...e de repente, cai num buraco e tua mao sem querer gira ums 5 milimetros...e a moto passa de ser uma "Twister bombada" a girar numas 7000 RPM e vira num foguete que ja esta empinando rumo ao ceu. Tudo isso numa fraccao de segundo, e voce nao vai saber reaccionar.
Freia melhor: So um carro de Formula 1 tem maior poder de freiagem que uma moto esportiva. Imagina que voce vai rodando a 120 km/h na rodovia, e de repente, um carro fecha voce na tua frente. Como voce nao tem experiencia, pode acontecer duas coisas:
1) Aperta tao forte o freio, a traseira levanta, voce se asusta e qualquer coisa pode acontecer (Bater no carro, levar chao, sair atropelado, etc)
2) Aperta ele forte, trava a roda e chao na certa.
Responde melhor a cualquer estimulo ou input do piloto: Que a moto faca o que o piloto manda ela fazer e algo excelente, mais NAO para um piloto novato que NAO sabe o que esta fazendo. Uma moto pequena perdoa e MUITO os erros de pilotagem, uma moto esportiva nao.
Comecar em moto grande e besteira. Se voce nao se pode divertir numa moto pequena e lenta, entao busque outro hobby que nao ponha em risco a outras pessoas, e que nao requira tanta dedicacao, disciplina e paciencia.
E melhor ser um corredor por 5 minutos, do que um espectador por toda uma vida.
Frizione a secco / Amici del bicilindrico
"Without RACING, there is no HONDA" Soichiro Honda
Nina escreveu: acho que deveria ser criado um outro FOL. os fãs do optimus leo.
Tenho uma 1100 a uns dois anos + - , sinceramente não vejo a possibilidade de uma 1000cc ser primeira moto.
Já ando de motos a mais de 10 anos, mas mesmo assim me surpreendo de vez em quando com a força de uma 1000cc e quase sempre o sangue frio e a experiência faz a diferença pra sair de uma situação ou outra.
Mas se é seu sonho, fazer o que, só vc pode tomar suas decisões e arcar com as consequências depois.
Nem sempre o que vale para um serve para todos, se conhece seus limites e acha que não irá fazer de pegas ou abusar da velocidade, ... seja feliz.
Só um detalhe, tombos ridículos acontecem quando se está aprendendo, então se cair com uma ss prepare seu bolso.
Já ando de motos a mais de 10 anos, mas mesmo assim me surpreendo de vez em quando com a força de uma 1000cc e quase sempre o sangue frio e a experiência faz a diferença pra sair de uma situação ou outra.
Mas se é seu sonho, fazer o que, só vc pode tomar suas decisões e arcar com as consequências depois.
Nem sempre o que vale para um serve para todos, se conhece seus limites e acha que não irá fazer de pegas ou abusar da velocidade, ... seja feliz.
Só um detalhe, tombos ridículos acontecem quando se está aprendendo, então se cair com uma ss prepare seu bolso.
Comet GT 250
- Optimus Leo
- Mito
Discutindo com um amigo meu motociclista (Que ja tem quase 30 anos andando de moto e agora e que tem sua R1), eu estava comentado a ele que tem pessoal que diz ter autocontrole, que fala que e maduro e nao vai abusar nem andar inventando demais, que fala que vai levar a moto suavezinho, etc, etc, etc e eu disse que isso era mentira, que nao tem pessoal assim.
Ele me disse "Mentira. Tem pessoas como voce, que pudendo comprar uma moto grande, preferem comprar uma moto pequena e aprender bem nela e ir subindo pouco a pouco a medida que se sintan comfortaveis com a moto. Esses sim tem autocontrole, sim sabem se moderar e sim sao maduros de verdade".
Da pra pensar um pouco, né?
Ele me disse "Mentira. Tem pessoas como voce, que pudendo comprar uma moto grande, preferem comprar uma moto pequena e aprender bem nela e ir subindo pouco a pouco a medida que se sintan comfortaveis com a moto. Esses sim tem autocontrole, sim sabem se moderar e sim sao maduros de verdade".
Optimus Leo escreveu:Discutindo com um amigo meu motociclista (Que ja tem quase 30 anos andando de moto e agora e que tem sua R1), eu estava comentado a ele que tem pessoal que diz ter autocontrole, que fala que e maduro e nao vai abusar nem andar inventando demais, que fala que vai levar a moto suavezinho, etc, etc, etc e eu disse que isso era mentira, que nao tem pessoal assim.
Kona The King
-
Robson
Ae MAD,
"Outra coisa é que você está partindo do princípio de que ele não tem medo. Pra começar ter medo não é ruim, é essencial para a sobrevivência, ser dominado pelo medo sim é ruim. "
Cara, pára de ler essas baboseiras que vc anda lendo sobre pilotagem e vai andar de moto....
Isso que vc citou acima é clichê puro...
Vc confunde medo com prudência.
Se tiver medo é melhor nem olhar pra uma moto.
"Depende da 600cc, uma naked sim, mas uma SS sempre estará longe de ser chamada de ideal pra cidade. "
Depende nada... qualquer 600cc é mansa pra cacete, é ideal para se brincar na cidade e estrada...
Na cidade, se vc andar em baixo giro, é uma moto leve, compacta, manobrável e dócil... na estrada vc escolhe entre passear a 100 km/h ou acima de 200.
Vc está impressionado... deixa andar em uma maior pra vc ver... 8)
"Tu usou o argumento de ter tido duas RD350, mesmo sem ter tido uma técnica aprimorada, e não ter morrido. Mas em primeiro lugar, tu não teve as RD logo de cara, então isso não se aplica na situação. "
Aplica-se sim, eu tive uma Sahara antes das RDs e uma Virago antes da Sahara....
O que eu sabia de pilotagem ?
Nada.... contive minha mão até dominar a RD, que convenhamos, difere de tudo que vc já tenha pilotado..... 2T, 55CV, sem freio motor... se não fosse os maravilhosos freios das 2 que eu tive, eu tinha me metido em encrenca mais de 1 vez. Só que tem de aprender a freair a RD e isso só foi acontecer depois de eu acostumar com a moto.
"Sim, vamos falar sério, tu exagerou aqui, convenhamos...
Os pneus não são ruins para a proposta da moto, existem várias opções com freio a disco, e as velocidades que elas atingem (cerca de 110 reais) são compatíveis com a estrutura delas. Para a cidade elas não são perigosas,....
Exagerei ??
Pode perguntar para qualquer bom piloto o que é mais perigoso, andar a 90 km/h em uma avenida movimentada com uma 125cc ou com uma 500cc... 8)
"Robson, tu acha um perigo pegar qualquer veículo de 2 rodas depois das fracas aulas da moto-escola, mas não vê problema algum em alguém pegar uma SS sem experiência alguma. Não soa ilógico isso? "
Não, não soa.
Vc fala que tem experiência, andou tomando uns tombos em track days e tals... pilota uma moto de 45-50CV.
Vc se acha preparado para pegar um foguete de 170CV ????
Todo mundo começa um dia meu caro... mesmo quem tem experiencia com moto pequena.
Nese caso, a teoria é uma só, a prática só será outra SE E SOMENTE SE a cabeça do cabra for fraca.
Abraços
"Outra coisa é que você está partindo do princípio de que ele não tem medo. Pra começar ter medo não é ruim, é essencial para a sobrevivência, ser dominado pelo medo sim é ruim. "
Cara, pára de ler essas baboseiras que vc anda lendo sobre pilotagem e vai andar de moto....
Vc confunde medo com prudência.
Se tiver medo é melhor nem olhar pra uma moto.
"Depende da 600cc, uma naked sim, mas uma SS sempre estará longe de ser chamada de ideal pra cidade. "
Depende nada... qualquer 600cc é mansa pra cacete, é ideal para se brincar na cidade e estrada...
Na cidade, se vc andar em baixo giro, é uma moto leve, compacta, manobrável e dócil... na estrada vc escolhe entre passear a 100 km/h ou acima de 200.
Vc está impressionado... deixa andar em uma maior pra vc ver... 8)
"Tu usou o argumento de ter tido duas RD350, mesmo sem ter tido uma técnica aprimorada, e não ter morrido. Mas em primeiro lugar, tu não teve as RD logo de cara, então isso não se aplica na situação. "
Aplica-se sim, eu tive uma Sahara antes das RDs e uma Virago antes da Sahara....
O que eu sabia de pilotagem ?
Nada.... contive minha mão até dominar a RD, que convenhamos, difere de tudo que vc já tenha pilotado..... 2T, 55CV, sem freio motor... se não fosse os maravilhosos freios das 2 que eu tive, eu tinha me metido em encrenca mais de 1 vez. Só que tem de aprender a freair a RD e isso só foi acontecer depois de eu acostumar com a moto.
"Sim, vamos falar sério, tu exagerou aqui, convenhamos...
Os pneus não são ruins para a proposta da moto, existem várias opções com freio a disco, e as velocidades que elas atingem (cerca de 110 reais) são compatíveis com a estrutura delas. Para a cidade elas não são perigosas,....
Exagerei ??
Pode perguntar para qualquer bom piloto o que é mais perigoso, andar a 90 km/h em uma avenida movimentada com uma 125cc ou com uma 500cc... 8)
"Robson, tu acha um perigo pegar qualquer veículo de 2 rodas depois das fracas aulas da moto-escola, mas não vê problema algum em alguém pegar uma SS sem experiência alguma. Não soa ilógico isso? "
Não, não soa.
Vc fala que tem experiência, andou tomando uns tombos em track days e tals... pilota uma moto de 45-50CV.
Vc se acha preparado para pegar um foguete de 170CV ????
Todo mundo começa um dia meu caro... mesmo quem tem experiencia com moto pequena.
Nese caso, a teoria é uma só, a prática só será outra SE E SOMENTE SE a cabeça do cabra for fraca.
Abraços
Editado pela última vez por Robson em 03 Ago 2008, 17:34, em um total de 2 vezes.
-
Robson
hahahahaOptimus Leo escreveu:Discutindo com um amigo meu motociclista (Que ja tem quase 30 anos andando de moto e agora e que tem sua R1), eu estava comentado a ele que tem pessoal que diz ter autocontrole, que fala que e maduro e nao vai abusar nem andar inventando demais, que fala que vai levar a moto suavezinho, etc, etc, etc e eu disse que isso era mentira, que nao tem pessoal assim.
Cadê o Mosiman ??
Que mentiroso que ele é.....
Abraços
- Optimus Leo
- Mito
Robson escreveu: Cara. pára de ler essas baboseiras que vc anda lenso sobre pilotagem e vai andar de moto....
Essas "baboseiras sobre pilotagem" como voce chama, me tem salvado de levar chao varias veces. Se eu andasse de moto sem ler nada, teria levado chao varias veces como varios dos meus conhecidos que acham que andar de moto e como andar de bicicleta.
Nao seja ignorante fazendo essa afirmacao. Ja uma vez se discutiu aqui mesmo no m@d en outro topico sobre o medo. Ter sentido de auto-preservacao e o que importa. Se voce anda com medo numa moto (Muito comun num novato em uma 600SS ou superior), e muito mais provavel que voce cometa um erro.
Isso e fato. Ponto.
Mais ignorancia pura. Voce acha um foguete capaz de fazer 9 segundos no 1/4 de milha e atingir 270 km/h, e acelerar longe da tua vista en menos do que demora terminar de ler esta frase algo manso? Cual e o seu apelido? Rossi? Stoner? Pedrosa?Depende nada... qualquer 600cc é mansa pra cacete, é ideal para se brincar na cidae e estrada...
Vc está impressionado... deixa andar em uma maior pra vc ver...
Vai pra la cara, uma 600SS e uma moto de CORRIDA, que le colocaram farois e retrovisores para poder andar na rua. Como eu disse num post meu la acima, a diferenca entre estar paseando e se cagar nas calcas cuando a moto empina e tao pequena como cair num buraco e tua mao girar milimetros.
Cualquer idiota pode levar uma moto na reta, mais nao sabe reaccionar no mundo real (Se um cachorro ou pedestre atravesar na tua frente, se um carro te fechar, se tiver que pegar uma curva que voce nao conhece, etc.
Moto leve, compacta, manobravel e docil na cidade em baixas RPM? Tem certeza de que nao esta falando da tua 600? (XT). Uma 600 Supersport e uma moto nervosa, nada manobravel e compacta em baixas velocidades. E uma moto de corrida, nao foi feita para andar num corredor nem em ruas estreitas, e sim para estar numa pista devorando curvas.
Tem que ter muito cuidado com este tipo de opinioes, porque depois vem um cara novo no forum, da uma lida em comentarios como esse (Ah cara 600 e fraquinha vai fundo) e depois na semana que vem, sai um topico com uma notica "Fulano de Tal morre e mata familia de 5 cuando sua moto esportiva bateu num carro familiar"
- Optimus Leo
- Mito
Estadistica nao mente. De vez en cuando pode ter uma pessoa que comece numa moto grande e nao sufra nada, mais geralmente:Robson escreveu: hahahaha
Cadê o Mosiman ??
Que mentiroso que ele é.....
Abraços
1) Sao caras que so rodam em retas e caminhos muito isolados, ou nao anda muito de moto
2) Nao usa sequer o 30% do potencial da moto
3) Poser que so leva ela para encontros e eventos.
Nao digo que o Mosiman seja um desses, eu nao conheco o cara. Mais o que eu digo e porque tenho visto muito pessoal que compra uma 600 ou 1000 e cai numa dessas 3 categorias (E sao os mesmos caras que passam voando a 300 na rodovia, e na serra eu deixo eles atrais nas curvas).
E tambem que os chicken strips deles sao ENORMES
-
Robson
AhuAhuHAuHAuHAuhAuhAUhUAOptimus Leo escreveu:
Moto leve, compacta, manobravel e docil na cidade em baixas RPM? Tem certeza de que nao esta falando da tua 600? (XT). Uma 600 Supersport e uma moto nervosa, nada manobravel e compacta em baixas velocidades. E uma moto de corrida, nao foi feita para andar num corredor nem em ruas estreitas, e sim para estar numa pista devorando curvas.
POSER boy, vai passear com sua 400cc, vai....
- Optimus Leo
- Mito
Voce tem andado em 600SS? Em dia a dia e numa pista?Robson escreveu:
AhuAhuHAuHAuHAuhAuhAUhUA
Tenho um amigo que tem uma CBR600 e uma GS500. A GS500 da pau na CBR andando na cidade. Ademais de ser MUITO mais comfortavel.
Que voce tenha que recurrir a insultos e zoadeira so mostra o errado que voce esta e como so sabe falar besteira. Porque nao visita melhor o topico da 3ra idade? La estao todos os customzeiros barrigudos que voce se sentiria melhor
-
Robson
Optimus Leo escreveu:
Estadistica nao mente. De vez en cuando pode ter uma pessoa que comece numa moto grande e nao sufra nada, mais geralmente:
1) Sao caras que so rodam em retas e caminhos muito isolados, ou nao anda muito de moto
2) Nao usa sequer o 30% do potencial da moto
3) Poser que so leva ela para encontros e eventos.:
Porra... vc está começando a se ligar no que eu estou falando...
Vai pensando mais um pouco, vai... uma hora o tico e o teco se entendem.
Abraços
- Optimus Leo
- Mito
Entao, resumindo...compra moto grande para nao usar o potencial...Robson escreveu:
Vai pensando mais um pouco, vai... uma hora o tico e o teco se entendem.![]()
Abraços
Quem e o poser agora?
(Ou pior ainda, compra para compensar algo que a natureza nao deu
-
Robson
Optimus Leo escreveu:Voce tem andado em 600SS? Em dia a dia e numa pista?Robson escreveu:
AhuAhuHAuHAuHAuhAuhAUhUA
Tenho um amigo que tem uma CBR600 e uma GS500. A GS500 da pau na CBR andando na cidade. Ademais de ser MUITO mais comfortavel.
Que voce tenha que recurrir a insultos e zoadeira so mostra o errado que voce esta e como so sabe falar besteira. Porque nao visita melhor o topico da 3ra idade? La estao todos os customzeiros barrigudos que voce se sentiria melhor
Vc tem uma visão muito limitada do que seja andar de moto...
Pra vc a moto só é boa em alguma coisa se der pau em outra, se arrancar melhor que outra, etc...
Vê lá com o Bagé se ele liga de ficar preso no trânsito com a CBR600 dele, enquanto o cara da GS500 passa tranquilo ?
Nem todo mundo que tem SS quer ser piloto, nem todo mundo quer raspar o joelho no chão, muito menos andar pilotando esportivamente em pista... na grande maioria dos casos os donos de SS querem apenas se divertir.
Abra teu horizonte POSER BOY, aprenda com as diferenças. 8)
Abraços
-
Robson
Não, ô esperto...Optimus Leo escreveu:Entao, resumindo...compra moto grande para nao usar o potencial...Robson escreveu:
Vai pensando mais um pouco, vai... uma hora o tico e o teco se entendem.![]()
Abraços
Quem e o poser agora?![]()
(Ou pior ainda, compra para compensar algo que a natureza nao deu).
Compra moto grande, e vai aprendendo a usar o potencial dela com o tempo.... 8)
É só ter paciência, que vc por exemplo não tem... tem prudência, sabe que se tiver uma 1000cc vai se fuder com ela, por isso tem a 400.
Abraços
- Optimus Leo
- Mito
Eu acredito que tem a ferramenta certa para cada tarefa.Robson escreveu: Vc tem uma visão muito limitada do que seja andar de moto...
Pra vc a moto só é boa em alguma coisa se der pau em outra, se arrancar melhor que outra, etc...
Vê lá com o Bagé se ele liga de ficar preso no trânsito com a CBR600 dele, enquanto o cara da GS500 passa tranquilo ?
Nem todo mundo que tem SS quer ser piloto, nem todo mundo quer raspar o joelho no chão, muito menos andar pilotando esportivamente em pista... na grande maioria dos casos os donos de SS querem apenas se divertir.
Abra teu horizonte POSER BOY, aprenda com as diferenças. 8)
Abraços
Voce mata moscas usando un canhao?
Voce toma banho na pia?
Voce usa martelo para abrir a janela?
Da pra fazer todas essas tarefas, mais nao e a forma mais apropiada.
Estou e falando de fatos, nao de preferencia.
Uma GS500 e mais comfortavel e pratica para andar no trafego e dia a dia na cidade. Fato
Uma 600 e muita moto para un novato, seja a situacao que seja, e a estadistica mostra que ele tem maior probabilidades de sofrer algum acidente que se tivese pilotando uma moto menor. Fato
Tem pessoas que NAO devem de estar acima de uma moto, seja a cilindrada que seja. Fato.
A coisa e que uma SS e uma moto de CORRIDA, e nao um brinquedinho de FDS. Porque eu nao tenho comprado uma? Porque nao aproveitaria o potencial dela, e para o meu tipo de uso que dou primariamente a moto (Locomocao diaria) uma 600SS e pior opcao do que a minha 400.
De ser possivel, eu teria um de cada tipo de motos na minha garagem. Ate la, fico com a que me oferece melhor relacao custo/beneficio e que cumpra com os meus requisitos da melhor forma.