A vida e a morte em cima de uma moto

Grupo de discussão geral sobre motos.
Fabio Ninja
Dinossauro

Re: A vida e a morte em cima de uma moto

Mensagem por Fabio Ninja »

Robson escreveu:
Fabio Ninja escreveu: Enfim eu vou acabar pegando uma custom mesmo, ainda quero uma midnight.
O interessante é que ate o policial rodoviario falou isso no dia, ele disse: Os unicos motociclistas que não vejo acidentados
em rodovias são motos custom.

que bobagem.

isso me parece obvio pq o pessoal das custom em geral não se arrisca.

mas não quer dizer que a moto seja mais segura, a ponto de vc trocar a moto que vc tem hj por uma custom.

e te digo mais, moto custom é que não perdoa erros.... é pesada, freios ruins, pedaleiras baixas... falo por experiência própria, nunca cai com as custom que tive, mas já passei apertos com elas, e escapei do asfalto por pura sorte...

Abraço
Eu sei Robson, não é que as motos sejam mais seguras, é que o estllo da moto obriga voce a andar de leve,
ja vi amigo meu fazendo curva com shadow 750 e nao tem jeito ou anda de leve ou bate tudo no chao mesmo.
Quando voce tem uma esportiva é dificil andar a 120 , o negocio instiga vc a correr, quero uma moto pra andar suave mesmo.
Poderia estar num hotel em Dubai, num barquinho no Caribe,
mas eu prefiro estar aqui, andando de motos com vocês !
Joel
Dinossauro
Contato:

Mensagem por Joel »

Fabio, ja vinha acompanhando o topico e entendendo tu dilema de ver um amigo indo embora e a total frustração por não poder estender a mão em uma hora destas, mas acho que vc não deve tomar atitudes de "cabeça quente", como trocar de moto, vender a moto, etc.... Se vc quer andar de boa sem correr muitos riscos, vc vai conseguir com qualquer estilo/modelo/marca basta ir na boa. Se o problema é a turma, mude de companhia, ache um pessoal que como vc quer curtir a estrada contando os bois(como diz o pe49). Enfim, para mim a mudança passa mais pela sua cabeça do que pela garagem.
Abraço.
Tudo que me desejares, que recebas em dobro...
O homem só envelhece quando os lamentos substituem seus sonhos. Provérbio chinês
http://eDeMoto.blogspot.com
diegonunes
Dinossauro

Mensagem por diegonunes »

Perfeito.
DIEGO NUNES | RECIFE-PE |Yamaha Ténéré 250
Fazer 250, New Fazer 250, XRE 300 ^
pe49
Roda Presa

Mensagem por pe49 »

Robson escreveu:
Fabio Ninja escreveu: Enfim eu vou acabar pegando uma custom mesmo, ainda quero uma midnight........
que bobagem.... freios ruins, pedaleiras baixas... falo por experiência própria, nunca cai com as custom que tive, mas já passei apertos com elas, e escapei do asfalto por pura sorte...Abraço
buenos dias... a questao da dirigibilidade nas custons, no meu humilde entendimento depende inteiramente do piloto... tenho um grande amigo em NH... o Pavão... durante uns 2 anos tinha uma drag... na pista de autorama da tenda do umbu, ele gostava de por jaspions no bolso... (nao sei se o Bagé levou banho dele hehehe), limando pedal na esquerda e na direita..
tá certo que ele foi até premiado em provas estad de trilhas, onde aprendeu... depois da drag migrou pra uma suzuky750 e outra maior, qq coisa 1000...mas agora tá se cuidaando... cortou pela metade a cavalaria...

outra questao: porque as policias rodoviaria gringas usam HD até hoje??? se a ciclistica é tao crítica??? afinal, elas precisam dar conta de qq manobra em uma autopista...
adelante, pe49
dragstar650-1998 "Laranja Mecânica" ISRA 29929
prefiro conversar com um boi no acostamento que discutir com os burros do transito...
capacete aberto: cheirando os fedores da estrada
Não tem perdão...
KleberGT
Motoqueiro

Mensagem por KleberGT »

Em 1979, eu perdi um grande amigo, quase irmão mesmo, na minha frente.

Desciamos a Rua Bom Pastor, na Tijuca, e estávamos nuns 60 Km/h, eis que numa rua a direita, saiu um caminhão e nos ignorou, cruzou a rua principal e meu amigo acertou o caminhão em cheio, nem deu para freiar, eu escpapei por milagre. O caminhão quando tomou a porrada, freiou e meu amigo escorregou exatamente para a frente das rodas traseiras, o caminhão freiando passou por cima dele e esmagou o corpo pelo meio da coluna.

Isto, foi bem no cruzamento onde há um posto de gasolina.
Primeiramente, eu fiquei parado inerte sentado na moto, foram segundos que pareceram uma eternidade.
De repente, me lembrei que tinha que chamar alguém, uma ambulãncia, sei lá, eu tinha 19 anos e nunca tinha passado por algo assim.

No posto de gasolina se limitaram a me dar uma ficha telefônica e me apontar o orelhão.
Eu fui para o orelhão e nãoo conseguia discar para lugar algum, foi foda, deu um branco, aí me lembrei do tel de casa.
Contei o ocorrido, era perto de casa, e minha mãe ia ligar para pedir uma ambulância, bombeiro, sei lá.

Ao desligar o telefone, um menino de rua me viu e me disse que havia um hospital naquela rua, fui com ele até lá e tive que implorar que fossem atender lá o meu amigo, foi uma situação surreal.
Como esperado, meu amigo faleceu aos 20 anos de vida, nos primeiros socorros.

Ao sair do hospital, olhei para a minha moto e desisti dela.

Fiquei com ela na garagem mais de 1 ano sem ligar ou sequer olhar para ela.
Cheguei a pensar em vendê-la, quase fiz.

Um dia, uns amigos me chamaram para dar uma volta, os mesmos amigos que saiam juntos com a gente.
Acabei saindo com a moto e estou de moto até hoje, mas, as imagens que ví, nunca sairam de minha memória.
Por isto, passei a andar na rua muito mais devagar do que andava.
As vezes, até andei mais rápido do que deveria, mas, muito mudou a minha maneira de olhar o andar de moto.
A gente vai embora por nada, um tiquinho de tempo e a gente se foi.

Não desejo para ninguém que passe pelo que passei, nem um inimigo merece isto, é muito ruim.

Só o tempo para amenizr tal lembrança.

Um abraço,
Kleber
A vida é maravilhosa, curta e interminável, a única certeza é a de que ninguém sai dela com vida.

In The End There Can Be Only One!
The Highlander.
JAL
Dinossauro

Mensagem por JAL »

pe49 escreveu:a questao da dirigibilidade nas custons, no meu humilde entendimento depende inteiramente do piloto...
Bem, toda e qualquer tocada de moto depende do piloto. Se colocar um sujeito bração numa esportiva pra andar junto de um bom piloto em qq outra moto, é óbvio que o bom piloto vai deixar longe o bração.
pe49 escreveu:tenho um grande amigo em NH... o Pavão... durante uns 2 anos tinha uma drag... na pista de autorama da tenda do umbu, ele gostava de por jaspions no bolso... (nao sei se o Bagé levou banho dele hehehe), limando pedal na esquerda e na direita..
Seu amigo, provavelmente, sabe andar de moto, e os "jaspions", com certeza, não sabiam andar, ou foram caridosos com seu amigo. Pois é IMPOSSIVEL uma moto esportiva perder em curvas, retas, aceleração, frenagens, para uma custom. Veja, não estou aqui denegrindo motos custons, não se trata disso. O que estou afirmando é que são motos desenvolvidas para estilos de pilotagem completamente diferentes. Uma custom não chega nem perto de uma esportiva num autodromo, numa serra(travada ou não) e muito menos numa reta.
pe49 escreveu:outra questao: porque as policias rodoviaria gringas usam HD até hoje??? se a ciclistica é tao crítica??? afinal, elas precisam dar conta de qq manobra em uma autopista...
adelante, pe49
Pq a policia usa custons? Sinceramente não sei. Pois como falei acima, não conseguem acompanhar quase nada nas estradas. Tanto que várias policias ja migraram pra nakeds e até trails.
Abraço. ;-)
KleberGT
Motoqueiro

Mensagem por KleberGT »

Véio escreveu:Eu passei por uma situação semelhante em 2008, porem muito mais dolorosa porque perdi não um amigo ou conhecido, mas um filho de 24 anos num acidente de moto a 40Km/h...

O que tenho a dizer é que sinto muita falta dele como companheiro de viagens, que ele adorava fazer na minha companhia e do irmão mais novo, ou de amigos...
É claro que situações como esta nos faz pensar muito a respeito de prudência e do que seja andar de moto por aí, no entanto nunca ví a moto como o motivo de Deus ter colocado um ponto final na missão dele aqui na terra...

Acho, e é uma opinião bem pessoal, que todos temos uma data de validade e que de moto, de carro, a pé ou sentado num sofá, quando essa data chega, não tem jeito...é missão cumprida, o ponto final e acabou...

Por isso não me culpo por ter ensinado meus dois filhos a andar de moto, muito embora sempre cobrasse prudência a eles...
E por incrível que pareça (vão me chamar de inconsequente), a frase mais marcante que ouvi do meu filho, foi exatamente numa viagem a Floripa, quando após me perguntar se eu ficaria muito incomodado se ele acelerasse um pouco mais forte, que era coisa rara, e trocarmos de moto, ele se mandou...depois parou para me esperar e após me dar um abraço apertado me disse a frase que guardo comigo até hoje:
"Pai...obrigado...hoje é o dia mais feliz da minha vida...vou poder contar a todos meus amigos, sem mentir, que andei a mais de 270Km/h numa moto" ....

Eu nunca vi meu filho tão vivo e com um sorriso tão grande quanto naquele momento...

O que me consola é saber que ele era extremamente feliz enquanto pilotava onde quer que seja... hoje, não sento uma vez sequer numa moto sem dizer a ele que suba na garupa e que a pilote comigo e não são raras as vezes que converso em pensamento e até mesmo em voz alta com ele durante as viagens e sinto que ele ainda está ao meu lado...

Maluquice de velho, religiosidade ou algo que o valha...sei lá, mas é assim que escaro a vida e a morte em cima de uma moto...
Cara, deve ser a maior dor de nossa vida, perder um filho.
Não quero nem pensar.
É fora da ordem natural das coisas.

Um grande abraço,
Kleber
A vida é maravilhosa, curta e interminável, a única certeza é a de que ninguém sai dela com vida.

In The End There Can Be Only One!
The Highlander.
Alf
Motoqueiro

Mensagem por Alf »

Véio escreveu:Maluquice de velho, religiosidade ou algo que o valha...sei lá, mas é assim que escaro a vida e a morte em cima de uma moto...
Muito comovente este relato; tocante mesmo! :wsh:
marquinho
Motoqueiro

Mensagem por marquinho »

É...

Ontem as 18 horas o namorado de minha irmã caiu sozinho em uma curva na estrada das canárias na ilha do governador, RJ.
Ele quebrou o femur e a moto ficou bem estruida, uma XJ6.
Felizmente foi só isso, o cara estava começando uma nova carreira na PM do RJ, agora nem sei como isso vai impactar na vida dele.

O cara tinha todo jeito que aloprava demais, não foi por falta de aviso.
Mas não desejo isso pra ele! espero que se recupere rápido!
Kawasaki ZX10RR 2018 Preta
Yamaha Fazer 150 SED 2014 Branca

Ex.
Kawasaki ZX6R 2012 Verde
Suzuki Yes 125 2009 Azul
Yamaha RD350R 1991 Marlboro
Honda NX 150 1990 Vermelha
Véio
Motoqueiro

Mensagem por Véio »

Gurizada...

Eu não posso deixar de concordar um pouco com o Fábio.

Quem me conhece sabe que já sou meio usado em termos de idade e que o coeficiente de cagaço e consciência de perigo, que normalmente vem proporcionalmente a ela, já me faz andar numa tocada bem mais mansa que a 10/15/20 anos passados.
Mas uma coisa eu admito...tenho 3 motos velhas na garagem cuja cavalaria praticamente dobra de uma pra outra e andar na boa mesmo, contando bois como já foi dito, só quando estou com a 450 exatamente porque sei dos limites dela...quando estou com a 750 ou com a 1000, não tem jeito...as curvas parecem menos curvas e a tocada e aceleradas um pouco mais fortes acabam sempre acontecendo, mesmo sabendo do perigo...não tenho como negar que moto potente instiga mesmo...hehehehehe
É nesse ponto que concordo com o Fábio...acho que uma moto limitada acababa indiretamente limitando também nossa autoconfiança como piloto, que de uma maneira geral se vê por aí, é sempre auto-avaliada um pouco ou muito acima da realidade.

Será que sou só eu, ou só eu que admito???

Por outro lado, que as custon são muito menos seguras que uma esportiva em qualquer situação de imprevisto, isso não há dúvidas...
" Deus construiu no céu a melhor pista, com as melhores retas e curvas, e veio buscar meu filho para ser seu piloto. "
pe49
Roda Presa

Mensagem por pe49 »

bueno... nao queria nem comentar, mas o relato do véio, parei de ler no inicio do segundo paragrafo... pois meu guri tbem gosta de sair comigo...

lembro da filha do nosso ex-presidente da AMO-RS. o Ballardin...ela faleceu numa motinho

o vazio que fica...
adelante, pe49
prefiro conversar com um boi no acostamento que discutir com os burros do transito...
Não tem perdão...
Véio
Motoqueiro

Mensagem por Véio »

É gurizada...é um buraco pro resto da vida mas como dizem, Deus sabe o que faz e só nos resta aceitar o fardo...
" Deus construiu no céu a melhor pista, com as melhores retas e curvas, e veio buscar meu filho para ser seu piloto. "
Smoker
Mito

Mensagem por Smoker »

Com a XTE, o limite estrutural da moto chegava nos 120/130 km/h. Na 12, a 150 km/h eu imponho como limite, pois se deixar, a moto segue para 160/170/180/190 km/h.

O que seria mais seguro???

Acho que depende de quem está em cima da moto saber os limites da moto, seus próprio limites, e os limites da rodovia.

Custom atinge 170 km/h (M800 por exemplo), e aí, o que vai ditar a velocidade??? A moto ou o piloto???

Como consta na assinatura de um madiano, as palavras do Rad, mais ou menos assim, você é você e sua moto é sua moto, não se projetem nelas, nem elas em você.
"Aqui a criança chora e a mãe vira de costas"

B12S

Russo escreveu:Mas é isso ai... no motociclismo há espaço para todos, para os que gostam de tecnologia, pros que curtem velharia e até para os babacas caras que não conseguem perceber isso, eheheheh ...
pe49
Roda Presa

Mensagem por pe49 »

Véio escreveu:Gurizada...Por outro lado, que as custon são muito menos seguras que uma esportiva em qualquer situação de imprevisto, isso não há dúvidas...
buenos... concordo.
de certa forma, a custom por ela, já estabelece os limites... nas speed, o limite é imposto pelo piloto... e aí reside o problema... uma minoria está apta a fazer uso das suas qualidades de ciclistica...principalmente nos imprevistos.
hasta la vista, pe49
Não tem perdão...
JAL
Dinossauro

Mensagem por JAL »

Acho apenas que deveria ser praticada a habilitação escalonada.
Sou totalmente contra esse negocio de fazer um teste de equilibrismo, receber a habilitação, e no dia seguinte pegar uma Hayabusa e ir pra estrada.
Muitos acidentes acontecem por total falta de experiência do motociclista. No inicio do ano, morreu uma conhecida de V-Rod.
Tipico caso de alguem que foi numa revenda, achou a moto bonita, com 1 semana de moto foi para um passeio.... passou reto na curva e pegou de frente um caminhão.
Não é culpa da moto, não é culpa da estrada. Culpa apenas do nosso infame sistema de habilitar motociclistas.
Quem sabe um dia vamos nos tornar um povo melhor?
JAL
Dinossauro

Mensagem por JAL »

Edit: duplicou.
piccoli
Motoqueiro

Mensagem por piccoli »

Moto é - e sempre será - brinquedo de gente grande.
Brinquedo é paixão, é emoção. Pode ser uma Sundown Web ou uma Hayabusa, não tem jeito, a tentação de acelerar e ouvir o vento zunindo é permanente.
Não adianta escolher esse ou aquele modelo de moto se a pessoa não tem a frieza necessária para mentalizar: o cabo já enrolou o suficiente, parei aqui.
A dúvida é, como ter tanta frieza com um brinquedinho delicioso que é essa tal de motocicleta?

Quanto à habilitação escalonada, se ela deveria voltar para as motocicletas, deveria também existir para os automóveis. Tem gente sem preparo para dirigir até um Celtinha VHC mas está conduzindo um monstrengo de quase 2 toneladas como são essas SUV que andam aos montes nas grandes cidades.
atual: Baby King 250 - em contrato de experiência - já faz parte da família
anterior: CBombinha 300 2011 - boa moto, tem mais qualidades que defeitos.
pe49
Roda Presa

Mensagem por pe49 »

bueno... essa habilitação escalonada acredito que aqui na chiqueira brasilis nao tem como implantar... os cfc só tem unos, celtas e onibus e caminhoes... e 125cc
ou teriam que ter veiculos intermediarios em sua frota, ou mudar para que o candidato levasse seu proprio veiculo pro teste, como era feito antigamente..heheh

mas o comanchero piccoli falando dessas suv, essas tranqueiras... tche eu odeio essas merdas... sempre tem uma perua ou um babaca de gel, falando no celular e dirigindo como se fosse o máximo.

adelante, pe49
Não tem perdão...
SNOWRIDER
Motociclista

Mensagem por SNOWRIDER »

Tudo isso é muito triste!

Também perdi amigos em cima de duas rodas.
Mesmo nesses 30 e poucos anos de moto, ainda sinto um frio na barriga em pensar nisso.
Sinto o mesmo frio também quando lembro do meu primeiro tombo em 2008, e infelizmente estava junto com a patroa.

Confesso que fiquei um tempo sem andar e um tempo maior ainda, sem levar a minha esposa. Nos ralamos um pouco, mas na verdade machucou mais foi o ego.

Depois , com a cabeça um pouco mais no lugar, tentei me auto analisar e vi que na verdade eu estava me tornando (lentamente) abusado ou descuidado, antes dessa queda.
Só depois disso voltamos a andar.

Não estou fazendo juízo de ninguém, muito menos do comportamento de alguém.....apenas acho que esse susto me serviu como um alerta (e que alerta!!) e venho aqui relatar a vcs.

Depois aparecem aqueles comentários:
....parece que vc ficou bração depois da queda!
....muda o teu nick para SLOWRIDER!
....É ....PARECE QUE VC SENTIU MUITO ESSA QUEDA (comentário feito junto com uma risadinha amarela)

Após engolir seco essas pérolas, continuei com minha nova tocada e fiz melhor: comecei a sair com outro pessoal mais afinado com a nossa nova proposta( que aliás foi uma ótima dica dada nesse tópico, em um post anterior). Hoje consigo contar ao menos , alguns bois!

Uma coisa foi possível ganhar com esse tombo: Não sei explicar como , mas meu sexto sentido ficou muito aflorado.
Quando eu acho que vai aparecer alguém em uma esquina, dito e feito! Quando olho um carro ou caminhão e acho que ele vai me fechar , bingo!

É o que queria relatar.
FORTE ABRAÇO!

"O bom senso é a coisa mais bem repartida desse mundo, pois todos nós pensamos ser dele tão bem providos"

René Decartes

DT180/RD350/NINJA EX 500/GSX750F/ROAD KING 1450/Pegaso 650/ Triumph Sprint ST 1050;
Atuais: HD Ultra Electra Glide 1600 e BMW R 1200 GS Sport LC
Alf
Motoqueiro

Mensagem por Alf »

Ter como implementar, tem. Mas não vai. As medidas todas são econômicas; "aqui" que eles vão fazer algo para diminuir o consumo. Só para aumentar. Inclusive escalonando, aqueles que só compram se for barato e à credito, e aqueles que admitem pagar muito mais por materiais e tecnologias semelhantes. Ou alguém aí pensa que há muita diferença de custo de produção entre uma Bandit 1250S e uma Hayabusa, p. ex.?!? :roll:

Agora só vou me proteger dos "contra-ataques" por aqui... hehehe :pow: :wsh:
Responder