Frequencia de revisões, exagero?

Grupo de discussão geral sobre motos.
Smoker
Mito

Re: Frequencia de revisões, exagero?

Mensagem por Smoker »

Diego, o problema da 600 é que nem com reza braba, ou fazendo as mandingas do manual, o cara consegue ver nível na moto. Sim, já estou chamando de mentiroso o cara que disser que vê nível na XTE. :lol: :lol: :lol:

Assim, eu, a conselho do mexânico, trocava de óleo a cada 2.500. Passei a perguntar se estava descendo em bom nível, ou seja, se baixava pouco. Como me foi confirmado que a baixa não passava de 100/200 ml no máximo, passei para troca de 3k, mas sempre atento ao nível. ;-)
"Aqui a criança chora e a mãe vira de costas"

B12S

Russo escreveu:Mas é isso ai... no motociclismo há espaço para todos, para os que gostam de tecnologia, pros que curtem velharia e até para os babacas caras que não conseguem perceber isso, eheheheh ...
Ducati Monster
Roda Presa
Contato:

Mensagem por Ducati Monster »

O problema é que parece que o brasileiro aprendeu a achar que moto é feito de açúcar, des de que fiz meus 18 anos a revisão dos carros são longas entre si, mas de moto é sempre esse carnaval, até óleo já vi gente trocar sintético a cada 3.000km como se andar 3.500km com o mesmo óleo fizesse o motor explodir.

É uma geração que tem que passar para as fábricas passarem a deixar de usar este artifício para gerar receita.
.·.
Nosce te ipsum

Imagem
diegonunes
Dinossauro

Mensagem por diegonunes »

Que onda. Esse negócio de baixar óleo é bronca, tem motor que naturalmente toma um óleo empurrado.

Fiquei espantando com o manual do Renault Logan daqui. Apesar de nunca precisar completar o óleo entre as trocas, o manual informa que é normal tomar 0,5 L a cada 1.000 k! :shock:

Eu tenho o costume de olhar nível de óleo semanalmente e antes de pegar estrada, é automático, rs.

Por questões de segurança, sempre procuro manter o nível de óleo do meio pra cima.

Também acho burrice antecipar a troca do óleo demasiadamente, salvo quando necessário.

Concordo com o Ducati.
DIEGO NUNES | RECIFE-PE |Yamaha Ténéré 250
Fazer 250, New Fazer 250, XRE 300 ^
Smoker
Mito

Mensagem por Smoker »

Bom, sempre usei no carro mineral, trocas a cada 5k, indo até 6k algumas vezes. Na 12, troco o mineral com 4k rodados, mas ajuda bagarái o medidor de nível na lateral do motor.

Na XTE, como NÃO EXISTIA nível, preferia trocar com manos km´s. Paranóia, talvez, mas melhor que ficar na merda com motor estourado.
Editado pela última vez por Smoker em 21 Mai 2012, 16:25, em um total de 2 vezes.

B12S

Russo escreveu:Mas é isso ai... no motociclismo há espaço para todos, para os que gostam de tecnologia, pros que curtem velharia e até para os babacas caras que não conseguem perceber isso, eheheheh ...
minholi
Dinossauro
Contato:

Mensagem por minholi »

Eu to usando óleo de base sintética e trocando óleo e filtro a cada 5mil km. Mesmo procedimento adotado nas Yamahas que nunca deram defeito comigo, só que agora na Suzuki.
Dubito ergo cogito; cogito ergo sum
GSF-1250S Bandit & FLHTK 114 Ultra Limited & Super Meteor 650
Carlos-JB
Roda Presa

Mensagem por Carlos-JB »

diegonunes escreveu:O manual da XT6 indica a troca a cada 3k é?
5.000 KM. Yamalube indicado pela fabricante. ;-)
CARLOS-BSB
Dinossauro
Contato:

Mensagem por CARLOS-BSB »

Parece piada. Mas na cc Bêemenãoseioquê daquí cobram o dobro do preço do que nas lojas do ramo pelo Motul 7100 10W40, um óleo sintético, e caro também no filtro do mesmo (e em todo resto). O manual da moto recomenda troca nas revisões de 10k km em 10k km, mas tem gente que joga dinheiro fora trocando na medade da quilometragem porque a concessionária da suntuosa marca quer aumentar ainda mais o faturamento nas costas dos incautos.
Quando acabar a garantia que é cara pra kct, aí sim eu vou PENSAR em trocar a cada 5mil km já que vou poder mexer na moto do meu jeito, uma vez que não serei mais refém da mesma.
A minha eu peguei em março e fiz a primeira revisão (1.000km) com a troca do óleo e filtro. Já está com 5.443km hoje e só vou trocar óleo e filtro de 10.000km em 10.000km nas revisões. O óleo é sintético e indicado para tal quilometragem.
.
DEUS abeçoe a todos
Ducati Monster
Roda Presa
Contato:

Fui buscar a B-King hoje de manhã e qual foi a minha surpresa quando o vendedor me informa que a revisão é a cada 3.000km? Me desculpem a indignação, mas puta que pariu... Parece que fui comprar uma Twister.
Entendo que possam pedir pra trocar o óleo a cada 3.000km embora eu ache um enorme exagero e queimação de dinheiro, mas REVISÃO nesta kilometragem? Não vão nem verificar a correia se está apertada, garanto.

Se tivesse perguntado antes de assinar o cheque não tinha nem comprado, garanto.
.·.
Nosce te ipsum

Imagem
Smoker
Mito

Mensagem por Smoker »

Comprou porque quis, leve a mal não.

Bastava pedir o cheque de volta, rasgar e comprar uma Dafra. ;-)

B12S

Kuati
Mito

Mensagem por Kuati »

Fui levar a CBRF ontem pra revisão, com 1300 km (o máximo no manual é 1100).
-Vim trazer a moto pra revisão.
-O nome dessa moto é qual mesmo?
-CBR600F, é uma Hornet carenada.
-Ah tá.
-Revisão dos mil né?
-É.
-Troca de óleo e filtro?
-Sim... é revisão dos mil, não é?
-Ah tá, vou anotar aqui, óleo e filtro.

Ao menos não encheu o saco da km e colocou no carimbo 1100, mas pqp! Ainda bem que essa jaca não tem problema crônico e não notei nada na moto pra fazer, mas o cara nem me perguntou se a moto estava com alguma coisa. Dá até medo! Melhor não mexerem em nada mesmo, só trocar óleo e filtro e não mexer em mais nada que é capaz de estragarem.

Acabou a garantia, thau CC Honda!

[ ]'s
Imagem
Allende
Mito

Mensagem por Allende »

Ducati Monster escreveu:O problema é que parece que o brasileiro aprendeu a achar que moto é feito de açúcar, des de que fiz meus 18 anos a revisão dos carros são longas entre si, mas de moto é sempre esse carnaval, até óleo já vi gente trocar sintético a cada 3.000km como se andar 3.500km com o mesmo óleo fizesse o motor explodir.

É uma geração que tem que passar para as fábricas passarem a deixar de usar este artifício para gerar receita.
CArro da firma era com 5k, trocava com quase 6. Nunca deu bode.

E eu, de gol 0km, com 11 mil km, tô indo pra segunda "revisão". :-? O carro nem sabe o que é estrada de chão ainda.
100 - 250 - 750 - 400 - 500 - 250 - 400 - 250 - 600 - 660 - 250 - 110 - 450 - 150 - 500 - 250 - 500 - 160 - 650 - 160 - 250
Xandão
Roda Presa

Mensagem por Xandão »

Eu estava lendo sobre a Triumph Explorer 1200 e uma das propagandas dela é justamente o período de revisão.
A primeira revisão dela é pra nada menos do que 10.000 MILHAS, ou seja, com 16.000km.

Nas outras motos eles verificam filtro de ar, lubrificam cabos, etc. Mas se a moto é cheia de eletrônica, toda hidráulica, não há o que revisar.
Revisão no Brasil é pra roubar grana já que não tem nada o que revisar numa moto com 1000km. Trocar óleo não é fazer revisão.
marquinho
Motoqueiro

Mensagem por marquinho »

Mas após o amaciamento o motor praticamente não sofre alteração, por isso a primeira revisão ser nos 1000km mais ou menos.

Essas montadoras que garantem a primeira revisão com 8000, 10000 km... acredito que a moto inteira seja montada na fábrica com um padrão impecável, não deixam nada pra ser feito na concessionária. E o motor é feito para rodar tranquilo com o mesmo óleo e filtro por muito tempo após amaciar, ou o motor quase não produz limalha no amaciamento, ou o filtro é feito para segurar isso de boa.

Mas eu acho que 16k km é muita coisa para usar com qualquer óleo!!!! Os engenheiros que me desculpem, eu sou do time que prefere ficar com o psicológico feliz e gastar dinheiro antes trocando óleo.

E tem mais, esses 16k km que a Triumph garante, com certeza é completando o nível sempre que necessário neste tempo de uso.
Kawasaki ZX10RR 2018 Preta
Yamaha Fazer 150 SED 2014 Branca

Ex.
Kawasaki ZX6R 2012 Verde
Suzuki Yes 125 2009 Azul
Yamaha RD350R 1991 Marlboro
Honda NX 150 1990 Vermelha
Ducati Monster
Roda Presa
Contato:

Marquinho mas aí é que está, ninguém disse que trocar óleo é obrigatório ser na revisão. Trocar de óleo deveria ser uma coisa, revisão outra.
As montadoras ganham justamente aí atrelando troca de óleo com a palavra revisão, só fazem a troca do óleo e filtro e com a desculpa de que destrincharam a moto te cobram 400 conto (o que nunca é feito), e ainda te botam na parede dizendo que se não fizer perde a garantia.

Poderia haver facilmente trocas de óleo a cada 5.000 e revisão a cada 10.000 o que ainda acho apertado nas revisões.
.·.
Nosce te ipsum

Imagem
Allende
Mito

Mensagem por Allende »

Ducati Monster escreveu:Marquinho mas aí é que está, ninguém disse que trocar óleo é obrigatório ser na revisão. Trocar de óleo deveria ser uma coisa, revisão outra.
As montadoras ganham justamente aí atrelando troca de óleo com a palavra revisão, só fazem a troca do óleo e filtro e com a desculpa de que destrincharam a moto te cobram 400 conto (o que nunca é feito), e ainda te botam na parede dizendo que se não fizer perde a garantia.

Poderia haver facilmente trocas de óleo a cada 5.000 e revisão a cada 10.000 o que ainda acho apertado nas revisões.
Interessante. Nunca pensei nisso não. ;-)
100 - 250 - 750 - 400 - 500 - 250 - 400 - 250 - 600 - 660 - 250 - 110 - 450 - 150 - 500 - 250 - 500 - 160 - 650 - 160 - 250
SPYder
Mito

Mensagem por SPYder »

Eu troco de óleo entre 100 e 300 km apenas. Se deixar pra 1000 é capaz de trancar heheh
-Sem moto nenhuma
Ducati Monster
Roda Presa
Contato:

Quando eu tinha a minha Caloi 50cc eu trocava a cada 100km hehe.
.·.
Nosce te ipsum

Imagem
diegonunes
Dinossauro

Mensagem por diegonunes »

Nem a 50cc Jonny de um amigo aqui do prédio é tão chata quanto a moto do Spyder, kkkkkk.

Já decidi, só irei fazer revisão na moto quando trocar a vela, ou seja, a cada 12k. :rof:
DIEGO NUNES | RECIFE-PE |Yamaha Ténéré 250
Fazer 250, New Fazer 250, XRE 300 ^
DanielRJ
Dinossauro

Mensagem por DanielRJ »

Já tive Suzuki 0km. Nunca levei a moto na cc pra fazer revisão. Sempre fiz em casa a cada 6.000km. Óbvio que perdi a garantia, mas também nunca precisei. Minha moto atual foi comprada semi-nova, mas ainda na garantia. É outra que nunca viu cc. Manutenção feita em casa a cada 6.000km. Não tem mistério ... a questão é ter um mecânico de confiança.

Aqui todo mundo reclama e esbraveja, mas vai lá toda vez na cc pra fazer a revisão e ganhar carimbo ...

E cc BMW que não aceita fazer revisão com peças compradas no exterior, tem mais é que tomar no forévis ..
Baeta
Mito

Mensagem por Baeta »

eu sou da seguinte teoria. Time que está ganhando, não se mexe. No mamute, troco óleo e filtro a cada 3k km. Limpo o filtro de ar a cada 6k. Cada rolé de final de semana lubrifico a relação. E uma vez por mês, dou uma lavada boa nela. No mais é prestar atenção se a moto está dando algum sinal. Carburação, fiz com 18k km e mesmo assim porque troquei velas e filtros. Limpeza nos buras??? Nem fudendo. O 3 mecanicos da região aqui, que tenho amizade, já me aconselharam a não mexer se tudo estiver ok. Consumo e desempenho, até hoje a mesma coisa, desde 0km. Tem um ano que tenho um kit dynojet. Não coloquei só para não ter que abrir carburador. O dia que tiver que mexer, troco. E lá vamos para os 57k km, para minha alegria :-D .
Responder