MotoGP 2012: Monster GP de France Round 4
- Optimus Leo
- Mito
Re: MotoGP 2012: Monster GP de France Round 4
HRC tem sofrido problemas com os pneus durante a temporada. Eles escolheram os chamados como 021, enquanto o resto dos times escolheu o 024. Bridgestone decidiu usar o 024 como "estandar" para o resto da temporada, para nao ter que fazer 2 compostos. So que o pessoal da HRC deu a advertencia que os 024 talvez nao sejam a melhor opcao no final, e que muitos times, especialmente os satelites e CRT so vao poder notar isto depois de muitos testes.
Entao, o problema que a RC213V esta sofrendo e pelos pneus. Em seco, chatter extremo. No molhado, e impossivel de fazer as borda do pneu adquirir a temperatura certa. O Pedrosa tentou, e nao conseguiu, por isso foi para atras. Stoner foi ao contrario, os pneus aqueceram demais, e foram pro saco no final.
A GP12 e um misterio. Nem a Ducati sabe porque a moto anda melhor no molhado. E algo complicado de diagnosticar, ainda mais numa moto de GP que qualquer mudanca minima pode afetar o desempenho final. Eu ja tenho tido experiencia pessoal, hands-on, com veiculos que sao uma droga no seco, e de repente, quase que magicamente, ficam otimos no molhado. As veces e algo tao "besta" como um amortecedor estragado, que no seco funciona terrivel, e no molhado, com menos grip e um pouco mais de wheelspin, as cargas no amortecedor disminuem e de repente fica previsivel, uma seda.
Tem muuuuuuito trabalho pela frente os engenheiros...de todos os times.
Entao, o problema que a RC213V esta sofrendo e pelos pneus. Em seco, chatter extremo. No molhado, e impossivel de fazer as borda do pneu adquirir a temperatura certa. O Pedrosa tentou, e nao conseguiu, por isso foi para atras. Stoner foi ao contrario, os pneus aqueceram demais, e foram pro saco no final.
A GP12 e um misterio. Nem a Ducati sabe porque a moto anda melhor no molhado. E algo complicado de diagnosticar, ainda mais numa moto de GP que qualquer mudanca minima pode afetar o desempenho final. Eu ja tenho tido experiencia pessoal, hands-on, com veiculos que sao uma droga no seco, e de repente, quase que magicamente, ficam otimos no molhado. As veces e algo tao "besta" como um amortecedor estragado, que no seco funciona terrivel, e no molhado, com menos grip e um pouco mais de wheelspin, as cargas no amortecedor disminuem e de repente fica previsivel, uma seda.
Tem muuuuuuito trabalho pela frente os engenheiros...de todos os times.
E melhor ser um corredor por 5 minutos, do que um espectador por toda uma vida.
Frizione a secco / Amici del bicilindrico
"Without RACING, there is no HONDA" Soichiro Honda
Nina escreveu: acho que deveria ser criado um outro FOL. os fãs do optimus leo.
- kbça
- Dinossauro
2 perguntas:
- o que foi aquele papelão, o cara ir pro chão na largada?
- repararam o tamanho do shimmy que as motos do Stoner e do Rossi faziam na reta na frente da saída dos boxes?
Dê-lhe Rossi! E se até 2014 a Audi assumir as operações da Ducati no Brasil (acabando com aquele circo dos emplacamentos das motos) a minha próxima é uma italiana
Feito!
- o que foi aquele papelão, o cara ir pro chão na largada?
- repararam o tamanho do shimmy que as motos do Stoner e do Rossi faziam na reta na frente da saída dos boxes?
Dê-lhe Rossi! E se até 2014 a Audi assumir as operações da Ducati no Brasil (acabando com aquele circo dos emplacamentos das motos) a minha próxima é uma italiana
Feito!
Gentalha's Squad - Fudendo a paciência de meio mundo desde 29/8/2010 - Milão Club em 23/04/2014
E a CBérre virou história, lenda... lá vem a CBéFe!
Tudo perdeu pelo menos metade da graça em 30/03/2015...
- Optimus Leo
- Mito
Nao foi papelao. E a norma agora no GP, motos tao potentes, que sem electronica capotam. RdP teve problemas com o launch control, e terminou nisso.
- MAD
- Dinossauro
- Contato:
OL, esse lance do pneu preferido da Honda (021) ter sido relegado pela Bridgestone refere-se apenas ao pneu slick, não tem nada a ver com o pneu de chuva.Optimus Leo escreveu:HRC tem sofrido problemas com os pneus durante a temporada. Eles escolheram os chamados como 021, enquanto o resto dos times escolheu o 024. Bridgestone decidiu usar o 024 como "estandar" para o resto da temporada, para nao ter que fazer 2 compostos. So que o pessoal da HRC deu a advertencia que os 024 talvez nao sejam a melhor opcao no final, e que muitos times, especialmente os satelites e CRT so vao poder notar isto depois de muitos testes.
Mimimi1... os pneus do Stoner só aqueceram demais quando a pista começou a secar, bem quando ele estava tentando impor um ritmo mais forte. Provavelmente se ele não tivesse destruido os pneus tentando alcançar o Lorenzo, talvez tivesse tido mais chances contra o Rossi.Optimus Leo escreveu:Entao, o problema que a RC213V esta sofrendo e pelos pneus. Em seco, chatter extremo. No molhado, e impossivel de fazer as borda do pneu adquirir a temperatura certa. O Pedrosa tentou, e nao conseguiu, por isso foi para atras. Stoner foi ao contrario, os pneus aqueceram demais, e foram pro saco no final.
Mimimi2... NÃO TEM MISTÉRIO ALGUM! Ninguém disse que a GP12 é magicamente melhor na chuva, se fosse assim o Rossi e os outros pilotos da Ducati teriam deixado os outros para trás. Simplesmente é um fato NORMAL e CONHECIDO que na chuva as diferenças entre as motos diminuem, já que nenhuma delas está sendo levada ao limite, é muito mais questão de concentração, controle do punho direito e sensibilidade nas frenagens.Optimus Leo escreveu:A GP12 e um misterio. Nem a Ducati sabe porque a moto anda melhor no molhado.
Viajaire é preciso...
A curva é a distância mais divertida entre dois pontos
"Os problemas do mundo não podem ser resolvidos por céticos ou cínicos, cujos horizontes se limitam às realidades evidentes. Precisamos de pessoas capazes de imaginar o que nunca existiu." John F. Kennedy
"Os problemas do mundo não podem ser resolvidos por céticos ou cínicos, cujos horizontes se limitam às realidades evidentes. Precisamos de pessoas capazes de imaginar o que nunca existiu." John F. Kennedy
- MAD
- Dinossauro
- Contato:
Não foi o Lounch Control, a pista naquele lado estava excessivamente escorregadia, tanto que a mesma coisa quase aconteceu com o Spies e o Hayden também reclamou da traseira rebolando na largada (eu não vi). Até a moto do Lorenzo deu uma pequena rabeada na largada.Optimus Leo escreveu:Nao foi papelao. E a norma agora no GP, motos tao potentes, que sem electronica capotam. RdP teve problemas com o launch control, e terminou nisso.
Viajaire é preciso...
Achei que o Nakamoto era o chefão da HRC, mas ele é só um VP. O chefão de verdade apareceu na pista antes da corrida. E o nome dele é...
Tetsuo Suzuki!!!
Tetsuo Suzuki!!!
- Optimus Leo
- Mito
Me referia aos problemas que a Honda tem tido este ano. O motor e o melhor, o chassis parece perfeito. O problema tem sido com os pneus disponiveis, por isso o chatter em seco e o baixo rendimento em molhado (Com o 034 acho que foi o pneu de chuva usado em LeMans).MAD escreveu: OL, esse lance do pneu preferido da Honda (021) ter sido relegado pela Bridgestone refere-se apenas ao pneu slick, não tem nada a ver com o pneu de chuva.
Mas quando o Rossi reclamou depois de 2007 que os Bridgestone que Stoner usou foram o que deram o campeonato para ele, entao nao e mimimi?MAD escreveu:Mimimi1... os pneus do Stoner só aqueceram demais quando a pista começou a secar, bem quando ele estava tentando impor um ritmo mais forte. Provavelmente se ele não tivesse destruido os pneus tentando alcançar o Lorenzo, talvez tivesse tido mais chances contra o Rossi.
Claro que e um misterio! Como disse, um veiculo que no seco e uma bosta, e no molhado anda bem e um problema para os engenheiros. Essas foram as declaracoes oficiais da Ducati "Nao sabemos porque a moto e competitiva no molhado".MAD escreveu:Mimimi2... NÃO TEM MISTÉRIO ALGUM! Ninguém disse que a GP12 é magicamente melhor na chuva, se fosse assim o Rossi e os outros pilotos da Ducati teriam deixado os outros para trás. Simplesmente é um fato NORMAL e CONHECIDO que na chuva as diferenças entre as motos diminuem, já que nenhuma delas está sendo levada ao limite, é muito mais questão de concentração, controle do punho direito e sensibilidade nas frenagens.
Claro que tem o fator do piloto, mas nem Stoner nem Pedrosa sao ums bracoes.
Perdeu a traseira na largada. Se nao e launch control, o que e entao?MAD escreveu:Não foi o Lounch Control, a pista naquele lado estava excessivamente escorregadia, tanto que a mesma coisa quase aconteceu com o Spies e o Hayden também reclamou da traseira rebolando na largada (eu não vi). Até a moto do Lorenzo deu uma pequena rabeada na largada.
- Kokimoto
- Dinossauro
- Contato:
Tinha alguma meleca na parte de dentro mesmo. Os que estavam na parte de fora não rebolaram. hehehe
Mas de qualquer forma, a temporada dele está um lixo mesmo. Se não melhorar muito, com certeza vai perder a vaga!
O Spies estava do lado de dentro da pista, onde devia ter alguma sujeira. O de Puniet caiu ali, um outro piloto e o Spies quase caíram também. O Spies bateu a "cara" na bolha da moto e estragou a viseira; começou a entrar água e ele teve que ir pro pit trocar. Por isso chegou tão no final.Alixandre escreveu:O Bem mal Spies foi uma vergonha, sem falar na esperança francesa... que fiasco!
O cara de M1 se queimando... Não aguenta sai fora!!!
Mas de qualquer forma, a temporada dele está um lixo mesmo. Se não melhorar muito, com certeza vai perder a vaga!
- kbça
- Dinossauro
Poiszé... não vi as outras motos desgarrarem... Mas pro público comum e pseudoentendidos também
foi um papelão homérico...
Quanto àquela vibração, eles até devem estar acostumados, mas eu me apavorei aqui...
Feito!
Quanto àquela vibração, eles até devem estar acostumados, mas eu me apavorei aqui...
Feito!
Gentalha's Squad - Fudendo a paciência de meio mundo desde 29/8/2010 - Milão Club em 23/04/2014
- MAD
- Dinossauro
- Contato:
Eu sei ao que tu se referia, mas tu tá querendo culpar a Bridgestone pela derrota na França. Até agora ninguém tinha falado em desempenho ruim na chuva da Honda, até porque foi a primeira corrida com chuva de verdade este ano, e a primeira corrida com pneus de chuva. Em Jerez e Estoril caiu uma aguinha, e eles estavam nos slicks.Optimus Leo escreveu:Me referia aos problemas que a Honda tem tido este ano. O motor e o melhor, o chassis parece perfeito. O problema tem sido com os pneus disponiveis, por isso o chatter em seco e o baixo rendimento em molhado (Com o 034 acho que foi o pneu de chuva usado em LeMans).MAD escreveu: OL, esse lance do pneu preferido da Honda (021) ter sido relegado pela Bridgestone refere-se apenas ao pneu slick, não tem nada a ver com o pneu de chuva.
Outra coisa, problemas de chattering raramente são relacionados apenas com pneus, geralmente também tem a ver com o quadro.
Há uma diferença abissal entre um caso e outro. A diferença que existe entre os dois modelos da Bridgestone é incomparavelmente menor do que a diferença que existia em 2007 entre Michelin e Bridgestone. A Michelin foi surrada pela Bridgestone na grande maioria das pistas, e na chuva a diferença era maior ainda. Os pneus são os mesmos pra todos, então se essa variável é fixa, os fabricantes das motos é que precisam se adaptar ao pneu.Optimus Leo escreveu:Mas quando o Rossi reclamou depois de 2007 que os Bridgestone que Stoner usou foram o que deram o campeonato para ele, entao nao e mimimi?MAD escreveu:Mimimi1... os pneus do Stoner só aqueceram demais quando a pista começou a secar, bem quando ele estava tentando impor um ritmo mais forte. Provavelmente se ele não tivesse destruido os pneus tentando alcançar o Lorenzo, talvez tivesse tido mais chances contra o Rossi.![]()
Parece até que tu não acompanha as corridas faz tempo, sempre foi assim. Por que tu acha que a única vitória da Suzuki na era 4 tempos foi na chuva??? Essas motos não são projetadas com o objetivo de serem boas na chuva. O fato é que nessas condições a maior parte das diferenças entre elas se anulam, e uma moto que não é competitiva no seco pode ser no molhado.Optimus Leo escreveu:Claro que e um misterio! Como disse, um veiculo que no seco e uma bosta, e no molhado anda bem e um problema para os engenheiros. Essas foram as declaracoes oficiais da Ducati "Nao sabemos porque a moto e competitiva no molhado".MAD escreveu:Mimimi2... NÃO TEM MISTÉRIO ALGUM! Ninguém disse que a GP12 é magicamente melhor na chuva, se fosse assim o Rossi e os outros pilotos da Ducati teriam deixado os outros para trás. Simplesmente é um fato NORMAL e CONHECIDO que na chuva as diferenças entre as motos diminuem, já que nenhuma delas está sendo levada ao limite, é muito mais questão de concentração, controle do punho direito e sensibilidade nas frenagens.
Claro que tem o fator do piloto, mas nem Stoner nem Pedrosa sao ums bracoes.
Pois é, como já disseram, vários pilotos do lado de dentro do grid tiveram o mesmo problema. Epidemia de gripe no Lounch Control?Optimus Leo escreveu:Perdeu a traseira na largada. Se nao e launch control, o que e entao?MAD escreveu:Não foi o Lounch Control, a pista naquele lado estava excessivamente escorregadia, tanto que a mesma coisa quase aconteceu com o Spies e o Hayden também reclamou da traseira rebolando na largada (eu não vi). Até a moto do Lorenzo deu uma pequena rabeada na largada.
Viajaire é preciso...
- MAD
- Dinossauro
- Contato:
Na verdade o escolhido pela maioria foi o 21, enquanto o Stoner e o Pedrosa preferiam o 24. A carcaça do 24 é um pouco mais rígida, e eles acharam que a moto era um pouco mais estável com eles.Optimus Leo escreveu:HRC tem sofrido problemas com os pneus durante a temporada. Eles escolheram os chamados como 021, enquanto o resto dos times escolheu o 024.
Viajaire é preciso...
- Optimus Leo
- Mito
Ninguem tinha falado justamente por o que voce falou! Nao tinha tido corrida na chuva!MAD escreveu: Eu sei ao que tu se referia, mas tu tá querendo culpar a Bridgestone pela derrota na França. Até agora ninguém tinha falado em desempenho ruim na chuva da Honda, até porque foi a primeira corrida com chuva de verdade este ano, e a primeira corrida com pneus de chuva. Em Jerez e Estoril caiu uma aguinha, e eles estavam nos slicks.
Outra coisa, problemas de chattering raramente são relacionados apenas com pneus, geralmente também tem a ver com o quadro.
A questao e que a RC213V nao domina tao facil este ano, e pelos pneus.
A diferenca e que num caso o Rossi ficou de mimimi porque foi "prejudicado" e no outro, foi "bendecido"MAD escreveu:Há uma diferença abissal entre um caso e outro. A diferença que existe entre os dois modelos da Bridgestone é incomparavelmente menor do que a diferença que existia em 2007 entre Michelin e Bridgestone. A Michelin foi surrada pela Bridgestone na grande maioria das pistas, e na chuva a diferença era maior ainda. Os pneus são os mesmos pra todos, então se essa variável é fixa, os fabricantes das motos é que precisam se adaptar ao pneu.
Agora CHUPA, a culpa da Desmo ser um lixo e parte por culpa dele de ter feito tanto mimimi querendo os Bridgestone para a M1 la em 2008.
Eu nao so acompanho as corridas...ja te disse que eu formei parte de um team de F-SAE? Eu nao sou um experto, menos em 2 rodas, mas sei uma que outra coisinha sobre comportamento dinamico de veiculos.MAD escreveu:Parece até que tu não acompanha as corridas faz tempo, sempre foi assim. Por que tu acha que a única vitória da Suzuki na era 4 tempos foi na chuva??? Essas motos não são projetadas com o objetivo de serem boas na chuva. O fato é que nessas condições a maior parte das diferenças entre elas se anulam, e uma moto que não é competitiva no seco pode ser no molhado.
Tem MUITAS variaveis, por isso e que o pessoal da Ducati simplesmente nao podem dizer "e por X que a moto anda bem no molhado". Um bom veiculo no seco, se e propiamento seteado, vai andar bem no molhado tambem. Nao tem segredo nisso. A questao e quando um veiculo ruim no seco anda bem no molhado. Ai e que os engenheiros ficam pirados.
Se foi na largada, e problema do launch control. So que nao compare a electronica de um time oficial com o CRT (Mesmo que a electronica da Aprilia do RdP e a melhor das CRT). E se lembre que tudo e integrado (Anti-wheelie, launch control, etc). Tudo isso poderia ser considerado "traction control". Sao tecnicismos.MAD escreveu:Pois é, como já disseram, vários pilotos do lado de dentro do grid tiveram o mesmo problema. Epidemia de gripe no Lounch Control?
Nao me lembro bem neste momento, posso ter confundido a numeracao. So sei que o caso foi esse, HRC preferiu um pneu diferente que o resto do grid.MAD escreveu:Na verdade o escolhido pela maioria foi o 21, enquanto o Stoner e o Pedrosa preferiam o 24. A carcaça do 24 é um pouco mais rígida, e eles
acharam que a moto era um pouco mais estável com eles.
- MAD
- Dinossauro
- Contato:
Que por acaso são iguais pra todos...Optimus Leo escreveu:A questao e que a RC213V nao domina tao facil este ano, e pelos pneus.
Beneficiado pelo que? Por que na chuva a Ducati ficou parelha com a Honda?Optimus Leo escreveu:A diferenca e que num caso o Rossi ficou de mimimi porque foi "prejudicado" e no outro, foi "bendecido"![]()
Reclamar quando se está usando um equipamento que não é competitivo é uma coisa, como foi o caso dos Michelin em 2007.
Esse teu mimimi é outra coisa: é reclamar porque o adversário está em condições de igualdade, pois foi o que a chuva fez, emparelhou as motos.
Não vem me dizer que a Honda estava prejudicada, o Pedrosa e o Bradl, 4º e 5º lugares, ficaram na frente das outras Ducati.
Cuméquié?? Que relação causa-consequência esdrúxula é essa? Algum tipo de efeito borboleta? Quer dizer que a escolha de pneus de um piloto em um ano influencia no desenvolvimento de outra moto em outra equipe em outros anos?Optimus Leo escreveu:Agora CHUPA, a culpa da Desmo ser um lixo e parte por culpa dele de ter feito tanto mimimi querendo os Bridgestone para a M1 la em 2008.
Que tem muitas variáveis é "chover no molhado", até pra pista seca tem muitas variáveis.Optimus Leo escreveu:Tem MUITAS variaveis, por isso e que o pessoal da Ducati simplesmente nao podem dizer "e por X que a moto anda bem no molhado". Um bom veiculo no seco, se e propiamento seteado, vai andar bem no molhado tambem. Nao tem segredo nisso. A questao e quando um veiculo ruim no seco anda bem no molhado. Ai e que os engenheiros ficam pirados.
Mas teu princípio não é valido: Uma boa moto para pista seca nem sempre se converterá numa boa moto pra chuva, mesmo que seja bem ajustada. Para ser competitiva no seco, ela precisa de uma rigidez de quadro muito maior do que a rigidez exigida na chuva. Uma moto com um chassis mais flexível poderia ser imbatível na chuva, mas no seco seria um desastre. O que pode ser uma deficiência em uma moto no seco, pode se tornar um benefício no molhado. Na verdade é quase uma questão de compromisso ou de balanço, da mesma forma que existe o compromisso entre potência em alta e torque em baixa, quanto mais se quer potência em alta, menos se tem torque em baixa, e vice e versa. Para se ter equilíbrio tem que sacrificar um pouco de cada lado. Mas a verdade é que qualquer protótipo da MotoGP tem um quadro excessivamente rígido para condições de chuva, e é isso que acaba por equilibrá-las no molhado.
Assim como ter controle de tração não quer dizer que os pilotos possam torcer o cabo sem medo nas saídas de curva, da mesma forma o Launch Control não vai fazer milagre num piso que esteja um sabão. Foi óbvio que aquele lado do grid estava excessivamente escorregadio.Optimus Leo escreveu:Se foi na largada, e problema do launch control. So que nao compare a electronica de um time oficial com o CRT (Mesmo que a electronica da Aprilia do RdP e a melhor das CRT). E se lembre que tudo e integrado (Anti-wheelie, launch control, etc). Tudo isso poderia ser considerado "traction control". Sao tecnicismos.
Viajaire é preciso...
Que a Honda do MimimiStoner não está equilibrada, é fato. Mas é inegavel que a corrida do Rossi foi realmente fantastica.
O JL sumiu na frente e quando o Stoner começou a chegar, ele(JL) apertou o ritmo e abriu novamente.
Tem que parar com esse mimimi ai OL... o JL andou muito mais e pronto.
Quando o Stoner vence é pq é um baita piloto, quando perde é culpa de alguém? Nada a ver não.
E mais, continuo achando o JL mais piloto que o Stoner.
O JL sumiu na frente e quando o Stoner começou a chegar, ele(JL) apertou o ritmo e abriu novamente.
Quando o Stoner vence é pq é um baita piloto, quando perde é culpa de alguém? Nada a ver não.
-
Ulisses Barros
- Motoqueiro
Se o JL conseguir um podium com uma Ducati, eu concordo.
- Optimus Leo
- Mito

- alan-sc
- Motoqueiro
- Contato:
o rossi manda um abraço!

Sem Moto...
Espero aguentar até ano que vem!
Espero aguentar até ano que vem!
- Fernando-(Beraite)
- Roda Presa
JAL escreveu:Que a Honda do MimimiStoner não está equilibrada, é fato. Mas é inegavel que a corrida do Rossi foi realmente fantastica.
Sem xiitismo concordo plenamente
Quando Stoner perde tem várias justificativas técnicas, o fato é que ele perdeu mas não precisa ficar triste pois perdeu para o melhor de todos
V.R the best!!!
Motociclista, respeite a vida use capacete
Desde que JL surgiu, canso de dizer, melhor piloto dentro de pista de todos os tempos, se JL tá na Honda, coitado do Stoner
.
.

Sou primo irmão do Mano Lima, genro do Xirú Missioneiro e sogro do Porca Véia, mas bah
Bagé@tchê.rs
Se Deus é grande, O MATO É MAIOR
Selamun Aleykun to all friends
- Optimus Leo
- Mito
JL nao diria que e o "melhor" de todos os tempos. Me lembra do Hamilton, debutou em time grande, quase ganhou no ano de novato, ganhou no seguinte e depois so tem ficado na promesa...anda na frente, mas nunca termina ganhando o campeonato.
Debutar com time oficial e facil. Ate ele nao mudar para outro time, nao da para ver o talento verdadeiro.
Rossi ja vimos que precisa de que todas as pecinhas "encaixem" para poder andar bem.
Stoner, pode dar uma Dafra, que ele vai colocar ela no podium.
Debutar com time oficial e facil. Ate ele nao mudar para outro time, nao da para ver o talento verdadeiro.
Rossi ja vimos que precisa de que todas as pecinhas "encaixem" para poder andar bem.
Stoner, pode dar uma Dafra, que ele vai colocar ela no podium.