Moto elétrica chegará ao Brasil custando R$3.000,00
-
Adilson
- Novato
- Contato:
Notícia que saiu na Inovação Tecnologica :
A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e a concessionária de energia CPFL uniram-se para desenvolver uma nova motoneta elétrica que deverá estar disponível no mercado brasileiro em 2009.
Moto elétrica nacional
O objetivo é ter uma moto elétrica que custe em torno de R$ 3 mil, que possa ser financiada, que não faça ruídos e não cause poluição.
"A nossa meta de custo é fazer com que esse veículo seja competitivo com a moto tradicional à gasolina. Não vai poluir e vai fazer bem ao bolso de quem compra porque tem um custo por quilômetro operacional muito menor que o da gasolina," afirmou o vice-presidente de Gestão de Energia da CPFL, Paulo Cezar Coelho Tavares.
Autonomia e velocidade máxima
O primeiro protótipo da moto elétrica brasileira esteve em exposição durante a reunião da SBPC, que aconteceu em Campinas (SP). A cooperação com a Unicamp visa resolver dois problemas técnicos antes que a moto elétrica comece a ser comercializada.
O primeiro desafio é fazer com que o veículo tenha uma autonomia maior, em torno de 150 quilômetros - hoje a moto consegue rodar apenas 50 quilômetros antes que suas baterias precisem ser recarregadas. O segundo desafio é aumentar a velocidade final do veículo - o protótipo tem uma velocidade máxima de 60 km/h.
Baterias mais eficientes
Além disso, o tempo atual de recarga das baterias é de 4 horas e o objetivo é reduzi-lo para 2 horas. "Essa moto tem baixo custo de transporte, na faixa de 1 centavo por quilômetro. O objetivo é desenvolver uma nova tecnologia para melhorar a bateria e também a economicidade do projeto, fazendo com que essa bateria dê mais autonomia, mas a um custo que compense," disse Tavares.
De acordo com Luiz Antônio Rossi, coordenador do Núcleo Interdisciplinar de Planejamento Energético (Nipe) da Unicamp, que será responsável pelo desenvolvimento da moto elétrica, as pesquisas se concentrarão em áreas como a otimização da tração do veículo em diferentes condições de uso e tipos de terreno encontrados no Brasil, ampliação de autonomia e redução do tempo de recarga da bateria.
Uma das primeiras modificações deverá ser a substituição das baterias, que no protótipo são de baterias chumbo-ácidas comuns, como as utilizadas em automóveis. A opção deverá recair nas baterias de íons de lítio, menores, mais leves e com maior densidade de carga.

Minha curiosidade é em saber o quanto isso iria aumentar na minha conta de luz... se fosse menos do que comprar gasolina, eu até investiria, pois não vou mais pro asfalto, só fico na cidade mesmo :-)
A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e a concessionária de energia CPFL uniram-se para desenvolver uma nova motoneta elétrica que deverá estar disponível no mercado brasileiro em 2009.
Moto elétrica nacional
O objetivo é ter uma moto elétrica que custe em torno de R$ 3 mil, que possa ser financiada, que não faça ruídos e não cause poluição.
"A nossa meta de custo é fazer com que esse veículo seja competitivo com a moto tradicional à gasolina. Não vai poluir e vai fazer bem ao bolso de quem compra porque tem um custo por quilômetro operacional muito menor que o da gasolina," afirmou o vice-presidente de Gestão de Energia da CPFL, Paulo Cezar Coelho Tavares.
Autonomia e velocidade máxima
O primeiro protótipo da moto elétrica brasileira esteve em exposição durante a reunião da SBPC, que aconteceu em Campinas (SP). A cooperação com a Unicamp visa resolver dois problemas técnicos antes que a moto elétrica comece a ser comercializada.
O primeiro desafio é fazer com que o veículo tenha uma autonomia maior, em torno de 150 quilômetros - hoje a moto consegue rodar apenas 50 quilômetros antes que suas baterias precisem ser recarregadas. O segundo desafio é aumentar a velocidade final do veículo - o protótipo tem uma velocidade máxima de 60 km/h.
Baterias mais eficientes
Além disso, o tempo atual de recarga das baterias é de 4 horas e o objetivo é reduzi-lo para 2 horas. "Essa moto tem baixo custo de transporte, na faixa de 1 centavo por quilômetro. O objetivo é desenvolver uma nova tecnologia para melhorar a bateria e também a economicidade do projeto, fazendo com que essa bateria dê mais autonomia, mas a um custo que compense," disse Tavares.
De acordo com Luiz Antônio Rossi, coordenador do Núcleo Interdisciplinar de Planejamento Energético (Nipe) da Unicamp, que será responsável pelo desenvolvimento da moto elétrica, as pesquisas se concentrarão em áreas como a otimização da tração do veículo em diferentes condições de uso e tipos de terreno encontrados no Brasil, ampliação de autonomia e redução do tempo de recarga da bateria.
Uma das primeiras modificações deverá ser a substituição das baterias, que no protótipo são de baterias chumbo-ácidas comuns, como as utilizadas em automóveis. A opção deverá recair nas baterias de íons de lítio, menores, mais leves e com maior densidade de carga.

Minha curiosidade é em saber o quanto isso iria aumentar na minha conta de luz... se fosse menos do que comprar gasolina, eu até investiria, pois não vou mais pro asfalto, só fico na cidade mesmo :-)
ex-XR 200R p/ mãe-terra ...
ex-CBR 450 SR p/ pai-asfalto ...
e agora nem c/ CG da maninha p/ selva de pedra ...
ô tristeza - MSM !!! :/
ex-CBR 450 SR p/ pai-asfalto ...
e agora nem c/ CG da maninha p/ selva de pedra ...
ô tristeza - MSM !!! :/
- Bode
- Motociclista
- Contato:
Re: Moto elétrica chegará ao Brasil custando R$3.000,00
Eu também compraria uma facilmente pra rodar nas proximidades do meu bairro!!!
E este protópipo com a cor verde Kawasaki ficou até bonitinho heim!!!
E este protópipo com a cor verde Kawasaki ficou até bonitinho heim!!!

Se você quer formar um pianista fodástico tem que começar cedo, senão terá um pianista MEDIANO.
Se você quer formar um piloto fodástico tem que começar cedo, senão terá um piloto M@DIANO.
- Guerreiro-BA
- Roda Presa
Motoca mastercard
Ser uma motoca, R$ 1.000,00.
Um motor que não polui a atmosfera, R$ 1.500,00!!!
O ronco no ouvido de um motor a explosão!!! Não tem preço!!!!

O ronco no ouvido de um motor a explosão!!! Não tem preço!!!!
----\\\\|/-------
------( @@)-------
---ooO--(_)--Ooo--

Cid Guerreiro
Kawa Ninja Verde ZX14 2013
Kawa Ninja Preta ZX14 2010
Kawa Z750 Branca 2010
Suzi GSX750F Preta 2007
Suzi GS500E Preta 2003
------( @@)-------
---ooO--(_)--Ooo--

Cid Guerreiro
Kawa Ninja Verde ZX14 2013
Kawa Ninja Preta ZX14 2010
Kawa Z750 Branca 2010
Suzi GSX750F Preta 2007
Suzi GS500E Preta 2003
Pelo amor de Deus..imaginem a frota de motos dobrando.
AFFFFFFFFFFFFF.......
AFFFFFFFFFFFFF.......
A tendencia é essa, já tá dobrando!
A solução pra isso é moto elétrica mesmo!
Eu já to na fila... nem precisa melhorar, não passo de 60km/h mesmo!
Aqui na cidade tem algumas elétricas rodando.
Dias atrás quase fui atropelado por uma, não faz barulho nenhum!
O problema é que geralmente são descartáveis, e as baterias tem vida últil curta já que não são de lítio. Tem tb o problema de peidar na subida, se o piloto for mais pesado, esquece.
Eu não gostaria de andar em nada mais fraco que a Neo, então, por enquanto, as elétricas ainda não me servem.
[ ]'s
Dias atrás quase fui atropelado por uma, não faz barulho nenhum!
O problema é que geralmente são descartáveis, e as baterias tem vida últil curta já que não são de lítio. Tem tb o problema de peidar na subida, se o piloto for mais pesado, esquece.
Eu não gostaria de andar em nada mais fraco que a Neo, então, por enquanto, as elétricas ainda não me servem.
[ ]'s

- Valdicreidison Letisgô
- Motociclista
Nao entendi, vão desenvolver uma coisa q ja existe a venda?
www.motor-z.com.br
Então compra :Labar escreveu:A tendencia é essa, já tá dobrando!
www.motor-z.com.br
Verdade ou Felicidade.... Nunca os dois.
- Caboclo_Nails
- Motociclista
Talvez em cidades planas como santos elas sirvam. Agora em São Paulo ou interior onde tem aquelas puta ladeiras...
Gung Ho!
Re: Motoca mastercard
Cara.... Disse tudo...guerreiro escreveu:Ser uma motoca, R$ 1.000,00.Um motor que não polui a atmosfera, R$ 1.500,00!!!
![]()
O ronco no ouvido de um motor a explosão!!! Não tem preço!!!!![]()
![]()
Eu nunca andaria em uma coisinha dessas...
Naum existe coisa melhor do que um som de um motor Four roncando alto, naum existe coisa melhor do que vc ver quatro cilindros em linha com quatro carburadores reluzentes logo acima, isso naum tem preço mesmo...
Eu jah fico p da vida com as motinhas mais novas como Twisters, Fazers, Cg's e Ybr's que não tem mais aquele som de motor que as motos tinham antigamente, parece um motor de liquidificado abafado
Ainda sou e vou continuar sendo fã dos motores Four urrando alto acima das 10000 rpm
2007 - 2009 - CB400 82
2008 - ... - Kasinski GT250 Comet 2008
2017 - ... - GSX-R 1100W 98
2008 - ... - Kasinski GT250 Comet 2008
2017 - ... - GSX-R 1100W 98
- Saurus
- Mito
E onde recarrega a bateria? Em casa tudo bem, mas se você estiver longe de casa? Como faz? Toca em alguma casa e pergunta para o morador: Será que você deixaria eu recarregar a bateria da minha moto para eu poder voltar para casa? Não vou incomodar. Leva só 2 horas de sua energia elétrica.
Se dispuserem fontes de recarga em postos em grande número e bem distribuídos, pode dar certo. Mas aí entra a elevação docusto do energético, pois além da eletricidade em si, tem que pagar o lucro do dono do posto. Isso se não venderem eletricidade adulterada.
Se dispuserem fontes de recarga em postos em grande número e bem distribuídos, pode dar certo. Mas aí entra a elevação docusto do energético, pois além da eletricidade em si, tem que pagar o lucro do dono do posto. Isso se não venderem eletricidade adulterada.
Nihil ego fecit. Sic erat cvm ego ad hic.
Ad corniger omnes poena parva est.
Timet farcimen canis icti per serpens.
Non posse avxilivm pertvrbare. Ad participandvm svmmvm est.
Nvllo desiderio qvi pictis zebra mirari reliqvvm tinxere.
Melivs est qvam contendere cooperandi
Ad corniger omnes poena parva est.
Timet farcimen canis icti per serpens.
Non posse avxilivm pertvrbare. Ad participandvm svmmvm est.
Nvllo desiderio qvi pictis zebra mirari reliqvvm tinxere.
Melivs est qvam contendere cooperandi
-
m_pires01
Além disso, a bateria terá que ser removível...pois...e quem mora em apartamento?? Subo com a moto pelo elevador de serviço ou desço uma extensão 14 andares abaixo?Saurus escreveu:E onde recarrega a bateria? Em casa tudo bem, mas se você estiver longe de casa? Como faz? Toca em alguma casa e pergunta para o morador: Será que você deixaria eu recarregar a bateria da minha moto para eu poder voltar para casa? Não vou incomodar. Leva só 2 horas de sua energia elétrica.
- Juliano Assimila
- Motoqueiro
Eu comprava com certeza, se fizessem os melhoramentos que tentam. 60 km/h de final não dá mesmo. E a autonomia, no mínimo 150 km.
Ainda por cima mais barata do que as motonetas a gasolina.
Ainda por cima mais barata do que as motonetas a gasolina.
Para ir ao trabalho tava de bom tamanho para mim.
2,5 semanas de trampo com um carga de bateria
2,5 semanas de trampo com um carga de bateria
DAGOMBB
SBC - SP
SBC - SP
- lchicralla
- Dinossauro
Para mim, nem precisa melhorar.
A 60km/h e com 50km de autonomia já está ótimo cá para a roça. Vou ultrapassar todas as charretes que atrapalham o trânsito
.
Para isso terei minha motoca maior, bem barulhenta.
Resta saber se tem que emplacar essa moto elétrica.
A 60km/h e com 50km de autonomia já está ótimo cá para a roça. Vou ultrapassar todas as charretes que atrapalham o trânsito
Com certeza!!!guerreiro escreveu: O ronco no ouvido de um motor a explosão!!! Não tem preço!!!!
Para isso terei minha motoca maior, bem barulhenta.
Resta saber se tem que emplacar essa moto elétrica.
CBX750INDY/94 - 02 a 03
CBR1100XX/99 (Tereza) - 04 a 05
INTRUDER LC1500/01 - 05 a 09
BMW R1200GS Adventure/09 (Daniela) - jun/09...
CRF230/08 - jun/10 a out/11
CBX750Indy/94 (Gabriela) - dez/10...
DRZ400/08 – Nov/11..
XT600 TÉNÉRÉ/89 - 95 a 98
DT200/96 - 98 a 00
XT600E/99 - 00 a 03
CBX750INDY/94 - 02 a 03
CBR1100XX/99 (Tereza) - 04 a 05
INTRUDER LC1500/01 - 05 a 09
BMW R1200GS Adventure/09 (Daniela) - jun/09...
CRF230/08 - jun/10 a out/11
CBX750Indy/94 (Gabriela) - dez/10...
DRZ400/08 – Nov/11..
60 km/h é com jóquei em cima, no plano e a bateria acabando depois de 20 kms.
Apareceu uma subidinha e vc é pesado? Esquece!
As que eu vejo rodando aqui tão na mão de tiazinha andando muito devagar. Sem a menor dúvida, uma bicicleta, mesmo na mão dum sedentário, anda bem mais rápido que aquilo. Tem umas que tem dois motores, um pra cada roda, mas as que tem rodando aqui são todas das mais simples possíveis. Ah, e estão emplacadas e tudo.
Muito melhor andar num scooter mesmo, por economia (gastam muito pouco, com a Neo por exemplo parece que tenho condução gratuita) e principalmente segurança.
[ ]'s
Apareceu uma subidinha e vc é pesado? Esquece!
As que eu vejo rodando aqui tão na mão de tiazinha andando muito devagar. Sem a menor dúvida, uma bicicleta, mesmo na mão dum sedentário, anda bem mais rápido que aquilo. Tem umas que tem dois motores, um pra cada roda, mas as que tem rodando aqui são todas das mais simples possíveis. Ah, e estão emplacadas e tudo.
Muito melhor andar num scooter mesmo, por economia (gastam muito pouco, com a Neo por exemplo parece que tenho condução gratuita) e principalmente segurança.
[ ]'s

Essa conversa de que a energia elétrica é ecologicamente correta é balela. Aqui no Brasil milhares de hectares de florestas são submersas à cada criação de uma nova usina hidrelétrica. Já nos EUA, a energia elétrica é proveniente principalmente da queima do carvão mineral. Ou seja, a energia elétrica nunca será uma opção ecológica enquanto prevalecerem os atuais métodos de geração.
PCX 150 -> Sh 150i
Biz 100 -> Intruder 250 -> Sahara 350 -> GS 500 -> MSM
Bros 125 -> Fazer 250 -> Falcon 400 -> MSM
Fazer 250 -> CB 300R -> NC 700X -> MSM
PCX 150 -> Sh 150i
Cara já andei numa motoca dessa de 0,8 kw eu acho rsrs é 0,8 alguma coisa, ela sai bem, mas nao tem torque e para chegar aos 50 tem que ter uma reta de uns 200m. pelo menos.
Mas para andar no transito urbano esquece é pedir pra ser esmagado.
Entendo que seja mais para condominios ou uma voltinha na beira da praia..... etc.
Pra transito urbano esquece
Mas para andar no transito urbano esquece é pedir pra ser esmagado.
Entendo que seja mais para condominios ou uma voltinha na beira da praia..... etc.
Pra transito urbano esquece
32.000kms + 24.000kms + 21.000kms + 46.127kms + 4.637kms + 63.820kms + 4.951kms + 6.170kms kms
Psn: Daninean
Psn: Daninean