Coloquei óleo de carro na moto ! Problemas ?

Grupo de discussão geral sobre motos.
Praet
Roda Presa

Re: Coloquei óleo de carro na moto ! Problemas ?

Mensagem por Praet »

Eu sempre usei o mobil super 4t de motos nos carros que eu tive. neh da nada? né? Trocas a cada 5k nos stocks e 3k nos mexidos :?
Gaucho

Mensagem por Gaucho »

Parra escreveu:Pessoal;
Esse final de semana precisava trocar o óleo da minha XTZ 250 LANDER.
Como era domingo e não tinha onde comprar o Yamalube, fui até um posto (Shell)
e comecei a ler as especificações dos mesmos.
O que notei foi que o óleo para motor 4T que tinha no posto Shell que eu estava era de especificação SF. O óleo para carros da Shell era SL.
Resumindo, se não me engano o yamalube é ate mais véio pois é SJ.

Não notei nenhum ruido normal, o motor esta redondo ...
Por ser um óleo para carros, deverei troca-lo antes do normal ?
Pode dar algum outro problema ?

[]'s a todos !
vai firme....sempre usei óleo de carro em minhas motos ;-)
zébuscapé
Motoqueiro

Mensagem por zébuscapé »

Pessoal eu faço parte já a alguns anos do clube xt600. Tem gente lá que já deve rodado mais de 50.000 km com oleo da havoline SL para carros sem ter problemas na embreagem....

Resumindo..
O yamalub é o mesmo Havoline da texaco fabricado pela chevron...o proprio Motul muito falado na mairoria, os mais simples acho que o 3100 não é SL, me corrijam ... logo Oléo bom é SL ou superior....
Antes não tinha o havoline 4t sl para motos... e o pessoal usava e usa ainda direto o havoline premium sl 4t para carros...SEM NUNCA TEREM PROBLEMAS.....

Como agora já existe o HAVOLINE 4T SL PARA MOTOS... comprem e usem que é muito , mas muito bom e é o mesmo Yamalub... agora se quiserem pagar mais na concessionária é de cada um .....

Sobre o óleo que colocou so tem um problema que para mim é maior do que ele ser para carro... é ficar trocando de marca e de oleo toda hora... isto sim é ruim....se quer trocar de marca e óleo faça uma troca mais seguida tipo 1000 km e depois volte ao padrão de tempo de troca que usava antes... há aditivos diferentes nas marcas que podem gerar problemas... sobre dar problema na embreagem eu acho dificil.. alias queria que alguem citasse um caso real.... ALGUÉM...???
Com este oleos SL para carro duvido, exceto como muito bem comentado pelo coleta optimuleo... mas como já disseram... se tem óleo para motos use ele.. eu compro a R$ 08, isto mesmo oito reias o havolite 4t SL para motos num posto da Texaco perto da Fiergs aqui em Porto Alegre...o óleo é excelente...

Ténéré....
De supertenere 750 ano 1997
Carlos_Mogi
Novato

Mensagem por Carlos_Mogi »

Esse é um assunto bem polêmico, mas um dos melhores posts sobre esse assunto que conheço é este do FalconOnline: Oleo mais caro é melhor na Moto?
http://falcononline.com.br.p2.hostingpr ... pic=3871.0
Vale a pena dar uma olhadinha.
Fernanda-DF
Mito
Contato:

Mensagem por Fernanda-DF »

Qual é mesmo a razão prá usar óleo pra motor de automóvel na moto?

Se for numa emergência, vá lá.

A moto vem com um manual, e nele tá especificado qual o óleo a ser usado E A FREQÜÊNCIA das trocas.

Tem uma meia dúzia de zés que estudaram um tantinho pra chegar a essas conclusões, óleo pra moto é óleo pra moto, deve ser trocado a tais intervalos observadas as condições de uso.
-oo-

O boss é meu broder.
itazura
Roda Presa
Contato:

Mensagem por itazura »

Antigamente, há uns 20 anos, usava só motor de carro na moto. Acho que não existia nem óleo específico pra motos. E nunca deu problema.
ImagemImagem
itazura
Roda Presa
Contato:

Mensagem por itazura »

E mais uma coisa, exceto quando tinha que limpar o filtro de óleo, eu mesmo trocava o óleo em casa.
ImagemImagem
Lelo
Motoqueiro
Contato:

Mensagem por Lelo »

Eu uso o mobil preto basicão mesmo, é o que fala no manual da tutu, pra que inventar..
Parra
Motociclista

Mensagem por Parra »

zébuscapé escreveu:Pessoal eu faço parte já a alguns anos do clube xt600. Tem gente lá que já deve rodado mais de 50.000 km com oleo da havoline SL para carros sem ter problemas na embreagem....

Resumindo..
O yamalub é o mesmo Havoline da texaco fabricado pela chevron...o proprio Motul muito falado na mairoria, os mais simples acho que o 3100 não é SL, me corrijam ... logo Oléo bom é SL ou superior....
Antes não tinha o havoline 4t sl para motos... e o pessoal usava e usa ainda direto o havoline premium sl 4t para carros...SEM NUNCA TEREM PROBLEMAS.....

Como agora já existe o HAVOLINE 4T SL PARA MOTOS... comprem e usem que é muito , mas muito bom e é o mesmo Yamalub... agora se quiserem pagar mais na concessionária é de cada um .....

Sobre o óleo que colocou so tem um problema que para mim é maior do que ele ser para carro... é ficar trocando de marca e de oleo toda hora... isto sim é ruim....se quer trocar de marca e óleo faça uma troca mais seguida tipo 1000 km e depois volte ao padrão de tempo de troca que usava antes... há aditivos diferentes nas marcas que podem gerar problemas... sobre dar problema na embreagem eu acho dificil.. alias queria que alguem citasse um caso real.... ALGUÉM...???
Com este oleos SL para carro duvido, exceto como muito bem comentado pelo coleta optimuleo... mas como já disseram... se tem óleo para motos use ele.. eu compro a R$ 08, isto mesmo oito reias o havolite 4t SL para motos num posto da Texaco perto da Fiergs aqui em Porto Alegre...o óleo é excelente...

Ténéré....
Caro zébuscapé;
É isso mesmo ... vou usar esse shell por 1.500km e depois volto para o yamalube.
Até o momento a moto esta zerada, pego estradas todos os dias e o motor esta bem eslástico !
[]'s
igor.mr
Motoqueiro

Mensagem por igor.mr »

E ao contrário ? No forum de fuscas, a galera que dá uma mexida nos boxers só uma o MOBIL preto, pois os mecânicos de preparação dizem que o motor de fusca se assemelha muito a motor de moto refrigerada a ar, é um motor de CG 125 maior, com comando por vareta e tudo.

E como o motor do fusca preparado esquenta muito, dizem que o mobil preto não "afina" e "segura" a pressão do óleo. Nesse caso acho que não cah problema, até pq os caras testam isos na prática por anos e muitos km de paulera, tem boxerzinho arrombaso pra 2100 cc com 200 vc rodando no mobil, com taxa de 9/1 (original do 1300 por exemplo é 6.8/1

O manual do fusca não recomenda marca nem "modelo" de óleo, dependendo do ano mnuda o ´poleo, sempre o mais avançado da época. No meu 72 por exmplo, o manual mnanda por monoviscoso SAE 40 !
.

MSM
Parra
Motociclista

Mensagem por Parra »

Então pessoal ... esse post do forum das Falcons é show hein ..

http://falcononline.com.br.p2.hostingpr ... pic=3871.0

Óleo de motor a Diesel em moto ! leiam ! show !
Parra
Motociclista

Mensagem por Parra »

Olha aee .. tirei do forum das Falcons

Conclusao de um teste de viscosidade entre varios oleos para motocicleta versus oleos automotivos, ambos utilizados em uma moto Honda refrigerada a ar e com embreagem a oleo, teste este feito por um PHd na Universidade da California a pedidos do Consumer s Report.

Pelos dados obtidos parece que nao há razao válida para o constantemente utilizado argumento que os oleos especificos para motocicletas se comprovem superiores em lubrificacao aos oleos automotivos quendo utilizados numa motocicleta. Se a queda na viscosidade for o unico criterio, entao certamente nao há razao para se gastar dinheiro extra em oleos especificamente projetados para motocicletas.

Existe sim evidencias para se usar um oleo sintetico ou um semi sintetico ao inves dos oleos baseados em petroleo, cujas propriedades sao inferiores.

resumindo, parece nao haver NADA MAIS DO QUE UM MARKETING BEM ESPERTO DA INDUSTRIA DE OLEOS para aumentar a imagem de seus produtos e tomar mais dinheiro dos motociclistas.

Para as amostras de testes foram utilizadoS dois tipos de oleos especificos para motocicleta e tres tipos de oleos padroes automotivos.

Os oleos automotivos foram( em dolares) : Castrol GTX 10W40 (petroleum based, $1.24/qt.), Castrol Syntec 10W40 (synthetic, $3.99/qt.) e Mobil 1 15W50 (synthetic, $3.48/qt.). Os oleos para motocicleta foram: Spectro 4 10W40 (petroleum based, $4.99/qt.) Honda HP4 10W40 (petroleum/synthetic blend, $5.99/qt.).

Cada um dos oleos acima foi utilizado em uso urbano numa motocicleta Honda 1984 V65 Sabre, sobre condicoes identicas o maximo possivel, testes feitos em milhas ( 0 milhas, 800 milhas, e 1500 milhas) Pela universidade da california-USA

NAO HÃ
Roda-Presa
Novato

Mensagem por Roda-Presa »

[font=Comic Sans MS]Diria que é quase obrigatório ter num cantinho da casa ao menos 2 litros de óleo (de moto), junto com a graxa, WD40, sabão neutro, lâmpadas, luvas, apetrechos, etc. [/font]
Nós somos a soma de nossas escolhas.
XRE 300 Imagem

Imagem
Luiz Almeida
Mito

Mensagem por Luiz Almeida »

Um óleo automotivo de boa qualidade só não é recomendado para motocicletas se contiver em sua fórmula redutores de atrito como aditivos. No mais é só seguir a especificação do fabricante da moto.

Notem que nos manuais, além da recomendação de uma marca específica (marketing), há a especificação do óleo recomendado.
Luiz Almeida
Fortaleza-Ce
R 1200 GS
DL 650 XT V-Strom
XTZ 250 Ténéré

http://www.historiasdemotocicleta.com.br

Bons tempos aqueles em que só andava de moto quem realmente gostava de motocicleta.
Parra
Motociclista

Mensagem por Parra »

Luiz Almeida escreveu:Um óleo automotivo de boa qualidade só não é recomendado para motocicletas se contiver em sua fórmula redutores de atrito como aditivos. No mais é só seguir a especificação do fabricante da moto.

Notem que nos manuais, além da recomendação de uma marca específica (marketing), há a especificação do óleo recomendado.
Quer ver uma coisa ... a Lander que é a minha moto em questão pede no manual óleo SL.
Eu sinceramente duvido que realmente esse padrão é necessário. Eles sempre colocam no manual o último óleo lançado no mercado já que é o "mais caro"
Parra
Motociclista

Mensagem por Parra »

Agora eu gostei de ver nesse forum da Falcons sobre óleo para motores Diesel de alto desempenho ... quero ver disso ae.
Eu acredito nisso porque as máquinas a Diesel industriais são usadas ao extremo e muitas vezes Non-STOP !.
Baeta
Mito

Mensagem por Baeta »

Pra acabar com a putaria, usa esse aqui
Imagem

}:) }:) }:)

Eu uso óleo de motor a diesel no Tempra desde 2001 e o carro está zero até hoje. Já rodou mais de 100 mil km.
igor.mr
Motoqueiro

Mensagem por igor.mr »

Elém de óleo de moto tem alguns no forum de fusca, que usam URSA (óleo de caminhão ) nos fuscas
.

MSM
Ander
Motoqueiro

Mensagem por Ander »

Baeta escreveu:Eu uso óleo de motor a diesel no Tempra desde 2001 e o carro está zero até hoje. Já rodou mais de 100 mil km.
agora conta pra nós qntas vezes vc fez o motor do super tempra }:)
rafaeladvogado
Roda Presa
Contato:

Mensagem por rafaeladvogado »

Acho melhor rodar sem óleo... pra não gastar com óleo de moto...

hehhehehehhehe :kkk:
Responder