Diário de mecânica - Com o que você sujou as mãos hoje?

Grupo de discussão geral sobre motos.
Baeta
Mito

Re: Diário de mecânica - Com o que você sujou as mãos hoje?

Mensagem por Baeta »

sei lá. Sede fácil pra baralho, principalmente quem é pesado. A minha, com 15k km, a suspa está uma muxiba danada. Não estourou ainda, mas no forum da lander, tem relatos de amortecedores estourados com menos de 20k km. O amortecedor é blindado, então para recuperar, tem que fazer um monte de gambitech.

Tive uma bros que peguei na troca da venda do meu carro. Estava com a bros e a X ao mesmo tempo. A x é uma boa moto, mas a bros, tirando o motor e o visual, é melhor em tudo.
fernando_sp
Roda Presa

Mensagem por fernando_sp »

Baeta, parece que você está utilizando o conceito errado. Os amortecedores não sustentam nenhum peso, quem faz isso é a mola.

Quando a suspensão abaixa, o amortecedor não oferece nenhuma resistência. Ele só oferece resistência quando a suspensão está subindo, fazendo com que o carro/moto não fique pulando.

Se a suspensão abaixa com facilidade, é a mola que é "mole", ou técnicamente falando, possui um constante elástica muito alta (lei de Hooke).

Espero ter sido claro!

[]'s
Baeta
Mito

Mensagem por Baeta »

Fernando, o que quis dizer é isso aí. Estou chamando de amortecedor o conjunto. E nisso, o da lander é fraco. Essa gambitech que fiz, percebi que está copiando melhor o asfalto. Não sinto tanto tranco como antes. Em contrapartida, o retorno está rápido pra baralho. Aí é culpa do "amortecedor", já que a "mola" está fazendo seu trabalho corretamente. Acho que pelo fato de ser um conjunto xing ling. Enfim, ficou melhor :-D
Albert
Dinossauro

Mensagem por Albert »

Albert escreveu:Diário sujo (de graxa, o outro é de alma suja }:)), troquei os retentores e óleo das bengalas há umas semanas. Agora tô com a impressão que tá fazendo barulho na frente ao passar em buracos mais fundos (coisa que nem há por aqui). :frt:
Achei a fonte do barulho... Caiu um parafuso do paralamas... :pqp:
A culpa é minha e eu coloco ela em quem eu quiser!

DT200 *09/2002 - †12/2004
GS500 *12/2004 - †08/2005
CBX200 *08/2005 - †04/2010
YS250 *05/2009 - †07/2012
GS500 *07/2012 ...

Link para o pombo gigante
fernando_sp
Roda Presa

Mensagem por fernando_sp »

Então está correto. rs

A propósito, não achei gambitech, ficou muito bem feito. Parabéns!
diegonunes
Dinossauro

Mensagem por diegonunes »

Vantadens de ser um fuçador, hehehe.

Hoje fui lubrificar os cabos do acelerador da bicuda e tive a grata surpresa de identificar que o cabo B (retorno) estava preso por apenas três pernas da trama do cabo, falta muito pouco pra partir.

O mais legal foi ligar pra CC e constatar que cada cabo (A e B), custa a bagatela de R$ 30,00. Como sempre, certas peças não valem a pena ser compradas na CC. Corri na famosa rua da Concórdia, no centro de Recife, e comprei o tal cabo da marca Control Flex, por míseros R$ 7,00. O cabo parece ser muito bom! :o

Amanha pela manhã vou trocar o cabo e compartilhar algumas fotos do trabalhinho que dá, rs.
DIEGO NUNES | RECIFE-PE |Yamaha Ténéré 250
Fazer 250, New Fazer 250, XRE 300 ^
diegonunes
Dinossauro

Baeta escreveu: Tive uma bros que peguei na troca da venda do meu carro. Estava com a bros e a X ao mesmo tempo. A x é uma boa moto, mas a bros, tirando o motor e o visual, é melhor em tudo.
Fiquei boquiaberto quando descobri, recentemente, que a suspensão da Bros não é pro-link!
diegonunes
Dinossauro

Óia eu aqui!

Fiquei puto hoje. Durante a troca do cabo B, decide soltar o cabo A e verificar por completo, num é que o miserável estava com uma perna desfiada? Pois é. La vai o trouxa de metrô comprar o A.

O bom disso tudo é que gastei R$ 15,00 com os dois cabos, não corro mais o risco de ficar na rua por cabo torado e o acelerador ta levinho levinho.

Não tirei fotos, fiquei arretado. :lol:

Mas vou postar as fotos que tirei ontem do motor que meu sogro tá retificando, de um landau galaxie. O dono do carro é um construtor que coleciona essas tranqueiras, o cara é chato (no bom sentido), só fecha o motor com kits importados:

Impressionante a ignorância do motor, é ferro demais! Reparem o tamanho do pistão e a lapa no vira, PQP!

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

;-)
Albert
Dinossauro

Mensagem por Albert »

V8 é foda, eheh...

GS500 *07/2012 ...

Baeta
Mito

Mensagem por Baeta »

Diego, essa marca, segundo meu mecanico, é boa. Os cabos do acelerador do mamute são originais ainda. O acelerador, ainda está macio. Mas por via das dúvidas, vou comprar o A e B e deixar guardado.
diegonunes
Dinossauro

Pois é Baeta. O engraçado é que o acelerador da XRE não estava duro, dessa maneira era praticamente imperceptível o estado do cabo. Acho que por isso que algumas pessoas partem o cabo "sem mais nem menos". Se eu não tivesse a curiosidade, provavelmente ficaria na mão qualquer dia destes.

Pra galera que nunca olhou os cabos da moto, fica a recomendação.
V8 é foda, eheh...
Albert, não se impressione, isso é uma porcaria atrasada. A única graça que esse motor faz é no torque. Relação peso potência e tantas outras coisas fazem do motor um verdadeiro trambolho, coisa de americano.
Albert
Dinossauro

Mensagem por Albert »

Diego, vai queimar no mármore do inferno com um V8 com um escape 8x1 berrando na tua orelha pela eternidade por falar mal dele :lol:

Sou suspeito, se tivesse grana, teria uma barca. Se soubesse que os preços iam inflacionar, em 2001-2002 encontrava-se Dodges e Galaxies inteiros as 5000...

PS: vendo esse papo de cabos, lembrei que tenho que comprar um cabo de embregaem sobressalente, o meu tá dando uns tranquinhos quando aperto, tipo como se tivesse estágios de aperto. E marca de cabos é Scherer ou Control Flex, nessa ordem de preferência.
Scherer, se não me engano, fornece pra maioria das montadoras.

GS500 *07/2012 ...

Baeta
Mito

Mensagem por Baeta »

Os Scherer para o mamute, ficam na casa dos 35 dilmas cada.
Criamangostas
Mito

Mensagem por Criamangostas »

Caramba, 45.000 kms rodados com a burguinha (deixei hoje de manhã no mecânico, devo ir pegar daqui a pouco) e o cabo do acelerador é o original, nunca deu problema algum :D
Imagem
diegonunes
Dinossauro

kkkkkkkkkkk, é igual moto, tem que gostar pra encarar.

Quanto aos cabos, estais correto, a Scherer é fornecedora da Honda, por exemplo, o qual nunca mais compro! Vão roubar outro! :rof:
Albert
Dinossauro

Mensagem por Albert »

Diego, quando precisei (acho que foi o cabo de embreagem da Strada, lá se vão 3 anos ou mais) comprei o scherer no paulinho motos. O control flex era 12, o scherer 14. Claro que o scherer na embalagem da ronda deveria custar uns 50...

Beretta, já cotou cabo de alguma outra marca? Só pra gente ter parâmetro
Lagostas, a Fazer está com 58000, todos os cabos são originais, embora, como disse, acho que o da embreagem logo vai embora...

GS500 *07/2012 ...

Criamangostas
Mito

Mensagem por Criamangostas »

Albert escreveu: Lagostas, a Fazer está com 58000, todos os cabos são originais, embora, como disse, acho que o da embreagem logo vai embora...
Então os cabos duram mesmo, é bom saber ;-)
Imagem
minholi
Dinossauro
Contato:

Mensagem por minholi »

Aproveitei que a moto entrou na reserva, desmontei o tanque e fiz a limpeza e recarga do filtro de ar que tava precisando. Agora tá zerado! ;-)
Dubito ergo cogito; cogito ergo sum
GSF-1250S Bandit & FLHTK 114 Ultra Limited & Super Meteor 650
diegonunes
Dinossauro

Senhoras, tenho uma dúvida, quem sabe vocês me ajudem.

Eis o produto: http://www.rcamoto.com.br/produto/Filtr ... os%20anos)

Mandei esse e-mail aqui pro fabricante de um filtro esportivo pra XRE, empresa se chama Moldspuma. Saca aê:
Pesquisando, encontrei no mercado a opção do filtro de ar lavável para a XRE 300. Meu intuito não é ganhar potência, é apenas deixar de comprar um filtro original descartável por um preço absurdo que a autorizada pede.

A XRE 300 é uma moto muito polêmica. Ao longo do tempo, percebeu-se que algumas delas apresentavam uma mistura de combustível pobre pro projeto térmico da e algumas sofreram trincas no cabeçote. A questão é: Um filtro de ar que possibilite uma vazão maior que a original estipulada, poderia em teoria tornar a mistura menos rica, e quem sabe, acontecer o tal problema.

Ainda sim, por se tratar de uma moto injetava, o galho de admissão de ar, geraria a necessidade de injeção de mais combustível, afim de atender os parâmetros configurados na ECU.

Gostaria de sua explicação sobre essa abordagem.
Algum comentário acerca do funcionamento da injeção e do filtro? Esqueçam os possíveis problemas mecânicos mencionados.

;-)
Albert
Dinossauro

Mensagem por Albert »

Apliquei a meleca verde nos pneus, aquela que diz que evita ficar na mão em caso de furos. Nos primeiros 50 metros assustei, a moto ficou pulando, mas depois espalhou pelo pneu e estabilizou. Sei não, mas acho que vou me arrepender de ter aplicado essa coisa...

Além de sujar as mãos com a fuligem da roda, arranquei sangue do dedo tbm... Escapou a mão e foi direto num canto do tubo :pqp:

GS500 *07/2012 ...

Responder