TT Island of man - Muito tenso o lance...
Re: TT Island of man - Muito tenso o lance...
http://motociclismo.terra.com.br/index.asp?codc=1367
05/10/2011 16:28:00
Paschoalin e BMW Power Motorrad juntos no TT
Piloto brasileiro fecha parceria com nova concessionária BMW e vai disputar a Ilha de Man
Primeiro brasileiro a participar de uma prova de rua mais difícil do mundo, o Tourist Trophy, na Ilha de Man, conta com uma nova parceria para a sua jornada. Futura concessionária BMW, a Power Motorrad – que deve ser inaugurada em breve na cidade de São Caetano, SP – e BMW Motorrad do Brasil são as mais novas aliadas de Rafa Paschoalin nesse projeto. Paschoalin irá competir com uma BMW S 1000 RR, que está à mostra no estande da MOTOCICLISMO, no Salão Duas Rodas. Confira o vídeo.
05/03/2012 12:01:00
Entrevista com Rafael Paschoalin
Rafael Paschoalin, o primeiro brasileiro que irá competir o Tourist Trophy Isle of Man, concede entrevista para o programa
No último domingo, nosso editor-chefe Rafael Paschoalin concedeu uma entrevista para o programa Momento Moto da Band, na qual falou sobre o desafio de disputar a tradicional prova da Ilha de Man, entre os dias 28 de maio e 8 de junho.
Será a primeira vez que um brasileiro competirá na prova centenária. Paschoalin, piloto de motovelocidade, está em fase de preparação estrear na prova.
Confira a entrevista abaixo:
http://motociclismo.terra.com.br/index.asp?codc=1496
05/10/2011 16:28:00
Paschoalin e BMW Power Motorrad juntos no TT
Piloto brasileiro fecha parceria com nova concessionária BMW e vai disputar a Ilha de Man
Primeiro brasileiro a participar de uma prova de rua mais difícil do mundo, o Tourist Trophy, na Ilha de Man, conta com uma nova parceria para a sua jornada. Futura concessionária BMW, a Power Motorrad – que deve ser inaugurada em breve na cidade de São Caetano, SP – e BMW Motorrad do Brasil são as mais novas aliadas de Rafa Paschoalin nesse projeto. Paschoalin irá competir com uma BMW S 1000 RR, que está à mostra no estande da MOTOCICLISMO, no Salão Duas Rodas. Confira o vídeo.
05/03/2012 12:01:00
Entrevista com Rafael Paschoalin
Rafael Paschoalin, o primeiro brasileiro que irá competir o Tourist Trophy Isle of Man, concede entrevista para o programa
No último domingo, nosso editor-chefe Rafael Paschoalin concedeu uma entrevista para o programa Momento Moto da Band, na qual falou sobre o desafio de disputar a tradicional prova da Ilha de Man, entre os dias 28 de maio e 8 de junho.
Será a primeira vez que um brasileiro competirá na prova centenária. Paschoalin, piloto de motovelocidade, está em fase de preparação estrear na prova.
Confira a entrevista abaixo:
http://motociclismo.terra.com.br/index.asp?codc=1496
alexsandro_jean escreveu:Richard. escreveu:O Paschoalin é um piloto arrojado e bom de braço, mas na real, eu acho que para ele, só tem 2 opções de resultado num TT:
1 - Ele segura a onda e faz uma corrida conservadora e chega entre os ultimos, mas vivo.
2 - Ele força a barra, tenta seguir nêgo que já corre lá faz 10 anos ou então em outros circuitos de rua e acaba voltando numa maca ou então num caixão.
Torço para que ele escolha a primeira opção.
Tb acho, a entrevista que ele deu naquele programa de moto da band ele me solta uma de que é IMPOSSÍVEL decorar o traçado![]()
Achei que ele viajou, só de assistir a alguns anos já da pra ter noção do circuito, é grande, mas conforme vc anda memoriza,
por isso quem tem 10 anos tem grande vantagem, mas falar que não dá pra memorizar, é melhor nem ir correr![]()
Eu creio que neste ano ele vá para pegar alguma experiencia, e quem sabe daqui um tempo vá andando melhor,
mas tenho de dar o braço a torcer, tem de ter culhão pra andar nessa porra
Se for para ele andar, tipo como teve uns caras na copa ninjaquinha em Interlagos, que o cara tava literalmente passeando, fica fácil...
Para passear, ele podia ir na volta liberada, que ocorre após a corrida, onde todo e qualquer mortal pode dar uma volta pelo circuito que dá a volta na ilha.
2007 - 2009 - CB400 82
2008 - ... - Kasinski GT250 Comet 2008
2017 - ... - GSX-R 1100W 98
2008 - ... - Kasinski GT250 Comet 2008
2017 - ... - GSX-R 1100W 98
- EduLeitão
- Dinossauro
Pelo visto vocês não estão colocando nenhuma esperança no cara hein....
eu não conheço ele e nunca ouvi falar.. o que sei foi só destes vídeos artísticos que não mostram nada da habilidade dele a não ser cenas banhadas de emoção (ou tentativas, hehe)
eu não conheço ele e nunca ouvi falar.. o que sei foi só destes vídeos artísticos que não mostram nada da habilidade dele a não ser cenas banhadas de emoção (ou tentativas, hehe)
YBR125ED, YS250, XTZ250X, NXR150ES, ZXR300, GSF650S, GSX1300R, ER6NABS, CBX250, G650GS Sertão.... XL883N
Alguém aí já conseguiu assistir ou sabe de algum site ou canal de TV que transmita a corrida???
Tenho o pacote mais completo da Sky aqui e nunca consegui ver...
Tenho esse vídeo salvo na minha coleção...a noção de velocidade é impressionante...
Tenho o pacote mais completo da Sky aqui e nunca consegui ver...
Tenho esse vídeo salvo na minha coleção...a noção de velocidade é impressionante...
" Deus construiu no céu a melhor pista, com as melhores retas e curvas, e veio buscar meu filho para ser seu piloto. "
- Eudy
- Motoqueiro
Taí, duas cosias que eu gostaria de fazer, só pra sentir o prazer de ter feito:Richard. escreveu:... Para passear, ele podia ir na volta liberada, que ocorre após a corrida, onde todo e qualquer
mortal pode dar uma volta pelo circuito que dá a volta na ilha.
- dar uma volta (pelo menos) no circuito do TT
- idem em Nürburgring Nordschleife
Uma das tocadas (de carro) mais bonitas e limpas que já vi foi desse cara num Viper
[ ]s
Essa declaração na Band eu não assiti, mas foi infeliz.alexsandro_jean escreveu:Tb acho, a entrevista que ele deu naquele programa de moto da band ele me solta uma de que é IMPOSSÍVEL decorar o traçadoRichard. escreveu:O Paschoalin é um piloto arrojado e bom de braço, mas na real, eu acho que para ele, só tem 2 opções de resultado num TT:
1 - Ele segura a onda e faz uma corrida conservadora e chega entre os ultimos, mas vivo.
2 - Ele força a barra, tenta seguir nêgo que já corre lá faz 10 anos ou então em outros circuitos de rua e acaba voltando numa maca ou então num caixão.
Torço para que ele escolha a primeira opção.![]()
Achei que ele viajou, só de assistir a alguns anos já da pra ter noção do circuito, é grande, mas conforme vc anda memoriza,
por isso quem tem 10 anos tem grande vantagem, mas falar que não dá pra memorizar, é melhor nem ir correr![]()
Eu creio que neste ano ele vá para pegar alguma experiencia, e quem sabe daqui um tempo vá andando melhor,
Para vcs terem uma idéia, eu costumava rodar em modo jaspion 2 (sempre acima de 200) entre os pedágios da incrível Rio-Juiz de Fora. Quem conhece o trecho sabe que é região serrana e uma sequência muita numerosa de curvas que caracterizam todo o trajeto. Tem uns 140 km e três radares. Eu e meu colega jaspion de Bicas, cidade vizinha a Juiz de Fora, fazíamos de pedágio a pedágio sem aliviar a mão no estilo TT, exatamente por conhecermos todas as tomadas de curvas (embora lá, em estrada dupla).

Por isso é que soa no minimo estranha essa declaração. Com estudo e reconhecimento de pista dá pra formar uma idéia muito boa da pista (e olha que a volta no TT tem 56 km).
Só não dá, obviamente, pra buscar resultado entre dezenas de competidores de igual categoria que disputam a prova há anos.
Por isso também sou da mesma opinião que o Richard: ou ele anda bonitinho, conservador, pra conhecer a prova ou vai se estrumbicar e voltar pra casa todo quebrado.... eu acredito mais na primeira.
Editado pela última vez por Pretti em 19 Mar 2012, 23:41, em um total de 2 vezes.
Essa é a velocidade real quando não estamos sobre a moto, protegidos pela bolha e pela baita estabilidade das SS. Muito, muito rápido! Por isso colidir com qualquer coisa acima dos 100 km/h é fria...Véio escreveu: Tenho esse vídeo salvo na minha coleção...a noção de velocidade é impressionante...
-
Jota
sensacional a paciência do cabra do viper.Eudy escreveu:Uma das tocadas (de carro) mais bonitas e limpas que já vi foi desse cara num Viper
muito bacana a filmagem.
Acho que teriam que vetar as motos esportivas e deixar correr só de big trail, que também passa dos 200, só que com mais segurança!!!

STRESS = espaço de tempo entre duas viagens de moto
- Optimus Leo
- Mito
Mas aqui o pessoal fala muita bobagem mesmo...
IOMTT e uma competicao que voce NUNCA estara 100% pronto para ela. Voce tem que ir varios anos, para ir ganhando experiencia, conhecer o circuito, etc...todo piloto que ganhou la, seguiu esse caminho.
O Rafael vai participar tambem da Northwestern 200, parte do campeonato de Irish Road Racing (que e sangue nos zoio total, ja que sao circuitos tipo o do TT, so que nao e time trial, e roda a roda...muito foda). Competir na NW200 (e outras corridas desse campeonato) ajudam na preparacao para o IOMTT.
Voces acham que os caras vao 8 ou 80? Novato nao tem muita sorte no TT. Mas se nunca ir a competir...como vai ganhar experiencia? Ele nao vai ir "passeando" porque ai voce nao ganha experiencia porra nenhuma. E claro que ele nao vai ir com as intencoes de ganhar, ja que isso e muito dificil de acontecer, mas isso nao quer dizer que ele vai andar na macia, ou que se andar forte e garantia de se arrebentar. Claro, essas corridas sempre tem alguem que vira estadistica, mas ate que o numero e "baixo", se considerar a quantidade de pilotos em todas as diversas categorias que correm la durante essa semana.
Voce precissa de pelo menos 3 ou 4 anos para "decorar" o circuito completo...e mesmo assim, e quase que impossivel lembrar de tudo, e tambem as condicoes mudam, por isso que a experiencia vale muito, para o piloto poder se acostumar. Tem que ir mesmo, acelerar forte e ganhar milhas...
IOMTT e uma competicao que voce NUNCA estara 100% pronto para ela. Voce tem que ir varios anos, para ir ganhando experiencia, conhecer o circuito, etc...todo piloto que ganhou la, seguiu esse caminho.
O Rafael vai participar tambem da Northwestern 200, parte do campeonato de Irish Road Racing (que e sangue nos zoio total, ja que sao circuitos tipo o do TT, so que nao e time trial, e roda a roda...muito foda). Competir na NW200 (e outras corridas desse campeonato) ajudam na preparacao para o IOMTT.
Voces acham que os caras vao 8 ou 80? Novato nao tem muita sorte no TT. Mas se nunca ir a competir...como vai ganhar experiencia? Ele nao vai ir "passeando" porque ai voce nao ganha experiencia porra nenhuma. E claro que ele nao vai ir com as intencoes de ganhar, ja que isso e muito dificil de acontecer, mas isso nao quer dizer que ele vai andar na macia, ou que se andar forte e garantia de se arrebentar. Claro, essas corridas sempre tem alguem que vira estadistica, mas ate que o numero e "baixo", se considerar a quantidade de pilotos em todas as diversas categorias que correm la durante essa semana.
Voce precissa de pelo menos 3 ou 4 anos para "decorar" o circuito completo...e mesmo assim, e quase que impossivel lembrar de tudo, e tambem as condicoes mudam, por isso que a experiencia vale muito, para o piloto poder se acostumar. Tem que ir mesmo, acelerar forte e ganhar milhas...
E melhor ser um corredor por 5 minutos, do que um espectador por toda uma vida.
Frizione a secco / Amici del bicilindrico
"Without RACING, there is no HONDA" Soichiro Honda
Frizione a secco / Amici del bicilindrico
"Without RACING, there is no HONDA" Soichiro Honda
Nina escreveu: acho que deveria ser criado um outro FOL. os fãs do optimus leo.
foda ler uns absurdos aqui kkkkk m@d é uma lixeira da www mesmo, só falam MERDA atrás dos teclados, uma coisa é decorar em video as curvas....a outra é decorar lá na hora, pelo jeito pros pilotos de videogame aqui isso é moleza.
leitao
"-eu não conheço ele e nunca ouvi falar.. o que sei foi só destes vídeos artísticos que não mostram nada da habilidade dele a não ser cenas banhadas de emoção (ou tentativas, hehe)"
Ah tá o cara faz holeshot na corrida termina em terceiro na cat maxima brasileira sbk e não mostra nada da habilidade kkkkkkkkkk
pretti
precisa nem falar nada né....o mestre sempre faz algo mais foda, mais foda até que a corrida manxTT
leitao
"-eu não conheço ele e nunca ouvi falar.. o que sei foi só destes vídeos artísticos que não mostram nada da habilidade dele a não ser cenas banhadas de emoção (ou tentativas, hehe)"
Ah tá o cara faz holeshot na corrida termina em terceiro na cat maxima brasileira sbk e não mostra nada da habilidade kkkkkkkkkk
pretti
precisa nem falar nada né....o mestre sempre faz algo mais foda, mais foda até que a corrida manxTT
honda biz ks
Honda CRF450R
BMW S1000RR
BMW ///M3 frozen black f80
BMW 528i e39 turbo
Honda CRF450R
BMW S1000RR
BMW ///M3 frozen black f80
BMW 528i e39 turbo
- Saurus
- Mito
Sei lá, pretti, o problema no que você costuma(va) fazer é o que é feito em ambiente não controlado. Por mais que você conheça o traçado, sempre fica a "paúra" da possibilidade de alterações "ambientais" no traçado (óleo, areia, animais atravessando a pista, pedaços de outros veículos que caíram na pista e ficaram, etc).pretti escreveu:Essa declaração na Band eu não assiti, mas foi infeliz.alexsandro_jean escreveu:Tb acho, a entrevista que ele deu naquele programa de moto da band ele me solta uma de que é IMPOSSÍVEL decorar o traçadoRichard. escreveu:O Paschoalin é um piloto arrojado e bom de braço, mas na real, eu acho que para ele, só tem 2 opções de resultado num TT:
Para vcs terem uma idéia, eu costumava rodar em modo jaspion 2 (sempre acima de 200) entre os pedágios da incrível Rio-Juiz de Fora. Quem conhece o trecho sabe que é região serrana e uma sequência muita numerosa de curvas que caracterizam todo o trajeto. Tem uns 140 km e três radares. Eu e meu colega jaspion de Bicas, cidade vizinha a Juiz de Fora, fazíamos de pedágio a pedágio sem aliviar a mão no estilo TT, exatamente por conhecermos todas as tomadas de curvas (embora lá, em estrada dupla).
...
Por isso é que soa no minimo estranha essa declaração. Com estudo e reconhecimento de pista dá pra formar uma idéia muito boa da pista (e olha que a volta no TT tem 56 km).
Só não dá, obviamente, pra buscar resultado entre dezenas de competidores de igual categoria que disputam a prova há anos.
Por isso também sou da mesma opinião que o Richard: ou ele anda bonitinho, conservador, pra conhecer a prova ou vai se estrumbicar e voltar pra casa todo quebrado.... eu acredito mais na primeira.
No TT a rodovia é fechada e todos os cuidados são tomados para que não haja nenhum outro veículo trafegando na pista, nenhum animal atravessando, sinalização com bandeiras, pista limpa, ambulâncias (rodoviárias e aéreas) à postos, hospital já me prontidão, alerta total para possibilidade quase certa de chegar algum piloto acidentado, os médicos e equipamentos já à postos, etc, etc, etc, em fim, toda a estrutura que envolve uma competição oficial. Em rodovia é "roleta russa".
Mas concordo que o sujeito dizer que não é possível decorar todo o traçado foi forte demais. Afinal, um piloto, antes de uma competição, vai estudar o traçado até ser capaz de fazê-lo todo mentalmente e sem esforço. O Paschoalin deve ir para lá, no mínimo, umas 3 semanas antes e fazr o percurso diariamente até tê-lo "no sangue", totalmente filmado. Isso é o que penso que um piloto deve fazer. No mais, ele vai experimentar seus próprios limites (de habilidade, coragem e insanidade).
Eu não esperaria um resultado digno de menção, mas apenas que ele volte vários anos seguidos lá até estar chamando o circuito de "cumpadi".
Nihil ego fecit. Sic erat cvm ego ad hic.
Ad corniger omnes poena parva est.
Timet farcimen canis icti per serpens.
Non posse avxilivm pertvrbare. Ad participandvm svmmvm est.
Nvllo desiderio qvi pictis zebra mirari reliqvvm tinxere.
Melivs est qvam contendere cooperandi
Ad corniger omnes poena parva est.
Timet farcimen canis icti per serpens.
Non posse avxilivm pertvrbare. Ad participandvm svmmvm est.
Nvllo desiderio qvi pictis zebra mirari reliqvvm tinxere.
Melivs est qvam contendere cooperandi
- Tio Frei
- Mito
The future of the TT is always in doubt with regards to the safety, especially "Mad Sunday" when any member of the public can ride the mountain section of the course which is open one way from Ramsey to Douglas.[citation needed] The TT races are extremely dangerous because of the high speeds on very narrow, twisting streets, roads and lanes flanked by stone walls and even buildings.[citation needed] Between 1907 and 2009 (at the end of 2009 TT races period) there have been 237 deaths during official practices or races on the Snaefell Mountain Course (this number includes the riders killed during Manx Grand Prix and the Clubman TT races).
- motociclista-sjc
- Motociclista
Concordo plenamente, até porque se observarmos bem, o tempo para cumprir o percurso é o que se leva em conta e não quem chega primeiro. Nota-se que para cada largada é aferido o tempo de partida exato. E salve-se quem puder e sai da frente. Lembra muito a tomada de tempo para definição no "grid" de largada. Agora, minha opinião pessoal: tem que ter muita coragem e fé no taco.Optimus Leo escreveu:Voce precissa de pelo menos 3 ou 4 anos para "decorar" o circuito completo..
É por aí, saurus.Saurus escreveu:...Mas concordo que o sujeito dizer que não é possível decorar todo o traçado foi forte demais. Afinal, um piloto, antes de uma competição, vai estudar o traçado até ser capaz de fazê-lo todo mentalmente e sem esforço. O Paschoalin deve ir para lá, no mínimo, umas 3 semanas antes e fazr o percurso diariamente até tê-lo "no sangue", totalmente filmado. Isso é o que penso que um piloto deve fazer. No mais, ele vai experimentar seus próprios limites (de habilidade, coragem e insanidade).pretti escreveu:Essa declaração na Band eu não assiti, mas foi infeliz.alexsandro_jean escreveu:Tb acho, a entrevista que ele deu naquele programa de moto da band ele me solta uma de que é IMPOSSÍVEL decorar o traçadoRichard. escreveu:O Paschoalin é um piloto arrojado e bom de braço, mas na real, eu acho que para ele, só tem 2 opções de resultado num TT:
...
Por isso também sou da mesma opinião que o Richard: ou ele anda bonitinho, conservador, pra conhecer a prova ou vai se estrumbicar e voltar pra casa todo quebrado.... eu acredito mais na primeira.![]()
Eu não esperaria um resultado digno de menção, mas apenas que ele volte vários anos seguidos lá até estar chamando o circuito de "cumpadi".
O OL também resumiu bem a maior parte do essencial, porém se engana quando diz serem necessários 4-5 anos... só se for pra disputar as primeiríssimas colocações, como eu já havia dito.
Cleber, vc às vezes parece tecladista também... vai saber...Cleber T. escreveu:foda ler uns absurdos aqui kkkkk m@d é uma lixeira da www mesmo, só falam MERDA atrás dos teclados, uma coisa é decorar em video as curvas....a outra é decorar lá na hora, pelo jeito pros pilotos de videogame aqui isso é moleza.
leitao
pretti
É óbvio que eu conheço a estatura do Pachoalini...
Acho que deu para perceber que eu quis dizer sobre a mentalização de circuito e coisas afins.
E se vc nunca teve o prazer de fazer isso nas nossas melhores rodovias, azar o seu.
Havia outros trechos que eu fazia de estrada simples de até 35 km na boa, mas nem por isso longe do limite...sem surpresas e no modo jaspion, tal qual um pequeno grupo conhecido de jaspions em Morungaba (vide youtube).
Tenho mais o que fazer, bye.
As corridas de rua em UK são muito boas... acompanho sempre.
E claro, TT e muito legal.
Aqui no meu teclado, eu acho que: pra andar na frente leva alguns anos de pratica e conhecimento do circuito. Onde acelerar, onde frear, etc. Pra andar em ritmo forte(sem objetivo de vitoria), qq piloto profissa consegue.
Pra amadores não deve ser facil... qq erro é parede.
Tenho a maior vontade de ir pra lá... passar 1 semana, alugar uma motoca e fazer o circuito. Todo ano me planejo e não vou.
E claro, TT e muito legal.
Aqui no meu teclado, eu acho que: pra andar na frente leva alguns anos de pratica e conhecimento do circuito. Onde acelerar, onde frear, etc. Pra andar em ritmo forte(sem objetivo de vitoria), qq piloto profissa consegue.
Pra amadores não deve ser facil... qq erro é parede.
Tenho a maior vontade de ir pra lá... passar 1 semana, alugar uma motoca e fazer o circuito. Todo ano me planejo e não vou.
- motociclista-sjc
- Motociclista
ISLE OF MAN (ILHA DE MAN) TOURIST TROPHY
Desde que se começou a fabricar motocicletas, existem as corridas. A mais antiga delas é o Tourist Trophy, na Ilha de Man , realizada desde 1907, até hoje !
Em 1906, num jantar comemorativo no clube inglês, Auto Cycle Union, surgiu a idéia de uma prova motociclistica longa e em estradas. Como era proibido na Inglaterra, a corrida seria realizada numa ilha do mar da Irlanda, onde havia travessia por ferry-boat.
Essa era a Isle of Man ! A idéia recebeu todo apoio do governo independente da ilha, que já tinha uma prova de automobilismo internacional.
O circuito "oficial" da prova é chamado de Montanha , com 60, 739 Km (!!!) de extensão. Para as motos da época, foi criado um circuito menor, chamado de St. John, com apenas 25 km !
Para a primeira corrida, o regulamento era o seguinte: Moto de turismo, com dois freios, silenciador, jogo de ferramentas e um banco solo. Foram criadas 2 categorias : motos de um cilindro com consumo de 33 Km / l e de dois cilindros com consumo mínimo de 25 Km / l. No resto valia tudo, desde peso, cilindrada, etc.
Em 28 de maio de 1907 acontece o primeiro Tourist Trophy !!
A prova teve 10 voltas, num total de 250 km, e foi vencida, na categoria monocilíndrica, por Charles Collier, com uma Matchless (ele era o dono da fabrica !) abrindo uma vantagem de mais de 10 minutos sobre o 2º e 3º colocados , que correram de Triumph !
A categoria bicilindrica foi vencida por Rem Fowler, com uma Norton equipada com motor Peugeout, que mesmo com mutios tombos, pneu furado, e outras peripécias, chegou com 30 minutos de vantagem. Sua média foi de 69 Km / h !
A corrida era contra o relógio, ou seja vencia quem fizesse o percurso de 10 voltas em menos tempo. A prova era do piloto e sua moto contra a estrada ! A largada era aos pares. Não existia estratégia de corrida e retardatários. Os adversários de cada um eram os buracos, muros, e as estradas estreitas e poeirentas !!
sso sem contar com o clima da ilha, que era úmido e frio. No meio da prova o piloto poderia topar com um repentino e denso nevoeiro, uma chuva fina e fria e logo após encontrar sol novamente !
Já em 1909, a corrida teve uma média de 79 Km /h vencida por Harry Collier (irmão de Charles) , com uma Matchless . Já não havia mais as categorias separadas.
Em 1911, o circuito adotado foi o da Montanha com seus 60 Kms. Nesse ano houve a primeira vitória de uma moto não inglesa. Foi vencida por uma Indian americana, que aliás também fez os 2º e 3º lugares. Essa moto era muito moderna e evoluída , e tinha um câmbio de 2 marchas (!!!), o que lhe dava enorme vantagem nas subidas longas do percurso da Montanha !
O circuito da montanha tem 256 curvas, e retas de até 6 Km, com muitas pontes, saltos, paredões, subidas e outras armadilhas !!
As categorias seriam : Light 250 cc, Júnior 350 cc e Sênior 500 cc.
A esta altura, o evento já era tradicional e tinha um forte apelo turístico e economico para a ilha. As fabricas, sentindo sua importancia, começaram a investir pesado na competição. BMW, Norton, Triumph, Moto Guzzi, Gilera, ... todos queriam vencer !
Veio então a 2ª Guerra Mundial. O T T da Isle of Man parou !
Em 1947, recomeçam as provas. Foi vencida por uma Norton 500, pilotada por Harold Daniell , com média de 133,2 Km /h. Essa vitória da Norton 500, deu origem à série especial , a Norton Manx , como são chamados quem nasce na ilha !
Na década de 50 , mais mudanças em catergorias, motos, cilindradas, etc. Em 1957, na prova do Jubileu , 50 anos, o vencedor foi Bob Mclntyre, com uma Gilera 500 de 4 cilindros, percorrendo os 483 Km com média , pela primeira vez em sua história, acima das 100 milhas / hora , exatos 162,7 Km / h na volta mais rápida !!
A partir daí, a competição passou por um período de baixa. Com algumas fábricas como Gilera , Guzzi e outras , saindo da competição, um público pequeno, provas monótonas , ... o brilho do Turist Trophy ficava esmaecido !!
Nos anos 60, os japoneses (sempre êles !) começam a participar com apoio oficial das fábricas. Foi a volta do glamour da Ilha de Man !!
Em 1967, a primeira vitória de uma japonesa, uma Honda 500, pilotada por ninguém menos do que Mike "The Byke" Hailwood, com um recorde de média, de 108,77 mph ou seja 175 Km / h !!
Esse recorde permaneceu por 9 anos, só caindo em 1976, na prova vencida por Mick Grant, pilotando uma Kawasaki, com média de 176, 59 Km /h (109,82 mph) !
A esta altura, o evento era um verdadeiro acontecimento mundial, sendo chamada de Daytona européia ! A primeira semana de junho transformava a ilha na " Meca do Motociclismo", e era invadida por milhares de turistas !
Já havia prova de antigas, categorias desde 50 cc, até protótipos malucos , como uma Suzuki de 12 marchas , e também o chamado Mad Sunday, onde a pista era liberada para os loucos (público) , que literalmente se destruiam pelo circuito !!
Em 1977 Phill Read faz seu retorno às pistas e vence a categoria Fórmula 1 de Man !

Em 1978, na categoria principal, a superbike, uma Kawasaki 750, pilotada por Mick Grant é a grande estrela !! Foi a primeira vez que o tempo por volta baixou dos 20 minutos ! Na classe Fórmula 1, a vitória é de Mike Hailwood com uma Ducati Desmo 750 !
Em 1979, Mike, The Byke dá o troco em Mick Grant, e baixa o tempo para 19 min e 45 s, com uma Suzuki 500 , com média de 183,69 Km / h , na categoria superbike !!

Alguns números:
Maiores vencedores:
Joey Dunlop - 26 vitórias em 78 participações
Mike Hailwood - 14 vitórias em 34 participações
Steve Hislop - 11 vitórias em 26 participações
Giacomo Agostini - 10 vitórias em 16 participações
Phill Read - 8 vitórias em 33 participações
John Surtess - 6 vitórias em 11 paricipações
Vitórias por marcas:
Honda - 111 vitórias - 2435 provas que chegou até o final.
Yamaha - 105 vitórias - 4045 provas até o final
Norton - 43 vitórias - 1577 provas até o final
MV Augusta - 34 vitórias
BMW - 30 vitórias
Suzuki - 28 vitórias
As provas acontecem até hoje, e graças aos pilotos arrojados e malucos, raça que nunca deixará de existir, irá viver por muito tempo !!

A pista continua com suas armadilhas e perigos, mas isso é que faz desta prova uma aventura especial, um desafio à habilidade e coragem de poucos !!

Os próprios Manx (habitantes da ilha), suportam heróicamente a invasão e , baderna dos motociclistas, pois sabem da sua importancia economica e também por ter muita honra e orgulho de sediar a mais antiga das competições de motocicletas !!
A eles , aos participantes ,e aos vencedores o que importa é manter vivo o "Tourist Trophy "!!

Só quem já recebeu a estatueta do deus grego Mercúrio sobre uma roda alada (o Troféu do Campeão) , sabe o que é a verdadeira glória da vitória na prova mais tradicional e carismática do motocilcismo mundial,
O "Tourist Trophy" de "Isle of Man" !!

Fonte: http://www.motosclassicas70.com.br/isle_of_man.htm
Desde que se começou a fabricar motocicletas, existem as corridas. A mais antiga delas é o Tourist Trophy, na Ilha de Man , realizada desde 1907, até hoje !
Em 1906, num jantar comemorativo no clube inglês, Auto Cycle Union, surgiu a idéia de uma prova motociclistica longa e em estradas. Como era proibido na Inglaterra, a corrida seria realizada numa ilha do mar da Irlanda, onde havia travessia por ferry-boat.
Essa era a Isle of Man ! A idéia recebeu todo apoio do governo independente da ilha, que já tinha uma prova de automobilismo internacional.
O circuito "oficial" da prova é chamado de Montanha , com 60, 739 Km (!!!) de extensão. Para as motos da época, foi criado um circuito menor, chamado de St. John, com apenas 25 km !
Para a primeira corrida, o regulamento era o seguinte: Moto de turismo, com dois freios, silenciador, jogo de ferramentas e um banco solo. Foram criadas 2 categorias : motos de um cilindro com consumo de 33 Km / l e de dois cilindros com consumo mínimo de 25 Km / l. No resto valia tudo, desde peso, cilindrada, etc.
Em 28 de maio de 1907 acontece o primeiro Tourist Trophy !!
A prova teve 10 voltas, num total de 250 km, e foi vencida, na categoria monocilíndrica, por Charles Collier, com uma Matchless (ele era o dono da fabrica !) abrindo uma vantagem de mais de 10 minutos sobre o 2º e 3º colocados , que correram de Triumph !
A categoria bicilindrica foi vencida por Rem Fowler, com uma Norton equipada com motor Peugeout, que mesmo com mutios tombos, pneu furado, e outras peripécias, chegou com 30 minutos de vantagem. Sua média foi de 69 Km / h !A corrida era contra o relógio, ou seja vencia quem fizesse o percurso de 10 voltas em menos tempo. A prova era do piloto e sua moto contra a estrada ! A largada era aos pares. Não existia estratégia de corrida e retardatários. Os adversários de cada um eram os buracos, muros, e as estradas estreitas e poeirentas !!
sso sem contar com o clima da ilha, que era úmido e frio. No meio da prova o piloto poderia topar com um repentino e denso nevoeiro, uma chuva fina e fria e logo após encontrar sol novamente !Já em 1909, a corrida teve uma média de 79 Km /h vencida por Harry Collier (irmão de Charles) , com uma Matchless . Já não havia mais as categorias separadas.
Em 1911, o circuito adotado foi o da Montanha com seus 60 Kms. Nesse ano houve a primeira vitória de uma moto não inglesa. Foi vencida por uma Indian americana, que aliás também fez os 2º e 3º lugares. Essa moto era muito moderna e evoluída , e tinha um câmbio de 2 marchas (!!!), o que lhe dava enorme vantagem nas subidas longas do percurso da Montanha !O circuito da montanha tem 256 curvas, e retas de até 6 Km, com muitas pontes, saltos, paredões, subidas e outras armadilhas !!
As categorias seriam : Light 250 cc, Júnior 350 cc e Sênior 500 cc.
A esta altura, o evento já era tradicional e tinha um forte apelo turístico e economico para a ilha. As fabricas, sentindo sua importancia, começaram a investir pesado na competição. BMW, Norton, Triumph, Moto Guzzi, Gilera, ... todos queriam vencer !
Veio então a 2ª Guerra Mundial. O T T da Isle of Man parou !
Em 1947, recomeçam as provas. Foi vencida por uma Norton 500, pilotada por Harold Daniell , com média de 133,2 Km /h. Essa vitória da Norton 500, deu origem à série especial , a Norton Manx , como são chamados quem nasce na ilha !
Na década de 50 , mais mudanças em catergorias, motos, cilindradas, etc. Em 1957, na prova do Jubileu , 50 anos, o vencedor foi Bob Mclntyre, com uma Gilera 500 de 4 cilindros, percorrendo os 483 Km com média , pela primeira vez em sua história, acima das 100 milhas / hora , exatos 162,7 Km / h na volta mais rápida !!
A partir daí, a competição passou por um período de baixa. Com algumas fábricas como Gilera , Guzzi e outras , saindo da competição, um público pequeno, provas monótonas , ... o brilho do Turist Trophy ficava esmaecido !!Nos anos 60, os japoneses (sempre êles !) começam a participar com apoio oficial das fábricas. Foi a volta do glamour da Ilha de Man !!
Em 1967, a primeira vitória de uma japonesa, uma Honda 500, pilotada por ninguém menos do que Mike "The Byke" Hailwood, com um recorde de média, de 108,77 mph ou seja 175 Km / h !!Esse recorde permaneceu por 9 anos, só caindo em 1976, na prova vencida por Mick Grant, pilotando uma Kawasaki, com média de 176, 59 Km /h (109,82 mph) !
A esta altura, o evento era um verdadeiro acontecimento mundial, sendo chamada de Daytona européia ! A primeira semana de junho transformava a ilha na " Meca do Motociclismo", e era invadida por milhares de turistas !Já havia prova de antigas, categorias desde 50 cc, até protótipos malucos , como uma Suzuki de 12 marchas , e também o chamado Mad Sunday, onde a pista era liberada para os loucos (público) , que literalmente se destruiam pelo circuito !!
Em 1977 Phill Read faz seu retorno às pistas e vence a categoria Fórmula 1 de Man !

Em 1978, na categoria principal, a superbike, uma Kawasaki 750, pilotada por Mick Grant é a grande estrela !! Foi a primeira vez que o tempo por volta baixou dos 20 minutos ! Na classe Fórmula 1, a vitória é de Mike Hailwood com uma Ducati Desmo 750 !
Em 1979, Mike, The Byke dá o troco em Mick Grant, e baixa o tempo para 19 min e 45 s, com uma Suzuki 500 , com média de 183,69 Km / h , na categoria superbike !!

Alguns números:
Maiores vencedores:
Joey Dunlop - 26 vitórias em 78 participações
Mike Hailwood - 14 vitórias em 34 participações
Steve Hislop - 11 vitórias em 26 participações
Giacomo Agostini - 10 vitórias em 16 participações
Phill Read - 8 vitórias em 33 participações
John Surtess - 6 vitórias em 11 paricipações
Vitórias por marcas:
Honda - 111 vitórias - 2435 provas que chegou até o final.
Yamaha - 105 vitórias - 4045 provas até o final
Norton - 43 vitórias - 1577 provas até o final
MV Augusta - 34 vitórias
BMW - 30 vitórias
Suzuki - 28 vitórias
As provas acontecem até hoje, e graças aos pilotos arrojados e malucos, raça que nunca deixará de existir, irá viver por muito tempo !!

A pista continua com suas armadilhas e perigos, mas isso é que faz desta prova uma aventura especial, um desafio à habilidade e coragem de poucos !!

Os próprios Manx (habitantes da ilha), suportam heróicamente a invasão e , baderna dos motociclistas, pois sabem da sua importancia economica e também por ter muita honra e orgulho de sediar a mais antiga das competições de motocicletas !!
A eles , aos participantes ,e aos vencedores o que importa é manter vivo o "Tourist Trophy "!!

Só quem já recebeu a estatueta do deus grego Mercúrio sobre uma roda alada (o Troféu do Campeão) , sabe o que é a verdadeira glória da vitória na prova mais tradicional e carismática do motocilcismo mundial,
O "Tourist Trophy" de "Isle of Man" !!

Fonte: http://www.motosclassicas70.com.br/isle_of_man.htm
Editado pela última vez por motociclista-sjc em 20 Mar 2012, 11:14, em um total de 1 vez.
- Fernanda-DF
- Mito
- Contato:
eu vibro com qualquer um que tenha um sonho e que batalhe pra torná-lo real, seja em que área for.
parece que não viram a entrevista completa; ele disse que o objetivo dele é terminar sendo o primeiro entre os novatos.
estou torcendo para que ele consiga ir, para que ele consiga correr, para que ele consiga ser o melhor entre os novatos. e se ele não conseguir algum desses objetivos, não o admirarei menos.
parece que não viram a entrevista completa; ele disse que o objetivo dele é terminar sendo o primeiro entre os novatos.
estou torcendo para que ele consiga ir, para que ele consiga correr, para que ele consiga ser o melhor entre os novatos. e se ele não conseguir algum desses objetivos, não o admirarei menos.
-oo-
O boss é meu broder.
O boss é meu broder.
Esta corrida será transmitida em qual canal aqui no Brasil?