Seguro de moto, compensa?
- Saurus
- Mito
Re: Seguro de moto, compensa?
Cara, o mote do seguro é justamente esse. Você tem moto há uns 30 anos, nunca caiu, nunca foi roubado, etc. Poizé, tu tem tido sorte demais e está chegando a sua hora. Da próxima tu não escapa.speed escreveu:A tranquilidade realmente não tem preço...
Mas se quiser levar preço em conta,faça o calculo de qto tempo vc tem moto X qto custaria o seguro nesses anos todos e compare com os prejuízos com acidentes+roubos que teve no mesmo período.
No meu caso,mesmo com a perda de uma gsxr 1000,a conta pendeu para o "não faça seguro".
É só uma estatística,mas acho relevante,além claro de levar em consideração vários outros fatores(tipo de moto,tipo de piloto,utilização,vizinhança,afinidade do pessoal da GO com o seu modelo![]()
,etc)
De qq maneira,boa sorte na decisão.
Abçs!
Falando sério agora, Vamos refletir sobre a situação:
1) Você tem moto, carro, o escambau há uma phorrrada de tempo e NUNCA aconteceu nada. Isso é alguma garantia que não acontecerá alguma coisa hoje ou amanhã?
2) A probabilidade de acontecer alguma coisa com alguém que nunca teve moto, carro, etc roubado, acidentado ou incendiado é menor do que acontecer com quem já teve algum desses problemas?
Nihil ego fecit. Sic erat cvm ego ad hic.
Ad corniger omnes poena parva est.
Timet farcimen canis icti per serpens.
Non posse avxilivm pertvrbare. Ad participandvm svmmvm est.
Nvllo desiderio qvi pictis zebra mirari reliqvvm tinxere.
Melivs est qvam contendere cooperandi
Isso me fez lembrar de quando quebrei a perna em 2004 por conta de um acidente de moto.
Em uma sexta feira havia comentado com a muié que estava pensando em passar o plano de saúde para enfermaria, pois não usava e nem pretendia usar o hospital (internação).
Na segunda seguinte me ferrei, e fiquei 5 dias no hospital. Fiquei pensando se fosse enfermaria (no caso seria na verdade dividir o quarto com outro paciente).
Agradeci a tudo por não ter feito a cagada de mudar o plano por conta de 80,00/90,00.
Seguro é o mesmo princípio. Sem contar que, sem seguro, sempre vai vir à mente a idéia tola de enrolar o cabo e vazar, correndo enormes chances de levar um pipoco dos malacos.
Em uma sexta feira havia comentado com a muié que estava pensando em passar o plano de saúde para enfermaria, pois não usava e nem pretendia usar o hospital (internação).
Na segunda seguinte me ferrei, e fiquei 5 dias no hospital. Fiquei pensando se fosse enfermaria (no caso seria na verdade dividir o quarto com outro paciente).
Agradeci a tudo por não ter feito a cagada de mudar o plano por conta de 80,00/90,00.
Seguro é o mesmo princípio. Sem contar que, sem seguro, sempre vai vir à mente a idéia tola de enrolar o cabo e vazar, correndo enormes chances de levar um pipoco dos malacos.
"Aqui a criança chora e a mãe vira de costas"
B12S
B12S
Russo escreveu:Mas é isso ai... no motociclismo há espaço para todos, para os que gostam de tecnologia, pros que curtem velharia e até para os babacas caras que não conseguem perceber isso, eheheheh ...
- Saurus
- Mito
Outra:
Vamos fazer as contas um pouco diferentes. Em vez de contar os anos passados em que se tivesse pag (ou tenha pago) prêmio de seguro e não foi preciso lançar mão da cobertura, vamos fazer contar os anos vindouros que você pretende ou não fazer seguro.
1) Você pagou 10 anos de seguro cujo prêmio era sempre em torno dos 10% do valor de mercado do bem segurado (vamos admitir que seja uma moto de grande porte/valor). Então em 10 anos você teria pago uma moto nova igualzinha, ou teria reposto o valor da moto segurada. Esse tempo seria menor se, em vez de 10% a relação prêmio/valor segurado, fosse 20%, por exemplo. Então esse tempo cairia para 5 anos. Quanto maior a relação prêmio/valor segurado menor será o tempo de reposição, porém inviabiliza economicamente o contrato de seguro para o segurado.
2) Você acaba de adquirir aquela moto novinha, phudddderosa, digna de dormir com você na sua cama. Então você pensa na possibilidade de algo acontecer com sua amada (me refiro à moto, ok? A outra "amada", sua esposa, já terá lhe abandonado definitivamente se você levar sua moto para dormir com você na sua cama). Você pensa: "Nossa, empaquei uma grana preta nessa moto, se algo acontecer que ela se perca ou fique danificada, será que terei grana para reparar ou repor essa moto? Será que se for eu o causador de um acidente (tipo bater em um carro estacionado ou coisa assim) terei grana para pagar o reparo do bem alheio que estraguei? E se eu fizer um seguro total ou "compreensivo", com gostam de falar os corretores e seguradoras? Péra lá, mas o prêmio fica em uns 20% do valor da moto e se eu não fizer o seguro, em 5 anos eu terei economizado o valor que vale a moto hoje."
O segundo raciocínio implica que, se acontecer alguma coisa hoje, você só será capaz de ter outra moto igual daqui a cinco anos, até lá, fique andando à pé, de ônibus, de van/kombi/perua/alternativo, alternativo, bicicleta, trem ou qualquer outra coisa. Vá passear com os amigos de ônibus ou de carro (se tiver), etc. Mas, se por algum motivo você resolveu que valia a pena contratar o seguro , talvez o valor do prêmio fique em 20% do valor segurado, ou 15% ou 10%.... O fato é que quanto menor a relação valor do prêmio/valor segurado, mais cedo você consegue repor a hipotética moto de nosso raciocínio.
Acho que os raciocínios que expus acima são ótimos para pensar na cama. Mas eu já decidi fazer seguro, pois se algo acontecer, quero ter como suportar, ao menos, o prejuízo material naquele momento e não à longo prazo.
Vamos fazer as contas um pouco diferentes. Em vez de contar os anos passados em que se tivesse pag (ou tenha pago) prêmio de seguro e não foi preciso lançar mão da cobertura, vamos fazer contar os anos vindouros que você pretende ou não fazer seguro.
1) Você pagou 10 anos de seguro cujo prêmio era sempre em torno dos 10% do valor de mercado do bem segurado (vamos admitir que seja uma moto de grande porte/valor). Então em 10 anos você teria pago uma moto nova igualzinha, ou teria reposto o valor da moto segurada. Esse tempo seria menor se, em vez de 10% a relação prêmio/valor segurado, fosse 20%, por exemplo. Então esse tempo cairia para 5 anos. Quanto maior a relação prêmio/valor segurado menor será o tempo de reposição, porém inviabiliza economicamente o contrato de seguro para o segurado.
2) Você acaba de adquirir aquela moto novinha, phudddderosa, digna de dormir com você na sua cama. Então você pensa na possibilidade de algo acontecer com sua amada (me refiro à moto, ok? A outra "amada", sua esposa, já terá lhe abandonado definitivamente se você levar sua moto para dormir com você na sua cama). Você pensa: "Nossa, empaquei uma grana preta nessa moto, se algo acontecer que ela se perca ou fique danificada, será que terei grana para reparar ou repor essa moto? Será que se for eu o causador de um acidente (tipo bater em um carro estacionado ou coisa assim) terei grana para pagar o reparo do bem alheio que estraguei? E se eu fizer um seguro total ou "compreensivo", com gostam de falar os corretores e seguradoras? Péra lá, mas o prêmio fica em uns 20% do valor da moto e se eu não fizer o seguro, em 5 anos eu terei economizado o valor que vale a moto hoje."
O segundo raciocínio implica que, se acontecer alguma coisa hoje, você só será capaz de ter outra moto igual daqui a cinco anos, até lá, fique andando à pé, de ônibus, de van/kombi/perua/alternativo, alternativo, bicicleta, trem ou qualquer outra coisa. Vá passear com os amigos de ônibus ou de carro (se tiver), etc. Mas, se por algum motivo você resolveu que valia a pena contratar o seguro , talvez o valor do prêmio fique em 20% do valor segurado, ou 15% ou 10%.... O fato é que quanto menor a relação valor do prêmio/valor segurado, mais cedo você consegue repor a hipotética moto de nosso raciocínio.
Acho que os raciocínios que expus acima são ótimos para pensar na cama. Mas eu já decidi fazer seguro, pois se algo acontecer, quero ter como suportar, ao menos, o prejuízo material naquele momento e não à longo prazo.
Ok, Saurus.
Mas continuo achando que vcs tem pouca experiência (a palavra é essa mesmo) com recuperação de motos. Além das duas motos de grande porte que recuperei (a RF900R e a ZX-9) acompanhei os trabalhos em outras motos de pessoas que eu conheço. Não é um bicho de sete cabeças, desde que tenha um profissional capacitado e o caminho das pedras para as peças que vai precisar (mercado paralelo, ebay, importação direta, sucata, etc.).
Eu tenho um colega que é dono de uma mecânica de motos, tem uma CBR1000 de pista, fez vários trabalhos de recuperação para colegas que não tinham seguro; e há ainda outro muito conhecido por seu know-how, que é engenheiro mecânico e recuperou parcialmente a RF antes de eu vendê-la para o Murilo Gomes. O cara tem muito instrumental de fábrica em sua loja, inclusive um gabarito desenvolvido e manufaturado por ele para desempeno e realinhamento de chassis. E, acredite, os preços praticados não são proibitivos.
É muito dinheiro investido em seguro!
Quer dizer, se a relação prêmio x valor da moto não fosse de zona vá lá, mas, no quadro atual, seguro é proibitivo (aqui é banânia e é onde os grupos financeiros fazem lucros de meio bilhão de dólares nas nossas costas...). Para quem mora, como eu, em Belo Horizonte, dá para não contratar seguro. No rio e São Paulo é que não há escolha... aliás, de qualquer maneira, nessas cidades vc não pode rodar de moto... melhor fazer como o tio e sair todo final de semana de fora da cidade, numa região próxima a capital. Eu faria o mesmo que ele se tivesse uma SS e tivesse residência em São Paulo. Se morasse no Rio, eu provavelmente a deixaria em Petrópolis.
Mas continuo achando que vcs tem pouca experiência (a palavra é essa mesmo) com recuperação de motos. Além das duas motos de grande porte que recuperei (a RF900R e a ZX-9) acompanhei os trabalhos em outras motos de pessoas que eu conheço. Não é um bicho de sete cabeças, desde que tenha um profissional capacitado e o caminho das pedras para as peças que vai precisar (mercado paralelo, ebay, importação direta, sucata, etc.).
Eu tenho um colega que é dono de uma mecânica de motos, tem uma CBR1000 de pista, fez vários trabalhos de recuperação para colegas que não tinham seguro; e há ainda outro muito conhecido por seu know-how, que é engenheiro mecânico e recuperou parcialmente a RF antes de eu vendê-la para o Murilo Gomes. O cara tem muito instrumental de fábrica em sua loja, inclusive um gabarito desenvolvido e manufaturado por ele para desempeno e realinhamento de chassis. E, acredite, os preços praticados não são proibitivos.
É muito dinheiro investido em seguro!
- Saurus
- Mito
pretti, eu não tenho tempo para ficar correndo atrás de peças para "restaurar" uma moto (isso se conseguir encontrar a moto no caso de um orubo/furto).
Meu post foi apenas para empurrar mais algumas considerações. A coisa toda envolvida num seguro não é só preju com a sua moto, carro, etc, mas também com o patrimônio de terceiros.
Cadum, cadum.
Eu continuo achando que seguro é um bom negócio para o segurado e um excelente negócio para a seguradora.
Meu post foi apenas para empurrar mais algumas considerações. A coisa toda envolvida num seguro não é só preju com a sua moto, carro, etc, mas também com o patrimônio de terceiros.
Cadum, cadum.
Eu continuo achando que seguro é um bom negócio para o segurado e um excelente negócio para a seguradora.
Se doer no bolso vc "arruma" tempo.Saurus escreveu:pretti, eu não tenho tempo para ficar correndo atrás de peças para "restaurar" uma moto (isso se conseguir encontrar a moto no caso de um orubo/furto).
Cadum, cadum.
Fico com as últimas palavras, cadum, cadum.
- Saurus
- Mito
Não dá para arrumar tempo assim fácil não, véio, tenho que bater cartão de ponto todo santo dia em horário integral, é do trabalho (honesto, por sinal) que vem o dimdim que uso para pagar meus luxos e confortos. A moto, carro, etc vai ficar toda arrebentada numa garagem ou será vendida no estado (como inclusive eu já fiz). Agora não vou ficar pagando, além do meu prejuízo, mais em reparar danos causados por mim à outrem, nem me aporrinhando com isso. Ligo para a seguradora e falo "toma que a bola está contigo, foi pra isso que eu te paguei". Eu não vou ficar me aporrinhando com uma mherddda de uma máquina sem ter tempo para isso. A máquina é que tem que me servir, ser minha escrava e não o contrário. Se fosse o caso de lidar com seres humanos, especialmente meus familiares, tudo bem, mas por causa de carro, moto, máquina? Neimphodddeindu. Minha hora de trabalho e de descanso é mais cara. Ademais, se eu não puder pagar o seguro, manutenção, sustentar de moto, carro, etc, eu não terei moto, carro, etc. ou terei apenas aquilo que tenho condições de arcar com as depsesas.pretti escreveu:Se doer no bolso vc "arruma" tempo.Saurus escreveu:pretti, eu não tenho tempo para ficar correndo atrás de peças para "restaurar" uma moto (isso se conseguir encontrar a moto no caso de um orubo/furto).
Cadum, cadum.
Eu continuo achando que seguro é um bom negócio para o segurado e um excelente negócio para a seguradora.![]()
Fico com as últimas palavras, cadum, cadum.
Mas ninguém é obrigado a pensar como eu.
-
Helder.soares
- Dinossauro
concordo com o sr, saurus...
Ninguém é obrigado a pensar como o senhor!!!
Ninguém é obrigado a pensar como o senhor!!!
"É fazendo merdas que adubamos a história de nossa existência"
já fui jaspion, já fui kamikaze...hoje me considero um sobrevivente!
já fui jaspion, já fui kamikaze...hoje me considero um sobrevivente!
Eu sou muito a favor do seguro... se não tiver condição ou achar proibitivo eu vendo a moto e fico sem... Mas nunca eu iria se quer tirar minha moto da garagem sem seguro...
não é só queda e recuperação... é também roubo... Eu prefiro não correr este risco...
Tenho um amigo que sempre se orgulhou... nunca tive seguro... veja bem... + ou - 1300 por ano eu não gasto... ja tenho carro a 20 anos... este dinheiro no banco me rende não sei quantos reais... etc... etc... etc... Quase te chamava de BURRO porque você paga seguro!!!
A 2 semanas roubaram um fiesta dele.... pagou 36K na promoção upgrade da ford... tava todo feliz que pegou um carro 1.6 completinho com airbag, abs a preço de chines... Pois é... Faz 5 dias que só escuto ele chorar e reclamar da "SEGURANÇA" em nosso país, que ta pensando em se mudar... Reclamando do trabalho da polícia, que não acham e não procuram nada... pensando em pagar detetive particular... tenho vontade de rir e não posso... Ah ainda tem aquela dos 36k no banco me renderiam X+Y por mês... Parou na frente da escola dos filhos para uma reunião de pais... ta querendo processar a escola que devia por obrigação por um seguraná na rua... tem cada coisa que eu to escutando ultimamente...
Eu só penso assim... putz, o meu que é 110% da fipe ninguém leva... kct que azar...
Bisteka...
obs: acabei de lembrar... para o outro carro dele ele fez seguro esta semana!!!
obs2: Tenho outro amigo que não faz seguro, mas ele abriu uma conta em um banco, quebrou o cartão que o possibilitaria movimentar a conta... não pegou acesso a internet e deposita lá R$250/mês que é o equivalente a 3k por ano (que é o máximo) que ele consideraria viável... Já tem lá segundo ele 37k... Recentemente trocou a moto dele por uma CBR1000 de 58k... Bom, se cair... Ele está "coberto"... Já se roubarem... será outra novela!!!
não é só queda e recuperação... é também roubo... Eu prefiro não correr este risco...
Tenho um amigo que sempre se orgulhou... nunca tive seguro... veja bem... + ou - 1300 por ano eu não gasto... ja tenho carro a 20 anos... este dinheiro no banco me rende não sei quantos reais... etc... etc... etc... Quase te chamava de BURRO porque você paga seguro!!!
A 2 semanas roubaram um fiesta dele.... pagou 36K na promoção upgrade da ford... tava todo feliz que pegou um carro 1.6 completinho com airbag, abs a preço de chines... Pois é... Faz 5 dias que só escuto ele chorar e reclamar da "SEGURANÇA" em nosso país, que ta pensando em se mudar... Reclamando do trabalho da polícia, que não acham e não procuram nada... pensando em pagar detetive particular... tenho vontade de rir e não posso... Ah ainda tem aquela dos 36k no banco me renderiam X+Y por mês... Parou na frente da escola dos filhos para uma reunião de pais... ta querendo processar a escola que devia por obrigação por um seguraná na rua... tem cada coisa que eu to escutando ultimamente...
Eu só penso assim... putz, o meu que é 110% da fipe ninguém leva... kct que azar...
Bisteka...
obs2: Tenho outro amigo que não faz seguro, mas ele abriu uma conta em um banco, quebrou o cartão que o possibilitaria movimentar a conta... não pegou acesso a internet e deposita lá R$250/mês que é o equivalente a 3k por ano (que é o máximo) que ele consideraria viável... Já tem lá segundo ele 37k... Recentemente trocou a moto dele por uma CBR1000 de 58k... Bom, se cair... Ele está "coberto"... Já se roubarem... será outra novela!!!
ATUAL MOTO: Suzuki GSXR-750 "Graziella" - Blue (A moto)

vendas: http://www.debatemotos.com/phpBB3/viewt ... 12&t=27059
- diegonunes
- Dinossauro
Acredito que seguro é importante, nos trás tranquilidade e suporte.
Em relação as estatísticas pessoais, não dá pra confiar quando o acaso é quem joga com você.
Eu penso sempre em não fazer mais seguro, mas é a terceira vez que renovo, hehehe.
Nunca tive moto grande, e penso que o único motivo que me faz manter o seguro é o roubo/furto. A XRE não tem peças tão caras que justifique um custo anual R$ 1.200,00 com seguro. A franquia da menina é R$ 1.500,00 paus.
Tenho pesquisado bastante algumas soluções para me desgarrar deste custo.
Cada caso é um caso.
Aproveitando, matéria legal essa aqui: https://picasaweb.google.com/lh/photo/q ... directlink

Em relação as estatísticas pessoais, não dá pra confiar quando o acaso é quem joga com você.
Eu penso sempre em não fazer mais seguro, mas é a terceira vez que renovo, hehehe.
Nunca tive moto grande, e penso que o único motivo que me faz manter o seguro é o roubo/furto. A XRE não tem peças tão caras que justifique um custo anual R$ 1.200,00 com seguro. A franquia da menina é R$ 1.500,00 paus.
Cada caso é um caso.
Aproveitando, matéria legal essa aqui: https://picasaweb.google.com/lh/photo/q ... directlink
DIEGO NUNES | RECIFE-PE |Yamaha Ténéré 250
Fazer 250, New Fazer 250, XRE 300 ^
Eu penso como o Saurus, só quem já teve o carro ou moto acertado por algum fdp e saiu no prejuizo pois a pessoa não tinha seguro pra cobrir os seus danos sabe a bronca que dá, por mim seguro podia ser igual em outros paises que é Obrigatório. garanto que se fosse assim o comercio de peças roubadas iriam diminuir drasticamente.
- Saurus
- Mito
Se roubarem, levaram-lhe 58K, véio e ele não vai ter como reclamar nem para o papa.Bisteka escreveu:Eu sou muito a favor do seguro... se não tiver condição ou achar proibitivo eu vendo a moto e fico sem... Mas nunca eu iria se quer tirar minha moto da garagem sem seguro...
Bisteka...
- Saurus
- Mito
Não é só o conserto de sua moto ou o roubo dela. Imagine que você bate sua moto contra a frente de um BMW X5 que estava estacionado e o cara diz que ele não vai acionar o seguro do carro dele por sua causa e que você vai ter que pagar o cnserto do carrinho dele. Cuméquifica?diegonunes escreveu:Acredito que seguro é importante, nos trás tranquilidade e suporte.
Cada caso é um caso.
Ou então que sua moto estava parada e um fusca daqueles caindo aos pedaços perde a direção e passa por cima da sua moto entortando quadro, abrindo o motor que nem ovo, entortando bengalas, suspensões, rodas, etc. Cuméquifica?
- diegonunes
- Dinossauro
Num fica. 
DIEGO NUNES | RECIFE-PE |Yamaha Ténéré 250
Saurus escreveu:Outra:
Grande Saurus,
Como disse antes,a tranquilidade não tem preço,mas...se fizer as contas em cima do PASSADO(ja acontecido,palpável)e não do FUTURO(obviamente imprevisível),a maioria aqui possivelmente chegará a conclusão q não é economicamente falando,um bom negocio.
Sensação de segurança é uma coisa,matemática é outra,né...
Abços!!
- Ticano
- Motoqueiro
- Contato:
Não vou fazer seguro porra nenhuma, com essa grana vou comprar equipamentos melhores e manter minha tocada defensiva distante dos animais do trânsito, se acontecer, foi azar do destino (tipo uno maldito) e seguir com a vida, aff, paranóia é foda, tranquilidade para mim é pilotar como se carro fosse no trânsito, evitar corredor com veículos em movimento, ver tudo que estiver ao redor, antecipar, diminuir a velocidade, não fazer malabarismos, me fazer visto pelos motoristas, fugir de ônibus, taxistas, motoboys, caminhões e vans; como se do diabo fosse e tocar a vida.
Como dizem por aí, feito.
Nas mãos de Deus agora, que minha consciência e meu anjo da guarda sejam meus protetores, porque minha grana esses porras mercenários não roubam.
Nas mãos de Deus agora, que minha consciência e meu anjo da guarda sejam meus protetores, porque minha grana esses porras mercenários não roubam.
Honda CB 450 preta café, a beiçuda arrojada.
BMW F800R, a zoiuda nervosa.
BMW F800R, a zoiuda nervosa.
Xiii... vai virar coxinha e deixar a moto protegida na garagem

Faça o seguro... vai precisar pros TDs no Moto Capital

Faça o seguro... vai precisar pros TDs no Moto Capital
OMEGAred
NO milhas - YES MOTO!
Antes que o fórum acabe

NO milhas - YES MOTO!
Antes que o fórum acabe

- Saurus
- Mito
Ticano, essas coisas que você falou REDUZEM muito a probabilidade de dar alguma mherddda, mas NÃO ELIMINAM a probabilidade. Eu não conto com proteção divina ou metafísica filosófica/fisolófica, afinal, até agora nem Deus conseguiu provar sua própria existência.Ticano escreveu:Não vou fazer seguro porra nenhuma, com essa grana vou comprar equipamentos melhores e manter minha tocada defensiva distante dos animais do trânsito, se acontecer, foi azar do destino (tipo uno maldito) e seguir com a vida, aff, paranóia é foda, tranquilidade para mim é pilotar como se carro fosse no trânsito, evitar corredor com veículos em movimento, ver tudo que estiver ao redor, antecipar, diminuir a velocidade, não fazer malabarismos, me fazer visto pelos motoristas, fugir de ônibus, taxistas, motoboys, caminhões e vans; como se do diabo fosse e tocar a vida.
Sem contar que jamais passará pelo RJ ou SP, né. 
"Aqui a criança chora e a mãe vira de costas"
B12S
B12S
Russo escreveu:Mas é isso ai... no motociclismo há espaço para todos, para os que gostam de tecnologia, pros que curtem velharia e até para os babacas caras que não conseguem perceber isso, eheheheh ...
Então Kameraden...
Acabei de revovar o seguro da Mirage 250 2008 (na verdade era da Te250, mas fiz o endosso quando troquei de moto):
Seguradora: Porto Seguro
Prêmio: R$ 652 (4 X R$ 163)
Valor do bem: R$ 8.980,00 (100% FIPE)
Franquia: R$ 1310,00
Danos Materiais: R$ 50.000,00
Acabei de revovar o seguro da Mirage 250 2008 (na verdade era da Te250, mas fiz o endosso quando troquei de moto):
Seguradora: Porto Seguro
Prêmio: R$ 652 (4 X R$ 163)
Valor do bem: R$ 8.980,00 (100% FIPE)
Franquia: R$ 1310,00
Danos Materiais: R$ 50.000,00

Marcus DT escreveu: No final, muito antes da moto, é isso que fica: a camaradagem.