Duvida: venda da minha moto [URGENTE]
Re: Duvida: venda da minha moto [URGENTE]
É uma questão de negociar, não está explícito quem deve pagar nesse caso, a princípio o comprador comprou sem ver que tinha a dívida, se já passou pro nome dele já éra, caso não pague é o nome dele que está lá agora, porém isso é uma questão de negociar, geralmente quando se vai vender um automovel o normal é o vendedor quitar todas as dividas.
Eu acho o mais correto voce pagar as dividas.
flow
Eu acho o mais correto voce pagar as dividas.
flow
-
edgard
- Motociclista
só transfere se Não tiver multas, se tiver multas não transfere. ipva tem que ser pago pelo dono, se ele(novo dono) transferir pro nome dele é do novo dono o ipva
moto atual cb500f 2014, branca
A divida é do vendedor, mas eu pegaria o valor integral e quitaria por conta propria pra garantior que o cara não fique sem transferir e ainda acumule essa divida !!!
Pague tudo e peça bloqueio do veículo pra ficar um pouco mais sossegado !!!
No meu caso quando vendo comunico e detran e fico com cópias autenticadas de todos os doctos possíveis pra num futuro ter bastante provas no caso de alguma bronca do sujeito !!!
Pague tudo e peça bloqueio do veículo pra ficar um pouco mais sossegado !!!
No meu caso quando vendo comunico e detran e fico com cópias autenticadas de todos os doctos possíveis pra num futuro ter bastante provas no caso de alguma bronca do sujeito !!!

V-Strom dl 650 2011 EDERA BLACK HORSE
Em termos. É verdade que o Detran vai cobrar do comprador pq o imposto acompanha o bem, mas se o fato gerador for anterior à data da venda, e parece que é, ele pode ingressar com ação de regresso num Juizado qualquer para receber a grana de volta do vendedor.Anzolim escreveu:Primeiro, Well come Vagues...marven escreveu:vende a bagaça, pega uma copia autenticada do documento de compra e venda e entrega no detran. A partir daí o filho é dele! Se tiver multa, se tiver divida de ipva... Resumindo comprou porque quis, agora é com o comprador.falow
Se eu estiver errado, por favor me corrijam.
O Wel anda numa secura....
Depois, é isso mesmo. Pega uma cópia autenticada do recibo de compra e venda preenchido no nome do caboclo, comunica a venda no detran e já elvis.
-
edgard
- Motociclista
aqui no rj, se eu vender um veículo com multa, o detran não transfere, só depois de alguém pagar a multa. e se o detran exije o pagamento para efetuar a transferencia de propriedade, o comprador deve exijir o nada consta do veículo, é um direito e obrigação do comprador, qto ao vendedor cabe a negociação de qq multa ou taxa a ser paga qdo da venda doveículo.
moto atual cb500f 2014, branca
Zeidan escreveu:Em termos. É verdade que o Detran vai cobrar do comprador pq o imposto acompanha o bem, mas se o fato gerador for anterior à data da venda, e parece que é, ele pode ingressar com ação de regresso num Juizado qualquer para receber a grana de volta do vendedor.Anzolim escreveu:Primeiro, Well come Vagues...marven escreveu:vende a bagaça, pega uma copia autenticada do documento de compra e venda e entrega no detran. A partir daí o filho é dele! Se tiver multa, se tiver divida de ipva... Resumindo comprou porque quis, agora é com o comprador.falow
Depois, é isso mesmo. Pega uma cópia autenticada do recibo de compra e venda preenchido no nome do caboclo, comunica a venda no detran e já elvis.
Voce esta certo Zeidam, quando foi criado o IPVA, nao lembro o ano, pois estou a muito fora do Brasil, o fato gerador do imposto, e a propriedade no dia 1 de janeiro, tanto e que, quando se compra um veiculo zero km, voce paga somente os meses restante do ano, e a partir do ano seguinte o ipva integral.
isso pra mim nao tem regra. O vendedor/comprador tem q pagar.
Compra e genda e sempre uma negociacao. Isso faz parte da negociacao. E è logico q uma sempre vai querer empurrar um pro outro.
No caso vc ve se vale a pena ou nao.
Compra e genda e sempre uma negociacao. Isso faz parte da negociacao. E è logico q uma sempre vai querer empurrar um pro outro.
No caso vc ve se vale a pena ou nao.
Tornado 300
- rlriccardi
- Motociclista
É bom lembrar que o IPVA, sendo de competência tributária estadual, tem previsoes bem diferentes de estado para estado (cada estado é livre para estabelecer aliquotas, isencoes, "data" do fg, data do vcto, etc. Ex: aqui no RS so ha previsao de data certa de ocorrencia do fato gerador para veiculos novos; para usados nao...Em SP, para usados, eh dia 1 de janeiro)jorgenose escreveu:Zeidan escreveu:Em termos. É verdade que o Detran vai cobrar do comprador pq o imposto acompanha o bem, mas se o fato gerador for anterior à data da venda, e parece que é, ele pode ingressar com ação de regresso num Juizado qualquer para receber a grana de volta do vendedor.Anzolim escreveu:Primeiro, Well come Vagues...marven escreveu:vende a bagaça, pega uma copia autenticada do documento de compra e venda e entrega no detran. A partir daí o filho é dele! Se tiver multa, se tiver divida de ipva... Resumindo comprou porque quis, agora é com o comprador.falow
Voce esta certo Zeidam, quando foi criado o IPVA, nao lembro o ano, pois estou a muito fora do Brasil, o fato gerador do imposto, e a propriedade no dia 1 de janeiro, tanto e que, quando se compra um veiculo zero km, voce paga somente os meses restante do ano, e a partir do ano seguinte o ipva integral.
-->>Quanto ao assunto do topico...
A negociacao de quem vai pagar é feita entre comprador e vendedor.
Fato eh que isso nao eh oponivel contra a SEFAZ. Traduzindo: pra ela pouco importa quem de vcs ficou obrigado ao pagamento, pois ela cobrará (em regra) em nome de quem estiver registrado o veiculo...
Pelo que deu pra ver ai acima, em SP, a Fazenda pode cobrar tudo de qqer um dos dois (solidariedade), ou seja, se comunicou a venda: pode cobrar de ambos; se nao comunicou: cobra de quem vendeu (em nome de quem ainda esta registrado)...
Aqui no RS: se transferiu e comunicou a venda = os debitos anteriores e posteriores sao problema do comprador...que vai ter que pgara tudo pra transferir para o nome dele...
Independente dessas diferencas de estado para estado...eh importantissimo que tu tires uma copia autenticada do DUT preenchido/assinado por ambos e registre uma COMUNICACAO DE VENDA no detran!!!
Isso "obriga" o comprador a transfir, pois havera multa se nao completar a transferencia em 30 dias...e, para poder transferir, vai ter que quitar o IPVA...entao...
Abs!!
CB5 -> B65S -> GSXR750 -> F800GS -> XT1200Z Super Teneré + Burgman 400i
Meu SPOT: http://share.findmespot.com/shared/face ... qXXRC6IIGE
Meu SPOT: http://share.findmespot.com/shared/face ... qXXRC6IIGE
- motociclista-sjc
- Motociclista
A questão principal está sendo esquecida, tudo pode ser presumido com base legal, no entanto, o que se observa na prática é que qualquer direito a ser reivindicado gerará uma demanda judicial, então... Se o cara simplesmente disser: Podi dêxar mano, amanhã mêrmu eu boto no meu nome... Não é garantia. Se o cidadão simplesmente virar as costas montar na moto e dali em diante esquecer da obrigação dele, você é quem responde pelo veículo. Não tente causar constrangimentos ou coagir a pessoa para fazer cumprir a obrigação dele. No meu entender, qualquer veículo só poderia passar às mãos do comprador quando todo processo montado tivesse dado entrada na Respectiva CIRETRAN e com as taxas e/ou tributos cabíveis devidamente pagos. Só assim para evitar recorrer à justiça para fazer cumprir acordos o que invariavelmente consumirá tempo e dinheiro (Bem mais do que requer para simplesmente transferir o veículo).
-
Ulisses Barros
- Motoqueiro
Se voce não pagou a 1 parcela, e deixou pra pagar a vista sem desconto agora em fev. depende da data do vencimento do IPVA. O DPVAT será pago no licenciamento do veiculo, e o vencimento é determinado pelo final da placa. Eu não compraria a moto sem a quitação do IPVA, ja o DPVAT vai ser cobrado na hora da transferencia, quando devera ser emitido um novo documento as multas apesar de estar vinculada ao veiculo, se são suas, são de sua responsabilidade paga-las. Pague tudo, depois negocie com o comprador os valores a serem restituidos ou não, e nunca deixe de dar baixa no Detran para não ter dor de cabeça depois.
- Valdicreidison Letisgô
- Motociclista
edgard escreveu:aqui no rj, se eu vender um veículo com multa, o detran não transfere, só depois de alguém pagar a multa. e se o detran exije o pagamento para efetuar a transferencia de propriedade, o comprador deve exijir o nada consta do veículo, é um direito e obrigação do comprador, qto ao vendedor cabe a negociação de qq multa ou taxa a ser paga qdo da venda doveículo.
acho q é no brasil todo, se nao zerar as dividas( multa e documento), nao transfere
Verdade ou Felicidade.... Nunca os dois.
- M.Vagues
- Roda Presa
Desculpem não ir respondendo...
Masss... estou Observando, Anotando e Aprendendo tudo AQUI!!!!
Muitissíssimo Obrigado a todos!!!!
É muito bom saber que sempre posso contar com a galera daqui do M@D... ehehehheehhehe...
Anegociação esta seguindo... parece que vai dar tudo certo...
Abração a todos,
Marcio Vagues
Masss... estou Observando, Anotando e Aprendendo tudo AQUI!!!!
Muitissíssimo Obrigado a todos!!!!
É muito bom saber que sempre posso contar com a galera daqui do M@D... ehehehheehhehe...
Anegociação esta seguindo... parece que vai dar tudo certo...
Abração a todos,
Marcio Vagues
XTZ 250 X Lander