Limitação na estrada representaria risco de vida???
- motociclista-sjc
- Motociclista
Limitação na estrada representaria risco de vida???
Estou de férias permanentes e fiz um simulado de estrada até Jacareí pela Tamoios, peguei o acesso de volta pra São José e vou te falar: Estrada rodando de 125cc Fan é caixão. Fora que a bunda já estava amortecendo, talvez por ser daqueles tiozinhos que só pegam a moto pra comprar pão na padaria. Fico imaginando como alguns dos M@Ds conseguem ficar horas a fio cobrindo distâncias de mais de 1.000kms. Minha intenção era de ir ao RJ visitar meus pais, mas de moto. Bom, acho muito perigoso o cabra pegar estrada nessas mobiletes. Uma moto maior faria tanta diferença assim ou o problema está na DNA?
Editado pela última vez por motociclista-sjc em 20 Fev 2012, 03:04, em um total de 1 vez.
- Osama B Laden
- Dinossauro
Re: Limitação na estrada representa risco de vida.
Na minha opinião, excelente tópico.
Coragem é uma coisa, prudência é outra.
Que dá pro cabra fazer milão num dia, isso dá, tem M@diano que o fez "n" vezes e nem era de moto, mas de scooter; nota 10 para a coragem.
Já aprudência, sorry baby, mas é em outro departamento, eu não sou chegado a ficar olhando uma jamanta a 15 cms das minhas costas em auto estrada, nem tampouco saber que vou rodar exatamente na mesma faixa de velê dos outros caminhões, kombis etc.
Já fui muitas vezes para CWB de moto 250cc (Fazer, GTRi e Lander), outras tantas de XRE e digo que é o mínimo necessário para o cara poder ter uma viagem tranquila, desde que também o faça sem garupa e eu não levo nem bagagem, pois tenho casa em CWB.
De moto maior (Bandit, RF, XT660, XJ) é sempre um prazer, e isso não significa que eu vá a 200km-h, muito pelo contrário, vou nos 130km, 150km, mas sei que se der uma zica, tenho uma excelente reserva para me mandar e deixar o problema para trás, desde que não seja vantagem deixar o problema passar e ir embora...
(vai rolar muito pau neste tópico, rsrsrrs)
Coragem é uma coisa, prudência é outra.
Que dá pro cabra fazer milão num dia, isso dá, tem M@diano que o fez "n" vezes e nem era de moto, mas de scooter; nota 10 para a coragem.
Já aprudência, sorry baby, mas é em outro departamento, eu não sou chegado a ficar olhando uma jamanta a 15 cms das minhas costas em auto estrada, nem tampouco saber que vou rodar exatamente na mesma faixa de velê dos outros caminhões, kombis etc.
Já fui muitas vezes para CWB de moto 250cc (Fazer, GTRi e Lander), outras tantas de XRE e digo que é o mínimo necessário para o cara poder ter uma viagem tranquila, desde que também o faça sem garupa e eu não levo nem bagagem, pois tenho casa em CWB.
De moto maior (Bandit, RF, XT660, XJ) é sempre um prazer, e isso não significa que eu vá a 200km-h, muito pelo contrário, vou nos 130km, 150km, mas sei que se der uma zica, tenho uma excelente reserva para me mandar e deixar o problema para trás, desde que não seja vantagem deixar o problema passar e ir embora...
(vai rolar muito pau neste tópico, rsrsrrs)
Acho que uma boa observação do trânsito garante uma boa ida e volta de moto pequena....
Já rodei em estrada de Biz 100, não dá pra competir com os caminhões. Se der suador, joga pra acostamento e boa.
Onde "boa" == "ufa!"
Já rodei em estrada de Biz 100, não dá pra competir com os caminhões. Se der suador, joga pra acostamento e boa.
Onde "boa" == "ufa!"
Rodo todo dia junto com os brutos no rodoanel. Sempre nas duas faixas mais à direita. Velocidade menor que 90km/h é muito perigoso, já que as carretas costumam rodar entre 80 e 90km/h. Isso, claro, nos horários de pico. Na madrugada, o negócio é rodar tudo na direita de olho no retrovisor, porque as monstras andam na casa dos 120km/h.
Eu não me sinto ameaçado não, vejo a maioria deles como grandes escudos de proteção. Sempre procuro algum que esteja rodando na casa dos 80km/h, faço a ultrapassagem com segurança, e vou na frente dele administrando a distância. Normalmente uns 80km/h nas subidas e 90km/h nas descidas, sempre olhando mais no retrovisor do que pra frente... hehehhehe... Dessa forma, me protejo de qualquer coisa que se aproxime por tras
e posso seguir numa tocada lenta sem forçar a motoca. Tem funcionado muito bem, por anos.
Agora, quando é uma pista só, mão dupla, sem acostamento, vira um Deus nos acuda mesmo. E sobrevivem os mais fortes.

Eu não me sinto ameaçado não, vejo a maioria deles como grandes escudos de proteção. Sempre procuro algum que esteja rodando na casa dos 80km/h, faço a ultrapassagem com segurança, e vou na frente dele administrando a distância. Normalmente uns 80km/h nas subidas e 90km/h nas descidas, sempre olhando mais no retrovisor do que pra frente... hehehhehe... Dessa forma, me protejo de qualquer coisa que se aproxime por tras
Agora, quando é uma pista só, mão dupla, sem acostamento, vira um Deus nos acuda mesmo. E sobrevivem os mais fortes.
Kinder
Honda CBX 200 Strada 95 - 2006 / 2014
MSM
"Quem teme perder já está vencido"
Honda CBX 200 Strada 95 - 2006 / 2014
MSM
"Quem teme perder já está vencido"
- motociclista-sjc
- Motociclista
hawk escreveu:Se der suador, joga pra acostamento e boa.
Onde "boa" == "ufa!"
Eitcha, vamos lá. Perigo, está sobre a moto, atrás do guidão, ou sobre o banco, atrás do volante. Acho que é ponto indiscutível, certo???
Quanto a viagens longas. Bom, antes de tudo, não adianta o cara ter motão e motorzão se não tem o "DNA" do asfalto. Ficar horas rodando é algo cansativo, até para motos grandes, o que compensa é o prazer de se estar ali.
Se auto pergunte-se a si mesmos by your self: "gosto de ficar horas na estrada?". Se a resposta for afirmativa, já é um bom começo, se houver uma pequena dúvida, esquece, não está no "sangue", com certeza vai virar sofrimento.
Quanto a ser perigoso moto pequena, depende de como o cara vai tocar e se portar na estrada. Acredito que 90 km/h seja o ideal para se viajar em uma 125 sem esgoelar ou judiar da moto. Nesta velocidade, realmente, irá ultrapassar poucos, muito poucos, e será constantemente ultrapassado. Bafo no cangote vai sentir de carro, ônibus, caminhão, motos e se bobear, até de jegue. É uma questão de saber sobre o que você está andando, e favorecer ao máximo quem estiver lhe ultrapassando.
Viajo com certa frequência, e vejo com constância motos pequenas rodando. SJC-RJ, moleza, tudo bem asfaltado e duplicado.
Agora, se for competir com qualquer veículo mais rápido, suas chances de se phoder serão elevadas a 1000 potência.
Quanto a viagens longas. Bom, antes de tudo, não adianta o cara ter motão e motorzão se não tem o "DNA" do asfalto. Ficar horas rodando é algo cansativo, até para motos grandes, o que compensa é o prazer de se estar ali.
Se auto pergunte-se a si mesmos by your self: "gosto de ficar horas na estrada?". Se a resposta for afirmativa, já é um bom começo, se houver uma pequena dúvida, esquece, não está no "sangue", com certeza vai virar sofrimento.
Quanto a ser perigoso moto pequena, depende de como o cara vai tocar e se portar na estrada. Acredito que 90 km/h seja o ideal para se viajar em uma 125 sem esgoelar ou judiar da moto. Nesta velocidade, realmente, irá ultrapassar poucos, muito poucos, e será constantemente ultrapassado. Bafo no cangote vai sentir de carro, ônibus, caminhão, motos e se bobear, até de jegue. É uma questão de saber sobre o que você está andando, e favorecer ao máximo quem estiver lhe ultrapassando.
Viajo com certa frequência, e vejo com constância motos pequenas rodando. SJC-RJ, moleza, tudo bem asfaltado e duplicado.
Agora, se for competir com qualquer veículo mais rápido, suas chances de se phoder serão elevadas a 1000 potência.
"Aqui a criança chora e a mãe vira de costas"
B12S
B12S
Russo escreveu:Mas é isso ai... no motociclismo há espaço para todos, para os que gostam de tecnologia, pros que curtem velharia e até para os babacas caras que não conseguem perceber isso, eheheheh ...
- Osama B Laden
- Dinossauro
Então Somoker, mas resumindo tuas palavras... moto pequena é bem mais perigoso, certo ?
É fato que essas tranqueiras deveriam ser proibidas de rodar em estradas.
Mas aí vem neguinho falar que se consegue rodar na metade do limite da via, então, pode rodar sem problemas.
A questão é exatamente essa, roda a mais que a metade do limite, RODA, mas é seguro???
NÃO
Como foi dito pelo anão, o minimo para se rodar com UM POUCO de segurança é uma 250, mas mesmo assim, dependendo da estrada, tem que ficar muito ligado.
Os que andar de 125 em estrada, cruzando o país e tals, são loucos. Os que fazem isso com algo menor que uma CG, são dementes.
Mas aí vem neguinho falar que se consegue rodar na metade do limite da via, então, pode rodar sem problemas.
A questão é exatamente essa, roda a mais que a metade do limite, RODA, mas é seguro???
NÃO
Como foi dito pelo anão, o minimo para se rodar com UM POUCO de segurança é uma 250, mas mesmo assim, dependendo da estrada, tem que ficar muito ligado.
Os que andar de 125 em estrada, cruzando o país e tals, são loucos. Os que fazem isso com algo menor que uma CG, são dementes.
2007 - 2009 - CB400 82
2008 - ... - Kasinski GT250 Comet 2008
2017 - ... - GSX-R 1100W 98
Acho que o cara pode até ir a pé numa rodovia e dizer que chegou vivo.
Mas me parece óbvio que uma moto com mais recursos(potência, freios, estabilidade) se sai muito melhor.
Vai ter gente dizendo que foi ao Alaska de Caloi10... ok... mas creio ser melhor e mais seguro ir com uma motoca com um mínimo de recursos.
Mas me parece óbvio que uma moto com mais recursos(potência, freios, estabilidade) se sai muito melhor.
Vai ter gente dizendo que foi ao Alaska de Caloi10... ok... mas creio ser melhor e mais seguro ir com uma motoca com um mínimo de recursos.
Sem dúvida, jamais diria o contrário, justamente pelo maior problema, o çeru-mano.Osama B Laden escreveu:Então Somoker, mas resumindo tuas palavras... moto pequena é bem mais perigoso, certo ?
Eu mesmo sempre falo, passar na Régis sem tomar uma fechada de caminhão, o cara efetivamente não passou pela Régis.
E outra, moto pequena, no sufoco, tem praticamente só o freio e a fé em Alah. Moto grande, ou com mais recursos, como dito pelo Jal, além de equipos normalmente melhores (obs:. não falo de Comet
B12S
B12S
Russo escreveu:Mas é isso ai... no motociclismo há espaço para todos, para os que gostam de tecnologia, pros que curtem velharia e até para os babacas caras que não conseguem perceber isso, eheheheh ...
- davizudoww
- Mito
- Contato:
e aí omega, vai deixar?Richard. escreveu:É fato que essas tranqueiras deveriam ser proibidas de rodar em estradas.
NÃO
E Comet com um rinoceronte em cima, que não passa de 120 km/h reais, deveria ou não ser extinta das rodovias???
B12S
B12S
- Saurus
- Mito
Smoker escreveu:Eitcha, vamos lá. Perigo, está sobre a moto, atrás do guidão, ou sobre o banco, atrás do volante. Acho que é ponto indiscutível, certo???
Bom senso sempre. Dá para viajar sim, mas tem que ter experiência de rodovia e consciência das limitações do seu veículo. Se tiver isso em mente, vai longe.
Nihil ego fecit. Sic erat cvm ego ad hic.
Ad corniger omnes poena parva est.
Timet farcimen canis icti per serpens.
Non posse avxilivm pertvrbare. Ad participandvm svmmvm est.
Nvllo desiderio qvi pictis zebra mirari reliqvvm tinxere.
Melivs est qvam contendere cooperandi
Ad corniger omnes poena parva est.
Timet farcimen canis icti per serpens.
Non posse avxilivm pertvrbare. Ad participandvm svmmvm est.
Nvllo desiderio qvi pictis zebra mirari reliqvvm tinxere.
Melivs est qvam contendere cooperandi
- motociclista-sjc
- Motociclista
Recursos da moto são importantes sim e muito úteis se forem utilizados com bom senso. Sobre eu ter paciência de ficar horas na estrada, já fiquei 12 horas rodando sozinho de São josé dos Campos,SP a Florianópolis, SC só pra ir buscar minha filha. O problema que vejo na Fan 125 é que... Não anda o sufiente pra sair da frente nem tem segurança pra fazer curvas na estrada. Eu nunca caí de moto e vou confessar, não gostaria de fosse numa autoestrada. Esse eixo Rio-SP é matadouro.JAL escreveu:Acho que o cara pode até ir a pé numa rodovia e dizer que chegou vivo.
-
Ulisses Barros
- Motoqueiro
Acho que moto 125 ou menos deveria ser proibido nas estradas, a não ser as vicinais onde a vel. é limitada a 80/90km/h, fora isso so de 250 pra cima. Vi nas rodovias de SP varios acidentes com motos de pequena cc, por estar coladas na trazeira de caminhão( pegando vacuo) ou que foram atropeladas por caminhão nas descidas, claro que a culpa é principalmente do motociclista ou do motorista e não necessariamente dos veiculos, mas como ja foi dito, uma moto maior tem mais recurso pra sair destas situaçoes. Quanto as viagens, quanto menor a moto, mas devagar e cansativa a viagem fica. Fui de SP a Cuiaba de XRE, um amigo foi junto de DL 650, é claro que ele estava sempre mais inteiro do que eu, mas pra quem ja fez Iron Butt de Sahara, tudo bem.
- motociclista-sjc
- Motociclista
E o pior, não quero ser a anta que virá aqui contar vantagem que cobriu 400kms de estrada e chegar em casa todo cagado. Sou lerdo na cidade até pros motoboys. Já tive a saudosa Twister 2003 e vou dizer, ainda assim é limitada. A CB500 está na minha planilha de UP, ao menos vou ter motor, moto já não sei dizer....

Já pilotei a CB500 de um camarada daqui e gostei. Enfim, tô na caça.
Já pilotei a CB500 de um camarada daqui e gostei. Enfim, tô na caça.
Já cansei de falar isso para ele...davizudoww escreveu:e aí omega, vai deixar?Richard. escreveu:É fato que essas tranqueiras deveriam ser proibidas de rodar em estradas.
NÃO
Os que andar de 125 em estrada, cruzando o país e tals, são loucos. Os que fazem isso com algo menor que uma CG, são dementes.![]()
![]()
Smoker escreveu:E Comet com um rinoceronte em cima, que não passa de 120 km/h reais, deveria ou não ser extinta das rodovias???
Vai cagá no mato... Para tudo que tinha em cima daquela moto, ela se portou muito bem...
Só pq você não passou a 3ª marcha vai ficar com graça aí... Vá a merda vai...
2007 - 2009 - CB400 82
Passei a 5º, o mané, a moto é que não passou dos 2.000 rpm´s.

B12S
B12S
-
Luiz Almeida
- Mito
Manual do Viajante Solitário, de José Albano - É o que recomendo para quem deseja viajar com moto pequena.
Já fiz Santos/Rio pela Dutra de 125, foi uma epopéia para a época. Já viajei de XL250...
Bom, sobrevivi. E hoje, andando vez por outra numa XL250, acho que fui herói...
Já fiz Santos/Rio pela Dutra de 125, foi uma epopéia para a época. Já viajei de XL250...
Bom, sobrevivi. E hoje, andando vez por outra numa XL250, acho que fui herói...
Luiz Almeida
Fortaleza-Ce
R 1200 GS
DL 650 XT V-Strom
XTZ 250 Ténéré
http://www.historiasdemotocicleta.com.br
Bons tempos aqueles em que só andava de moto quem realmente gostava de motocicleta.
Fortaleza-Ce
R 1200 GS
DL 650 XT V-Strom
XTZ 250 Ténéré
http://www.historiasdemotocicleta.com.br
Bons tempos aqueles em que só andava de moto quem realmente gostava de motocicleta.
-
Augusto Intruder
- Roda Presa
Eu ja viajei 600 km de 125 e foi tranquilo, mas viajei por estradas pequenas, sem muito trânsito. Agora para andar numa Rio-SP eu realmente acho que não vale a pena. O prazer de andar de moto vai ser bem menor do que a vontade de estar andando mais rápido e com mais segurança. Se não tiver carro, vai de busão ou avião e não esquenta a cabeça.