Custa caro manter uma moto velha?

Grupo de discussão geral sobre motos.
diegonunes
Dinossauro

Re: Custa caro manter uma moto velha?

Mensagem por diegonunes »

Tá, mas nao disse ainda onde mora, rs. Me hospedei no Hotel Boulevard. Sai de Recife pra me hospedar praticamente na rua Pernambuco, pobre é uma miséria. :rof:
DIEGO NUNES | RECIFE-PE |Yamaha Ténéré 250
Fazer 250, New Fazer 250, XRE 300 ^
Luiz Almeida
Mito

Mensagem por Luiz Almeida »

RAlves escreveu:
Luiz Almeida escreveu:O que é Estilete?

Deve ser inteiraça essa XT.
Agulha do estilete e o que da incontinencia urinaria em motos carburadas...
Em carburador eu conhecia Agulhas, Bóias, Giglês de Alta e Baixa, Pistonete, Cuba, Drenos, Entrada de Ar, etc. Menos esse tal estilete.

Parece ser aquela válvula cujas bóias cortam a passagem de gasosa quando a cuba está no nível?
Luiz Almeida
Fortaleza-Ce
R 1200 GS
DL 650 XT V-Strom
XTZ 250 Ténéré

http://www.historiasdemotocicleta.com.br

Bons tempos aqueles em que só andava de moto quem realmente gostava de motocicleta.
Marcus DT
Dinossauro

Mensagem por Marcus DT »

Luiz, é isso aí. Acho que é o mesmo que pistonete né?
Smoker
Mito

Mensagem por Smoker »

Luiz Almeida escreveu:Parece ser aquela válvula cujas bóias cortam a passagem de gasosa quando a cuba está no nível?
Eu conheço como estilete mesmo. Mas é a agulha do carburador, Luiz.

Imagem

Marquim, pistonete eu acho que é outra coisa. ;-)
"Aqui a criança chora e a mãe vira de costas"

B12S

Russo escreveu:Mas é isso ai... no motociclismo há espaço para todos, para os que gostam de tecnologia, pros que curtem velharia e até para os babacas caras que não conseguem perceber isso, eheheheh ...
EduLeitão
Dinossauro

Mensagem por EduLeitão »

Smoker escreveu:
EduLeitão escreveu:
Baeta escreveu:...Uma vez por semana, nem que seja de noite, pego a saída para bh e rodo uns 30km...
as vezes da uma esticada ate ouro preto.. mesmo sendo quase meia noite....povo doido!!

Se tem uma coisa que gosto muito, é rodar de moto à noite. Não faço com mais frequência por conta dos riscos. ;-)

Mas tendo oportunidade, não deixo de ir.
baeta com viseira fume....

eu tinha pego minha moto na mesma semana, nunca tinha ido com ela pra estrada antes....

estrada um tanto esburacada, cheio de curvas no meio do mato... humm, realmente, meio maluquice mesmo, hehehe

Marcus DT escreveu:Ouro preto seria uma boa viagem pra amaciar o XTzao hein! Ahaha...
ahh sim, motor volta bem mais liso, com mais folego.. vale a pena!
YBR125ED, YS250, XTZ250X, NXR150ES, ZXR300, GSF650S, GSX1300R, ER6NABS, CBX250, G650GS Sertão.... XL883N
Bruno-SE
Mito

Mensagem por Bruno-SE »

Smoker escreveu:
Luiz Almeida escreveu:Parece ser aquela válvula cujas bóias cortam a passagem de gasosa quando a cuba está no nível?
Eu conheço como estilete mesmo. Mas é a agulha do carburador, Luiz.

Imagem

Marquim, pistonete eu acho que é outra coisa. ;-)

Este ae da foto eu troquei um da CB, agulha como conheço aqui.

Pistonete se não me engano é aquela parte onde tem a "coifa" ou "diafragma", ou to errado?

Esta agulha tava uma com aquela pontinha sem presão, a baixa ficava ruim e em algumas esticalas osilava a rotação, achei que fosse equalização por conta da baixa ruim e discos de embreagem pela osilação, troquei discos e depois vi que era apenas a agulha e a "coifa" furada :cry:
Motoqueiro

Mensagem por zébuscapé »

Marcus...

eu acho que tu gasta além do necessário, ainda mais para xt, mas é teu dinheiro... isto que tu faz so se faz em Avião..onde a margem de falha e a confiabilidade tem que ser perto dos 99,99%... em carro e moto da para calcular tranquilo para uma confiabilidade de 95% que muda muito o tempo de uso....kkkk

Coloque rolamentos com "labios" dos dois lados tipo RS2 já pré engraxados , duram a vida toda prevista do rolamento... que deve ser coisa de uns 10 ANOS, mas ai tu pode trocar a cada 3 anos por garantia...!!!,

No meu caso eu que gosto de mexer no carburador e so troco agulha ( igual a estilete) e sede da agulha se estiver vazando... ou as marcas estiverem muito feias mesmo..., pois não pago a mão de obra e gosto de fuçar....

A minha moto peguei com 20.500 km esta com 23 mil, troquei óleo do motor e filtro, um aerokip novo e mais acessórios .... no resto esta totalmente original, inclusive sem nunca terem aberto o carburador, ou regulado válvulas......kkk
Pessoal o PISTONETE , tem no primeiro e em alguns carburadores de corpo duplo no segundo estágio, caso da xt 600 que é um carburador de corpo duplo send o segundo estágio aberto pelo primeiro e ainda com auxilio do diafragma... em resumo leigo é o cilindro que sobe e desce quando se puxa o cabo do afogador deixando passar a mistura....

Tem um camarada aqui com uma xt 1999 a vermelha com preta, esta com uns 85 mil km, pegou ela com uns 7 mil km, segundo ele, nunca regulou ou mexeu no carburador e nas vlvs, roda todo dia, faz média de 20 km/l e nunca deixou ele na mão....eu andei na moto e a moto esta perfeita de motor e do resto, no resto é claro ele já trocou outras peças , mas rolamento da caixa de direção era original ....

MARCUS TU ESTA DESMERECENDO NOSSAS XTS...kkkk

Grande abraço..
De supertenere 750 ano 1997
Marcus DT
Dinossauro

Mensagem por Marcus DT »

Zé, eu concordo, sou meio exagerado com manutenção preventiva. Acho que é mania de quem teve moto 2T, pois era tanta gente falando que minha DT ia quebrar que a cada 10~15k kms eu parava a motinha e passava aquele pente fino (fiz viagem de 5.000 kms e nunca fiquei a pé). Com as 4T mantive esse excesso de zelo sob a desculpa de que minhas motos são antigas, ehehe.

Sobre os rolamentos, eu confio no mecânico, se ele diz que tá com folga mando trocar. Custam baratos e a sensação da moto justinha é muito boa.

Sobre a carburação, não duvido que uma XT dure lá seus 10 anos e 85k kms sem nunca ter aberto carburador, basta utilizar a moto com frequência e manter o filtro de ar sempre limpo. Mas no meu caso, apesar da moto continuar sempre econômica (nunca fez menos que 18 km/l na cidade), quando faço a limpeza do carburador, a troca de filtro de ar e a vela a moto fica muito mais gostosa. O consumo raramente muda, mas a "pegada" é outra, a moto fica redondinha em qualquer RPM.

Eu já andei em muita moto velha, nova, mal cuidada, bem tratada, etc. Se tem uma coisa que eu gosto é de uma moto "justinha": cabos macios, moto no trilho, relação esticadinha e motor/alimentação ajustados. Uma XT aguenta pau mesmo sem manutenção por muitos anos e quilômetros, mas JAMAIS será uma moto tão gostosa quanto as que possuem donos cuidadosos e manutenção em dia. É lógico que isso é subjetivo, vai do feeling de cada um, mas eu percebo bem quando uma moto é "sambada" e outra é "bem cuidada".

Abraço,
Marcus DT
DanielRJ
Dinossauro

Mensagem por DanielRJ »

Tanta propaganda .... sei não, acho que em breve a moto do Marquinho estará nos Classificados do M@D a venda por R$ 10mil.

:roll:
EduLeitão
Dinossauro

Mensagem por EduLeitão »

pra ter tido este trabalho todo acho que ele nao pede menos de 15 mil.. ainda mais que ta recem (mega) revisada!

(bricandeira hein marcos.. hehe)
YBR125ED, YS250, XTZ250X, NXR150ES, ZXR300, GSF650S, GSX1300R, ER6NABS, CBX250, G650GS Sertão.... XL883N
Saurus
Mito

Mensagem por Saurus »

Marcus, deixa de bobagem, você não tem que ficar justificando o zelo que você tem com suas motos. Penso que você faz o certo, fica sempre com a moto confiável. Faço o mesmo com minhas motos e carros, ou seja, revisões gerais, tipo pente fino, periódicas e revisões ordinárias, comuns quando mando trocar o óleo e filtro de óleo. É sempre bom poder confiar na suspensão, nos freios, no motor, no sistema de tração/transmissão, nos pneus, na direção, etc. Em fim, ter uma máquina confiável. Afinal, o * que vai estar montado naquela motocicleta é o meu e quero manter minha integridade física sempre.

No meu carro, sempre que levo para trocar o óleo e filtro de óleo, deixo o carro na oficina e peço para verificar mangueiras, correias, cabos de vela, velas, filtro de ar, embuchamento de suspensão, coifas de homocinéticas, trambulador do câmbio, folgas de direção, parte elétrica e iluminação, fazer alinhamento e balanceamento. Gasto uns 10~15% à mais do que simplesmente trocando óleo e filtro de óleo, mas em compensação, é bom guiar um carro que não tem barulhos esquisitos, suspensão sempre firme, direção sempre firme e alinhada, faróis e lanternas sempre funcionando, limpadores de parabrisas que efetivamente removem a água da chuva e facilitam a visibilidade, etc. Afinal, os * que viajarão no carro é o meu e o de meus entes queridos e amados (esposa e filhos), quero fazer de tudo para sempre chegar ir do ponto de partida até o ponto de destino sem absolutamente nenhum problema ou sustos sequer, sem que ninguém sofra nenhum mínimo acidente ou ferimento sequer. ;-)
Nihil ego fecit. Sic erat cvm ego ad hic.
Ad corniger omnes poena parva est.
Timet farcimen canis icti per serpens.
Non posse avxilivm pertvrbare. Ad participandvm svmmvm est.
Nvllo desiderio qvi pictis zebra mirari reliqvvm tinxere.
Melivs est qvam contendere cooperandi
Marcus DT
Dinossauro

Mensagem por Marcus DT »

10k? 15k? Continua que tão valorizando minha idosa, kkkk! Falando sério, só me desfaço dessa moto se for pra pegar um motaço (e ainda me falta muito $$ para isso). Tenho noção que minha moto não é relíquia nem histórica, jamais eu pediria um valor superior a tabela FIPE né.

Saurus, o tópico é bom para ajudar a quem pensa em pegar uma moto antiga né. Depois dos relatos do pessoal eu finalizaria dizendo que sim, custa caro manter uma moto antiga, principalmente se comprar uma com 15 anos de idade e sem manutenção preventiva ao longo desses anos.
Saurus
Mito

Mensagem por Saurus »

Marcus DT escreveu:...
Saurus, o tópico é bom para ajudar a quem pensa em pegar uma moto antiga né. Depois dos relatos do pessoal eu finalizaria dizendo que sim, custa caro manter uma moto antiga, principalmente se comprar uma com 15 anos de idade e sem manutenção preventiva ao longo desses anos.
Moto, carro ou qualquer outro veículo nessas condições não é antigo, é VELHO mesmo, é ratoeira.
Nihil ego fecit. Sic erat cvm ego ad hic.
Ad corniger omnes poena parva est.
Timet farcimen canis icti per serpens.
Non posse avxilivm pertvrbare. Ad participandvm svmmvm est.
Nvllo desiderio qvi pictis zebra mirari reliqvvm tinxere.
Melivs est qvam contendere cooperandi
Smoker
Mito

Mensagem por Smoker »

Marcus DT escreveu: jamais eu pediria um valor superior a tabela FIPE né.
:lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

:rof: :rof: :rof: :rof: :rof:
"Aqui a criança chora e a mãe vira de costas"

B12S

Russo escreveu:Mas é isso ai... no motociclismo há espaço para todos, para os que gostam de tecnologia, pros que curtem velharia e até para os babacas caras que não conseguem perceber isso, eheheheh ...
DanielRJ
Dinossauro

Mensagem por DanielRJ »

Smoker escreveu:
Marcus DT escreveu: jamais eu pediria um valor superior a tabela FIPE né.
:lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

:rof: :rof: :rof: :rof: :rof:
}:)
zébuscapé
Motoqueiro

Mensagem por zébuscapé »

Saurus escreveu:Marcus, deixa de bobagem, você não tem que ficar justificando o zelo que você tem com suas motos. Penso que você faz o certo, fica sempre com a moto confiável. Faço o mesmo com minhas motos e carros, ou seja, revisões gerais, tipo pente fino, periódicas e revisões ordinárias, comuns quando mando trocar o óleo e filtro de óleo. É sempre bom poder confiar na suspensão, nos freios, no motor, no sistema de tração/transmissão, nos pneus, na direção, etc. Em fim, ter uma máquina confiável. Afinal, o * que vai estar montado naquela motocicleta é o meu e quero manter minha integridade física sempre.

No meu carro, sempre que levo para trocar o óleo e filtro de óleo, deixo o carro na oficina e peço para verificar mangueiras, correias, cabos de vela, velas, filtro de ar, embuchamento de suspensão, coifas de homocinéticas, trambulador do câmbio, folgas de direção, parte elétrica e iluminação, fazer alinhamento e balanceamento. Gasto uns 10~15% à mais do que simplesmente trocando óleo e filtro de óleo, mas em compensação, é bom guiar um carro que não tem barulhos esquisitos, suspensão sempre firme, direção sempre firme e alinhada, faróis e lanternas sempre funcionando, limpadores de parabrisas que efetivamente removem a água da chuva e facilitam a visibilidade, etc. Afinal, os * que viajarão no carro é o meu e o de meus entes queridos e amados (esposa e filhos), quero fazer de tudo para sempre chegar ir do ponto de partida até o ponto de destino sem absolutamente nenhum problema ou sustos sequer, sem que ninguém sofra nenhum mínimo acidente ou ferimento sequer. ;-)

Saurus eu concordo com tudo o que citou.... eu cuido muito bem da minha moto e dos meus carros , mas não gosto de jogar dinheiro fora e , por um lado mais "verde" consumir sem necessidade....
Trabalho com planos de manutenção e manutenção industrial por mais de 20 anos..., existe preventiva por período ( chamados de preventiva "burra") pois não avalia o real estado dos componentes mas o burra entenda-se por NECESSÁRIA, muito usada quando não temos informação do estado anterior ( comprar uma moto que desconhecemos...) ou quando os mecanismos de falhas não são conhecidos... a definição de periodicidade fica em cima das informações de cálculo de vida util e confiabilidade dos componentes com uma boa margem de segurança... TODOS OS NOSSOS manuais de preventiva tem uma parte assim... (carros e motos) são feitos assim, e tem bastante folga para não comprometer os fabricantes e para o uso médio a que se destinar ... por isto uma troca de óleo fica dentro de uma margem que tem uma boa segurança... muito provavelmente a forma de conduzir estrague a moto muito mais que trocar 1000 km mais tarde o óleo do prazo... e sim eu sei que tem um monte de engenheiro que cáculou bastante e colocou uma bela de uma faixa de segurança em todos os prazos...
Depois tem a preditiva... que é por análise, medição e por diagnotico de sintomas.. eu prefiro usar esta depois de saber o estado anterior, fora que levanto aqui um a outra questão... sobre o famoso ZERO É ZERO...

Eu tenho muito cuidado com algo novo, pois é uma fase onde uma série de problemas aparecem e acontecem....logo é onde tem um parafuso frouxo, uma montagem invertida ou errada...no fianl o último ponto de controle de qualidade é o dono....

Hoje se gasta bem menos para manter uma xt... uma dica , se aceitar, sem mudar na tua forma de atuar é comprar a agulha e sede da Keysler que é a original do fabricante do japão, custa uns 40 reais...tem no mercado livre para vender...
De supertenere 750 ano 1997
Marcus DT
Dinossauro

Mensagem por Marcus DT »

Boa dica essa da agulha hein? Excelente!

Zé, eu costumo mesclar tempo/quilometragem para fazer a revisão, além dos tradicionais "avisos" da moto (cabos ressecados, relação no final, carburação desafinada, rolamentos c/ folga, calo na caixa de direção, etc). A XT é uma moto feita para durar então algumas coisas como graxetas, borrachas de vedação, motor "de fusca", etc contribuem para aumentar a vida útil dos componentes e o intervalo entre as revisões.
hawk
Roda Presa

Mensagem por hawk »

Eu aprovo os kit's de reparos da Keyster. São de boa qualidade a um bom preço. Usei na 1100 véia, sem problemas.
Andrei
Motoqueiro

Mensagem por Andrei »

Peço licença pra me manifestar, voltando ao assunto do tópico, já que tenho moto "velha"... :-D

eu sempre digo que não existe moto velha ou nova... existe moto com manutenção em dia, bem cuidada... e existe moto sem manutenção, de relaxado...

antes que fiquem falando aí que "ahhh, mas tua moto quebrou lá na Argentina, em 2008..." vamos esclarecer: quebrou porque fui relaxado... coloquei no comando de válvulas de 1 dos cilindros uma correia velha, ressecada, e um esticador com rolamento fudido... isso foi constatado depois... fiz isso por relaxar na troca... cagada minha...

essa moto é ano 94/95, estou com ela desde maio/junho de 2006, quando comprei do Gilberto... peguei com 38.000 km mais ou menos... hoje tá perto dos 80.000 km...

a única vez que me deixou na mão foi essa quando arrebentou a correia do comando... bateu pistão nas válvulas e o motor parou... daí, quando o motor foi aberto, foram trocados vários itens (que não precisavam, mas aproveitei que tava aberto) como válvulas, sedes, guias, retentores, anéis de pistão, etc)...

mecânico que não seja eu ela só conheceu o cara que abriu o motor, que foi o Hall, de São Paulo, dono de uma Elefant 900 e de uma BMW GS, cara com muito conhecimento e honesto...

todos os outros serviços nela, de manutenção preventiva ou corretiva sou eu quem faço... o que não sei fazer eu leio e aprendo como é, nos manuais e na internet ou conversando com outros proprietários... sempre seguindo aquele lema: "se for pra pagar pra fazerem cagada, faça vc mesmo, ela sai de graça"
retiro e desmonto carburadores, suspensão dianteira e traseira, balanças, rolamentos de roda, etc e etc...

mas aqui cabe um parêntese, eu fui criado em oficina, meu pai me levava pra dar uma volta no tanque de uma NSU quando eu tinha 1 ano de idade, para que eu parasse de chorar... sou um apaixonado por mecânica, tenho quase tudo em casa, só me falta torno pra fabricar peças e solda (que já estou providenciando, ano que vem vai ter)... mas é pra meu uso, não cobro por isso, é gosto apenas... mexer com mecânica, pra mim, é gratificante e prazeroso... se não mexo em certas coisas é por absoluta falta de tempo ou equipamento adequado...

então, resumindo, pra ter moto velha, é bom, aconselhável, gostar de mexer com mecânica, assim vc pode cuidar bem da moto... negócio de "moto velha incomoda"... bom, moto nova também incomoda, aqui no fórum tá cheio de exemplo, basta procurar... afinal, velhas ou novas, são máquinas e estão sujeitas a falhas...

o valor de uma coisa está no prazer que ela proporciona.... caboco fica pensando na desvalorização, no custo de manutenção, no consumo... acaba ficando sem nada...

sobre a Cagiva, sou suspeito pra falar, mas já andei em VStrom, TDM 900, BMW 1150, Bandit 650 e 1200, e outras tidas como referencia em conforto pra viagem... e digo que em nenhuma delas senti diferença da minha, a ponto de me fazer inteirar uns 15 contos no, mínimo, pra trocar por outra que ofereça a mesma coisa... claro que tem algumas mais suaves e um pouco melhores, mas, como disse, náo tem nada de mais... algumas achei mais desconfortáveis inclusive, para a minha posição de pilotagem...

a Cagiva tem as "características", como o motor barulhento, a dificuldade de engatar neutro parada e o consumo meio alto, mas em compensação a estilingada que o motor tem, comparada com outras do estilo, a estabilidade em curvas, o conforto.... tudo isso compensam... além de ser moto que foi feita com qualidade, escape de inox desde a saída até o silencioso, tanque acerbis, rodas akront em aluminio, manetes e freio brembo, suspensão dianteira independente Marzocchi (um lado amortece a ida e outro a volta), e mais outras coisinhas que, comparando proporcionalmente, levando em conta a época, só se encontram em KTM e BMW HP2 hoje em dia...

digo que a moto é um tesão... assim como a Super Teneré, Africa Twin, XR 650 e outras que muitas vezes, apesar de impecáveis, ninguém quer, pois "são motos complicadas e não compensam"

respondendo a pergunta do título:
manter uma moto velha custa tanto quanto uma nova ? não sei, não fico fazendo conta desse tipo...
Andrei
R1200GORDA
Anzolim
Dinossauro

Mensagem por Anzolim »

Eu penso igualzinho o Andrei. Vc anda com um motão, com pouco investimento.
No meu caso, o ruim é que não entendo porcaria nenhuma de mecânica, e tbém nao tenho opção de um bom mecânico aqui.
Coisinha pouca, (bem pouca) eu faço, mas no máximo trocar uma lâmpada queimada, um cabo de velocimetro, contagiros, pastilhas....mais que isso nem ferramenta tenho.
Mas ainda assim, corro o risco, mesmo porque sou chegado em velharias...
GRUPO DE TROPEIROS - HERANÇA DE BRAVOS
Responder