Do Brasil ao Alasca de CG

Grupo de discussão geral sobre motos.
decoZ
Mito

Re: Do Brasil ao Alasca de CG

Mensagem por decoZ »

Spidi RT escreveu:
jucie escreveu:Se eu fosse me lançar numa empreitada dessas eu procuraria uma moto que:
. consuma pouco, pra não tornar a viagem mais cara do que deveria;
. tenha boa autonomia, porque eu talvez precise andar muito até achar o próximo posto;
. não exija manutenção constante. Tem que aguentar o mau trato, como acúmulo de terra e areia;
. seja confiável em seus sistemas principais. O pisca pode parar de funcionar. O motor não;
. tenha procedimentos simples para a manutenção mecânica, de modo que numa emergência eu possa me virar com poucos recursos;
. que as peças sejam fáceis de encontrar, caso contrário talvez eu tenha que esperar muito;
. tenha um assento MUITO MUITO amigo, porque seremos inseparáveis durante meses. A coluna agradece;
. que não seja uma moto muito vistosa, porque se me roubarem pelo meio do caminho estarei em apuros;

Considerando tudo isso, eu concordo com o Spidi. É mais fácil achar uma moto pequena que atenda esses requisitos do que uma grande.
Show.

Mais ou menos o que eu quero passar... coisa boa, simples, funcional e barata. ;-)

É como o Anzolin disse desde o começo, é só se "inflar".

Quando eu disse que o cabra é macho, é, pois na realidade, ele não realizou nada de impossível, mas tem que ter atitude. Voce mais que todos aqui, sabe. Contudo, sinceramente, jamais será melhor uma aventura em um veículo, quase sem recurso nenhum, do que em um veículo com uma infinidade de recursos a mais, sem falar em conforto que uma aventura com estas distâncias enormes requer, e na realidade faz de fato uma grande diferença.
É óbvio que nesta análise existe um montão de coisas a serem observadas, mas com certeza, a facilidade de estar em um veículo muito, pra não dizer, infinitamente superior, que vai lhe dar muito melhores condições de enfrentar a aventura, é melhor, penso que é fato.
Condições do tempo para ser realizado, dinheiro e outras coisas muito importantes é da condição do homem, "cada um sabe da quantidade de açúcar em seu café", agora se eu pudesse fazer uma aventura como esta em minha VFR, tivesse as condições para isto, jamais irira em outra opção...
Suzuki RV 90,Yamaha RS 125,Honda ML125,Yamaha DT 180, Agrale 16.5/27.5 Elefantre/27.5,XL250 R, Honda 450 DX, Yamaha RD 350 LC, Honda Hornet e New Hornet, Kawasaki Z 1000, Suzuki DRZ 400 E

Imagem EU FUI, E SOBREVIVI, FOI BOM DEMAIS
Saurus
Mito

Mensagem por Saurus »

haendel escreveu:Já encarei algumas vezes, viagens de 700 Km, na intrudinha... Numa tentativa de 1.500, voltei no meio do caminho...rs Senti falta de curso de suspensão e força para subidas fortes. Ainda mais carregado/engarupado. Tudo contornável com a motinho, mas com solução definitiva a partir de uma Lander/Tornado 250. Pode ser desculpa, mas acho até plausível..rs

Abraço,
Tem um amigo meu que mora aqui no meu prédio que já foi do RJO a São Luiz e aos Lençóis Maranhenses numa Intruder 125. A única preparação que a moto teve foi um banco pouco mais largo, de resto, tudo stock.

Recentemente ele comprou uma T250 e, no mes passado, foi e voltou do Chile nessa motoca. A turma conhece ele como Roberto San.
Nihil ego fecit. Sic erat cvm ego ad hic.
Ad corniger omnes poena parva est.
Timet farcimen canis icti per serpens.
Non posse avxilivm pertvrbare. Ad participandvm svmmvm est.
Nvllo desiderio qvi pictis zebra mirari reliqvvm tinxere.
Melivs est qvam contendere cooperandi
Spidi RT
Mito

Mensagem por Spidi RT »

Manowar escreveu:Moto pequena tem a vantagem de ser mais manejável (se é que existe essa palavra). Não sei se eu que sou muito duro, mas minha 250 mesmo eu acho dificil de manobrar as vezes, passo uns apertos também quando pego estrada com cascalho e outros detritos, eu sinto que o peso da moto não está a meu favor.
;-)

hoje, por certo, uma moto como essa XLX250 que dispõe ou a nova Yamaha Teneré 250 seriam motos ideais
para fazer uma viagenzita Ushuaia - Alaska... são mais em conta... única coisa a fazer é pensar num banco
mais confortável... claro, e todo o apetrecho de bauletos e afins...

são mais na "mão". Tudo é mais fácil.
Spidiiii
De Biz na Patagônia 2013
Spidi RT
Mito

Mensagem por Spidi RT »

decoZ escreveu:Condições do tempo para ser realizado, dinheiro e outras coisas muito importantes é da condição do homem, "cada um sabe da quantidade de açúcar em seu café", agora se eu pudesse fazer uma aventura como esta em minha VFR, tivesse as condições para isto, jamais irira em outra opção...
Deco... hoje o pessoal que viaja está fazendo o "caminho contrário"... principalmente nessas viagens Alaska - Ushuaia.
O Renato Lopes e o amigo dele são exemplos. Ele tem uma R1200GS na garagem... preferiram comprar duas G650GS para
essa mesma empreitada. Moto mais leve, mantém os 120km/h necessários para tal, econômica, garantia, enfim... uma
moto mais racional. Foram e voltaram sem problemas. E vários estão seguindo essa linha... baixando dos "bi-trens" para
motos menores...

Nesse caso específico Ushuaia x Alaska, uma Tenerezinha250 seria 10. Deixaria a RT na garagem, mesmo podendo ir com
ela. Mas os riscos seriam maiores, sem dúvida... ;-)
Spidiiii
De Biz na Patagônia 2013
decoZ
Mito

Mensagem por decoZ »

Spidi RT escreveu:
decoZ escreveu:Condições do tempo para ser realizado, dinheiro e outras coisas muito importantes é da condição do homem, "cada um sabe da quantidade de açúcar em seu café", agora se eu pudesse fazer uma aventura como esta em minha VFR, tivesse as condições para isto, jamais irira em outra opção...
Deco... hoje o pessoal que viaja está fazendo o "caminho contrário"... principalmente nessas viagens Alaska - Ushuaia.
O Renato Lopes e o amigo dele são exemplos. Ele tem uma R1200GS na garagem... preferiram comprar duas G650GS para
essa mesma empreitada. Moto mais leve, mantém os 120km/h necessários para tal, econômica, garantia, enfim... uma
moto mais racional. Foram e voltaram sem problemas. E vários estão seguindo essa linha... baixando dos "bi-trens" para
motos menores...

Nesse caso específico Ushuaia x Alaska, uma Tenerezinha250 seria 10. Deixaria a RT na garagem, mesmo podendo ir com
ela. Mas os riscos seriam maiores, sem dúvida... ;-)

Spidi, até concordo que uma viagem atravessando as Américas, vai pegar terreno difícil, afinal pista bacana só depois que cruza a fronteira do norte. Uma viagem deste nível, uma moto se fizer modificações (como um tanque grande e um banco aceitável) excelente, seria a DRZ. Leve, muito motor, vários predicados, mas nada desabona nossas máquinas, a não ser o probleminha que é comum a nós dois, o tamanho, um cara grande, não tem dificuldade com nossas motos.
Concordo que existem máquinas melhores para esta aventura, mas não é uma 125 cc...
Suzuki RV 90,Yamaha RS 125,Honda ML125,Yamaha DT 180, Agrale 16.5/27.5 Elefantre/27.5,XL250 R, Honda 450 DX, Yamaha RD 350 LC, Honda Hornet e New Hornet, Kawasaki Z 1000, Suzuki DRZ 400 E

Joao Neis
Motociclista

Mensagem por Joao Neis »

Spidi, baixar de uma 1200 para uma 600 é uma coisa...Mas agora sair de uma 600 e pular para uma 125, 250 é outra coisa.
Digo isso pq já fiz viagem de Twister e aos 120km/h já tá se peidando toda e imagina com garupa e um pouco de bagagem. Aí até o fator economia vai pro espaço.
Eu tô até agora com a opinião do Joel. Um não pode se amarrar pq não tem a moto tal e ficar buscando desculpa para não pegar estrada, tem pouca grana e comprar uma moto maior não dá...mas a vantagem das pequenas acaba ai, preço de compra, pelo menos é o que penso.
En realidad, prefiero la ciencia a la religión. Si me dan a escoger entre Dios y el aire acondicionado, me quedo con el aire.
Woody Allen
decoZ
Mito

Mensagem por decoZ »

Joao Neis escreveu:Spidi, baixar de uma 1200 para uma 600 é uma coisa...Mas agora sair de uma 600 e pular para uma 125, 250 é outra coisa.
Digo isso pq já fiz viagem de Twister e aos 120km/h já tá se peidando toda e imagina com garupa e um pouco de bagagem. Aí até o fator economia vai pro espaço.
Eu tô até agora com a opinião do Joel. Um não pode se amarrar pq não tem a moto tal e ficar buscando desculpa para não pegar estrada, tem pouca grana e comprar uma moto maior não dá...mas a vantagem das pequenas acaba ai, preço de compra, pelo menos é o que penso.

João, neste quesito, apesar que acho que era a única opção quando resolveu, o SPIDI tem conhecimento, afinal ele já foi pra Ushuaia de Twister...

Joao Neis
Motociclista

Mensagem por Joao Neis »

decoZ escreveu:
Joao Neis escreveu:Spidi, baixar de uma 1200 para uma 600 é uma coisa...Mas agora sair de uma 600 e pular para uma 125, 250 é outra coisa.

João, neste quesito, apesar que acho que era a única opção quando resolveu, o SPIDI tem conhecimento, afinal ele já foi pra Ushuaia de Twister...
Mas seguro que foi, mas é seguro tbém que ele não volta pra lá com uma Tutu :-D
En realidad, prefiero la ciencia a la religión. Si me dan a escoger entre Dios y el aire acondicionado, me quedo con el aire.
Woody Allen
decoZ
Mito

Mensagem por decoZ »

Joao Neis escreveu:
decoZ escreveu:

:lol: :lol: :lol: :lol: ;-) ;-) ;-)

Spidi RT
Mito

Mensagem por Spidi RT »

decoZ escreveu:
Joao Neis escreveu:
decoZ escreveu:

Volto de BIZ125...

}:)
Spidiiii
De Biz na Patagônia 2013
Joao Neis
Motociclista

Mensagem por Joao Neis »

Spidi RT escreveu:
decoZ escreveu:
Joao Neis escreveu:
decoZ escreveu:

Volto de BIZ125...

}:)
Mas tem baú givi para Biz? :lol:
Woody Allen
Spidi RT
Mito

Mensagem por Spidi RT »

Que choradeira gente...

eu tava com uma F650GS (800cc) na Europa... e não passei de 120 km/h. Viajei a maior parte do tempo a 60 - 80km/h.
Se tivesse com uma Burgman400, uma Twister250 ou uma Biz, não teria muita diferença. O interessante seria a autonomia
e um banco confortável para aguentar o tranco. E teria aproveitado mais... mais fotos e tal.

No caso específico, ao assunto do tópico, sobre um SERUMANO ir ao Alaska de 150cc, SOLO, digo e repito: quanto menos,
melhor. E lá vai novamente: uma Tenere250 seria o ideal, hoje, para essa viagem, SOLO.
Spidiiii
De Biz na Patagônia 2013
haendel
Motoqueiro

Mensagem por haendel »

Saurus escreveu:
haendel escreveu:Já encarei algumas vezes, viagens de 700 Km, na intrudinha... Numa tentativa de 1.500, voltei no meio do caminho...rs Senti falta de curso de suspensão e força para subidas fortes. Ainda mais carregado/engarupado. Tudo contornável com a motinho, mas com solução definitiva a partir de uma Lander/Tornado 250. Pode ser desculpa, mas acho até plausível..rs

Abraço,
Tem um amigo meu que mora aqui no meu prédio que já foi do RJO a São Luiz e aos Lençóis Maranhenses numa Intruder 125. A única preparação que a moto teve foi um banco pouco mais largo, de resto, tudo stock.

Recentemente ele comprou uma T250 e, no mes passado, foi e voltou do Chile nessa motoca. A turma conhece ele como Roberto San.
Juro que com uma Lander/Ténéré e afins, eu faço a Ushuaia/Alaska... Com GS650, dou a volta ao mundo, fácil..rs De Intruder, com um último esforço, eu fazia os 1500 Km (na prática, eu fiz o equivalente à ida, já que voltei do meio do trajeto).

Abraço,
Daniel.
Lander 2008-"Mula Marchadeira, mãe Mangalarga"

Síntese das assinaturas do M@D:
"Sou mais motociclista ["sábio"/"melhor"] do que você e tenho muito orgulho da minha humildade".

Perturbando giroscópios desde 1997. Perturbando você desde sua permissão.
decoZ
Mito

Mensagem por decoZ »

Spidi RT escreveu:Que choradeira gente...

eu tava com uma F650GS (800cc) na Europa... e não passei de 120 km/h. Viajei a maior parte do tempo a 60 - 80km/h.
Se tivesse com uma Burgman400, uma Twister250 ou uma Biz, não teria muita diferença. O interessante seria a autonomia
e um banco confortável para aguentar o tranco. E teria aproveitado mais... mais fotos e tal.

No caso específico, ao assunto do tópico, sobre um SERUMANO ir ao Alaska de 150cc, SOLO, digo e repito: quanto menos,
melhor. E lá vai novamente: uma Tenere250 seria o ideal, hoje, para essa viagem, SOLO.

PORRA amigo, KKKK, não tem jeito, jamais vai dar o braço a torcer... :lol: :lol:

150 cc, KKK, Tenere 250 KKK...
Aceito, entendo, e é até certo ponto verdade, mas tem um montão de opções muito melhores, quem sabe um dia poderei fazer algo parecido, mas, graças que tenho algo em 2 rodas, excelente, é só algumas modifcações, mas quanto menos melhor, mas não tão menos... hihihi :lol: :lol:

bkm_br
Dinossauro
Contato:

Mensagem por bkm_br »

jucie escreveu:
bkm_br escreveu:Esse foi do Chile ao Texas em uma CG chinesa
http://www.ojurik.com/bike/
Esse aí acho que é o mais destemido de todos. Esses são problemas que ele já sabia que teria que enfrentar (traduzido do site):
"
  • . acostumar-se a usar os piscas (diferente de um carro, você têm que desligá-los depois de terminar uma curva, e eu sempre esqueço);
    . não esquecer de levantar o pézinho. Eu costumo sair com ele ainda resvalando no chão;
"
Experiência como piloto de motos: 320 Km AO TODO.
Por isso que acho que ele foi o mais macho de todos, o cara andou de moto o suficiente para tirar a carteira. Imagina o sujeito saindo de uma autoescola no Brasil como única experiência e indo pro Alasca hehehe. :lol:
Imagem
"Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros"
Spidi RT
Mito

Mensagem por Spidi RT »

decoZ escreveu:
Spidi RT escreveu:Que choradeira gente...

PORRA amigo, KKKK, não tem jeito, jamais vai dar o braço a torcer... :lol: :lol:

150 cc, KKK, Tenere 250 KKK...
Aceito, entendo, e é até certo ponto verdade, mas tem um montão de opções muito melhores, quem sabe um dia poderei fazer algo parecido, mas, graças que tenho algo em 2 rodas, excelente, é só algumas modifcações, mas quanto menos melhor, mas não tão menos... hihihi :lol: :lol:
:rof: :rof: :rof:

nessa viagem específico... é isso mesmo. Pensaria duas vezes em meter a RT nessa camperiada.
Tem muito enrosco pelo caminho e se chegar com "menos", é melhor. São 2 a 4 meses de viagem.

;-)
Spidiiii
De Biz na Patagônia 2013
bkm_br
Dinossauro
Contato:

Mensagem por bkm_br »

Spidi RT escreveu:
Manowar escreveu:Moto pequena tem a vantagem de ser mais manejável (se é que existe essa palavra). Não sei se eu que sou muito duro, mas minha 250 mesmo eu acho dificil de manobrar as vezes, passo uns apertos também quando pego estrada com cascalho e outros detritos, eu sinto que o peso da moto não está a meu favor.
;-)

hoje, por certo, uma moto como essa XLX250 que dispõe ou a nova Yamaha Teneré 250 seriam motos ideais
para fazer uma viagenzita Ushuaia - Alaska... são mais em conta... única coisa a fazer é pensar num banco
mais confortável... claro, e todo o apetrecho de bauletos e afins...

são mais na "mão". Tudo é mais fácil.
Moto ideal para esse tipo de coisa é a velha DR350. Não é atoa que os caras do Mondo Enduro deram 2 voltas ao mundo com elas. ;-)
O pior que a Suzuki tem uma boa opção que é a DR200 até hoje a venda em um monte de lugares mas e não trazem delas pra cá. Na Argentina ano passado vi uma quantidade boa dela na rua.
Imagem
Uma moto 200/250cc barata e simples no estilo das antigas XR200 e dessa DR200 seriam boas opções para fazer viagens dessas. Pena que a sundown era tão picareta. A antiga Motard 200 deles nada mais era que um clone chinês da DR200.
Imagem
"Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros"
Saurus
Mito

Mensagem por Saurus »

haendel escreveu:
Saurus escreveu:

Abraço,

Juro que com uma Lander/Ténéré e afins, eu faço a Ushuaia/Alaska... Com GS650, dou a volta ao mundo, fácil..rs De Intruder, com um último esforço, eu fazia os 1500 Km (na prática, eu fiz o equivalente à ida, já que voltei do meio do trajeto).

Abraço,
haendel, um sujeito daqui do RJO também saiu com Roberto daqui e seguiram juntos. O tal sujeito estava com uma G 650 GS e, no meio do caminho de ida arranjou uma desculpa esfarrapada que o Roberto estava indo muito lento, queele queria ir mais rápido e que aquelas paisagens ele podia ver muito mais bonitas na Europa, etc, etc, etc, em fim, botou centos defeitos e problemas na viagem e jogou a toalha, resolveu voltar. Roberto segui o restante da viagem inteira sozinho, com sua T250, seguindo o planejamento feito. Foi e voltou com um phuttta sorriso na cara.

Quando encontro o Roberto na garagem coversamos sobre motos e ele fala dessas viagens e eu fico com uma tremenda inveja dele (não uma inveja negativa, daquelas que envenenam o invejoso, mas uma inveja positiva, do tipo: eu quero fazer uma viagem desse naipe ao menos uma vez na vida).
Nihil ego fecit. Sic erat cvm ego ad hic.
Ad corniger omnes poena parva est.
Timet farcimen canis icti per serpens.
Non posse avxilivm pertvrbare. Ad participandvm svmmvm est.
Nvllo desiderio qvi pictis zebra mirari reliqvvm tinxere.
Melivs est qvam contendere cooperandi
Criamangostas
Mito

Mensagem por Criamangostas »

:D
Imagem
Rauber
Mito

Mensagem por Rauber »

Saurus escreveu:botou centos defeitos e problemas na viagem e jogou a toalha
putz... mas essa questão de "sintonia" deveria ser tratada antes...

é meu medo em viagens em "grupo" :-| :-|

saudações
Responder