Aumento do DPVAT para motos. Regras para capacetes. Tamo FÚ.
- Fernando - BH
- Motoqueiro
Aumento do DPVAT para motos. Regras para capacetes. Tamo FÚ.
Texto retirado do XT600.com.br
MINISTÉRIO PÚBLICO conclui análise sobre o aumento do Seguro DPVAT de motocicletas
De acordo com o pedido da ABRAM – Associação Brasileira de Motociclistas, o Ministério Público Federal realizou diligências a fim de verificar a existência de abusividade no índice de aumento do Seguro Obrigatório de Danos Pessoais Causados Por Veículos Automotores de Via Terrestre (DPVAT).
- O índice de 38,25% aplicado ao Seguro DPVAT para motocicletas no último ano, perfez o total acumulado de 200%, assim o Seguro DPVAT das motocicletas é de R$ 254,00 (duzentos e cinqüenta e quatro reais), enquanto que o valor do Seguro DPVAT pago pelos proprietários de automóveis é de R$84,00 (oitenta e quatro reais), essa distorção levou a ABRAM encaminhar denúncia ao Ministério Público Federal em Brasília.
- Após análise do mérito e feitas às apurações, o Ministério Público Federal encaminhou a ABRAM o parecer pela promoção do arquivamento da denúncia frente às justificativas apresentadas pela Superintendência de Seguro Privados do Ministério da Fazenda, posto que as considerou satisfatória.
As justificativas:
1) Aumento de 359% (trezentos e cinqüenta e nove por cento) dos registros de sinistro pagos no âmbito da categoria 9 (motocicletas, motonetas, ciclomotores e similares).
2) Aumento de 100% (cem por cento) para os valores de indenização por morte ou invalidez, sendo que a cobertura por invalidez permanente teve acréscimo de 425% (quatrocentos e vinte e cinco por cento).
3) 45% (quarenta e cinco por cento) do valor dos prêmios arrecadados é
repassado ao Fundo Nacional de Saúde (FNS).
4) No primeiro semestre de 2007, o montante pago a título de sinistro
administrativos na categoria 9, superou o total das indenizações pagas na
categoria 1 e 2 (automóveis particulares, táxis e carros de aluguel).
Diante disso, concluímos que: “Perdemos uma batalha, mas, não perdemos a guerra. É certo que continuaremos discutindo o assunto com os órgãos competentes”.
Fiscalização das normas do capacete começa em 01 de junho
Começou dia (01) de junho, a fiscalização dos adesivos refletivos e da
certificação de Inmetro nos capacetes. Diante disso, afim de evitar
prejuízos e sérios aborrecimentes, fique atento:
-Além de verificar a existência dos adesivos refletivos em todos os
capacetes, a fiscalização verificará a existência do selo holográfico do
INMETRO ou etiqueta interna com a NBR 7471 para os capacetes fabricados a partir de 01/08/ 2007.
-Para efeitos de fiscalização não será verificada a data de validade do
capacete, pois segundo o Instituto não existe um consenso em relação ao
prazo de validade para esses equipamentos.
Motociclista e garupa:
Pilotar sem capacete, sem afivelar o capacete, com capacete sem viseira ou óculos de proteção e capacete com viseira levantada (mesmo no
semáforo).INFRAÇÃO: Gravíssima finalizada com multa, suspensão do direito de dirigir e recolhimento da CNH.
OBS: Não é permitido óculos de sol, corretivo ou de segurança (EPI) em
substituição ao óculos de proteção aprovado pelo CONTRAN, mas é permitido óculos corretivo ou de sol simultaneamente ao óculos de proteção.
Transitar com capacete sem os adesivos refletivos ou sem o selo holográfico do INMETRO nem a etiqueta interna do NBR 7471 (capacete fabricado a partir de 2007):
INFRAÇÃO: Grave penalizada com multa, cinco pontos da CNH e retenção do veículo para que o condutor possa sanar a irregularidade no local, não sendo possível, o certificado de licenciamento será retido para a regularização da situação, na retirada do certificado de licenciamento o veículo passará por vistoria.
OBS: Viseiras fumes são permitidas somente durante o dia.
Nota: A ABRAM está discutindo a situação dos capacetes importados que são trazidos por motociclistas em viagem ao exterior, além de outros aspectos desta Resolução, mas, enquanto não houver mudança, o que prevalece é a lei em vigor.
Conclusão do Contribuinte Gegê Koller: Estamos sem pai e sem mãe, fudidos e lesados por lesgislaçao vigente em todo país, ou seja, o furto aos nossos bolsos está legalizado; e preparar-se para 2009. porquê segundo rumores de pessoal do DENATRAN, o imposto irá para uns míseros R$324,00.
Que tal a idéia????
Outra muito importante; a pretesto da tal "Tolerância Zero" do álcool a
nossa grande Polícia Rodoviária Federal comprou dezenas de Bafômetros que pelas pesquisas de preços no dia 10/07/2008, seguindo o mesmo modelo e características dos comprados pela PRF nos Estados Unidos custam cerca de US$ 176 (dólares) e a nossa instituição honestíssima pagou "apenas" US$ 4.400 por cada um, e a explicação dos responsáveis por tal fato seriam os inúmeros impostos de importação (caracas claro o próprio bolso), e numa explicação científica para o ocorrido disse:
"Em apenas umas seis multas o equipamento estará pago".
MINISTÉRIO PÚBLICO conclui análise sobre o aumento do Seguro DPVAT de motocicletas
De acordo com o pedido da ABRAM – Associação Brasileira de Motociclistas, o Ministério Público Federal realizou diligências a fim de verificar a existência de abusividade no índice de aumento do Seguro Obrigatório de Danos Pessoais Causados Por Veículos Automotores de Via Terrestre (DPVAT).
- O índice de 38,25% aplicado ao Seguro DPVAT para motocicletas no último ano, perfez o total acumulado de 200%, assim o Seguro DPVAT das motocicletas é de R$ 254,00 (duzentos e cinqüenta e quatro reais), enquanto que o valor do Seguro DPVAT pago pelos proprietários de automóveis é de R$84,00 (oitenta e quatro reais), essa distorção levou a ABRAM encaminhar denúncia ao Ministério Público Federal em Brasília.
- Após análise do mérito e feitas às apurações, o Ministério Público Federal encaminhou a ABRAM o parecer pela promoção do arquivamento da denúncia frente às justificativas apresentadas pela Superintendência de Seguro Privados do Ministério da Fazenda, posto que as considerou satisfatória.
As justificativas:
1) Aumento de 359% (trezentos e cinqüenta e nove por cento) dos registros de sinistro pagos no âmbito da categoria 9 (motocicletas, motonetas, ciclomotores e similares).
2) Aumento de 100% (cem por cento) para os valores de indenização por morte ou invalidez, sendo que a cobertura por invalidez permanente teve acréscimo de 425% (quatrocentos e vinte e cinco por cento).
repassado ao Fundo Nacional de Saúde (FNS).
4) No primeiro semestre de 2007, o montante pago a título de sinistro
administrativos na categoria 9, superou o total das indenizações pagas na
categoria 1 e 2 (automóveis particulares, táxis e carros de aluguel).
Diante disso, concluímos que: “Perdemos uma batalha, mas, não perdemos a guerra. É certo que continuaremos discutindo o assunto com os órgãos competentes”.
Fiscalização das normas do capacete começa em 01 de junho
Começou dia (01) de junho, a fiscalização dos adesivos refletivos e da
certificação de Inmetro nos capacetes. Diante disso, afim de evitar
prejuízos e sérios aborrecimentes, fique atento:
-Além de verificar a existência dos adesivos refletivos em todos os
capacetes, a fiscalização verificará a existência do selo holográfico do
INMETRO ou etiqueta interna com a NBR 7471 para os capacetes fabricados a partir de 01/08/ 2007.
-Para efeitos de fiscalização não será verificada a data de validade do
capacete, pois segundo o Instituto não existe um consenso em relação ao
prazo de validade para esses equipamentos.
Motociclista e garupa:
Pilotar sem capacete, sem afivelar o capacete, com capacete sem viseira ou óculos de proteção e capacete com viseira levantada (mesmo no
semáforo).INFRAÇÃO: Gravíssima finalizada com multa, suspensão do direito de dirigir e recolhimento da CNH.
OBS: Não é permitido óculos de sol, corretivo ou de segurança (EPI) em
substituição ao óculos de proteção aprovado pelo CONTRAN, mas é permitido óculos corretivo ou de sol simultaneamente ao óculos de proteção.
Transitar com capacete sem os adesivos refletivos ou sem o selo holográfico do INMETRO nem a etiqueta interna do NBR 7471 (capacete fabricado a partir de 2007):
INFRAÇÃO: Grave penalizada com multa, cinco pontos da CNH e retenção do veículo para que o condutor possa sanar a irregularidade no local, não sendo possível, o certificado de licenciamento será retido para a regularização da situação, na retirada do certificado de licenciamento o veículo passará por vistoria.
OBS: Viseiras fumes são permitidas somente durante o dia.
Nota: A ABRAM está discutindo a situação dos capacetes importados que são trazidos por motociclistas em viagem ao exterior, além de outros aspectos desta Resolução, mas, enquanto não houver mudança, o que prevalece é a lei em vigor.
Conclusão do Contribuinte Gegê Koller: Estamos sem pai e sem mãe, fudidos e lesados por lesgislaçao vigente em todo país, ou seja, o furto aos nossos bolsos está legalizado; e preparar-se para 2009. porquê segundo rumores de pessoal do DENATRAN, o imposto irá para uns míseros R$324,00.
Que tal a idéia????
Outra muito importante; a pretesto da tal "Tolerância Zero" do álcool a
nossa grande Polícia Rodoviária Federal comprou dezenas de Bafômetros que pelas pesquisas de preços no dia 10/07/2008, seguindo o mesmo modelo e características dos comprados pela PRF nos Estados Unidos custam cerca de US$ 176 (dólares) e a nossa instituição honestíssima pagou "apenas" US$ 4.400 por cada um, e a explicação dos responsáveis por tal fato seriam os inúmeros impostos de importação (caracas claro o próprio bolso), e numa explicação científica para o ocorrido disse:
"Em apenas umas seis multas o equipamento estará pago".
"A religião é considerada pelas pessoas comuns como verdadeira, pelos sábios como falsa e pelos políticos como útil." Seneca 4 AC - 65 DC
Re: Aumento do DPVAT para motos. Regras para capacetes. Tamo FÚ.
Quanto ao DPVAT: enquanto a quantidade de cachorro-loucos que se matam nas ruas aumenta cada vez mais, o mesmo acontecerá com o DPVAT.
Essa dos adevisos, não pegou, porque adiaram tanto o início da lei, que a própria policia já esqueceu (como todas as novidades de leis que são esquecidas quando baixa a poeira do lançamento).
Essa dos adevisos, não pegou, porque adiaram tanto o início da lei, que a própria policia já esqueceu (como todas as novidades de leis que são esquecidas quando baixa a poeira do lançamento).
Quer dizer que se estiver um puta calor e eu parar no sinal, nào posso abrir a viseira enqto estiver parado??????????????????
Brincadeira!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
- mantabodyboarder
- Dinossauro
- Contato:
QUanto ao DPVAT, por que não diferenciar a causa dos acidentes?
Quando me atropelaram, eu xingava quem falava que sofri acidente de moto, foi acidente de carro, pq foi um FDP de carro que me atropelou e fugiu.
E ele continua pagando 84 reais de DPVAT
Quando me atropelaram, eu xingava quem falava que sofri acidente de moto, foi acidente de carro, pq foi um FDP de carro que me atropelou e fugiu.
E ele continua pagando 84 reais de DPVAT
NC750x
-- no donut for you! --
-- no donut for you! --
- gustavogpe
- Motociclista
Não...Marp escreveu:Quer dizer que se estiver um puta calor e eu parar no sinal, nào posso abrir a viseira enqto estiver parado??????????????????
mas se vc tiver um fusca 73 todo capenga, sem lanterna nem farol, pode parar no meio da avenida por falta de combustível que não pega nada.
Ou se, vc estiver de carro, virar à direita e não dar seta, também não vai pegar nada (tem guarda que nem vê).
Ou ainda, se vc for uma "otoridade" (delegado, vereador, promotor, etc), pode tomar $10k em multas que é só vc pedir e puf, suas multas somem como se nada tivesse acontecido.
RE Interceptor 650 2020 - Bora rodar enquanto dá pra rodar
Logo iremos ver vendendo nas lojas capacete com sistema de ar condicionado. Vai ter um quadradão em cima do capecete que nem aqueles caminhões frigoríficos e vc ainda pode colar um adesivo refletivo nele! Show de bola!Marp escreveu:Quer dizer que se estiver um puta calor e eu parar no sinal, nào posso abrir a viseira enqto estiver parado??????????????????
- Klein
- Motociclista
E quando faz frio, que a respiração condença na viseira quando se está parado, o certo é abrir a viseira, e quando voltar a se movimentar feichá-la, se não a visão fica comprometida pelo embassamento da mesma.Marp escreveu:Quer dizer que se estiver um puta calor e eu parar no sinal, nào posso abrir a viseira enqto estiver parado??????????????????
bom mas aqui na cidade nao estao pondo em vigor a das viseiras nao, pois eu so ando de viseira aberta no centro pois é caotico o transito, nem eles (policias) andao de viseira fechada, chegeui a comentar com um ele falou q no calor nao da impossivel andar de viseira fechada rssss, e q ele nao multava ninguem por isso; Mas existem sim policias e fdp se um dia ele quiser te ferrar ele consegue.
BIZ - TITAN - TWISTER - GS500 - BANDIT 650N - HAYABUSA - ZX10R
-
hardmen
- Motociclista
- Contato:
Quadradão dos caminhões frigoríficos, o mais famoso é o Thermo King, que a grande maioria dos motoriastas desse tipo de caminhão chamam de "Termoquí".Stardust escreveu:Logo iremos ver vendendo nas lojas capacete com sistema de ar condicionado. Vai ter um quadradão em cima do capecete que nem aqueles caminhões frigoríficos e vc ainda pode colar um adesivo refletivo nele! Show de bola!Marp escreveu:Quer dizer que se estiver um puta calor e eu parar no sinal, nào posso abrir a viseira enqto estiver parado??????????????????
Brincadeira!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!![]()
Abraços...
Maurício Ricci - (XR200 e TDR180)
Que a MOTO seja sempre UM MEIO, jamais O FIM...
Que a MOTO seja sempre UM MEIO, jamais O FIM...
O cara que trabalha comigo tomou uma multa por causa da viseira meio levantada.
Ao questionar a viseira do policial também levantada, categoricamente o policial respondeu: "Eu sou autoridade.".
E aí?
Vai falar o que pra um infeliz desse?
Ao questionar a viseira do policial também levantada, categoricamente o policial respondeu: "Eu sou autoridade.".
E aí?
- lchicralla
- Dinossauro
Tira foto e entra com representação.braniak escreveu:O cara que trabalha comigo tomou uma multa por causa da viseira meio levantada.
E aí?
De qualquer maneira, o camarada que trabalha contigo vai ter que pagar a multa...
CBX750INDY/94 - 02 a 03
CBR1100XX/99 (Tereza) - 04 a 05
INTRUDER LC1500/01 - 05 a 09
BMW R1200GS Adventure/09 (Daniela) - jun/09...
CRF230/08 - jun/10 a out/11
CBX750Indy/94 (Gabriela) - dez/10...
DRZ400/08 – Nov/11..
XT600 TÉNÉRÉ/89 - 95 a 98
DT200/96 - 98 a 00
XT600E/99 - 00 a 03
CBX750INDY/94 - 02 a 03
CBR1100XX/99 (Tereza) - 04 a 05
INTRUDER LC1500/01 - 05 a 09
BMW R1200GS Adventure/09 (Daniela) - jun/09...
CRF230/08 - jun/10 a out/11
CBX750Indy/94 (Gabriela) - dez/10...
DRZ400/08 – Nov/11..
Só para contribuir com minha indignição!
Quando sofri acidente, onde fui atropelado, depois de melhorar corri atrás do DPVAT de que achava ter direito.
Simplesmente me informaram que, por eu ter feito todo meu tratamento em hospital particular, todos os exames e tratamento ter sido pago pelo meu plano de saúde, eu NÃO teria direito ao DPVAT.
Sendo que fiquei afastado do trabalho 3 meses pelo inss, pois, quebrei a mão no acidente.
Apenas a remédios que eu comprei na farmácia, com notas fiscais e receitas médicas anexadas, sendo que, teria que ser acima de um certo valor.
Eu comecei a rir quando me falaram isso (no telefone que a gente liga para tirar dúvidas sobre o DPVAT, não lembro qual era).
Perguntei pra atendente se eu deixar de pagar o DPVAT por ter plano de saúde, se poderia... ela disse que não. hahahaha
Abraço a todos.
Brasil (governo) de merda!
Quando sofri acidente, onde fui atropelado, depois de melhorar corri atrás do DPVAT de que achava ter direito.
Simplesmente me informaram que, por eu ter feito todo meu tratamento em hospital particular, todos os exames e tratamento ter sido pago pelo meu plano de saúde, eu NÃO teria direito ao DPVAT.
Sendo que fiquei afastado do trabalho 3 meses pelo inss, pois, quebrei a mão no acidente.
Apenas a remédios que eu comprei na farmácia, com notas fiscais e receitas médicas anexadas, sendo que, teria que ser acima de um certo valor.
Eu comecei a rir quando me falaram isso (no telefone que a gente liga para tirar dúvidas sobre o DPVAT, não lembro qual era).
Perguntei pra atendente se eu deixar de pagar o DPVAT por ter plano de saúde, se poderia... ela disse que não. hahahaha
Abraço a todos.
Brasil (governo) de merda!
Kawasaki ZX10RR 2018 Preta
Yamaha Fazer 150 SED 2014 Branca
Ex.
Kawasaki ZX6R 2012 Verde
Suzuki Yes 125 2009 Azul
Yamaha RD350R 1991 Marlboro
Honda NX 150 1990 Vermelha
Yamaha Fazer 150 SED 2014 Branca
Ex.
Kawasaki ZX6R 2012 Verde
Suzuki Yes 125 2009 Azul
Yamaha RD350R 1991 Marlboro
Honda NX 150 1990 Vermelha
- Saurus
- Mito
Re: Aumento do DPVAT para motos. Regras para capacetes. Tamo
Será que isso explica porque o Ministério Público rejeitou os argumentos da ABRAM e mandou arquivar o processo? Taí onde os caras estão descontando o que deixou de ser arrecadado com o fim da CPMF (0,38% da movimentação financeira). E já estão criando a tal CSS (0,1%) a diferença de 0,28% vem do DPVAT.Fernando - BH escreveu:...
repassado ao Fundo Nacional de Saúde (FNS)...
Tolinhos!!!!
Nihil ego fecit. Sic erat cvm ego ad hic.
Ad corniger omnes poena parva est.
Timet farcimen canis icti per serpens.
Non posse avxilivm pertvrbare. Ad participandvm svmmvm est.
Nvllo desiderio qvi pictis zebra mirari reliqvvm tinxere.
Melivs est qvam contendere cooperandi
Ad corniger omnes poena parva est.
Timet farcimen canis icti per serpens.
Non posse avxilivm pertvrbare. Ad participandvm svmmvm est.
Nvllo desiderio qvi pictis zebra mirari reliqvvm tinxere.
Melivs est qvam contendere cooperandi
E isso não é so no DPVAT não, vai além.
Fui demitido (20/07/08) via PDI (plano de demissão incentivado) onde recebi como Bônus 1 salario (2mil )e 6 mese de convênio médico, eis que fui dar entrada no seguro desemprego e descubro que não tenho direito, só pq a empresa deu um beneficio financeiro extra (o salario que recebi a mais, para outros funcionários com muito tempo de casa chegou a 20 salario, alguns mais de 90mil), então o governo entende que o beneficio oferecido pela empresa (premiação por tempo de trabalho, ou um cala boca se quizerem assim entender) substitui o seguro desemprego.
Agora la vou eu recorrer (ja arrumei uma liminar para tal) para ter direito a algo que a anos contribuo e tenho direito por lei.
Brasil sil sil..
Fui demitido (20/07/08) via PDI (plano de demissão incentivado) onde recebi como Bônus 1 salario (2mil )e 6 mese de convênio médico, eis que fui dar entrada no seguro desemprego e descubro que não tenho direito, só pq a empresa deu um beneficio financeiro extra (o salario que recebi a mais, para outros funcionários com muito tempo de casa chegou a 20 salario, alguns mais de 90mil), então o governo entende que o beneficio oferecido pela empresa (premiação por tempo de trabalho, ou um cala boca se quizerem assim entender) substitui o seguro desemprego.
Agora la vou eu recorrer (ja arrumei uma liminar para tal) para ter direito a algo que a anos contribuo e tenho direito por lei.
Brasil sil sil..
G day Mate !
RD350 - kenny
Hunter 125
RX 125 - Do maninho
TDR180 - azul M1
Ténéré 600 89
Pegaso 650
Bandit 1200 02
Atual - Versys 650
Use Crivo das Três Peneiras - Verdade, Bondade e Utilidade
[/i]
RD350 - kenny
Hunter 125
RX 125 - Do maninho
TDR180 - azul M1
Ténéré 600 89
Pegaso 650
Bandit 1200 02
Atual - Versys 650
Use Crivo das Três Peneiras - Verdade, Bondade e Utilidade
[/i]
Bah, a gente é tão bobinho...
"Tamo fú" ?
Brasileiro "tá fú" do dia que nasce ao dia que morre. É aceitar e ir levando. Ou se mandar daqui.
Vão botar essa porra logo logo é em mil reais, e sabe porque? Se não for daqui a pouco ninguém vai andar de ônibus... quem é que vai ser o otário que vai pagar caro pra sofrer? Ou vocês acham que o pessoal que depende de coletivo não tá percebendo isso? E que o pessoal que tem empresa de transporte público não tá reagindo?
"Tamo fú" ?
Brasileiro "tá fú" do dia que nasce ao dia que morre. É aceitar e ir levando. Ou se mandar daqui.
Vão botar essa porra logo logo é em mil reais, e sabe porque? Se não for daqui a pouco ninguém vai andar de ônibus... quem é que vai ser o otário que vai pagar caro pra sofrer? Ou vocês acham que o pessoal que depende de coletivo não tá percebendo isso? E que o pessoal que tem empresa de transporte público não tá reagindo?
orgulho de ser CGzeiro!
O buraco desse DPVAT é mais embaixo. Se fussar nessa fossa, o monte de merda dá para fertilizar de novo a Amazônia...
Suzuki Boulevard M800 - Jolie
http://www.boulevardonline.net
http://www.boulevardonline.net
Manda digitar, bota meu nome, traz pr'eu assinar e manda reconhecer firma vai!!!!AL escreveu:O buraco desse DPVAT é mais embaixo. Se fussar nessa fossa, o monte de merda dá para fertilizar de novo a Amazônia...
orgulho de ser CGzeiro!
- crique_aqui
- Motoqueiro
Pra mim chega!
Vou vender a minha onça e comprar uma Mobilette!
Dou uma tunada nela e já era.
Mas eu sou tão cagado que é capaz de obrigarem a emplacar ciclomotores daí por diante.
Vou vender a minha onça e comprar uma Mobilette!
Dou uma tunada nela e já era.
Mas eu sou tão cagado que é capaz de obrigarem a emplacar ciclomotores daí por diante.
- Tartaruga
- Dinossauro
Leandro escreveu:Quanto ao DPVAT: enquanto a quantidade de cachorro-loucos que se matam nas ruas aumenta cada vez mais, o mesmo acontecerá com o DPVAT.
É isso que querem que a maioria pense, assim terão respaldo para meter a mão em nossos bolsos. A discussão Motoqueiro X Motociclista não é apenas conceitual, mas sim política.
Agora estão alardeando que a Lei Seca diminuiu em até 60% os acidentes, será que isso irá repercutir em diminuição de impostos tmb???
Tartaruga
Santo Anastácio - SP/Brasil.

Enviado de meu Celular de Leitão
Santo Anastácio - SP/Brasil.

Enviado de meu Celular de Leitão
Tartaruga escreveu:Agora estão alardeando que a Lei Seca diminuiu em até 60% os acidentes, será que isso irá repercutir em diminuição de impostos tmb???
Aaaaaaaaaaaaaaaaaa vai! Ja ta' bebado tarta?