RD 350 - Causo

Grupo de discussão geral sobre motos.
Luiz Almeida
Mito

RD 350 - Causo

Mensagem por Luiz Almeida »

RD 350

As famosas Yamaha RD 350, que chegaram no Brasil entre 1973 a 1976. Depois veio aquela ridícula lei do similar nacional, quando uma CB900 Bol D’or passou a ser considerada igual uma RD50 que a Yamaha fabricava em Guarulhos e, portanto, a importação de motos, na prática, foi proibida. As RD 350 eram motocicletas conhecidas como viúvas negras, por seu desempenho nervoso que fazia com que seus pilotos, ao torcerem o cabo, se colocassem em risco. Sua maior rival era a , digamos, paquidérmica CB750K, de quatro cilindros, pois somente estas conseguiam se equiparar naqueles primeiros 600/1000 metros de arrancada.

Uma característica da RD era o motor manso e fumacento em rotações baixas. A emoção começava quando o motor alcançava a faixa dos 5.000 giros, quando a cavalaria aparecia e levantava involuntariamente a roda dianteira. Ali morava o perigo, a moto saltava à frente como se outro motor tivesse se incorporado.

Uma moça que certo dia estava na minha garupa sentiu esta característica na pele.

Saindo da Ilha Porchat, em São Vicente, Baixada Santista, SP, entrei na Av. Manoel da Nobrega (tapetão) em terceira marcha na faixa dos 3 mil giros e continuei acelerando até que o motor chegou aos 5 mil giros e a moto deu o tal salto para frente. Neste momento senti dois objetos passarem rápida e simultaneamente muito próximos das minhas orelhas, eu estava sem capacete, não era obrigatório.

Os objetos passantes eram os pés da simpática moça que estava na minha garupa. Ela se estatelou de costas no asfalto. Felizmente não se machucou, porém me deixou abandonado dizendo que nunca mais andaria na garupa da minha moto. Perdi a companhia para a noite de sexta que começava...

Inté
Luiz Almeida
Fortaleza-Ce
R 1200 GS
DL 650 XT V-Strom
XTZ 250 Ténéré

http://www.historiasdemotocicleta.com.br

Bons tempos aqueles em que só andava de moto quem realmente gostava de motocicleta.
Fender
Motociclista

Re: RD 350 - Causo

Mensagem por Fender »

Eita...!

Bons tempos!
Dipt
Motociclista

Mensagem por Dipt »

Ta certo que o cara sempre quem passar entre as pernas de uma incauta numa sexta-feira a noite mas desse jeito é exagero meu!!!

HEHEHEHEHEE
INTRUDER LC 1500 2000 La GoRdA
"Bebo, fumo, ando de Opala e de moto, não gosto de covardia e futilidade, sou reacionário pra caralho e meu ídolo de infância é Charles Bronson!!!
Marcus DT
Dinossauro

Mensagem por Marcus DT »

Ahaha, RD350 é mito!!! Eta motinha gostosa de andar....
haendel
Motoqueiro

Mensagem por haendel »

Fiquei uns 10 anos sem andar de moto por causa de uma RD..rs

Sou M@Diano desde aquela época (idos de 1997), não porque o M@D já existisse, mas porque, apesar de eu ser exímio motociclista, minha queda foi numa reta!..rs

Num dos retões entre Brasília e Caldas Novas, acelerei a mobilete até uns 170 Km/h, downhill. Na baixada, havia uma ponte, cujo degrau era muito alto (e precedido de uma leve "rampa" de asfalto, talvez na tentativa de compensar pela altura.

Reduzi o que pude, mas, quando bati no degrau, a moto decolou (ela tem peso entre o de uma CG e o de uma 250cc) e, quando pousou, com o impacto, a moto tombou par aum lado e eu tombei para o outro. Arrastei-me pelo asfalto até gastar metade da minha carteira, no bolso de trás e TODA a proteção de um braço, metade da proteção do outor braço e TODA a cordura da jaqueta.

Mas fiquei sem moto nem tanto pelo trauma, mas pela compra de um carro e as restrições da vida na época..rs

Abraço,
Daniel.
Lander 2008-"Mula Marchadeira, mãe Mangalarga"

Síntese das assinaturas do M@D:
"Sou mais motociclista ["sábio"/"melhor"] do que você e tenho muito orgulho da minha humildade".

Perturbando giroscópios desde 1997. Perturbando você desde sua permissão.
Saurus
Mito

Mensagem por Saurus »

Luiz Almeida escreveu:RD 350

...Ela se estatelou de costas no asfalto. Felizmente não se machucou, porém me deixou abandonado dizendo que nunca mais andaria na garupa da minha moto. Perdi a companhia para a noite de sexta que começava...
E a saída foi apelar para a reserva:

Imagem

:lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
Editado pela última vez por Saurus em 14 Out 2011, 14:12, em um total de 1 vez.
Nihil ego fecit. Sic erat cvm ego ad hic.
Ad corniger omnes poena parva est.
Timet farcimen canis icti per serpens.
Non posse avxilivm pertvrbare. Ad participandvm svmmvm est.
Nvllo desiderio qvi pictis zebra mirari reliqvvm tinxere.
Melivs est qvam contendere cooperandi
marquinho
Motoqueiro

Mensagem por marquinho »

hahah

Já vi isso acontecer pela metade, joguei uma marcha para baixo e chamei no acelerador quase que ao mesmo tempo, quando percebi a garupa ia virando para trás freiei rápido vendo que ia dar merda! A garupa voltou do jeito que tava indo e ficou paralisada o resto do percurso morrendo de medo!!!!!!!!!!!!!!

Depois me arrependi, achei que ela não estava tão distraída!!
A frente da moto chegou a levantar um pouco antes de eu freiar.

Parece exagero , mas é verdade, RD era braba, e a minha era LC, dizem que era mais fraca que a viúva!
Kawasaki ZX10RR 2018 Preta
Yamaha Fazer 150 SED 2014 Branca

Ex.
Kawasaki ZX6R 2012 Verde
Suzuki Yes 125 2009 Azul
Yamaha RD350R 1991 Marlboro
Honda NX 150 1990 Vermelha
Optimus Leo
Mito

Mensagem por Optimus Leo »

Eu nao vejo nada de diferente de qualquer moto moderna, o problema nao e que a moto seja "perigosa". E o atuador do guidao de qualidade inferior que ocasiona essas cagadas.
E melhor ser um corredor por 5 minutos, do que um espectador por toda uma vida.
Frizione a secco / Amici del bicilindrico
"Without RACING, there is no HONDA" Soichiro Honda
Nina escreveu: acho que deveria ser criado um outro FOL. os fãs do optimus leo.
LUCIO
Dinossauro

Mensagem por LUCIO »

Durante os anos que eu andei de RD 350 LC, em todas as vezes que saí com minha esposa na garupa, eu sempre avisava...

"- segura firme!"... hahaha... ela nunca esqueceu essa frase...
Atual: ***XTZ Crosser 150 Z 20/21*** :emo206:
- No M@D desde 13/03/2004 / Ex- DMT -
Motos: CG 125 98/ TDR 180 90/ RD 350 90/ Yes 125 05 / Sportster 883 06/ RD 350 90/ Yes 125 09/ Fazer 250 08/ Bandit 1200N 06/ XTZ 125 XE 12/ Ninja 250R 12/ GSR 125 16/ Teneré 250 16/ CB 450 DX 88/ XLX 350 89
Helder.soares
Dinossauro

Mensagem por Helder.soares »

leo.. a diferença está na progressividade da aceleração....
nas 4 tempos a potencia é entregue de forma linear...
nas 2 tempos são entregues de forma "abrupta"...
além do que.... as yamahas utilizavam esse sistema...
Imagem
"É fazendo merdas que adubamos a história de nossa existência"
já fui jaspion, já fui kamikaze...hoje me considero um sobrevivente!
Optimus Leo
Mito

Helder.soares escreveu:leo.. a diferença está na progressividade da aceleração....
nas 4 tempos a potencia é entregue de forma linear...
nas 2 tempos são entregues de forma "abrupta"...
além do que.... as yamahas utilizavam esse sistema...
Imagem
Ja andei em Husky 2T 360, CR250, YZ250, etc...motos que considero muito mais "explosivas" que uma moto de rua.

E pura exageracao de saudosista. E como disse, se tem finessa na mao direita, essas cagadas nao acontecem. Pega um litrao moderno e enrola o cabo em 1ra, vai terminar com a moto de chapeu.
Helder.soares
Dinossauro

Mensagem por Helder.soares »

vc não entendeu o que eu quis dizer....
a aceleração duma ss moderna é progressiva... sem patadas... vc sente a aceleração e pronto...
na rd é diferente... vc acelera... sente a puxada... depois que abre o ypvs, cria-se um degrau..
traduzindo... imagine vc acelerando uma twister, e durante a subida de giro a moto ganha o dobro da potência... assusta o inexperiente...
"É fazendo merdas que adubamos a história de nossa existência"
já fui jaspion, já fui kamikaze...hoje me considero um sobrevivente!
Albert
Dinossauro

Mensagem por Albert »

Helder, não gaste vela com defunto ruim...
A culpa é minha e eu coloco ela em quem eu quiser!

DT200 *09/2002 - †12/2004
GS500 *12/2004 - †08/2005
CBX200 *08/2005 - †04/2010
YS250 *05/2009 - †07/2012
GS500 *07/2012 ...

Link para o pombo gigante
wcarlete
Motoqueiro

Mensagem por wcarlete »

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Aconteceu isso comigo quando tava aprendendo a andar de moto.

Tava de BIZ subindo um morro de 2ª, precisei reduzir pra 1ª e acelerei, só vi duas pernas do meu primo passando pela minha cabeça
Saudades: Biz 100 - CG 125 - CG150 Sport - Twister - ER-6 10/10 :(

Hoje: YBR 06/06
williampk3d
Roda Presa

Mensagem por williampk3d »

porra velho BIZ, imagina então quanto pega uma cg
Optimus Leo
Mito

Helder.soares escreveu:vc não entendeu o que eu quis dizer....
a aceleração duma ss moderna é progressiva... sem patadas... vc sente a aceleração e pronto...
na rd é diferente... vc acelera... sente a puxada... depois que abre o ypvs, cria-se um degrau..
traduzindo... imagine vc acelerando uma twister, e durante a subida de giro a moto ganha o dobro da potência... assusta o inexperiente...
Ja disse, andei en motos de cross/enduro 2T...se andar sussegado ou souber o que se esta fazendo, nao da merda ;-) Nego fala como se fosse uma coisa indomavel.

O mais provavel e que todos tenham sido ums mané na epoca que essas motos eram novas, nem sabiam pilotar direito e queriam tirar onda com as "gatinhas"...por isso dava merda.
Marcus DT
Dinossauro

Mensagem por Marcus DT »

A RD350 é uma moto que qualquer brasileiro e amante das 2 rodas vai andar e sair com um sorriso de orelha a orelha, mesmo nos dias atuais. A moto pode ser arcaica, manca, véia, mas é uma moto "diferente do comum". Aliás, para 99% dos motociclistas, 2T é uma coisa "fora do normal". Geralmente quem acelera se amarra, quem não acelera e só roda com giro baixo acha manca. Lembro quando eu tinha a DT200R e emprestava pra galera, não tinha um que não se divertisse com a motinha.

A entrega de potência é completamente diferente. Outro dia andei de CBR600RR 2011, a moto é do caralho, curti a beça mas mesmo assim não vou desmerecer uma RD350. A motinha mesmo raquítica transmite fortes emoções, dá gosto de andar. Já digiri outras motos maiores e mais potentes mas que não davam 1/10 da emoção de uma RD350, esse é o ponto. É como virar 1:50 pilotando uma M3 de lado em JPA ou fazer 1:30 em um GTR.... fico com a M3, sem pensar nem meia vez.

E no dia que alguém andar numa 250 2T (ou uma 450R 4T) de MX na terra/pista acelerando forte e falar que uma moto dessas é "normal", das duas uma: ou é piloto ou não acelerou!! Eu estou no segundo grupo, andar eu ando, já acelerar são outros 500...
wcarlete
Motoqueiro

Mensagem por wcarlete »

williampk3d escreveu:porra velho BIZ, imagina então quanto pega uma cg
Ja tive CG tb william, digo que quando eu estava aprendendo a andar de moto, meu primo estava me ensinando, daew resolveu mandei eu subir um morro gigante da cidade, chego no meio do morro a bizinha não aguento e pediu 1ª, quando acelerei, foi demais, a biz subiu a frente e ele caiu.

Do risada disso ate hoje
Saudades: Biz 100 - CG 125 - CG150 Sport - Twister - ER-6 10/10 :(

Hoje: YBR 06/06
Rubens Melo
Motoqueiro

Mensagem por Rubens Melo »

Aconteceu comigo também, em uma DT 180, mas foi diferente, eu acelerei de primeira e não sei porque a moto "apagou" por um segundo, do nada o motor acordou de novo com tudo! :shock: Foi tão rápido que a garupa caiu de pé. :pnk:
williampk3d
Roda Presa

Mensagem por williampk3d »

so pra lembrar que poucos pilotos conseguem tirar 100% o que anda uma 250 2T, varios pilotos que andam muito bem de 450 4t qnd pegam uma 250 2t ficam assustados e não rendem bem pois a faixa de giro é diferente não é tão linear qnt as 4t.

Tou tentando poupar dinheiro e pegar uma 200/200r pra casar mais ta dificil trabalhar/estudar n é facil, Mais qnd eu conseguir ela, vou postar 500 fotos aqui. Vlw galera ;d

Pra ilustrar a maravilha mecânica:
Responder